segunda-feira, 29 de julho de 2024

Tratamento estético dental e seus impactos na saúde das pessoas


A odontologia estética é uma área da odontologia que tem como objetivo não somente a melhora da aparência dos dentes, mas também visa a promoção da saúde bucal de forma integral. Dessa forma, a estética dentária não se limita apenas a proporcionar sorrisos bonitos aos pacientes. Essa área da odontologia também possui um papel significativo na saúde dos dentes e gengivas.

Além do lado mais psicológico, como o impacto na melhoria da autoestima e no aumento da qualidade de vida, como por exemplo, melhorando a mastigação do paciente, os tratamentos estéticos garantem outros ganhos. “A odontologia estética também atua na melhoria da saúde bucal, pois procedimentos como lentes de contatos dentais, facetas e coroas, podem restaurar a função dos dentes, permitindo uma mastigação e fala mais eficazes; Ao alinhar os dentes e fechar o espaço entre eles, facilita-se a limpeza adequada prevenindo cárie e doenças gengivais.” explica a dentista Fernanda Mourato.

A dentista lembra ainda que ao ter dentes mais bonitos e saudáveis, os pacientes que buscam a odontologia estética tendem a cuidar melhor de sua higiene, tornando a saúde bucal uma prioridade. “Além dos benefícios estéticos, tratamentos com o uso de aparelhos ou alinhadores transparentes, corrigem problemas funcionais, como a correção de mordida desalinhada, o que pode prevenir dores de cabeça e disfunções da articulação temporomandibular (ATM)”, completa Fernanda Mourato.

A especialista destaca alguns dos tratamentos estéticos e seus benefícios:

*Clareamento dental:* Remove manchas e amarelamento dos dentes, deixando-os mais brancos e brilhantes;
*Colocação de facetas:* Corrige imperfeições como dentes lascados, desalinhados ou com mal formato;
*Lentes de contato dental:* Solução similar às facetas, porém mais finas e menos invasivas;
*Aparelho ortodôntico:* Corrige dentes tortos ou apinhados, melhorando a mastigação e a estética do sorriso;
*Implante dentário:* substitui dentes perdidos de forma natural e funcional.

Últimos dias do Projeto Aurora na loja “Patteo Social”Iniciativa promove inclusão social de crianças e jovens por meio do basquete


Até o dia 31 de julho, o Shopping Patteo Olinda recebe, em seu espaço colaborativo “Patteo Social”, o Projeto Aurora, que promove inclusão social de crianças e jovens por meio do basquete. Com a ação “Patteo Social”, o centro de compras abre espaço, mensalmente, para que instituições e organizações não governamentais coloquem produtos à venda com 100% da renda revertida para a manutenção das suas atividades.
 
Na loja, estão à venda diversos itens para os amantes de basquete, como camisas regata Boreal Edition, bonés e chapéus bucket, camisetas, bolas, além de regatas e bermudas Amarela Edição 2022, no brechó do Projeto Aurora.
 
O espaço “Patteo Social” está localizado no piso L2 do centro de compras e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Projeto Aurora - No dia 12 de janeiro de 2016, o publicitário e ex-atleta amador João Paulo deu início a um projeto que se tornaria um marco de transformação social na comunidade de Santo Amaro, no Recife. João Paulo, que trabalhava nas redondezas da quadra da Rua da Aurora, observava a situação de vulnerabilidade ao seu redor e começou a ministrar aulas de basquete regularmente no local. 

Utilizando recursos próprios e com o apoio de alguns amigos, o projeto começou a ganhar forma, inicialmente com 25 alunos. O sucesso das aulas logo chamou a atenção da comunidade e, em 2017, foi formado um time para disputar competições. Atualmente, o projeto se consolidou como uma referência na região, oferecendo aulas gratuitas de basquete, organizando competições e prestando assistência social aos pais dos alunos e moradores da Rua Astronauta Collins, também em Santo Amaro.

O time principal do projeto já alcançou feitos notáveis, sendo duas vezes vice-campeão pernambucano, perdendo apenas para o tradicional Sport Club do Recife. Além do esporte, o projeto promove saúde, bem-estar social, segurança pública e educação, sempre em um ambiente familiar e acolhedor. As aulas gratuitas de basquete para todas as idades acontecem de segunda a quarta, das 14h30 às 16h, na quadra da Rua da Aurora, próximo à Avenida Mario Melo. Qualquer pessoa pode participar. Mais informações no Instagram @aurora_basketball.

Christal Galeria firma parceria com a Refloresta para a plantação de uma árvore por cada obra vendida


A partir de uma parceria firmada durante o evento ART PE, que aconteceu no início deste mês no Terminal Marítimo do Recife, a Christal Galeria assumiu o compromisso com a Refloresta, através da ação Eu Boto Fé na Floresta, para que cada obra vendida fosse revertida em uma árvore a ser plantada na área que o projeto mantém de agrofloresta regenerativa, no município de Paudalho. A iniciativa já gerou o plantio de 12 árvores, realizado no dia 21 deste mês, na localidade, resultado das vendas da Christal durante a ART PE. 

“Após cada venda de uma obra de arte do nosso acervo, a gente tem o compromisso de transformar numa nova árvore plantada junto com o projeto Refloresta. Cada obra vendida, uma árvore plantada. Estamos muito felizes com essa iniciativa porque acreditamos nessa renovação do nosso meio ambiente, em atitudes positivas que transforme as nossas vidas”, reforça a galerista da Christal Galeria, Christiana Asfora. 

Refloresta - “Nós, do Refloresta entramos em cena com o objetivo de unir pessoas e empresas num rastro de floresta. Nosso objetivo é vincular suas operações institucionais a árvores plantadas. Temos um compromisso claro de impactar positivamente a vida das pessoas e do planeta através da agrofloresta regenerativa”, afirmam os idealizadores do projeto Tiago Salgado e André Arribas, reforçando a necessidade de restaurar a fauna e flora e dos cuidados com o solo e rios.

Daniel Coelho e Mariana Melo juntos na disputa pela gestão do Recife


O pré-candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), oficializou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (29/7), a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), administradora, ex-secretária executiva de Relações Internacionais, ex-secretária da Mulher do Governo de Pernambuco e presidente do PSDB Mulher em Pernambuco, Mariana Melo (PSDB), como sua vice na disputa municipal de 2024. 

A gravação aconteceu durante visita de Daniel à família de Mariana no bairro do Coqueiral, onde ela viveu seus primeiros 10 anos de vida, com a mãe e o irmão. A oficialização das candidaturas acontecerá no próximo dia 3 de agosto (sábado), às 10h, no tradicional Clube das Pás, em Campo Grande.

A união de Daniel e Mariana promete trazer uma combinação de experiência administrativa e sensibilidade social. Daniel, com sua trajetória de engajamento em prol da sustentabilidade, inclusão social e mobilidade urbana, alia-se a Mariana Melo, conhecida por sua dedicação às causas das mulheres e da educação.

Eleito o melhor Deputado Federal de Pernambuco por seis anos consecutivos, Daniel é um nome de projeção na política pernambucana, cuja trajetória é marcada por mandatos como vereador, deputado estadual e federal, além de ter exercido a função como secretário estadual de Turismo. "Eu vejo em Mariana a pessoa ideal para a gente compor a chapa desse ano. A questão do gênero é essencial na nossa sociedade. Em qualquer chapa, o mínimo que a gente deve fazer é priorizar a igualdade de gênero. A força e o talento de Mariana me deixam entusiasmado. Ainda bem que ela topou o desafio de nos acompanhar nessa campanha", comemorou Daniel.

Sendo reconhecida por sua capacidade de articulação e diálogo, Mariana multiplicou o orçamento da Secretaria da Mulher de Pernambuco em 252% para o ano de 2024, garantindo maior investimento em políticas públicas para as mulheres. “Não só a minha experiência profissional mas também toda a minha trajetória pessoal vão contribuir para essa jornada. Eu sou nascida e criada em uma comunidade. Minha participação nesta eleição com Daniel nasce da luta que tive para que mulheres ocupem espaços de tomada de decisão. Nós podemos e queremos que nossa voz seja ouvida e, mais do que isso, alcançar o que almejamos”, reforçou.

Serviço:
Convenção pré-candidatura Daniel Coelho à prefeitura do Recife
Local: Clube das Pás - Rua Odorico Mendes, 263, Campo Grande
Dia: Sábado, 03/08
Hora: 10h

Festa e celebração da cultura popular: Boi da Macuca agita o 32º FIG


Na tarde do último sábado (27), as ruas de Garanhuns foram cenário de uma tradição vibrante e colorida: a apresentação do Cortejo do Boi da Macuca, evento que encerrou a programação do Palco de Cultura Popular do FIG. A Orquestra do Maestro Oséas, conhecida por conduzir os cortejos do bloco nas cidades de Olinda e Correntes (nesta última está localizada a Fazenda Macuca), liderou o percurso garanhuense que teve início no Parque Euclides Dourado e seguiu até o Polo Ariano Suassuna.

O cortejo do Boi da Macuca, idealizado pelo geólogo José Oliveira Rocha, mais conhecido como Capitão Zé da Macuca, é um grupo de cultura popular que preserva e difunde elementos da cultura regional de Pernambuco, conquistando admiradores além das fronteiras do estado e do país. Com suas cores marcantes - azul, amarelo e vermelho - o Boi da Macuca trouxe alegria e tradição ao 32º Festival de Inverno de Garanhuns, proporcionando momentos especiais para os foliões.

