quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Xegamiga entrega o Selo de Responsabilidade ao Município de Gravatá

Hoje foi um marco especial no enfrentamento à violência contra as mulheres! Thereza Valença, diretora executiva do Instituto Xegamiga, e Daniela Melo, fundadora do projeto, estiveram em Gravatá para entregar o Selo de Responsabilidade Social à Secretaria do Município, representada pelo secretária Esther Gomes. Essa ação inaugura um projeto transformador: o cadastramento e capacitação de salões de beleza como multiplicadores de ações afirmativas de enfrentamento à violência de gênero.



No mesmo dia, visitamos dois estabelecimentos parceiros que fazem a diferença:

- O Caldinho da Serra, da empresária Renata Santana, um espaço liderado por mulheres, incluindo mulheres da terceira idade, que têm contribuído incansavelmente na luta contra a desigualdade e pela inserção produtiva.

- Outro salão participante que também fará parte desse grande movimento.


Essas capacitações são só o começo de um esforço que se estenderá para outros setores, criando um forte cordão de promoção da dignidade humana. A parceria assinada pelo prefeito Joselito Gomes reforça o compromisso de Gravatá com a igualdade e os direitos humanos.


 Juntos, o Instituto XegaAmiga e Gravatá estão mostrando que transformação social é possível quando há união e propósito!



Rotas para o turismo e Festival Gastronômico são prioridades do trade para o Litoral Norte em 2025


A Associação do Trade de Turismo do Litoral Norte de Pernambuco promoveu, nesta quarta-feira (27/11), uma reunião com toda a diretoria. O encontro aconteceu no Restaurante Fi Du Lunga, na Rua do Sol, na Praça do Fortim, Carmo, em Olinda.

Os integrantes da instituição terão como prioridade para 2025 a criação de roteiros nos turismos náutico, religioso e gastronômico para trabalhar com agências de viagens.

Outra proposta é a realização de um Festival Gastronômico para movimentar toda a região Norte.

No encontro, foi debatida também a formalização de investimento por parte do Banco do Nordeste, que tem R$ 800 milhões em caixa para projetos no turismo.

Entidades da sociedade civil se colocam em favor da "escola laica e contra a discriminação de credo e religião"


Quase 70 instituições, entidades sindicais, acadêmicas, movimentos sociais, partidos políticos e parlamentares redigiram e divulgaram a "Carta em Defesa da Escola Laica e Contra a Discriminação de Credo e Religião". Trata-se de um manifesto em favor da laicidade do Estado Brasileiro e dos espaços públicos, incluindo das escolas públicas.

"Em um país com um dos maiores quantitativos populacionais do mundo, formado a partir da influência de povos tão diversos, a laicidade do Estado é, antes de tudo, uma garantia democrática. Nesse contexto, a educação toma contornos fundamentais para a promoção de uma sociedade que compreenda a multiplicidade das formas de expressão religiosa no país, sem privilegiar nenhuma religião ou manifestação de credo no espaço educativo", diz a carta.

O texto também presta solidariedade ao Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), instituição sindical, que foi acusada por parlamentares e lideranças de ultra-direita de tentar proibir a reunião de estudantes, quando na verdade, segundo o próprio Sindicato já registrou em diversas oportunidades, a entidade participava de uma audiência convocada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre "o ensino religioso sob a perspectiva do Estado Laico".

As entidades também criticam os parlamentares de ultra-direita de "generalizar" eventos isolados para "desqualificar a escola pública". Para as entidades que assinam a carta, ocorrências como brigas ou atividades que não dizem respeito ao ambiente escolar, não são regra, mas sim, exceções que ocorrem de forma isolada e que são tratadas de forma pedagógica pelas escolas,  o que não traduz o ambiente cotidiano da escola.


*Carta em defesa da escola laica e contra a discriminação de credo e religião*

A Constituição Federal prevê a laicidade do Estado Brasileiro. Isso garante que as instituições públicas não devem pautar suas atividades sob o prisma da religião, muito menos atuar com o intuito de privilegiar determinado credo. A Carta Fundamental do nosso país busca possibilitar a diversidade de crenças, promovendo um ambiente plural e inclusivo para o povo brasileiro. Em um país com um dos maiores quantitativos populacionais do mundo e formado a partir da influência de povos tão diversos, a laicidade do Estado é, antes de tudo, uma garantia democrática. Nesse contexto, a educação toma contornos fundamentais para a promoção de uma sociedade que compreenda a multiplicidade das formas de expressão religiosa no país, sem privilegiar nenhuma religião ou manifestação de credo no espaço educativo.

Um ambiente educacional democrático deve ser promotor da diversidade cultural, ideológica, artística, religiosa, a partir dos parâmetros contidos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/1996), na BNCC (Base Nacional Curricular Comum, 2018) e no currículo que rege a educação estadual.

No estado democrático de direito, a administração pública deve ser regida pelos princípios legais e constitucionais da legalidade, impessoalidade, entre outros. Assim como a escola pública não pode favorecer partidos políticos nem campanhas eleitorais, não pode favorecer e abrigar nenhum templo religioso.

O ambiente educacional deve proporcionar um espaço de discussão crítica, no qual o conjunto de estudantes seja capaz de compreender e refletir sobre a pluralidade dos temas, inclusive aqueles concernentes à pluralidade religiosa. Esta conduta não deve se confundir, de maneira alguma, com proselitismo religioso, que restringe o debate a uma doutrina específica, exclui perspectivas dissonantes e, ao invés de promover um espaço acolhedor, gera conflitos e tensões no ambiente escolar.

