terça-feira, 20 de junho de 2023
Câmara aprova regime de urgência para a Lei Luiz Gonzaga
Pedro Campos: “As obras da Transnordestina serão reiniciadas em 2024”
No Paulista, UBS Maranguape I A e B passa por requalificação
Goiana divulga programação de São João e São Pedro 2023
Arraial Deixa Falar promove quatro dias de festa em Casa Amarela
Defesa Civil de Caruaru segue monitorando espaço aéreo no período junino
Etapa de matemática do Enem Action prepara estudantes para o exame de 2023
Rodrigo Pinheiro dá posse aos primeiros aprovados do maior Concurso Público da história de Caruaru
Substituição de lâmpadas na BR-232 segue em Gravatá
Senac Pernambuco oferece vagas de emprego para instrutores de cursos no ramo PET
Secretaria de Saúde de Caruaru promove capacitação para dentistas e auxiliares sobre anemia falciforme
Romero Albuquerque apresenta PL para criar Conselho Tutelar Animal
Prefeitura de Caruaru abre edição de concurso público para vaga de contador
Vereador Jorge Quintino visa melhorar inclusão de pessoas com deficiência nas escolas
Shows de forró com Felipe Amorim e Geraldinho Lins em Igarassu
Nutricionista orienta sobre alimentação no período junino
Festas juninas reacendem preocupação com fogos de artifício
Paulista inicia requalificação dos banheiros da feira livre do Centro da cidade
Funcionamento do Instituto Ricardo Brennand neste São João
Meio Ambiente de Paulista resgata bicho-preguiça
Na manhã desta terça-feira (20.06), um bicho-preguiça (Bradypus variegatus) foi resgatado pela equipe de técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA). O animal, que se encontrava na área do complexo industrial da InBetta, localizado às margens da PE-22, foi levado para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), no bairro da Guabiraba, no Recife.
Segundo a bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Santos, o bicho-preguiça habita desde a América Central até a América do Sul e é um animal solitário. “Esta espécie passa quase toda a vida sozinha, alimentam-se principalmente de folhas e tem uma baixa temperatura corporal podendo ser avistada geralmente tomando banho de sol para regular a temperatura corporal. Uma das principais características desse animal são seus movimentos lentos, isso o torna muito suscetível às ações de predadores e a intervenções antrópicas”, disse a servidora.
Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate, é preciso entrar em contato pelo número de telefone (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.
Imprensa Paulista PE
Beto Hortis é atração especial da semana de São João do Camará Shopping
Beto Hortis possui uma história íntima com a música, tendo trilhado um caminho de sucesso ao longo de sua carreira. Ele teve a honra de ser sanfoneiro de grandes nomes do forró, como Jorge de Altinho e Eliane, reconhecida como a rainha do Forró. Aos 22 anos de idade, recebeu o convite para integrar a Banda Magníficos, o que o colocou em destaque no cenário musical nordestino até hoje.
Sua versatilidade e talento o levaram a gravar e produzir DVDs com esses artistas consagrados, demonstrando sua habilidade como músico e produtor. Tais habilidades estarão no palco junto com ele e seu repertório que contará com releituras de clássicos que marcaram sua trajetória musical.
O show acontecerá na Praça de Alimentação do Camará Shopping, no piso L3, onde os visitantes do terão a oportunidade de se encantar com as melodias animadas interpretadas por Beto Hortis.
Alunos atípicos de escola no Alto do Monte ganham sala especializada
A sala é mais uma etapa do esforço da Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, em ampliar a inclusão de alunos atípicos na Rede Municipal. “Muito nos alegra poder entregar mais uma sala que vai ajudar não só os alunos daqui dessa escola mas também de outras escolas. Não tínhamos uma escola com tempo integral em Olinda e hoje temos seis nesse formato”, ressaltou o prefeito, Professor Lupércio.
Karen Benício, mãe de um aluno atendido no AEE, agradeceu ao corpo docente da escola pelo acolhimento e empenho no desenvolvimento de seu filho, Adriano. "Sou muito grata pelo que todos têm feito por ele. Fomos muito bem acolhidos. Quando ele chegou aqui não falava nem interagia com outras crianças e hoje já está evoluindo na socialização", contou.
