quinta-feira, 10 de outubro de 2019

250 crianças estão prestes a perder o acolhimento no Instituto Agir





No mês em que se comemora o Dia das Crianças, com inúmeras atividades voltadas para elas, cerca de 250 meninos e meninas, que vivem em situação de vulnerabilidade, assistidos pelo Instituto Agir – Organização Não Governamental - estão prestes a ficar desamparadas porque a instituição está enfrentando dificuldades e pode fechar suas portas a qualquer momento. Com isso, vai ser interrompido todo um trabalho pedagógico e de acolhimento que vem sendo realizado desde sua fundação, em junho de 1998. A entidade, assiste crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 14 anos residentes no bairro dos Coelhos, na comunidade do Papelão, próximo a Casa da Cultura, além das localidades do Roque 1, 2 e 3, na Ilha do Leite, ambos na área central do Recife.

O Instituto Agir desenvolve atividades pedagógicas, esportivas e culturais, estimulando o desenvolvimento e a potencialidade individuais das crianças. O objetivo é propiciar um espaço acolhedor para o atendimento e desenvolvimento integral; promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; estimular a autonomia de cada criança, respeitando a individualidade; prevenindo situações de risco.

De acordo com Rosana Oliveira, diretora do Instituto Agir, a entidade sobrevive de doações e da parceria com a Primeira Igreja Batista do Recife. No local são oferecidas oficinas de informática e aulas de judô e futsal, além de reforço escolar de Português e Matemática e cursos profissionalizantes. 

Quem desejar conhecer e ajudar Instituto Agir, pode visitar a sede da entidade localizada na Rua Francisco Alves, 64 - Paissandu, Recife ou pela internet através do endereço digital: institutoagir.org.br

Maceió tem turismo de eventos em alta no último trimestre de 2019

Alta temporada em Alagoas não se resume apenas ao turismo de lazer. Até o final 2019, a capital alagoana recebe importantes congressos que colocam o segmento de eventos e negócios em posição de destaque na estação. Com um trabalho estratégico e focado, Maceió tem elevado os números de encontros, eventos esportivos, participantes e impacto na economia, ano após ano.

A partir deste mês, o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação focada na captação de eventos profissionais, que atua em parceria com outras entidades do trade turístico, Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió, conta com 22 eventos no último trimestre do ano e a vinda de 20.600 participantes que devem deixar no estado em torno de 25 milhões de reais.

Se compararmos os dados do mesmo período com os dos dois últimos anos, de acordo com o calendário do Convention Bureau, a elevação é significativa. Em 2017, sediamos nove encontros para 11 mil e 800 participantes, enquanto em 2018, o mesmo período contou com 10 eventos que trouxeram 8 mil e 400 pessoas. Já o impacto econômico apresentou um crescimento superior a 100%, se comparado aos 10 milhões deixados no último ano.

Segundo o Presidente do MC&VB, Glênio Cedrim, o aumento no número de eventos é reflexo do trabalho realizado pela entidade ao lado das secretarias do estado e município, que tem gerado notoriedade não só em Alagoas como também em todo o País.

“A cada processo para conquista de um novo evento, apresentamos a infraestrutura, os serviços que dispomos e a praticidade do destino. Os participantes não precisam vir aqui apenas pelos negócios, podem aproveitar a oportunidade para ‘turistar’, pois em Maceió tudo é perto e fácil. Temos o principal centro de eventos a apenas 5 km do parque hoteleiro, a locomoção é rápida, o que dá aos visitantes, por dia, algumas horas de tempo livre, podendo desfrutar da orla, gastronomia e até de outros destinos próximos”, explica Cedrim.

Dentre os congressos captados e/ou apoiados pelo MC&VB, para esse ano, está o Congresso Brasileiro de Enfermagem e Obstetrícia Neonatal que trará para Maceió em torno de quatro mil e quinhentas pessoas.

Recebemos também o 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia, e ainda será realizado o 15º Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, o 27º Congresso Brasileiro de Odontopediatria, o 70º Congresso Nacional de Botânica, o 31º Seminário de Alcoólicos Anônimos das Áreas da Região Nordeste e a 15ª Jornada Brasileira de Pneumologia Pediátrica, que juntos somam mais de nove mil participantes.


Incrementos no setor


A relevância do segmento de eventos ganha nitidez ao ser uma forte parceira da hotelaria, que apresentou crescimento, nos últimos anos. De maneira sustentável, os hotéis de alagoas duplicaram seu número de leitos. Próximo aos 22 mil, os meios de hospedagem enfrentam o constante desafio da ocupação durante todo o ano.

Com a elaboração de estratégias e a realização de ações voltadas para o setor, tanto no turismo de negócios como no de lazer, Alagoas tem conseguido manter o nível médio de hóspedes e se destacado entre os setores que mais emprega no estado.

