quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Viva Guararapes de outubro será Especial das Crianças

Brincadeira de criança é bom, mas o Viva Guararapes Especial das Crianças, que acontece neste domingo (9), é melhor ainda! A programação inclui os brinquedos mais disputados pela garotada como carrossel, pula-pula, cama elástica, bola de sabão e banho de mangueira. E o melhor, tudo isso gratuito. O evento, que está na sexta edição, começa às 9h e vai até às 17h e movimentará o centro do Recife mais uma vez. A ação da Prefeitura do Recife incentiva a população a vivenciar e conviver no centro da cidade, participando de atividades lúdicas, expressões artísticas, lazer e exercícios físicos para todas as idades. 


Ao longo de cerca de 200 metros de extensão da Avenida Guararapes, a população poderá aproveitar uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, além de feira literária, espaços de economia criativa. No polo Geek haverá desfile de cosplay, feira geek, danças com Random Play e Kpop. O Palco Infantil/Sesc contará com a apresentação das cantoras Kelly Benevides, Ilana Ventura, o mágico Rodrigo Lima, Tio Bruninho, Magda Alves e Daiane Rabelo. Grupos de hip hop, breaking, capoeira, percussão e ballet também estarão nesse polo. 


No Palco Esportivo haverá aulão de Zumba, dança com tema infantil e Unibradance. Os participantes também poderão levar plástico reciclável (PP2) para trocar por mudas de plantas. As feiras agroecológica, Vai Jovem, do programa Crédito Popular do Recife (CredPop Recife), do Hipódromo e do Vinil já garantiram presença. No Polo PET, localizado próximo ao prédio dos Correios, terá um espaço reservado para a adoção de animais da ONG Prefiro Bicho. No Polo Sebo, na Praça do Sebo, terá feirinha de livros. 


A população contará ainda com atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer - que, neste dia, terá percurso alterado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto. O projeto Olha! Recife explorará a Avenida Guararapes e os arredores, saindo da praça do Arsenal às 9h, seguindo para a Praça da República, Conjunto Franciscano, Edifício Pernambuco, antigo Pátio Paraíso, Rua Nova, Edifício Sulacap, Trianon e Correios. 


Uma das atrações escolhidas pelas famílias é o trenzinho Maria Fumaça, que parte da Avenida Marquês de Olinda (bairro do Recife), com o mesmo destino à Pracinha do Diario. Neste caso, o tíquete custa R$ 10,00. Durante toda a programação, a segurança no local será reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar.


A mobilidade estará assegurada e os motoristas terão a opção de estacionar no terreno edifício-sede da Prefeitura do Recife e terão acesso ao serviço de van, fazendo o trajeto Prefeitura/Bairro do Recife e Pracinha do Diario. Outra opção são as vagas para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h do sábado (8), quando começará a instalação da infraestrutura do evento. 


Serviço: Viva a Guararapes

Local: Av. Guararapes - Santo Antônio - Recife

Data: Domingo (9/10)

Horário: 9h às 17h

Imprensa Recife

Como rastrear o câncer de próstata


A prevenção e a detecção precoce podem fazer toda a diferença quando o assunto é câncer de próstata. Descoberta no começo, a doença pode ter até 90% de cura.

Segundo o urologista Rodrigo Brasileiro alguns pontos são importantes quando se trata dessa patologia. Se o homem tem histórico genético, deve começar, a partir dos 45, a intensificar os exames preventivos e visitas ao urologista. Os principais fatores de risco para o câncer de próstata incluem: idade, etnia e histórico familiar. Portanto, o rastreamento deve ser de rotina para os seguintes pacientes:

– Acima dos 50 anos de idade (geral);
– Raça negra acima dos 45 anos; 
– Homens acima de 45 anos com história familiar de câncer de próstata.

O rastreamento consiste na combinação dos exames PSA (laboratorial de sangue), ultrassom abdominal e inspeção clínica, que acontece através do toque retal, o qual é rápido e não causa dor. Caso seja detectado o câncer, serão solicitados exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e, para verificar se os ossos foram atingidos, a cintilografia óssea, bem como o PET CT. 

A melhor forma de rastreio é a prevenção. Manter bons hábitos alimentares, uma rotina saudável, com atividade física, também são essenciais.

