quinta-feira, 10 de junho de 2021

USE A MÁSCARA!

Parceria visa ampliar o Propriedade Legal no Sertão do Araripe

 

As ações de regularização fundiária no Sertão do Araripe, realizadas por meio do Programa Propriedade Legal, foram debatidas entre o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, e o deputado Antônio Fernando, nesta terça-feira (09), na sede do Instituto. Durante a reunião foram entregues os pleitos das famílias rurais da região que ainda aguardam as medições das terras com a finalidade de assegurar juridicamente a posse através do título de propriedade.

“O Iterpe se compromete em ampliar as ações da regularização fundiária no Sertão do Araripe, para atender as necessidades das associações de agricultores familiares da região, reivindicadas por meio do parlamentar”, afirmou Henrique Queiroz.

Dentre os encaminhamentos discutidos, será firmada parceria por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Iterpe a as associações rurais, para garantir o reforço da execução do trabalho de medição das áreas.

O trabalho da regularização fundiária é executado de forma multidisciplinar para garantir a identificação, medição de imóveis rurais e a titulação definitiva da posse. Além disso, as famílias rurais poderão acessar o leque de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da produção, a exemplo do Pronaf; PAA; PNAE; aposentadoria, entre outras.

Propriedade Legal - A regularização fundiária é uma política agrária que garante aos agricultores familiares, ocupantes de terras estaduais devolutas, a permanência e a propriedade da terra com a emissão do título de propriedade, resultando na segurança social e jurídica. As ações fazem parte do Propriedade Legal, programa do Governo de Pernambuco que visa emitir 65 mil títulos de propriedade para habitações urbanas e rurais em todo o Estado.

lmprensa lterpe

Recife anuncia o plano de retomada das aulas presenciais na rede municipal

 

Após autorização do Governo de Pernambuco para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública municipal, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, anunciou o plano de retomada das atividades nas escolas da rede municipal. Dividido em etapas, o retorno dos estudantes às salas de aula começa logo após o recesso escolar, no dia 22 de julho, com as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Na sequência, no dia 27 de julho, a retomada contemplará as turmas do 6º e 7º ano (anos finais) e 4º e 5º ano (anos iniciais). No dia 03 de agosto o retorno acontece para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano (anos iniciais) e para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também no dia 03 de agosto ocorrerá a retomada das atividades presenciais para a etapa da Educação Infantil, envolvendo os estudantes de creche e pré-escola.

Antecedendo a volta dos 92 mil estudantes, o plano de retorno contempla ainda duas fases preparatórias. No dia 22 de junho retornam as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. Professores e demais profissionais de educação serão acolhidos para retomada das atividades presenciais a partir do dia 29 de junho. As fases preparatórias envolvem diversas ações, como a acolhida dos profissionais, orientações sobre o protocolo sanitário, preparação final do ambiente escolar e elaboração dos planos de aulas ajustados para este novo momento, em cada escola ou creche. Ainda nestas fases, as unidades de ensino consolidarão também todo o planejamento das atividades pedagógicas, envolvendo além dos planos de aula, o planejamento de atividades de reensino e reforço escolar. Também serão elaborados e os planos para avaliação diagnóstica e reorganização curricular.

Para este retorno, a Secretaria de Educação do Recife vem preparando nos últimos meses sua rede de 321 unidades de ensino com todos os itens necessários para cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra o novo Coronavírus. O Protocolo Sanitário para a Educação do Recife foi elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde, e com base no Protocolo Setorial da Educação, elaborado pelo Governo do Estado. O documento traz algumas adequações construídas pela gestão municipal. Foram adquiridos itens como máscaras; face shields; termômetros; totens e dispensers de álcool em gel; tapetes sanitizantes, pulverizadores, dentre outros. Além disso, novas pias foram instaladas em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com maior frequência. Também foram realizadas intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, inclusive com ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades.

É importante ressaltar que as unidades educacionais devem observar todas as medidas estabelecidas no protocolo, respeitando as orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. Entre as principais medidas previstas no documento, que está disponível no Portal da Educação, estão o uso obrigatório de máscaras; a aferição de temperatura na entrada das escolas; o distanciamento de 1,5 metros em todos os ambientes, incluindo a sala de aula; e higienização das mãos. Caberá aos pais ou responsáveis dos estudantes, a decisão sobre a volta às atividades presenciais.

A redução do número de estudantes em sala de aula para cumprimento das regras de distanciamento é um dos principais pontos do protocolo sanitário. Neste sentido as escolas irão funcionar em sistema de rodízio para os estudantes. Para isto, será necessário a oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife irá lançar ainda este mês um novo programa com grandes investimentos com foco no ensino híbrido

Inovadora, a iniciativa consiste na criação de uma nova unidade educacional para aulas digitais, com a ampliação da transmissão de aulas pela TV e pela internet; novos equipamentos e ferramentas pedagógicas; e uma nova plataforma de internet. Esta última permitirá o acesso às aulas digitais; conteúdos; aplicativos e ferramentas de interação, beneficiando estudantes, professores e demais profissionais de educação. O protocolo sanitário orienta, ainda, que todos os envolvidos nesta retomada - equipes de gestão, professores, demais profissionais de educação, estudantes, pais ou responsáveis - recebam orientações para o retorno às salas de aula.

“A rede municipal do Recife vem se preparando há meses para esta retomada. Além da aquisição de materiais de higiene, equipamentos de proteção e estruturação das escolas, foram realizadas várias reuniões com as equipes das escolas e creches. Nestes encontros foram repassadas todas as informações necessárias para a execução do nosso plano de retomada. O retorno dos estudantes às salas de aula acontecerá em etapas, respeitando as normas do protocolo sanitário. A retomada das aulas presenciais tem o intuito de minimizar as perdas de aprendizagem dos estudantes decorrentes deste afastamento das salas de aula. É importante pontuarmos que continuaremos monitorando os dados da pandemia na nossa cidade e acompanhando de perto toda a nossa rede”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

lmprensa Recife

Vacinação contra a Covid-19 avança no sistema socioeducativo

 

A vacinação contra a Covid-19 segue avançando no sistema socioeducativo de Pernambuco. Nesta quinta-feira (10), a aplicação de doses começa a ser feita em Caruaru, no Agreste, beneficiando servidores das três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situadas no município: o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), o Centro de Internação Provisória (Cenip) e a Casa de Semiliberdade (Casem). A expectativa é de que a imunização aconteça até a semana que vem, atendendo os funcionários de todos os plantões. Já nesta sexta (11), será a vez de quem trabalha no Case Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

Em outros municípios do Interior, a vacinação já vem ocorrendo desde a semana passada. É o caso de Garanhuns, no Agreste, e de Timbaúba, na Mata Norte. Nesses casos, o acesso ao imunizante não é feito dentro das unidades da Funase, mas, sim, por meio de agendamento em sites e aplicativos das prefeituras, como acontece com o público em geral. A aplicação das doses acontece conforme a disponibilidade. Já para funcionários das três unidades socioeducativas de Petrolina, a expectativa é de que a vacinação ocorra nos próximos dias, uma vez que um lote específico para essa finalidade deve chegar ao município até esta sexta-feira.