É por acreditarmos em uma educação crítica, inclusiva, fundada na garantia de um Estado Laico, que nos solidarizamos ao SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco) e repudiamos os ataques de uma parcela conservadora do Legislativo deste estado, que, numa tentativa de ofuscar o debate sobre o que está garantido pela Constituição Federal do Brasil, cria uma tensão que busca impor a perspectiva de uma religião e nega o direito individual de crenças e religiosidade.

Por fim, ressaltamos que são os parlamentares de ultradireita que difamam as estudantes e os estudantes da Rede Estadual de Pernambuco, utilizando-se de casos isolados, generalizam e desqualificam a escola pública. A política praticada por estes deputados não soluciona os problemas reais que impossibilitam uma educação de qualidade como: merenda saudável, climatização, infraestrutura das unidades e valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores. Desaprovamos a violenta estigmatização contra a juventude no Estado de Pernambuco.

Continuaremos vigilantes e combativos na luta por uma educação de qualidade socialmente referenciada para todas as pessoas!



Assinam esta Carta:

- CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação 
- CUT – Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pernambuco
- ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da BahiaA
- CTP – Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- ADUFERPE – Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Ágora Espírita
- ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação 
- Articulação AIDS de Pernambuco
- Cátedra Paulo Freire-UFPE
- Centro das Mulheres do Cabo
- Coletivo Estudantil Futuro em AçãoColetivo Manguezal
- Coven Wicca RMR – Grupo Wicca da Região Metropolitana do Recife
- CPLP-SE Confederação Sindical Educação dos Países de Língua Portuguesa
- CRB4 – Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região
- Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas
- Deputada Estadual de Pernambuco Dani Portela (Psol)
- Deputada Estadual de Pernambuco Rosa Amorim (PT)
- Deputado Estadual de Pernambuco João Paulo (PT)
- Favela pelo Bem FEE-PE – Fórum Estadual de Educação de Pernambuco
- FNPE – Fórum Nacional Popular de Educação
- FETRAB – Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia
- Fórum de Mulheres de Pernambuco
- Fórum de Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco
- Fórum Interreligioso de Pernambuco 
- GESTOS – Soropositividade, Comunicação e Gênero 
- Grêmio Estudantil Geração Consciente
- Grito dos Excluídos e Excluídas - Recife-PE
- MNCP/PE – Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas-PE
- Movimento LGBT Leões do Norte
- Movimento Nós na Criação Abya Yala – Núcleo Nós na Criação Recife
- MST – Movimento Sem Terra Regional Itaparica
- MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos 
- NEIMFA – Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis
- Núcleo Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE
- Padre Marcelo Barros
- Para Todos-PE – Coletivo Para Todos Pastor Josias Vieira Kaeté
- Pastoral Social da Diocese de Floresta
- PT - Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Camaragibe
- PT - Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Petrolândia
- PT - Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras – Olinda
- PSOL - Partido Socialismo e Liberdade – PE
- Rede Brasileira de Direitos Humanos-PE
- Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco
- Rede das Mulheres Negras de PernambucoRIOZEN Brasil
- RNP+PE - Rede Nacional das Pessoas que vivem com HIV e AIDS Núcleo Pernambuco
- SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
- SETED-PT – Setorial de Educação do Partido dos trabalhadores e das trabalhadoras-PE 
- SIMPERE – Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife
- SIMPMOL – Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda
- SINDPROME – Sindicato dos Professores da Rede Municipal da Escada
- SINDPRORI – Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ribeirão-PE
- SINPECON – Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal do Condado
- SINPROMG – Sindicato dos Profissionais da Educação do Município de Goiana
- SINPROJA – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes
- SINPROME – Sindicato dos Profissionais Municipais de Educação de Araçoiaba, Buenos Aires, Paudalho e Tracunhaém
- SINPEC – Sindicato dos Professores do Município do Cabo de Santo Agostinho
- SINSPI – Sindicato dos Servidores Públicos de Igarassu
- SINTEI – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ipojuca-PE
- SINTEP-PB – Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba
- SINTESJE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de São José do Egito
- PESTR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Petrolândia-PE
- UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas 
- UEP – União dos Estudantes de Pernambuco
- Uiala Mukaji Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco
- UMES – União Metropolitana das e dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco
- UNICAP – Licenciatura em Ciências da Religião
- UNICAP – Programa de Pós-graduação em Ciências da - Religião
- UniFAFIRE - Centro Universitário Frassinetti do Recife
- Vereadora do Recife Liana Cirne (PT-PE)


Foto: Péricles Chagas



 

Governadora Raquel Lyra e ministros reúnem prefeitos e visitam obra da Via Metropolitana Norte

 

Uma comitiva formada pela governadora Raquel Lyra e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), realizou uma vistoria nas obras da Via Metropolitana Norte (VMN), em Olinda, nesta quarta-feira (27). No início da manhã, a chefe do Executivo estadual reuniu os representantes do governo federal em uma reunião, no Palácio do Campo das Princesas, que também contou com a presença de prefeitos. O objetivo da visita do ministro é monitorar o andamento de todas as obras que estão sendo contempladas com recursos do Novo PAC em Pernambuco.

