quinta-feira, 10 de junho de 2021

Recife anuncia o plano de retomada das aulas presenciais na rede municipal

 

Após autorização do Governo de Pernambuco para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública municipal, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, anunciou o plano de retomada das atividades nas escolas da rede municipal. Dividido em etapas, o retorno dos estudantes às salas de aula começa logo após o recesso escolar, no dia 22 de julho, com as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Na sequência, no dia 27 de julho, a retomada contemplará as turmas do 6º e 7º ano (anos finais) e 4º e 5º ano (anos iniciais). No dia 03 de agosto o retorno acontece para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano (anos iniciais) e para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também no dia 03 de agosto ocorrerá a retomada das atividades presenciais para a etapa da Educação Infantil, envolvendo os estudantes de creche e pré-escola.

Antecedendo a volta dos 92 mil estudantes, o plano de retorno contempla ainda duas fases preparatórias. No dia 22 de junho retornam as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. Professores e demais profissionais de educação serão acolhidos para retomada das atividades presenciais a partir do dia 29 de junho. As fases preparatórias envolvem diversas ações, como a acolhida dos profissionais, orientações sobre o protocolo sanitário, preparação final do ambiente escolar e elaboração dos planos de aulas ajustados para este novo momento, em cada escola ou creche. Ainda nestas fases, as unidades de ensino consolidarão também todo o planejamento das atividades pedagógicas, envolvendo além dos planos de aula, o planejamento de atividades de reensino e reforço escolar. Também serão elaborados e os planos para avaliação diagnóstica e reorganização curricular.

Para este retorno, a Secretaria de Educação do Recife vem preparando nos últimos meses sua rede de 321 unidades de ensino com todos os itens necessários para cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra o novo Coronavírus. O Protocolo Sanitário para a Educação do Recife foi elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde, e com base no Protocolo Setorial da Educação, elaborado pelo Governo do Estado. O documento traz algumas adequações construídas pela gestão municipal. Foram adquiridos itens como máscaras; face shields; termômetros; totens e dispensers de álcool em gel; tapetes sanitizantes, pulverizadores, dentre outros. Além disso, novas pias foram instaladas em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com maior frequência. Também foram realizadas intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, inclusive com ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades.

É importante ressaltar que as unidades educacionais devem observar todas as medidas estabelecidas no protocolo, respeitando as orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. Entre as principais medidas previstas no documento, que está disponível no Portal da Educação, estão o uso obrigatório de máscaras; a aferição de temperatura na entrada das escolas; o distanciamento de 1,5 metros em todos os ambientes, incluindo a sala de aula; e higienização das mãos. Caberá aos pais ou responsáveis dos estudantes, a decisão sobre a volta às atividades presenciais.

A redução do número de estudantes em sala de aula para cumprimento das regras de distanciamento é um dos principais pontos do protocolo sanitário. Neste sentido as escolas irão funcionar em sistema de rodízio para os estudantes. Para isto, será necessário a oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife irá lançar ainda este mês um novo programa com grandes investimentos com foco no ensino híbrido

Inovadora, a iniciativa consiste na criação de uma nova unidade educacional para aulas digitais, com a ampliação da transmissão de aulas pela TV e pela internet; novos equipamentos e ferramentas pedagógicas; e uma nova plataforma de internet. Esta última permitirá o acesso às aulas digitais; conteúdos; aplicativos e ferramentas de interação, beneficiando estudantes, professores e demais profissionais de educação. O protocolo sanitário orienta, ainda, que todos os envolvidos nesta retomada - equipes de gestão, professores, demais profissionais de educação, estudantes, pais ou responsáveis - recebam orientações para o retorno às salas de aula.

“A rede municipal do Recife vem se preparando há meses para esta retomada. Além da aquisição de materiais de higiene, equipamentos de proteção e estruturação das escolas, foram realizadas várias reuniões com as equipes das escolas e creches. Nestes encontros foram repassadas todas as informações necessárias para a execução do nosso plano de retomada. O retorno dos estudantes às salas de aula acontecerá em etapas, respeitando as normas do protocolo sanitário. A retomada das aulas presenciais tem o intuito de minimizar as perdas de aprendizagem dos estudantes decorrentes deste afastamento das salas de aula. É importante pontuarmos que continuaremos monitorando os dados da pandemia na nossa cidade e acompanhando de perto toda a nossa rede”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

lmprensa Recife