Em Arcoverde, no Sertão, a aplicação de doses ocorreu na quarta-feira (9), na quadra esportiva da unidade da Funase, com articulação do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde. O agente socioeducativo Erivelton Gomes foi um dos que receberam o imunizante contra a Covid-19. “Hoje é um dia histórico para o sistema socioeducativo de Pernambuco e em Arcoverde. Esperamos muito por este momento, que é marcante para mim e para todos os meus companheiros de trabalho”, afirmou.

GRANDE RECIFE – A Funase, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), também tem se mobilizado junto ao Programa Nacional de Imunização em Pernambuco (PNI-PE) para assegurar a aplicação das doses na Região Metropolitana. Há um posto de vacinação exclusivo para servidores do sistema socioeducativo nas instalações da instituição na Avenida Abdias de Carvalho, no Recife. Esse local atende apenas quem trabalha na capital. Já no Cabo de Santo Agostinho, após articulação com a prefeitura, a imunização ocorreu dentro das duas unidades da Funase no município, tendo beneficiado mais de 150 pessoas, inclusive jovens privados de liberdade com 18 anos ou mais, conforme definido nos grupos prioritários do PNI.

lmprensa Funase

Colégio Motivo estreia podcast nas plataformas digitais

 

Para auxiliar os alunos na preparação e aprofundamento dos conhecimentos gerais, o Colégio Motivo lança o Podcast Motivo, disponível no Spotify e Deezer. “A proposta foi criar um canal para ampliarmos nosso conhecimento sobre os temas atuais mesclados aos conteúdos pedagógicos”, explica a coordenadora pedagógica Silvanith Mesquita. A ferramenta vem sendo uma grande aliada para resgate da oralidade e é cada vez mais utilizada por professores e alunos.

O projeto terá novos programas a cada quinze dias com a participação dos professores e da equipe técnica do Ensino Médio. “Queremos ampliar o leque e instrumentalizar o conhecimento dos alunos através do debate. Nos aproximamos das ferramentas que eles utilizam e que fazem parte da realidade na rotina” complementa.

O primeiro episódio do Podcast Motivo está no ar e aborda o tema “Respeito, empatia e diálogo: É possível no contexto escolar?”, com a presença da orientadora educacional da instituição, Yanna Samico, e a psicóloga Allayni Vasconcelos, especialista em Direitos Humanos, Educação e Justiça Restaurativa. O bate-papo trouxe uma reflexão sobre a convivência em grupo, como o conflito pode ajudar a amadurecer e sobre a importância do diálogo para encontrar um equilíbrio nas relações.

Programa Todos Pelo Recife segue recebendo contribuições até o próximo dia 13

 

Melhorar pavimentação de ruas. Ampliar cobertura de saneamento básico e esgotamento sanitário. Investir mais recursos na rede municipal de saúde. Essas foram algumas das contribuições que cerca de 10 mil recifenses já registraram no Todos Pelo Recife, o novo programa de participação social da Prefeitura do Recife. Até o próximo dia 13, a gestão municipal continua recebendo da população sugestões de políticas públicas, obras e ações que desejam para o município. Quem deseja participar do programa basta acessar a plataforma Conecta Recife, pelo aplicativo e site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/todos-pelo-recife/) ou visitar pontos fixos e volantes montados pelas Secretaria de Governo e Participação Social e contribuir.

O Todos Pelo Recife é o novo programa de participação social que busca motivar e engajar o cidadão na construção, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cidade, por meio da participação ativa das pessoas. A iniciativa procura identificar demandas sociais específicas de cada região, bairro e comunidade da cidade, a partir da escuta e participação popular. Para interagir, os cidadãos devem preencher um cadastro, escolher os eixos estratégicos que desejam contribuir, avaliar os serviços e propor soluções.

Os eixos estratégicos do programa Todos Pelo Recife são: Assistência Social e Garantia de Direitos; Economia, Trabalho e Empreendedorismo; Educação; Gestão Urbana e Espaços Públicos; Gestão, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Saúde; Segurança Cidadã; Turismo, Esportes e Lazer e Cultura.

Todas as contribuições auxiliarão a Prefeitura do Recife na construção do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025, que, pela primeira vez na história do Recife, será realizado de forma colaborativa. As sugestões passarão por um processo de tratamento de dados para que sejam incorporadas ao documento, que será remetido à Câmara Municipal de Vereadores no final do mês de setembro.

PONTOS FIXOS E VOLANTES ATÉ SEXTA – Além da possibilidade de participar pela internet, a população também dispõe de pontos fixos e volantes em locais de grande circulação da cidade. Nesses pontos, a Secretaria de Governo e Participação Social montou tendas com totem e equipes treinadas para auxiliar os cidadãos no preenchimento das informações. Contudo, em função do decreto estadual que restringe funcionamento de estabelecimentos nos fins de semanas, essas estruturas recebem contribuições da população até esta sexta-feira (11).

Essas estruturas estão localizadas nos mercados de São José (São José), de Beberibe (Beberibe) e de Casa Amarela (Casa Amarela), no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), na Praça Largo da Paz (Afogados), no Shopping Center Recife (Boa Viagem) e na Praça do Jordão e funcionam até amanhã, das 8h às 16h.

lmprensa Recife

Paulista em Casa

 

A Prefeitura da Cidade do Paulista - por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Juventude – informa que o município não realizará o São João tradicional de rua, devido à pandemia da covid-19.

No entanto, em virtude da tecnologia, a Prefeitura vai promover a ‘Live Paulistar em Casa’, na TV Nova Nordeste (canal 22), Youtube e mídias sociais. A programação contará com a participação de 30 artistas, contando com 20 nomes da cidade e 10 regionais, nos dias 12 a 13; 23 a 24; e 28 a 29 de junho, sempre a partir das 22h, em todas as datas.

O homenageado da live será o cantor da terra Augusto César, falecido este ano, vítima da covid-19. A ‘Live Paulistar em Casa’ transmitirá a alegria do São João para as residências de todos os paulistenses de uma forma segura em respeito à vigilância sanitária e saúde da população.

