quinta-feira, 10 de junho de 2021

Vacinação contra a Covid-19 avança no sistema socioeducativo

 

A vacinação contra a Covid-19 segue avançando no sistema socioeducativo de Pernambuco. Nesta quinta-feira (10), a aplicação de doses começa a ser feita em Caruaru, no Agreste, beneficiando servidores das três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situadas no município: o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), o Centro de Internação Provisória (Cenip) e a Casa de Semiliberdade (Casem). A expectativa é de que a imunização aconteça até a semana que vem, atendendo os funcionários de todos os plantões. Já nesta sexta (11), será a vez de quem trabalha no Case Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

Em outros municípios do Interior, a vacinação já vem ocorrendo desde a semana passada. É o caso de Garanhuns, no Agreste, e de Timbaúba, na Mata Norte. Nesses casos, o acesso ao imunizante não é feito dentro das unidades da Funase, mas, sim, por meio de agendamento em sites e aplicativos das prefeituras, como acontece com o público em geral. A aplicação das doses acontece conforme a disponibilidade. Já para funcionários das três unidades socioeducativas de Petrolina, a expectativa é de que a vacinação ocorra nos próximos dias, uma vez que um lote específico para essa finalidade deve chegar ao município até esta sexta-feira.

Em Arcoverde, no Sertão, a aplicação de doses ocorreu na quarta-feira (9), na quadra esportiva da unidade da Funase, com articulação do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde. O agente socioeducativo Erivelton Gomes foi um dos que receberam o imunizante contra a Covid-19. “Hoje é um dia histórico para o sistema socioeducativo de Pernambuco e em Arcoverde. Esperamos muito por este momento, que é marcante para mim e para todos os meus companheiros de trabalho”, afirmou.

GRANDE RECIFE – A Funase, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), também tem se mobilizado junto ao Programa Nacional de Imunização em Pernambuco (PNI-PE) para assegurar a aplicação das doses na Região Metropolitana. Há um posto de vacinação exclusivo para servidores do sistema socioeducativo nas instalações da instituição na Avenida Abdias de Carvalho, no Recife. Esse local atende apenas quem trabalha na capital. Já no Cabo de Santo Agostinho, após articulação com a prefeitura, a imunização ocorreu dentro das duas unidades da Funase no município, tendo beneficiado mais de 150 pessoas, inclusive jovens privados de liberdade com 18 anos ou mais, conforme definido nos grupos prioritários do PNI.

lmprensa Funase