E a expectativa é que os números se elevem nos próximos anos. Principalmente com a ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso que conta, atualmente, com 3.400 lugares, em todo espaço, e, em breve, terá auditório para 1.000 pessoas, três salas especiais e edifício garagem para mais de 226 vagas.


Calendário de eventos 2020

Para o próximo ano, a programação de congressos e eventos está a mil. O Maceió Convention já conta com 10 eventos confirmados até o final de 2020, que devem trazer mais de 16 mil pessoas para Alagoas. Esses números refletem em 23 milhões e 600 injetados na economia direta e indiretamente.

As estratégias de captação de apoio a eventos continuam, o calendário da entidade se estende até 2023. Já são cinco congressos confirmados, que contam com ações de promoção e divulgação para as edições realizadas em Alagoas.

Poda de árvores muda o itinerário de ônibus no Parnamirim este sábado (12)

Um serviço de poda de árvores interdita a Rua Desembargador Góis Cavalcante, no bairro do Parnamirim, neste sábado (12). A via será fechada no trecho entre a Estrada do Arraial e a Rua Guedes Pereira, das 08h às 17h. Neste período, o Grande Recife muda o itinerário de oito linhas que passam pela localidade. Confira, abaixo, os desvios e a opção de ponto para embarque e desembarque de passageiros:


330 - Casa Amarela/CDU
510 - Nova Descoberta/Derby
514 - Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
520 - Macaxeira/Parnamirim
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa e Príncipe)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
...Av. Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Ferreira Lopes, Rua Estrela, Rua Desembargador Góis Cavalcante...

Por conta do desvio, a parada nº 100029, na Rua Desembargador Góis Cavalcante, será temporariamente desativada. Com isso, a opção para os usuários será a parada nº 100026, que fica na Rua Estrela próximo ao cruzamento com a Rua Desembargador Góis Cavalcante.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Rua nos Bultrins é entregue calçada à população de Olinda

A Prefeitura de Olinda entrega, nesta sexta-feira (11.10), às 19h, a pavimentação da Rua Dalvanira da Silva, no bairro dos Bultrins. A obra favorece a mobilidade e melhora a qualidade de vida, atendendo a uma antiga demanda da população. Além da pavimentação, o trabalho contemplou a drenagem de águas da chuva, calçadas com mobilidade, e ainda garantiu a manutenção da iluminação pública. A via também recebeu nova sinalização de trânsito.

SERVIÇO:

Entrega da Rua Dalvanira da Silva, nos Bultrins
Sexta-feira (11.10), às 19h

Imprensa Olinda

Adagro faz alerta sobre foco de peste suína em Alagoas


A Agência de Defesa e fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco faz alerta aos produtores do estado para o novo foco de peste suína no estado de Alagoas. A fiscalização do trânsito de animais na divisa com Pernambuco será intensificada e entrada de suínos será proibida.

Ontem, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou o foco no município de Traipu-AL, numa propriedade com 32 suínos e que fica a 7km da divisa com Sergipe. O foco em Alagoas preocupa ainda mais a Adagro, visto que, já são três estados confirmados com a doença. No total são 65 focos, sendo 48 no Ceará, 16 no Piauí e um em Alagoas, totalizando 1.397 animais doentes.

Só em 2019 Pernambuco recebeu 484 suínos do estado de Alagoas, nenhum deles veio do município do foco, mas como a peste suína é viral e contagiosa o trânsito de suínos, seus produtos e subprodutos de Alagoas, Ceará e Piauí para Pernambuco estão proibidos até que os focos sejam completamente sanados.

A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza. 

A Adagro alerta que o trânsito de suídeos, independente do destino e da finalidade, depende da Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor pernambucano deve ficar atento e qualquer suspeita deve ser comunicada na Adagro mais próxima. Pernambuco tem mais de 730 mil suínos cadastrados. 

Imprensa Adagro PE

Música na Igreja recebe Grupo Instrumental Brasil

O Música na Igreja apresenta na edição de outubro o Grupo Instrumental Brasil (GIB). O projeto é oferecido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, e será realizado neste domingo (13), na Igreja Madre de Deus. A apresentação é gratuita e terá início às 17h.

O GIB foi fundado em 2014 e trabalha um repertório musical que abrange canções de compositores brasileiros e eruditas de concerto. É formado por professores e educadores do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Conservatório Pernambucano de Música, além de músicos membros da Orquestra sinfônica do Recife (OSR) e profissionais atuantes no cenário nacional da região.