Fogueiras - Paulista seguirá o exemplo de 2020 em proibir fogueiras no São João, além da comercialização de fogos de artifício. No ano passado, por meio do Decreto 063/2020, o município seguiu uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou a proibição no município da comercialização de fogos de artifícios e a queima de fogueiras durante os festejos juninos.

lmprensa Paulista

Em Olinda, Feira do Empreendedor Local foca no dia dos namorados

 

Os olindenses têm mais uma oportunidade de conseguir adquirir produtos de artesanato com preços populares. Isso porque a Feira do Empreendedor Local acontece nesta sexta-feira (11), das 14h às 20h, na Rua Professor Olímpio Magalhães, próximo à Pizzaria Atlântico. Quem comparecer ao local vai poder conferir uma diversidade de materiais como bolsas, acessórios, calçados, roupas, moda praia, além de gastronomia. No total, serão 35 artesãos presentes com os estandes montados, vendendo objetos que variam entre R$5,00 e R$35,00.

No local, estão sendo respeitados todos os protocolos contra Covid-19, por isso, é preciso usar máscara, álcool em gel 70% e manter o distanciamento social.

lmprensa Olinda 


Barqueiros do Marco Zero recebem qualificação

 

Cartão-postal da cidade, o Parque de Esculturas Francisco Brennand é também fonte de renda para onze famílias recifenses. Os barqueiros que fazem a tradicional travessia da Praça do Marco Zero às esculturas de Brennand compõem a experiência turística e também de lazer que o Recife Antigo oferece aos visitantes e moradores da cidade. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Copergás e a Recria (Brasil), está promovendo uma qualificação destes profissionais, além de melhorias dos barcos e equipamentos de segurança.

O Programa de Qualificação dos Barqueiros do Marco Zero teve início essa semana e segue até o final de julho. As capacitações serão em Qualidade no Atendimento, Sustentabilidade e Turismo Criativo e Inovação em roteiros. Os módulos serão trabalhados em cinco encontros espaçados que tiveram início na última segunda-feira (07) e seguem até 19 de julho, na Associação Comercial de Pernambuco, no Recife Antigo. Os barqueiros irão receber também equipamentos de segurança (colete), camisa UV, boné e ainda reparos e pintura em seus barcos. A articulação tem como objetivo valorizar o serviço destes profissionais que também representam a cadeia produtiva do turismo na cidade.

O Parque de Esculturas Francisco Brennand é um dos principais atrativos turísticos da cidade, de valor inestimável para o recifense. O projeto em andamento faz parte das melhorias propostas pela Prefeitura do Recife para fortalecer o equipamento enquanto atrativo turístico e de lazer da cidade. Somente este ano, o Parque de Esculturas ganhou iluminação cênica e a instalação de sistema de videomonitoramento infravermelho, além de monitoramento 24h da Secretaria de Segurança Cidadã do Recife e vigilância no local. As medidas visam inibir ações criminosas e também garantir que a população usufrua deste equipamento que faz parte da cidade desde 2000.

A preservação do Parque de Esculturas é uma das prioridades da gestão municipal, que encomendou um projeto de recuperação de todas as obras ao artista plástico Jobson Figueiredo, também idealizador do Parque. O projeto está pronto aguardando validação do Instituto Francisco Brennand para ser iniciado. Os investimentos serão feitos a partir de emendas parlamentares que somam R$ 5 milhões. Após iniciada a execução do projeto, a manutenção e substituição das obras levarão em média dez meses.

lmprensa Recife




Pernambuco cria o programa Bolsa Técnico

 

O governador Paulo Câmara envia à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (10.06), projeto de lei que visa beneficiar técnicos esportivos de todo o Estado. Concebido pela Secretaria de Educação e Esportes, o programa Bolsa Técnico viabiliza recursos para o desenvolvimento e qualificação desses profissionais, com benefícios que vão de R$ 400 a R$ 1 mil. O deputado federal Felipe Carreiras, presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e ex-secretário de Esportes do Governo Paulo Câmara, também participou da assinatura do projeto de lei.

“Esse programa é uma nova política que estamos criando para incentivar treinadores de esportes de base, estudantil e de rendimento, e vai contemplar todas as modalidades. É uma forma que encontramos de estimular ainda mais esses profissionais, porque sabemos como são fundamentais no desenvolvimento da carreira de todo atleta”, explicou Paulo Câmara.

Os técnicos vão receber um benefício financeiro mensal, de acordo com os resultados esportivos obtidos pelo atleta ou equipe – no caso de modalidades coletivas – sob sua direção técnica. “O projeto será uma ajuda valiosa para esses profissionais, que se une ao Bolsa Atleta e ao Time PE, contemplando toda a cadeia esportiva de Pernambuco. É mais uma forma de incentivo e apoio a esses profissionais, que trazem tantos resultados para o Estado”, ressaltou o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

Com um investimento anual de R$ 351 mil, o Bolsa Técnico deve beneficiar cerca de 50 profissionais, divididos nas categorias de Técnico Olímpico/Paralímpico, Técnico Internacional, Técnico Nacional e Técnico Estudantil. A bolsa tem como objetivo arcar os custos de alimentação, hospedagem e transporte; qualificação profissional (participação em cursos, congressos e palestras); e aquisição de material esportivo e didático.

“Esses profissionais são fundamentais na construção da carreira de atletas e paratletas pernambucanos. Com esse projeto, Pernambuco dá um passo histórico no sentido de incentivar e valorizar os técnicos e profissionais de educação física. É uma grande conquista do nosso esporte e é importante destacar que este é o maior Bolsa Técnico do Brasil”, afirmou o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez.

Para participar, os técnicos devem estar devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física; vinculados a alguma entidade de prática desportiva registrada junto à respectiva entidade de administração estadual da modalidade, no Estado de Pernambuco; enquadrados no § 2º do art. 1º (títulos que credenciam o técnico a receber o benefício); apresentar comprovação (declaração, boletim e súmula) emitida pela entidade nacional ou internacional de administração esportiva, da conquista do resultado esportivo correspondente a categoria do Bolsa Técnico pleiteada, conforme o caso; e apresentar comprovante de residência, em nome do requerente, no Estado de Pernambuco.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Cidade do Sol, documentário sobre Heliópolis, terá exibição das suas duas partes pelo Youtube

 

O grupo de teatro Impacto Agasias transmite ao público as duas partes do documentário cênico Cidade do Sol - uma homenagem à menina luz [DESMONTAGEM]. O Arquivo I será exibido nos dias 18 e 20/6, sexta, 20h, e domingo, 19h. Já o Arquivo II será exibido nos dias 19, 20, 26 e 27 - sábados, às 20h, e domingos, às 19h. No dia 20/6, em específico, a primeira e a segunda parte serão exibidas uma na sequência da outra. Ambos são veiculados pelo canal de Youtube do grupo.