O repertório do cortejo incluiu frevos tradicionais e arranjos de músicas de artistas icônicos como Luiz Gonzaga, Reginaldo Rossi e Dominguinhos. Essa combinação de frevo, forró e música contemporânea proporcionou ao público uma experiência cultural rica e interativa. Mesmo debaixo de chuva, as ruas de Garanhuns estavam lotadas, e ninguém ficou parado.

Antes do cortejo do Boi da Macuca houve ainda a apresentação do Bloco da Saudade, que trouxe uma breve prévia carnavalesca, encantando o público ao longo do percurso.

Fotos: Hilton Marques (PMG)

Do clássico ao moderno, marca aposta no lançamento da fragrância Natura Homem Nós para celebrar a data


O incentivo ao autocuidado começa com um presente inesquecível. Em celebração ao Dia dos Pais, a Natura exalta o poder do cuidado masculino através de histórias reais entre pais e filhos. Desde sabonetes, hidratantes, pós barba até fragrâncias conhecidas, como os presentes de Natura Essencial, Natura Kaiak e o lançamento de Natura Homem Nós, os pais vão se sentir ainda mais valorizados e cuidados nessa data tão especial.

São diversas opções de presentes completos para o autocuidado masculino com preços a partir de R$79,90. Confira as sugestões para surpreender o seu pai:
Presente Natura Homem Nós com desodorante corporal (R$139,90)

A fragrância de lançamento apresenta a autenticidade de uma fragrância memorável pela intensidade do âmbar e o conforto das madeiras que envolvem o calor da pimenta preta e do cardamomo. O presente traz o Deo Parfum e o desodorante corporal na mesma fragrância.
Presente Natura Essencial para barbear (R$199,90).

Para quem não abre mão das fragrâncias tradicionais amadeiradas, com um toque de sofisticação elegante, este presente é uma ótima opção. É composto por 2 sabonetes, 1 balm pós-barba e 1 deo parfum Essencial, que possui a fragrância de sândalo e cedro com a explosão de notas herbais.

Presente Natura Kaiak com miniatura (R$159,90)
O clássico queridinho do portfólio da marca promete a refrescância e potência das águas, além de respeitar o oceano com embalagem feita com mais de 50% de plástico retirado do litoral. Para um ritual de banho inesquecível, o presente é composto de 1 sabonete cremoso que limpa, hidrata e perfuma a pele; 1 gel multibarba que facilita o deslize da lâmina e acalma a pele após o barbear; e 2 fragrâncias hiper aquáticas de Kaiak (25 e 100ml cada) com notas aromáticas cítricas icônicas.

Presente Natura Homem Cuidados Pessoais Barba (R$79,90)

Outro lançamento que não pode faltar nas suas opções de presenteáveis. A novidade celebra o autocuidado prático e potente com a tecnologia DermoTech para uma pele hidratada e fortalecida. O presente é composto por 1 desodorante roll-on com 48h de proteção contra o odor e suor – o produto não causa irritação nas axilas, deixando-as macias, e nem causa manchas em roupas claras e escuras. Outros dois itens que fazem parte do presente são o gel para barbear e o balm pós-barba multifuncional, enquanto o primeiro garante um barbear rente e preciso com ação dermocalmante, o segundo ajuda na prevenção de danos causados pelo barbear, promovendo hidratação profunda para a pele.

Presente Natura Homem (R$154,90)

Aos pais que procuram por praticidade no dia a dia, este presente com notas amadeiradas e a combinação de ervas aromáticas (gengibre e noz moscada), é uma ótima escolha para uma rotina diária de autocuidado. É composto pela fragrância Natura Homem, 3 sabonetes e 1 desodorante corporal da mesma linha.

Presente Kaiak Pulso ($167,90)

Para quem gosta de uma presença marcante, o aroma verde amadeirado é o mais indicado por despertar uma fragrância refrescante e ao mesmo tempo impactante. O presente Kaiak Pulso apresenta 1 fragrância energética com notas aquosas, especiarias frescas, sândalo e cedro; 1 desodorante corporal com perfumação leve, ideal para o dia a dia, e uma opção sustentável por não conter sal de alumínio em sua composição, além de possuir uma embalagem prática e com trava na tampa perfeita para reaplicá-lo a qualquer momento; e 1 pós-barba com formulação leve, rápida absorção e ingredientes que hidratam a pele e promovem uma sensação de conforto e toque seco.

Presente Natura Homem Pai & Filho (R$199,90)

O presente é um convite para o cuidar, com 2 fragrâncias, uma para o filho e outra para o pai. Meninos, de Natura Homem, é um lançamento e uma releitura alegre e leve da fragrância mais querida da marca, sendo indicada para adolescentes a partir de 13 anos. É uma combinação de notas frutais frescas, envoltas pelo conforto do musk e um toque aromático do poejo. A fragrância de Natura Homem é composta pelo frescor de ervas aromáticas com o gengibre e a noz moscada, equilibrada com madeiras quentes.

Adquira os presentes no e-commerce da marca: www.natura.com.br, nas lojas físicas espalhadas por todo o Brasil, ou com uma Consultora de Beleza mais próxima de você.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Produtores Culturais de Olinda Enfrentam Atrasos em Pagamentos da Lei Paulo Gustavo


Vinte produtores culturais de Olinda, cujos projetos foram aprovados pela Lei Paulo Gustavo, estão enfrentando dificuldades devido à falta de pagamento dos recursos prometidos pela Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo do município. Apesar de os fundos para a Lei Paulo Gustavo serem provenientes do Governo Federal, a responsabilidade pela distribuição cabe ao Executivo Municipal, que ainda não liberou os valores aos contemplados.

Os produtores afirmam que foram informados pela prefeitura de que não havia recursos disponíveis para pagar todos os projetos contemplados, e que seria necessário aguardar mais tempo para que os fundos fossem liberados. Conforme estipulado no edital de inscrição, a prefeitura de Olinda havia se comprometido a distribuir R$ 2.052.512,82 para a realização de produções culturais. No entanto, um entrave entre as Secretarias de Cultura e da Fazenda sobre o entendimento da lei e da suplementação orçamentária fez com que o caso fosse encaminhado à Procuradoria-Geral do Município para uma decisão.

De acordo com o edital, os pagamentos aos contemplados deveriam ter começado em 11 de dezembro de 2023. No entanto, os primeiros pagamentos só foram realizados em março de 2024, e, até o final de julho de 2024, vinte produtores ainda não haviam recebido os valores prometidos. A situação tem gerado indignação entre os artistas, que alegam que a verba emergencial, destinada a apoiar o setor cultural tão afetado pela pandemia de Covid-19, está sendo retida pela prefeitura.

A Lei Paulo Gustavo, instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, representa o maior investimento já feito na área de cultura no Brasil, totalizando quase R$ 4 bilhões. A lei foi criada para garantir a execução de projetos culturais em um momento em que o setor ainda se recupera dos impactos da pandemia. Os recursos são administrados pelo Ministério da Cultura e distribuídos por meio de editais, prêmios e chamamentos públicos.

Para acessar os recursos, estados e municípios devem cadastrar projetos e enviá-los ao Governo Federal para aprovação. Uma vez aprovados, a União repassa os recursos aos entes federados, que são responsáveis por sua distribuição conforme as propostas apresentadas nos editais. A lei homenageia o ator Paulo Gustavo, que faleceu devido à Covid-19, simbolizando a resistência da classe artística durante a pandemia.

O edital em questão foi elaborado com base na Lei Complementar nº 195/2022 e nos Decretos Federais 11.525/2023 e 11.453/2023, além de estar alinhado com a Lei Municipal nº 6323/2023. Ele prevê medidas para democratizar, desconcentrar, descentralizar e regionalizar o investimento cultural, incluindo ações afirmativas conforme os artigos 14, 15 e 16 do Decreto de Regulamentação da Lei Paulo Gustavo.

A Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, por meio do edital de Chamamento Público, buscou apoiar propostas no segmento audiovisual, conforme as diretrizes estabelecidas pela legislação. No entanto, os atrasos na liberação dos recursos têm gerado incertezas e frustrações entre os produtores culturais, que aguardam uma solução definitiva para o impasse.

A comunidade artística de Olinda clama por uma resposta rápida e efetiva da prefeitura, destacando a importância do investimento cultural para a recuperação e desenvolvimento do setor na região. Enquanto isso, os produtores afetados continuam a pressionar as autoridades municipais por uma resolução urgente para a liberação dos recursos já aprovados.

Álvaro Porto participa de inauguração de sede do Crediamigo em Águas Belas e anuncia unidade para Canhotinho


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, nesta segunda-feira (29.07), em Águas Belas, no Agreste, da inauguração da unidade de Atendimento do Agroamigo e Crediamigo do Banco do Nordeste. Ao lado do prefeito do município, Luiz Aroldo Rezende, Porto conheceu as instalações que foram entregues pelo presidente do BNB, Paulo Câmara. 

Na ocasião, o deputado destacou a importância dos programas que garantem microcréditos a produtores rurais. “Os programas asseguram possibilidade de investimento com orientação técnica para quem trabalha no campo, dinamizando negócios e gerando desenvolvimento”, disse, adiantando que já articulou junto ao presidente Paulo Câmara, a instalação de uma unidade de Atendimento do Agroamigo e Crediamigo no município de Canhotinho - a ser aberta em breve. 

