quinta-feira, 8 de abril de 2021

Nota de Repúdio - ABRAÇO

 


Parque Profissionalizante da Funase dá início às primeiras aulas para socioeducandos

 

O Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, no Recife, começou a realizar as primeiras aulas voltadas a adolescentes em reinserção social após a prática de atos infracionais. A chegada dos alunos, todos em internação em centros da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), ocorreu após um início de operação gradativo, que incluiu a instalação de equipamentos e o planejamento da grade de cursos. O espaço foi entregue em março após um convênio entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), e a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região.

O equipamento tem seis laboratórios, instalações administrativas e área livre para aulas de jardinagem e paisagismo. No momento, estão ocorrendo os cursos de Introdução à Automação Eletroeletrônica, Corte de Cabelo Masculino e Introdução ao Reparo de Computadores. Os instrutores – Higino Filho, Ronny Fernando e Daniel Barreto, respectivamente – são ligados ao Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, setor responsável pela operação do espaço. Em breve, também serão abertos os laboratórios de culinária e informática e uma sala multifuncional, voltada, por exemplo, a cursos de produção audiovisual.

“Pernambuco dá mais esse passo nas políticas para a juventude, fortalecendo a qualificação profissional do público do sistema socioeducativo em um espaço exclusivo e pensado para essa finalidade. Temos muito orgulho deste novo equipamento, entregue depois de um período de reforma graças a uma destinação de recursos do Ministério Público do Trabalho, parceiro dessa iniciativa. Foi uma articulação em que nos envolvemos ainda em 2019, no início da atual gestão, e que temos a felicidade de ver se concretizando”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.

O socioeducando L.A.A.S., de 16 anos, está fazendo parte do primeiro grupo de alunos a frequentar o Parque Profissionalizante juntamente com outros 11 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão dos Guararapes. Na aula de barbearia, ele exercitou a responsabilidade de manusear instrumentos de trabalho e a confiança de ter o cabelo cortado pelo instrutor e por colegas de turma. “Acho que tem a questão positiva de sair um pouco da unidade pra ter os cursos aqui e enxergar as oportunidades. A barbearia é essencial toda hora, uma profissão que pode ser seguida. É bom estar aprendendo isso aqui”, avalia.

Além dos internos do Case Jaboatão, 15 socioeducandas do Case Santa Luzia, no Recife, também compõem a lista de estudantes com participação nos primeiros cursos ministrados no novo espaço. Devido às medidas de prevenção ao coronavírus, os alunos são divididos em turnos e em turmas com até cinco pessoas por sala. A ideia é que, gradativamente, adolescentes atendidos em outras unidades socioeducativas sejam inseridos em atividades no local. Outra ação planejada é estabelecer parcerias com instituições interessadas em utilizar os laboratórios do Parque Profissionalizante para ministrar cursos, como já ocorre nos centros da Funase.

O coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, explica que a dinâmica do equipamento trabalha a favor de uma proposta diferenciada. “Antes da pandemia, tínhamos resultados muito positivos nos cursos realizados fora da Funase, em instituições parceiras. Agora, estamos fazendo isso aqui, um espaço da Funase, mas que funciona como zona neutra, fora das unidades. Os alunos assinam um termo de convivência, passam por uma triagem, sabem que o bom comportamento os coloca e os mantém aqui. É nessa relação de confiança que estamos construindo este novo momento”, conclui.

lmprensa Funase PE

Voluntários reforçam Plano Recife Vacina

 

A Prefeitura do Recife recebeu um reforço importante para dinamizar a operacionalização do Plano Recife Vacina. Cerca de 60 voluntários de instituições religiosas começaram a atuar no último final de semana em quatro pontos de vacinação contra covid-19 no município. O Porto Social foi a organização que mediou o processo de seleção dessas pessoas, que estão doando o seu tempo aos sábados e domingos do mês de abril.

Cadastro, agendamento, triagem e esclarecimento de dúvidas estão entre as atividades desenvolvidas pelos voluntários, que se dividem entre o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, Parque da Macaxeira, na Macaxeira, no Ginásio Geraldão, na Imbiribeira, e no Parque de Exposições do Cordeiro, no Cordeiro.

Para manter os cuidados com a higiene e proteção dos profissionais e das pessoas que estão recebendo a vacina, a Prefeitura do Recife disponibilizou aos voluntários máscaras e protetores faciais. Além disso, para auxiliar no deslocamento dessas pessoas, a 99 Táxi está oferecendo vouchers para as corridas pelo app.

Desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 331.455 doses, o que representa 239.869 pessoas vacinadas, sendo que 91.586 delas já estão com esquema vacinal completo - com duas doses do imunizante. O Recife tem se destacado e foi a primeira capital do Nordeste a imunizar idosos com 64 anos ou mais.

lmprensa Recfe

Hospital Miguel Arraes dispõe de mais leitos de UTI para Covid

 

Mais 10 leitos de UTI passam a funcionar no Hospital Miguel Arraes (HMA/ FPMF), em Paulista, para atender pacientes em estado grave por conta da Covid-19. O reforço foi anunciado no último sábado (3), pelo governador Paulo Câmara, e começou a operar nessa quarta-feira (7) através de encaminhamentos da Central de Regulação de Leitos do Estado. Com isso, o HMA conta agora com 20 vagas de terapia intensiva na UTI-Covid.

Para atender à demanda, o Hospital Miguel Arraes está reforçando seu quadro funcional por meio de um processo seletivo aberto para trabalhadores em saúde que desejam atuar no setor de Covid. Os médicos interessados devem enviar os currículos para o e-mail hma.direcao@hma.fpmf.org.br. Enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas e auxiliares de Farmácia devem cadastrar os currículos no endereço eletrônico http://www.fpmf.org.br/trabalheconosco. Os trabalhadores selecionados por contrato temporário irão atuar na UTI e na Enfermaria Covid abertos para dar suporte à rede de saúde no combate à pandemia em Pernambuco.