Os documentários são compostos por uma pesquisa pelas memórias esquecidas de Heliópolis, bairro localizado na Zona Sul de São Paulo que ainda é alvo de preconceitos e desinformações, muitas vezes gerados pela grande mídia, sobre quais são as dinâmicas e no que consiste uma comunidade periférica. Na obra, os personagens centrais são os próprios moradores de Heliópolis - a maioria migrantes nordestinos -, cujos depoimentos foram colhidos ao longo de 2018 e 2019.

Ao documentar o bairro, o grupo se deparou com muitas histórias de luta e resistência como a de Cleide, Genésia e Neguinha, importantes lideranças na luta por moradia no bairro, e de representantes do movimento de mulheres na luta feminista. Também foram ouvidos professores como Orlando e Braz que, junto a outros educadores, lutam para fazer de Heliópolis um bairro educador.

Na segunda parte da obra, os integrantes do grupo compartilham suas criações artísticas, os vínculos com a comunidade de Heliópolis, o encontro com a luta feminista presente no bairro e como essa quesão atravessou todo o processo de criação do documentário. Esse material que está sendo oferecido ao público já realizou temporada presencial no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli em 2019.

"Fazer documentário não é exatamente narrar o que aconteceu e como aconteceu, trata-se de um olhar para a realidade, a fim de que essas memórias sejam lembradas. Como, por exemplo, a história da estudante Leonarda, que há 22 anos foi morta a tiros e a comunidade fez desse acontecimento símbolo de resistência e luta por direitos sociais", conta Carolina Angrisani, diretora e roteirista do documentário.

A 'desmontagem cênica', como nomeia o Impacto Agasias Grupo de Teatro , tem por objetivo evidenciar os vínculos existentes entre os integrantes do grupo, sua história, os desafios cênicos que surgiram durante a montagem e os temas abordados na obra.

"É uma forma de promover um reencontro com as memórias do processo e uma reflexão mais profunda sobre os aspectos abordados na montagem do documentário, possibilitando o amadurecimento humano, artístico e intelectual, tendo em vista o caráter artístico pedagógico das desmontagens cênicas", contam os artistas do coletivo.

Supermercados fazem 30 horas de ofertas exclusivas no e-commerce

 

O Extra e o Pão de Açúcar laçaram neste dia 10 de junho uma ação promocional exclusiva para os sites ClubeExtra.com.br e PaodeAcucar.com. Ambas as redes garantem que todos os produtos do e-commerce estarão com preço especial com até 50% de desconto, além de ofertas relâmpago que chegarão a 60 e 80% OFF.

No PaodeAcucar.com, destacam-se as ofertas de mercearia, líquida e perfumaria, como Azeite Galo por R$16,69, Cerveja Blue Moon por R$ 6,50, suco Natural One por R$ 5,79 e Leite Ninho Integral por R$ 3,79.

Já no ClubeExtra.com.br, os consumidores encontrarão produtos, como cervejas especiais com até 50% de desconto, Leite Ninho Integral 1L por R$3,79 e Seleção de itens de Geladeira com 50% de desconto, além de todo o site com até 50% de desconto e a possibilidade de pagar os itens de mercearia com preço de atacado. No Clube Extra, o frete é grátis para compras a partir de R$ 99,00.

Ao fazer as compras, os clientes podem optar pelas modalidades de entrega disponíveis nos sites, como a entrega Express, que envia as compras nas próximas horas após o pedido. Ainda há o serviço de Clique e Retire, pelo qual é possível comprar pelo e-commerce e retirar 150 itens em uma das lojas da rede gratuitamente.

Caruaru intensifica testagem rápida para a Covid-19 na Ceaca

 




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento (Ceaca), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, segue intensificando as ações para o diagnóstico da Covid-19 em feirantes de serviços essenciais e em compradores que frequentam a Ceaca. Na manhã desta quinta-feira (10) foram realizados mais de 70 testes rápidos.

Na ocasião, houve orientação sobre prevenção da doença e distribuição de máscaras de proteção facial, assim como orientações sobre a importância da higienização das mãos, além de aferição de temperatura.

De acordo com a presidente da Ceaca, Thallyta Figueiroa, o objetivo é intensificar as medidas de proteção e prevenção contra a Covid-19 junto aos feirantes, além da realização do monitoramento das pessoas assintomáticas diagnosticadas com a doença.

"Desde o início da pandemia que essa parceria entre a Ceaca e a Secretaria Municipal de Saúde segue realizando, constantemente, as testagens, colocando à disposição da população a Unidade Móvel para a prevenção contra a Covid-19 junto aos feirantes e compradores que circulam na Ceaca”, explicou.

As pessoas que testam positivo e que apresentam coriza, febre persistente, tosse, falta de ar e dor ou pressão no tórax, elas devem procurar a UPA Respiratória 24h.

lmprensa Caruaru






(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL e D3SD1T4 #02

 

Na performance (r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL (17 a 22 de junho, 20h), a artista travesti Guma Joana estabelece uma triste relação entre o descarte de materiais e de corpos. Para a criadora, não é apenas coincidência que o Brasil seja o líder mundial nos rankings de países que mais matam a população trans e também dos que mais descartam lixo de forma inapropriada. A artista também apresenta D3SD1T4 #02 (2 a 4 de julho, 20h), uma performance curta composta por oito pessoas trans (travestis, transmasculinos e não bináries) que desfilam vestindo cerca de 30 peças criadas por Guma a partir de materiais recicláveis e designs não-convencionais. A equipe técnica desse desfile-performance é assinada integralmente por pessoas trans que irão conversar com Guma na série de lives Representatividade Trans e Trajetória Corpa-Política, que ocorre de 27 de junho a 1º de julho, 21h. As performances serão exibidas pelo canal de Youtube da Movicena Produções e as lives pelo Instagram @movicena_producoes. O projeto foi contemplado no Edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC 37/2020 .

Sobre (r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL

O trabalho - que vem sendo desenvolvido desde 2020, quando Guma foi artista-residente no mOno_festival, do grupo de teatro 28 Patas Furiosas - foi ressignificado a partir da própria experiência de tê-lo apresentado na sede do grupo. "Os olhares e comentários das pessoas sobre mim no trajeto que fazia da minha casa até o espaço foram invadindo a obra, que saiu do lugar de apresentar uma série de materialidades estéticas para reforçar uma questão mais pessoalizada mesmo", conta Guma.