Dores na Terceira Idade


Infelizmente, com o avançar da idade, é comum dores aparecerem, por esforço repetitivo, devido a maus hábitos enquanto jovem, a exigências profissionais, sobrepeso, entre outros pontos. O acumulado do que não foi resolvido na vida adulta pode ter repercussões negativas na terceira idade.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, estima-se que de 20 a 50% dos idosos apresentam algum problema de saúde que causa dor. E esses números aumentam quando a pessoa é hospitalizada, variando de 45 a 80% dos casos. E mesmo quando buscam ajuda médica, mais de 50% não recebem um tratamento adequado para controlar a dor.

A dor crônica nos idosos é uma doença por si só. Ela afeta muito a qualidade de vida, pois essas pessoas podem desenvolver depressão, ansiedade e se isolar.

TRATAMENTO SEM EFEITOS COLATERAIS - A Acupuntura é amplamente utilizada no tratamento da dor aguda e crônica.  Estamos vivendo mais, expostos a poluentes ambientais, alimentares, emocionais. Convivemos mais com as condições crônicas de doenças acompanhadas de dor. 

A acupuntura tem se mostrado eficaz como coanalgésico pela capacidade de diminuir a quantidade de fármacos utilizados para o controle da dor e raramente ser contraindicada. Dados do FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos mostram que de 9 a 12 milhões de americanos, por ano, fazem tratamentos com acupuntura.

Segundo o médico Hélio Pinheiro, a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor através dos nervos estimulantes localizados em músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outros fatores neuro-humorais, alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinhal.

Prefeitura do Recife oferece 1.170 vagas em cursos de qualificação profissional em parceria com o Estado

A Secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, está oferecendo 1. 170 vagas em Cursos de Qualificação presencial, que acontecerão nas Escolas Profissionalizantes, instaladas em várias regiões da capital. Os cursos são de Agente de Saúde, Assistente Administrativo, Atendimento e Recepção, Camareira (o), Copeiro (a), Corte e Costura, Cuidador de Idosos, Bartender, Operador de Caixa, Refrigeração, Eletricista Residencial e Encanador. Homens e mulheres podem se inscrever em qualquer um dos cursos, desde que atendam os requisitos da vaga. As inscrições online estão abertas até o dia 9 de outubro através do endereço www.seteq.pe.gov.br ou diretamente no link https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.


As novas 1.170 vagas são resultado da parceria e fazem parte do Programa de Qualificação Básica (PEQ), do Estado. A Prefeitura do Recife entra com toda infraestrutura das escolas. Todos os cursos têm 60 horas. Somente depois das inscrições online, terão início as matrículas, no formato presencial (veja quadro abaixo).

Para a secretária do Trabalho do Recife, Adynara Queiroz, com essa parceria, as duas Secretarias do Trabalho mostram que podem fazer mais e melhor pela população do Recife, oferecendo centenas de vagas em cursos profissionalizantes nas escolas. “Não é por acaso que os dados do CAGED mostram que o mês de agosto foi o melhor do ano para o Recife na geração de postos de trabalho com carteira assinada. Foram 3.217 empregos formais em agosto, seguindo uma curva de crescimento pela oitava vez consecutiva em 2022. Nossa meta é ampliar ainda mais essa e outras parcerias”, destacou Adynara.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, a grade de curso se encaixa com as demandas que surgem nas Agências do Trabalho de Pernambuco, que, muitas vezes, não são ocupadas por falta de qualificação. Ele lembra que, para se ter uma ideia, a profissão de cuidador de idosos, segundo dados do CAGED, foi a que mais cresceu nos últimos 10 anos, pulando de 5.263 para 34.051, ou seja, um aumento de 547%.

Todas informações e acompanhamento podem ser feitas pelo site da SETEQ (www.seteq.pe.gov.br) para o caso de alguma mudança de curso (seja por mudança de horário ou remanejamento de municípios). Dúvidas poder ser esclarecidas através do 81-3187-7263 ou qualipro@seteq.pe.gov.br.


Inscrições e matrículas - As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.seteq.pe.gov.br ou diretamente no link https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/. A matrícula presencial acontecerá no mesmo local onde as aulas serão ministradas (vide serviço ). Quem não comparecer, deixa a vaga para quem estiver no cadastro reserva.


PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO BÁSICA
TOTAL DE VAGAS = 1.170

Agente de Saúde (4 turmas)
Local: Escola Profissional Bidu Krause
Endereço: Avenida 11 de Agosto S/N, no Bairro do Totó
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Magalhães Bastos
Endereço: Rua Francisco Lacerda, S/N, Várzea
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional de Areias
Endereço: Rua Ipojuca, 257, Areias
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional Aderbal Jurema
Endereço: Avenida Norte, 5600, Casa Amarela
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite
Assistente administrativo (4 turmas)
Local: Escola Profissional Bidu Krause
Endereço: Avenida 11 de Agosto, S/N, Totó
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional Professor Aderbal Jurema
Endereço: Avenida Norte, 5.600, Casa Amarela
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional de Areias
Endereço: Rua Ipojuca, 257, Areias
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Magalhães Bastos
Endereço: Rua Francisco Lacerda, S/N, Várzea
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite
Atendimento e recepção
Local: Escola Profissionalizante Magalhães Bastos
Endereço: Rua Francisco Lacerda, S/N, Várzea
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional Beberibe Zuleide Gomes Monteiro
Endereço: Rua Melânio de Barros Corrêa, 26, Beberibe
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional de Areias
Endereço: Rua Ipojuca, 257, Areias
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Camareiro
Local: Escola Profissional Professor Aderbal Jurema
Endereço: Avenida Norte, 5.600, Casa Amarela
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Copeiro
Local: Escola Profissional Beberibe Zuleide Gomes Monteiro
Endereço: Rua Melânio de Barros Corrêa, 26, Beberibe
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Corte e Costura
Local: Escola Profissionalizante Vila dos Milagres
Endereço: Rua Des. Pedro Ribeiro Malta, 126/A, Ibura
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional Professor Aderbal Jurema
Endereço: Avenida Norte, 5.600, Casa Amarela
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Cuidador de Idosos (três turmas)
Local: Escola Profissionalizante Dona Olegarinha
Endereço: Rua Padre Landin, 392, Madalena
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Virgem Poderosa
Endereço: Rua Leonardo B. Cavalcanti, 116, Parnamirim
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante do Bongi
Endereço: Rua Avertano Rocha, S/N, San Martin
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Garçom (Bartender)
Local: Escola Profissional Engenheiro Antônio Bezerra Baltar
Endereço: Rua Álvaro Teixeira Mesquita, 125, Engenho do Meio
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Magalhães Bastos
Endereço: Rua Francisco Lacerda, S/N, Várzea
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Operador de caixa
Local: Escola Profissionalizante Virgem Poderosa
Endereço: Rua Leonardo B Cavalcanti, 116, Parnamirim
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissional Beberibe Zuleide Gomes Monteiro
Endereço: Rua Melânio de Barros Corrêa, 26, Beberibe
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Refrigeração (ar-condicionado)
Local: Escola Profissional Beberibe Zuleide Gomes Monteiro
Endereço: Rua Melânio de Barros Corrêa, 26, Beberibe
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Magalhães Bastos
Endereço: Rua Francisco Lacerda, S/N, Várzea:
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pie.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Curso: Eletricista residencial
Local: Escola Profissionalizante Vila dos Milagres
Endereço: Rua Des. Pedro Ribeiro Malta, 126/A, Ibura
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Magalhães Bastos
Endereço: Rua Francisco Lacerda, S/N, Várzea
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite


Curso: Encanador
Local: Escola Profissional Beberibe Zuleide Gomes Monteiro
Endereço: Rua Melânio de Barros Corrêa, 26, Beberibe
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Local: Escola Profissionalizante Dom Bosco
Endereço: Avenida Norte, Rua Córrego do Ouro, 5600, Casa Amarela
Inscrições online: até o dia 09 de outubro
https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.
Previsão de matrícula e início das aulas: 10/10
Carga Horária: 60 horas
Total de vagas: 30 + 15 de cadastro reserva
Horário: noite

Com idealizador de 20 anos, startup Praso apresenta plataforma na Super Mix 2022

Lançada na Super Mix do ano passado, a distribuidora online Praso está mais uma vez levando sua ideia inovadora e prática para os visitantes da feira, que acontece até sexta-feira (07), no Centro de Convenções. A startup pernambucana, fundada por Samuel Carvalho, de apenas 20 anos, funciona por meio de uma plataforma de compra e aplicativo, com entrega em 24 horas, grátis e, ainda, com prazo para pagamento.