Com lnformações da jornalista lana Gouveia

Mudança de planos: estágio na Itália é adiado para ano que vem

 

A pandemia mexeu muita coisa. Mudou rotina e alterou planos futuros. Como o da estudante de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), Ivy Gonçalves, que precisou adiar, para março do ano que vem, o estágio de um mês na Itália. Ela está no sétimo período do curso e foi selecionada em um sorteio da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), uma entidade reconhecida mundialmente como de representação de todos os estudantes de medicina do Brasil. Ivy concorreu com alunos de outras instituições do País.

Durante 30 dias, vai poder experimentar situações práticas em uma unidade de saúde, tendo acompanhamento profissional. A vontade dela é poder conhecer a área cirúrgica e aprender procedimentos reais em alguma das áreas: ginecologia e obstetrícia, ortopedia, clínica médica e traumatologia. Essa prática vai antecipar e substituir disciplina do final do curso e agregar novos conhecimentos.

No dia a dia, ela vai precisar do inglês, língua que Ivy já fala e tem certificado. Mas precisa entender o italiano. Nem que seja um básico. Afinal, vai precisar se comunicar com outras pessoas lá. Por isso, já começou a ter aulas com um professor, via plataforma.

Enquanto esse dia de embarcar não chega, ela continua seus estudos e aprendendo novas situações na área da saúde. “Tivemos aula de reabilitação e entendemos que várias especialidades precisam trabalhar em conjunto para enfrentar essa pandemia e melhor reabilitar o paciente”, completa Ivy.




Sindicato dos servidores de Paulista reelege atual gestão

 

Com mais de 85% dos votos válidos, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Paulista (Sinsempa), Jucineide Lira, foi reeleita, na noite desta quarta-feira, 07, para mais quatro anos no comando da instituição. O novo mandato legitimado pelas urnas desta vez será para o quadriênio 2021-2025.

Motivada com o expressivo resultado alcançado, Jucineide garantiu que não vai diminuir o ritmo de trabalho e prometeu seguir atuando com dedicação à frente do cargo. “Fico feliz porque essa votação foi um reconhecimento pelo nosso trabalho dia e noite pelos servidores. Receber mais de 85% de aprovação nas urnas é muito gratificante para nós sindicalistas. Vamos continuar juntos na luta por um Sinsempa cada vez mais forte”, comentou.

Jucineide seguirá tendo como aliada a atual vice-presidente do Sinsempa, Edrízia Figueiredo, que também ocupará o mesmo posto durante os próximos quatro anos. Ao todo, houve 428 votos válidos, dos quais 379 foram contabilizados para a Chapa 1, enquanto a chapa rival recebeu apenas 49 votos.

Olinda já vacinou 1.119 quilombolas da cidade

 

A Secretaria de Saúde de Olinda está intensificando a vacinação do público quilombola da cidade, o segundo Quilombo Urbano do Brasil, denominado Quilombo Portão de Gelo. De 23 de março, início da vacinação desse grupo, até esta quarta-feira (07.04), 1.119 pessoas receberam o imunizante.

A Prefeitura trabalha com a previsão de imunizar cerca de 2.500 homens e mulheres, com base em dados repassados pelo presidente do quilombo, Pai Ivo. Das 73.633 doses recebidas do Governo do Estado, Olinda já aplicou até o momento um total de 49.104 doses na população em geral. Atualmente, a Secretaria de Saúde está contemplando os idosos a partir dos 63 anos de idade.

Também estão inseridos nos grupos prioritários, os acamados com idade de 63 anos acima, trabalhadores da saúde pública e privada, além dos idosos residentes nos Institutos de Longa Permanência.

Olinda conta com oito pontos de vacinação, sendo dois no Shopping Patteo, no Drive Thru e Piso L2, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Na Vila Olímpica de Rio Doce; Espaço Caenga, na Estrada de Águas Compridas; Escola Coronel José Domingos da Silva, em Ouro Preto; Escola Municipal Princesa Isabel, em Jardim Brasil; Escola Municipal Claudino Leal, em Cidade Tabajara e no Caic Norma Coelho, em Peixinhos, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para realizar cadastro e agendamento, a pessoa deve acessar o site oficial da Prefeitura: www.olinda.pe.gov.br.

lmprensa Olinda

Comunidades quilombolas devem receber cestas básicas nos próximos dias

 

A Fundação Palmares recebeu uma solicitação para agilizar a entrega de cestas básicas para comunidades quilombolas de Pernambuco. Cerca de 10 mil famílias devem ser beneficiadas em todo o estado de Pernambuco e as cestas devem ser entregues mensalmente, sendo quatro para cada grupo familiar. 

De acordo com a Fundação Palmares, o mapeamento de quem vai receber as cestas básicas ainda está em fase de conclusão e deverá ficar pronto até o final da próxima semana, quando será enviado para a superintendência da Conab iniciar a logística de distribuição. De acordo com informações da entidade, três municípios do Agreste de Pernambuco apresentam estatísticas graves apontando insegurança alimentar muito alta e por isso, serão os primeiros a receberem as cestas: Caetés, Capoeiras e Betânia. A solicitação foi feita pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE).

Garanhuns e Caruaru - O parlamentar também liberou verbas para beneficiar outras cidades com a aquisição de cestas básicas. A prefeitura de Garanhuns recebeu R$ 400 mil reais para a compra das cestas. O prefeito Sivaldo Albino (PSB), comprou as cestas e já iniciou a distribuição nas comunidades carentes do município. Rodolfo também fez a mesma ação em Caruaru, para onde destinou R$ 550 mil reais para que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) possa comprar as cestas e distribuir com as famílias de baixa renda.

Adeppe e Sinpol se reúnem para cobrar transparência na vacinação de policiais civis

 

Com representatividade de milhares de Policiais Civis, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe) e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) se reuniram, nesta quinta-feira (08), para cobrar do Governo Estadual transparência nos critérios de vacinação contra a Covid-19. As duas entidades reivindicam que sejam divulgados a quantidade de doses recebidas, aplicadas, os requisitos para escolha dos policiais a serem vacinados e que seja finalizado o cronograma de imunização da categoria. Ainda durante o encontro, as instituições decidiram que vão articular a criação de um fórum permanente das forças de segurança pública com o objetivo de buscar soluções contra o sucateamento das polícias.