Na primeira versão, os materiais mais utilizados pela artista eram plásticos e papéis. Agora, a investigação avançou também para os metais e alumínios. Segundo a artista, a escolha se justifica pela imutabilidade desses materiais a longo prazo. "São estruturas resistentes que têm pouca variação ao longo do tempo. Uma faca vai ficar muito tempo no mundo do jeito que ela é hoje".

Os elementos escolhidos para (r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL também carregam, em suas materialidades, metáforas sobre como os corpos trans são tratados em nossa sociedade, por serem afiados, cortantes e resistentes. Em sua performance, Guma também não prescinde da discussão sobre o meio ambiente, que revela uma grande irresponsabilidade da parte das pessoas. "É indignante ver como não existe nenhuma preocupação com coisas que vão estar no mundo muito tempo depois de nós", diz Guma. A artista reflete ainda sobre a dependência humana desses elementos que serão descartados em seguida. Como exemplo, cita um fio que conecta a internet que, caso pare de funcionar, não cumprirá mais função alguma.

FICHAS TÉCNICAS
(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL
Direção e interpretação: Guma Joana
Direção de fotografia: Sladká Meduza (DAFB)
Operação de câmera: Sladká Meduza e hiperlinque
Assistência de câmera: hiperlinque
Design de luz e assistentes: Wagner Antônio, Douglas de Amorim e Dimitri Luppi Slavov
Trilha sonora: Fornazier
Figurino e instalação cênica: Guma Joana
Produção: Jota Rafaelli (MoviCena Produções)
Assistente de produção: Fellipe Oliveira
Designer gráfico: Kala Maria
Assessoria de imprensa: Canal Aberto
Agradecimentos especiais: Yorhan Pires, Espaço Cia da Revista e Celso Reeks

D3SD1T4 #02
Direção de arte: Guma Joana
Direção de fotografia: Sladká Meduza (DAFB)
Performers/modelos: Audre Verneck, Bárbara Britto, Céu Anselmo, Guma Joana, Maria Demônia, Okofá e Pedrx Galiza
Operação de câmera: Sladká Meduza, hiperlinque
Assistência de câmera: Berro Rrobe
Criação de figurinos: Guma Joana
Trilha sonora: Fornazier
Produção: Jota Rafaelli (MoviCena Produções)
Assistente de produção: Fellipe Oliveira
Designer gráfico: Kala Maria
Convidadas lives: Audre Werneck, Bárbara Britto, Lua Negra, Pedrx Galiza e Okofá.
Assessoria de imprensa: Canal Aberto
Agradecimentos especiais: Centro Cultural São Paulo. Yorhan Pires e Lua Negra

SERVIÇO
Exibições gratuitas pelo Youtube da Movicena Produções: https://www.youtube.com/movicenaproducoes

(r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL
De 17 a 22 de junho, às 20h
Duração: 30 minutos | Recomendação: Livre

D3SD1T4 #02
De 2 a 4 de julho, às 20h
Duração: 5 minutos | Recomendação: 14 anos

>>> Lives Representatividade Trans e Trajetória Corpa-Política<<<
No Instagram do Movicena: @movicena_producoes
De 27 de junho a 1 de julho, às 21h

Servidor da SCGE fala para educadores do Estado sobre direitos do cidadão

 

"Defesa do usuário e acesso à informação" foi o tema da palestra que o servidor Airton Chaves, da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), proferiu na tarde dessa quarta-feira, dia 09. Realizado de forma virtual, o encontro foi direcionado para um grupo de professores formadores dos componentes curriculares da rede estadual de ensino.

A explanação de Airton fez parte do programa da Formação Gerência Regional de Educação, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). A proposta é subsidiar os estudos dos professores, potencializando metodologias e estratégias de ensino, no âmbito da Educação Fiscal, mediante temas que proporcionem a sua abordagem na escola e contribuam para a compreensão do estudante.

Em sua apresentação, Airton, que é chefe da Unidade de Fomento ao Controle Social da SCGE, destacou os direitos básicos dos usuários; detalhou os tipos de manifestações registradas na Ouvidora-Geral do Estado (OGE) – vinculada à Controladoria –; e elencou os principais conceitos do acesso à informação.

lmprensa SCGE PE

Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Entre os dias 14 e 18 de junho, a Prefeitura do Recife promoverá uma série de atividades em alusão à Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A programação, em parceria entre as Secretaria de Saúde do Recife, Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), contará com rodas de conversas, salas de espera, adesivaço e um seminário online sobre o assunto. O principal objetivo da Semana é chamar atenção e reduzir os números desta grave violação aos direitos humanos.

A abertura do evento será realizada na segunda-feira (14), às 9h, na sala de espera do ambulatório do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), com um ato simbólico de distribuição de laços roxos, que representa o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Na ocasião, haverá também uma palestra com o tema ‘As diversas formas de violência contra a pessoa idosa – como denunciar?’.

Na terça-feira (15), quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a distribuição de laços roxos acontecerá no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A campanha será divulgada pelas equipes da Gerência da Pessoa Idosa do Recife.

Referência no atendimento à saúde da população idosa do Recife, o Hospital Eduardo Campos também fará um trabalho específico sobre o tema com os profissionais da unidade. Nas terça e quarta-feira (15 e 16), serão realizadas rodas de diálogo com colaboradores que atuam no próprio ambulatório e unidades de terapia intensa, com o objetivo de apresentar as ferramentas necessárias para detectar marcas visíveis da violência física (esquimoses), bem como abordar outras formas de violência, por meio dos aspectos psicoemocionais.

Já na quinta (17), será realizado um adesivaço itinerante na unidade para atingir o maior número de profissionais. No último dia da programação, na sexta-feira (18), haverá sala de espera cantada, em duas sessões, para os pacientes que tiverem consulta marcada no HECPI. Nos dois momentos, às 10h e às 15h, os profissionais abordarão assuntos relacionados ao envelhecimento e valorização à vida. Para encerrar a Semana, a psicóloga Rita de Kassia, a gerente da Pessoa Idosa da PCR, Cacilda Medeiros, e a coordenadora de Saúde Psicossocial do HECPI e coordenadora da Política Municipal de Atenção à Saúde do Idoso, Kylvia Martins, discutirão ‘Proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas em Recife’ em um webnário aberto ao público, às 15h30. A transmissão do evento será feita pela página do Facebook da Gerência da Pessoa Idosa.

“O abuso contra a pessoa idosa é um problema que sempre esteve presente na sociedade. O preconceito e a discriminação são as formas mais antigas, comuns e frequentes dessa violência, que estimulam comportamentos como depressão, isolamento e, em muitos casos, o desejo de morte. É muito comum que eles se calem sobre os abusos físicos que sofrem e, por geralmente vir de um familiar próximo, se isolem para que outros não tomem conhecimento, prejudicando ainda mais sua saúde mental e sua qualidade de vida”, explica Kylvia Martins.