A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, ressaltou a importância do atendimento especializado e o trabalho da gestão em fazer esse serviço chegar ao máximo de crianças possível. “Sabemos que essa sala é muito importante para o desenvolvimento dessas crianças atípicas e, por orientação do prefeito, que é sensível a essa demanda, estamos ampliando o atendimento para que outras mães se sintam tão agradecidas quanto a mãe de Adriano”, pontuou.
Edilene também agradeceu à secretária da Fazenda e da Administração, Mirella Almeida, que, no planejamento orçamentário, tem dedicado atenção especial para as políticas públicas educacionais. Mirella lembrou os números, com mais de 20 salas de atendimento especializado em escolas municipais. "Sempre fico emocionada quando entregamos essas salas de atendimento especializado porque a gente sabe o tamanho da dedicação de quem trabalha aqui. E o que nos move é ver que o serviço público, tantas vezes desacreditado, tem colocado como prioridade a educação inclusiva, o olhar para a família atípica", ressaltou.
A Escola Dom João Crisóstomo funciona em regime integral desde 2019 para 238 alunos dos anos iniciais (1º ao 5º), com todas as salas climatizadas.
Prefeitura de Paulista realiza entrega de milhos nas escolas
Abimael Santos faz denúncia mostrando os carros abandonados do IPA na cidade de Caruaru
Defesa Civil do Paulista divulga orientações sobre o período de chuvas
Colégio Militar do Recife recebe medalha de prata em Olimpíada de conhecimentos
Alunos do Colégio Militar do Recife conquistaram a medalha de prata na Genius Olympiad, considerada a maior Feira Internacional de Sustentabilidade do mundo para alunos do Ensino Básico, que ocorreu entre os dias 12 e 16 de junho, no Rochester Institute of Technology, em Nova York, nos Estados Unidos.
Orientados pela professora de geografia Maria Goretti, os alunos Marcus Matheus e Renato Timóteo, ambos do 3° Ano do Ensino Médio, apresentaram o projeto "Uso da fibra de paina como substrato de ilhas flutuantes filtrantes" e conquistaram o segundo lugar no evento.
O projeto consiste na utilização da fibra da planta paina, oriunda das paineiras, como substrato de ilhas flutuantes filtrantes, com foco principal na despoluição das águas de rios e lagos.
A professora Maria Goretti revelou que ela e os alunos trabalham juntos no projeto desde 2019 e que foram melhorando os processos da iniciativa ao longo dos anos.
“A concepção surgiu nas Feiras de Ciências que ocorrem no Colégio Militar do Recife, há três anos, quando eu sugeri que os alunos fizessem algo com a paina, que é uma planta muito parecida com o algodão, muito utilizada na Indonésia, mas que no Brasil a gente vê mais nos coletes salva-vidas. As ilhas flutuantes para despoluição já existem aqui, porém, a inovação do nosso projeto é utilizar nessas ilhas a paina, que é natural, biodegradável, barata e que purifica a água e absorve óleos, contribuindo para a melhoria das condições de vida da sociedade”, explicou a professora.
O projeto "Uso da fibra de paina como substrato de ilhas flutuantes filtrantes" já recebeu mais de dez prêmios em feiras nacionais. No entanto, o “passaporte” para participar de um evento internacional veio após os alunos conquistarem o Primeiro Lugar Geral na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), ocorrida em Santa Catarina, em 2022. O principal lugar no pódio da FEBIC fez com que o trabalho dos alunos recebesse a credencial para participar da Genius Olympiad.
“A Genius Olympiad só aceita projetos com credencial e esse é mais um motivo de orgulho. Nosso projeto já foi testado e teve sucesso, porque para validar o projeto a gente tem que confirmar que ele tem resultado. Já aplicamos no lago da Universidade Federal de Pernambuco e fizemos muitos testes laboratoriais em aquários”, acrescentou a orientadora.
O Brasil foi representado na Genius Olympiad por 15 projetos, sendo um deles o do Colégio Militar do Recife, que também representou o Sistema Colégio Militar do Brasil na competição.
O aluno Marcus Matheus ressaltou que sua participação no evento foi de grande importância para a sua vida pessoal e estudantil.