“O número de doses anunciadas para a Polícia Civil é insuficiente. Além disso, não estão sendo divulgadas a quantidade de vacinas aplicadas e o cronograma de vacinação não está pronto, falta anunciar quando e sob quais critérios todos os policiais serão imunizados. Essa situação precisa ser corrigida urgentemente”, enfatizou o atual presidente da Adeppe, Bruno Bezerra. “Já perdemos cinco colegas por causa da Covid-19 e todo dia nossa categoria desempenha ações que geram contato de proximidade com o público em geral, seja no atendimento, seja na execução de prisões e buscas. Estamos cobrando que a imunização seja cumprida e, caso ela não seja, buscaremos os meios necessários para garantir que seja disponibilizada para toda a Polícia Civil. Essa união entre entidades é muito importante”, ressaltou o presidente eleito da Adeppe e integrante da atual diretoria, Francisco Rodrigues, que tomará posse no próximo dia 21.

Na avaliação do presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti, a pandemia tornou evidente a necessidade de valorização das carreiras policiais. “No contexto pandêmico, as carências estruturais e de cuidado do policial civil ficaram mais latentes. Quando chegou a possibilidade de sermos vacinados, nós não temos critérios objetivos e começa a acontecer atropelos na vacinação. Precisávamos juntar forças, buscando o bem comum que é a proteção da vida dos policiais civis”, ressaltou.

Fórum permanente das forças de segurança pública

Com objetivo de buscar soluções contra o sucateamento das polícias e a falta de valorização decorrente do destrato do Governo com a categoria, a Adeppe e o Sinpol-PE anunciaram que vão articular a criação de um fórum permanente das forças de segurança pública. Para elaboração de uma pauta conjunta, serão convidadas entidades de classe da Polícia Militar, Polícia Científica e Polícia Penal. Na próxima semana, está prevista para ser agendada nova reunião com lideranças policiais de todas as instituições.

Ainda durante o encontro nesta quinta-feira, a Adeppe e o Sinpol debateram outros temas relacionados à valorização das carreiras, a exemplo da implantação da Lei Orgânica da Polícia Civil e estratégias jurídicas no que tange ao reajuste salarial de 33,33% decorrente do aumento de carga horária previsto na Lei Complementar nº 155/2010.

Pernambuco recebe novo lote com 187.400 doses de vacinas

 

Pernambuco recebeu, na tarde desta quinta-feira (08.04), mais 187.400 doses de vacinas contra a Covid-19. As 102.000 doses da Astrazeneca/Fiocruz e 85.400 da Coronavac/Butantan, que chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 15h55, possibilitarão avançar na aplicação da primeira dose nos idosos entre 65 e 69 anos de idade e nos trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além da segunda dose para idosos de 70 a 74 anos e a partir dos 85 anos de idade.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que os municípios pernambucanos já conseguiram aplicar mais de 85% das vacinas destinadas à primeira dose, e estão mobilizados para ofertar a segunda em tempo oportuno, de acordo com o tipo do imunizante aplicado. “Tivemos um aumento das entregas do insumo desde a segunda quinzena de março e esperamos que as remessas continuem chegando em boa quantidade, semanalmente, para que possamos finalizar os grupos que já estão sendo atendidos e, com isso, avançar nas outras populações prioritárias", reforçou Longo.

Até o momento, estão sendo vacinados idosos a partir dos 65 anos de idade, pessoas com deficiência abrigadas em instituições, trabalhadores de saúde, povos indígenas aldeados, povos e comunidades quilombolas tradicionais e trabalhadores das forças de segurança e salvamento. Com a nova remessa, sobe para 1.639.960 o número de doses da Coronavac/Butantan e para 380.970 as da Astrazeneca/Fiocruz recebidas por Pernambuco, totalizando 2.020.930 de unidades dos imunizantes.

VACINAS COVID

HOJE
Butantan: 85.400
Fiocruz: 102.000
Total: 187.400

TOTAL RECEBIDO
Fiocruz: 380.970
Butantan: 1.639.960
Total: 2.020.930


Secretaria de lmprensa de Pernambuco




Espetáculo pernambucano reflete sobre fragmentação social

 

Agora, em meio a pandemia, surgiu uma inquietude em produzir, mas como criar em meio a telas? O Coletivo Despudorado lança o seu novo espetáculo “Lacre Inviolável”, através de uma programação online e gratuita que acontece nos dias 10, 11, 17 e 18 de abril de 2021 às 20h no Youtube.

“Lacre Inviolável” foi escrito por Leonardo Alves, visando investigar as experiências e fragmentações do indivíduo em sociedade, casando com o momento de pandemia, a obra deixa explícito como o egoísmo colabora para o distanciamento das pessoas. Com uma proposta de encenação híbrida, o espetáculo conta sua história em múltiplas vertentes artísticas, tais como: teatro, dança, performance e manipulação de bonecos.

A narrativa começa com cinco personagens, cujos os nomes representam situações, a artista ou analista é aquela que sacrifica a voz em prol de afirmar sua arte, ilusionista é a midiática, estratégica e criativa, moralista narra e personifica o ser humano embutido de valores universais, realista traz o ciclo vicioso das relações sociais e suas hipocrisias, o pessimista representa a solitude e explana uma vida repleta de angústias. Juntos, levantam estranhos questionamentos na busca de identificar o que os torna humanos partindo da premissa de que há algo que os divide.

O espetáculo retrata a carga psicológica que as personagens sofrem a partir do avanço midiático, modificando o que são, quem são, e para onde talvez irão. O assunto do momento não é mais o “eu” e sim um grande coletivo, trazendo à tona a veracidade que o mundo se torna individualista.

Com a chegada da pandemia, o contato foi reduzido interferindo de forma direta ou indireta nas relações, o Coletivo Despudorado, dentro das suas possibilidades, começou as experimentações com as plataformas digitais, lançando a websérie “Chorando no Ônibus de Óculos Escuros” e reestruturando para o online o espetáculo “As Lebres são maiores que os Ursos”.

“Nossos corpos começam a ganhar contornos virtuais, distantes, sozinhos. A realidade começa a se reorganizar de outras formas, trazendo consigo novos parâmetros sociais. Com as barreiras das telas começamos a compreender e a nos (re)aproximar do outro à distância e novas regras de socialização interferem diretamente na nossa subjetividade” comenta o dramaturgo e diretor do espetáculo, Leonardo Alves.