“Nosso objetivo é transformar o processo de compra do pequeno varejo, simplificando as transações entre empresas e a vida do empreendedor”, afirmou Samuel, que tem Pedro de Oliveira como sócio. A Praso já atua no Recife (PE) e em Fortaleza (CE) e tem como público-alvo os mercados de bares, restaurantes e hotéis. Ainda neste ano, há expectativa de lançamento em João Pessoa.

Donos desses estabelecimentos podem se cadastrar na plataforma através de um processo prático e rápido, de acordo com Samuel. “O empreendedor pode acessar nosso site, e lá ele consegue fazer um cadastro super rápido em menos de cinco minutos com alguns dados básicos e já comprar produtos para o seu negócio”, acrescentou.

Dentre os produtos disponíveis na plataforma, estão açúcares, farinhas, óleos, grãos, cereais, laticínios e condimentos – como ketchup e mostarda de sachê. Todos estes itens, segundo Carvalho, são oferecidos até 20% mais baratos na Praso.

PRATICIDADE - O empreendedor pode acessar o site www.praso.com.br ou baixar o aplicativo do celular para pedir os produtos, de forma simples e direta, e recebê-los no dia seguinte – um dos diferenciais da empresa

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa promove testagem de infecções sexualmente transmissíveis ISTs nesta sexta-feira (7)

Para celebrar seus dois anos de funcionamento, comemorado no último dia 1º, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), em Areias, está promovendo, ao longo de todo o mês de outubro, uma série de ações voltadas para a população com 60 anos ou mais. Nesta sexta-feira (7), das 8h às 12h, a unidade, que é ligada à Prefeitura do Recife, vai ofertar 180 exames para detecção de possíveis casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST). A atividade será voltada para os pacientes do hospital e moradores do entorno. 


Para ter acesso ao exame, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e o comprovante de vacinação contra a covid-19 atualizado. O uso da máscara será obrigatório. Os testes rápidos detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Aqueles em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos e sachês de gel lubrificante.


No Recife, nos últimos dez anos, houve um aumento de 76,9% na proporção dos casos de HIV/AIDS na faixa etária dos 50 aos 64 anos. “A terceira idade, por se acreditar não ter mais vida sexual e, também, por tabus, estigmas e preconceitos, por muitos anos não era alvo de campanhas ou testagem. Hoje, entendemos que a sexualidade não acaba com a velhice, mas se transforma, ganha novos contornos e significados”, aponta a médica geriatra do HECPI, Mayara Vilela. 


Para o envelhecimento sexualmente saudável, é preciso incentivar o uso de preservativos e a realização de testagem rápida no público idoso. “A maioria das infecções sexualmente transmissíveis têm tratamento. No entanto, quando essas IST não recebem o tratamento adequado, podem resultar em consequências sérias para o paciente, podendo levar até a morte, em casos extremos. Então, a melhor forma de se cuidar é criando o hábito da prevenção”, finaliza Mayara.


SERVIÇOS - Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para IST. Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena; e o segundo no SAE Gouveia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.  


Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. 


A Sesau oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de IST. O resultado sai em cerca de meia hora.


HECPI - Primeira unidade hospitalar pública do Norte-Nordeste voltada à população a partir de 60 anos, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Prefeitura do Recife, completou dois anos de funcionamento no sábado 1º de outubro, também Dia Internacional da Pessoa Idosa. Durante esse tempo, o HECPI já realizou mais de 87 mil consultas, cerca de 718 mil exames e 10 mil procedimentos cirúrgicos.

Imprensa Recife

Outubro Rosa no Caruaru Shopping


O Caruaru Shopping estará realizando, de 6 a 31 de outubro, várias ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama. O evento é gratuito e acontecerá na galeria do centro de compras e convivência, de acordo com o horário de funcionamento do shopping.

Entre os serviços que serão oferecidos estão orientações para a saúde da mulher, exame clínico das mamas, plantões psicológicos, orientações sobre uso racional de medicamentos, medidas de IMC e orientação nutricional com foco em saúde da mulher, bem como orientação de rotina skincare, atividades de relaxamento e orientações gestacionais.

"Diante da importância do tema, durante esses dias estaremos oferecendo várias ações de prevenção ao câncer de mama, proporcionando também acolhimento e apoio às mulheres", afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping,Walace Carvalho.

Exposição de fotografias e espaço para doação de lenços também fazem parte da programação.

Olha Recife: Roteiros pra conhecer a Cidade

Esta semana, o Olha! Recife está com opções de passeios de ônibus, a pé e bicicleta, por diversos atrativos da cidade. Os tours são gratuitos e contam com guias de turismo e fazem parte do projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer. As inscrições são abertas todas as sextas-feiras pelo site www.olharecife.com.br

 

No sábado (8), serão dois passeios. Saindo do Parque da Jaqueira, às 9h, tem o tour Avenida Rui Barbosa. A caminhada levará os inscritos para conhecer o Parque da Jaqueira, a Academia Pernambucana de Letras, o Jardim do Baobá, o Museu do Estado de Pernambuco, além das mansões neocoloniais que embelezam a avenida. Às 14h, o outro passeio oferecido é de ônibus, com o tema Recife Inglês. O roteiro passará pela antiga sede da Western Telegraph Company, onde hoje é o Paço do Frevo, e pelo Marco Zero. Fará ainda uma vista panorâmica ao Cemitério dos Ingleses, ao The British Country Club e à Catedral Anglicana da Zona Norte. 

 

No domingo (9), uma nova opção de passeio a pé traz o tema Avenida Guararapes e arredores. Saindo da Praça do Arsenal, às 9h, o grupo irá passar por atrativos como Praça da República, Conjunto Franciscano, Edifício Pernambuco, antigo Pátio Paraíso, Rua Nova, Edifício Sulacap, Trianon e Correios.

 

Também no domingo pela manhã (9h), o Olha! Recife de bicicleta oferece o tema Bairro do Derby, que levará os participantes do projeto Olha! Recife para conhecer a história e atrativos do bairro do Derby, passando por atrativos como a Capela Santa Terezinha, o Memorial da Medicina, o Cinema da Fundação. Este roteiro tem saída do Bradesco do Derby.

 

Na sexta-feira (14), às 9h30, sai o Recife Walking Tour da Praça do Arsenal. O roteiro fixo oferta um passeio guiado pelos principais atrativos turísticos da cidade, passando pelo Bairro do Recife e de São José. O roteiro contempla a Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Rua da Moeda, Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Praça do Diário, Ponte de Ferro, Rua da Aurora entre outros.

 

PROGRAMAÇÃO

Olha! Recife a pé

Roteiro: Avenida Rui Barbosa

Data: 08/10 (sábado)

Saída: 9h, do Parque da Jaqueira

Inscrições 07/10 a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Olha Recife de ônibus

Roteiro: Recife Inglês

Data: 08/10 (sábado)

Saída: 14h, da Praça do Arsenal

Inscrições 07/10 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

 

Olha Recife a pé

Roteiro: Avenida Guararapes e arredores

Data: 09/10 (domingo)

Saída: 9h, da Praça do Arsenal

Inscrições 07/10 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife de bike - Bairro do Derby

Roteiro: Bairro do Derby

Data: 09/10 (domingo)

Saída: 9h, do Bradesco da Praça do Derby

Inscrições 07/10 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

 

Recife Walking Tour - Roteiro a pé

Data: 14/10 (sexta-feira)

Saída: 9h30, da Praça do Arsenal

Inscrições 07/10 a partir das 09h no www.olharecife.com.br


Imprensa Recife


Artigo: Linchamento virtual

Luiza Maria, Socióloga e Doutora em Ciências Políticas pela Universidade Autônoma de Madri e professora da Faculdade Nova Roma. 

A singularidade do atual período histórico, marcado por um grande boom tecnológico e o consequente advento das redes sociais, deixa evidente a insuficiência das teorias para entender os complexos fenômenos desencadeados na sociedade contemporânea. No caso brasileiro, uma sociedade marcada pelo multiculturalismo e pela diversidade, percebe-se uma intolerância e uma enorme dificuldade para conviver com essa diversidade; sendo esse, um ponto desencadeador de ódios e ressentimentos.

Esses sentimentos foram desenvolvidos no terreno fértil da Internet, provavelmente pela rapidez com que circulam as notícias, pela ilusão do anonimato, além do seu alcance global. O discurso de ódio está implicado e contido no linchamento virtual, fomentando a violência para além das redes sociais. Para Santos e Cunha (2019) o termo mais apropriado para esse fenômeno é a ação prática do poder simbólico, que acontece através da linguagem das imposições discursivas e que “criam” verdades e são instrumentos de dominação e formação de uma cultura de massa, que aliena e desorienta. A violência simbólica se transforma, em alguns casos, em violência física.

O sociólogo José de Souza Martins (2015) identifica, no ato de linchar, uma herança das Ordenações Filipinas e das decisões da Santa Inquisição, cujo objetivo era a vingança, a exterminação e não a reeducação com vistas à devolução da condição civil. Na perspectiva dele, qualquer linchamento é lastimável, porque impede a vítima de exercer o direito de defesa. É um produto da emoção e, não, da razão; e na perspectiva de Sérgio Buarque de Holanda, os brasileiros tendem a ser levados mais pela emoção que pela razão, o chamado “homem cordial”.

A crise social, cria um ambiente favorável à prática do linchamento: de um lado, com a deterioração da hierarquia social; e, do outro, o desejo de conquista de direitos por parte dos excluídos.

Os linchamentos vêm, justamente, como forma de contestação, no que concerne à distribuição de bens, de direitos e de justiça. Essa é a dimensão sociológica da justiça popular. O linchamento acaba sendo, portanto, uma forma extremada de uma necessidade social de vingança; a revolta reprimida, que encontra um canal de escape.

Segundo Martins, há várias motivações para o ato de linchar. Nos bairros populares das grandes cidades, a principal motivação é o medo de ser vítima de morte violenta; de ser roubado; de estupro; de assassinato; ou, mesmo, de ser ignorado. Outro aspecto, bastante significativo, é o conservadorismo. A motivação conservadora, de cunho moral e repressivo, usada como defesa da própria classe média, do caráter fechado das elites, que rechaçam o estranho, os de fora. Para Martins, é preciso considerar dois planos: a mente conservadora e as ações coletivas violentas, justificadas por essa mentalidade; já que a prática conservadora de impor um castigo a quem tenha agido contra os valores e normas que regem as ações sociais pré-estabelecidas, ou as tenha colocado em risco, movem a população na direção da prática de linchamento. Ainda segundo o Sociólogo, os casos de linchamento crescem quando: aumenta a insegurança em relação à proteção do Estado; bem como a descrença, em relação às instituições. Enfatiza, ainda, o referido sociólogo, que a ação dos linchadores aumenta, significativamente, quando a sociedade entra em crise, com o descrédito nas instituições. Muitos indivíduos pacatos e, aparentemente inofensivos quando solitários, na multidão, deixam aflorar o seu descontentamento e a sua raiva; e essa fúria é multiplicada na multidão, desencadeando uma reação desproporcional aos fatores que a provocaram.

Historicamente, o sentimento que tem prevalecido e sustentado os vínculos sociais tem sido o medo. A respeito do medo, afirma Zygmunt Bauman (2016), instaurou-se uma atmosfera sombria, onde cada um levanta suspeita de quem está ao seu lado; e é, também, vítima de suspeita; bastando muito pouco para que o outro seja percebido como potencial inimigo.

Por outro lado, o Estado, para garantir a segurança, precisa lembrar a população de que há insegurança; o que faz circular, incessantemente, o medo na sociedade. O outro, tolerado e aceito, é aquele que confirma a minha identidade, que pensa como eu. Os que me levam a questionar as minhas certezas, a duvidar das minhas assertivas, pondo em cheque as minhas convicções, devem ser eliminados e destruídos. Significa dizer que a divergência de opiniões leva à impossibilidade de suportar o outro.

Discursos ofensivos são produzidos até que o ódio toma conta de todos, resultando em violência física e culminando em linchamento verbal; não, necessariamente, de uma pessoa, mas de todos os semelhantes – a exemplo de negros, nordestinos, homossexuais, eleitores do partido A ou B e, assim, sucessivamente. Para Fernanda Brun (2013), as redes sociais deram voz, e se tornaram palco, para manifestação da crueldade humana; levando a que o lado, às vezes bárbaro, dos seres humanos, possa aflorar com força, encorajado pela falsa ideia de anonimato.

