quarta-feira, 21 de agosto de 2019
Troca de experiências vai marcar o Quinta Cultural de agosto
O evento vai acontecer no Empório Villa Granno e vai celebrar o mês do folclore através da apresentação de danças, mini palestras e contação de histórias como as lendas urbanas que assombraram o Recife nos anos 1970. A festa começa às 15 horas e vai homenagear a cantora Cilene Araújo e o radialista Jota Ferreira.Na programação ainda tem ciranda, coco de roda e maracatu.
Uma das atrações será a apresentação do moçambicano Tsumbe Mussundza (foto). O artista vai mostrar um número musical com o instrumento de percussão Balafon. Tsumbe se define como um brincante da arte e da vida, do povo Sena, nascido em Beira,Moçambique. Sua trajetória artístico-pedagógica ultrapassa fronteiras,sendo o homem de todos os lados, sua identidade se cria numa teia de influências, que começam com a própria mãe, passam pelo contato com as danças do chão de Moçambique e se integram com suas experiências em Pernambuco, Brasil. Partindo de todas as suas vivências, ele chega à sua concepção de dança, em que a liberdade do movimento e a reflexão sobre o corpo são fundamentais para expressar a Grande Dança.
O artista é autor de Gule Wankulu- Ancestralidades e Memórias. O livro é uma ode à sua mãe Maliya, anciã em Moçambique que, aos olhos do autor, possui duas mãos: a da vida e a da morte, em uma relação de ancestralidades e memórias com a dança Gule Wankulu: uma dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. No livro, Tsumbe atualiza questões que habitam seu corpo em um cruzamento entre as experiências de sua vida e as urgências do contexto sócio-afetivo-político, e o faz trazendo não somente informações, concepções e conceituações pertinentes mas, principalmente, inserindo o leitor em uma experiência real . É uma vivência "descolonial" no tratamento do tema na dança.Durante o evento, o escritor vai estar autografando a obra.
Com informações da jornalista Ana Menezes
Serviço
Quinta Cultural do Empório Villa Granno, rua Amaro Bezerra, 445 bairro do Derby.
29/08/2019 - 15 horas - Entrada gratuita
Monólogo tem apresentações gratuitas em Jaboatão dos Guararapes
O Cine Teatro Samuel Campelo, no Centro de Jaboatão, vai receber a próxima temporada do espetáculo “Pasú – Caminho das Dúvidas”. O monólogo da Nóiz Produz terá apresentação nos dias 24, 25 e 31/08 e no 1º de setembro, às 17h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria dos teatros com uma hora de antecedência.
Com incentivo do Banco do Nordeste, o espetáculo mostra um aprendiz de samurai que treina a mente e o corpo até a exaustão para se tornar um grande guerreiro. O treinamento exaustivo deixa o personagem inquieto, transportando-o para o lugar da dúvida. O monólogo, que faz a ponte entre a atmosfera épica do Japão feudal e a cultura do sucesso dos dias atuais, surgiu de laboratórios cênicos que ganharam toques da cultura oriental com a direção de Álcio Lins. Navegando por conflitos que fazem parte da vida do adulto jovem da contemporaneidade, o espetáculo mergulha em sensações que vão do medo ao sonho, da angústia à esperança. A classificação é para quem possui acima de 12 anos.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço – “Pasu – Caminho das dúvidas”
Data: 24, 25 e 31/08 e 1º de setembro
Horário: 17h
Entrada: gratuita (ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência)
Local: Cine Teatro Samuel Campelo (Praça Nossa Senhora do Rosário, 510, no Centro de Jaboatão)
Informações: 3462.5340
Auditoria interna foi tema de palestra da ECI/SCGE
A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 21, palestra sobre a “Atividade de assessoria e consultoria pela auditoria interna”. Direcionado especialmente para servidores da SCGE, o conteúdo foi proferido por Paulo Marcelo Santana Barbosa, titular da Auditoria Interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
Em sua explanação, Paulo detalhou as atividades de assessoria e consultoria desempenhadas pela auditoria interna governamental, instrumentos, de acordo com ele, indispensáveis aos gestores públicos para o alcance e a otimização do valor público gerado pelas operações das organizações. Ainda segundo Paulo, a implementação, sem a definição de diretrizes, pode comprometer a autonomia técnica e a objetividade dos trabalhos de avaliação. O evento foi realizado no auditório da SCGE, bairro do Espinheiro, no Recife.
PARCERIAS – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a Escola conta com o apoio de várias instituições. São elas: Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município do Recife, Polícia Civil de Pernambuco, Escola Fazendária (Esafaz) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da ECI, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área qualificação governamental.
