quinta-feira, 10 de junho de 2021

Programa Colorindo o Recife reabre as inscrições para cadastro de novos artistas urbanos

 


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, reabriu esta semana as inscrições para o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos através do grafite e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social. O cadastro pode ser feito por meio de formulário online disponível no site https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/colorindorecife e as inscrições seguem até o dia 30 de julho. Além da inscrição de novos artistas, o registro permite aos grafiteiros já cadastrados a realização de uma atualização de dados na qual podem apontar em quais categorias desejam se enquadrar.

Após o fim das inscrições, o programa selecionará artistas urbanos que poderão realizar intervenções em diferentes áreas públicas da cidade. Dessa vez, eles terão a opção de escolher a categoria na qual desejam participar. As opções incluem empenas (fachadas de prédios), murais horizontais, viadutos, túneis, barreiras, áreas do programa Mais Vida nos Morros, miniarte e até a escolha própria de um local para a intervenção, podendo optar por mais de uma. “Vamos consolidar o Colorindo Recife como uma estratégia de transformação urbana da cidade, sobretudo, de transformação social. O Recife será a maior galeria de arte urbana a céu do mundo e tudo isso será construído com o protagonismo dos artistas no aprimoramento e nas decisões da política pública”, afirma o secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

Os interessados em participar do Colorindo o Recife passarão por quatro etapas: inscrição, habilitação, análise dos documentos e a efetiva contratação. Após passar pela etapa de habilitação e checagem da documentação, os artistas, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, passarão pela avaliação final da comissão de inscrição, formada pelos próprios artistas e representantes da Secretaria da Mulher e das secretarias executivas de Inovação Urbana e da Juventude. O resultado será divulgado no site do programa. A partir daí, serão iniciadas as atividades. A lista de documentos e todos os detalhes de como deve se dar o credenciamento estão disponíveis no site https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/colorindorecife.

Próximo edital - A Secretaria Executiva de Inovação Urbana também está preparando novidades para o próximo edital do programa, garantindo a criação de uma política pública de arte urbana no Recife por meio da construção coletiva. Com a colaboração e participação da cena artística da cidade, estão sendo realizados debates e escutas, culminando na elaboração de um novo edital, que aproxima a gestão dos artistas é dá o devido protagonismo aos profissionais que já atuam com o grafite há anos.

Entre os colaboradores que estão contribuindo para a construção do documento estão nomes como: Adelson Boris, Arbos, Bros, Carbonel, Cecília (Cona), Galo de Souza, Jéssica Jansen, Julio Insano, Lucas França, Manoel Quitério, Micaela, Michele Monteiro, Nathê Ferreira, Pedro Stilo, Power Graffiti 76, Rafa Mattos, Rane Skull, Raoni, Rayo Viana, Shell Osmo, Tati Naara, Thabata e Jouse Barata, atual Coordenadora Geral da Curadoria de Inscrição do Colorindo, entre outros representantes de coletivos de Pernambuco.

Também a partir destes debates, foi percebida a necessidade de provocar o interesse das artistas mulheres a participarem do programa – atualmente, são 65 cadastrados e apenas 10 mulheres. A constatação gerou a ideia de elaborar um edital que busque equilibrar a paridade de gênero no momento da contratação para cada trabalho a ser realizado pelo programa.

A nova política pública de arte urbana que está sendo criada contará ainda com a colaboração das secretarias da Cultura, Mulher, Turismo e Lazer da cidade e Executiva da Juventude.

lmprensa Recife