sábado, 1 de abril de 2023

Prefeitura de Belo Jardim inaugura calçadão cultural e abre exposição em vagões ferroviários


A Prefeitura de Belo Jardim encerrou o mês de março com uma ação importante que fomenta a cultura e o turismo e que resgata parte da história do município: a inauguração do Calçadão Cultural Ivanildo Ridomarques de Souza, na antiga estação ferroviária. O local abriga a Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, o Espaço Cidadão Empreendedor, o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho e os vagões ferroviários. A solenidade também contou com a abertura da exposição "Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco" da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) dentro dos vagões.

A proposta do calçadão cultural é ter um espaço público onde ações de cultura como shows, oficinas e demais apresentações culturais possam ser realizadas pela população belo-jardinense. O secretário de Cultura, Victor Maciel, comenta que o local é estratégico pela sua localização e pelo resgate histórico. "Aqui é o coração de Belo Jardim e foi a porta de entrada da cidade durante muitos anos quando a locomotiva funcionava. Ter esse espaço resgatado com a disposição desses vagões, do calçadão e do memorial, é resgatar a história da estação ferroviária", declarou.

A Secretaria de Cultura reformou o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho, local que compõe um acervo com peças e fotografias que contam a história de Belo Jardim. George Barros, servidor público municipal, estava no local prestigiando o espaço e as melhorias realizadas e afirmou que " o espaço está muito bonito, muito organizado. Eu nasci e me criei aqui perto da estação, com o senhor Nelson Ramalho dentro dos trens... Fico feliz por ver o espaço resgatado".

O calçadão homenageia o fotógrafo, escritor e memorialista Ivanildo  Ridomarques de Souza (in memoriam). Ele teve como mestre o ferroviário Nelson Ramalho, que lhe ensinou a escrever o seu nome. Ivanildo também realizou diversas exposições fotográficas de resgate histórico do passado belo-jardinense, assim como fez parte da Abla – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes.  Por ter uma história de contribuição à favor de Belo Jardim no ramo cultural, a homenagem se faz justa.

O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, esteve no evento e foi homenageado. Foi por meio dele e por articulações políticas, que Belo Jardim recebeu a doação dos vagões ferroviários. Em seu discurso, ele afirmou que está feliz por ver o bom uso que a Prefeitura Municipal fez com a doação dos vagões. "Esse trem espaço-cultural foi uma ideia belíssima. A ferrovia em Belo Jardim teve um papel importante. Esses vagões aqui dispostos resgatam essa vivência para o povo. Parabenizo o prefeito Gilvandro Estrela e demais envolvidos por está iniciativa", pontuou José Marques.

O prefeito Gilvandro Estrela comemora a entrega de mais um espaço de cultura, turismo e lazer ao povo de Belo Jardim. "Há dois anos, esse lugar estava totalmente abandonado, sendo até mesmo local para crimes. Hoje, com o trabalho de pessoas do bem e que amam Belo Jardim, podemos ver tudo isso aqui restaurado; a praça, o memorial, a estação ferroviária e agora, com esses vagões que representam uma parte importante da história do nosso município. Agradeço a todos vocês que me deram esse voto de confiança. E para valorizar ainda mais esse local, vamos fazer o calçamento desta avenida aqui ao lado", finalizou.

*Exposição:* A exposição"Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco”, está exposta no interior dos vagões busca apresentar um pouco da história do transporte sobre trilhos que modificou paisagens e vidas no Estado, ampliando o acesso de pessoas e mercadorias no trânsito em diferentes rotas entre o litoral e o sertão. A exposição é da Fundarpe e aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 19h.

Imprensa Belo Jardim 

Saiba como os Anglicanos celebram no Recife a Semana Santa e Páscoa


A *Semana Santa*, para os cristãos, é uma celebração que ocorre durante a semana que antecede o *Domingo de Páscoa*. Momento de lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
 
A *Semana Santa* começa com o *Domingo de Ramos*, que, segundo a Bíblia, marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Durante uma semana, os cristãos participam de várias cerimônias, incluindo a *Celebração de Lava-pés* e a *Instituição da Eucaristia*, na *quinta-feira santa (18h)*. 

_“É a memória do dia em que Jesus instituiu a Celebração da Ceia Cristã, baseada no cumprimento da profecia da Páscoa Judaica”,_ informa o *Pastor e Reitor da Paróquia Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, Reverendo Geison Vasconcellos*. Já o momento do lava-pés: _“expressa a humildade de que devemos servir uns aos outros”,_ revela o *Reverendo*. 

O ápice da *Semana Santa* é a *celebração da Sexta-feira Santa*, quando os cristãos lembram da morte de Jesus Cristo na cruz. Essa é uma data de grande introspecção e reflexão para os fiéis.

Neste dia ocorre o *Ofício da Cruz (18h)*, sendo uma cerimônia litúrgica realizada por muitos cristãos, especialmente das Igrejas católicas, anglicanas e ortodoxas. 

O *Ofício da Cruz* é uma celebração solene e emocionante, que lembra aos fiéis o sofrimento e a morte de Jesus na cruz.

Essa é uma data de grande introspecção e reflexão, em que os cristãos são convidados a meditar sobre a importância do sofrimento de Jesus em suas vidas.

Na *Igreja Anglicana* é uma vigília com um momento de reflexão sobre as *7 últimas Palavras na Cruz*, com tempo de louvor e oração.

