terça-feira, 3 de outubro de 2017

Nos dias 04 e 18 de outubro tem o espetáculo AnDanças.




O espetáculo “AnDanças” atravessa a festa junina e chega aos palcos do Teatro Barreto Junior, no Pina. A Raio de Sol - quadrilha, espetáculo e irreverência traz para o projeto “Quartas da Dança” uma versão ampliada do que foi apresentado nos arraiais. A configuração de uma “ópera nordestina” permite inserir o trabalho em editais e festivais de artes cênicas, ao longo de todo o
ano.

Com os recursos técnicos de iluminação e acústica de um teatro, o público poderá conferir as nuances do espetáculo, sendo convidado a seguir os passos de Viramundo, rumo às terras de Benvirá. É sempre tempo de ousadia e louvação!

O espetáculo tem a concepção e direção artística de Leila Nascimento (que também assina as
coreografias com Júnior Viégas e Wanderson José); textos de Gilson César e Carmem Lélis,
figurinos de Fábio Santana e cenografia de Cleuton Azevedo. A narração é do ator Rulio
Vangellis. A trilha sonora é composta pelos arranjos do grupo musical Quinteto Violado, com composições do próprio grupo e versões das músicas “Notícias do Brasil”, de Milton Nascimento; “Pedras que Cantam” e “Isso Aqui tá Bom Demais”, de Dominguinhos. O espetáculo também conta com canções de Luiz Gonzaga, Sa Grama e Orquestra Sinfônica de Teresina.

SINOPSE

Caminheiros sem destino, o destino é Deus quem dá. Sempre em paz comigo mesmo, coração só pra cantar (já dizia Luiz Gonzaga). Viramundo, o senhor do levante, junta gentes de sonhos e fé. Retirantes, romeiros, cangaceiros, ciganos, brincantes... andantes que perderam o medo de se perder. Na estrada, caminhos e descaminhos se confundem: encontros, encruzilhadas, sortes,
embates, amores... O sentido, o norte, a direção: Benvirá, terra da bem aventurança, onde nasce o menino sagrado. Um raio de sol os guia, a fogueira anuncia: nasce São João. Os caminheiros
cansados e felizes ofertam milho, flores, balões... descobrem que o mais precioso presente foi a
andança, o encontro, a louvação. Eis o nosso compromisso, assim cumprido: matulão abarrotado do que somos. Proeza de fé daqueles que acreditam na vida e, por isso, seguem o passeio!


FICHA TÉCNICA
Concepção | Direção artística - Leila Nascimento
Textos - Gilson César e Carmem Lélis
Direção Coreográfica - Junior Viégas, Leila Nascimento e Wanderson José
Trilha Sonora | Arranjos - Quinteto Violado, Luiz Gonzaga, Sa Grama, JW Studio e Orquestra
Sinfônica de Teresina.
Figurinos - Fábio Santana | Execução – Etiene Medeiros e equipe.
Adereços de cabeça – Fábio Santana | Execução – Dedê
Cenografia - Cleuton Azevedo
Viramundo – Rulio Vangellis
Orélia – Gabriela Menezes
Juca Tito – Hálison Santana
Aurora – Leila Nascimento
Anjo – Anderson Carvalho
Isabel – Patrícia Verônica
Zacarias – Antonio Pastrich
Caminheiros/as – Quadrilha Raio de Sol
Recife – dias 04 e 18 de outubro
Teatro Barreto Junior – R. Est. Jeremias Bastos - Pina, Recife - PE, 51011-040
Horário: 20h | Ingressos no local: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Classificação: Livre

Festa "Incendiária" abre prévias gratuitas do Coquetel Molotov no Barchef

A partir deste sábado (07), o Festival No Ar Coquetel Molotov promove uma série de prévias gratuitas no Pub do Barchef em Casa Forte. Quem abre a programação é a festa Incendiáriaque apresenta Benke Ferraz (Boogarins), Natascha Lux e GGabriel no line up. O agitopromete hits atuais do hip-hop, rock, indie, trap e pop mundial, a partir das 23h.

No sábado seguinte (14), a Nordestinys Child traz Aslan Cabral, RA UL e Carol Born no comando das pick ups. No dia 20, para o esquenta do festival vão rolar algumas surpresas que serão divulgadas em breve.

O Festival No Ar Coquetel Molotov acontece no dia 21 de outubro, no Caxanga Golf Country Club, com mais de 20 atrações confirmadas, entre elas,Rincon Sapiência (SP), Linn da Quebrada (SP), Arnaldo Baptista (SP), Kiko Dinucci (SP), Kalouv (PE), E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante (SP), Alessandra Leão (PE), Attooxxa (BA) e outros.


Serviço:

Prévias Festival No Ar Coquetel Molotov, no Barchef
A partir das 23h, no Pub do Barchef em Casa Forte

SÁB – 07/10 – 23h – Incendiária
DJs Natascha Lux, Benke Ferraz (Boogarins) e GGabriel

SÁB – 14/10 – 23h – Nordesstinys Child
DJs Aslan Cabral, RA UL e Carol Born

SÁB – 20/10 – 23h – Esquenta para o Festival
Atrações surpresas que serão divulgadas em breve

Limoeiro empreendedor

Uma grande ação do Movimento Compre do Pequeno Negócio teve início na manhã desta terça-feira (3), com o projeto Limoeiro Empreendedor para aquecer o comércio de vendas, promover atividades voltadas aos empresários, incentivar os clientes para realizarem compras perto de casa, fortalecer a economia do bairro e estimular os pequenos negócios no município. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Limoeiro, Secretaria Executiva de Indústria e Comércio, SENAC, SEBRAE e CDL.

A secretaria realizou, em conjunto com o comércio, uma blitz para entrega de kits nas lojas credenciadas, além de diversas promoções realizadas nos estabelecimentos. O secretário da pasta, Wellington Vasconcelos, ressaltou a grande adesão dos comerciantes. “Realizamos a visita porta a porta incentivando para que sejam realizadas promoções e que participem junto conosco desse movimento. Percebemos o quanto estão felizes e empolgados. É umBlack Friday do pequeno negócio”.

O engajamento da sociedade ao conscientizar o consumidor que o ato de comprar do pequeno negócio fortalece o comércio da cidade resulta em ganhos para toda comunidade. “É muito boa essa ação e espero que seja um sucesso para que nosso comércio com mais incentivo e um melhor rendimento”, pontuou a proprietária da Lemos Bijur & Variedades, Maria das Graças.

É o que também acha a responsável pela Só-Olhar Ótica, Margarida Silva, que destacou a importância do Limoeiro Empreendedor e da parceria da Prefeitura com os órgãos responsáveis para realização do projeto. “É fundamental atrairmos nossos clientes da cidade para nossas lojas, temos que inovar e tenho certeza que teremos um ótimo resultado”.

Até o momento são mais de 40 lojas participantes e, quem ainda não se inscreveu, pode comparecer à Secretaria de Executiva de Indústria e Comércio para se cadastrar. A ação segue até o dia seis de outubro. Confira a programação:

04 de outubro
9h – Preparação das empresas na ornamentação de vitrines com o tema “Movimento e Lançamento da Promoção Compre do Pequeno Negócio”.
Local: Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (localizada na Av. Santo Antônio, nº 169, centro)

05 de outubro
9h – Grande dia da micro e pequena empresa com música nas ruas
Concentração: Secretaria Executiva de Indústria e Comércio

06 de outubro
19h às 21h - Palestra com a temática “Administrando o dinheiro de sua empresa”
Local: Secretaria Executiva de Indústria e Comércio

Secretaria de Imprensa de Limoeiro

Pernambuco sem praga da citricultura

O Estado foi reconhecido, ontem (02), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como área com praga ausente para o cancro cítrico, doença provocada por uma bactéria que danifica os citros, como laranja e limão, e não tem cura. Com a decisão, Pernambuco poderá exportar essas frutas para outros estados.

