sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

José de Abreu vai voltar para o Brasil

 

Após uma temporada na Nova Zelândia ao lado de sua mulher, a maquiadora Carolynne Junger, o ator José de Abreu acabou de anunciar em seu Twitter que vai voltar para o Brasil e de quebra vai fazer uma novela na Rede Globo. "Sou brasileiro, AMO meu país, e como costumo dizer 'eu saio do Brasil mas o Brasil não sai de mim'. Preciso passar pelo que os brasileiros estão passando, preciso sentir na pele o que vocês estão sentindo nesta dupla pandemia, do Virus e do Verme."

O artista - que foi entrevistado pelo blog em uma série de matérias -  está feliz e motivado com o seu retorno a novelas - a última foi A Dona do Pedaço, onde interpretou o "sugar daddy" Otávio Guedes, em 2019. "Representar para mim é como respirar. Sem representar, o ar pode ser puro e sem vírus, como o daqui, mas fica uma respiração capenga, que não me alimenta do "prana", o princípio vital, tão necessário à minha vida espiritual.

Bem vindo de volta, grande brasileiro!

 

Assai Atacadista anuncia patrocínio à Copa Nordeste 2021

O Assaí Atacadista é o mais novo patrocinador oficial da Copa do Nordeste de 2021. A edição deste ano do torneio começa a sua fase de grupos no dia 27 de fevereiro com 16 times participantes. A marca será exibida em conteúdos oficiais e propriedades comerciais da competição, incluindo o pórtico de apresentação dos times nos jogos, placas no gramado e painéis nas laterais dos campos. A ativação também será desdobrada em materiais de comunicação nas lojas e em conteúdos para as redes sociais do Assaí, entre outras ações.

O movimento é uma das estratégias do Assaí, que patrocina campeonatos esportivos em diversas regiões do País, para apoiar e valorizar as tradições de cada local. Adicionalmente, reforça o forte vínculo da marca com o Nordeste brasileiro.

“O futebol é uma paixão nacional e um dos símbolos do nosso país, que une o brasileiro e provoca paixão. O amor pelo esporte nos aproxima e nos permite estar ainda mais presente no dia a dia dos clientes. Com o patrocínio inédito do Assaí na Copa do Nordeste, reforçamos a conexão da marca com os cidadãos nordestinos, apoiando um evento importante e valorizado na região, que vem recebendo e aceitando o Assaí com muito carinho nos últimos anos”, afirma Marly Yamamoto Lopes, Diretora de Marketing do Assaí Atacadista.

A empresa possui atualmente 184 lojas em todo o país e tem forte presença na região Nordeste com unidades em todos os nove Estados da região – são 49 lojas no total. Ainda no Nordeste, em 2020 o Assaí também já havia patrocinado os torneios pernambucano e potiguar de futebol. A marca é atualmente title sponsor e patrocinadora da Série A do Campeonato Brasileiro, além dos torneios masculino e feminino Paulista. Patrocinou, ainda, a Taça das Favelas em 2019.

Ao todo, a Copa do Nordeste terá 72 jogos até maio de 2021, entre 16 times classificados para a disputa, quando será conhecido o novo campeão nordestino. As fases finais (quando são realizadas as quartas, semis e a grande decisão) da competição estão marcadas para ocorrerem entre os meses de abril e maio, a depender do desenrolar dos jogos.

Empresa mais admirada pelos brasileiros em 2020, eleita por voto popular, segundo o ranking Melhores e Maiores da Revista Exame, o Assaí é uma marca de atacado de autosserviço. A empresa atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista que mais cresce no Brasil, a rede está presente nas cinco regiões do País, com 184 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal.

Cavalos abandonados são recolhidos pelo Controle Urbano de Olinda

 

Animais de grande porte abandonados nas ruas foram recolhidos pela equipe de apreensão de animais do Controle Urbano de Olinda nesta quinta-feira (18.02). Os agentes informaram que é alto o risco de ocorrer acidentes envolvendo os cavalos e que a saúde deles fica debilitada quando estão soltos nas ruas.

Através das rondas, a equipe da apreensão de animais, com auxílio de um caminhão vaqueiro, recolheu dois cavalos que estavam soltos na Estrada do Bonsucesso, no bairro de mesmo nome. Os animais foram enviados para o Centro de Acolhimento Animal, localizado na Base Rural em Ouro Preto, para serem alimentados e tratados.