Dados- Nos cinco primeiros meses de 2021, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa recebeu 479 denúncias, mais da metade do número registrado em todo o ano passado, quando foram notificadas 744 queixas.

Política de Saúde  - A Política de Saúde da Pessoa Idosa do Recife tem o objetivo de promover a autonomia dos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Voltada a todos os cidadãos recifenses a partir dos 60 anos, a política possui três eixos: prevenção/promoção, assistência à saúde e educação permanente:

Prevenção – Inclui a vacinação dos idosos, inclusive os acamados, através do Programa Nacional de Imunização (PNI); estímulo à prática de atividades físicas pelos idosos nos polos do Programa da Academia da Cidade; além de oferta de meditação, dança circular, uso de plantas medicinais, yoga e outras práticas integrativas através do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas etc.

Assistência - O atendimento clínico acontece nas unidades da Atenção Básica, onde os idosos são acompanhados e monitorados por vários profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Nas unidades, há encontros nos grupos de discussão, entrega de medicamentos (com consultas farmacêuticas) e orientações. Os casos mais graves são encaminhados para consultas especializadas nas Policlínicas.

Já os pacientes acamados contam com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que dispõe de cerca de 500 leitos e equipe multidisciplinar. Além disso, os idosos que precisam de atendimento odontológico são assistidos pelas Equipes de Saúde Bucal e, quando necessitam de tratamento especializado ou prótese, são encaminhados aos oito Centros Especializados de Odontologia (CEOs).

Educação permanente – são trabalhadas questões referentes à Política, através de capacitações, encontros, reuniões e seminários; facilitadores de Grupos de Saúde dos Idosos (ACS, médico, enfermeiro, NASF); e capacitação direcionada a outros profissionais da Atenção Básica.

Caderneta  – Desde 2018, a Secretaria de Saúde do Recife utiliza, na Atenção Básica, a nova Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde. O instrumento permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais, e familiares, condições de saúde, hábitos e de vida, o rastreamento dos idosos mais vulneráveis, além de ofertas orientações para seu autocuidado. Além disso, contribui para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação e cuidado integral da Saúde da Pessoa Idosa.



PROGRAMAÇÃO:

· Segunda-feira - 14/06/2021

Horário: 9h

Ato Simbólico de Abertura, com distribuição de “Laços Roxo”, alusivos ao combate a Violência contra a Pessoa Idosa.

Local: Sala de Espera do HECPI

Tema - As diversas formas de violência contra a pessoa idosa - como denunciar?



· Terça-feira - 15/06/2021

Horário: 8h

Divulgação da data 15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com distribuição de laços roxos.

Local: Hall de entrada do edifício sede da Prefeitura do Recife





· Quarta-feira - 16/06/2021

- Roda de conversa com profissionais do HECPI

Horário: 8h



· Quinta-feira - 17/06/2021

Horário: 10h

Adesivaço

Local: HECPI

Objetivo – Promover a conscientização em relação às violências contra a pessoa idosa com os profissionais do HEC.



· Sexta-feira - 18/06/2021

Horário: 10h / 15h

Encerramento – Sala de espera cantada

Local: HECPI

Tema – Envelhecimento e valorização à vida



· Sexta-feira - 18/06/2021

Horário: 15h30

Webinário com o Tema: Proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas em Recife

Transmissão pelo Facebook da Gerência da Pessoa Idosa

lmprensa Recife

Arraiá do Amor no Camará Shopping

 









O São João chegou e invadiu o Camará Shopping, em Camaragibe. A partir desta quinta-feira (10), o público vai poder conferir o Arraiá do Amor, instalado na praça de alimentação do centro de compras. Foi criado um ambiente todo ornamentado, onde os visitantes vão poder fazer compras e tirar fotos nos espaços Instagramáveis. A cenografia foi inspirada em uma vila do interior, com direito a igreja, pracinha, um bar e a divertida Barraca do Beijo.

"O Camará vai ter um gostinho dessa festa. Trouxemos os elementos culturais que fazem parte do São João para dentro do mall. A proposta é ser pura diversão para a família", explica a gerente de marketing do mall, Ângela Rodrigues.

No local, haverá uma feirinha com barracas de comida, como cocadas e doces, de artigos juninos, incluindo vestidos, camisas, gravatas, coletes, bijuterias e uma variedade de acessórios para cabeça como tiaras e laços. O Arraiá ficará armado até dia 30 de junho.

Sorteio - Está entrando na reta final da campanha Amor em Dobro, do Camará Shopping, que vai sortear vale-compras no valor total de R$ 36 mil. A segunda rodada está programada para o mês dos namorados. No próximo dia 16 de junho serão sorteados cinco números da sorte para premiar os vencedores com 2 vale-compras de R$ 2 mil, 1 voucher de R$ 3 mil e o grande prêmio de R$ 10 mil para gastar como quiser nas lojas do mall.

A cada R$ 150 em compras o cliente pode resgatar seu número da sorte e concorrer ao sorteio online. Para se cadastrar, basta acessar o site https://prizor.crmall.com/amor-em-dobro-camara-shopping e preencher um formulário, informando seus dados e anexar uma foto da nota fiscal para ser validada. Ou realizar o processo através do WhatsApp (11) 94232-7782.

Sertão entra em quarentena rígida; Grande Recife, Zona da Mata e Agreste voltam a avançar no Plano de Convivência

 

O Governo de Pernambuco informou, nesta quinta-feira (10.06), que as Macrorregiões 1 e 2, que contemplam a Região Metropolitana (RMR), Zona da Mata e Agreste, voltarão a avançar no Plano de Convivência com a Covid-19. Nas duas primeiras, o comércio de varejo e serviços poderá funcionar nos finais de semana dos dias 19 e 20 e 26 e 27, com horário reduzido. O Agreste, que estava com medidas restritivas mais severas, retomará suas atividades também nos dias de semana. Já as 35 cidades da Macrorregião 3, no Sertão, onde houve aumento na solicitação de leitos de UTI, entrarão em quarentena rígida a partir da próxima segunda-feira (14.06). Até o dia 20 de junho, nos municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) VI, X e XI – com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – só poderão funcionar, diariamente, as atividades permitidas no decreto. A Macrorregião 4, no Vale do São Francisco e Araripe, segue no esquema atual.