Desde 2006 a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) inspeciona e cadastra com georreferenciamento os pomares de citros, buscando comprovar a ausência da doença no Estado. Mas apenas em setembro do ano passado foi publicada uma portaria pelo Ministério, dando 180 dias para que os estados comprovassem que não há casos do cancro na região, restringindo assim o trânsito dos vegetais.

“ A Adagro intensificou as ações em locais de produção e em viveiros de todos os municípios. Com o levantamento fitossanitário atualizado e mais completo enviamos nosso pleito ao Ministério”, explicou a Diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Raquel Miranda. Com o reconhecimento Pernambuco pode voltar a exportar sua produção para outros estados da Federação.

A produção de limão, nos municípios de Machados e Bom jardim, será beneficiada diretamente com o reconhecimento, pois a região exporta os frutos para o Pará, São Paulo, Espirito Santo e Ceará. Para transportar esses produtos é necessário ter a permissão de Transito de Vegetais (PTV), documento que deve acompanhar a partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal, no transporte, evitando a disseminação de pragas de uma região para a outra. 

O cancro cítrico é uma doença que ataca todas as espécies de citros, provocando lesões nos frutos e nas folhas das plantas. A doença não tem cura e a única forma de eliminá-la é erradicando as plantas contaminadas. A ocorrência da praga já foi confirmada em 10 estados, entre eles: São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Roraima e outros.

Imprensa Adagro PE

Com suspeita de maus tratos, casa de idosos clandestina é fechada na Iputinga

Uma ação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Direitos Humanos (SEDH), interditou uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que funcionava de forma clandestina, no bairro da Iputinga, no Recife. Entre as irregularidades flagradas, estavam os ferimentos na pele dos idosos, falta de acompanhamento médico, alimentos e remédios vencidos, alimentação insuficiente e falta de ventilação. Uma estrutura precária também colocava em risco a integridade física dos 21 idosos que estavam abrigados. A proprietária tem oito dias para encerrar as atividades do estabelecimento e foi encaminhada à Delegacia do Idoso, onde será instaurado um inquérito. A ação ocorreu de forma integrada com o Procon Pernambuco, Ministério Público, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

A entidade funcionava no bairro do Cordeiro e ao longo de dois anos foi alvo de três ações integradas de fiscalizações com orientações, vistorias e avaliações. Em maio deste ano, a casa foi interditada e deveria fechar as portas no prazo de um mês. Na tentativa de driblar as fiscalizações, a proprietária transferiu o estabelecimento para o bairro da Iputinga, sem comunicar aos órgãos competentes.

O Secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, foi pessoalmente conferir as irregularidades e destacou as más condições do estabelecimento. “Os idosos estavam há oito dias sem sair do primeiro andar do imóvel, uma situação que configura o cárcere privado e, por esse motivo, encaminhamos a senhora para a delegacia, onde poderá responder criminalmente por maus tratos”, afirmou. “Por determinação do governador Paulo Câmara, vamos seguir realizando ações de fiscalização regulares, adotando medidas severas com as instituições que descumprirem as leis e os direitos dos idosos”, completou o secretário.

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa da SEDH, realizará o monitoramento e acompanhamento junto aos familiares dos idosos do processo de transferência para outras instituições de longa permanência. O Centro também atua prestando apoio psicossocial e jurídico, recebendo denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa, e encaminhando para entidades e órgãos responsáveis. A equipe técnica do CIAPPI é composta por psicólogos, assistentes sociais e advogados. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do telefone ‪(81) 3182-7649.

Imprensa SEDH PE

Programa Mãe Coruja Pernambucana comemora 10 anos

O governador Paulo Câmara comandará, nesta quarta-feira (04.10), no jardim do Palácio do Campo das Princesas, a solenidade de comemoração pelo aniversário de 10 anos do Programa Mãe Coruja Pernambucana. A política pública de referência para a Primeira Infância e atenção materno-infantil, implantada em 2007, tem o objetivo de prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus filhos, garantindo um desenvolvimento saudável durante os primeiros cinco anos de vida.

Na ocasião, o governador assinará o Projeto de Lei que tornará obrigatória a execução dos créditos da Lei Orçamentária Anual (LOA) para financiamento das ações e despesas do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Também serão realizadas apresentações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e da contadora de histórias infantis Carol Levy, que contará a história do Programa.

Desde a sua implantação, o Mãe Coruja Pernambucana vem contribuindo para reduzir a mortalidade materna e infantil no Estado. Segundo os dados mais recentes, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) caiu de 20,1 para 15,8 a cada 1.000 nascidos vivos, representando uma queda acumulada de 21,4% entre 2007 e 2016.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Exposição polêmica vetada no Rio

Realizada na manhã desta terça-feira, a reunião do Conselho Municipal do Museu de Arte do Rio (Conmar) decidiu interromper a negociação para trazer a exposição "Queermuseu" para o Rio. Na nota, a instituição lamenta "o modo como este debate tem sido inflamado por intensas polêmicas, que levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro, por ser este um museu de sua rede municipal de equipamentos culturais, a solicitar a não realização de Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira no MAR".

No comunicado, o conselho se coloca como "favorável à realização da exposição Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira, bem como a de qualquer outra atividade que contribua para o exercício da arte como fundamento de nosso processo civilizatório".

O Conmar conta com nove membros, dois deles ligados à SMC: a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, e o subsecretário de Cultura, André Marini, que também é presidente da Fundação Cidade das Artes. Além deles, o conslho conta com o seu presidente, Luiz Chrysostomo; Hugo Guimarães Barreto Filho, que representa a Fundação Roberto Marinho; e outros de cinco representantes da sociedade civil: Geny Nissenbaum, Ronaldo Munk, Pedro Buarque de Holanda, Luiz Paulo Montenegro e Paulo Niemeyer Filho.

Até o mês passado, o conselho era formado por sete integrantes, com apenas um deles ligado à Prefeitura, posto ocupado pela secretária de Cultura. No último dia 11, Marcelo Crivella publicou um decreto que alterou e fez vigorar uma nova composição do Conmar, que passou a ter nove integrantes, com uma cadeira extra para a prefeitura.

A polêmica em relação à montagem da exposição "Queermuseu" no MAR, após a sua suspensão no Santander Cultural, em Porto Alegre, motivada por protestos contra o que foi considerado "conteúdo obsceno e blasfemo", ganhou um novo capítulo no último domingo. Marcelo Crivella divulgou um vídeo em que pessoas protestam contra a vinda ao Rio "exposição de pedofilia e zoofilia". Ao fim, o prefeito diz que a mostra não seria realizada no museu: "Só se for no fundo do mar. Por que no Museu de Arte do Rio, não".

No comunicado divulgado na segunda-feira, a secretária de Cultura não abordou o posicionamento do prefeito, dizendo que estavam sendo avaliados "aspectos técnicos, financeiros e jurídicos de se trazer a exposição 'Queermuseu' para o MAR e que a segurança é fator prioritário, diante de "discursos de ódio e atos de violência".

