segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vai faltar água no Cabo de Santo Agostinho


Localidades do Cabo de Santo Agostinho terão o abastecimento interrompido, a partir desta terça-feira (26), para que a Compesa realize uma intervenção no Sistema Suape. A paralisação terá início às 7h e seguirá até as 18h de quinta-feira (28). O trabalho faz parte do projeto de integração dos sistemas de abastecimento da Região Metropolitana, que ocorre desde 2011 com a inauguração de Pirapama. O objetivo é flexibilizar a operação dos sistemas, ampliando o alcance das águas de Pirapama para o Sistema Suape. Durante a intervenção, será feita uma interligação na adutora de Algodoais. A estimativa da Compesa é de que aproximadamente 60 mil pessoas sejam afetadas com a paralisação.
                                                                                                                                                                                                                     
Localidades atingidas
Engenho Massangana
Engenho Serraria (Cabo)
Praias de SUAPE
Engenho Tiriri (Suape)
Gaibu (Praia)
Rosário
Condomínio do Estaleiro Atlântico Sul
Nossa Senhora do Ó (Ipojuca)
Vila Nazaré

 Imprensa Compesa

Triplica o número de casos de dengue no Brasil


O Ministério da Saúde informou hoje (25) que o número de casos de dengue quase triplicou no país, mas ressaltou que casos os mais graves e as mortes diminuíram na comparação das sete primeiras semanas de 2012 com as de 2013. Neste ano, até 16 de fevereiro, o Brasil registrou 204.650 casos de dengue, ante 70.489 no ano passado.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o aumento se deu por causa do Denv-4, conhecido como tipo 4 da doença, que, desde 2011, circula no país e também por causa da grande incidência do mosquito.
“Toda vez que a gente tem um novo sorotipo em um lugar no qual nunca circulou ele encontra todo mundo suscetível. Em 2013, ele [tipo 4] atingiu municípios grandes e isso faz com que aumentasse o número de casos” explicou Barbosa.
O Denv-4 corresponde a 52,6% das amostras encontradas no Brasil. O Ministério da Saúde acentua que a gravidade e os sintomas são iguais para os quatro tipos de vírus.
Mato Grosso do Sul, com o maior número de casos do Brasil, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo, com 173.072 registros, concentraram 84,6% dos casos nas sete primeiras semanas de 2013. Mato Grosso do Sul também tem a maior incidência da doença, 1.677,2 casos por 100 mil habitantes.
Comparando as primeiras sete semanas do ano de 2012 com 2103, o número de casos graves caiu 44% (de 577 para 324). No mesmo período, o numero de mortes caiu 20% (41 para 33).
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liras), o lixo urbano foi o local com maior número de focos do mosquito da dengue nas regiões Norte (46,1%), Centro-Oeste (43%) e Sul (44%). No Nordeste 76% dos focos foram encontrados no armazenamento de água.
Enquanto isso, no Sudeste a residência foi o local com maior concentração de focos (vasos de plantas, pneus). “Os dados mostram aos gestores a realidade dos municípios e permitem que eles façam uma intervenção”, ressaltou Jarbas Barbosa.
“Estamos no começo do período de transmissão epidêmica, que vai até maio. É um momento de forte alerta”, frisou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro fez um alerta para a Região Sudeste “onde os focos estão nas casas das pessoas” e para a Região Nordeste, “que concentra mais de 50% dos municípios com risco de dengue”.
Agência Brasil

Em memória de Dom Robinson Cavalcanti


Tem início nesta segunda-feira (25) o evento em memória ao primeiro ano de falecimento do Bispo da Igreja Anglicana do Recife, Dom Robinson Cavalcanti, e sua esposa Mirian Cavalcanti. A ação é organizada pelo Instituto Robinson Cavalcanti (IRC) que aproveita o momento para inaugurar oficialmente o seu acervo literário. São mais de 18.000 artigos e 2.500 livros que faziam parte do acervo particular de Dom Robinson, além disso, estarão disponíveis os 13 livros de sua autoria que falam sobre Teologia, Sexualidade e Política.

Hoje, às 19h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, no centro do Recife, haverá uma conferência com duas palestras. A primeira tem como tema: Dom Robinson Cavalcanti e a Sexualidade humana, e será ministrada pelo Dr. Caesar Malta Sobreira; já a segunda palestra tem o seguinte tema: Dom Robinson Cavalcanti e a Ciência Política, com o Professor Hely Ferreira. A Coordenação é do Rev. Maurício Amazonas, Presidente do IRC.

Amanhã (26), data da morte do Bispo e de sua esposa, a programação começa às 7h30, na sede da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB) que fica no bairro da Estância, no Recife. Primeiramente haverá um café da manhã patrocinado pela Livraria Luz & Vida. Em seguida, o presidente da AIECB, Pastor Aurivan Marinho, dará palavra de acolhida ao Acervo Literário do IRC. 
Às 9h, o professor Wanderley da Rosa irá palestrar sobre o tema: Dom Robinson Cavalcanti e a importância da vida Acadêmica. Após a explanação haverá a assinatura de parcerias entre o IRC e algumas entidades religiosas e acadêmicas, entre elas a Faculdade Unida de Vitória do Espírito Santo, com quem será possível realizar a convalidação dos cursos livres em Teologia; e com o Colégio 2001, que disponibilizará a estrutura física para as aulas da convalidação.

