segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Totonho Valadares faz sucessor em Afogados da Ingazeira‏


O prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), conclui seu terceiro mandato à frente do município consagrando sua gestão ao eleger o sucessor, José Patriota (PSB), pela coligação Frente Popular.  Na história recente da cidade, prefeito não passava o “bastão” ao candidato.

Mas, Totonho conseguiu esse feito elegendo Patriota com uma margem, nunca antes vista no município. O candidato socialista venceu com uma diferença de 1.138 votos, derrotando a opositora tucana, Giza Simões. De 13 cadeiras para a Câmara de Vereadores, Valadares ainda conseguiu fazer oito pela Frente Popular. Patriota disputava a eleição com o "apoio" do legado de obras estruturadoras que o prefeito Totonho construiu no município.
Com informações do jornalista Daniel Ferreira

Deputado Manoel Santos faz balanço positivo das eleições no Interior


O deputado estadual Manoel Santos, PT, faz um balanço positivo das eleições no interior do Estado, neste pleito de 2012, a exemplo da reeleição em Águas Belas, do prefeito Genivaldo Menezes, com a renovação do mandato renovado com mais de 56% dos votos válidos. Outro caso de destaque é a eleição em Jaqueira, do companheiro Marivaldo, conquistando mais de 53% dos votos válidos. Já em Serra Talhada, sua cidade natal, uma grande vitória ao lado de Luciano Duque. A aprovação das urnas com 53,93% dos votos. Neste sentido, o deputado avalia que sua função na Assembléia Legislativa será de dar suporte à gestão pública desses municípios:  “vamos juntos, unidos, nessa luta cotidiana, construindo novas políticas, ouvindo de perto os anseios e necessidades do povo da cidade e da zona rural, despertando para a unicidade desses dois universos, em paralelo ao meu trabalho como deputado estadual, na Assembléia Legislativa, onde posso auxiliar com emendas e proposições a favor do bem-estar de nossa gente”, comemorou o deputado Manoel Santos. Ressaltamos também que o Partidos dos Trabalhadores conquistou posições majoritárias em diversos municípios, como Ibirajuba, Vertentes do Lério, Surubim, Custódia, Abreu e Lima, Jatobá, São José do Egito e Orocó, Tupanatinga e Machados; saltando de oito prefeituras em 2008 para 13 em 2012.  
Com informações da jornalista Criz Rodrigues

Sérgio Guerra está internado por desidratação


O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, continua internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Joana em Recife (PE). Ele deu entrada no hospital na tarde do último sábado com uma infecção intestinal e com um quadro de desidratação.
De acordo com nota divulgada pelo centro de saúde nesta segunda-feira, Sérgio Guerra teve um quadro de gastroenterite aguda seguida de desidratação e insuficiência renal. Após a internação, os procedimentos necessários correram bem e o quadro gastrointestinal cedeu.
Segundo o hospital, o quadro clínico é bom. Sérgio Guerra está consciente, orientado, alimentando-se por via oral e os exames apresentam boa evolução. Sessões de hemodiálise estão sendo realizadas temporariamente. O presidente do PSDB permanece na instituição, em companhia de familiares.
Portal Terra

Itep homenageia ex-presidentes e parceiros institucionais ao completar 70 anos


Por ocasião do aniversário de 70 anos, que será comemorado nesta quarta-feira (10), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai relembrar sua história homenageando seus ex-dirigentes com a inauguração da Galeria dos Presidentes e também congratular-se com instituições e personalidades com as quais o Itep mantém importantes parcerias, concedendo o Prêmio Pelópidas Silveira 2012. O Itep foi criado no dia 13 de outubro de 1942, como fruto de um movimento encabeçado por professores e engenheiros oriundos da Escola de Engenharia (UFPE) para instalar no Estado um instituto voltado para o aprimoramento tecnológico nas áreas de Solos e Fundações, Química Industrial e de Materiais de Construção, baseando-se no exemplo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo. Entre estes profissionais estavam o ex-prefeito Pelópidas Silveira, Antônio Baltar, Murilo Coutinho e Sizenando Carneiro Leão, então presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado. 