Na tarde de segunda-feira, os principais museus e centros culturais do país divulgaram uma carta com 73 assinaturas pela liberdade artística e de expressão. Num dos trechos, o documento diz: “Resistiremos a esse trágico e obscuro momento no que se refere ao respeito mútuo e à garantia da liberdade de expressão”.

Jornal O Globo (Rio)

Governo do Estado solicita apoio para o Santos Dumont

O governador Paulo Câmara se reuniu, hoje (03.10), com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Na pauta, as obras de requalificação do Centro de Esporte, Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, no Recife. Paulo solicitou ao ministro atenção especial ao equipamento, que está com obras avançadas. O projeto tem um custo total de R$ 20 milhões: R$ 16 milhões do Governo Federal e R$ 4 milhões do Governo do Estado. 

Paulo Câmara aproveitou a conversa para convidar Leonardo Picciani para a inauguração do Centro, prevista para meados do próximo ano. Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, a meta é inaugurar o Centro de Esportes de Praia nas próximas semanas, beneficiando as áreas de beach soccer, beach tennis, beach handebol, futevôlei e vôlei de praia. 

Está próxima também a conclusão do campo para futebol, localizado entre o parque aquático e o ginásio poliesportivo. Já o novo parque aquático contará com três piscinas, sendo uma olímpica, uma de saltos e uma de aquecimento. O novo Santos Dumont contará ainda com quadras de tênis e futebol society, área de esportes radicais e academia de ginástica.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Mãe e filha se abraçam em shopping e são agredidas por homofobico

Uma mulher e sua filha foram agredidas verbalmente por um homem em um shopping de Brasília, após serem confundidas com um casal homossexual. O caso aconteceu na quinta-feira, no Liberty Mall, na Asa Norte (Plano Piloto).

Solange Afonso, 47 anos, e a filha, 20, saÍam do cinema abraçadas quando o homem, de 55 anos, as abordou. Neste momento, as agressões começaram.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, o homem foi autuado por injúria e lesão corporal. O caso foi parar no Juizado Especial Criminal (Jecrim).

“Ontem eu fui a um cinema, às 20h18 era a sessão, eu fui com a minha filha de 20 anos. Na saída do filme apareceu um louco que achou que a gente era um casal e simplesmente começou a agredir nós duas. Começou com agressão verbal: chamou a gente de cretinas e safadas porque ele achou que éramos um casal gay”, explica a mãe em um vídeo publicado no seu Facebook.

“É um absurdo eu ser agredida por ir no cinema, com alguém, seja do mesmo sexo ou não”, lamentou Solange na postagem. No meio da confusão, ele ainda bateu no rosto de Solange, afirmou ela, que mostrou a marca no olho direito.

“Eu gravo esse vídeo para falar pra você que sofreu uma violência como essa, não fique coagido não, vocês tem que lutar pelo direito de vocês… Não sou gay, mas senti na pele o que eles sentem”, finalizou a vítima, que é mãe de outras duas meninas.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF) informou que o homem, que não teve sua identidade revelada, assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento do Juizado Especial Criminal e foi liberado.

Pragmatismo Político

‘Negro em geral é catinguento, fede demais’, diz promotor de Justiça de SP

O promotor de Justiça Avelino Grota, do Ministério Público do Estado de São Paulo, usou o grupo MP/SP Livre para falar de pobres, negros, babás e feios. “Quanto ao pobre, coitado, nasce feio e morrerá feio porque não tem dinheiro nem para comer direito”, escreveu. Ele afirmou que suas mensagens são exclusivamente ‘ironias’ contra a decisão judicial que arquivou investigação sobre a exigência de clubes paulistanos para que as babás usem uniforme branco.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio – chefe do Ministério Público paulista – mandou abrir um procedimento para investigar a fala do promotor.

Estadão - Blog do Fausto Macedo



Abertura da Bienal do Livro nesta sexta feira

O Pavilhão do Centro de Convenções recebe mais uma vez a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco que nesta décima primeira edição recebe o ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão, em sua primeira visita oficial ao estado nesta sexta-feira (06), na mesa de abertura do evento literário, às 17h, no auditório Círculo das Ideias. Com o tema “Literatura, Democracia & Liberdade”, realiza homenagem o carioca Lima Barreto (in memoriam), um dos grandes nomes da nossa literatura, e o escritor e cineasta pernambucano Fernando Monteiro, com dezenas de livros publicados e alguns trabalhos premiados como "O livro de Corintha" de 2013 (vencedor do I Prêmio Pernambuco de Literatura na categoria romance). E essa temática reforça mais uma vez sua força como um dos três principais eventos literários do País com uma ampla agenda que movimentará o estado, desta sexta (06) ao dia 15 de Outubro, das 10h às 22h, no espaço localizado em Olinda. “Esta Bienal traduz esse tempo que estamos vivendo, levando-nos a buscar o engajamento da sociedade e de inúmeras instituições com sentimento de unidade e de união de um movimento que busca abrir discussões importantes. A edição deste ano buscou inserir pontos importantes em termos de discussão e de interpretação das novas realidades, e de discussão da importância de construirmos uma sociedade de leitores, que busca ter atitude”, destaca Rogério Robalinho. 

A Bienal pernambucana celebra assim sua décima primeira edição comprovando este papel e esta preocupação com uma agenda repleta de nomes consagrados como a escritora e ensaísta paulista Walnice Nogueira Galvão que marca presença já nesta sexta (06), no auditório Círculo das Ideias, às 19h, com a mesa “Lima Barreto: a República e os direitos humanos”. Professora emérita de teoria literária e literatura comparada da USP, lembrará como Lima Barreto dedicou sua obra e sua vida à defesa da República e dos direitos humano, associando-o a autores como Euclides da Cunha e Machado de Assis. “Nesta celebração à Lima Barreto, lembraremos como ele dedicou sua obra e sua vida à defesa da República e dos direitos humanos. Escritores de seu tempo, como Euclides da Cunha e Machado de Assis, relacionaram-se de diferentes maneiras com esses mesmos problemas, como veremos”, destaca. Mas, a agenda já começa cedo, às 14h, com discussão das políticas do setor de livro, leitura, literatura e bibliotecas com abertura deMaria do Céu (Chefe Regional NE do Ministério da Cultura) eroda de diálogo com o representante do Minc/ Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Roberto Azoubel (chefe Substituto Regional NE Ministério da Cultura). Já às 17h temos neste mesmo espaço do Circulo das Ideias a mesa de Abertura da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Outras ambiências manterão vasta e intensa programação pensada com o intuito de estimular os visitantes. Na tradicional Plataforma de Lançamento, por exemplo, serão movimentadas 11 projetos distintos a serem conferidos pelo público que ainda poderá conhecer o lançamento “Antologia Chuva Literária”, uma coletânea de produções de diversos autores, publicada pela Editora Scortecci. Na Bienal Geek – Távola Nerd, teremos diversas ações como o resgate da intensa criatividade lúdica de em painel e bate papo sobre Monteiro Lobato x Walt Disney, às 14h, com Wesley Delluk (Tammo Lendo) e Andreza Nunes (Cine Mundo), mediados por Liz Souza (Tamo Lendo); e importante discussão às 18h sobre a “Representatividade Feminina no mundo Nerd” destacando os preconceitos que permeiam esse universo com Dandara e Carol (Plaf),Lidiane Monteiro (Nerd Café) e Cacyone Gomes (Globo).

