quinta-feira, 24 de junho de 2021

Coletivo Estopô Balaio estreia Reset Nordeste, primeira parte da Trilogia da Amnésia

 

RESET NORDESTE é o novo espetáculo do Coletivo Estopô Balaio e o primeiro da Trilogia da Amnésia. A peça tem direção de Quitéria Kelly a partir de dramaturgia de Henrique Fontes e o elenco tem Ana Carolina Marinho, Anna Zêpa, Breno da Matta e Juão Nyn. A estreia é dia 24 de junho, às 20h, no Youtube da Zozima Trupe e segue até dia 4 de julho em diversos equipamentos municipais virtuais da Secretaria Municipal de Cultura. Este projeto tem o apoio da 35º edição de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

RESET NORDESTE acontece seguindo o histórico de atuação do grupo, em espaço específico de encenação, mas agora online. Foi criado um sistema interativo no site coletivoestopobalaio.com.br em que os espectadores poderão assistir DE DENTRO, imersos no sistema hackeado pelos personagens, mas também poderão ver o espetáculo DE FORA, para tanto, basta acessar as páginas dos equipamentos de cultura municipais listados abaixo.

RESET NORDESTE parte da premissa que no ano de 2032, o Nordeste some do mapa do Brasil e que, nessa distopia, quase ninguém se dá conta do sumiço.

Mazé, uma profissional de estatística, percebe e acredita que tem a mão de bandido gringo nessa tragédia. Mas como seria possível? O Nordeste teria sido afogado por inteiro? Seria um plano de dominação? A História já não guarda palavras sobre o território que sumiu. Seria um golpe? Uma ilusão coletiva? Mazé entra na dark web, na busca dessas respostas. Lá ela conhece Laura, Towe e Salda. Para descobrir, juntes eles/elas decidem hackear o sistema contra o próprio sistema.

O dispositivo do sumiço da região é um gatilho para a discussão sobre a invisibilização de diversas nações indígenas que compõem a região, sobre a naturalização de erros exploratórios e consequentemente repetidos, sobre a racialização da pessoa nordestina. Diante dos inúmeros e históricos ataques ao Nordeste, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, nascem as perguntas: até que ponto nós, enquanto sociedade, sabemos que o Nordeste é uma invenção com fins políticos, econômicos e sociais?

Reset Nordeste é uma distopia que fala de um fato antigo - a xenofobia no país e o hábito de ainda se colocar nordestinos como cidadãos de segunda categoria", conta Henrique Fontes, autor da peça.

O sumiço da região é um gatilho para a discussão sobre a invisibilização de diversas nações indígenas que compõem a região, sobre a naturalização de erros exploratórios consequentemente repetidos e sobre a racialização do nordestino. Diante dos inúmeros e históricos ataques ao Nordeste e aos nordestinos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, nascem as perguntas: até que ponto nós, enquanto sociedade, sabemos que o Nordeste é uma invenção com fins políticos, econômicos e sociais?

A diretora da montagem, Quitéria Kelly, conta que o trabalho nasce de uma proposta do grupo Carmin sobre o que há em torno da palavra Nordeste, assim como sua representação para o restante do Brasil. Ao juntar-se com membros da companhia Estopô Balaio, composta por alguns artistas nordestinos que residem em São Paulo, levantou-se essa nova perspectiva.

"No Nordeste há várias culturas apagadas, já que a região foi simbolizada por homens brancos, parte de uma elite açucareira que apagou do imaginário do povo a cultura indígena, a dos africanos que chegaram escravizados, a de judeus, entre muitas outras", conta Quitéria. A diretora adianta também que o público terá participação direta na exibição da peça, caso queira colaborar com interação proposta por meio de questionários, quizzes e criação de avatares. "Dessa forma, eles contam história junto com a gente", finaliza.

FICHA TÉCNICA

Direção: Quitéria Kelly
Dramaturgia: Henrique Fontes
Elenco: Ana Carolina Marinho, Anna Zêpa, Breno da Matta e Juão Nyn
Assistência de direção e preparação corporal: Rodrigo Silbat
Direção de arte e design gráfico: Daniel Torres Montagem de vídeo e efeitos: Aristeu Araújo Música Original: Marco França
Iluminação: Pâmola Cidrack e Diego Rocha
Arquitetura do espaço virtual interativo: João Paulo Marinho
Transmissão ao Vivo: Flávio Barollo
Coordenação de Produção: Wemerson Nunes
Produtores: David Costa, Gabi Gonçalves e Wemerson Nunes
Produção e Realização: Corpo Rastreado e Coletivo Estopô Balaio
Secretaria: Lisa Ferreira
Captação de som: Tomás Franco
Captação de imagem: Cassandra Mello
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto


SERVIÇO:

RESET NORDESTE
Dias: 24/06 a 04/07, quintas a domingos, às 20h
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 43min.

Para ASSISTIR DE DENTRO:

Reserva de ingresso no site coletivoestopobalaio.com.br (ingresso consciente)


Para ASSISTIR DE FORA:

24/06 - 20h | ZÓZIMA TRUPE_ PLAY BUS



25/06 - 20h | COOPERATIVA DE ARTISTAS (Filhas da Dita)



26/06 - 20h | TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO



27/06 - 20h | TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO



01/07 - 20h | CASA DE CULTURA DE SÃO MIGUEL - ANTÔNIO MARCOS



02/07 - 20h | CASA DE CULTURA ITAIM PAULISTA



03/07 - 20h | CENTRO CULTURAL PENHA



04/07 - 20h | CENTRO CULTURAL PENHA