quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Projeto ENTRE TELAS

 

Eis que paramos, mais uma vez, para ouvir, ver e sentir o mundo pela TELA do pequeno aparelho. E, essa ação toma conta de boa parte das nossas horas... Nós, do Grupo São Gens de Teatro, Cansamos de brigar com as TELAS e decidimos fazer delas nosso espaço de criação. É isso mesmo, vamos nos expressar ENTRE TELAS. O palco agora é meu quarto, sua sala, nossa casa, meu ventilador, o banheiro dela, a rua sem saneamento dele, enfim, o dialogo vai ser batido entre a Tela do nosso celular e a Tela dos nossos(as) seguidores (as).


A arte tem esse poder de criar redes. E agora navegamos nessa nova experiência.

ENTRE TELAS é um experimento cênico, em vídeo, proposto pelo Grupo São Gens de Teatro. Através dele, somos provocados (as) a nos expressarmos por meio das telas dos nossos celulares, dando vazão as felicidades e angústias, vivenciadas durante o isolamento social, além de dialogar com as noticias e temas político-sociais que nos chegam pela Tela do celular. Composto por 10 episódios de até 5 minutos, que serão veiculados na pagina do Instagram @gruposaogens. O experimento traz em cada episódio um integrante que assume o protagonismo da criação, aguçando a individualidade criativa de cada membro(a) do grupo, demonstrando os diferentes contextos de isolamento enfrentado por cada um/uma e as diferentes narrativas que lhes atravessam.


ENTRE TELAS conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc. Fiquem atentes que hoje sai o primeiro episódio. E toda semana será liberado um episódio.

Comissão de Ética Pública Estadual elabora Regimento Interno

 

Empossados pelo governador Paulo Câmara, em dezembro de 2020, os integrantes da Comissão de Ética Pública Estadual (CEP) trabalham, dentre uma série de outras deliberações, na análise e aprovação do Regimento Interno. Tendo como presidente a advogada Clarissa Freitas Rodrigues de Lima Carvalho, o grupo tem se encontrado, periodicamente, em reuniões virtuais coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), sempre com a participação do secretário-executivo da pasta, Filipe Castro.

A Comissão faz parte do Sistema de Gestão de Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, criado a partir do Decreto Estadual nº 46.853/2018. Vinculada diretamente ao governador Paulo Câmara, a CEP tem o papel de orientar e apoiar as comissões de ética das entidades e órgãos do Poder Executivo estadual e, ainda, sensibilizar gestores para a relevância do tema.

Além de Clarissa, fazem parte da Comissão, Lêucio Lemos Filho, procurador aposentado do município do Recife; Edil Batista Júnior, procurador do Banco Central do Brasil (BACEN); Clodoaldo Magalhães Oliveira Lyra, deputado estadual; Antônio César Caúla Reis, procurador da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE); Rebeca Lins Simões de Oliveira, professora da Universidade de Pernambuco (UPE); e Rafael Figueiredo, procurador-geral do município do Recife e procurador da PGE-PE.

lmprensa SCGE PE

Universidades e Estados debatem ações de combate à Covid-19

 

Amanhã, a partir das 19h30 nos canas das redes socas do Projeto Mandacaru, acontece uma conversa sobre dois projetos de universidades federais do Nordeste que já estão gerando resultados no combate à COVID-19. Os links estão a seguir:





As parcerias entre diversos atores da sociedade têm sido amplamente empregadas para trazer inovação e subsidiar a gestão pública na tomada de decisões sobre o enfrentamento da COVID-19. 

Em particular, universidades federais e governos estaduais e municipais construíram diversas ações colaborativas com o objetivo de maximizar os escassos recursos existentes no sistema de saúde e agilizar a transferência e aplicação de conhecimentos e tecnologias ainda em desenvolvimento na academia.

A modelagem matemática e estatística é uma das metodologias utilizadas nas parcerias para explicar e prever o comportamento da COVID-19 e gerar informações qualificadas. Nesta live apresentaremos como isto ocorre em duas parcerias:

1) Parceria técnico-científica entre Prefeitura de Maragogi e UFAL: Desde maio de 2020 uma parceria técnico-científica foi estabelecida entre o Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL (LED-UFAL) e a prefeitura de Maragogi-AL para desenvolver ferramentas científicas e computacionais que pudessem auxiliar o município a gerir a crise da pandemia de covid-19. 

Nesta colaboração, diversas ações foram realizadas: monitoramento de feira livre através de imagens de drone, implementação de software de gestão da crise, treinamento de agentes de saúde para rastreamento de casos, caracterização da extensão da primeira onda no município. Um desdobramento desta iniciativa em 2021 pretende monitorar a iminente reabertura de aulas presenciais nas escolas municipais através questionários, encaminhamento de suspeitos sintomáticos para atendimento médico e testagem aleatória periódica de indivíduos assintomáticos.