A abertura de pontos de atendimento pelo interior faz parte do projeto de expansão dos programas de microcrédito orientado do BNB. A meta é ampliar a rede de atendimento na sua área de atuação (Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo) e melhorar as estruturas já existentes.

Fotos: Lucas Patrício

'6° Café com Cejusc – Conversando a gente se entende' tem apoio da OAB-PE


Nesta terça-feira (30/07), às 15h, acontece o "6° Café com Cejusc – Conversando a gente se entende", promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Caruaru, que acontece no Auditório do Shopping Difusora. O "Café com Cejusc" é um projeto que envolve encontros pedagógicos de aproximação com a advocacia trabalhista em busca de soluções de consenso e da utilização dos métodos autocompositivos.

Na ocasião, os palestrantes Sérgio Torres Teixeira (vice-presidente do TRT-6 e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - Nupemec-JT) e Paulo Roberto G. Cerqueira (assessor chefe da vice-presidência do TRT-6) vão abordar o tema "O sistema de Justiça multiportas e a mediação pré-processual na Justiça do Trabalho". Também participam do evento, como debatedores, a professora da ASCES UNITA, Marília Vila Nova, e o advogado trabalhista, Glauco Gonçalves.

A OAB Pernambuco, que apoia o evento, será representada pelo conselheiro seccional e advogado Felipe Sampaio. Ele afirma que um dos grandes pontos para que a Justiça atenda efetivamente à expectativa da sociedade é exatamente a celeridade, a rapidez na entrega da jurisdição. "Momentos como o do Café são de fundamental importância para que haja uma aproximação e um permanente diálogo entre o judiciário e a advocacia, em busca de um objetivo comum, que é a celeridade e boa aplicabilidade da Justiça, para que se possa entregar o direito de forma mais efetiva aos jurisdicionados".

Cida Pedrosa lança livro "Claranã"


Claranã, o primeiro livro da escritora Cida Pedrosa com métrica e rima nas poesias, ganha nova edição pela Cepe Editora quase dez anos após o lançamento original, em 2015. O título contém 40 poemas que falam sobre amores, solidão, morte, erotismo, fé, arte, o existir. São temas sociais e filosóficos comuns à produção da autora pernambucana, mas criados de outra forma, sob a inspiração de cordelistas, cantadores, cantorias de viola e do Sertão nordestino, onde estão as raízes de Cida Pedrosa.

A segunda edição da obra, com novidades, será apresentada terça-feira (30/07), às 18h, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, em Santo Amaro, no Centro do Recife, num bate-papo da autora com o jornalista e escritor Cícero Belmar. “Fiz atualizações estéticas em um ou outro poema, mudei rimas porque encontrei algumas repetidas”, afirma Cida Pedrosa, nascida em Bodocó, poeta, feminista, militante comunista e vencedora do Melhor Livro do Ano do Prêmio Jabuti 2020 com Solo para Vialejo (Cepe). Há, também, acréscimo de prefácio do brincante, bailarino, músico, ator e pesquisador Antonio Nóbrega.

Para escrever Claranã - a palavra é de origem indígena, significa clarão/claridade e dá nome a uma pedra em Bodocó - Cida Pedrosa contou com a colaboração de amigos, que a provocaram com motes. Dessas sugestões nasceram poesias de gêneros populares variados: gemedeira, quadrão, galope à beira-mar, coqueiro da Bahia. Alguns motes, como o de Chico Pedrosa (Moisés balançou a vara / E o mar com medo se abriu) foram criados exclusivamente para o livro.

“Já os motes de Marco Polo Guimarães (Que na gravura em madeira / O Samico é um danado) e Wilson Freire (No terreiro da paz Salú descansa / Silencia a rabeca genial) tinham sido dados para uma corda virtual no site Interpoéticas, que fazia pelejas virtuais e era coordenado por mim e Sennor Ramos, lá eu tive minhas primeiras experiências com a métrica (o ritmo de um poema, o verso medido pela contagem das sílabas)”, declara. A publicação tem 140 páginas e ilustrações de Luiza Morgado. “Claranã é um clarão na minha vida, na minha criatividade, na minha construção poética”, destaca Cida Pedrosa.

O multiartista Antonio Carlos Nóbrega destaca, no prefácio da segunda edição, a habilidade da poeta. “O modo como usa a língua, a substância das ideias e a natureza oral dos versos e estrofes me deixa não só hipnotizado como com a consciência alerta em relação aos poderes da poesia rimada. E aí volto a uma questão que tem me batido frequentemente: a necessidade de desalojarmos essa forma de criar versos da cela do regionalismo onde está confinada.”

No prefácio que fez para a primeira edição, o escritor, compositor e dramaturgo Braulio Tavares traduz a inspiração para o livro: “A poesia popular entra na vida da gente por todos os lados, muito antes da gente saber com que letra começa o nosso nome. Entra pelo cheiro e pelo gosto de tudo quanto a gente compra na feira ou na calçada obedecendo à atração de uma trova cantada a plenos pulmões, de um pregão engraçado e sonoro. Entra nas cantigas de lavadeiras e nos aboios de vaqueiros.”

Sobre a autora - Cida Pedrosa é advogada de formação, defensora dos direitos humanos e vereadora no Recife (PCdoB). Além de poeta, com 11 livros publicados, é contista e recitadora. Pela Cepe Editora, lançou Gris (2018), Solo para Vialejo (2019) e Estesia (2022). Foi selecionada pelo Prêmio Oceanos de Literatura, com Claranã (primeira edição) e As Filhas de Lilith (2009), e conquistou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com Araras Vermelhas (2022). Tem participação em antologias de contos e poemas no Brasil e no exterior.

ENTREVISTA COM CIDA PEDROSA
Pergunta - Claranã foi seu primeiro livro com uso de métrica e rima nos poemas, mas mantendo temas comuns à sua escrita. Continua sendo o único nesse formato?

Cida Pedrosa - Claranã realmente foi meu primeiro livro metrificado, isso é uma experiência incrível porque eu tenho essa herança do Sertão, da métrica e da rima. Meu segundo livro, O Cavaleiro da Epifania, tinha algumas experimentações de metrificação, mas muito frágeis ainda. Depois do Claranã, outra forma de ver, sentir e escrever a poesia aconteceu na minha vida, é um estilo literário que aprendi e gosto de usar. A abertura e o fechamento do Araras Vermelhas são em métrica.

Pergunta - Como você vê Claranã, hoje, quase dez anos depois da primeira edição do livro?

Cida Pedrosa - Continuo assinando, dez anos depois, cada poema que está escrito lá, eu gosto muito do resultado. Se tem um livro meu que eu gosto do resultado, é do Claranã. Ele é um clarão na minha vida, na minha criatividade, na minha construção poética. E a segunda edição está tão bonita! E as linografias de Luiza (Morgado) são lindíssimas, é uma grande companhia ter no livro uma jovem que utiliza esse tipo de arte.

Pergunta - Você ainda olha a Pedra do Claranã com os mesmos olhos da infância?

Cida Pedrosa - Eu continuo olhando a Pedra do Claranã com muito espanto, com muita imaginação, porque ela é linda, ela é a minha pedra que canta, a minha pedra que clareia, a minha pedra que todas as vezes que eu estou muito mal e olho para ela, eu consigo ver o mundo de forma melhor.

SERVIÇO
O que: Lançamento de Claranã, em bate-papo de Cida Pedrosa com o jornalista e escritor Cícero Belmar
Quando: 30 de julho (terça-feira)
Hora: 18h às 21h
Onde: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (Rua João Lira, s/n, Santo Amaro, Recife)
Preço: R$ 40 (impresso) e R$ 20  (e-book)

Foto: Leopoldo Conrado Nunes/Cepe

Em Vertentes, governadora Raquel Lyra participa da convenção de Rael Ferreira


Finalizando o segundo domingo de convenções partidárias, a governadora Raquel Lyra (PSDB), acompanhada pelo presidente do PSDB, Fred Loyo, marcou presença nas Vertentes, na convenção que oficializou o nome de Rael Ferreira (PSDB), escolhido para suceder o atual prefeito, Romero Leal (PSDB). "Eu peço a todos que estão aqui e confiam no trabalho de Romero e conhecem a história de Rael, que busquem o voto e o apoio a um projeto que não é pelo poder, mas sim pela continuidade de um trabalho que mudou a vida do povo das Vertentes. Rael conta com o meu apoio. Vamos em frente", destacou a governadora.

O pré-candidato fez questão de agradecer à governadora, e afirmou que caso eleito buscará parcerias com o Executivo Estadual. "Minha mãe já dizia que tudo é no tempo de Deus, e esse tempo chegou, é agora. Estou muito emocionado com a presença e com a confiança de todos. Tenham certeza que vou trabalhar para trazer ainda mais para o nosso povo das Vertentes", afirmou o Rael.  

Para o atual prefeito, Romero Leal, a escolha de Rael Simboliza a continuidade do trabalho que está sendo feito no município. "Quem conhece Rael sabe da dedicação que ele tem pelo povo de Vertentes, e como ele tem nos acompanhado. Nosso grupo nunca deixou faltar nada aos que precisam e agora não poderá ser diferente. Rumo à vitória", pontuou o gestor.