"O monitoramento das obras é importante porque reúne todos os atores necessários para que as obras possam acontecer. Durante a reunião, nós discutimos sobre obras de barragens, mobilidade, saúde e educação. Com essa parceria, nós conseguiremos fazer entregas de obras extremamente importantes para Pernambuco. Ainda visitamos a obra de alargamento do canal do fragoso, que é muito aguardada pela população e foi paralisada em anos anteriores. Estamos garantindo as contrapartidas necessárias do Estado em recursos financeiros e já pudemos ver resultados dessa obra nas chuvas deste ano. Agradeço a presença do ministro Rui Costa, que está liderando o Novo PAC, ao governo federal pela parceria e a todo seu time técnico, que está realizando esse monitoramento tão importante", ressaltou Raquel Lyra.

O
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que pôde verificar o andamento acelerado das obras. "Foram dois dias intensos de trabalho. Tivemos reuniões de trabalho e realizamos um balanço detalhado de todas as obras do Novo PAC em Pernambuco. Ainda tivemos uma reunião com prefeitos, para que nos ajudem na mobilização para avançar os empreendimentos. O PAC tem recursos do orçamento da União, financiados e PPP. E outras obras são realizadas com recursos aplicados pelo governo federal e pelo Estado. Então essa obra do Fragoso é um exemplo desta parceria. É uma das maiores obras do PAC no Estado por todo o seu impacto. Pude ver que está avançando em ritmo acelerado pelo empenho do governo federal, que está dando as mãos à governadora", destacou o ministro. 

A Via Metropolitana Norte, em Olinda, contempla o alargamento e revestimento do Canal do Fragoso e é realizada pela Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab). O valor total do investimento é de R$ 472 milhões, sendo R$ 123 milhões de recursos do PAC, R$ 11 milhões do FGTS e R$ 336 milhões do Governo do Estado. Quando for concluída, a via atenderá a um público de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo mais uma via de ligação entre os municípios de Paulista, Olinda e Recife, cujo traçado interliga o acesso da PE-15 à ponte do Janga (PE-001). A obra completa deve ser finalizada e entregue em dezembro de 2025.

Reunião - Pela manhã, um encontro realizado no Palácio do Campo das Princesas reuniu prefeitos de diversas regiões pernambucanas. Na ocasião, as obras do Novo PAC que acontecem nos municípios foram monitoradas pela governadora Raquel Lyra, pelo ministro Rui Costa e pela equipe da Casa Civil. A comitiva concluiu a agenda em uma visita à obra do Hospital da Criança do Recife.

Durante o encontro, os prefeitos puderam expor os seus anseios e propuseram a criação de um comitê para que se possa acompanhar o andamento das obras. “A criação do comitê será muito importante porque estaremos junto com o Governo do Estado e o governo federal, acompanhando de perto os passos que precisam ser dados pelos municípios para que essas obras comecem a rodar o quanto antes. É importante que encontros como esse sejam constantes, que de tempos em tempos a gente possa se reunir e conversar sobre os avanços dessas obras”, afirmou o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.

Participaram do encontro os ministros Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); os prefeitos João Campos (Recife), Márcia Conrado (Serra Talhada), Isabel Hacker (Rio Formoso), Galego de Nanai (Cabrobó), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Elcione Ramos (Igarassu), Fátima Borba (Cortês), Luciano Torres (Ingazeira), Emerson Vasconcelos (Poção), Célia Sales (Ipojuca), Raimundo Saraiva (Exu), Orlando José (Altinho) e Luiz Aroldo (Águas Belas).

Também estiveram presentes os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Ana Maraíza (Administração), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Érika Lacet (Controladoria-Geral), Bianca Teixeira (Procuradoria-Geral) e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional).

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Hospital da Criança do Recife contará com Centro de Diagnóstico e Imagem


O Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira (HCR), localizado no bairro de Areias, contará com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI). O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos durante visita do ministro da Casa Civil, Rui Costa, às obras da futura unidade, que atingiram 75% de avanço físico. Com investimentos de R$ 116 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife, a montagem da superestrutura – que inclui os elementos estruturais e arquitetônicos – foi totalmente concluída.


"Um equipamento dessa magnitude vai auxiliar o Recife e todos que aqui estão, porque para além do hospital, fizemos uma ampliação no funcionamento de uma CDI, onde vamos ter mais de 18 especialidades médicas e 13 consultórios, conseguindo zerar todas as filas de pediatria da cidade, com exceção da psiquiatria. (...) A gente está vendo uma ação concreta do Governo Federal de ajudar o município, de ter um diálogo federativo que é muito importante", destacou o prefeito. 


O ministro da Casa Civil também expressou a importância do novo hospital para a capital pernambucana e o Estado, reforçando a parceria com o Governo Federal. "É uma iniciativa importante, com certeza isso vai ajudar em toda a rede de assistência", assegurou. "O PAC cuidando da saúde, da vida do pernambucano e do povo brasileiro. Estamos de parceria com o município e vamos seguir, porque temos outros projetos aqui e tem muita coisa para fazer, que provavelmente nos próximos meses já estarão iniciando", garantiu.


Com uma área construída de 12 mil metros quadrados no terreno de número 121 da Avenida Recife, no bairro de Areias, o Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira (HCR) está sendo construído para ampliar o acesso de crianças e adolescentes da capital pernambucana ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo consultas, exames e cirurgias de pequeno porte.


"Era um equipamento que a gente precisava", disse Luciana Albuquerque, secretária de saúde do Recife. "Olhando para toda a nossa necessidade, para as nossas filas de pediatria, a gente construiu esse hospital especialmente para as crianças do Recife", acrescentou a gestora.