Serviço:
Projeto Música na Igreja
Concerto com o Grupo Instrumental Brasil - GIB
Igreja Madre de Deus- Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife
Horário: 17h 
Entrada Franca

Imprensa Recife

Veneza Water Park: opção de lazer em outubro

O mês de outubro chegou e o Veneza Water Park está repleto de novidades e atrações para os feriados do período. Localizado no litoral norte do estado, oferece nos seus 90 mil metros quadrados, mais de trinta atrações entre piscinas para todas as idades, toboáguas radicais e o novíssimo brinquedo Vai&Vem, só encontrado nos melhores parques aquáticos do Brasil. O funcionamento do parque ganhou também mais um dia em outubro, abrindo às sextas, sábados, domingos e no dia do comerciário, segunda-feira 21/10, sempre das 10h às 17h.

E o dia das crianças está chegando com toque especial no Veneza Water Park. Todo pernambucano sabe que a estação do sol que chega antes em nossa região, deve ser aproveitada com toda a segurança que a temperatura quente exige. E levar a criançada para um dia inteiro nas piscinas requer alguns cuidados, que são reforçados pelos especialistas . Toda atenção é necessária para aproveitar às altas temperaturas sem risco à saúde dos pequenos.

E se depender do Veneza, tudo irá sair com a segurança e bem-estar , fatores característicos do espaço de lazer mais disputado em Pernambuco. Para a segurança dos clientes, o parque dispõe de uma equipe de guarda-vidas especializada e treinada e posto médico devidamente equipado com médico, enfermeiro e paramédico de plantão.

Confira algumas dicas para que pais e filhos aproveitem o dia de lazer no parque aquático, curtindo com tranquilidade as piscinas e brincadeiras do Veneza Water Park.


1-Não esquecer do filtro solar

2-Mantenha as crianças e adolescentes hidratados

3-Proteção UVA também é prevenção

4-Fique de olho no seu filho e aproveite o lazer mergulhando com seus pequeninos

5- Respeite as regras de segurança e bom feriado!

PROMOÇÕES- No mês das crianças há descontos especiais para professores, comerciários e servidores públicos:

*No dia 21/10 comerciário compra até cinco ingressos a R$ 52 cada (incluindo o seu). 

*Professor e/ou Servidor Público paga R$52 (cada) às sextas-feiras e no dia 21/10/2019 e R$ 56 (cada) aos sábados e domingos. O desconto se estende para mais quatro acompanhantes.

PROGRAMAÇÃO RECREATIVA DE OUTUBRO

10h - Recepção com personagens infantis
11h20 - Hidro Recreativa Infantil (piscina da Borboleta)
13h30 - Balada dos anônimos (piscina com ondas – aos sábados)
13h30 - Oficina de Slime (Piscina da borboleta - às sextas e aos sábados)
13h30 – Acqua dance (piscina com ondas - aos domingos e feriados)
14h20 - Hidro Recreativa Adulta (piscina dos toboáguas)
15h20 - Espetáculo Infantil – MADAGASCAR O CIRCO - (PALCO CULTURAL – SÁBADOS DOMINGOS E FERIADOS)
15h30 - Contando histórias (Palco Cultural - às sextas)
16h20 - Distribuição de algodão doce

16h20 - Gincana Maluca

16h30 - Oficina de pinturinha e Balão mágico

Obs.: Poderá haver alteração, sem aviso prévio.

Com informações das jornalistas Ana Menezes e Christianne Huggins

Recife comemora os 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Neste sábado, 12 de outubro, completam-se 29 anos desde a entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com base na Lei 8.069/1990. Para comemorar a data, marco da luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil, a Gerência da Criança e do Adolescente do Recife da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), promove nesta sexta-feira (11), a partir das 8h, o Seminário “Estatuto da Criança e do Adolescente 29 Anos Depois: Tempos Sombrios e Horizontes de Resistência”, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política da Criança e do Adolescente (GECRIA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Escola de Conselhos de Pernambuco da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

O encontro, que segue durante todo o dia no Auditório Dom Helder Camara, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Paulo Freire, visa discutir as conquistas oriundas do ECA e também apresentar os desafios para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, em um contexto de retrocessos no campo dos direitos humanos. “A proposta é apresentar alternativas para a resistência do movimento de luta pelos direitos desse segmento”, esclarece o gerente da Criança e Adolescente da SDSJPSDDH, Eduardo Paysan. O Seminário contará com a presença de representantes de órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescentes (SGDCA).

A primeira mesa, que traz o tema “Retomando grandes avanços e conquistas do ECA”, será uma oportunidade para se aprofundar no conhecimento da Lei 8.069/1990 e para mudança na perspectiva da Proteção Integral, resgatando conquistas como: a criação de órgãos como os Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o histórico do envolvimento de crianças e adolescentes como protagonistas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR). 