O projeto “Cozinha Show”, promovido pela Faculdade Santa Helena em parceria com a SVB Recife (seccional da Sociedade Vegetariana Brasileira), trazendo entre outras coisas uma oficina às 17h com a nutricionista e culinarista vegana argentina, Laura Pucci (Origem Alimentação Natural), que vive hoje em Porto de Galinhas, de Cream cheese de biomassa. Entre o que se movimentará no palco Além das Letras, um dos destaques está a aula show “Tudo é Baião”, às 18h30, com o professor, poeta, músico e compositor Luiz Dantas (sobrinho neto do poeta Zé Dantas), que conta e canta a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, desde seu nascimento em 1912 até o apogeu do Baião na década de 50, trazendo ainda curiosidades sobre as composições e seus principais parceiros. Durante o dia todo haverá também naBienalzinha atividades de oficinas, mediação de leituras e brincadeiras literárias como “Homenagem ao compositor Toquinho”, às 14h, com o Educandário Souza Lima; bate papo com o escritor Paulo André, às, 14h30; e ações do Colégio Saber Viver como “Contação de história”, às 15h e às 17h, e “Oficina de inglês”, às 16h.

Sábado movimentado – No dia 07, a programação da Bienal não fica atrás no auditório Círculo das Ideias teremos às 10h mais um programa do MINC com a temática “Ensino da história, das culturas e territorialidades dos povos indígenas no Nordeste” com abertura de Maria do Céu (Chefe Regional NE do Ministério da Cultura) e diálogo comCarlos Fernando dos Santos Júnior (Mestre em história pela UFPE), Denise Batista Lira, mestra em história pela UFPE e IPHAN, mediada por Jorge Freire (coordenador Geral de Mobilização da Secretaria da Cidadania da Diversidade Ciltural/Minc). Já às 16h teremos a última edição do projeto“Palavração - O ano das lágrimas na chuva” com o homenageado da XI Bienal Fernando Monteiro, numa conversa sobre poesia com o escritor Sérgio de Castro Pinto, jornalista e professor de literatura brasileira da UFPB, autor de sete livros de poemas e detentor de vários prêmios de âmbito nacional. E às 17h a escritora paulista Maria Valéria Rezende, radicada na Paraíba, participa do Leia Mulheres que conversa sobre o projeto Mulherio das Letras que discutirá o lugar da mulher na literatura brasileira em João Pessoa durante o mês de outubro. Professor titular de ética e filosofia da USP, o ex-ministro Renato Janine Ribeiro, fala da sua última coleção de artigos, “A Boa Política”, lançada este ano pela Companhia do Livro, focando entre outras coisas“Democracia e Internet”, um tema bastante importante na atualidade. “A internet foi uma grande esperança no sentido de desenvolver a democracia, Ela rompe com a separação radical entre quem tem acesso aos meios de comunicação e quem não tem. Hoje, qualquer pessoa, pela sua rede social, pode se destacar evidentemente em virtude de vários fatores que podem contribuir para isso. Mas, ter uma herança grande, dispor de capital para ter algum veículo de comunicação (como um rádio, televisão e jornal) não é mais tão necessário como no passado”, pontua o escritor, filósofo e cientista político.

Já o auditorio Fundaj/MEC movimentará neste dia ações variadas como doação de livros para professores, às 10h; apresentação cultural às 11h de cordel da Biblioteca BlancheKnopf e Programa Manuel Bandeira; quiz interativo do MEC às 14h; apresentação cultural com o ator Adriano Cabral e companhia: “Joaquim Nabuco em Todos os Tempos”, às 19h; e distribuição de livros às 20h de Joaquim Nabuco em Quadrinhos. E na Sala de Oficina, teremos o início da oficina especial (que começa neste sábado, 07, e termina no domingo, 08), com o escritor paulistano Allan da Rosa, às 14h, com a temática “Branco faz letra e negro faz treta”, na qual ele trabalhará a perspectiva afro-brasileira na escrita, e ainda abordará em perspectiva o último trabalho, o livro de contos Reza de mãe, que saiu ano passado e foi super elogiado. "Considerando autorias negras e seus contextos e estilos, as bordas entre cotidiano e ritualidade, acendendo caminhos nas frestas de nossos textos e gingando por paródias, lamentos, dramas, tramas e segredos partilhados entre escrita e escuta, a oficina cultivará criação e reflexão apreciando formas, personagens e ancestralidade negra, adentrando os namoros e as rinhas entre a inventividade e elementos tradicionais das artes verbais das diásporas africanas. Com a caneta e a saliva como suportes, a pesquisa e a história como oriente, e a sola, a cabeça e o coração como miras e mares, pensaremos o que se fez e o que se faz central e ao mesmo tempo beirada em nossas literaturas", comenta o Rosa. 

Ainda na Sala de Oficina será dia do “III Encontro de blogueiros literários”, às 16h, com bate papo sobre a blogosfera e a Literatura com Marcos Tavares do blog Capa e Título e Danni Barbosa do blog Garotas e Livros. Contudo, as demais ambiências do Pavilhão terão agenda intensa. Por exemplo, a plataforma de lançamento terá 11 apresentações entre os quais “O Vendedor de Berimbau e outros poemas”, às 17h00, do escritor Chico Pedrosa que apresenta ao público esta produção do gênero poesia. NaBienal Geek – Távola Nerd, teremos uma pauta com muitas ações voltadas a saga Star Wars com quiz às 14h30; painel e discussões sobre a saga às 15h com Wesley Ramos (Desabrigados da Estrela da Morte), Rafael Cabral (Conselho Jedi PE) e Ronilson Araujo (Maracutaia Livros); e às 18h haverá outro painel com a temática “Quadrinho na Educação” com Fábio Paiva (Quadrinhos na Educação) eBruno Alves (Geek Café). Na Cozinha Show da FSH com a SVB Recife será dia de produção de delícia no Veg Ciência, às 13h, com Maria Clara Cavalcanti (Espaço Ciência), na qual serão trabalhados Hamburguer vegano e Bolo de laranja.

A Bienalzinha trará mais um show de atividades de oficinas, mediação de leituras e brincadeiras literárias entre as quais estão Cantiga de Roda e Contação de História da Escola Nossa Senhora das Graças, às 10h30; “Musicas Dramatizadas”, às 11h30, com o Instituto Educacional da Criança; bate papo com a escritora Maria Aparecida, às 14h30; e as atividades do Colégio Saber Viver com contação de história, às 15h, e Apresentação teatral às 17h, enquanto às 15h30 será o momento de teatro, apresentação “A Primavera”, do Colégio João Paulo I. Este momento lúdico também será trabalhado no palco Além das Letras, às 11h com Contação de história bilíngue pelo Inglês Easy; dança em Homenagem ao Caboclinho com o Colégio Santos Dumont, às 14h; apresentação teatral sobre a obra de Ana Maria Machado com o Colégio João Paulo I às 16h30; apresentação de Coral CPBE, às 17h30; História ao Ar Livro com Luiz Paulo e Bione, às 18h; apresentação musical às 19h do colégio Saber Viver; e apresentação de show Cantoria com Eduardo Abranttes às 20h.

Domingo cheio de novidades – O auditório Círculo das Ideias será cheio de bate papo e discussões bacanas como a mesa“De Futebol, Poesias e Sonhos” às 10h com o repórter e escritor Jotabê Medeiros (autor da biografia "Belchior. Apenas um Rapaz Latino Americano") e o jornalista e ex-repórter da O Globo Paulo César Guimarães (autor da biografia de Sandro Moreyra "Um autor a procura de um personagem") que fazem uma reflexão em torno dos nossos sonhos, dos nossos ídolos e do nosso Brasil, com mediação do jornalista Ricardo Antunes. Às 11h, teremos apresentação do da trajetória, carreira, inspirações e produções do cariocaGustavo Lacombe, que além de três livros lançados escreve também para os sites “Entenda os Homens”, “SuperEla” e “Casal Sem Vergonha”. O escritor Ronaldo Correia de Brito conversa às 17h com o público sobre o seu lançamento “A faca e livro dos homens”, nova edição conjunta dos seus dois primeiros livros de contos com o curador da Bienal, Schneider Carpeggiani.