Imprensa SCGE PE
Procon-PE fiscaliza óticas no Centro do Recife
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, realizou na manhã de hoje (21.08), fiscalizações em óticas do Centro do Recife. Quatro estabelecimentos foram autuados por descumprir o Código de Defesa do Consumidor. Todas as óticas funcionam no Edifício Independência, localizado na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista.
Os estabelecimentos estavam com produtos sem preços, sem Código de Defesa do Consumido (CDC) e uma delas estava vendendo produto para limpar lentes sem as informações de fabricação e data de validade. Para o secretário Pedro Eurico as fiscalizações neste primeiro momento são pedagógicas, "mas as empresas que persistirem nas irregularidades serão punidas, conforme prevê a lei". "A ação visa garantir que o direito do consumidor seja respeitado" acrescenta o gestor.
As denúncias que chegaram ao órgão pontuam que alguns estabelecimentos, no Centro do Recife, estariam realizando práticas ilegais como consultas médicas e oferecimento de empréstimos.“Vamos dar o prazo de 48 horas para os estabelecimentos se regularizarem”, disse a gerente de fiscalização do Procon, Danyelle Sena.
Imprensa Procon PE
Caso o consumidor queira fazer denúncia basta ligar para o 0800.282.1512. Lembrando que as óticas não podem oferecer atividades clandestinas e estranhas a sua atividade fim, que é vender óculos.
CTTU implanta vagas de Zona Azul no bairro do Derby
Com o intuito de garantir a rotatividade das vagas de estacionamento disponibilizadas no espaço público, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará novas vagas de Zona Azul no bairro do Derby, na área central da cidade. A partir da próxima segunda-feira (26), cerca de 230 vagas rotativas serão regulamentadas com o tempo de 5 horas de permanência. As vagas serão distribuídas nas duas vias da Praça do Derby, que vão da via local da Avenida Governador Agamenon Magalhães até a Rua Jener de Souza. As ruas Barão de Goiana, Baixa Verde e Feliciano Gomes também serão contempladas.
Das 230 vagas de estacionamento rotativo, 5% serão destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiência, atendendo as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As vagas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Para regulamentar a ação, a CTTU irá implantar de toda a sinalização horizontal e vertical das vias envolvidas.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, ressalta que a iniciativa contribui para a melhoria da mobilidade na área, onda há grande procura de estacionamentos. “É importante destacar espaços para vagas de Zona Azul no entorno da Praça do Derby porque é uma área de grande movimentação comercial e de interesse público. A CTTU tem implantado os estacionamentos rotativos para que os cidadãos possam realizar suas atividades, estacionando os carros em locais adequados sem comprometer a segurança viária do cidadão”, diz.
ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. A ativação das vagas podem ser realizadas por meio do aplicativo Zona Azul Digital, ou pelos pontos de vendas físicos existentes na cidade. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.
Imprensa Recife
Ninguém solta a mão da AMUNAM
Na manhã desta quarta-feira (21/08) a Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – AMUNAM, lançou uma campanha virtual para gravação do 3º CD, do Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, em comemoração aos 15 anos de resistência na Cultura Popular. A campanha tem o valor mínimo e único de R$30,00 e cada pessoa que doar para a mesma receberá um CD. Se alguém quiser doar mais do que valor mínimo também pode doar mais vezes.
História - Fundado pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata- AMUNAM em 8 de Março de 2004 o Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno é símbolo da resistência das mulheres nazarenas , que ousaram romper barreiras e conquistar espaço na Cultura Popular.
Sonho- Em comemoração aos 15 anos, gostaríamos de lançar o 3º CD “Maracatu Coração Nazareno - 15 anos de Resistência na Cultura Popular” que trás nos versos temas como o Empoderamento Feminino e Enfrentamento a Violência Doméstica, com lançamento previsto para o final de Novembro.
Apoio dos Amantes da Cultura Popular Brasileira- No final do mês de maio deste ano conseguimos gravar em estúdio as faixas que compõem o CD, mas não tivemos condições de prensar e encapar os CD’s, visto que a AMUNAM é uma entidade sem fins lucrativos, sobrevive de projetos e doações. Atualmente não existe nenhum projeto que apoie a gravação, apesar de há anos , vimos tentamos gravar o CD’s por meio de projeto.
Por isso precisamos do seu apoio para realizar esse sonho, de registrar os versos que mantém a história do Maracatu Coração Nazareno vivo, e discutir temas tão atuais e importantes para a sociedade. Então colabore com essa ação, pois você estará mantendo vivo a Cultura Popular Brasileira e fortalecendo o protagonismo da Mulher na Cultura Popular ( Maracatu Rural) !
Para contribuir com a ação basta doar através do link : https://www.catarse.me/maracatu_coracao_nazareno_15_anos_de_resistencia_na_cultura_7e4d?ref=ctrse_explore_pgsearch&fbclid=IwAR3cq6f1fvLmNJSDCvGu0zHSafSAEj-c9M6SuIEwMIapeP-t-x_1cpnA47U .
