quarta-feira, 23 de junho de 2021

Cantora Joanah Flor lança aula-espetáculo “Pernambucaninhus"

 

Divertida, lúdica e educativa, a aula-espetáculo "Pernambucaninhus", da cantora e compositora pernambucana Joanah Flor, estreia em formato virtual neste dia de São João. Às 16h desta quinta-feira (24/06), a multiartista realiza no YouTube uma exibição gratuita de um espetáculo infantojuvenil que circula entre música e contação de histórias para apresentar elementos culturais do Estado aos pequenos.

O show promove uma viagem cultural entrecortada por canções e histórias interativas. A origem de ritmos como coco, xaxado, ciranda, maracatu, frevo e caboclinho é apresentada juntamente a histórias de mestres e mestras de diversas expressões artísticas da cultura popular, como Lia de Itamaracá e Vitalino. Para Joanah, é uma forma de homenagear nossas raízes e aproximar as novas gerações do legado cultural de Pernambuco.

“Pernambucaninhus foi pensado com muito carinho, amor e orgulho pela minha terra e pela nossa cultura, que precisa ser apresentada de uma forma especial para que os pequenos possam conhecer e respeitar nossas raízes ancestrais e toda a riqueza cultural que temos aqui. Fiz com a proposta de valorizar e mostrar todo encanto, beleza, força e herança dos povos africanos e originários e tradições populares de Pernambuco”, conta Flor.

Garantindo a inclusão social com a adesão ao gênero neutro, "Pernambucaninhus", com U, foi lançado em 2017 e já circulou por Pernambuco em formato presencial. Pela primeira vez em formato virtual, o espetáculo ganha recurso de tradução simultânea em libras. Além de cantar, encenar e contar, Joanah Flor assina a direção artística e o roteiro da obra, que tem participação dos músicos Toinho Japa no violão e Rafael Peixoto na percussão.