2) Parceria técnico-científica entre o Governo do Estado da Paraíba e UFPB: A Pesquisa Continuar Cuidando, fruto de ação colaborativa entre o governo do Estado da Paraíba e o Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB, é uma pesquisa sorológica com o objetivo de estimar a prevalência da COVID-19 no estado. Além de estimativas consolidadas, também serão apresentadas estimativas desagregadas segundo variáveis de interesse do governo do Estado da Paraíba.

Apresentadores:

Sérgio Henrique Albuquerque Lira (Foto)

Doutorado em Física pela UFPE na área de Fluidos Complexos com estágio na Universitat de Barcelona (2014). Pós-doutorado na área de Física aplicada à Biologia no Institut Curie (2018).

Professor Adjunto do Instituto de Física da UFAL onde atua como pesquisador no Programa de Pós-Graduação. Membro atuante do Subcomitê de Matemática Estocástica do C4NE e voluntário do Grupo de Análises e Modelagem Matemática do Projeto Mandacaru.

Hemílio Fernandes Campos Coelho

Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Bacharel em Estatística também pela Universidade Federal de Pernambuco (2004).

Professor Associado I, Departamento de Estatística da UFPB. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde da UFPB.


Mediadora

Adriana Maricato
Jornalista e Mestre em Comunicação Social
Especialista em Políticas Públicas, facilitadora no Projeto Mandacaru

Viabilizando Sonhos Culturais: uma capacitação em projetos culturais

 

Um Projeto da Liga Criativa, da produtora Eliz Galvão (Foto) e conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco irá oportunizar a classe artística pernambucana 04 formações sobre o novo Edital do Funcultura Geral 2020/2021, voltada para artistas e produtores(as) culturais das quatro macrorregiões de Pernambuco.

A oficina “Viabilizando Sonhos Culturais” se propõe a apresentar as mudanças no Edital do Funcultura e explanar sobre o preenchimento correto do formulário de inscrição e seus anexos. Durante os três dias de formação, os participantes terão acesso a informações desde a inscrição/renovação do CPC até aos tópicos que precisam ser preenchidos na nova ficha técnica financeira.

Serão 04 turmas (uma para cada macrorregião). Uma das formações contará com Intérprete de Libras e garantia de vagas para artistas e produtores com deficiência auditiva; para alcançar este público, materiais de divulgação como vídeo teaser e formulário adaptado em Libras serão produzidos pela empresa VouSer Acessibilidade,  que será responsável pela execução das ações de acessibilidade do projeto.

A formação atenderá um público de 25 pessoas por turma, totalizando a participação de 100 agentes culturais. Será conferido certificado de participação a quem cumprir a carga horária total da oficina.

As inscrições estão sendo feitas através de link no instagram da Liga Criativa (@LigaCriativa) e as aulas acontecerão através da plataforma Jitsi Meet. Lembrando que não é preciso experiência prévia em elaboração de projetos, a proposta da oficina é justamente oportunizar o acesso à informação as pessoas sem experiência nesta área.

Confere a agenda de realização das oficinas:

Turma Sertão: 16,17 e 18/02 de 14 às 16:30h

Turma Agreste: 23,24 e 25/02 de 14 às 16:30h

Turma Zona da Mata: 09,10 e 11/03 de 14 às 16:30h

Turma RMR: 16,17 e 18/03 de 14 às 16:30h


Maiores informações: liga@ligacriativa.com.br


Covid-19: Saúde dos trabalhadores da linha de frente em debate do Projeto Mandacaru

 



O Projeto Mandacaru convida, no dia 23 de fevereiro, às 19h, a coordenadora geral do projeto @saudedotrabalhador_covid19, Thaís Máximo, para uma live no Instagram @projmandacaru sobre “A saúde dos trabalhadores da saúde e a covid-19”. Thaís Máximo vai tratar sobre condições de trabalho, saúde e segurança dos(as) profissionais atuantes no combate à covid-19, trabalhadores(as) de diferentes níveis de formação que vêm enfrentando situações diversas, sobretudo de sofrimento psíquico e insegurança, agravadas pelo contexto da pandemia.

A mediação será feita por Marcus Carvalho, um dos coordenadores de tecnologia da informação do @saudedotrabalhador_covid19 e voluntário do @projmandacaru, no subgrupo 9 (modelagem matemática e medidas de enfrentamento à covid-19), que também trará contribuições a respeito do trabalho de mapeamento que vem realizando.

A pesquisa é financiada pelo @cnpq_oficial, @minsaude e @MCTIC e deve ser respondida até 28 de fevereiro por quem está trabalhando ou trabalhou junto ao SUS no enfrentamento à covid-19 em unidades públicas de saúde em qualquer estado do Nordeste. O questionário do Estudo I está disponível no link: http://bit.ly/estudo01-saudedotrabalhadoreacovid.