Na sequência do debate, com o tema “Diversidade das infâncias frente ao contexto de avanço do conservadorismo” será tratado a Educação em Direitos Humanos como contraponto ao Projeto “Escola Sem Partido” e outras pautas, bem como o recorte de gênero em relação à participação infanto-juvenil, a dimensão racial e religiosa de crianças e adolescentes e os direitos sexuais e reprodutivos, orientação sexual e identidade de gênero dessa parcela da população.

O Seminário será encerrado com a discussão “Ameaças de retrocessos em relação aos direitos infanto-juvenis e construção da resistência”, abordando questões como as propostas de redução da maioridade penal e aumento do tempo de internação de adolescentes a quem se atribui a prática de ato infracional, bem como o impacto gerado pelo congelamento dos recursos das políticas sociais básicas (como: educação, saúde, assistência social). 

Também entra no debate a proposta de revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, a proposta da redução da idade legal para trabalho, em relação ao trabalho infantil, encerrando com a discussão sobre a organização da sociedade civil em fóruns de defesa dos direitos da criança e do adolescente diante das ameaças de retrocessos em relação aos direitos desses grupos. O evento será encerrado com a leitura da “Carta de Horizontes” por parte de adolescentes integrantes da “Escolinha de Conselhos”/UFRPE

Imprensa Recife

Após fala de vereadora, Delegado Israel Rubis interpela judicialmente a parlamentar

Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe) informa que, em virtude da declaração da vereadora Célia Galindo proferida no plenário da Câmara de Vereadores de Arcoverde no dia 02/09, quando chamou o delegado Israel Rubis de “camarada descarado”, o corpo jurídico da Adeppe – representando o delegado Israel Rubis – ingressou com interpelação judicial para que a vereadora Célia Galindo se explique judicialmente a respeito das ofensas proferidas contra o delegado.

Imprensa Adeppe

Plano Diretor do Recife: Ivan protocola 1/5 de emendas ao projeto

Das 530 emendas ao projeto de revisão do Plano Diretor do Recife protocoladas pelos 39 mandatos da Câmara Municipal, nada menos que 123 foram assinadas pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). O mandato, como de costume, abriu as portas da institucionalidade para acolher sugestões da sociedade civil (organizada ou não). A partir de debates, oficinas e outros encontros, a equipe do parlamentar colheu sugestões para promover maior equidade socioterritoral e de valorizar a função socioambiental das propriedades e da própria cidade.

“Apenas mandatos legislativos podem protocolar emendas ao Plano Diretor – ou a qualquer projeto de lei. Assim, buscamos democratizar esse poder ao abrir as postas e assinar proposições que vieram de sujeitos que estão todos os dias na luta pelo direito à cidade e vivenciam no seu dia-a-dia as questões que precisamos enfrentar com o novo plano”, explica Moraes.

Sugeriram emendas que foram abraçadas pelo mandato psolista tanto organizações ligadas à academia como o INCITI e o Núcleo de Educação Integral e Ações Afirmativas da UFPE; ONGs como a Ameciclo e o Caus, grupos territoriais como o Coletivo Menos Torre na Torre, o Grupo Plano Diretor da Várzea o Comitê Popular da Várzea e o Coletivo Salve o Casarão da Várzea, além do próprio Fórum do Prezeis, que focou suas ideias na necessidade de se ampliar e fortalecer o plano de regularização das Zonas Especiais de Interesse Social.

Boa parte das emendas protocoladas pelo mandato visam a qualificar o ordenamento territorial, de modo a torná-lo mais adequado aos ecossistemas locais, à capacidade de infraestrutura de suporte existente, ao uso democrático dos espaços públicos, ao bem viver na cidade e à valorização de sua paisagem. Outras emendas voltaram-se para qualificar diretrizes setoriais da política urbana, em especial de mobilidade, com a priorização da circulação dos modos ativos de transporte e dos veículos de transporte público coletivo; bem como da política de habitação, com estímulo à reabilitação de imóveis ociosos para fins de moradia, sobretudo na área central, à implantação do aluguel social e dos Imóveis Especiais de Interesse Social (IEIS).

Também foram feitas propostas de modificações referentes ao sistema de participação e financiamento das políticas urbanas. É preciso fortalecer o Conselho da Cidade, o Fundo de Desenvolvimento Urbano, e outros mecanismos de democratização da política urbana, em sua gestão e em sua capilaridade no tecido da Cidade, bem como na justa distribuição dos ônus e bônus da dinâmica urbana entre os diversos segmentos que nela interagem. 




Por fim, as emendas buscam também adequar as disposições transitórias para que não tirem a credibilidade e a aplicabilidade dos dispositivos do Plano Diretor, considerando o tempo necessário para adequação, mas a urgência para as transformações que a cidade precisa.