Serviço
Campanha para realização do 3º CD do Maracatu Feminino Coração Nazareno
Dúvidas: (81) 3633-1008
Compesa deve instalar sistema de esgoto em Bezerros
Em breve, a cidade de Bezerros, no Agreste Central, receberá uma obra de esgotamento sanitário projetada pelo Governo do Estado para levar mais qualidade de vida à população e que contribuirá diretamente para a recuperação e despoluição da bacia hidrográfica do Rio Ipojuca. Bezerros, distante 107 quilômetros de Recife, é um dos grandes centros urbanos que cresceram a partir do Rio Ipojuca e será a quinta cidade a receber investimentos por meio desse grande programa para implantação de serviços de coleta e tratamento de esgoto. Antes de iniciar a obra, que deve ter a ordem de serviço assinada nos próximos dias, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza um trabalho social, de porta em porta, para esclarecer os benefícios e fases de implantação do empreendimento, que só na primeira etapa receberá o investimento de R$ 44 milhões, recursos do Governo de Pernambuco e financiados junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
As visitas já foram iniciadas para os moradores dos bairros de São Pedro, São Sebastião, Cruzeiro e Centro, áreas que serão contempladas com a primeira etapa da obra, e o trabalho social será realizado durante todo o período de execução do empreendimento, previsto para durar 18 meses, a partir da ordem de serviço. A Compesa pontua que a população está sendo abordada por profissionais devidamente uniformizados e identificados com crachá. “Esse é mais um passo importante para o saneamento das cidades que estão inseridas na bacia do Rio Ipojuca, o que vai representar um ganho imensurável para o meio ambiente. Com essa primeira etapa do sistema concluída, a Compesa passará a se responsabilizar pela coleta e tratamento do esgoto de 35% da cidade de Bezerros, cidade que integra o polo têxtil de Pernambuco e guarda importantes tradições culturais do nosso Estado”, informa a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
A obra prevê a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (sistema de bombeamento) e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a implantação de 45 quilômetros de rede coletora. Os terrenos que abrigarão a ETE e a estação elevatória estão localizados no Distrito Industrial da cidade e no bairro do Cruzeiro, respectivamente. A companhia informa que essas áreas para a construção das unidades já estão em processo de doação, que tramita na Câmara de Vereadores de Bezerros.
Cuco, a linguagem dos bebês
A CAIXA Cultural Recife recebe, nos dias 24 e 25 de agosto, o último espetáculo da terceira temporada consecutiva do projeto Pintando o 7. A programação contou com apresentações entre os dias 10 e 25 de agosto de 2019, sempre aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 11h, e com workshops gratuitos aos domingos, das 14h às 16h.
No último fim de semana, encerrando a temporada, o Pintando o 7 apresenta o espetáculo Cuco, a linguagem dos bebês no teatro, inspirado no universo da primeira infância, ou seja, indicado para crianças com até 3 anos, o espetáculo propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação, mesmo na condição de espectadores junto aos seus pais.
O projeto Pintando o 7 é uma realização da {Fervo} Projetos Culturais, sob a curadoria de Iris Macedo, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Todos os espetáculos são de classificação livre e têm os preços acessíveis e fixos de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Recife sempre a partir das sextas-feiras da semana em que o espetáculo acontece.
Workshops – Além dos espetáculos, o Pintando o 7 oferece ao público a oportunidade de participar deworkshops artísticos gratuitos mediante prévia inscrição através do e-mail info@fervoprojetos.com. Inscrições a partir do dia 06 de agosto para todas as oficinas. Dados necessários: Nome da oficina, responsável pela criança, nome da criança, idade da criança, e-mail do responsável, telefone do responsável e redes sociais.
O último workshop da temporada é o Sensibilização para o teatro de animação, que acontece no dia 25 de agosto, das 14h às 16h, para crianças a partir dos 7 anos e para seus pais ou responsáveis. Comandado por Mario de Ballentti, a oficina tem o objetivo de possibilitar a experimentação da criação artística através de estímulos musicais e usando um material expressivo, que é o jornal, como instrumento para explorar o imaginário.
Serviço:
Pintando o 7 – Espetáculo “Cuco, a linguagem dos bebês no teatro” - Cia Caixa do Elefante (RS)
Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Datas: 24 e 25 de agosto de 2019
Horários: sábado às 16h e domingo às 11h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia para casos previstos em lei e clientes CAIXA)
Bilheteria: a partir das 9h do dia 23 de agosto (sexta-feira)
Duração: 60 min
Classificação: livre
Capacidade: 24 lugares (adultos acompanhados de bebês)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [18]
O Edmário é de Igarassu, PE e faz um trabalho pela cultura de paz. Agora, ele faz um apelo para uma viagem à Espanha a fim de receber o título de embaixador da paz. O link da Vakinha é esse aqui: http://vaka.me/665946
Segue o depoimento do Edmário:
Olá, desenvolvo um “trabalho civil e voluntário” pela Cultura de Paz em Igarassu - PE desde 2000. E por essa jornada recebi de uma associação europeia o título de Embaixador da Paz, cuja Cerimônia de posse será em Madri, Espanha em dez/2019. Com Respeito e Diálogo transformamos o mundo. Peço, então, sua ajuda para o custeio da viagem. Muita Paz!
#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [17]
Esse jovem é o Matheus, de Guaratinguetá, SP, que está batalhando para estudar em Paris, na França. Seu pai, o Sr. Osvaldo, está desempregado e faz um apelo para ajudar seu filho. O link da Vakinha é esse aqui: http://vaka.me/576244
Segue o depoimento do Sr. Osvaldo:
Apelo de um pai que está desempregado e busca realizar o sonho do filho. Matheus é estudante de engenharia de materiais na UNESP Guaratinguetá – SP. Na metade do ano passado, alcançou o seu maior sonho que poderia conseguir na faculdade, intercâmbio de duplo diploma em Paris. Após um árduo processo seletivo, foi um dos primeiros a ser aceito na melhor escola de química da Europa: a Chimie ParisTech, um centro de excelência em pesquisa e ensino, na qual importantes nomes passaram por lá como Jacques Bergier e o próprio dono da L'Oréal.
Entretanto, devido à corte de gastos na educação superior não conseguiu uma bolsa de auxílio financeiro.Eu não tenho como arcar com os gastos referentes a transporte, moradia e alimentação no exterior pois estou desempregado. Assim, venho encarecidamente pedir a sua ajuda a fim de alcançar meu objetivo e meu filho vivenciar esta oportunidade única . Peço encarecidamente sua ajuda seja por meio de doações ou em compartilhamentos desta causa! Todos juntos podemos alcançar a quantia necessária para seus estudos! Se conseguirmos sensibilizar 2000 pessoas e cada uma delas doar R$50,00 alcançaremos à vitória!!
#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [16]
A JAMDS é uma ONG do Rio de Janeiro de apoio a portadores de deficiência física e auditiva. Segue o link da Vakinha: http://vaka.me/673203
Leia o depoimento de Elza Maciel:
Leia o depoimento de Elza Maciel:
A JAMDS (Jurema Amor Nas Mãos Para Surdos e Deficientes) é uma instituição sem fins lucrativas, ajuda governamental ou cobrança de taxas ou mensalidade.Fica na rua Demerval Da Silva Perreira S/N ,Conjunto Urucânia ,Paciência. Zona Oeste do Rio de Janeiro.. Facebook -JUREMA AMOR NAS MÃOS.
A JAMDS conta com a colaboração de um grupo de voluntários para tocar as oficinas de informatica,reforço escolar ,jiu-jitsu, artesanato,libras,informatica e atendimentos psicológico ,fonoaudiológico e com doações da comunidade. doações.
Esse trabalho já foi reconhecido pela população carioca ,a JAMDS foi a vencedora da primeira edição do 'PREMIO EXTRAORDINÁRIO" promovido pelo jornal O EXTRA com votação popular no ano de 2016 .
Com isto,foi escolhida para participar do quadro " um Por Todos e Todos Por Um",do "Caldeirão do HUCK".Foi construída uma sede em um terreno doado pelo governo do Estado. Até então ,a Instituição funcionava precariamente dentro da casa da D.jurema Duarte.
Com a atual situação do país,as pessoas da comunidade não estão mais conseguindo ajudar e faltou dinheiro para pagar luz,telefone que foram cortados pelas companhias.
Quem puder ajudar a JAMDS a não fechar as portas através dessa vaquinha ,vai estar ajudando um monte de adultos e crianças com deficiência ou não.porque como a demanda foi grande, hoje é aberta para quem procura.
#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [15]
A Niedja é técnica de Enfermagem e mora em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Após um acidente de carro, sua família está aperriada por causa de dívidas. O link da Vakinha é esse aqui: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/mensalidades-atrasadas-niedja-lima-melo
Segue o depoimento da Niedja é esse aqui:
Sou técnica em enfermagem. O que me fizeram afundar nas dívidas foi um acidente que sofremos com nosso carro, graças a Deus sem vítimas, mas as nossas dívidas viraram bola de neve. Inclusive desde março q não consigo pagar a escola da minha filha. Estou sem dormir com essas dívidas.
Assinar:
Postagens (Atom)