Na RMR, o varejo de bairro e centro, assim como bares e restaurantes, estará autorizado a funcionar nos finais de semana até às 18h, para o estabelecimento que abrir às 10h. Na Zona da Mata, o comércio está autorizado a abrir mais cedo, entre as 5h às 20h, respeitando o limite máximo 10 horas contínuas durante a semana, e entre 6h até às 18h nos fins de semana, completando oito horas de funcionamento. Já as lojas varejistas, localizadas nos municípios do Agreste, devem fechar mais cedo. Podem abrir das 5h às 18h, respeitando o máximo de 10 horas de expediente nos dias de semana, e nos sábados e domingos também são permitidas oito horas de abertura, entre 6h e 18h.

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, abriu a coletiva de imprensa online com o detalhamento dos números epidemiológicos de cada região do Estado, assim como do progresso da vacinação. Em seguida, o secretário estadual de Saúde, André Longo, comentou os índices, reiterando que Pernambuco ainda vive um momento delicado e preocupante em relação à pandemia, mas já está colhendo os primeiros frutos do atual período de restrições mais severas. “Na 1ª Macrorregião já há desaceleração. Foi registrada uma redução de 10% nas solicitações de leitos de UTI na semana passada. Já nesta semana, de domingo até ontem, tivemos uma redução de 17% em comparação aos primeiros dias da semana anterior”, apontou, com base nos números apresentados por Rebelo.

No Agreste, após mais de 20 dias de intensas restrições, também foram registradas melhoras. “As solicitações de leitos de UTI tiveram estabilidade na semana passada, mas já nos primeiros quatro dias desta semana, houve queda de 31%”, justificou André Longo. De acordo com esses dados, segundo ele, já existe um processo de diminuição progressiva da fila por leitos de terapia intensiva e, neste momento, a oferta de vagas já supera o número de solicitações.

Longo também comentou a situação da Macrorregião 3, que contempla os sertões do Moxotó e Pajeú. “Lá, os indicadores caminham no sentido contrário, com forte aceleração”, disse. A região vive seu pior momento em termos de solicitações de UTI, com um crescimento de 57% nos primeiros dias desta semana. Já a 4ª Macrorregião permanece com estabilidade nos indicadores, de acordo com a Secretaria de Saúde. Mas no começo desta semana apresentou um aumento nas solicitações de leitos de UTI. “Vamos acompanhar o desenvolvimento desses números para reavaliar a situação”, concluiu.

Máscaras – O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, também participou da coletiva online, e anunciou a distribuição de 30 mil máscaras, partir do dia 14 próximo, nas feiras de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, para ajudar a combater o vírus nessas cidades. “A gente pede que todos continuem usando máscaras, continuem com o distanciamento e usando o álcool em gel. A economia tem sido afetada, e é importante que todos colaborem, cumprindo tudo o que as organizações de saúde estão propondo, para que a gente possa manter os empregos, algo tão importante neste momento para o povo pernambucano”, completou Lopes.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Obras na Praça do Derby modificam trânsito

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para serviço de recuperação de abatimento da Emlurb no bairro do Derby. A mudança será nesta sexta-feira (11), a partir das 8h30, até as 17h do sábado (12), de acordo com o órgão executor.

Os condutores que estiverem na Rua Jener de Souza em direção ao bairro das Graças seguirão pelo sentido inverso na Praça do Derby e farão um giro obrigatório à esquerda na Rua Feliciano Gomes para girar à direita na Rua Amaro Bezerra. Já os condutores que vêm da Avenida Agamenon Magalhães em direção à Madalena, poderão girar na Praça do Derby, na altura do Banco Bradesco, para acessar a Rua Feliciano Gomes e retornar pela Rua Jener de Souza. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local para auxiliar os condutores.

Ônibus - Doze linhas de ônibus que passam pela Rua Jener de Souza terão seus itinerários modificados nesta sexta-feira e sábado, dias 11 e 12. A alteração provisória de sete linhas convencionais e cinco bacuraus acontece devido o fechamento da via, na altura do campo de futebol da Polícia Militar, para serviços na rede de drenagem local. Os ônibus terão desvio nas viagens sentido cidade/subúrbio. Confira, abaixo, como ficam os percursos das linhas durante a interdição da pista:

116 - Circular (Príncipe)

...Av. Agamenon Magalhães (pista principal), acesso a pista secundária/local na agulha em frente ao Medical, Av. Agamenon Magalhães (pista secundária/local), Rua Joaquim Nabuco, Rua das Creoulas, Av. Rui Barbosa...

414 - Torre

...Av. Conde da Boa Vista, Rua Dom Bosco, Rua Joaquim Nabuco, Rua das Creoulas, Rua das Pernambucanas...

313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
322 - Jardim São Paulo (Bacurau)
331 - Totó (Jardim Planalto)
333 - Totó (Bacurau)
2427 - Monsenhor Fabrício (Bacurau)
2457 - São Lourenço (Bacurau)
2462 - Loteamento Santos Cosme e Damião (Bacurau)

...Av. Conde da Boa Vista, Rua Dom Bosco, Rua Joaquim Nabuco...

332 - Totó (Abdias de Carvalho)
2040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá

...Rua Dom Bosco, Rua Joaquim Nabuco...

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Com lnformações da CTTU Recife e lmprensa Grande Recife

Bolsa do programa PE no Campus terá reajuste

 

O Governo de Pernambuco vai ampliar o valor da bolsa do programa PE no Campus, em vigor desde 2017, que oferece ajuda de custo mensal por 24 meses aos estudantes egressos da rede estadual de ensino aprovados nas universidades públicas do Estado. A proposta, prevista no projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), é que o valor mensal passe para R$ 1.100 no primeiro ano de graduação e R$ 440, no segundo ano. Atualmente, os estudantes recebem R$ 950 e R$ 400, respectivamente.

“Enviei à Assembleia Legislativa esse importante projeto, que vai ajudar os nossos estudantes inscritos no programa. Com o novo valor, eles terão mais condições para dar continuidade aos estudos, podendo melhorar sua qualidade de vida. Esse reforço financeiro permitirá que os estudantes tenham uma alimentação de melhor qualidade e mais condições de moradia e transporte . Tudo isso é um esforço estratégico importante que o Governo vem fazendo para incentivar e garantir cada vez mais uma educação de qualidade para os pernambucanos”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo barros, lembrou que desde o lançamento, o PE no Campus já apoiou mais de dois mil alunos. “Mesmo gratuitas, as universidades demandam custos de deslocamento, habitação e alimentação. Esse reajuste contribuirá para que os estudantes possam se manter e se estruturar no início da vida acadêmica”, justificou.

O PE no Campus visa melhorar as condições de acesso de estudantes da rede estadual às universidades públicas, atuando em dois eixos: mobilização e preparação dos jovens para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE); e apoio financeiro, por meio de bolsas, aos estudantes de baixa renda aprovados em instituições públicas de ensino superior da rede estadual ou federal localizadas em todo o Brasil.

