terça-feira, 22 de outubro de 2019

Museu Murillo LaGreca reagenda oficina de análise de imagens

A oficina "Por uma pedagogia do olhar: dissecando as imagens", oferecida pelo Museu Murillo La Greca, mudou de data. Inicialmente marcada para ocorrer entre os dias 21 e 25 de outubro, a atividade foi remarcada para ocorrer de 4 a 8 de novembro, no horário das 14h às 17h.

A atividade busca analisar discursos visuais historicamente construídos e que ainda estão presentes no imaginário coletivo, sob a forma de estereótipos. A oficina será conduzida por Karla Fagundes e Kayo Ferreira, fotógrafos da exposição “Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada”, que se encontra em cartaz no Murillo La Greca.

Serão discutidos os percursos da imagem e os eixos de representação e representatividade, a fim de estimular a ruptura de parâmetros imagéticos euroamericanos, como forma de descolonizar do olhar.

Os interessados em participar da oficina como pagantes devem entrar em contato pelo e-mail: karla.hist@gmail.com . O valor do curso é R$ 60 pelos quatro dias. Certificado ao final do curso.

O curso disponibilizará quatro bolsas com inscrições até o dia 18/10, feitas via formulário, sendo posteriormente liberadas mediante análise do educativo do museu. Link para seleção de bolsistas: https://forms.gle/fbJ3VrADzrv3eNLY6

Karla Fagundes - Historiadora, fotógrafa e realizadora audiovisual afroindígena. Seu trabalho fortalece e cria inciativas ligadas ao cinema, cultura negra, ameríndia e periférica. Sua última produção fílmica foi premiada na 7ª edição do Festival Etnográfico do Recife (2016), Prêmio Menção Honrosa 13° Mundo de Mulheres e 11° Fazendo Gênero (Florianópolis, 2017), Exibido no 14º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe (Uruguai, 2017).

Kayo Ferreira - Desde 2014, tem um trabalho fotográfico dentro dos terreiros de Candomblé e Jurema. Foi fotógrafo de três edições da Marcha da Capoeira Zumbi dos Palmares e da Rede de Povos Tradicionais. Em janeiro de 2018, foi convidado pelo Instituto Ecoar para Cidadania, para facilitar uma oficina de fotografia, mais a montagem da exposição fotográfica, através de um fundo da CPRH nas cidades de Paulista e Cabo de Santo Agostinho, pelo projeto Águas, Biodiversidade e Floresta.

Serviço

Oficina "Por uma pedagogia do olhar: dissecando as imagens"

Carga horária: 12 horas

Datas e horário: 4 a 8 de novembro, das 14h às 17h

Museu Murillo La Greca

Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Mais informações: educativommlg@gmail.com



Imprensa Recife

SDA discute desafios da agroindústria familiar em audiência na Alepe

Audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (22), discutiu os desafios da agroindústria familiar no Estado. Presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, destacou as diretrizes da Secretaria para fortalecer a agricultura familiar, uma das prioridades da pasta.

Segundo o secretário, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) está formatando um programa que pretende integrar as diversas ações voltadas à agricultura familiar. “Esse plano prevê identificação e catalogação das cadeias produtivas e dos produtos da agricultura familiar, desenvolvimento de marcas coletivas, deixando de lado essa questão das marcas individuais; divulgação dos produtos da agricultura familiar e criação de um selo de identificação da agricultura familiar em Pernambuco”, destacou Dilson.

A audiência contou com as presenças de representantes de agroindústrias já estabelecidas no Estado. Edilson Barbosa, da agroindústria Normandia, em Caruaru, que compreende uma unidade de beneficiamento de tubérculos, uma de cortes de carnes e uma terceira de pães e bolos, destacou a importância do beneficiamento da produção para agregação de valor aos produtos e melhoria da renda de agricultores e agricultoras. Opinião compartilhada por Nitalmo Leite, da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Vale do Ipanema (Coopanema), que está em fase de conclusão de sua usina de beneficiamento de leite e derivados. Hoje, a Coopanema tem uma distribuição diária de 12 mil litros de leite.

Além do secretário Dilson Peixoto, estiveram presentes no evento o presidente do IPA, Odacy Amorim; os secretários-executivos de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves; e de Gestão, Diego Pessoa; além da equipe técnica das instituições.

Entre os deputados, participaram da audiência o presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, Doriel Barros; a deputada Dulcicleide Amorim, que propôs a realização da audiência pública; o líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento; e os deputados Antônio Fernando e Gustavo Gouveia.

Ao final da audiência, foram encaminhadas algumas sugestões dos parlamentares, como a criação de um programa estadual de apoio à agroindústria familiar e a realização de um levantamento e o cadastramento das agroindústrias familiares existentes no Estado.