As redes sociais aceleram o modo de agir e reagir; tornando, assim, o ato de pensar mais rarefeito. Nesse sentido, o pensamento vai perdendo espaço para o agir; e as certezas são produzidas de forma muito rápida, levando a que os julgamentos sejam rápidos e impensados. Os linchadores são sujeitos coletivos, ocultados na multidão e, como não existe, no Ordenamento Jurídico, a figura da pena aplicada sem individualização, cada infrator é julgado, separadamente, de sorte que mesmo com o auxílio da tecnologia, ainda é uma tarefa difícil identificar e julgar todos os participantes de um linchamento.  

Artigo: O futuro da nação, que envelhece


Por Junia Maria Galvão*

 

O envelhecimento da população é identificado pela ONU como uma das quatro megatendências para o século, e o Brasil figura como protagonista neste cenário de intensa transformação. Até 2050, segundo o IBGE, seremos o sexto país com maior número de pessoas acima de 60 anos no mundo, na dianteira de todas as nações em desenvolvimento. Mais de 30% dos brasileiros serão idosos.

Ou seja, aquele conhecido chavão de que 'o jovem é o futuro do país' talvez já não faça mais tanto sentido por aqui, tamanha é a rapidez que esse processo de amadurecimento avança sobre nossa população.

Enquanto a França levou 115 anos para dobrar de 7% para 14% a sua população de 60+, o Brasil fez isso em menos de 20 anos – assim aponta estudo recente da Fundação Dom Cabral (FDC). Atualmente, temos mais pessoas acima dos 60 anos do que crianças com até cinco anos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, esse universo já supera o de adolescentes com até 14 anos, e a tendência é que essa proporção cresça cada vez mais, em todo o país - conforme tais projeções.

Em meio a essa conjuntura de metamorfose da nossa pirâmide etária, os reflexos sociais e econômicos são inevitáveis e recaem sobre o mercado de trabalho. Afinal, estamos em meio a um processo acelerado de mudança de perfil da nossa mão de obra – o que sem dúvida é algo desafiador para as empresas.

Em apenas oito anos – de 2012 e 2020 – a participação dos ditos ‘maduros’ no mercado de trabalho saltou quase 40% (Pnad Contínua - 2ºtri/2020). E é certo que ainda há uma enorme demanda por ocupação, dado o alto índice de desemprego e desalento também verificado neste segmento – 64%, segundo estudos da pesquisadora especialista em envelhecimento populacional, Ana Amélia Camarano.

Sinal claro, portanto, de que o mundo corporativo precisa ter uma compreensão cada vez mais inclusiva e estratégica em relação a esse público. Não só pela questão da valorização dessa mão de obra – que é altamente produtiva, engajada e capaz de contribuir para a inovação nos negócios – mas também para tornar as marcas mais aderentes com esse enorme contingente da sociedade. 

Nesse contexto, o setor imobiliário revela um enorme potencial de aglutinar tais elementos. A atividade de corretor de imóveis tem sido a opção de milhares brasileiros 60+ que desejam se manter ativos no mercado. Autonomia de trabalho, flexibilidade de horários e a possibilidade de obtenção de uma renda significativa são os principais fatores que motivam a transição para a carreira de corretor, especialmente após a aposentadoria.

As empresas do segmento, por sua vez, veem com bons olhos essa movimentação e buscam inclusive dar suporte a quem deseja ingressar na área, com treinamentos gratuitos e até mesmo auxílio no processo de habilitação para o exercício profissional. Algumas, como é o caso da MRV já têm até programas específicos para a captação de colaboradores 60+, que oferecem comissão diferenciada, clube de descontos, além de oportunidades de acréscimos na renda. Ou seja, priorizam a valorização desse perfil.

Das razões, além da demanda por profissionais do ramo (que cresce por conta das boas perspectivas no setor de habitação), está também a questão da identidade com o público que está do ‘outro lado do balcão’. Isto é, os clientes.

Somente em 2020, a chamada 'geração prateada' movimentou cerca de US$ 15 trilhões, conforme aponta estudo da Harvard Business Review. No Brasil, estima-se que esse montante foi de R$ 1,8 trilhão, segundo o Instituto Locomotiva. Isto significa, ao mesmo tempo em que há um volume grande de pessoas maduras dispostas a continuar no mercado trabalho, há também uma demanda de consumo cada vez maior por parte desse público.