São disponibilizadas mil bolsas, sendo 900 para estudantes que optarem por concorrer utilizando a nota do Enem e 100 bolsas para os que optarem por utilizar as notas obtidas nas três etapas de avaliação do SSA. Os bolsistas selecionados recebem apoio financeiro durante 24 meses, para cobertura das despesas do curso, além de moradia, alimentação e transporte.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Programa Colorindo o Recife reabre as inscrições para cadastro de novos artistas urbanos

 


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, reabriu esta semana as inscrições para o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos através do grafite e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social. O cadastro pode ser feito por meio de formulário online disponível no site https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/colorindorecife e as inscrições seguem até o dia 30 de julho. Além da inscrição de novos artistas, o registro permite aos grafiteiros já cadastrados a realização de uma atualização de dados na qual podem apontar em quais categorias desejam se enquadrar.

Após o fim das inscrições, o programa selecionará artistas urbanos que poderão realizar intervenções em diferentes áreas públicas da cidade. Dessa vez, eles terão a opção de escolher a categoria na qual desejam participar. As opções incluem empenas (fachadas de prédios), murais horizontais, viadutos, túneis, barreiras, áreas do programa Mais Vida nos Morros, miniarte e até a escolha própria de um local para a intervenção, podendo optar por mais de uma. “Vamos consolidar o Colorindo Recife como uma estratégia de transformação urbana da cidade, sobretudo, de transformação social. O Recife será a maior galeria de arte urbana a céu do mundo e tudo isso será construído com o protagonismo dos artistas no aprimoramento e nas decisões da política pública”, afirma o secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

Os interessados em participar do Colorindo o Recife passarão por quatro etapas: inscrição, habilitação, análise dos documentos e a efetiva contratação. Após passar pela etapa de habilitação e checagem da documentação, os artistas, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, passarão pela avaliação final da comissão de inscrição, formada pelos próprios artistas e representantes da Secretaria da Mulher e das secretarias executivas de Inovação Urbana e da Juventude. O resultado será divulgado no site do programa. A partir daí, serão iniciadas as atividades. A lista de documentos e todos os detalhes de como deve se dar o credenciamento estão disponíveis no site https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/colorindorecife.

Próximo edital - A Secretaria Executiva de Inovação Urbana também está preparando novidades para o próximo edital do programa, garantindo a criação de uma política pública de arte urbana no Recife por meio da construção coletiva. Com a colaboração e participação da cena artística da cidade, estão sendo realizados debates e escutas, culminando na elaboração de um novo edital, que aproxima a gestão dos artistas é dá o devido protagonismo aos profissionais que já atuam com o grafite há anos.

Entre os colaboradores que estão contribuindo para a construção do documento estão nomes como: Adelson Boris, Arbos, Bros, Carbonel, Cecília (Cona), Galo de Souza, Jéssica Jansen, Julio Insano, Lucas França, Manoel Quitério, Micaela, Michele Monteiro, Nathê Ferreira, Pedro Stilo, Power Graffiti 76, Rafa Mattos, Rane Skull, Raoni, Rayo Viana, Shell Osmo, Tati Naara, Thabata e Jouse Barata, atual Coordenadora Geral da Curadoria de Inscrição do Colorindo, entre outros representantes de coletivos de Pernambuco.

Também a partir destes debates, foi percebida a necessidade de provocar o interesse das artistas mulheres a participarem do programa – atualmente, são 65 cadastrados e apenas 10 mulheres. A constatação gerou a ideia de elaborar um edital que busque equilibrar a paridade de gênero no momento da contratação para cada trabalho a ser realizado pelo programa.

A nova política pública de arte urbana que está sendo criada contará ainda com a colaboração das secretarias da Cultura, Mulher, Turismo e Lazer da cidade e Executiva da Juventude.

lmprensa Recife 

MPPE recomenda que Prefeitura de Olinda não vacine os jornalistas

 

A Prefeitura de Olinda vem, por meio deste, informar que em cumprimento à recomendação do Ministério Público Pernambuco, está impossibilitada de seguir com a vacinação dos profissionais de imprensa. Através de documento recebido nesta quinta-feira (10/06), o Ministério Público de Pernambuco recomenda que a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Olinda

“c) excluam imediatamente os grupos indevidamente incluídos no Plano Municipal de Vacinação, a exemplo do grupo de jornalistas e radialistas, das plataformas de agendamento de vacinas, bem como se abstenham de dar início ou continuidade à vacinação dos referidos grupos, sob pena de violação da legislação e dos atos normativos acima mencionados.”


Diante disso, mesmo considerando a categoria da imprensa como essencial e com grande exposição, em consequência do trabalho de cobertura da Pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Olinda suspende a vacinação dos jornalistas e radialistas em cumprimento à recomendação do MPPE.

lmprensa Olinda

Governo de Pernambuco anuncia vacinas da Janssen para áreas críticas do Agreste e Sertão

 

O governador Paulo Câmara informou, em pronunciamento nesta quinta-feira (10.06), que as vacinas da Janssen – que, segundo com o Ministério da Saúde, chegarão ao Brasil na próxima semana – também serão distribuídas para cidades do Agreste e do Sertão do Estado. De acordo com o governador, além do Recife, os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, irão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação da população.

“A velocidade da pandemia no nosso Estado não obedece a um critério uniforme. Por isso, pactuamos com os municípios uma estratégia diferente para a distribuição da vacina da Janssen. Esse é mais um anúncio importante na nossa luta contra o novo coronavírus”, afirmou o governador, explicando ainda que, por imunizar com dose única, a vacina da Janssen permite dar maior rapidez ao processo de vacinação completa.

Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde era de limitar a distribuição às capitais brasileiras. No entanto, segundo o governador, além de apresentarem altos níveis de contaminação, essas regiões são importantes polos econômicos. “Esses municípios são grandes centros comerciais e de serviços do interior do Estado. Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão”, disse.

Paulo Câmara acrescentou que, por serem de grande porte, essas cidades têm plenas condições de manejar as vacinas dentro do prazo de validade curto necessário à sua aplicação. Ele aproveitou para agradecer a compreensão das demais prefeituras, e reafirmar o significado desse passo, que considera decisivo para a superação da pandemia em Pernambuco.

A iniciativa contemplará as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) das Macrorregiões 2 e 3. Da Macrorregião 2 fazem parte as Geres IV e V, que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns, respectivamente. Já na Macrorregião 3 estão as Geres VI, X e XI, que contam com os municípios de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como cidades centrais.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco