quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Troca de experiências vai marcar o Quinta Cultural de agosto

O evento vai acontecer no Empório Villa Granno e vai celebrar o mês do folclore através da apresentação de danças, mini palestras e contação de histórias como as lendas urbanas que assombraram o Recife nos anos 1970. A festa começa às 15 horas e vai homenagear a cantora Cilene Araújo e o radialista Jota Ferreira.Na programação ainda tem ciranda, coco de roda e maracatu.


Uma das atrações será a apresentação do moçambicano Tsumbe Mussundza (foto). O artista vai mostrar um número musical com o instrumento de percussão Balafon. Tsumbe se define como um brincante da arte e da vida, do povo Sena, nascido em Beira,Moçambique. Sua trajetória artístico-pedagógica ultrapassa fronteiras,sendo o homem de todos os lados, sua identidade se cria numa teia de influências, que começam com a própria mãe, passam pelo contato com as danças do chão de Moçambique e se integram com suas experiências em Pernambuco, Brasil. Partindo de todas as suas vivências, ele chega à sua concepção de dança, em que a liberdade do movimento e a reflexão sobre o corpo são fundamentais para expressar a Grande Dança.

O artista é autor de Gule Wankulu- Ancestralidades e Memórias. O livro é uma ode à sua mãe Maliya, anciã em Moçambique que, aos olhos do autor, possui duas mãos: a da vida e a da morte, em uma relação de ancestralidades e memórias com a dança Gule Wankulu: uma dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. No livro, Tsumbe atualiza questões que habitam seu corpo em um cruzamento entre as experiências de sua vida e as urgências do contexto sócio-afetivo-político, e o faz trazendo não somente informações, concepções e conceituações pertinentes mas, principalmente, inserindo o leitor em uma experiência real . É uma vivência "descolonial" no tratamento do tema na dança.Durante o evento, o escritor vai estar autografando a obra.

Com informações da jornalista Ana Menezes


Serviço

Quinta Cultural do Empório Villa Granno, rua Amaro Bezerra, 445 bairro do Derby. 

29/08/2019 - 15 horas - Entrada gratuita