O nosso homenageado in memoriam Lima Barreto,renomado autor de tantas obras importantes da nossa literatura como “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, será foco às 18h de bate-papo com a historiadora e antropóloga paulista Lilia Schwarcz, que recentemente publicou a bibliografia “Lima Barreto – Triste Visionário” (Companhia das Letras). Ganhadora em 1999 do prêmio Jabuti de Livro do Ano pelo seu “As barbas do imperador: D. Pedro II”, este último trabalho é resultado de mais de dez anos de trabalho na qual ela mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, com seu afiado olhar de antropóloga e historiadora, para realizar o mais completo perfil biográfico sobre o escritor. “Lima Barreto foi um escritor que viveu em pleno período que nós historiadores chamamos de pós-abolição, um contexto que prometeu muita inclusão social e que se entregou muita exclusão social. Também estávamos no contexto da primeira república, uma república muito conturbada, que começou com um golpe de estado Floriano, estado de sítio com o mesmo presidente. O nosso primeiro presidente não conseguiu se manter no poder, então vieram os golpes com os grupos paulistas, grupos com os quais Lima Barreto sempre se opôs”, destaca a escritora. E a agenda deste espaço se encerra neste dia às 20h com a mesa“Literatura Fantástica e Imaginário Popular Pernambucano”, com os escritores e editores do projeto“Recife Assombrado” André Balaio e Roberto Beltrão, que falam sobre as lendas típicas do imaginário popular da nossa cultura.

Nas demais ambiências também haverá discussões e programação importantes como no auditório Fundaj/MECcomo master class do tradutor e escritor carioca Rubens Figueiredo (duas vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura), às 18h30, com o tem “Ressurreição e Revolução” na qual trabalhará o romance Ressurreição de Tolstói, publicado em 1900, que traz os sinais da tensão da sociedade russa que culminaria na Revolução de 1917. NaPlataforma de Lançamento, teremos nove destaques entre os quais o projeto “Poesia Afetiva – Ato 2” da atriz, poeta e escritora Daniela Câmara, no gênero poesia. Na Sala de Oficina, o escritor Allan da Rosa encerra a oficina “Branco faz letra e negro faz treta”, a oficina de escrita que traz uma perspectiva afro-brasileira. O auditório Ribeira será palco às 15h do “Assista a esse Livro”, mesa promovida pela diretoria de responsabilidade social da Rede Globo (numa parceria com a Cia das Letras e a Amazon.com.br) sobre o papel da TV no acesso a grandes obras literárias e na formação de novos leitores, que contará com a participação da escritora e roteirista Adriana Falcão e outros convidados, além de mediação do jornalista Francisco José.
Para o público mais jovem teremos diversas atividades na Bienalzinha, no palco Além das Letras e na Bienal Geek – Távola Nerd. Na primeira plataforma, o dia será todo de atividades de oficinas, mediação de leituras e brincadeiras literárias com destaque para a Maratona de Histórias Infanto – Juvenis promovida pela Organização de Auxílio Fraterno (OAF) com a temática “10 anos de contos e encantos” com diversas programações como o carioca José Mauro Brant, às 10h30, e “As Fadas Contadeiras” (esta realizada no Além das Letras), às 13h45. No Além das Letras, teremos mais contação de história e ainda apresentação de grupos de dança, às 20h, pelo MINC com música cigana do município de Itambé e Região metropolitana do Recifeapresentado por Maria do Céu (Chefe Regional NE do Ministério da Cultura). Na Bienal Geek – Távola Nerd, a pauta será focada na badalada e impactante série da HBO“Game Of Thrones” com Quis às 14h; o bate papo “Game of Thrones especulações para a oitava temporada”, às 15h, com Diego Ayres (Aquele Filme), Carlos (Woo Hoo), Mateus (Olar para todos) e Jaderson Henrique (Nerd Café); e às 16h um painel literário com especulações sobre o sexto livro da saga Game of Thrones com Carlos (Woo Hoo) e Diego Ayres (Aquele filme).

Ações dentro e fora - Além disso, outras atividades se desenvolvem dentro e fora do pavilhão e que podem ser apreciadas pelo público. De 06 a 15 de outubro, a fachada do auditório Circulo das Ideias mantém a exposição fotográfica ‘Capibaribes’ de Canário Caliari, enquanto na área dedescanso o haverá a exposição óleos sobre tela “Retratos” da artista plástica Eliane. E dentro da proposta da Bienal descentralizada, o Circuito Bienal, temos programação nesta sexta (06) no Compaz Governador Eduardo Campos (no Alto Santa Terezinha) e no Compaz Escritor Ariano Suassuna (no Cordeiro). No primeiro, o público poderá conferir às 15h contação de histórias e música com Rodrigo Lucas, Marcopolo Marinho, Tânia e Gyselly Rodrigues da Associação Empreendeler, organização sem fins lucrativos que incentiva o protagonismo através de atividades pautadas entre outras coisas na leitura e na da leitura; e às 16h oficina de história em quadrinhos. Já no segundo a agenda será movimentada às 13h30 com apresentação da obra de Francisco Gilson “Joana Joaninha” com o Stúdio Lili e suas bailarinas; às 15h contação de histórias com música com Dani Bezerra, Beth Queiroz, Rose Cleide, Bia Sabiá da Associação Empreendeler; e às 16h30 trupe dos arte educadores do Compaz apresenta “Os passarinhos contadores de histórias”.
No sábado (07), será dia de “Teia de Cordéis: Brasil, Portugal, Espanha”, às 9h, com Maria Alice Amorim; contação de Histórias com música, às 10h, com César, Marcopolo Marinho, Adonias, Rose Cleide, Gyselli Rodrigues, Beth Queiroz e Ana Carla Albuquerque da Associação Empreendeler; e do projeto “Livres-se”, recite um poema e ganhe um livro, às 11h, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Já no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, teremos às 9h “Os desenhos de Sophia e a ajuda aos refugiados” com Sophia Maia; bate-papo com os escritores Cícero Belmar e Paulo André às 10h; e apresentação de teatro às 11h “A Conferência dos pássaros” com alunos da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

SOBRE A BIENAL - A XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, com o tema “Literatura, Democracia & Liberdade”, homenageia os escritores Fernando Monteiro e Lima Barreto (in memoriam). A Bienal é realizada pela Cia. de Eventos e a Ideação, com os apoios da CBL – Câmara Brasileira do Livro, MEC – Ministério da Educação, FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, MinC – Ministério da Cultura, Iphan, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de PE, PUC-RS, Rede Globo (Diretoria de Responsabilidade Social), Colégio Saber Viver, Faculdade Santa Helena, Instituto JCPM, Secretaria de Segurança Urbana do Recife/COMPAZ, Pitú, da UBE – União Brasileira de Escritores, entre outros.