Além desta ação, através de denúncias, um cavalo que estava solto, próximo do posto de saúde na Vila Manchete em Ouro Preto, foi recolhido do local pelo próprio proprietário do animal. Ele foi informado pela equipe da apreensão de animais que o cavalo não pode ficar livre no local, devido ao risco iminente de acidentes com veículos e pedestres.

lmprensa Olinda

Celpe começa a entregar geladeiras para armazenamento de vacinas

 

A Celpe iniciou, nesta sexta-feira (19), a doação dos 155 refrigeradores científicos destinados aos municípios pernambucanos para armazenar as vacinas contra a Covid-19. A primeira remessa desses equipamentos já se encontra no Recife e será entregue às unidades de saúde da Capital.

A distribuição será gradativa e a previsão é que as demais cidades contempladas com a doação devam receber as câmaras de refrigeração nas próximas semanas. Nos próximos 15 dias, mais 80 equipamentos chegarão ao Estado e serão enviados aos respectivos destinos. A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

A doação desses equipamentos totaliza aproximadamente R$ 1,5 milhão, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e doação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões nas distribuidoras da Neoenergia: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS).

“O nosso foco, desde o início da pandemia, é contribuir com o poder público na intenção de dar todo o apoio possível de concessão que necessitam dos refrigeradores adequados para o armazenamento da vacina. A iniciativa reafirma o compromisso social da Companhia com os pernambucanos no combate à covid-19, por isso estamos apoiando os municípios da nossa área”, afirma o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pela Celpe que possuem IDHM até 0,61. A instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda.

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Os equipamentos também possuem sensores e um sistema de alarme remoto à distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.

As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

Sustentabilidade -  Para receber os novos equipamentos, os governos municipais e estaduais devem entregar refrigeradores e freezers antigos para a Celpe. A companhia irá retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos.

“Ao utilizar como estratégia o recebimento dos equipamentos de refrigeração antigos e não adequados para conservação das vacinas, estamos compensando o acréscimo de carga de 89 kW. A iniciativa da Celpe é de extrema importância social para as regiões onde atuamos e está alinhada aos compromissos do grupo de combate às mudanças climáticas e ao desperdício de energia”, enfatiza Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba.

Troca de lâmpadas - Os municípios que vão receber os novos refrigeradores para vacinas contarão também com ações de trocas de lâmpadas por modelos de LED, mais eficientes. Ao longo de um ano e meio, serão substituídas cerca de 50 mil lâmpadas de postos e unidades de saúde e mais 15 mil diretamente para a população de baixa renda. Com isso, tanto as prefeituras quanto os moradores dessas cidades poderão economizar na conta de energia e adotar hábitos mais sustentáveis.

lmprensa Celpe

Alunos voluntários da Unit-PE se juntam à campanha de vacinação no Recife

 

Alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) - integrante do Grupo Tiradentes - foram convocados para unir esforços na campanha de vacinação contra a covid-19, no Recife. Seis estudantes do décimo período começaram a atuar, esta semana, de maneira voluntária, supervisionados por profissionais da saúde. A atividade acontece em pontos já determinados pelo município, tanto durante a semana quanto final de semana.

“Além de colaborar com a sociedade, eles também contam essa atividade como vivência prática da futura profissão e fortalece a relação ensino-serviço”, adianta a coordenadora do curso Andréa Rosane. Ela acrescentou que, a cada mês, a ideia é que novos alunos também participem da vacinação e tenham a mesma oportunidade. No Recife, segundo o último balanço da vacinação, divulgado no dia 02 de fevereiro, 27.862 pessoas receberam a vacina contra o novo coronavírus. Com a chegada de mais vacinas, a expectativa é que haja necessidade e busca de pessoal para fazer a aplicação das doses.

Na linha de frente - Para a estudante de Enfermagem, Patrícia Brito, o momento é único. "Para mim, poder contribuir com a campanha de vacinação da covid-19 me faz sentir que nós, da enfermagem, sempre estaremos presentes na linha de frente de grandes batalhas", conta. Apesar dos desafios da profissão, a aluna reforça que segue lutando. "É pela vida que reunimos esforços e temos fé em Deus que tudo dará certo! Estou agradecida em saber que as minhas mãos foram escolhidas para essa missão, após todo o aprendizado e conhecimento adquirido", concluiu.

