segunda-feira, 28 de junho de 2021

Paulista lança cadastro de público LGBTI+ para facilitar na assistência e proteção à comunidade

 

Tendo como referência o mês do Orgulho LGBTI+, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista dá início nesta segunda (28) ao cadastramento público da população LGBTI+, residentes do município com objetivo de elaborar políticas, ações, assistência e proteção à essa comunidade.

O cadastramento é realizado pela primeira vez no município e acontece por meio de um formulário online, elaborado pela Diretoria da Pessoa LGBTI+ do município. Serão coletados dados demográficos, condições financeiras, situação de moradia, inserção do entrevistado em programas sociais, entre outras informações. Os dados apurados serão fundamentais para traçar o perfil sócio-econômico e entender com precisão as demandas desta população. Os dados disponibilizados serão mantidos em sigilo. Apenas órgãos responsáveis poderão ter acesso, seguindo o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Dados do IBGE de 2020 apontam que a população composta por pessoas lésbicas, gays e bissexuais autodeclaradas, representa, a média de 10%, não estão incluídas as pessoas trans, dentre outras nuances de gênero e sexualidade. Os números apontam para quase 22 milhões de pessoas LGBT no Brasil. Essa estimativa indica um número maior, quando se soma as identidades não catalogadas.

Diretora da Pessoa LGBTI+ do município, Karla Augusta ressalta a importância do cadastramento para essa comunidade no município. “A produção da informação com base nos dados coletados fornecerá subsídios para o planejamento contínuo e dinâmico de políticas públicas condizentes com as necessidades informacionais da população LGBTI+ do município do Paulista, e consequentemente impactará socialmente no seu empoderamento e inclusão social.

Os dados servirão também para inclusão desse público em programas sociais, possibilitando a gestão municipal a pautar políticas públicas no combate ao preconceito e principalmente no planejamento de ações que visam a melhoria da qualidade de vida, a qualificação profissional e a saúde”, destaca a diretora.

Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. A data é mais um momento de conscientização sobre a importância do respeito a cada grupo da comunidade: lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

Link para o cadastro


lmprensa Paulista PE