Igualmente, o Chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Guilherme Mota, comemorou o marco da construção do espaço para a cidade, que já é maior que os dois grandes hospitais em seu entorno: o Hospital do Idoso e o Hospital da Mulher. "São 12 mil metros quadrados que vão realmente contribuir para a saúde do Recife. É um marco, do ponto de vista estratégico, ter três hospitais públicos próximos. Ou seja, a gente criou nessa região uma área hospitalar para atender a população que mais precisa", falou.


Desde janeiro deste ano, cerca de 250 funcionários atuam diariamente nas obras. Após escutas realizadas junto à população pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, foi identificada a necessidade de expandir os serviços de diagnóstico, como os de imagem, além de outros procedimentos. A medida visa zerar as filas de espera para especialidades pediátricas. Também será ampliado o número de pontos de oxigênio, garantindo que, durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias haja leitos suficientes para atender a população infantojuvenil da capital. Com essas melhorias, o Hospital da Criança será entregue no primeiro semestre de 2025.


Além da conclusão parcial da superestrutura, os serviços de alvenaria, chapisco e aplicação de massa única estão em fase final, assim como a execução do contrapiso e do revestimento em vibro prensado, que é um tipo de piso antiderrapante, resistente e com alta durabilidade. Também estão em andamento os serviços de impermeabilização, aplicação de selador, instalação de porcelanatos nas paredes e pisos, além do emassamento das paredes.


Simultaneamente, estão em andamento as instalações de esquadrias e vidros para janelas e visores, além da montagem de painéis de vidro, que receberão um acabamento com aplicação de textura. Também seguem os trabalhos de instalação dos sistemas de gases medicinais, hidrossanitário, elétrico, automação, climatização e combate a incêndios. Adicionalmente, estão sendo implementadas as redes de água gelada e os dutos de climatização, que proporcionarão conforto térmico e a funcionalidade dos ambientes internos do hospital.


No bloco de serviços, já foram concluídas a estrutura, a elevação de alvenaria, a execução do chapisco e da massa única nos ambientes, além dos serviços de impermeabilização da laje de coberta. Atualmente, está em andamento a construção do piso em concreto, etapa que vai garantir a estabilidade e funcionalidade dos espaços internos.


Nos blocos anexos, as estruturas físicas da central de gases medicinais, do gás liquefeito de petróleo (GLP) e da casa de bombas foram finalizadas. Além disso, continuam em andamento a montagem e soldagem do tanque de termoacumulação do sistema de ar-condicionado, essencial para garantir a eficiência e o controle térmico dos ambientes do hospital.

*AMBULATÓRIOS ESPECIALIZADOS -* A unidade contará com 60 leitos, sendo 50 destinados à enfermaria e dez à terapia intensiva (UTI). Além disso, crianças e adolescentes terão acesso a ambulatórios especializados em diversas subespecialidades pediátricas, como ginecologia, psiquiatria e neuropediatria. A unidade também oferecerá leitos integrais de saúde mental, um Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), um Centro de Apoio ao Atendimento à Criança Vítima de Violência, e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), proporcionando um atendimento completo e multidisciplinar.

*ESTRUTURA FÍSICA -* A estrutura física da unidade hospitalar será distribuída em quatro andares, com funções específicas para cada um deles. No térreo, além de seis recepções para acolher os pacientes e seus familiares, estarão localizados os serviços ambulatoriais especializados, SADT, CEO, salas de vacinação e apoio social, farmácia e necrotério. Esta área também contará com espaços dedicados ao bem-estar e entretenimento das crianças, como playground, brinquedoteca, jardim de inverno, fraldários, lactários e banheiros.

No primeiro pavimento, estarão localizados os leitos de UTI e enfermaria. Esta área também contará com espaços de acolhimento para as famílias dos pacientes internados, visando proporcionar conforto e apoio emocional durante o período de tratamento. Além disso, será instalado um terraço-jardim, playground e espaço ecumênico, oferecendo um ambiente mais acolhedor e humanizado. O acesso a este pavimento será facilitado por meio de escadas rolantes e elevadores sociais, garantindo praticidade e acessibilidade para todos os usuários.

No segundo piso, estará concentrada a parte administrativa do hospital, incluindo um auditório para eventos e reuniões, cozinha, refeitório, depósitos, almoxarifado e vestiários para funcionários. Já no terceiro andar, será instalada a Escola Hospitalar, garantindo a continuidade da educação para as crianças e adolescentes internados, mesmo durante a hospitalização. O objetivo é assegurar que, mesmo com a impossibilidade de participar das aulas regulares, os pacientes não tenham seus estudos prejudicados.

*PAISAGISMO -* O Hospital da Criança do Recife foi projetado para contar com janelas amplas, proporcionando vistas para o ambiente externo e permitindo o aproveitamento da luz natural durante o dia. Além disso, a decoração contará com painéis de madeira, incorporando elementos e pinturas que remetem à natureza e às brincadeiras infantis. Esses detalhes visam criar um ambiente acolhedor, estimulante e reconfortante para as crianças e adolescentes.

No estacionamento, o paisagismo foi planejado para proporcionar conforto térmico aos usuários. Além das vagas para veículos, a área contará com espaços de abrigo e convivência, onde serão incluídos elementos como balanços e piões mexicanos. Eles não apenas servirão como sombreiros, garantindo proteção contra o sol, mas também funcionarão como brinquedos para as crianças.

*Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife*

Kari Santos, vereadora eleita do Recife, participou de protesto na CCJ contra a PEC que proíbe o aborto


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi ocupada, na manhã desta quarta-feira (27), por mulheres parlamentares mulheres de todo o Brasil em protesto contra a PEC 164, que proíbe o aborto, mesmo em casos legais como o estupro.