Por meio de uma estética característica do grupo, a peça traz um visual que flutua entre passado, presente e futuro. Abordando a personalidade dos personagens dentro do figurino, iluminação e sonoplastia. Seres políticos criando laços, intimidades, rivalidades, divididos entre pontos de vistas, amor e ódio, bem e mal ou até mesmo guerra e paz. O desejo de conhecer um ao outro, entender de onde vieram, ou até mesmo o motivo de estarem aqui, cria nessas personagens a abertura para expor feridas que atravessam a alma. De forma crítica, o coletivo aciona uma lupa que amplia o indivíduo e o insere em uma esfera social, que possui suas próprias regras, seus afetos e desobediências.

“Lacre Inviolável” é uma realização do Coletivo Despudorado, com o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

COLETIVO DESPUDORADO- Nasceu na cidade de Fortaleza-CE e como um bom itinerante, fixou-se em Recife em 2017. Entre suas produções, o coletivo passeia por linhas artísticas e explora a sua liberdade em cena. Em 2018, aprovou os projetos “Canal Criativo” e “ Mulher Carne” no Edital Funcultura/ Governo do Estado de Pernambuco, participou da 2ª edição do Festival Transborda - As Linguagens da Cena / SESC Santo Amaro. O espetáculo “As Lebres são maiores que os Ursos” teve estreia na Mostra de Teatro Alternativo do Recife - Outubro ou Nada em 2017 e apresentou 6 temporadas em espaços alternativos na cidade do Recife. O coletivo é composto por Brunna Martins, César Pimentel, Leonardo Alves e Thaísa Espíndola.

SERVIÇO:
Espetáculo: Lacre Inviolável
Data: 10, 11, 17 e 18 de abril
Horário: 20h

FICHA TÉCNICA:
Roteiro e direção: Leonardo Alves
Produção: Thaísa Espíndola
Iluminação: Fernando Rybka e Leonardo Alves
Sonoplastia: Glauber Wisniewski
Figurino: César Pimentel
Edição: Thaísa Espíndola
Projeção: Flávio Ferreira
Design: Samuel Castor
Fotografia: Morgana Narjara
Comunicação: Thaísa Espíndola

Elenco:
Brunna Martins, César Pimentel, Leonardo Alves, Luiz Diego Garcia e Thaísa Espíndola

Pernambuco registra resultados positivos entre trabalhadores da saúde após vacinação contra a Covid-19

 

Os esforços para vacinar os trabalhadores da saúde contra a Covid-19 em Pernambuco já começaram a surtir efeito. Enquanto o número de casos graves na população em geral ainda se mantém elevado nesta fase mais crítica da pandemia em 2021, a evolução da doença entre os profissionais que atuam nos hospitais e demais postos da linha de frente ao longo das últimas semanas se mostrou estável após o início da imunização no Estado.

Os índices foram confirmados pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (08.04). “Esses dados revelam que precisamos de mais vacinas, porque além de seguras, elas trazem impactos importantes no controle da doença. Os indicadores nos dão esperança em superarmos a pandemia e reforçam, ainda mais, a necessidade de acelerar e avançar no processo de imunização”, ressaltou Longo.

No universo dos trabalhadores da saúde no Estado o cenário, que deveria ser de aumento de casos, registrou o oposto. Entre a Semana Epidemiológica (SE) 40 e a SE 53 de 2020, a média de casos graves em profissionais da categoria foi de quatro registros – com variação entre uma e sete ocorrências. Com o início da vacinação este ano, a média de casos se manteve estável, com três registros semanais – variando entre zero e seis casos.

INFLUENZA – Em paralelo à campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco inicia, na próxima segunda-feira (12.04), a imunização contra a Influenza. A iniciativa contemplará mais de 3,5 milhões de pessoas, e será dividida em três etapas, estendendo-se até o mês de julho. A primeira fase segue até 10 de maio e, inicialmente, devem ser priorizadas crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas e população indígena de seis meses a oito anos de idade.

Para dar início à campanha, o Ministério da Saúde encaminhou 338.400 doses do imunizante contra a Influenza, que já foi distribuído a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde. A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), já encaminhou mais de quatro milhões de seringas e agulhas para a operacionalização da campanha. A vacina protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B. A expectativa é imunizar, no mínimo, 90% do público prioritário.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Ainda durante a coletiva de imprensa, o secretário André Longo analisou os indicadores da SE 13, que corresponde ao período de 28.03 a 03.04, e revelou que o Estado continua observando uma desaceleração da doença. Entretanto, alertou que o cenário ainda é preocupante e que os dados continuam em patamares elevados.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), pela primeira vez desde o final de janeiro, se mostraram em queda, com 1.681 notificações na semana passada. O número corresponde a uma redução de 2,2% em comparação com a semana anterior, que registrou 1.719 casos – o que aponta para um quadro de estabilidade.

Já em relação às solicitações na Central de Regulação, pela primeira vez no ano Pernambuco registra, por duas semanas seguidas, redução nos pedidos de internação em UTI. Houve uma queda de 11% na comparação entre a semana passada (SE 13), e a anterior (SE 12) que, por sua vez, já tinha registrado uma redução de 4% em comparação a Semana Epidemiológica 11 (14 a 20.03). Em relação à taxa de mortalidade, levantada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs/OMS), Pernambuco registrou os menores índices do País nos últimos 30 dias. Em 2020, o Estado teve a 12ª maior taxa e, no acumulado de 2021, registra a segunda menor taxa.

PLANO DE CONVIVÊNCIA – Ainda durante a coletiva, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, reforçou a importância do diálogo com os setores produtivos para seguir com o novo Plano de Convivência da Economia com a Covid-19. Segundo ela, a avaliação do comitê de acompanhamento é contínua e se baseia nos dados da saúde. “Esse relaxamento não pode fazer com que a gente abaixe a guarda. Temos que continuar com os cuidados, como o uso correto das máscaras de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos, entre outros. Dessa forma, poderemos diminuir a probabilidade de novas restrições na economia. Os protocolos estão aí para serem seguidos”, enfatizou.

Ana Paula reforçou as medidas tomadas pelo Governo do Estado para mitigar os efeitos da pandemia. “Através da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), disponibilizamos linhas de crédito emergencial para micro e pequenas empresas, já liberadas desde o dia 15 de março. Lançamos também um pacote de medidas fiscais que reduzem a carga tributária de bares e restaurantes, garantindo um fôlego para atravessar a fase mais crítica da pandemia. As ações contemplam a redução de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prorrogação de incentivos vigentes, adiamento para o pagamento de tributos, além de condições diferenciadas para regularização de recolhimentos atrasados", afirmou.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Festival Canavial Lab começa nesta sexta-feira com diversidade de atrações e seminários gratuitos e online

 


O Festival Canavial Lab vai agitar a internet, com shows, seminários e apresentações culturais ligados à pernambucana, a partir desta sexta-feira (9), até o domingo (11). Durante três dias, o evento vai contar com 22 atrações, entre maracatu rural, boi de carnaval, frevo, ciranda, coco de roda, afoxé, entre outros ritmos regionais. Toda programação cultural, gravada com a mais alta tecnologia de som e vídeo, tem o incentivo da Lei Aldir Blanc, Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco, Governo Federal, e será transmitida, gratuitamente, pela página do festival no Youtube, em diversos horários.

Na sexta-feira, dia da estreia, tem início às 14h, o Seminário: o presente e o futuro da cultura popular durante e no pós-pandemia. O encontro terá a participação de representantes culturais de todo o Brasil. Entre os convidados, a professora doutora da Universidade do Estadual da Bahia (UNEB), Isa Trigo; do Músico e Mestre da Cultura Popular (PE); Maciel Salu; Jongo da Serrinha (RJ), Lazir Sinval; Índios Orubá (PE), Jaqueline Ribeiro; Produtor Cultural (MG), Cléber Camargo; Negros por Negros de Brumadinho (MG), - Diná Braga. A mediação será da produtora Cultural (PE), Wanessa Santos.

À noite, quem comanda o festival são os shows virtuais. Às 19h, entra em cena o espetáculo 'Alpercatas e Sombrinhas', do Grupo Mistura Pernambucana, de (Serra Talhada). Logo depois, o Coco Popular (Aliança), a cantora Isaar (Recife), encerrando com o cantor Afonjah (Recife).

No sábado (10), segundo dia de atividades, será realizado, das 9h às 12h, o Seminário: Direito à Cultura é um Direito Humano - principal tema do festival deste ano. A conversa contará com as participações de do advogado e produtor cultural (SP), Guilherme Varela; da comunicadora e produtora cultural (PE), Rute Pajeú; do Produtor Cultural e idealizador do Movimento e Método Canavial (PE), Afonso Oliveira; e da advogada e produtora Cultural (PE); Ligia Werner.

Logo depois, acontece a rodada de apresentações e shows online. A partir das 20h se apresentam, no palco virtual, João Paulo Rosa e o Eito (Nazaré da Mata); Nave do Tempo - Tributo a Arnoud Rodrigues (Serra Talhada), com Branca Sousa, Cinthia Kherlly, Emanuel Carvalho, Gabrielle Souza, Luiz Carlos Alves, Pedro Pólla, Sandino Lamarca, Sandra Klébya e Silvio Ferraz, com encerramento do músico e compositor, Maciel Salu (Olinda)

Já no domingo (11), último dia de atividades, será apresentada, às 13h50, uma homenagem especial aos homenageados deste ano no festival: mestre de maracatu, Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança; além do mestre Nelson Ferreirinha, do Caboclinho Sete Flexas, de Goiana (in memorian); e o ex-deputado por Pernambuco, Cadoca (in memorian), incentivador e apoiador da cultura pernambucana.

Às 14h, entra em cena, uma roda de diálogo com mestres da cultura popular da região. O bate-papo cultural, mediado pelo produtor cultural Alexandre Veloso, busca realizar uma reflexão sobre as memórias e tradições presentes na região da Mata Norte do estado.

Em continuidade a programação, será apresentada, às 15h, uma Roda dos Terreiros, mediada por Selene Caetano e Felipe França. Na ocasião, participam vários representantes ligados à cultura afro para uma conversa sobre saberes ancestrais, racismo religioso, representação simbólica das culturas negras e das religiões de matriz africana, entre outros temas.

O festival também vai apresentar, para o encerramento, uma mistura de cores, sons, ritmos e manifestações da cultura popular de Pernambuco. As apresentações começam às 16h e seguem até 20h. Entre as atrações, o Encontro Online dos Maracatus e dos Bois de Aliança: Maracatu Estrela de Ouro, Beija-Flor de Aliança; Cambinda Estrela; Leão Mimoso; Boi Teimoso; Boi Kabuloso e Boi Atitude. Ainda dentro da grade artística, estão programadas apresentações de Caju e Caetano da Ingazeira (Aliança); Coco Lampião com participação especial de Assisão, Isabelly Moreira e Jéssica Caitano (Serra Talhada); grupo Afoxé Ylê de Egbá (Recife) e Maracatu Estrela Brilhante (Recife).

Serviço

O quê: Festival Canavial Lab começa nesta sexta-feira com diversidade de atrações e seminários gratuitos e online

Quando: De sexta-feira (9) até o domingo (11)

Onde: No canal do festival no Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCvENZ0s_NKWE0lhFzfnJsrg)

Classificação: Livre para todos os públicos

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Câmara de Camaragibe coloca em pauta projeto de auxílio emergencial para os artistas

 

Durante a sessão na manhã de terça-feira (6) o presidente da Câmara dos vereadores de Camaragibe, Paulo André (PSB), colocou em pauta de discussão o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo para a criação de um auxílio emergencial para os artistas do município.

“É importante vermos a situação dessas pessoas que estão sendo atingidas diretamente com o fechamento do comércio e que precisam levar comida para casa e sustentar suas famílias. Precisamos discutir e chegar rapidamente em um consenso para ajudar essas pessoas”, explicou o vereador.

Os artistas estão sem poder fazer shows e atividades artísticas em apresentações por causa da pandemia do novo coronavírus, por isso a preocupação com essas pessoas que necessitam da implementação do auxílio para o sustento de suas famílias.

Portal de Prefeitura 

Reunião do Conselho de Administração do Iterpe discute alteração de prazo de vigência dos títulos para os assentamentos estaduais

 


Na manhã desta quinta-feira (08), mediado pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, o Conselho de Administração do Instituto se reuniu através de videoconferência para tratar sobre o planejamento de 2021, bem como prestações de contas referentes ao ano de 2020.

Após discussões e esclarecimentos, ocorreu uma votação a respeito do prazo de vigência dos Títulos de Concessão de Direito Real de Uso (CRDU) para os assentamentos estaduais geridos pelo Iterpe. A proposta votada foi o retorno à vigência de cinco anos, com possibilidade de ampliação para 10 anos, em casos onde é necessária a contratação de crédito rural.

Dentre as pautas da reunião, a equipe do Iterpe apresentou as ações do órgão referentes ao exercício de 2020, bem como a prestação de contas, que foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. Outro assunto discutido foi da construção de uma quadra poliesportiva no assentamento Ilha Grande do Pontal (Lagoa Grande - PE), beneficiando 169 famílias.

“Estamos há dois meses na gestão do Iterpe empenhados em fortalecer as parcerias para o desenvolvimento das ações de acesso à terra em Pernambuco. Nesse período, intensificamos o diálogo junto aos movimentos sociais e os órgãos de governo Estaduais e da União, como o Ministério da Agricultura e o INCRA, com o objetivo de trabalharmos mais fortemente na mediação de conflitos fundiários e na execução da regularização dos imóveis rurais”, ressaltou Henrique Queiroz durante a reunião.

lmprensa lterpe

A Ferreira Costa passará a funcionar em novo horário, em Abril

 

Em Abril, a Ferreira Costa passará a funcionar em horário especial, com todos os cuidados necessários tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

Para quem tiver precisando efetuar alguma compra para sua casa, seja construção ou decoração, o Home Center estará funcionando de Segunda à Sexta das 10h às 20h e nos finais de semana das 09h às 17h, tanto na loja da Imbiribeira quanto na Tamarineira.

Mas, se preferir não sair de casa, você também pode comprar através do www.ferreiracosta.com e receber suas compras no conforto do seu lar ou retirar na loja. Ou pelo Televendas (81) 3338-8388, na lmbiribeira ou (81)3267-1080, na Tamarineira.

Temos também a entrega expressa para itens selecionados que você recebe no mesmo dia para compras até às 16h.

Como medidas preventivas, as lojas estabeleceram cuidados de higienização e limpeza, equipamentos de proteção para colaboradores e máscaras para clientes, normas para distanciamento, entre muitas outras ações. A logística também foi reforçada para atender à crescente demanda da compra online, com controle de segurança nas entregas. Tudo isso visando a segurança dos clientes e funcionários e ainda garantir a qualidade do serviço e entrega dos produtos para seus clientes.

A prioridade da Ferreira Costa é e sempre será, a saúde de seus clientes e colaboradores.

Outras medidas disponibilizadas pela Ferreira Costa:

  • Reforço na limpeza de todos os setores, com mais profissionais dedicados à higiene interna e externa.
  • As cancelas encontram-se abertas para evitar contato desnecessário.
  • Diversos pontos de álcool gel para clientes e colaboradores
  • Dispõe uma câmera térmica na frente da loja que consegue aferir a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente, além de contar todos os dias, com enfermeiras e técnicas de enfermagem à disposição, além do reforço na comunicação sobre a importância dos cuidados com a Covid.

App do Assai com 1 milhão de usuários

 

O aplicativo do Assaí Atacadista ganhou mais de 1 milhão de usuários após implementar a função “Horário de Pico”, que permite aos clientes consultarem o fluxo de pessoas em cada uma das 185 lojas da rede. O salto na quantidade de usuários representou um crescimento de 83% sobre a base total anterior em um período de 7 meses, e fez com que o app chegasse à atual marca de 2,8 milhões de downloads.

A função, lançada em maio de 2020, foi pensada para auxiliar quem deseja consultar o movimento das lojas e, assim, facilitar a rotina de abastecimento das famílias e dos pequenos e médios comerciantes em meio ao período de isolamento social.

Para utilizar a funcionalidade, basta acessar o app, selecionar a loja mais próxima ou de preferência e clicar na opção “Horário de Pico. O aplicativo mostra o fluxo de clientes tanto por dia da semana quanto por faixa de horário. As informações são atualizadas diariamente e o fluxo de clientes é monitorado a partir de uma tecnologia que identifica a presença de clientes nas lojas via Wi-FI. O app do Assaí é totalmente gratuito e pode ser baixado nas lojas do App Store ou Google Play, nas plataformas iOS e Android.

Garantir um ambiente seguro para o momento de compras de seus clientes é uma prioridade do Assaí. Para isso, a rede adotou mais de 270 medidas desde o início da pandemia a fim de garantir a proteção de colaboradores e clientes.

Controladorias de Pernambuco e Minas Gerais trocam experiências na área de gestão de riscos

 

Fortalecer o processo de gestão de riscos já iniciado em sua estrutura organizacional. Esse é o foco da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) ao promover a permanente capacitação de seus servidores. Dentro dessa estratégia, a Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) convidou o superintendente central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG), Armando Moura Júnior, para falar sobre sua experiência na área.

Realizado de forma virtual, na manhã da última quarta-feira, dia 07, o encontro reuniu o secretário-executivo da SCGE, Filipe Castro; a diretora da DMAC, Cristiana Borges; todos os servidores da Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC) – que irão trabalhar internamente com o tema gestão de riscos –; e a assessora especial de Controle Interno (AECI), Daniela Gonzaga, que também preside o recém-criado Comitê de Gestão de Riscos (CGR/SCGE).

Ao abrir a programação, o secretário-executivo agradeceu a disponibilidade do superintendente mineiro em atender a demanda, bem como a parceria da CGE-MG para auxiliar a Controladoria de Pernambuco nesse momento de transição. “A gente vem estudando a temática risco já há algum tempo e agora estamos começando a girar a chave, passando da teoria para a prática”, frisou Filipe Castro.

Ele destacou, ainda, que a SCGE teve uma experiência pontual, no final do ano passado, quando implantou seu Programa de Integridade. “Começamos com um embrião na Controladoria para os riscos de integridade. Agora queremos ampliar para outras áreas, além de estruturar a metodologia e fomentar toda a gestão de risco na administração pública do executivo estadual”, ressaltou.

Em sua abordagem, o superintendente Armando Moura apresentou aspectos do Guia Metodológico de Gestão de Riscos Estratégicos da CGE-MG, publicado em 2020. O documento, segundo ele, foi elaborado visando realizar o acompanhamento de eventuais riscos que podem prejudicar o alcance dos objetivos estratégicos dos órgãos e entidades de Minas Gerais. Armando também apresentou a experiência da CGE-MG em relação à atividade de consultoria para implementação da Gestão de Riscos nos órgãos e entidades do Estado.

“Mapeamento pronto, começamos a rodar o ciclo e mantemos reuniões semanais com os gestores, identificando os riscos de cada atividade e fazendo os ajustes necessários”, explicou, ressaltando que a capacitação dos servidores é muito importante para o sucesso do processo. Por fim, o superintendente da CGE-MG desejou sucesso e se colocou à disposição para atender outras demandas da SCGE.

A diretora Cristiana Borges agradeceu a exposição de Armando e também colocou a estrutura da SCGE à disposição da Controladoria de Minas Gerais. Ela aproveitou para explicar que a DMAC tem a missão de desenvolver e realizar trabalhos na área de gestão de riscos na SCGE para, posteriormente, impulsionar a implementação nos demais órgãos da administração estadual, oferecendo consultoria sobre a metodologia.

De forma bastante interativa, também participaram da reunião dessa quarta-feira Tiago Fonseca, coordenador da CQG/DMAC; e os demais integrantes da equipe: Alexandre Carvalho, Johnson Rodrigues Queiroz, Lucas Milet, Pedro Hilário, Vanessa Duarte e Vera Barros.

COMITÊ – Na SCGE, a adoção de melhores práticas de gestão de riscos passa pelo nivelamento de informações e o amadurecimento da equipe em torno do tema. Não à toa, foi criado, recentemente, o Comitê de Gestão de Riscos (CGR). Instituído a partir da Portaria n° 013/2021, o CGR prevê mecanismos para que a secretaria desenvolva e implemente sua própria metodologia na área. A proposta é mapear e planejar as ações, avaliando sempre os impactos e, consequentemente, dirimindo possíveis riscos à gestão e resguardando o interesse público.

Vale destacar que a iniciativa já estava prevista dentro do planejamento estratégico definido pela Controladoria para o período de 2019 a 2023. Formado por representantes de vários setores da SCGE, o CGR também está adequado ao que determina o Decreto Estadual n° 46.855/2018, que dispõe sobre a política de governança da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, bem como a modelos nacionais e internacionais já estabelecidos.


lmprensa SCGE PE

Famílias de baixa renda ganham desconto na conta de luz

 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está entre as distribuidoras do Brasil que mais tem cadastrado clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Desde o início da pandemia, a empresa inseriu no benefício mais de 150 mil famílias pernambucanas. A Tarifa Social concede desconto de até 65% na conta de luz aos clientes classificados com baixa renda. Com uma estratégia inovadora, a companhia passou a realizar o cadastro de forma proativa, por meio da consulta ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Atualmente, a Celpe contabiliza mais de 1 milhão de famílias cadastradas no programa.

“A inserção automática, realizada pela Celpe cruza as informações dos contratos com os dados do CadÚnico, disponibilizados periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em aproximadamente um ano, conseguimos aumentar a nossa base de clientes cadastrados na Tarifa Social em cerca de 15%”, comenta o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Na maioria dos casos, os inscritos tiveram o seu direito garantido sem sequer procurar a empresa. “Isso demonstra o compromisso da Celpe com a população, ainda mais em um período econômico agravado pela pandemia", afirma Cabral.

Além do cadastro proativo na Tarifa Social, as solicitações de cadastro na Tarifa Social podem ser feitas pelos próprios clientes, em plataformas como o site da Celpe e o WhatsApp. A possibilidade de pedir a inclusão no benefício através do aplicativo de mensagens foi oferecida para facilitar o contato com esses clientes e acelerar a concessão do desconto na conta de energia.

Caso o CPF que aparece na conta de energia não for o mesmo que o do representante da família no cadastro do Governo Federal, é necessário solicitar a inclusão na Tarifa Social para ter acesso ao programa, o que pode ser feito pelos canais digitais da Celpe.


O QUE É TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA?

Benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.

QUEM TEM O DIREITO À TARIFA SOCIAL DE ENERGIA?

Toda Unidade Consumidora Residencial com família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário possuir o Número de Identificação Social - NIS, e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independentemente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CADASTRO DA TARIFA SOCIAL?

As informações sobre documentação para Cadastro de Tarifa Social estão disponíveis no site www.celpe.com.br.

CADASTRO PELO WHATSAPP

Clientes da Celpe que não foram inscritos ainda na Tarifa Social têm a facilidade de solicitar a inscrição pelo WhatsApp da concessionária: (81) 3217-6990. Para isso, basta informar o número da conta contrato da Celpe e o NIS. Se o beneficiário não for o titular da conta contrato, deverão ser enviadas também pelo aplicativo fotos do CPF e do RG do portador do NIS. Os dados serão confirmados no banco de dados do Governo Federal e, depois, o prazo para o credenciamento no programa é de cinco dias úteis, com o início do benefício na fatura seguinte.

Qualitá lança castanhas de caju em parceria com Amigos do Bem

 

A Qualitá, marca exclusiva do Extra, Pão de Açúcar e Compre Bem, em parceria com a ONG Amigos do Bem, instituição que desde 1993 atua no sertão nordestino, lança produtos à base de castanha de caju.

A produção é artesanal e envolve a atuação de mais de 400 trabalhadores no plantio e no beneficiamento da castanha de caju. As plantações do projeto ocupam mais de 680 hectares e os Amigos do Bem também distribuem mudas de caju para as famílias assistidas e compram a produção local no período da colheita.