No *Sábado Santo* não há solenidade na *Igreja Anglicana*, pois é considerado o *Sábado do Silêncio*. _“É o dia que houve silêncio no mundo pela morte de Jesus”,_ esclarece *Reverendo Geison Vasconcellos.* 

As solenidades terminam no *Domingo de Páscoa*, que celebra a *Ressurreição de Jesus Cristo*, *às 06h da manhã*. É uma data de alegria e renovação da esperança para os cristãos, que acreditam que Jesus venceu a morte e abriu o caminho para a vida eterna.
_“Celebramos a volta da esperança, vitória da vida sobre a morte”,_ vibra o *pastor*. 
Já às *18h* será encenado o *Auto de Páscoa*, realizado pelo grupo de artes e louvor da *Igreja Anglicana*, inclusive com a participação das crianças da comunidade.

Todas as celebrações são abertas ao público, uma média de 200 pessoas deverão participar, por dia, das atividades, que serão realizadas por voluntários da *Igreja Anglicana*, bem como pelos ministros e ministras da *Diocese do Recife*. A junta paroquial solicita, se possível, doação de alimentos para o *Projeto Casa da Vila*, braço social da Igreja. _“Páscoa é doação, momento de acolher pessoas em suas necessidades”,_ finaliza o *Reverendo Geison Vasconcellos*. 

*HISTÓRICO* – A Igreja Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, faz parte da *Diocese do Recife*, que tem como *Bispo e Primaz da província brasileira, Dom Miguel Uchôa*. O anglicanismo é um ramo histórico e reformado da Igreja. Os *Anglicanos* têm suas raízes na Grã-Bretanha, onde se situa a Inglaterra, cuja região central é denominada de Anglia, a terra dos anglos. A *Diocese do Recife* foi acolhida por províncias anglicanas de todo o mundo como parte da *FCA – Fellowship of Confessing Anglicans* –, um movimento e propõe renovação e realinhamento na *Comunhão Anglicana*, procurando manter a fidelidade à Palavra de Deus, e fala pela maioria dos anglicanos do mundo inteiro, cerca de *85 milhões de pessoas.*

*SERVIÇO:*

*Igreja Anglicana*
Rua Alfredo de Medeiros, 60, Espinheiro

*Programação: Celebração da Semana Santa*

• Domingo, 02.04, às 10h e 17h – Domingo de Ramos
• Quinta-feira, 06.04, 20h - Instituição da Eucaristia e Lava-pés
• Sexta-feira, 07.04, 18h - Ofício: 7 Palavras da Cruz
• Domingo, 09.04, 06h - Celebração da Ressureição
• Domingo, 09.04, 10h - Celebração da Páscoa
• Domingo, 09.04, 18h - Auto da Páscoa

Zuera e futebol à parte, Ivan Moraes tem razão


 

Seminário sobre Mulheres e Poder na Cidade Universitária

Pedro Campos defende, no PAA , prioridade às pessoas com deficiência e idosos, além do estímulo à produção orgânica


BRASÍLIA - Na última semana, Pedro Campos, protocolou, na Câmara Federal, duas emendas ao texto da Medida Provisória n•1166/2023, que irá recriar o Programa de Aquisição de Alimentos. 

“O PAA é um programa fundamental no combate à fome em nosso país. O nosso mandato está junto nessa luta e por isso acrescentamos duas sugestões ao texto enviado pelo governo Lula. A primeira visa garantir a inclusão de destinação prioritária dos produtos adquiridos pelo PAA  às pessoas com deficiência e idosos, medida importante para garantir a segurança alimentar e nutricional desses grupos populacionais vulneráveis”, pondera.

A segunda sugestão encaminhada pelo parlamentar visa estimular os produtores orgânicos. “A produção orgânica traz benefícios para a saúde e para o meio ambiente. É preciso criar mecanismos para aumentar e remunerar adequadamente a participação dos orgânicos. Sugerimos a criação de um bônus destinado a produtores certificados, para balizar os aumentos de custos produtivos e ampliar a oferta desses produtos”, pondera. 

A iniciativa deve impulsionar a ampliação anual da compra de produtos orgânicos, que é uma das metas previstas no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), em vigor desde 2016. No âmbito do PAA, o plano tinha o objetivo de garantir, até 2019, que pelo menos 5% dos recursos aplicados anualmente pelo programa fossem para alimentos orgânicos, da sociobiodiversidade e de base agroecológica.

“As compras governamentais de produtos orgânicos irão estimular que os agricultores a convertam a produção de convencional para orgânica, além da bonificação dos orgânicos no programa e a melhor remuneração dos produtores”, avalia o deputado.

André Leandro representará Pernambuco na maior feira católica da América Latina, a ExpoCatólica


Nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de maio, será realizada a ExpoCatólica, no Pro Magno Centro de Eventos, localizado na cidade de São Paulo (SP). Trata-se de uma feira internacional de produtos e serviços para igrejas e para o turismo religioso. O evento é a maior vitrine do segmento e, representando Pernambuco, contará com a presença do fotógrafo André Leandro, especialista na técnica Fine Art (fotografias produzidas para impressão de quadros). 

André possui uma coleção de fotografias de Arte Sacra que será exibida durante a exposição. Seu acervo tem cerca de 3 mil fotos de igrejas do Brasil e do exterior. O expositor, apaixonado por fotografia e pelo Fine Art, já visitou cerca de 20 países. 

"Fico muito feliz de estar podendo transformar uma grande paixão em obras de arte e participar de um evento tão importante como esse que é a ExpoCatólica", afirmou André. 

A ExpoCatólica é a maior feira católica da América Latina. Na sua última edição, contou com aproximadamente 25 mil visitantes.