A vereadora eleita do Recife, Kari Santos, ocupou a CCJ junto com dezenas de mulheres que lutam contra a Proposta: “Essa é a PEC do estupro, da violência contra a mulher. É a PEC que vai de encontro ao direito à vida das mulheres. Imaginem uma criança de 10 anos ter que gerar um bebê fruto de violência e ainda conceder o direito ao abusador de ser pai. Isso é um retrocesso total a tudo que conquistamos, é um abuso do nossos corpos e nossas mentes.”, afirmou Kari.

A sessão foi interrompida pelas manifestantes, mas, a votação continuou mesmo após os protestos e a PEC foi aprovada. Agora a proposta será encaminhada para apreciação de uma Comissão Especial a ser criada e, se for pautada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, irá à votação no plenário. “Vamos tomar as ruas. Mostrar ao povo o que significa essa PEC e os danos que causará. Criança não é mãe e estuprador não é pai. Resistiremos contra essa barbárie!”, concluiu Kari.

No Palácio do Governo, professora Elcione participa de encontro do Novo PAC em Pernambuco

 

A Prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos participou , na manhã desta quarta-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas , no Recife, de encontro com gestores que foram contemplados com obras do novo PAC em Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra coordenou a reunião com a presença da vice Priscila Krause e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Para a professora Elcione , o evento foi um momento muito importante para fazer o balanço e prestar contas do que está sendo realizado e das obras que ainda vão iniciar em Igarassu. " Discutimos o direcionamento das verbas do novo PAC Seleções, que viabiliza obras essenciais para nossa cidade, como a Creche Escola, Escola em Tempo Integral, projetos de Encostas e o Minha Casa Minha Vida. Com compromisso e trabalho, estamos garantindo um futuro ainda melhor para Igarassu", frisou a prefeita.


Foto: Ivonildo Pedro

Atletas da UNINASSAU conquistam medalha de ouro no FISU AMERICAN GAMES 2024

 

De 5 a 14 de novembro, ocorreu o III FISU AMERICAN GAMES, disputado em Cali, na Colômbia. Na competição, os atletas da UNINASSAU Recife, Wesley Luiz e Denílson Loureiro, foram medalhistas de ouro no vôlei de praia. Além deles, Cailane Alcântara foi vice-campeã de karatê na categoria -68kg sênior.

"Foi muito gratificante participar desse campeonato, ainda mais sendo minha primeira experiência internacional. Muito feliz por ter conquistado esse ouro e com o que a gente já vinha apresentando durante anos na Instituição", afirmou Denílson.

Hermógenes Brasil, coordenador Nacional de Esportes do Ser Educacional - mantenedor da UNINASSAU, afirmou que o esforço, a dedicação e o trabalho demonstrados pelos atletas refletem o compromisso da Instituição com a excelência no esporte. "Estamos muito orgulhosos das conquistas, que são resultados de um trabalho árduo tanto dentro quanto fora das quadras. Esse sucesso é o reflexo do empenho de todos e nos motiva a continuar investindo no desenvolvimento esportivo de nossos estudantes, buscando sempre o melhor em cada competição".

Para Cailane, competir fora do país agregou em sua trajetória. "Disputar esse torneio em Cali foi uma experiência magnífica e enriquecedora. Tive a honra de representar e compartilhar meu karatê, ao lado de outras modalidades, em um evento repleto de união e aprendizado. Essa vivência me permitiu conhecer profundamente diferentes esportes e, com certeza, foi algo inesquecível", declarou.

A FISU AMERICAN GAMES é a competição esportiva universitária mais importante do continente sul-americano. Ela tem o intuito de promover e desenvolver os esportes pan-americanos, além de fortalecer as relações de união, amizade e solidariedade entre alunos, dirigentes e Instituições de Ensino Superior (IES).

Cia. Etc. leva performances LEBRES às vias públicas de Jaboatão dos Guararapes


Como estar mais presentes na vida, perceber o próprio corpo e ouvir as suas necessidades? A série de performances LEBRES, realizada pela Cia. Etc. e fruto de uma investigação desde 2019, período antes da pandemia, propõe uma reflexão sobre essa questão. Nesta sexta-feira (29), três vias públicas de Jaboatão dos Guararapes receberão as intervenções de dança, no meio da rua, que contarão com um registro audiovisual acompanhado de Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). 

Às 10h, acontece a primeira performance Memória do Mundo, em frente ao Teatro Samuel Campelo. Em seguida, às 15h, é a vez de Tempo Morto, na orla de Piedade (próximo ao Edifício Água Azul). Por fim, às 17h20, a instalação Escape, na entrada do Shopping Guararapes (Avenida Ayrton Senna). 

Todos os vídeos gravados durante as sessões serão disponibilizados no site da Cia. Etc. 

Marcelo Sena e Filipe Marcena, artistas e diretores artísticos da companhia, são os criadores da série, que terá culminância em um espetáculo com estreia marcada para 2025. 

As vias públicas foram escolhidas como palco das performances por serem ambientes que reproduzem o modo acelerado da cidade. “As três intervenções de LEBRES têm a proposta de promover uma discussão corporal sobre a velocidade, o ritmo, a espera, a pressa, e a angústia de estar constantemente preenchendo o tempo com algo”, explica Filipe Marcena. 

“Os 24 anos de companhia nos fez refletir sobre o que significa existir neste mundo. Qual o lugar para a dança, a arte, o lazer, o delírio e o ócio? O livro O Tempo das Lebres: Ensaio sobre um Rebento Contemporâneo, do professor de filosofia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), José Antônio Feitosa Apolinário, propõe esse mergulho. Inspirados nesta obra, e em diálogo com o autor, identificamos um campo de interesse para a criação das intervenções”, reforça Marcelo Sena.