Já Fred Loyo destacou o empenho do grupo político em torno do nome de Rael, e destacou que a gestão tende a crescer cada vez mais caso esteja em sintonia com a governadora Raquel Lyra. "Essa convenção aqui hoje fecha mais uma rodada de eventos. Passamos por diversas cidades e por onde fomos o clima é assim, de empolgação e vitória. Com todo o respeito, prefeito Romero, mas tenho certeza que Israel fará a melhor gestão da história das Vertentes com todo o nosso apoio e também o da governadora Raquel Lyra", ressaltou Loyo.

Também marcaram presença o deputado federal Mendonça Filho (UB), o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Toritama, Romerinho Leal, e o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero.

Fotos: Ray Evllyn

Alcides Cardoso questiona custo da obra do Parque Eduardo Campos: ‘R$ 17 milhões só de terraplanagem’


O líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), questionou, nesta segunda-feira (29), os valores gastos na obra do Parque Eduardo Campos, que está sendo executada no terreno do antigo Aeroclube, no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade. Em mais um relatório de acompanhamento, o parlamentar apontou que a gestão do prefeito João Campos (PSB) já gastou R$ 50 milhões dos R$ 73,2 milhões do contrato da construção, com aditivos, e ressaltou o atraso na obra.

“R$ 50 milhões é o que já custou a obra do Parque Eduardo Campos, que atrasou e, segundo as últimas informações, tem entrega marcada para outubro. Pelas lentes do nosso drone, parece que ainda falta muito. Identificamos que só de terraplanagem foram gastos R$ 17 milhões, sendo R$ 8 milhões com aluguel de caminhões para o transporte. Pagaram mais de R$ 500 mil só de aluguel de veículos leves e picapes, além de outros R$ 5,5 milhões com administração, canteiro e logística da obra”, disse Alcides Cardoso.

O vereador do PL vai enviar os dados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), ao Ministério Público de Contas (MPCO) e ao Ministério Público Federal (MPF). Em dezembro do ano passado, o líder da oposição já havia questionado um aditivo feito ao contrato da obra do parque, no valor de R$ 6,7 milhões, aumentando em 10,85% o custo do contrato da construção, que era de R$ 62,2 milhões na época.

Na ocasião, o parlamentar enviou ofício ao TCE. Nele, ele também pontuou que apesar de R$ 20,2 milhões já terem sido gastos até então, a execução física do parque, conforme as imagens feita por um drone, demonstrava apenas a terraplenagem do local e poucas estruturas físicas de concreto iniciadas, contrastando com o que já tinha sido pago pela Prefeitura.

“São valores bem elevados e que merecem uma apuração. Como vocês lembram, a obra do parque teve problemas na licitação e uma empresa de fora, que ofereceu um preço menor, foi injustamente afastada. O Recife merece ter cada centavo dos seus impostos gastos com responsabilidade”, ressaltou o oposicionista.

Gabriel Porto representa presidente da Alepe e ministro Silvio Costa Filho em convenção em Carnaíba


As candidaturas de Ilma Valério a prefeita e Gleybson Martins a vice-prefeito de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, foram oficializadas neste domingo (28.07), durante convenção que reuniu uma multidão de filiados e simpatizantes do movimento oposicionista “Todos por Carnaíba” na quadra de esportes da Escola João Gomes. O evento homologou também os nomes de 24 candidatos a vereador da coligação formada pelo Republicanos, União Brasil, Podemos e PSD. 

O ato contou com a exibição de vídeos de apoio de lideranças políticas de peso, como o ministro dos Portos e Aeroportos e principal nome do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho, e o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto. Os dois foram representados por Gabriel Porto, filho do deputado, que vem se movimentando para concorrer à Câmara dos Deputados em 2026.

No seu discurso, Gabriel destacou a grande mobilização e, principalmente, a espontaneidade do povo que lotou o local da convenção. Lembrou que muitas pessoas que queriam comparecer foram pressionadas por correligionários do candidato da situação a não marcar presença no ato, mediante ameaças de perseguição. 

“Ninguém está aqui obrigado, ninguém recebeu ou foi ameaçado para estar aqui. Este aqui é o palanque que vai promover a mudança em Carnaíba. O pessoal do outro lado trouxe um rapaz do Maranhão para ser candidato, mas Carnaíba já deu a resposta. Carnaíba vai ter a primeira prefeita da sua história. Ilma é filha da cidade, é empreendedora, que trabalha todos os dias, gera empregos e todo mundo conhece”, disse. 

Em seu discurso, Ilma Valério também destacou o fato de seu concorrente ter sido “importado” pelo grupo que ocupa prefeitura atualmente. Lembrou que suas raízes familiares são de Carnaíba e apresentou propostas para o futuro do município. “Carnaíba precisa virar essa página, desapegar do passado e olhar para frente, porque o mundo está girando, tudo está se modernizando, e nós não podemos ficar presos a uma velha política onde uns têm direito a muito e outros não têm direito a nada. Precisamos construir uma Carnaíba onde todos têm as mesmas oportunidades, onde todos são valorizados”, declarou.

Gleybson Martins, ressaltou as adesões que o grupo tem recebido e sublinhou a autenticidade da chapa: “Eu e Ilma temos pais e avós conhecidos aqui, temos amigos de infância e colegas de escola nos quatro cantos do município. Jamais alguém que não viveu aqui terá o mesmo amor e cuidado que nós temos por nossa gente”, disse, acrescentando que a convenção demonstrou a força e a união do grupo oposicionista, reforçando o compromisso da chapa com um futuro mais justo e igualitário para o município.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi registrado durante exibição do vídeo do empresário Ubirajara, conhecido como Bira, que enfatizou a seriedade da eleição para os carnaibanos. “É inadmissível que um homem que governa Carnaíba há 20 anos não tenha encontrado no município alguém com capacidade e confiança para lhe substituir e traga um nome do Maranhão para mandar em nosso povo”, criticou, sendo bastante aplaudido. 

Mulheres - As candidatas à Câmara municipal receberam destaque especial, refletindo o tema do ano da mulher na política carnaibana. Oito mulheres tiveram suas candidaturas homologadas, quatro pelo União Brasil e quatro pelo Republicanos, compondo o grupo de 24 candidatos a vereadores liderado por Ilma.

Foto: divulgação

III Festival de Teatro de Bonecos de Igarassu tem abertura com atrações culturais


Nesta terça-feira (30), acontece a abertura da terceira edição do Festival de Teatro de Bonecos de Igarassu (FETEBI), com a participação da Banda Marcial Heitor Villa Lobos, Boi da Cutia e Vovozito Grupo Qriso, no Sítio Histórico. 

A programação promove diversão e cultura para a população até o dia 03 de agosto com diversos espetáculos de artistas de Pernambuco e de outros estados do Brasil, como São Paulo, João Pessoa e Ceará. Além disso, o evento oferece ações de acessibilidade para pessoas surdas. 

As apresentações serão realizadas em seis polos no município: Sítio Histórico, Praça da Saramandaia, Praça de Cruz de Rebouças, Centro de Artes Narciso Félix, Nova Cruz e Três Ladeiras. 

Com realização do Espaço Cultural Vovozito e Grupo Mulungu, e produção executiva de André Falcão e Falcões Produções, o festival também conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco e apoio da Prefeitura Municipal de Igarassu. 


*Confira a programação completa*:

30/07: 

Sítio Histórico: Cortejo de abertura, às 13h30
Participação especial: Banda Marcial Heitor Villa Lobos, Boi da Cutia e Vovozito Grupo Qriso.

31/07:

Nova Cruz: O Doce Circo de Marionetes (Abraão Gouveia - São Paulo, SP), na Escola Maria Amélia, às 10h

Sítio Histórico: As Bravatas de Simão (Mestre Tonho - Pombos, PE), às 14h
Tem Boi no Algodão (Cia Boca de Cena - João Pessoa, PB), às 15h
Sombrafica (Cia Quase Cinema de Teatro de Sombras - São Paulo, SP), às 20h30

01/08

Três Ladeiras: Flor de Mamulengo (Grupo Água de Cacimba - Olinda, PE), na Escola Irineu Marques, às 10h

Centro de Artes: Circus Nova Tournée (Cia dos Bonecos - São Paulo, SP), às 14h

Sítio Histórico: O Grande Pequeno Circo do Palhaço Risadinha (Grupo Mulungu - Igarassu, PE), às 15h
O Doce Circo de Marionetes (Abraão Gouveia - São Paulo, SP), às 16h

Praça da Saramandaia: Circus a Nova Tournée (Cia dos Bonecos - São Paulo, SP), às 19h
As Aventuras de Benedito (Mamusebá - Caruaru, PE), às 20h

02/08

Sítio Histórico: Oficina de Marionetes (Abraão Gouveia -São Paulo, SP), às 14h
Re te tei (Cia Tropa do Balaco Baco - Arcoverde, PE), às 15h e às 20h

Praça de Cruz de Rebouças: Mester Miro e Mamulengo, Novo Milênio e Suas Aventuras (Carpina, PE), às 18h30

Praça da Saramandaia: Nego Bom em: Brega, a expressão do amor (Grupo Qriso - Igarassu, PE), às 19h

03/08

Praça de Cruz de Rebouças: A Fazenda Encantada (Mestre Bila - Glória do Goitá, PE), às 17h 

Praça da Saramandaia: A Fazenda do Coronel Mané Pancarú (Mestre Bel - Glória do Goitá, PE), às 18h30
Warley Santana e seus bonecos (São Paulo, SP), às 20h
Patrulha da Coxinha (Hiran Delmar e Cia - Fortaleza, CE), às 21h

Banda The Fevers traz show dançante de nova turnê para o Teatro RioMar


A banda The Fevers, que comemora 58 anos de carreira, traz para o Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, a nova turnê “Do Vinil ao Digital”. O show, que promete fazer todo mundo cantar, dançar e festejar a boa música, acontece neste sábado, dia 3 de agosto, às 21h. 

Para o show no Teatro RioMar, o público pode esperar uma apresentação dançante e animada, com um revival da carreira da banda The Fevers. Justamente por isso a nova turnê ganhou o nome de “Do Vinil ao Digital”. 

Os reis do baile garantem muitos sucessos com Liebert (baixo), Luiz Claudio (vocal), Rama (guitarra e violão), Otávio Henrique (bateria) e Claudio Mendes (teclados e vocal) comandando a festa. Hits como as músicas “Mar de rosas” e “Vem me ajudar” fazem parte do repertório, que contará com outros sucessos que marcaram a carreira do grupo. 

A banda The Fevers foi fundada em 1965 e o trabalho mais recente da banda é o álbum “Vem Dançar 2”. Os ingressos para o show no Teatro RioMar custam a partir de R$ 80 e podem ser adquiridos no site e na bilheteria do teatro e no app do RioMar Recife.

Arcoverde terá Audiência Pública sobre LDO e LOA, nesta quarta-feira (31)


A Prefeitura Municipal de Arcoverde vai realizar Audiência Pública referente à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e à LOA (Lei Orçamentária Anual).

A iniciativa acontece nesta quarta-feira, 31 de julho, das 9h às 12h, na sede da Casa das Juventudes de Arcoverde (Av. Dom Pedro II, n° 330 - Centro - prédio do antigo Colégio Rio Branco).

A sociedade civil e os diversos segmentos da comunidade já podem colaborar previamente para a realização da audiência, respondendo formulário online de avaliação da gestão municipal, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1dSdPPoo6WGtYBh_x1zpQKi9k_oK-B-j8HDzGDAl5MFY/viewform?edit_requested=true .

O objetivo da audiência é promover a transparência e a participação da sociedade na discussão e formulação do orçamento público, sendo uma oportunidade para que todos possam apresentar suas sugestões, críticas e contribuições, garantindo que os recursos públicos sejam alocados de forma eficiente e em benefício de toda a comunidade.

Azevedo e Pedrosa Advocacia celebram 10 anos de atuação


Entre os quatro escritórios mais admirados do Nordeste, de acordo com o último ranking publicado pela Revista Análise Advocacia, o escritório Azevedo & Pedrosa Advocacia está completando dez anos de atuação no mercado, com foco nas áreas trabalhista e cível. “Estamos celebrando não apenas uma década de operações, mas um marco de confiança e seriedade. A experiência adquirida ao longo desses anos serve como base sólida para continuar oferecendo uma assessoria com ética e total dedicação aos nossos clientes”, afirma André Azevedo, um dos sócios fundadores do escritório.

Para marcar esses dez anos de atuação, o escritório – que tem à frente os advogados André Azevedo e Levi Pedrosa – está ganhando três novos sócios: Thalyta de Moraes Rêgo, José Murilo Lyra e Maria Gabriela Menezes. A sociedade também conta com a experiência das advogadas Shayane Raquel Oliveira e Tatiana de Morais Araújo, totalizando agora sete sócios. “Os novos sócios vão reforçar ainda mais nosso trabalho e compromisso nas áreas trabalhista e cível, agregando expertise ao que fazemos”, ressalta Levi Pedrosa, também sócio fundador.

RANKING – Recentemente, o escritório Azevedo & Pedrosa Advocacia esteve presente no ranking mais atualizado por região da Revista Análise Advocacia. No Ranking Nordeste, ficou em 4º lugar entre os mais admirados. Foi a terceira vez que o escritório conquistou destaque no ranking da revista. O anuário é o maior e mais relevante levantamento do mercado jurídico brasileiro.

Psicológa explica como reduzir a ansiedade na volta às aulas


Com o fim das férias escolares, muitas crianças e adolescentes vão sentir a diferença ao retomar a rotina das aulas. Ficar até a madrugada jogando video games, não ter hora certa para acordar e ter tempo livre de sobra são fatores que podem dificultar o retorno à escola.

A psicológa Emanuelle Pereira, especialista no público infanto-juvenil e docente do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, destaca que, nesse caso, a ansiedade é considerada normal em virtude de uma preocupação por algo incerto. “Na infância, as emoções são recorrentes e comuns, fazendo parte do desenvolvimento. A ansiedade se manifesta com sensações de medo, insegurança e desconforto”. 

Emanuelle ainda destaca que o momento da volta às aulas pode ser considerado, pelas crianças e adolescentes, como um fator de estresse, que, se não houver um controle correto, há a possibilidade de gerar picos de ansiedade. “A instituição escolar tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, assim como no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Porém, para alguns alunos, frequentar a sala de aula, estudar, obter rotina e socializar, além de ser algo desafiador, pode ser um gatilho que desencadeia a ansiedade”, destaca. 

*Apoio emocional*

Nesse momento, de emoções misturadas, a psicológa destaca a importância de a criança ter um apoio emocional dos pais. “É preciso educá-los acerca de cada emoção, mostrando a importância delas em nossas vidas e como é importante sentir e acolhê-la. Isso faz com que valide cada uma frente aos desafios”, explica a psicóloga. 

Ela também ressalta a importâncias dos pais perceberem sinais de que a criança está ansiosa, como variação de humor, reação negativa sobre ir à escola, baixo rendimento escolar, sudorese, taquicardia, dores de cabeça e outros. “Alguns recursos podem ser utilizados. Enquanto segura a mão do filho, informe que aquela emoção é como uma onda, ela vem e passa. Ela é uma onda muito grande, mas depois vai diminuindo. Ou coloquei uma música que possa relaxar e o ajude a fazer a respiração diafragmática para a intensidade da emoção ser diminuída”.

Coligação "Bezerros no Rumo Certo" promove convenção no próximo dia 04 de Agosto


A Coligação “Bezerros no Rumo Certo”, composta pelos partidos União Brasil (UB), Social Democrático (PSD), Social Democracia Brasileira (PSDB), Cidadania e Podemos, divulgou a data oficial da Convenção Partidária, na qual serão apresentados os candidatos ao poderes Executivo e Legislativo Municipal nas eleições de outubro deste ano. 

Conforme divulgação nas redes sociais, o encontro será no dia 04 de agosto de 2024, a partir das 17h44, na quadra do Colégio Radar, no Bairro São Sebastião. 

Existe a expectativa da presença da governadora Raquel Lyra, dos deputados federal Mendonça Filho e estadual Joãozinho Tenório, da prefeita Lucielle Laurentino e da vice-prefeita Socôrro Silva, além dos pretensos candidatos à Câmara Municipal, filiados, militantes e imprensa. 

Nazaré da Mata pode eleger a primeira prefeita após 190 anos de história e testemunha convenção da pré-candidata Aninha da Ferbom


Evento oficializou o nome da candidata Aninha da Ferbom (PSDB) como pré candidata à prefeitura da cidade na noite do sábado (27), durante ato de convenção partidária

Desde que o Brasil passou a ter eleição direta, em 1985, os moradores da cidade de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, distante 65 km da capital Recife, nunca conseguiram colocar uma mulher por voto direto para ocupar uma vaga como chefe do executivo municipal. Isso porque, ao longo dos últimos 39 anos, apenas homens foram eleitos para essa responsabilidade, deixando, de fora, o direito da população escolher uma mulher para liderar o processo político local. Mas, no que depender da eleição de 06 outubro deste ano, ou seja, daqui a 70 dias, o município, de mais de 30 mil habitantes, vai ter um novo capítulo político na história política do País. É que na noite do sábado (27), foi realizada a convenção partidária que oficializou a empresária, Adriana de Andrade Lima Coutinho, conhecida como Aninha da Ferbom, que pertence ao Partido da Social Democracia Brasileira - (PSDB), como a nova pré-candidata para ocupar uma vaga no Palácio dos Guararapes - edifício sede da prefeitura, juntamente com o seu vice, o ex-vereador Rostand Negromonte, do partido do Podemos. Sendo eleita, a gestora vai governar pelos próximos 4 anos (2025 a 2029). Atualmente, Nazaré da Mata, desde que foi fundada em 1893, possui 191 anos.

O evento, que atraiu, de forma espontânea, uma multidão do bairro do Sertãozinho até a sede da Escola de Aplicação Professor José Chaves, na área central da cidade, foi realizado de forma histórica. O entusiasmo e a participação popular colocaram Nazaré da Mata no centro das atenções políticas, destacando a relevância do momento. Entre as autoridades que marcaram presença, no ato, estava o ex-prefeito Nado Coutinho, presidente municipal do PSDB; o ex-senador Armando Monteiro (Podemos); o presidente do PSDB (Fred Loyo; Deputado Estadual Gustavo Gouveia (Podemos); Prefeito da cidade de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos); O prefeito da cidade de Vicência Guiga (PSDB). Também prestigiaram o evento na condição de pré-candidatos à reeleição, cinco da lista dos atuais 13 vereadores da cidade. São eles: Edson Cazá, Cazá(PSDB); Telma do Trânsito (PSDB,, Thiago Delegado (PSDB), Burro Velho (Avante), e a vereadora Aninha Araújo (Podemos), que não vai se disputar o pleito deste ano. A Governadora do Estado, Raquel Lyra, e o presidente do estadual do MDB, Raul Henry, também enviaram um vídeo em apoio à candidata, que foi exibido no telão para a plateia.

A celebração contou, ainda, com caboclos de lança do maracatu de baque solto, que é Patrimônio Cultural do Brasil, e tradição cultural local, e que encheu as ruas de cores e ritmos, fortalecendo ainda mais a união, trabalho e a força do povo da cidade em poder ver uma mulher no poder. Por onde passavam, os militantes, simpatizantes, correligionários e eleitores, organizados de forma independente, inundaram ruas e avenidas em um mar vermelho. Vestidos com a cor que simboliza sua paixão e determinação, eles entoaram com fervor a emblemática canção de Fafá de Belém, “Meu Coração é Vermelho”, proclamando em uma só coro “vermelho de felicidade”. A cena, marcada por um espetáculo de alegria e unidade, refletiu a esperança e a energia de um povo ansioso por mudanças, tornando cada passo uma celebração da democracia e da luta por um futuro melhor.

“Estamos construindo uma linda caminhada. Durante os últimos dias, tenho recebido o apoio e incentivo de muitas nazarenas. Não tenho dúvidas que estamos a um passo para escrever uma linda história política em nossa cidade. Os nazarenos me convocaram, e aqui estou: com fé e muito preparada aos novos desafios que estão por vir. Como mulher, filha desta terra, sinto com muita responsabilidade poder corresponder aos sonhos de cada cidadão e cidadã, que, em outubro, vão às urnas, depositar a esperança, o amor e o desejo para que tudo dê certo. O povo tem pressa e eu aqui contando os dias. Nazarenos, aguardem, já estou chegando para mudar a história”, disse, emocionada, a pré-candidata, Aninha da Ferbom.

TURÁ Recife muda de local


Temos novidades importantes: o festival TURÁ Recife, que acontecerá no final de semana dos dias 24 e 25 de agosto, será realizado no Classic Hall (Av. Gov. Agamenon Magalhães, S/N - Salgadinho, Olinda), mantendo a mesma programação e capacidade anteriores. Além disso, será disponibilizado para compra, a partir do dia 31/07, um novo setor (camarote), proporcionando mais conforto ao público.

Palco de importantes eventos no Recife, o Classic Hall possui uma superestrutura que permite receber os mais variados encontros, há mais de 20 anos. Localizado entre a capital Recife e a cidade que é patrimônio histórico da humanidade, Olinda, a casa de espetáculos possui palco com 1.000 metros quadrados de área, aparelhos de som e luz de última geração, além de climatização e estacionamento próprio.

Os ingressos já adquiridos para o Centro de Convenções passam a valer automaticamente para o Classic Hall, não sendo necessário efetuar a troca dos mesmos.
As atrações seguem confirmadas e nossa mistura contará com grandes nomes da cena pernambucana e nacional, com mais de 18 horas de evento e shows de Nação Zumbi, Lenine, Joelma, Nando Reis, Joyce Alane, Lulu Santos, Baco Exu do Blues, Jota Quest, Maria Rita e Marina Sena.

Falta menos de um mês! Bora misturá?

Sobre os ingressos

As entradas têm valores: a partir de R$ 140 (para os dois dias)
A compra pode ser feita online, através do site www.festivaltura.com.br/rec, ou presencialmente, nas bilheterias oficiais

O festival conta com quatro tipos de ingressos:

- TURÁ Pista Casadinha: dá acesso aos 02 dias de festival (sábado e domingo)

- TURÁ Pista Dia: dá acesso a um dia de festival (sábado ou domingo – a definir de acordo com a sua escolha)

- TURÁ Camarote Casadinha: dá acesso aos 02 dias de festival (sábado e domingo), na área de camarotes. Cada camarote comporta 12 pessoas. Os ingressos não serão vendidos individualmente. Somente o camarote fechado.

- TURÁ Camarote Dia: dá acesso a um dia de festival (sábado ou domingo – a definir de acordo com a sua escolha), na área de camarotes. Cada camarote comporta 12 pessoas. Os ingressos não serão vendidos individualmente. Somente o camarote fechado.

Clientes Banco do Brasil Ourocard Elo têm desconto exclusivo de 20%, além de parcelamento exclusivo em até 10 (dez) vezes sem juros. (vendas limitadas a 4 ingressos por CPF).

Clientes dos demais cartões têm parcelamento em até 6 (seis) vezes sem juros na compra do Casadinha e Dia. (vendas limitadas a 6 ingressos por CPF).

O TURÁ Recife conta com ingresso social, que oferece desconto de 40% no valor do ingresso inteiro, mediante doação de 1kg de alimento não perecível aos programas sociais Samaritanos, Casa do Pão e Projeto Vincular.


Supernavio de 366 metros atraca no Porto de Suape pela primeira vez


 Mais um recorde histórico é registrado pelo Porto de Suape. O gigante do mar MSC Orion, porta-contêiner de classe mundial New Panamax, com 366 metros de comprimento, 51 metros de largura e 16 metros de calado, é o maior navio já recebido pelo atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do Brasil. A manobra de atracação ocorreu no Terminal de Contêineres (Tecon Suape), no final da manhã de sábado (27). 

 “A chegada do MSC Orion a Suape reforça a importância estratégica do Suape para o nosso país, contribuindo para a viabilização de rotas diretas entre o Nordeste e os países asiáticos via Canal do Panamá. São linhas que vão nos conectar a importantes complexos portuários, a exemplo dos portos chineses e de Singapura, possibilitando maior competitividade aos exportadores e importadores que atuam entre os dois continentes”, comemora o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot. 

“Hoje, alcançamos mais um recorde em 45 anos de história, ganhando destaque no país e no exterior”, pontua o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira, acrescentando que a dragagem do canal externo (já concluída), do canal interno e da bacia de evolução (obras começam nas próximas semanas, com prazo de sete meses para conclusão) vão atrair ainda mais navios de grande porte com capacidade máxima de carga.

As últimas escalas do MSC Orion ocorreram no Porto de Caucedo, na República Dominicana (Caribe), e no Porto de Salvador (BA), respectivamente. A embarcação, de bandeira portuguesa, começou a transportar carga conteinerizada em 2020. 

RECORDE ANTERIOR
Antes da atracação do MSC Orion, o maior navio aportado em Suape foi o APL Dublin, de bandeira de Singapura. A atracação ocorreu em 11 de março de 2023 e a embarcação permaneceu no porto até o dia 13. Pertencente à empresa CMA CGM, o porta-contêiner de classe mundial tem 347,29 metros e largura de 45,28 metros, com calado máximo de 15,5 metros e capacidade para transportar 10.700 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés). Na operação, foram movimentados mais de 1.500 contêineres. Na época, o navio partiu de Suape com destino ao Porto de Santos, no litoral paulista.

Em julho de 2022, o atracadouro pernambucano, caracterizado por ser um porto abrigado de águas profundas, recebeu o navio MSC New Haven, com 333,9 metros e capacidade para 8.084 TEUs. A chegada dos gigantes do mar a Suape foi autorizada pela Portaria 037/2021, publicada no Diário Oficial de Pernambuco em 13 de abril de 2021, com aval da Marinha do Brasil.

Imprensa Suape

ONG CasaRosa realiza nova edição do Bazar Solidário, em Boa Viagem


A ONG CasaRosa vai promover mais uma edição do seu tradicional Bazar Solidário. A ação será realizada na próxima terça (30) e quarta (31), das 8h às 17h, no Mar Hotel (Salão Mauro Mota), em Boa Viagem. O projeto representa oportunidade para quem deseja adquirir peças novas e seminovas como roupas masculinas, femininas, infantis, perfumes, acessórios pessoais e variedades para a casa, com um toque solidário e sustentável através da moda circular.  

A iniciativa visa angariar base financeira para continuar viabilizando o acolhimento às mulheres que vêm do interior do Estado para fazer tratamento contra o câncer, principalmente de mama, nos hospitais públicos de Recife. Todos os recursos arrecadados serão integralmente destinados para sustentar e expandir os serviços oferecidos pela ONG CasaRosa, com sede no Espinheiro, na Zona Norte do Recife.
 
“Teremos dezenas de produtos a partir de R$5, garantindo que todos os interessados possam contribuir de acordo com suas possibilidades. Além da participação no Bazar Solidário, o público também pode doar itens novos e seminovos para comercialização durante o evento ou mesmo conhecer mais possibilidades de abraçar a nossa causa no dia a dia como o voluntariado, por exemplo”, destaca uma das gestoras da ONG, Kadja Camilo.

Sobre a CasaRosa
A ONG surgiu há dez anos a partir de iniciativa totalmente voluntária das cidadãs Bruna Trajano, Cristina Maranhão, Juliana Sarubbo e Kadja Camilo juntamente com um time de conselheiras. Possui charmosa sede, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, onde a manutenção é toda feita em cima de doações (pessoas físicas e jurídicas), incluindo a força de voluntários. O trabalho de albergar mulheres de outras cidades que fazem tratamento contra o câncer de mama nos hospitais públicos do Recife requer os mais variados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas, além do lado financeiro para o pagamento de despesas como energia, gás, internet/telefone e o aluguel da casa.
 
Para que as usuárias possam ter esse conforto em um momento tão difícil, inclusive com acompanhantes, é preciso que haja o direcionamento/encaminhamento médico especial ou através do serviço social de pontos como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer. 

*Serviço:*
O que: Bazar Solidário da ONG CasaRosa
Onde: Mar Hotel – Salão Mauro Mota, na Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem (Recife/PE)
Quando: nesta terça (30) e quarta (31) de julho de 2024
Horário: das 8h às 17h
Acesso: livre/gratuito
Outras informações: @casarosa.ong e (81) 98176-6302 (WhatsApp)

River Shopping sorteia duas viagens de cruzeiro como promoção de Dia dos Pais


Este ano o Dia dos Pais é comemorado no dia 11 de agosto. Neste período em que as pessoas se reúnem para celebrar e presentear as figuras paternas em suas vidas, o River Shopping lança campanha com sorteio de duas viagens de cruzeiro. A cada R$250 em compras nas lojas participantes da promoção, pode ser gerado, através de cadastro de nota fiscal no site, um número da sorte. Com ele, o cliente pode ganhar uma viagem de cruzeiro de até R$15.000,00. O número premiado será escolhido através de dois sorteios da loteria federal, realizados nos dias 10 e 24 de agosto. Apenas notas fiscais emitidas do dia 27 de julho até o dia 22 de agosto poderão ser cadastradas.

O número da sorte pode ser gerado a partir de compras feitas tanto no próprio shopping, quanto por Delivery, Drive Thru e Whatsapp. O vencedor deve apresentar o prêmio, um voucher de R$15.000,00, à empresa de viagens CVC localizada no shopping e escolher sua viagem, podendo ser nacional ou internacional, desde que ocorra em até 12 meses após o sorteio.

De acordo com a gerente de marketing, nome da pessoa, é esperado um aumento de 12% de público, em comparação ao ano anterior. ‘‘Estamos bastante positivos com o movimento que o Dia dos Pais vai gerar, a expectativa é de um aumento de 12% de público. Por isso, projetamos essa promoção especial com as lojas do River para oferecer um momento maior de lazer para nossos clientes que também são figuras paternas’’. Para saber as lojas participantes, visite o regulamento no site do shopping: https://www.rivershopping.com.br/ . 

Sobre o shopping

Localizado em Petrolina (PE) e apenas a dois quilômetros de Juazeiro (BA), o River Shopping tem mais de 25 anos de história de contribuição para o crescimento do Vale do São Francisco. Possui mais de 145 operações entre lojas, megalojas, quiosques, praça de alimentação, Playtoy e cinema. Proporciona um ambiente climatizado, confortável e seguro. Dispõe de 1.500 vagas de estacionamento e um público diário de cerca de 24 mil visitantes. O River traz marcas nacionais e internacionais, fomenta o crescimento econômico e fornece 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos para a região. Funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 14h às 20h.

Campanha incentiva doação de óvulos entre pessoas LGBTQIA+


A campanha "Nós por Nós" tem ganhado destaque na comunidade LGBTQIA+ ao incentivar a doação de óvulos entre seus membros. Iniciada por um grupo de ativistas e apoiada por centros de saúde como Criovidas Criopreservação e Donare Clínica, a iniciativa busca promover a solidariedade e facilitar o acesso à reprodução assistida para pessoas LGBTQIA+.

A campanha visa superar as barreiras enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+ no sistema de saúde tradicional. Segundo Paulo Matheus, biomédico e especialista em reprodução humana assistida, "a doação de óvulos é um ato de amor e confiança, que transforma vidas e constrói um futuro mais inclusivo e solidário". Paulo Matheus, que também é diretor técnico-científico da Criovidas e da Donare Clínica, destaca a importância de criar um ambiente acolhedor onde doadores e receptores possam compartilhar experiências e apoio emocional.

Desde a resolução do Conselho Federal de Medicina de 2015, que legalizou a reprodução assistida para casais homoafetivos, houve avanços significativos na garantia de acesso igualitário às tecnologias de reprodução assistida. A campanha "Nós por Nós" reforça essa legislação, proporcionando um processo seguro e anônimo conforme as normas brasileiras de ovodoação.

Além de facilitar a doação de óvulos, a campanha busca educar a população através de campanhas nas redes sociais, desmistificando o processo e destacando os benefícios dessa prática para a comunidade. "A educação é uma ferramenta poderosa para desconstruir preconceitos e incentivar a participação", afirma o biomédico. 

No entanto, a campanha enfrenta desafios, como a desinformação e o preconceito. Para superar esses obstáculos, a "Nós por Nós" tem contado com a parceria de organizações de saúde, ativistas e influenciadores, ampliando sua mensagem e alcançando um público maior.

Para Paulo Mathes, a colaboração com centros de saúde como Criovidas e Donare garante a qualidade e a segurança do processo de doação de óvulos, além de oferecer o suporte necessário aos doadores e receptores. "A iniciativa não apenas oferece uma solução prática para a doação de óvulos, mas também fortalece a identidade coletiva da comunidade LGBTQIA+, promovendo a ideia de que juntos somos mais fortes", concluiu.

Estudante de Medicina cria instituição para viabilizar estágios no exterior para outros acadêmicos do curso

Breno Herculano, natural de Recife, Pernambuco, é um jovem de 22 anos que carrega consigo a ambição e a persistência como marcas registradas de sua trajetória. Em 2020, influenciado pela imagem glamourizada de advogados bem-sucedidos em filmes e séries, decidiu ingressar no curso de Direito. Sonhava em construir uma carreira brilhante, queria ser aquele advogado dos filmes e séries: bem vestido, milionário, ambicioso, sem uma derrota no currículo. A paixão pelo Direito o impulsionou a se dedicar aos estudos, o que lhe rendeu a aprovação na faculdade.

No entanto, a realidade do curso se mostrou diferente do idealizado. Após oito meses, uma profunda inquietação o invadiu. A área escolhida não o preenchia, e a chama da sua verdadeira vocação ainda não havia sido acesa. A decisão final aconteceu em abril de 2021, quando a medicina se revelou como o seu verdadeiro chamado. 

Impulsionado pelo desejo de ajudar as pessoas, Breno mergulhou de cabeça nos estudos, matriculando-se em cursinhos e dedicando-se intensamente aos livros. A meta era ingressar na faculdade de medicina, mas o resultado do Enem de 2021 não foi o esperado, e ele obteve uma nota abaixo do ideal.

A frustração, porém, não o abateu. A persistência e o desejo de alcançar seu objetivo o impulsionaram a buscar alternativas. A aprovação no FIES lhe abriu portas para a faculdade, e, com uma sede insaciável por conhecimento, ele analisou meticulosamente cada instituição do país, buscando a opção que melhor se encaixava em seus anseios. A escolha recaiu sobre Cuiabá, no Mato Grosso, uma cidade distante de sua terra natal, mas que lhe proporcionava a oportunidade de ingressar na carreira médica. A decisão foi tomada com o intuito de evitar o risco de não ser chamado no remanejamento, optando por uma universidade em que a chance de obter a vaga era maior.

Em agosto de 2022, ainda antes de iniciar as aulas, Breno já mirava em oportunidades no exterior, ciente de que o caminho seria desafiador, mas impulsionado por uma ambição que o guiava em direção ao sucesso. Com um currículo modesto e sem muita experiência, ele decidiu se aventurar em um terreno desconhecido, começando a se candidatar a programas de estágio em universidades renomadas. Para sua surpresa, ainda na primeira semana de aula, ele conquistou uma vaga remota em Harvard, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo.

A conquista, porém, não o acomodou. No segundo período da faculdade, ele foi aprovado para um estágio remunerado de pesquisa sobre Alzheimer na UT Southwestern Medical Center, em Dallas, Estados Unidos, uma das melhores universidades do mundo. A chance de trabalhar em um ambiente de excelência, recebendo um salário de três mil e oitenta e três dólares, coroava sua dedicação e persistência. Além disso, no final do estágio foi convidado a apresentar –como MD/Phd– uma tese de doutorado. 

Motivado por sua própria trajetória e pelo desejo de ajudar outros estudantes a alcançarem seus sonhos, Breno fundou a MedLegacy em 2023. A empresa se dedica exclusivamente a auxiliar alunos de medicina a conseguirem estágios no exterior, oferecendo suporte e orientação para que eles possam trilhar um caminho similar ao seu. Atualmente, a MedLegacy conta com 100 alunos e já ajudou diretamente 17 estudantes a ingressarem em universidades renomadas, demonstrando o sucesso do trabalho de Breno e a sua capacidade de inspirar outros estudantes de medicina a perseguirem seus objetivos.

Quais eleitoras e eleitores têm preferência para votar?


Você sabia que existem alguns segmentos do eleitorado de mais de 155 milhões de pessoas das Eleições Municipais de 2024 que têm preferência para votar? A lista dessas eleitoras e eleitores consta do artigo 100 da Resolução TSE nº 23.736/2024, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito deste ano. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro e o segundo para o dia 27 de outubro, nos municípios onde for necessário.

De acordo com dispositivo da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da mesa receptora de votos declarará iniciada a votação às 8h, no horário de Brasília (DF).