Conselho da Pessoa Idosa do Recife abre inscrição para representantes da sociedade civil

 

A partir da próxima segunda-feira (22), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR), abre inscrição para eleger 12 conselheiros representantes da sociedade civil. Poderão se candidatar as entidades recifenses atuantes na área do envelhecimento, representantes de Organizações, Grupos de Convivência de pessoas idosas do Recife, Conselhos Profissionais e de Entidades de Ensino Superior. O COMDIR é vinculado, administrativamente, à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD).

Para garantir a inscrição, os interessados devem enviar a documentação exigida por e-mail: comdirecife@gmail.com, até o dia 15 de março. Outra opção é realizar a entrega na sala da Gerência Geral de Direitos Humanos do Recife, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 9h às 16h. O regimento eleitoral está disponível no site da Prefeitura e na edição do Diário Oficial publicada em 13/02/2021. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Gerência da Pessoa Idosa do Recife, ligada à SDSDHJPD, através do telefone 3355-8534.

A eleição dos membros da sociedade civil para o biênio 2021/2023 será realizada em 31 de março de 2021 no térreo do edifício sede da Prefeitura do Recife. Devido à pandemia, e com o intuito de garantir a realização do processo eleitoral sob as normas de segurança sanitária, os grupos votantes foram divididos em dois horários. Das 9h às 11h, acontece a votação dos candidatos às vagas da sociedade civil, incluídos nessa categoria entidades da sociedade civil que atuam na temática da pessoa idosa e os Grupos de Convivência. Já das 14h às 16h, serão votados apenas os candidatos às vagas dos conselhos profissionais e das entidades de ensino superior.

É importante ressaltar que caso sejam divulgadas, pelo Governo do Estado ou Prefeitura do Recife, novas orientações em relação ao distanciamento social em função da pandemia da covid-19, a eleição do COMDIR poderá ser adiada. Dessa forma, novas datas serão decididas e divulgadas posteriormente.

CONSELHO DA PESSOA IDOSA - Criado em 2007, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR) é um órgão colegiado de caráter deliberativo, vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD). Além disso, o Conselho visa o controle social da política pública municipal da pessoa idosa do Recife, cuja finalidade é acompanhar a implantação da política de inclusão social, promoção e defesa dos direitos do idoso.

lmprensa Recife

Chapa 1 vence escolha da comissão eleitoral do Sinsempa em 2021

 

Os nomes que farão parte da Comissão Eleitoral do Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista (Sinsempa) passaram a ser conhecidos na tarde desta quinta-feira, 18. Com a participação de 497 servidores, a escolha dos integrantes foi realizada a partir de votação nas urnas. Com 305 votos, a Chapa 1 foi a vencedora do pleito e terá os representantes encarregados de fiscalizar as eleições dos dirigentes do sindicato.

A comissão eleitoral da instituição será formada por Amaro Poeta, Cleider Fernandes e o químico Rosivaldo. A Chapa 1 é encabeçada pelas atuais presidente, Jucineide Lira, e a vice, Edrízia Figueiredo. Derrotada no pleito, a Chapa 2 conseguiu apenas 187 votos. Houve, ainda, dois votos nulos e três servidores escolheram a opção "branco".

Olinda vacina quase 9 mil pessoas contra Covid-19

 

O município de Olinda já imunizou 8.687 pessoas dos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde de Olinda aplicou a vacina Astrazênica em 3.368 idosos acima 85 anos, o que representa 86% do total de doses recebidas. Já a imunização com a Coronavac, o destino das doses foi para os profissionais da linha de frente da saúde e residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Das 11.023 doses recebidas, 5.319 já foram utilizadas nos dois grupos, o que representa 96%, pois o total recebido pelo município garante a dose de reforço. Destaca-se, que a segunda dose já foi iniciada nesse público-alvo.

O Programa Nacional de Imunização de Olinda (PNI), através da Coordenação de Vacinação contra Covid-19, até o momento recebeu 14.913 doses da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Ministério da Saúde, sendo 11.023 do tipo Coronavac e 3.890 da Astrazênica.

Para os idosos residentes em Olinda com idades de 85 anos acima, a estratégia de vacinação é via agendamento, pela plataforma disponível no site da Prefeitura (www.olinda.pe.gov.br). A imunização é realizada de segunda a sexta-feira no Shopping Patteo, em Bairro Novo, pelo sistema drive-thru e Piso L1, das 9h às 17h; e no Espaço Caenga, Estrada de Águas Compridas, das 9h às 16h.