A iniciativa conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. 

ETC. E O TEMPO - Ao longo das mais de duas décadas de história, a companhia acumulou um trabalho contínuo em videodança, artes sonoras e diferentes formatos, como espetáculos, performances, intervenções urbanas, instalações coreográficas, publicação de livro e projetos de formação. 

São anos dedicados às criações que incorporam a acessibilidade comunicacional em sua poética. Alguns exemplos são o espetáculo TANDAN!, idealizado para crianças cegas; e a investigação de dança e videodança para pessoas surdas.

Também mantém o podcast Rádio Etc., criado em 2012, e tem a sua sede própria, algo raro entre companhias de dança.

A Etc. já circulou pela América Latina, América do Norte e Europa, numa trajetória firmada no reconhecimento nacional e internacional conquistado pelas suas iniciativas em dança e videodança. 

A pesquisa sobre o ritmo desenfreado se dá também no dia a dia da companhia, por meio de seleções para editais e festivais, ou na busca por caminhos sustentáveis, como a articulação de uma rede de criadoras e criadores e a tentativa de inserção na cadeia produtiva da cultura. Tudo feito num ambiente muito instável e sem garantias.

“É importante ressaltar que, até este edital da Lei Paulo Gustavo, a Cia. Etc. não havia recebido qualquer apoio da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, mesmo estando sediada há mais de uma década no município”, pontua Marcelo Sena. 

“Temos consciência do quanto companhias de dança como a nossa têm um valor simbólico para a cultura jaboatonense, pernambucana e brasileira. Este projeto é também uma forma de manter viva a Cia. Etc., além de alcançar novos públicos e aprofundar a construção do conhecimento por meio da dança”, conclui Filipe Marcena.

*Serviço:*
Performances LEBRES, da Cia. Etc. 
Sexta-feira (29), em três horários (10h, 14h30 e 17h20)
Vias públicas de Jaboatão dos Guararapes 
Gratuito 
Mais informações: Instagram @ciaetc ou no site da Cia. Etc

10h - Memória do Mundo
Em frente ao Teatro Samuel Campelo (Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro, Jaboatão dos Guararapes)

14h30 - Tempo Morto
Orla de Piedade
Próximo ao Edifício Água Azul (Rua Rosângelo Carneiro da Cunha Wanderley, 25, Piedade, Jaboatão dos Guararapes)

17h20: Escape
Entrada do Shopping Guararapes (Avenida Ayrton Senna da Silva, Piedade, Jaboatão dos Guararapes)

Movimenta Indústria PE promove debate sobre inovação tecnológica e anuncia edital de R$ 2 milhões


Nesta quinta-feira (28), o Parqtel sediará a segunda edição do Movimenta Indústria PE, evento que promove a inovação e o debate sobre os avanços e perspectivas da indústria pernambucana. O encontro, que será realizado no Parqtel, localizado no bairro da Várzea, das 8h às 17h15, contará com uma programação rica em painéis de discussões entre startups, representantes do Governo e do setor industrial, e o lançamento de um edital de fomento de empresas de base tecnológica, além de um evento de matchmaking para discutir os potenciais soluções para os desafios do setor. 

As inscrições para o Movimenta Indústria seguem abertas e podem ser feitas no site oficial do evento (https://app.jalanlive.com/movindustriape2024/home). A programação conta a presença de nomes como a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Vidal Montenegro, a gerente de Negócios Inovadores do Sebrae PE, Evelyne Labanca, o diretor de Inovação IPT, Levi Pompermayer Machado, o head de Inovação do Porto Digital, Fellipe Sabat, o consultor de inovação e estratégia e professor da UPE, Francisco Saboya, a diretora executiva de Inovação e Transformação Digital em Suape, Adriana Regina Martin, o diretor de Negócios do IATI, Paulo Gama, e o sócio diretor da Indústria Eletrônica Tron Controles Elétricos e diretor Regional da Abinee no Nordeste, Sérgio Fonseca Filho. 

O evento, realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), foi projetado para promover um alto nível de interação e colaboração entre os participantes. Haverá uma ilha de startups, apresentações de pitch e uma dinâmica de pitch reverso, onde indústrias locais exporão seus desafios para startups, incentivando soluções criativas e personalizadas. “Esse nível de engajamento e colaboração em um único dia, em um ambiente especializado e voltado especificamente para a indústria, é algo que não encontramos em nenhum outro evento do setor na nossa região”, destaca a diretora de Avanço Tecnológico da SECTI, Teresa Maciel.

*Outras ações* - Com aporte total de mais de R$2 milhões, a Secti/PE e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) lançam durante o Movimenta Indústria PE o edital Compet Soluções 2024, iniciativa que visa ampliar a conexão entre Associações ou Cooperativas e Micro, Pequenas e Médias Empresas de Pernambuco para o desenvolvimento de tecnologia e inovação. 

O edital almeja o desenvolvimento de soluções tecnológicas e ascensão de Associações ou Cooperativas com vocações nas áreas de Confecções e Moda, Gesso, Movelaria, Panificação, Saúde, Artesanato, Turismo e Cultura, Agricultura e Agropecuária.