Receberão o Prêmio Pelópidas Silveira 2012 o Sebrae, na categoria empresa; o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, na categoria personalidade; na categoria Governo, o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape; e na categoria gestor, a superintendente de Inovação Tecnológica da instituição, Marcia Maria Pereira Lira, que coordena a área de Educação Profissional e Tecnológica do Itep.

O evento acontecerá a partir das 18h, no auditório Pelópidas Silveira, com a saudação do presidente do Itep, Frederico Montenegro, e a premiação aos vencedores do I Concurso de Fotografia – 70 anos do Itep, voltado para colaboradores e ex-colaboradores. Em seguida, acontecerão a entrega do Prêmio Pelópidas Silveira e a inauguração da Galeria dos Presidentes. Haverá ainda apresentação do grupo Majê Molê, de Peixinhos, seguida de coquetel.

HISTÓRIA – Oficialmente, o Itep foi criado no dia 13 de outubro de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, mas suas atividades começaram em 1943. A primeira sede ocupou prédio na Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife. Aos poucos, a instituição foi ampliando sua área de atuação e também realizou serviços em vários Estados do País, realizando análises em obras nas barragens de Orós (CE) e nos aeroportos de São Luís (MA) e Teresina (PI).

Ao longo de sua trajetória, o Itep teve 26 presidentes (sendo quatro mulheres), dos quais três dirigiram a instituição em dois períodos. Os primeiros presidentes do Itep foram: Murilo Domingues Coutinho (março de 1943 a fevereiro de 1946), João Holmes Sobrinho (fevereiro a agosto de 1946) e Almir Fernandes Barros (agosto de 1946 a agosto de 1948). Por ocasião do aniversário dos 30 anos do Itep, o então presidente Saul Zaverucha apresentou o projeto de construção da nova sede na Várzea, num terreno de 12 hectares cedido pelo Ministério da Agricultura. A nova sede foi inaugurada em 1986, na gestão do presidente Roldão Gomes Torres.

Nestes 70 anos, o Itep passou por diversas mudanças jurídicas, tendo sido autarquia e fundação pública. Em 2003, o Governo do Estado implementou uma nova estrutura na máquina administrativa e extinguiu a Fundação Itep, tendo sido criada a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) por então colaboradores da fundação, uma entidade civil sem fins econômicos para prestação de serviços ao Estado.

Este novo Itep, qualificado como organização social pelo Governo do Estado, mantém contratos de gestão com a administração estadual em diversas áreas: Educação Profissional e Tecnológica, Meio Ambiente, Tecnologia e Comunicação Digital, Inovação e Empreendedorismo, Construção Civil e Tecnologias Ambientais, Recursos Hídricos, entre outras. Também presta serviços tecnológicos a empresas privadas e instituições públicas nestas áreas e outras como Química e Biotecnologia, Segurança Alimentar, Engenharia Civil, Biocombustíveis, Ciência e Tecnologia de Materiais, Metrologia e Automação, Normalização e Certificação.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Idosa é presa portando crack em Jaboatão

O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apresentou esta manhã (08), a prisão de uma idosa suspeita de tráfico de drogas. A senhora Elidione Bezerra da Silva, de 63 anos, foi detida no final da tarde da sexta-feira (05), com 870 gramas de crack. Os investigadores encontraram a droga na casa da idosa, situada na Rua Bom Jardim, no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. Uma informação repassada por moradores levou os policiais até a casa da mulher. Ela revelou em depoimento que era a primeira vez que guardava o entorpecente para outros traficantes. A traficante receberia R$ 300 para esconder o crack em sua casa. 

Para a delegada Maria Elizabeth Patriota, pelos antecedentes criminais da senhora, a sua função é bem definida na quadrilha que é investigada. "Não é a primeira vez que ela é encontrada com crack. Em 2004, a idosa também foi presa pela mesma prática", explicou. Elidione Bezerra foi autuada por tráfico de entorpecentes e encaminhada a Colônia Penal Feminina do Recife. 