SERVIÇO:
XI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO – ANO 2017
Quando: 06 a 15 de Outubro, das 10h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Complexo de Salgadinho. Olinda – PE.
Acesso/ via ingressos: Inteira R$ 10,00, Ingresso Social R$ 7,00 mediante entrega de 1kg de alimento não perecível; Meia-entrada R$ 5,00. É concedida gratuidade para crianças até 12 anos, alunos da rede pública de ensino com camisa ou uniforme do sistema de ensino, excursão escolar uniformizada, professores, escritores associados da UBE, Policial Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, portando carteira.
Programação completa: http://www.bienalpernambuco.com/


Com informações das jornalistas Ivelise Buarque e Juliana Isola

Compesa inicia a instalação dos conjuntos de motorbombas que vão colocar água na Adutora do Moxotó



A Compesa recebeu nesta semana os primeiros 10 conjuntos de motorbombas, de um total de 15 equipamentos, pertencentes ao sistema de bombeamento (estações elevatórias) da Adutora do Moxotó. As bombas já estão no canteiro de obras e a montagem será iniciada na próxima semana. Os cinco conjuntos restantes chegarão ainda este mês. Juntos, esses conjuntos de bombas
terão a capacidade de 500 CV para bombear 450 litros/água por segundo para dez cidades do Agreste e do Sertão. A Adutora do Moxotó ira antecipar o uso da Adutora do Agreste a partir do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

Segundo o gerente de Obras da Compesa, Artur Correia, a instalação dos equipamentos é um item importantíssimo para o cumprimento do desafio de concluir a obra até dezembro deste ano. “A obra está 70% concluída e ainda temos que avançar muito para concluir o empreendimento no prazo previsto", adiantou. A expectativa da companhia, caso haja a regularização dos repasses dos recursos por parte do Governo Federal, é realmente cumprir esse prazo.

A Adutora do Moxotó foi a alternativa encontrada pela Compesa, em atendimento à solicitação do governador Paulo Câmara, para que o Agreste possa receber as águas da Transposição do Rio São Francisco ainda em 2017. Com 70 quilômetros de extensão, a Adutora do Moxotó irá beneficiar as cidades de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Mais de R$ 85 milhões de reais, somente com Adutora do Moxotó, estão sendo investidos no empreendimento que permitirá a antecipação do uso das águas do Velho Chico para 400 mil pernambucanos.

Imprensa Compesa

Caruaru: Ação de enfrentamento à violação dos direitos de crianças e adolescentes é iniciada no Parque 18 de Maio

Uma equipe multiprofissional formada por educadores e oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), assistentes sociais e de abordagem social, iniciou nesta segunda (02), em Caruaru, uma ação permanente de enfrentamento às violências e violações dos direitos de crianças e adolescentes no Parque 18 de Maio. A ação educativa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos passará a ser feita diariamente no local.

Durante toda a manhã, a equipe de abordagem social realizou um trabalho de Identificação de diversas situações de violações dos direitos de crianças e adolescentes como trabalho infantil, mendicância, abuso e exploração sexual, situação de rua, venda e uso de bebidas alcoólicas. Na oportunidade, os profissionais fizeram a divulgação do Espaço de Proteção que passa a ser oferecido na Casa de Cultura José. O local foi apresentado aos pais, como um ponto de apoio onde serão desenvolvidas atividades lúdicas e oficinas culturais com as crianças identificadas nas abordagens.

A Casa de Cultura José Condé foi escolhida de forma estratégica como apoio ao serviço por ser um equipamento público que oferece a estrutura necessária e estar em local privilegiado no Parque 18 de Maio, no centro de diversas feiras, entre elas a da Sulanca e a tradicional Feira de Caruaru. Além da recepção, cinco salas do espaço serão utilizadas para o serviço, sendo eles auditório, refeitório, duas salas para aulas de música (sopro e bateria), além do Espaço de Acolhimento que teve as atividades iniciadas hoje.

O objetivo é manter crianças e adolescentes em atividades que possibilitem o distanciamento de situações que representem risco ao desenvolvimento social delas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. De acordo com a secretária executiva de Assistência Social, Bernardeth Gondim, o espaço é um local de passagem, mas que servirá para diagnosticar cada caso. “O espaço de proteção será usado em casos excepcionais, quando uma criança for encontrada em situação de vulnerabilidade e os pais não tiverem com quem deixá-las. A primeira medida é identificar a situação dessas crianças e encaminhá-las à nossa rede de proteção”, explica.

Através do espaço, as famílias das crianças identificadas em situação de vulnerabilidade social serão cadastradas e encaminhadas à rede de proteção, onde, de acordo com a necessidade, elas possam ser direcionadas à atendimentos como creche, escola ou outro tipo de assistência social. “Achei interessante esse trabalho que nunca tinha sido feito por aqui, de tirar as crianças da feira, que é um local muito tumultuado. Espero que continue pois é uma área que precisa muito”, declarou o comerciante José Ronaldo Rodrigues.


Com informações da jornalista Michelle Veloso

Casa de Capiba é desapropriada

Com o objetivo de preservar e manter a memória artística de Pernambuco, o governador Paulo Câmara decretou, nesta segunda-feira (02.10), que a Casa de Capiba será desapropriada para ser incorporada ao patrimônio do Estado. O imóvel está localizado na rua Barão de Itamaracá, nº 369, Bairro do Espinheiro, no Recife.

No decreto, que foi publicado nesta terça-feira (03.10) no Diário Oficial do Estado, consta que as despesas com a execução da desapropriação serão de responsabilidade do Tesouro Estadual. A responsabilidade de desapropriação do imóvel ficará a cargo da Procuradoria Geral do Estado.

Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba, nasceu no município de Surubim (Agreste) em 28 de outubro de 1904. O artista compôs mais de 200 canções, em sua maioria frevos, ritmo que o consagrou como uma das maiores expressões da música pernambucana e brasileira. Capiba morreu em 31 de dezembro de 1997, tendo deixado um legado que também reúne sambas e músicas eruditas.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Celebrações do dia do Idoso em Caruaru

O Dia Internacional do Idoso, celebrado no domingo (01), foi lembrado nesta segunda (02), em Caruaru, com o início da programação alusiva à data, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Hoje foi a vez do grupo de idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participarem de uma palestra/debate sobre a sexualidade da Pessoa Idosa com a psicóloga Susana Chaves. A atividade aconteceu no Auditório do Empresarial Maria do Carmo Maciel, no bairro Maurício de Nassau.

Tem programação durante toda a semana e nesta terça (03) será realizada uma sessão de cinema com a exibição do filmeUm viúvo trapalhão, no mesmo local, a partir das 09h. Qualquer pessoa da “boa idade” pode participar, mesmo que não faça parte do serviço. As atividades serão estendidas à Zona Rural, onde os Cras estarão disponibilizando alguns serviços acadêmicos na área de saúde em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. Uma equipe multidisciplinar da instituição estará oferecendo os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, classificação do tipo sanguíneo, fisioterapia, exercícios físicos, orientações sobre higiene bucal e nutrição, entre outros.

Diversas atividades culturais estão previstas para acontecerem na programação, como uma excursão ao Alto do Moura para assistir à apresentação de pastoril e do espetáculoA Nau Catarineta, do Grupo de idosos de Ipojuca. As tardes dançantes também são muito aguardadas pelos usuários e irão acontecer na sede do Rotary Clube de Caruaru nesta sexta (06) e no Clube da Associação de Moradores do Alto do Moura, no próximo dia 17. Outro destaque da programação é o evento Pré-Enarel (Encontro Nacional de Recreação e Lazer) que será realizado no próximo dia 10, no Parque Ambiental São Francisco, com apresentação da Banda Vida Nova, formada por idosos. A atividade terá acesso gratuito e será aberta ao público, com início previsto para às 08h.

"Hoje foi muito bom, houve uma participação muito boa e interação dos idosos na palestra sobre a sexualidade na terceira idade, foi muito instigante para eles. A programação reflete um pouco do dia a dia dos nossos centros, onde realizamos atividades pensando na garantia do lazer, cultura e conhecimento, para esse público que merece ter esses direitos garantidos”, pontuou a coordenadora de Promoção ao Idoso, Sônia Ramos.

PROGRAMAÇÃO

04.10 (quarta-feira)
15h
Local: Alto do Moura
Atividade: Excursão com os idosos para assistir a apresentação da peça teatral A Nau Catarineta e do Pastoril, cujo elenco é composto por Grupo de idosos de Ipojuca.

06.10 (sexta-feira)
Das 16h às 19h
Atividade: Tarde dançante
Local: Sede do Rotary Clube Caruaru

10.10.17 (terça-feira)
. 08h
Local: Parque São Francisco - Pré Enarel (Encontro Nacional de Recreação e Lazer)
Evento: Apresentação da Banda Vida Nova, formada por idosos

17.10.17 (terça-feira)
15h 
Local: Clube da Associação de Moradores do Alto do Moura
Atividade: Sarau dançante para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras rurais.

Com informações da jornalista Michelle Veloso

Justiça concede liminar contra dissolução do diretório do PMDB-PE

O pedido de dissolução do diretório estadual do PMDB-PE foi suspenso, no final da manhã de ontem (02/10), por liminar concedida pelo juiz da 26ª Vara Cível da Capital José Alberto de Barros Freitas Filho. A decisão foi comunicada à Imprensa pelo presidente regional da sigla, Raul Henry, em coletiva à tarde, na sede do partido, no Bairro do Recife.

Henry contou que a direção local entrou com a ação anulatória, na última sexta-feira (29/09). A decisão de judicializar a questão se deu, segundo o dirigente, depois que ele percebeu que se tratava de “um jogo de cartas marcadas” para beneficiar o senador Fernando Bezerra Coelho.

“No último dia 19, fui à Brasília conversar com o relator do caso, deputado Baleia Rossi (SP), e ele pediu que ficássemos tranquilos, pois disse que política se resolve com diálogo. Me garantiu que ainda iria ouvir muitas pessoas e que esse seria um processo de longo prazo. Na segunda-feira (25), entretanto, fomos surpreendidos por uma notificação formal, nos dando um prazo de cinco dias para que apresentássemos uma defesa”, explicou.

Após a notificação, Henry voltou à capital federal, na quarta-feira (27), onde participou de reunião da comissão executiva nacional e, a partir do que que chamou de “quebra do princípio da confiança”, buscou orientações junto ao jurídico do PMDB em Pernambuco e aos filiados do partido para avaliar que providências tomar.

“Eu não tomaria essa decisão sozinho. Todas as consultas que fiz em Pernambuco e fora do Estado foram unânimes no sentindo de que nós não compactuássemos com tamanha ilegalidade. Um pedido de dissolução completamente inepto, que não atende às exigências formais de um procedimento como esse, totalmente ilegal, e nós não poderíamos estar legitimando uma violência dessa contra uma história de 50 anos”, defendeu.

Segundo Carlos Neves, advogado do PMDB em Pernambuco, a liminar foi concedida, pois o processo estava sendo feito pela comissão executiva do partido, contrariando o estatuto da legenda, que elege como órgão competente para julgar casos de dissolução de diretórios, o Conselho Nacional do PMDB.

Neves explicou, ainda, o outro fator que embasou a decisão do magistrado: a chamada inépcia parcial do pedido formulado, que, em resumo, nada mais é do que a ausência de fundamentos que justifiquem a petição. “O pedido dissolução apresentado à executiva nacional deveria, no mínimo, apontar especificamente qual a diretriz ou deliberação que deixou de ser cumprida pelo diretório estadual, sob pena de dificultar e impossibilitar o direito de ampla defesa, previsto na Constituição Federal”, pontuou.

Cerveja Heineken dá nome ao GP Brasil de Fórmula1

Para comemorar o segundo ano do patrocínio global da Fórmula 1 e comunicar a apropriação dos naming rights do FORMULA 1 GRANDE PRÊMIO HEINEKEN DO BRASIL 2017, a Heineken lança a campanha “Quando dirigir, nunca beba” com filme estrelado pelo tricampeão mundial de F1 Sir Jackie Stewart e uma promoção que levará os fãs para uma arquibancada exclusiva da marca em Interlagos nos dias 10, 11 e 12 de novembro.

“O consumo responsável faz parte da essência da Heineken. O patrocínio da F1, maior esporte de automobilismo do mundo, foi a oportunidade que encontramos de falar sobre a incompatibilidade de bebida e direção de uma forma única e relevante.”, explica Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken.

O filme resgata cenas da carreira de Sir Jackie Stewart em que ele recusa Heineken antes de pilotar e traça um paralelo com cenas atuais em que o ex-piloto, que ainda assume o volante, continua tendo uma atitude responsável ao dirigir. A escolha de Jackie como protagonista foi motivada pelo seu histórico de defensor da segurança nas pistas. A campanha será veiculada em TV aberta, TV paga, mídia exterior e meios digitais até o final de novembro.

A Promoção

Em complemento à campanha, Heineken também lança uma promoção que dará uma experiência exclusiva para centenas de consumidores. Com inicio no dia 29/09 e término no dia 29/10, a ação levará 500 fãs e seus acompanhantes para o FORMULA 1 GRANDE PRÊMIO HEINEKEN DO BRASIL 2017 nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Para participar é necessário ser maior de 18 anos e cadastrar o cupom fiscal referente à compra de 6 unidades de Heineken (qualquer embalagem) no site heinekenpromo.com.br.

Além da grande quantidade de prêmios, outro diferencial da promoção é que os consumidores saberão se foram premiados no mesmo instante do cadastro no site. Os sorteados assistirão ao final de semana de corrida em uma arquibancada exclusiva da marca em um dos principais pontos do circuito paulistano, o S do Senna. A promoção abrange a Grande São Paulo e as cidades de Jundiaí e Campinas.

Alexandre Farias melhora condição neurológica

BOLETIM MÉDICO

O paciente Carlos Alexandre Farias da Silveira, de 39 anos, permanece na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Esperança Recife. Ele está estável, com evolução clínica satisfatória e sem intercorrências. Houve melhora do quadro neurológico e ventilatório. O plano de cuidados da equipe assistencial está sendo mantido. Um novo boletim será divulgado na próxima quarta (04), às 17h.

Dra. Adriana Passos
Diretora Médica do Hospital Esperança Recife

Enfermeiros repudiam suspensão da permissão de prescrever exames

O sindicato dos enfermeiros de Pernambuco emitiu uma nota de repúdio sobre a suspensão da portaria n 2.448 de 2011, em caráter liminar, na parte permite ao enfermeiro requisitar exames, evitando que realizem diagnósticos sem orientação médica. Veja a nota a seguir:


NOTA DE REPÚDIO


O juiz federal substituto da 20ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, decidiu, em caráter liminar, “...suspender parcialmente a portaria n 2.448 de 2011, tão somente na parte que permite ao enfermeiro requisitar exames, evitando que realizem diagnósticos sem orientação médica”.

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco repudia veementemente tal decisão.