Por ser uma instituição que não se prende a uma denominação religiosa, durante toda a programação representantes dos diversos segmentos evangélicos vão estar presentes, como o Reitor do Seminário Teológico Batista Nacional (Seteban-PE), Pastor Herivando Costa, o Diretor do Seminário Congregacional do Recife, Pastor Pedro Silva, o Diretor da Faculdade Unida de Vitória do Espírito Santo, Prof. Wanderley Rosa, o Presidente da AIECB, Pastor Aurivan Marinho, o Bispo da Igreja Anglicana do Recife, Dom Miguel Uchoa e o Pastor da Igreja Presbiteriana e Diretor do Colégio 2001, Silas Menezes. Além desses, representantes da Sociedade Bíblica do Brasil, da Editora Ultimato, da Aliança Bíblica Universitária e da Livraria Luz & Vida também confirmaram presença.

As vagas para o evento da Livraria Cultura são limitadas e para se inscrever é só enviar um e-mail paraircnacional@gmail.com. Para outras informações é só entrar em contato pelos telefones: (81) 8844.6888 / 8178.0520.

Serviço

Instituto Robinson Cavalcanti - Rua Rossine Roosevelt de Albuquerque, N° 10, Sala 02, Jaboatão dos Guararapes, PE.

Livraria Cultura (Paço Alfândega) - R. Madre de Deus, s/n, Paço Alfândega, Recife – PE.

Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB) - Avenida Dr. José Rufino, 968, Estância, Recife – PE (próximo ao Centro de Treinamento da Honda).

O IRC

O IRC foi lançado no dia 21 de junho de 2012, quando Dom Robinson completaria 68 anos. Na ocasião estiveram presentes diversos representantes das mais diversas denominações evangélicas. O espaço abriga a biblioteca pessoal e os arquivos da vida eclesiástica do Bispo, além de ser um local de reflexão, pesquisa e auxílio na formação de novos líderes.

O Instituto Robinson Cavalcanti funciona na Rua Rossine Roosevelt de Albuquerque, N° 10, Sala 02, Jaboatão dos Guararapes - PE. A criação do espaço era um sonho que Robinson pretendia realizar em 2014, ao se aposentar. Quem se interessar sobre as obras do Bispo é só entrar no site www.robinsoncavalcanti.org e estarão disponíveis mais de 18 mil textos, livros, além de arquivos de imagens do bispo. 

Dom Robinson Cavalcanti

Edward Robinson de Barros Cavalcanti, nasceu no Recife, em 21 de Junho de 1944, e foi Bispo da Diocese do Recife – Comunhão Anglicana. Era bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e com licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco. Fez mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ). Dom Robinson Cavalcanti foi coordenador de graduação, de pós-graduação e de mestrado, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao todo ele publicou, no Brasil e no exterior, mais 1.000 artigos sobre Teologia e Ciência Política, além de 13 livros sobre teologia, sexualidade e política. Dom Robinson e sua esposa, Miriam Cavalcanti, foram assassinados em 26 de fevereiro de 2012, pelo filho adotivo, Eduardo Cavalcanti.
 

LBV entrega kits pedagógicos para crianças


Anvisa determina proibição da fabricação e comercialização de álcool líquido comercial


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada hoje (25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac. A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.
Pertencem a Abraspea 15 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões. A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.
A resolução é fruto de um impasse judicial. Em 2002, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro de 2013 para a indústria se adequar à nova norma. Na ocasião, a Abraspea entrou com recurso, que acabou por embargar a decisão.
Segundo a assessoria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1º Região, onde corre o processo, trata-se de um conflito de entendimento. Por ser um recurso explicativo, ele não necessariamente impede que a resolução da Anvisa seja posta em prática.
A decisão final caberá ao desembargador federal Moreira Alves, que está de férias até o dia 25 de março. Com o retorno do desembargador, o caso será levado à sessão. O consultor da Abraspea, Ary Alcantara, diz que a associação não reconhece a atitude da Anvisa e que além do embargo judicial no TRF1, há um mandado de segurança obtido pela empresa Álcool Santa Cruz Ltda, pertencente ao grupo, que determina que a Anvisa não pode suspender a circulação do produto.
"Continuamos no mercado e vamos recorrer à Justiça e pedir o ressarcimento de danos por toda ação e eventuais apreensões feitas pela Anvisa", disse.
De acordo com a Anvisa, a norma está em vigor desde a primeira publicação no Diário Oficial da União.Hoje foi feita uma republicação para as empresas que ainda descumprem a decisão. A agência se baseia em acórdão de 1º de agosto do TRF1, que deu ganho de causa à autarquia. Os agentes de vigilância sanitária estão fiscalizando desde o início do mês e continuarão com ações de retirada dos produtos das prateleiras.
Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.
Agência Brasil

Blogtim: Onde você estiver, esteja bem informado