Eleitorado com preferência
Segundo o artigo da resolução, terão preferência para votar:

candidatas e candidatos;
juízas e juízes eleitorais, bem como auxiliares de serviço;
servidoras e servidores da Justiça Eleitoral;
promotoras e promotores eleitorais;
policiais militares em serviço;
idosas e idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
pessoas com deficiência;
pessoas com mobilidade reduzida;
pessoas enfermas;
pessoas com transtorno do espectro autista;
pessoas obesas;
gestantes;
lactantes;
pessoas com crianças de colo;
pessoas doadoras de sangue.
A preferência garantida considerará a ordem de chegada à fila de votação, observada a preferência das pessoas com mais de 80 anos. Essas eleitoras e eleitores terão preferência sobre as demais, independente do momento de chegada à seção eleitoral.

A preferência para votar se estende à pessoa acompanhante ou ao atendente pessoal, ainda que essa pessoa não vote na mesma seção eleitoral do titular da prioridade mencionada.

As pessoas doadoras de sangue terão direito à prioridade para votar após todos os demais beneficiados na lista prévia, mediante apresentação de comprovante de doação, com validade de 120 dias.

Mesárias e mesários
As mesárias, os mesários e os fiscais dos partidos, das federações e das coligações presentes, com a respectiva credencial, deverão votar depois das eleitoras e dos eleitores que se encontrarem presentes no momento da abertura dos trabalhos ou no encerramento da votação.

Imprensa TRE PE 

Federação Psol/Rede homologa Perpetua Rodrigues para a disputa majoritária em Petrolina


"Com determinação, vontade, coragem e a força do povo petrolinense". Foi assim que a agricultora e servidora pública estadual aposentada na função de técnica de laboratório, Maria Perpetua Rodrigues (Perpetua do Psol,) se colocou ao ser homologada candidata a prefeita de Petrolina pela federação Psol/Rede. A programação ocorreu no sábado (27) na Associação das Mulheres Rendeiras, no bairro José e Maria, zona norte da cidade.

“Estou aqui candidata e sabemos que não é fácil, porque vamos enfrentar a diferença de recursos, mas para quem tem coragem e fé como eu, a gente seguirá com muita força. Iremos contar com a população da periferia, com as pessoas que aos 30 anos em pleno século 21 ver escrito não alfabetizado/alfabetizada na sua identidade”, assinalou Perpetua Rodrigues

A psolista lembrou que Petrolina tem quase 400 mil habitantes e a gestão municipal não se preocupa em saber quantas são essas pessoas sem acesso à escola. “Vamos trabalhar para mudar esse quadro; da creche que na nossa proposta será 24 horas, porque tem mulheres que trabalham em horário noturno e precisa ter a segurança de ter um espaço para deixar seus filhos. Sabemos que iremos lutar contra os poderosos, mas nesta disputa todos nós somos iguais".

E sobre a disputa com mulheres, agora três com a convenção da Unidade Popular neste domingo, 28, que lançou a estudante Maria Clara majoritária, é importante as candidaturas femininas, mas Perpetua fez um alerta.

“Temos uma mulher que representa a retirada de direitos, o retrocesso, e no nosso caso, o nosso projeto é para todas e todos. Um projeto para realizar as obras com qualidade, não fazer hoje e amanhã não existir mais. No Psol existe o incentivo da participação das mulheres na política e vamos continuar com essa missão, chamar a todas e todos para construirmos juntas e juntos esse projeto de nossa candidatura”, relatou a candidata homologada da federação Psol/Rede, frisando que entre suas prioridades,cela anunciou a reabertura do Laboratório Central e criar um Centro de Diagnósticos para a realização de exames de imagens e mais complexo.

“A população vai no posto de saúde e quando se encaminha um exame de imagem mais complexo, a prefeitura via secretaria de Saúde não dispõe. Então não adianta uma saúde funcionar dessa forma e que só tem se agravado em Petrolina”, apontou Perpetua Rodrigues.

VEREADORES E VEREADORAS

 Também foram homologados os nomes que disputarão vagas na Câmara Municipal pelo Psol apenas, já que a Rede não terá candidaturas de vereadora e vereador no pleito de 2024. O partido que forma federação junto com o Psol, realizou logo o ato psolista, a sua convenção para referendar o apoio à Perpetua na disputa majoritária.

“Estivemos alguns entraves com documentação o que não nos deu tempo de formalizar as candidaturas para a Câmara, mas estaremos junto com Perpetua na caminhada para a prefeitura de Petrolina “, disse Laércio Vasconcelos, da coordenação regional da Rede na maior cidade do sertão e terceira em população em PE.

Arborização e cuidados ambientais em Belo Jardim


A gestão do prefeito Gilvandro Estrela tem se destacado pelo investimento em iniciativas de arborização e cuidado ambiental em Belo Jardim. Desde maio, já foram plantadas, aproximadamente, 800 mudas em diferentes locais, além de doações que ampliam ainda mais esse número. Na última quarta-feira (24), por exemplo, foram plantadas mais de 100 mudas, destacando-se 47 ao lado da Moura da Serra e 90 plantadas no Viana e Moura da Faculdade.

O plantio de novas árvores tem realmente transformado a cidade, contribuindo para um ambiente mais verde e sustentável. 

“Nosso objetivo é transformar Belo Jardim em uma cidade mais verde e sustentável. Os novos plantios são passos importantes para garantir um ambiente mais saudável e agradável para todos. Esse trabalho é essencial, principalmente, para o futuro do nosso município”, enfatizou o prefeito Gilvandro Estrela.

Entre janeiro e julho de 2024, também foram realizadas 550 podas de árvores tanto na zona urbana quanto na zona rural, um número que reflete um comprometimento com a melhoria do espaço público. As ações de poda têm beneficiado diversos pontos estratégicos da cidade, como a avenida do Atacadão, avenida Senador Paulo Guerra, avenida Júlia Alves Rodrigues Torres, Escola Maria Galvão, CRAS Cohab I, Praça da Criança, avenida Pontilhão, LM Construção, Viana e Moura da BR, loteamento Vila Bela, ao lado da empresa Natto, e nas escolas Bento, Donino e Cassiano.

Além dessas ações, o governo Estrela tem se destacado pela cooperação técnica com a LU Reciclagens no manejo de resíduos sólidos, reaproveitando mais de 680 toneladas de resíduos que seriam enterrados no aterro sanitário. Também se destaca o Projeto de Educação Ambiental, que começou este ano e, inicialmente, atenderá as 50 escolas municipais. Até agora, oito escolas e mais de 960 alunos já participaram do projeto, aprendendo sobre a importância da preservação ambiental e práticas sustentáveis.

Escolas da Mata Norte recebem aulas-espetáculo sobre ciranda


Nesta terça e quarta-feira (30 e 31), escolas da Rede Estadual de quatro cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco receberão o projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte”, do mestre Anderson Miguel. A ação, gratuita e com acessibilidade comunicacional, tem como proposta promover aulas-espetáculo participativas com ensinamentos sobre a ciranda, uma das principais manifestações culturais do estado.

No evento, alunos e educadores terão uma rica aula para conhecer detalhes sobre a musicalidade, os personagens, a dança, os elementos e a história da ciranda, além de uma apresentação do mestre Anderson Miguel. Assim, terão vivências sobre como acontece a criação das letras, os instrumentos utilizados e suas variações. Serão contemplados os municípios de Nazaré da Mata, Buenos Aires, Vicência e Aliança.

Ainda dentro dos objetivos, o projeto visa mostrar às novas gerações a raiz da ciranda tradicional, para perpetuar toda a contribuição dos mestres do nosso estado. “Será uma rica oportunidade de ampliar o aprendizado dos estudantes, de promoção da cultura e de incentivo para nossa arte popular. Pernambuco é um estado plural e vamos seguir ampliando isso”, ressalta o professor e produtor cultural Clébio Marques, responsável pela concepção e coordenação do projeto.

Coordenado pela Usina Produções, o projeto tem incentivo da Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. 

*Sobre a Ciranda*

Desde agosto de 2021 a Ciranda do Nordeste passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, no Livro de Registro das Formas de Expressão, inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Essa manifestação popular tem como personagem central o(a) Mestre(a) Cirandeiro(a) e envolve performances poéticas, musicais e coreográficas. A letra pode ser improvisada ou já conhecida. 

A música, de melodia simples e normalmente com estribilho, para facilitar o acompanhamento, é entoada pelo(a) mestre(a), acompanhada pelos tocadores e pelos dançarinos. O ritmo é determinado por instrumentos de percussão: bombo (ou zabumba), caixa e ganzá (mineiro), além de um de sopro. Já a dança é um elemento central para vivenciar a ciranda, e, em geral, acontece com os brincantes dando as mãos em um círculo fechado e dançando em uma única direção. A brincadeira não possui figurino próprio e pode ocorrer em qualquer época do ano, não existindo data certa para sua realização.

*SERVIÇO:*
Escola Dom Carlos Coelho
Nazaré da Mata / Mata Norte
Terça-feira – 30/julho/2024 – 10h

EREM Jaime Coelho
Buenos Aires / Mata Norte
Terça-feira – 30/julho/2024 – 16h

EREM Dr. Joaquim Correia
Vicência / Mata Norte
Quarta-feira – 31/julho/2024 – 10h

EREM Joaquina Lira
Aliança / Mata Norte
Quarta-feira – 31/julho/2024 – 15h