Este é o primeiro co-branding de Qualitá e a contribuição social agrega ainda mais valor a essa estratégia. “Essa parceria vai além do consumo dos produtos, é uma iniciativa que tem uma causa e uma importante responsabilidade com as pessoas. Qualitá já está na mesa e nos lares da família brasileira e os Amigos do Bem, por sua vez, estão presentes na vida de milhares de famílias, dando suporte e ajudando-as a progredir por meio de novas oportunidades”, destaca Eduardo Finelli, diretor de Marcas Exclusivas do GPA.

Os Amigos do Bem já são parceiros do GPA, grupo do qual o Extra, o Pão de Açúcar e o Compre Bem fazem parte, desde 2005, em campanhas de arrecadação de alimentos em loja e na venda de sacolas reutilizáveis que levam a marca da organização. E agora a parceria será expandida com os produtos da Qualitá. “O GPA tem oferecido uma parceria sólida com os Amigos do Bem, mostrando grande comprometimento com a responsabilidade social. Essa parceria permite a divulgação dos produtos 100% solidários e amplia a sua comercialização. Com isso, mais postos de trabalho são gerados, garantindo a renda de milhares de famílias que vivem na região mais pobre do nosso país”, comenta Alcione Albanesi, fundadora da organização.

Entre as opções de produtos, estão a castanha de caju torrada e salgada tradicional nas versões de 30 gramas (R$4,79) e 140 gramas (R$16,99); e o mix de nuts com 30 gramas (R$4,79) e 150 gramas (R$16,99). Versáteis, podem ser consumidos como uma opção de lanche prático e nutritivo, com iogurtes e frutas frescas ou ainda em preparações como moqueca, escondidinho, arroz, pratos com frango e em bolos, tortas ou biscoitos.

A comunicação também é um fator importante para essa ação. A embalagem dos produtos destaca as duas marcas, reforçando a produção socialmente responsável feita pelos Amigos do Bem e a qualidade associada à Qualitá. “Nossa ideia foi trazer as duas marcas para reforçar o propósito desses produtos e, nas embalagens, também há um breve descritivo sobre a iniciativa para que nossos clientes saibam o quanto estão contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do sertão nordestino ao adquirir esses itens”, destaca Fernanda Megale, Gerente de Marketing de Marcas Exclusivas do GPA.

Os produtos estão disponíveis nas lojas físicas do Pão de Açúcar, Extra, Mercado Extra, Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar em todo o Brasil e no e-commerce do Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com) e do Extra (www.clubeextra.com.br).

Ryan precisa de sangue

 



















Ryan se encontra internado no IMIP em Recife e, infelizmente apresentou uma piora esses dias.

Ele está precisando de nossa ajuda de doação de sangue.
O nível de plaquetas está muito baixo, por isso tem tomado bolsas de sangue frequentemente.

Um fator complicador é que o Hemope está com baixo estoque. Por isso, peço a vocês que, se puderem, façam doação de sangue e direcionem a:

Ryan Bruno Nunes Freire
Instituto Professor Fernando Figueira - IMIP - Recife
Setor de Hematologia

O sangue dele é A+, mas qualquer doação é bem vinda.

Diga NÃO ao Camarote da Vacinação

 















Está no ar um site - promovido pela ONG Nossas - que tem o objetivo de pressionar os senadores a não aprovarem a compra de vacinas por empresários, o que prejudica - e muito - o Programa Nacional de imunizações. E estamos numa situação de pandemia cada vez mas complicada. Veja a mensagem da págna https://www.camarotedavacinanao.org.br/  

Veja a seguir  o texto do site:

Em uma sessão extraordinária às pressas, os deputados federais aprovaram o Projeto de Lei que promove o Camarote da Vacina, permitindo que empresários vacinem suas famílias e funcionários e furem a fila da vacinação! Mas ainda podemos barrar esse absurdo! Para a proposta começar a valer, ela também precisa ser aprovada no Senado.

Nossa pressão fez com que os deputados alterassem o texto inicial da proposta, para garantir que pelo menos 50% das vacinas compradas por empresários tenham que ser doadas ao SUS. Mas não queremos parar por aí, precisamos barrar totalmente o Camarote da Vacina!

Em 8h, nós enviamos mais de 9 mil e-mails de pressão aos deputados federais. Agora, temos poucos dias para aumentar muito nosso barulho e pressionar os senadores, pois o projeto só será votado no Senado na semana que vem. Vamos lotar a caixa de e-mails dos senadores com o nosso recado: camarote da vacina, não!

A fila da vacina segue o Plano Nacional de Imunização, priorizando idosos, grupos de risco e profissionais da saúde. Permitir que mais uma vez os empresários tenham seus privilégios assegurados pelo governo é inaceitável! Pressione AGORA os senadores para que votem contra o Projeto de Lei do Camarote da Vacina.

O mundo inteiro está sofrendo com a falta de recursos para a realização da vacinação em massa. A aprovação desse projeto pode criar uma concorrência e dificultar ainda mais o poder de compra de imunizantes do governo brasileiro.

Privilegiar a vacinação dos empresários, seus funcionários e seus familiares, furando a fila prioritária estabelecida no plano nacional de imunização. Teremos empresas competindo com o SUS na compra de imunizantes para vacinação e dando ainda mais privilégios aos empresários!

Temos um sistema de saúde de referência mundial, capaz de vacinar mais de 1 milhão de pessoas por dia. Não nos falta logística, nos falta vacina!

Hoje em dia, as empresas já podem contribuir para acelerar a vacinação, doando recursos ou materiais para o SUS utilizar na vacinação nacional, seguindo a ordem de prioridades. Em todo o mundo, a vacinação está sendo feita pelos governos. As próprias empresas AstraZeneca, Butantan, Janssen e Pfizer afirmam estar negociando, fornecendo e distribuindo seus imunizantes exclusivamente para governos federais e organismos públicos internacionais da área da saúde.

É fácil e no próprio site você manda para todos os 81 senadores de uma vez.

Diga NÃO ao Camarote da Vacinação!