Imprensa SDA PE

SJDH promove formação para equipes técnicas de PPCAAMs

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) com o objetivo de capacitar os técnicos do Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM) dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas realizará na quarta-feira (23) e quinta-feira (24) uma formação sobre procedimentos de segurança. Os dois dias de encontros acontecerão no auditório da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), localizada na Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro, das 9h às 17h.

A capacitação será ministrada por Flávia Mundim, consultora de segurança e inteligência da Coordenação Geral do PPCAAM e por Rita Abreu, que compõe o Núcleo Técnico Federal do programa. Durante a formação serão abordados assuntos sobre: metodologia do programa com a ótica na segurança, inteligência e contra inteligência, matriz de análise de riscos, dentre outros.

“Precisamos sempre estar engajados nas pautas e atualizações de métodos e procedimentos pertinentes às políticas públicas na área de proteção a pessoas, com atenção especial no que diz respeito às crianças e aos adolescentes ameaçados de morte, difundindo conhecimentos, ideias e práticas entre os estados. Isso é fundamental para que possamos avançar nesta área”, relata o secretário executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa. 


Imprensa SJDH PE











Governo do Estado já recolheu 489 toneladas de óleo no litoral pernambucano


No esforço contínuo para reduzir os impactos ambientais e econômicos causados a partir da chegada das manchas de óleo ao litoral pernambucano, o Governo do Estado mantém o efetivo de 400 pessoas trabalhando nas praias dos municípios atingidos. Até o momento, já foram recolhidas 489 toneladas de resíduos de petróleo. A maior concentração das manchas está sendo registrada, atualmente, na praia de Itapuama (Cabo de Santo Agostinho), com vestígios recolhidos pelas equipes na praia do Xaréu, além da Ilha da Cocaia, próximo ao Porto de Suape.

Não foi observada a chegada de novas manchas de óleo nos estuários dos rios nesta terça-feira (22). Mesmo assim, técnicos da CPRH continuaram monitorando a foz dos rios Persinunga (São José da Coroa Grande), Una (Barreiros), Formoso (Tamandaré), Massangana (Cabo de Santo Agostinho), Maracaípe (Ipojuca), Sirinhaém (Sirinhaém) e Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes).

Ocorrências de manchas de óleo foram registradas nas praias dos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Todo o material recolhido pelas equipes está sendo acondicionado em caixas estacionárias, distribuídas nas cidades atingidas. Duas empresas de gerenciamento de resíduos perigosos estão em operação de coleta e transporte, encaminhando os produtos para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Pernambuco, localizado em Igarassu.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Compesa, Suape e Corpo de Bombeiros e CPRH, fez a distribuição de 2.926 pares de botas, 9.843 pares de luvas, 16.173 mil máscaras, 3.528 sacos plásticos resistentes e 5.500 sacos de ráfia, 7.565 bags e mil rolos de manta absorvente para os voluntários e equipes do Governo, além de 1.333 tambores e bombonas plásticas.

Nessa operação são utilizados três helicópteros, 10 embarcações e 30 viaturas trabalhando na instalação de bóias de contenção nos estuários, remoção do óleo coletado para aterro sanitário, recolhimento de manchas ainda em alto mar e nas praias, distribuição de EPIs e sobrevoos diários para localização de óleo no mar. Também são empregados 17 caminhões, 14 caixas estacionárias distribuídas nos municípios litorâneos para acondicionamento temporário do óleo e cinco tratores.

Técnicos do Porto do Recife estão executando o monitoramento em alto mar. Mais de nove mil metros de mantas absorventes, cerca de três mil metros de barreiras e quatro barcos foram disponibilizados pela empresa. A força-tarefa para o trabalho de coleta do petróleo tem atuado em expedientes de 10 a 12 horas seguidas.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

#AGenteLimpa [9] Salve Maracaípe limpando a praia

O vídeo a seguir é do Instagram @salvemaracaipe:


O amor tem sabor de paçoca


Sob o sol escaldante do Recife, Rute e Niedson passam entre os carros na Avenida Agamenon Magalhães, assim como outros ambulantes, na hora do sinal fechado. Mas o produto deles, além da paçoca, é o objetivo de arrecadar dinheiro para se casarem. Os jovens são do bairro de Água Fria e em três meses, arrecadaram R$ 3 mil. Eles também conseguiram o espaço para a cerimônia, através da doação de uma igreja. O casamento não é só feito de momentos felizes, mas principalmente de muita união e luta. Rute e Niedson ainda não casaram, mas sabem o valor de uma vida a dois, com muito companheirismo e sabor de paçoca.

#AGenteLimpa [7] Bairro da Várzea entra na campanha


O Instagram Várzea oficial
está à frente dessa campanha!

Siga lá!