Polícia Civil de Pernambuco

No Recife, abstenções, brancos e nulos superam votos do 2º colocado


As eleições municipais do Recife tiveram um número de abstenção de votos de 16,38%, o que significa dizer que 191.565 não compareceram às urnas, enquanto 4,57% dos eleitores votaram em branco e 4,81% anularam o voto. Somando esses votos e a ausência, o total é de 283.279 eleitores, o que supera o número de votos do segundo colocado nas eleições realizadas neste domingo (7), Daniel Coelho (PSDB), que recebeu 245.120.
Em entrevista ao G1, o cientista político e professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Juliano Domingues, lembra que, apesar de parecer alto, a porcentagem segue a tendência nacional. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de abstenções em todo o país foi de 16,41%, com 7,9% de votos nulos e 3,29% de brancos. “O caso do Recife não é tão discrepante. Cresceu um pouco em relação às últimas eleições, mas segue a tendência nacional”, explica Domingues.
Nas eleições municipais de 2008, segundo o TSE, as abstenções foram de 15%, enquanto brancos foram 4% e nulos, 5%. “Mais do que qualquer movimento político que pode ter acontecido na cidade, acredito que pesa muito mais o desinteresse da população em relação à política e à política eleitoral. O grau de confiança da população em políticos e partidos, em qualquer pesquisa que se faça, é muito baixo. São instituições desacreditadas pela sociedade, o que reflete nas eleições”, pondera o cientista.
Outro ponto que pode ter contribuído para o número crescente de abstenções, acredita Domingues, é a questão da punição para quem não vota ter mais um caráter simbólico que prático. “Embora o voto seja obrigatório, a pessoa que não vota tem apenas que justificar, pagar uma multa de R$ 3,50. Qual o incentivo em participar do processo eleitoral se ele não acredita nessas instituições? Se a sanção não gera maiores impactos na vida dele?”, questiona.
As campanhas através das redes sociais também podem ter influenciado alguns eleitores, em especial os que votaram em branco ou nulo. “Houve uma propagação nas redes sociais para que as pessoas anulem o voto como forma de protesto, mas na verdade a pessoa está abrindo mão de participar do processo de escolha do governo. Não é bem um voto de protesto, você está permitindo aos outros que escolham por você”, analisa Domingues.
Uma forma de protesto, acredita o professor, seria acompanhar e cobrar dos candidatos as promessas feitas na campanha, por exemplo. “Na ciência política, se fala muito sobre isso no ponto de vista teórico, mas se vê pouco na prática, que é o voto retrospectivo, ou seja, o eleitor acompanhar o que é feito pelo político e julgar seu representante, votando ou não nele devido às ações”, explica.
Um dos indícios de que o eleitor não costuma prestar a atenção aos atos durante o mandato é a criação da Lei da Ficha Limpa. “É ótimo que a lei esteja em vigor, mas o surgimento dela é um péssimo sinal. A população não pune o mau gestor, pelo contrário, reelege a ponto de ter que surgir uma lei para proteger a sociedade dela mesma. A memória curta do eleitor é uma das características que aparecem fácil nas pesquisas da área de ciência política”, conta Domingues.
Portal G1

Terceiro mais votado, Edilson fica de fora da Câmara do Recife


Candidato a verador do Recife pelo PSOL, o sindicalista Edilson Silva conquistou 13.661 votos, o terceiro melhor resultado na capital pernambucana. Apesar do grande número de eleitores, o candidato não garantiu uma das vagas para Casa José Mariano. Para se eleger, a coligação de Edilson, a Frente de Esquerda PCB PSOL, precisaria atingir o quociente eleitoral desta eleição, que foi de aproximadamente 22.600 votos. 

O sindicalista respondeu a isso através do Facebook:
"Boa noite, gente! Após a apuração, os 13.661 votos, o não alcance do quociente eleitoral, parei num boteco com alguns amigos para relaxar. Cheguei agora em casa e vi que tinha mais de 200 solicitações de amizade pendentes desde hoje de tarde. Aceitei todas. As mensagens são muitas também e certamente não vou conseguir respondê-las hoje. Quero aqui, apenas, agradecer o gesto maiúsculo desta cidade 
e deste povo batalhador, que deram a um candidato pobre, que fez campanha com um megafone nas mãos, com uma caixinha de som pelas vielas da cidade, com um carro de som feito um evangélico em pregação, nada menos que 13.661 votos! Muito, muito, muitíssimo obrigado, Recife! Estou orgulhoso da cidade que vivo e, como sempre, indignado com as astúcias desta democracia pela metade. Sentimo-nos vitoriosos! Em frente!!!"