Da leitura rápida do conteúdo da decisão judicial, depreende-se que o juiz foi induzido ao erro pelo autor da ação, o Conselho Federal de Medicina – CFM, pois utilizou-se da lei caduca para interpretar que as atribuições do enfermeiro, dispostas na portaria 2.488 de 2011, estariam ilegais. A lei nº 7.498/1986, que normatiza as atribuições dos profissionais de enfermagem, não foi observada em momento algum pelo julgador, o que reforça a tese de litigância de má-fé do CFM.

São diversas razões pelas quais essa decisão, mesmo temporária e facilmente atacável, é um desserviço à sociedade brasileira:

É preciso a sociedade ficar ciente de que a suspensão das atividades do enfermeiro, nos moldes dessa decisão e de qualquer outra neste sentido, interrompe os programas que em sua inteireza são implementados por enfermeiros, podendo agravar a situação de saúde do país, podendo ressurgir epidemias de Sarampo, Coqueluche e Difteria, recidivas de Tuberculose em pacientes com tratamento suspenso, Sífilis congênita, aumento o índice de mortalidade materno-infantil.

Segundo, a decisão também estimula competições e dissensões corporativas no ambiente de trabalho, quando este deve ser saudável e harmonioso, sempre com foco na atenção ao usuário, com máxima qualidade e eficácia.

Terceiro, a decisão, mesmo temporária e juridicamente frágil, pois é frágil e de má-fé a demanda, permite que os interessados na disputa corporativa tentem levar ao chão, via midiática, a reputação, seriedade e o respeito conquistados junto à sociedade pelos enfermeiros, a maior categoria do setor de saúde do Brasil. Um conjunto de profissionais que lutam pelo acesso digno aos serviços de saúde e pela humanização da assistência e, no contexto mais amplo, trabalha diuturnamente para a melhoria da condição de vida dos brasileiros e brasileiras.

O Conselho Federal de Enfermagem informou em seu site eletrônico que deverá ingressar na lide, adiantando que recorrerá da decisão. O que nos resta é aguardar e torcer para que esta decisão seja revertida e para que, em vez de suscitar retrocessos como este, o conselho da classe médica junte-se aos seus representados, na base e as outras entidades representativas das categorias dos trabalhadores da saúde para fazermos uma nova Reforma Sanitária, com a ampliação de recursos públicos para a saúde; melhorias das condições de atendimento à sociedade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e ampliação da oferta dos serviços em todos os níveis de assistência.

A sociedade brasileira tem que saber que os enfermeiros são fundamentais para garantir o respeito ao indivíduo, sua família e a coletividade que necessitam do atendimento na saúde.

O SEEPE está discutindo junto à FNE a possibilidade do ingresso nesta ação judicial, tendo em vista que esta decisão repercutirá em todo território nacional.

É importante informar que enquanto a liminar não for revogada, os enfermeiros devem cumprir a decisão judicial e suspender os serviços que nela estão especificadas.

A DIRETORIA DO SEEPE

Mostra Play The Movie exibe filme sobre os 50 anos da Jovem Guarda



Com direção de Sérgio Baldassarini Júnior, o filme "Jovem aos 50 - A História de Meio Século da Jovem Guarda" será exibido neste sábado, 07, no Cinema do Museu, no Recife, como parte da programação da Mostra Play The Movie.

A partir de depoimentos de grandes nomes que escreveram a história da música no Brasil, como Wanderléa e Erasmo Carlos, o documentário resgata curiosidades do movimento que teve início em 1965, quando entrou no ar o programa Jovem Guarda, exibido pela TV Record. 

A influência da fase iê-iê-iê dos Beatles é inquestionável, tanto pelas versões criadas de músicas do quarteto de Liverpool, quanto pelo comportamento e modo de vestir. A partir de uma extensa pesquisa de discos, filmes e imagens de arquivos da televisão brasileira, o filme é uma importante retrospectiva que marca o nascimento do rock no país.


SERVIÇO:

MOSTRA PLAY THE MOVIE
07/10 - 14h00
Local: Cinema do Museu
Ingresso: R$2



Assaí Atacadista comemora aniversário com mais de R$ 3 milhões em prêmios para os clientes

O Assaí Atacadista comemora 43 anos presenteando seus clientes com mais de R$ 3 milhões em prêmios. São 30 carros 0 km recheados de produtos, mais de 15 mil vales-compras instantâneos de R$ 100 e um prêmio de R$ 500 mil. O mote da campanha deste ano, “Com você pelo Brasil”, enfatiza a expansão da rede, que tem aumentado a sua participação nos Estados brasileiros ano a ano – em 2017, o Assaí chega a mais dois novos Estados e vai inaugurar o maior número de unidades da sua história. As compras para participar da campanha de aniversário podem ser feitas de 2 de outubro a 26 de novembro, totalizando mais de 50 dias de ofertas e promoções imperdíveis em todas as categorias.

A cada R$ 100 em compras cadastradas no www.aniversarioassai.com.br, o cliente ganha um número da sorte para concorrer aos carros e aos prêmios instantâneos de R$ 100, sorteados no hotsite. Para concorrer aos R$ 500 mil em certificado de ouro é preciso acumular R$ 20 em compras dos produtos parceiros participantes, desde que tenha no mínimo R$ 100 já cadastrados. As empresas parceiras são Aurora, Brasil Kirin, BRF, Coca Cola, Frimesa, General Mills, Heinz Brasil, Itaipava, Italac, J Macêdo, Johnson & Johnson, Kimberly- Clark, M Dias Branco, Mondelez, Nestlé, P&G, Proibida, Reckitt, Três Corações e Unilever.

Este ano, o Assaí buscou facilitar ainda mais o cadastro dos números da sorte para incentivar a participação dos clientes. Além do site, haverá nas lojas totens para que os clientes já façam o cadastro assim que terminar suas compras. Outra novidade é o cadastro por meio do aplicativo do Assaí, que está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. Neste caso, basta escanear o QR code/código de barras presente no ticket da compra. “Buscamos sempre estar próximos dos nossos clientes e, por isso, acreditamos que oferecer essas facilidades pode fazer a diferença. Eles cadastram seus números da sorte de forma mais simples e têm mais chances de concorrer aos prêmios. Buscamos, com isso, aumentar ainda mais o engajamento dos clientes com a nossa campanha”, explica Marly Lopes, gerente de marketing do Assaí Atacadista.

Vale ressaltar que bebidas com teor alcoólico acima de 13º, cigarros, e produtos adquiridos nas cafeterias e postos de gasolina da rede não contabilizam para a geração dos números da sorte. O cadastro dos números da sorte pode ser realizado até 30 de novembro. O sorteio será no dia 9 de dezembro, pela Loteria Federal, e a divulgação dos ganhadores uma semana depois, em 16 de dezembro. Certificados Caixa: 4-5540/2017 e 5-5541/2017.

Redação Científica é tema de palestra no Centro Universitário Estácio do Recife

Ao final da graduação acadêmica, muitos alunos se deparam com a necessidade de produzir os trabalhos de conclusão de curso. Pensando nisso, a coordenação da Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior, do Centro Universitário Estácio do Recife, irá promover no dia 5/10, das 19h30 às 21h, uma palestra sobre Redação Científica, que será ministrada pelo professor Rômulo Felipe.

Rômulo Felipe é mestre em ciência da linguagem, pós graduado em língua portuguesa. Possui experiência na área de linguística, português instrumental, produção textual e outros.

Serviço:

O quê? Palestra sobre Redação Científica
Quando? 05 de Outubro
Horário? Das 19h30 às 21h.
Onde? Centro Universitário Estácio do Recife – Abdias de Carvalho