Como parte da programação do Movimenta Indústria PE, a Usina Pernambucana de Inovação vai promover a edição Desafios.Day Indústria, evento de matchmaking vai reunir indústrias instaladas no Parqtel e empresas de base tecnológica de Pernambuco, participantes do evento, para discutir seus principais desafios e potenciais soluções, inserindo o Parque Tecnológico Industrial em um movimento de inovação aberta dinâmico, apostando na expertise das startups pernambucanas. 

Identidade visual - A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI-PE) preparou uma experiência única para a segunda edição do Movimenta Indústria PE, um evento que promove a inovação e o debate sobre os avanços e perspectivas da indústria pernambucana. Com o objetivo de integrar cultura, ciência e inovação, o evento contará com uma identidade visual que remete à xilogravura, técnica artesanal profundamente enraizada na tradição cultural de Pernambuco. 

A arte foi concebida pelo designer e ilustrador Fernandes Beckman, da SECTI, que desenvolveu peças gráficas inspiradas na história e na evolução da indústria local. Essas criações serão apresentadas em diversos formatos, como Lambes e camisas personalizadas, que serão serigrafadas ao vivo durante o evento. Os participantes poderão acompanhar o processo de impressão e aprender mais sobre essa técnica que une arte e ciência.

Além das peças gráficas, a equipe de comunicação da SECTI desenvolveu um cordel exclusivo que será distribuído aos cerca de 200 participantes, celebrando de forma criativa a história e os desafios enfrentados pela indústria de Pernambuco.

O Movimenta Indústria PE 2024 é uma oportunidade imperdível para profissionais do setor e empreendedores interessados em se conectar, compartilhar experiências e se atualizar sobre as tendências do mercado.

Confira a programação completa o Movimenta Indústria PE

8h00 - Credenciamento e Welcome Coffee

9h00 - Mesa de Abertura
 Mauricélia Vidal Montenegro - Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Evelyne Labanca - Gerente de Negócios Inovadores do Sebrae PE

9h30 - Painel - Parques Tecnológicos
(Moderação: Teresa Maciel - Diretora de Avanço Tecnológico / Secti-PE)
Levi Pompermayer Machado - Diretor de Inovação IPT
Rogério Pontes - Gerente Geral do Parqtel
Fellipe Sabat - Head de Inovação do Porto Digital

10h30 - Painel - Perspectiva da Academia 
(Moderação: Cesar Andrade - Diretor de Inovação na Secti-PE)
Luis Arturo G. Malagón (Professor Associado da UPE - Cientista Chefe do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE)
José Carlos Pacheco dos Santos (Diretor do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação - NEI/IPE/UFRPE)
Allan Lima (Chefe do Departamento de Inovação Tecnológica da PROPESQ-IFPE)
Simone Almeida (Coordenadora de Empreendedorismo e Incubação do Polo Tecnológico e Criativo Polo Tec - UFPE)  

11h30 - Painel - Perspectiva da Indústria
(Moderação: Dênis Leite - Head de Digitalização Industrial na Mekatronik e no IIT/UPE)
Sérgio Fonseca Filho - Sócio Diretor da Indústria Eletrônica Tron Controles Elétricos; Diretor Regional da Abinee no Nordeste
Aristides Ribeiro - Gerente Industrial Roca Brasil Unidade Recife
Washington Araújo - Gerente de Engenharia de Novos Negócios da Moura

12h30 - Brunch e Exposição

13h30 - Palestra de Oportunidades: Governo de Pernambuco
 Teresa Maciel - Diretora de Avanço Tecnológico na Secti-PE
 Cesar Andrade - Diretor de Inovação na Secti-PE
Claudio Abreu de França - Gestor de Programas e Editais de Inovação na FACEPE

14h10 - Palestra de Oportunidades: MCTI - Finep 
 Rafaelly Fortunato - Gerente substituta da regional Nordeste da Finep 

14h30 - Palestra de Oportunidades: Sebrae-PE
 Conceição Moraes - Head de inovação Sebrae PE

14h50 - Palestra: Economia Circular

15h10 - Pitch de Startups da Indústria
Elyr - CEO da Senfio
Renato Ferreira - Cofundador da Techfab
Emmanuel - ADD Health
Lília Barbosa - Cozex Tech
Diogo Leonardo - Passarelli automação

15h40 - Palestra: Inovação e Estratégia
Chico Saboya (Economista, consultor de inovação e estratégia e professor da UPE)

16h00 - Painel - Desafios e oportunidades da transformação industrial
(Moderação: Rogério Pontes - Gerente Geral do Parqtel)
Ernani Azevedo Gerente de Negócios e Parcerias - SENAI)
Adriana Regina Martin (Diretora Executiva de Inovação e Transformação Digital em Suape)
Paulo Gama (Diretor de Negócios do IATI)

17h15 - Encerramento

Fala Norte Nordeste 2024 discute, a partir de hoje (27), influência da Inteligência Artificial no setor de Comunicação


Tem início hoje (27), no Recife Expo Center, o Fala Norte Nordeste 2024. Com o tema “Inteligência Artificial x Capital Humano: O futuro da comunicação”, o evento vai reunir os principais nomes da radiodifusão e do setor de comunicação do País até sexta-feira (dia 29). O congresso é organizado pela Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), com apoio da Abert e de diversas associações do Brasil, sendo considerado o principal evento da indústria de mídia e entretenimento do Norte e Nordeste.