Com informações do Jornal do Commercio e Facebook

Após ser eleito no Recife, Geraldo Julio diz que não pretende descansar

Mesmo após o ritmo puxado da campanha, o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) não pretende parar para descansar. Na manhã desta segunda-feira (8), Geraldo recebeu jornalistas em casa durante o café da manhã com a família e conversou sobre o que pretende fazer até a posse, no dia 1º de janeiro, além das primeiras ações como prefeito a partir de então.


O primeiro passo, afirma o prefeito eleito, é organizar uma agenda de transição com o atual prefeito, João da Costa (PT), e estudar a nova composição do governo. "Temos que começar a trabalhar imeditamente, a cidade do Recife pede por isso. Três meses é pouco tempo para se fazer uma transição dessas, precisamos pensar em equipe, organizar como vai ser o governo e conversar com o atual prefeito", disse Geraldo.
Durante a conversa, ele aproveitou para agradecer mais uma vez o apoio da família e da população recifense, atribuindo a vitória à capacidade de ouvir as pessoas. "Nós fizemos um programa de governo após escutar os problemas da cidade, o que as pessoas queriam. Acredito que o povo se viu refletido em nosso programa de governo, viu nele as respostas, a mudança que espera para a cidade", explica o prefeito eleito.
Após tomar posse no dia 1º de janeiro, a primeira ação de Geraldo Julio deve ser um mutirão de limpeza e organização urbana, com começo no dia 2 de janeiro, se estendendo por quantos meses forem necessários. "Vemos muito lixo na cidade, o Recife está sujo, metralha nas calçadas... Precisamos mobilizar o governo municipal e também a sociedade para resolver essa questão", acredita. Córregos, rios e calçadas estão entre os focos desse mutirão.
As calçadas, por sinal, fazem parte também da visão de mobilidade e dos planos de governo. "Muitos recifenses utilizam as calçadas. Já é difícil para quem não tem problemas circular por elas, quanto mais quem empurra um carrinho de bebê ou usa cadeira de rodas", ponderou Geraldo, que lembrou ainda a importância de se criar corredores de ônibus, a fim de não haver mais disputa com os carros e melhorar o trânsito da cidade.
Quanto à segurança pública, o compromisso em aumentar a guarda municipal para ter um efetivo de 2.500 guardas foi reafirmado, assim como o projeto de investir em iluminação pública em locais de violência e a implementação do Pacto Pela Vida municipal. "Pretendemos também, em parceria com o governo do estado, implantar mais câmeras no Recife e ter uma rede de monitoramento com mil equipamentos. Vai ser a capital com mais câmeras no país", afirmou o prefeito eleito.
Essa é a primeira vez, desde a redemocratização, que o prefeito do Recife e o governador de Pernambuco são do mesmo partido. "Vamos fazer muitas parcerias com o governador Eduardo e também com a presidente Dilma. Acredito que ela também tem interesse no avanço do Recife, independe de partido político", ponderou.
De acordo com o prefeito eleito, a relação com os aliados políticos deve ser a melhor possível. "Vamos unir o Recife, acredito que só assim conseguiremos avançar. Os cargos públicos serão por mérito e competência", avisou.
Recife Antigo
Um dos pontos discutidos ao longo da campanha foi a questão da revitalização do Recife Antigo. Apesar de ainda estar estudando como as mudanças poderão ser feitas na cidade, Geraldo Julio já tem alguns pontos definidos sobre o bairro. "Aos domingos, vamos fechar o Recife Antigo para dar espaço para a população, para ser uma área de lazer. Outro ponto é incentivar moradia e pousadas, para que o bairro tenha rotina noturna, além de restaurantes. É preciso essa rotina para que tenha vida", explicou.
Portal G1