Para os acamados acima de 85 anos, a vacinação também obedece agendamento, por meio do whastapp 99442-3181; 99220-2811. Já para os trabalhadores da Saúde, a imunização está sendo realizada no local de trabalho desses profissionais, através de visita das equipes de vacinadores. Muitos desses profissionais da linha de frente já iniciaram a dose de reforço.

As pessoas imunizadas com a vacina Coronavac tem um prazo de 15 a 21 dias para receber a segunda dose; enquanto às imunizadas com a Astrazênica o espaço para a segunda dose equivale a 90 dias.

Vacinação COVID-19 OLINDA

– Trabalhadores da saúde vacinados: 4.737
– ILP: 582
– IDOSOS 85+ e acamados: 3.368
*TOTAL: 8.687

lmprensa Olinda

Projeto cultural lança programação de lives com artistas locais que foram atingidos pela pandemia do Covid-19

 

A pandemia do novo coronavírus impactou negativamente a cena cultural. O setor emprega cinco milhões de pessoas no Brasil, e movimenta 170 bilhões de reais por ano, de acordo com o extinto Ministério da Cultura.Em Pernambuco não foi diferente, diversos artistas tiveram nenhuma ou pouca oportunidade de visibilidade e renda durante o período crítico da pandemia.

Diante deste cenário surge o Subversolive, projeto que reúne cinco artistas locais, selecionados por critérios de minorias. O projeto idealiza produzir cinco lives veiculadas no Youtube, com entrevistas lançadas uma vez por semana durante um mês. O objetivo é gerar um canal de conhecimento, divulgação, visibilidade e renda para os artistas. . A programação de apresentações conta com a presença de Banda Sentimentos, revelação do brega pernambucano em 2020, Rayssa Dias, referência no brega funk, Boi da Mata, coletivo artístico ecopedagógico, Una, Isac Criatura e Sujistência.

Com o objetivo de dar mais uma oportunidade de visibilidade e renda para as atrações selecionadas para as lives, a seleção teve como ponto de partida as dificuldades que esses artistas tiveram em sua trajetória durante a pandemia, além de contemplar ao menos uma das seguintes minorias: LGBTQIA+, negros, indígenas, pessoas com deficiência, idosos, artistas periféricos e cultura popular tradicional.

O projeto pretende associar diversas linguagens cinematográficas, unindo os conceitos de clássico e moderno e captação em plano seqüência da performance dos artistas. O Suberversolive traz o conceito de se aprofundar no ambiente enquanto se aprofunda nas questões que guiam seu trajeto e sua discussão e isso acontece em parceria com a Casa Criatura. A produção fica por conta da Vital Marketing Cultural.

Todas as apresentações acontecem em formato de episódios lançados no canal Subversolive e contam com QR CODE para doações diretas para os artistas. A programação é completamente online e gratuita e acontece graças ao incentivo da Lei Audir Blanc.


SERVIÇO:
Evento: Subversolive
Data: de 22 de fevereiro a 26 de março de 2021
Atrações: Banda Sentimentos, Rayssa Dias, Boi da Mata, Una e Sujistência.

Compesa realiza obra de esgoto na Rua Imperial, bairro de São José

Uma obra de esgoto será iniciada na próxima segunda-feira (22), na Rua Imperial, bairro de São José, em frente à Praça Sérgio Loreto. A intervenção será realizada pela Compesa, em parceria com a BRK Ambiental, por meio do Programa Cidade Saneada, e será iniciada às 22h, devendo prosseguir até às 18h da sexta-feira (26).

Para executar as ações, que visam a melhoria operacional do sistema de esgotamento sanitário do bairro de São José, um trecho da via será interditado na Rua Imperial, sentido Centro-Afogados. Nessa área, serão substituídos 10 metros de rede coletora de esgoto.

A iniciativa contará com o apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, que disponibilizará agentes de trânsito para orientar os motoristas. Segundo a CTTU, os condutores que desejarem seguir em direção ao bairro de Afogados, deverão contornar a Praça Sérgio Loreto, pela via local e, em seguida, alcançar a Rua Imperial no final do trecho interditado para a execução da obra.

lmprensa Compesa