O congresso é voltado para profissionais da comunicação, a exemplo de radiodifusores, broadcasters, publicitários, digital creators e jornalistas, que terão a oportunidade de se atualizar sobre as mais recentes inovações e tendências do mercado. Serão mais de 70 palestrantes renomados, incluindo os jornalistas Natuza Nery, Ernesto Paglia, Francisco José, Beatriz Castro e Roberto Cabrini; o CEO do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz; e o gerente comercial das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste na Kantar IBOPE Media, Leonam Torres. Entre os temas que serão abordados estão o impacto da inteligência artificial nas emissoras de rádio e TV, as novas dinâmicas do mercado publicitário, aspectos técnicos e de negócios da TV 3.0 e a evolução do streaming nas transmissões esportivas.

Atividades do evento:
- Exposição: De hoje até sexta (27 a 29), cerca de 60 expositores do Brasil apresentarão soluções e serviços inovadores para a indústria de mídia e entretenimento, incluindo rádio, TV, produtoras de conteúdo, OTT e streaming. A exposição funcionará das 10h às 19h, proporcionando um espaço para networking e troca de experiências;

- Arena Inovação: Montada na área da exposição, a arena promoverá palestras de expositores e startups, abordando soluções e inovações. As sessões ocorrerão das 12h às 17h, durante os três dias do evento, com entrada gratuita ao público da feira;

- Painéis e Workshops: O congresso contará com cerca de 25 paineis e workshops com temas como “Radiodifusão e o mercado publicitário”, “IA e o futuro do rádio esportivo” e “Reinvenção do talento: O valor do capital humano nas empresas de comunicação”. Os workshops oferecerão treinamentos práticos voltados para as novas tecnologias emergentes e a evolução dos negócios, com horários programados das 10h às 17h.

A expectativa da organização do Fala Norte Nordeste é que a edição deste ano do congresso seja uma das maiores de todos os tempos, em convergência com os 62 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert): “O foco é fazer um congresso a nível nacional, trazendo as novidades tecnológicas, sobretudo, nas rádios, que atingem a população de norte a sul do País e chegam a todas as classes”, explica Nill Jr., presidente da Asserpe. Lançado em 2005, o Fala Norte Nordeste tem como objetivo desenvolver conhecimento e negócios para os radiodifusores, além de premiar as melhores produções regionais. A edição 2024 do evento, que é bianual, deve receber um público estimado em cerca de duas mil pessoas.

As inscrições para o evento podem ser feitas no local do congresso e pelo site www.falanortenordeste2024.com. A visitação é gratuita. Já a participação nos eventos é paga, com os valores podendo ser consultados no site do congresso. Estudantes e professores de cursos de Comunicação podem se inscrever gratuitamente.

Porto de Suape conquista o 1º lugar no Índice de Desempenho Ambiental do Prêmio Antaq 2024


Suape conquistou o 1º lugar na categoria Desempenho Ambiental (IDA) entre portos públicos da 7ª edição do Prêmio Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2024 - Emergência Climática em ESG. O atracadouro pernambucano também foi contemplado com a 2ª colocação em Iniciativas Inovadoras, com o projeto Carbono Neutro, que tem por finalidade quantificar o carbono armazenado no território do complexo industrial portuário. 

A solenidade de premiação, que contou com a presença de autoridades do setor, aconteceu no teatro do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal, na noite desta terça-feira (26). “Recebemos com alegria as premiações, mas sem surpresa. O Porto de Suape lidera o tema de preservação ambiental desde a sua fundação e é a referência para o setor portuário brasileiro”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. 

O IDA, instituído em 2012, é uma importante ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária que mede, rigorosamente, o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada porto. Em 2023, o atracadouro pernambucano ficou em 3º no ranking de um total de 31 portos públicos brasileiros. Lista completa dos portos e terminais premiados nas seis categorias do prêmio pode ser acessada no site www.gov.br/antaq.

“O desenvolvimento de projetos que estejam em conexão com um futuro limpo e sustentável é uma prioridade de nossa gestão. Essas duas honrarias indicam que estamos no caminho certo, investindo em ações concretas para minimizar os impactos das operações e contribuir com a preservação do meio ambiente. Com uma gestão em sintonia com as práticas ESG (gestão ambiental, social e de governança), está sendo possível definir estratégias assertivas para promover desenvolvimento econômico sustentável e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, preservando o território administrado pela estatal”, ressalta o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot. 

De acordo com o diretor de Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti, o estudo de estoque de carbono é inédito no país em área de Mata Atlântica. “O levantamento utiliza modelos multivariados, cientificamente validados, para estimar a biomassa e quantificar o estoque de carbono no solo e na vegetação das áreas da Zona de Preservação Ecológica do complexo. Os resultados mostram que Suape detém mais de 1,4 milhão de toneladas de carbono estocados, sendo 647 mil toneladas em áreas de mata e 239 mil toneladas na região dos mangues. Também traz boas notícias nos locais de reflorestamento, que somam 234 mil toneladas estocadas”, revela. 

RECONHECIMENTO
O Prêmio Antaq reconhece e incentiva iniciativas que se destacam por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, no fomento à pesquisa e na produção técnico-científica, com a disseminação de melhores práticas ESG e de inovação na operação e gestão do setor portuário.

PRÊMIO IGAP
Em agosto deste ano, Suape conquistou o 1º lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP), principal categoria do Prêmio Portos + Brasil 2024. O prêmio foi um reconhecimento aos avanços conquistados pelos portos organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em 2023. 
O índice avalia os portos brasileiros a partir de 15 métricas, como desempenho de gestão e governança, transparência na divulgação de informações, capacidade de realização de investimentos e qualidade da gestão ambiental, entre outros aspectos. O IGAP tem papel fundamental na retomada da autonomia pelos portos.