quarta-feira, 23 de junho de 2021

Jardins filtrantes: projeto pioneiro será apresentado em seminário na UFRPE

 

Recife terá, na foz do Riacho do Cavouco, no Parque do Caiara, uma iniciativa de tecnologia inovadora para tratamento da água poluída, os jardins filtrantes. Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água do riacho que desaguará no Rio Capibaribe. A iniciativa, projeto-piloto do Programa CITInova, coexecutado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) será um dos temas discutidos no II Seminário de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco.

A palestra da ARIES intitulada “Projeto CITinova: a implementação de Jardins Filtrantes no riacho do Cavouco” acontecerá no dia 29 de junho a partir das 19h e terá participação de Luana Alves, Arquiteta e Urbanista do Projeto CITinova; e Mariana Amazonas, representante regional da Phytorestore, empresa responsável técnica dos Jardins Filtrantes. O evento organizado pelo Núcleo de Comunicação Ambiental abordará o tema “Ecossistemas Urbanos: Desafios para o Estado de Pernambuco”.

O evento será aberto ao público com transmissão pelo canal Engenharia Ambiental_UFRPE no YouTube. Será gratuito e dará certificado para os inscritos. Inscrições através do link: www.sympla.com.br/ii-seminario-de-engenharia-ambiental-da-ufrpe__1247965

Inovadora - Essa técnica já foi a solução sustentável aplicada, inclusive, no Rio Sena. É uma estação de tratamento natural projetada como um parque ou jardim público a fim de promover a biodiversidade. Compatível com a dinâmica da cidade e com um design participativo, eles podem construir um meio natural pedagógico impactando na conscientização da população e na sua relação com o rio. A iniciativa que será implantada no Recife se encontra na fase de finalização do projeto executivo.

Serviço – ARIES apresenta projeto Jardins Filtrantes em debate na UFRPE

Data: 29/06/2021

Hora: 19h

Local: Canal Engenharia Ambiental UFRPE, no Youtube