Desta forma, as marcas que souberem trabalhar oportunidades de atração e retenção desse perfil profissional, naturalmente ampliarão o diálogo com essa fatia expressiva do mercado consumidor, despertando maior afinidade, agregando pluralidade, o que certamente contribuirá para um ambiente de negócios mais favorável e, sobretudo, conectado ao futuro. 

* Junia Maria de Sousa Lima Galvão é diretora-executiva de Administração e Desenvolvimento Humano da MRV e membro do conselho de administração da Urba, empresa subsidiária do Grupo MRV&CO

Goiana: município deve incentivar os esportes


A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Esportes e Juventude, assinou um convênio com o time Atlético Clube Goiana, na manhã desta quinta-feira (06), no Paço das Heroínas de Tejucupapo. "O esporte é sinônimo de responsabilidade, afasta os jovens de coisas ruins e auxília na criação de valores sociais", comentou o prefeito Eduardo Honório. 

O convênio tem o objetivo de apoiar financeiramente o Atlético Clube de Goiana na participação do Campeonato Pernambucano de Futsal Adulto 2022. O convênio será pago com recursos próprios e tem base na Lei Municipal n° 2.166/2011, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênios de auxílio e cooperação ao esporte no município de Goiana. O clube conveniado possui projeto social com crianças carentes voltados para o futsal e corrida, realizado semanalmente. A assinatura do convênio entre a prefeitura de Goiana e o Atlético Clube Goiana só foi possível, pois o time se encontra totalmente regularizado sem nenhuma pendência.

Para o secretário municipal de Esportes, Gilberto Miranda, a gestão tem promovido o esporte e auxiliado os esportistas locais. "Esse comprometimento com o esporte significa inclusão social e combate aos problemas que atingem a nossa sociedade", avaliou.

A prefeitura de Goiana também fomentou apoio para esportistas municipais como o fisiculturista Luan Mota Fialho que participou da competição Mister Olympia Brasil e ficou em 2° lugar. "Sem o apoio da prefeitura não conseguiria participar da competição", declarou Luan.

O corredor Paulo Roberto também foi contemplado. "Participei da Corrida das Pontes e Corrida da Polícia Militar em Recife, fiquei em 2° e 3° lugares respectivamente. O apoio financeiro ajudou com a inscrição, locomoção e alimentação", afirmou.

Para Antoni Henrique dos Santos Alves que competiu na 2° Etapa do Pernambucano de Ciclismo (MTB) e ocupou o 4° lugar na competição, o apoio da prefeitura foi um diferencial. "Possibilitou minha participação na competição", finalizou.

Imprensa Goiana PE

#Eleições2022 Doriel Barros se reúne com prefeitos do PT para tratar do 2º turno


O deputado estadual reeleito e presidente do PT Pernambuco, Doriel Barros, esteve reunido, nesta quinta-feira, em seu gabinete na Alepe, com os prefeitos da sigla, Luiz Aroldo, de Águas Belas, Álvaro Marques, de Tacaimbó, e Márcia Conrado, de Serra Talhada. O encontro foi marcado para tratar da conjuntura estadual e nacional na campanha do segundo turno das eleições de 2022. No diálogo com os prefeitos e a prefeita petistas foi reafirmado o trabalho de mobilização nas ruas e nas redes sociais para eleger Lula presidente do Brasil.

“Trabalharemos incansavelmente para Lula ser eleito. Estaremos mobilizados dia e noite nestes dias que antecedem o sufrágio. Temos que acabar com essa política de ódio instalada no país”, afirmou Doriel, que aguarda a decisão da nacional para se posicionar sobre a composição do palanque estadual. Durante o encontro, Luiz Aroldo, Álvaro e Márcia também parabenizaram Doriel por sua reeleição. 

Mais cedo, Doriel recebeu a visita do deputado federal reeleito Carlos Veras (PT). Os dois são agricultores familiares e vão dar continuidade, nos cenários estadual e nacional, à luta pela classe trabalhadora.

Filme "Propriedade" estreia no Rio

Professor da UFRPE lança livros e blog no Recife