quarta-feira, 23 de junho de 2021

Assai capacita colaboradores

 

O Programa Trainee de Operações do Assaí Atacadista chega a sua 11ª edição em 2021. Promovido pela companhia desde 2012, o projeto é exclusivo para os funcionários da empresa e visa oferecer aos participantes oportunidades para fortalecer suas habilidades técnicas, conhecimento do negócio e de competências de liderança, essenciais aos desafios da posição de liderança.

Por meio da iniciativa, a empresa consegue desenvolver colaboradores para que possam atuar como subgerentes nas lojas no curto e médio prazo. “Acreditamos que, ao invés de trazer pessoas de fora para as vagas gerenciais, podemos investir na capacitação daqueles que já estão no dia a dia do Assaí para que possam ocupar esses postos”, diz Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí. Até a edição de 2020, foram 401 funcionários aprovados pelo programa de trainee de operações, que se tornaram subgerentes de lojas.

É o exemplo de Klébio Paiva de Moraes, participante do programa trainee de operações de 2020 e que, em janeiro, já assumiu o posto de subgerente da unidade do Assaí em Serra Telhada (PE). “O programa de trainee é uma ótima porta de entrada para crescer na empresa”, afirma. Com 44 anos de idade, Klébio entrou na companhia em 2017 e atuou por quatro anos na unidade de Campina Grande, onde começou como operador de empilhadeira. Até chegar ao Assaí havia trabalhado em outras áreas como balconista, em frigorífico, açougue e até metalúrgica.

“Logo no início, meu gerente sugeriu que eu me inscrevesse no trainee, mas eu estava no sexto período do curso de direito e sabia que não conseguiria me dedicar da forma que eu gostaria”, explica. Ao entrar no oitavo período do curso, resolveu se inscrever no trainee. A decisão de participar do trainee foi feita em conjunto com a família, pois sabia que haveria a possibilidade de mudar para qualquer lugar do Brasil. “Conversei com minha esposa e meus filhos, porque só participaria se eles estivessem dispostos a essa mudança”, diz. Com o curso de direito concluído em dezembro. A virada de ano trouxe novidades, ele foi realocado em Serra Telhada (PE) como subgerente da unidade pelo programa trainee de operações.

Para participar do programa trainee de operações do Assaí, é preciso estar há três meses na companhia, ter disponibilidade para mudanças, ensino médio completo e não há restrição de idade. O programa possui uma detalhada trilha de desenvolvimento que inclui treinamentos práticos e teóricos online com duração de 12 meses, além de contar com ferramentas de acompanhamento e apoio de um tutor, que acompanha e orienta o trainee durante todo o seu processo de desenvolvimento.

O Assaí planeja contratar mais de 10 mil funcionários até o fim deste ano, como parte do projeto de expansão orgânica da marca que prevê a abertura de 28 novas lojas e outras 25 por ano até 2023. Os processos seletivos da companhia, que não parou durante a pandemia da covid-19, são feitos 100% de forma online.