“Foi fundamental para termos um novo contato com pesquisas científicas e contato com outras pessoas de diferentes culturas, além de ter uma noção do que a gente vai enfrentar na Universidade. Na vida acadêmica, acrescentou muito porque aprendemos a fazer relatórios, elaborar projetos, diário de bordo, fazer banner, vídeos, edição, apresentar em inglês. Uma experiência que enriquece qualquer estudante”, pontuou Marcus Matheus, que ainda fez questão de acrescentar todas as vantagens de seu trabalho.
“O enfoque é melhorar a qualidade da água no nosso país, que se encontra em estado crítico. Sabemos que 93% dos rios e canais brasileiros estão em degradação. Fizemos um produto simples, fácil de ser aplicado e que consegue ajudar a resolver essa problemática, por ser um projeto economicamente viável e de baixo custo”, enfatizou Marcus.
Orgulhoso de sua conquista, o aluno Renato Timóteo revelou que tem tido a oportunidade de desenvolver diferentes habilidades por conta desse trabalho.
“O projeto vem me ajudando também em diferentes áreas. Na etapa da Genius Olympiad, que durou uma semana, pude sentir o dia a dia de um universitário, pude trocar muitas experiências e vi uma realidade totalmente diferente dos países, principalmente na forma como fazem ciência em outros lugares do mundo”, contou Renato.
A oportunidade que Renato teve de participar de um grande evento internacional, segundo ele, só foi viabilizada por ele fazer parte do Sistema Colégio Militar do Brasil.
“Estava até comentando com o Marcus Matheus que estar no Sistema Colégio Militar do Brasil foi crucial para que chegássemos onde chegamos. Quando falamos em Feiras dessa grandiosidade, sabemos que só instituições de excelência conseguem enviar representantes. Se eu não fosse do Sistema, a minha realidade seria estudar em outra escola pública, mas, com certeza, não teria essa oportunidade”, contou Renato.
E, como uma forma de incentivo, Renato fez questão de aconselhar que os alunos aproveitem toda a estrutura dos Colégios Militares, participando das atividades extraclasses e absorvendo os conhecimentos dos professores.
“Digo para os alunos que eles devem aproveitar o que o Sistema nos oferece, além das disciplinas em sala de aula. Aproveitar toda a estrutura, o saber dos professores, frequentar os grêmios, os clubes, até encontrarem o que realmente se identificam. Aí é só dar o seu melhor que o Sistema vai nos apoiar sempre”, acrescentou Renato.
Encontre um colégio militar próximo de você e saiba como ingressar.
Próximos passos
De acordo com a orientadora Maria Goretti, o próximo passo do projeto é fazer uma oficina com representantes de algumas comunidades do Recife, para que eles apliquem as ilhas flutuantes de paina para despoluir canais e lagos da região.
“A gente estabeleceu uma parceria com a ONG Sempre Viva, para que as comunidades do Recife possam se beneficiar desse projeto. A ideia é ensinar aos moradores como montar as ilhas para que possam aplicar nos canais das comunidades, que, geralmente, são poluídos com lixos e esgotos. Essa é a etapa final que a gente programou”, explicou Goretti.
Imprensa Exército
Vereadora Carol Gonçalves realiza audiência pública sobre a Lei Paulo Gustavo, em Toritama
Ceratocone: maior causa de transplantes de córnea atinge principalmente adolescentes
Arraiá Junino da Assaí
QGDI atualiza a marca e agora é Casa Orange
Saúde de Paulista realiza triagem de pacientes para realizar cirurgias de fimose
Homens que necessitem de cirurgias para fimose que morem no município do Paulista poderão participar de uma triagem realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. A ação faz parte da primeira fase do programa estadual ‘CUIDA PE’ e a seleção vai até esta quarta-feira (21.06).
Os interessados devem ser maiores de 15 anos e possuir encaminhamento do médico da unidade de saúde de atendimento para o procedimento de postectomia.
Para garantir o serviço, é preciso comparecer à sede do órgão municipal, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Brasil Prefeito Pinho Alves, 222, munidos de fotocópias da identidade, cartão SUS, e comprovante de residência.
Imprensa Paulista PE