segunda-feira, 4 de junho de 2012

Marinha comemora os 147 anos da Batalha do Riachuelo

A Marinha do Brasil comemora no próximo dia 11 de junho, em todo o território nacional, o 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um dos mais importantes fatos da História do Brasil: a vitória da Esquadra Brasileira sobre as forças navais paraguaias, início da retomada da soberania brasileira sobre os estados do Mato Grosso e Rio Grande do Sul, invadidos em 1864. Esta Batalha foi uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o inimigo paraguaio, resultando não apenas na destruição do adversário como força de combate eficaz, mas, principalmente, assegurando a supremacia da Marinha brasileira durante o restante do conflito através de um embate clássico entre as duas forças navais.
Em Pernambuco, para comemorar a honra dos bravos marinheiros que, em defesa de seus ideais, garantiram a livre navegação da Bacia do Prata, e um desfecho final favorável para o conflito, será realizada no dia 10 de junho, a Regata Batalha Naval do Riachuelo, promovida pela Capitania dos Portos de Pernambuco, com largada no Marco Zero, Recife Antigo, às 10h, e posterior premiação no Cabanga Iate Clube de Pernambuco. As inscrições estão abertas e sendo realizadas no próprio Cabanga, ao valor de R$ 20 reais por tripulante. Toda verba arrecadada será revertida em cestas básicas que posteriormente serão distribuídas entre instituições carentes da região metropolitana do Recife. Podem se inscrever velejadores nas classes RGS-A, RGS-B, RGS-R, Multicasco Catamarã, Multicasco Trimarã, Snype, Snype B e Optimist. O Aviso de Regata já está publicado no site do clube pelo www.cabanga.com.br.       
No dia 12 de junho, também será realizada uma cerimônia cívico-militar na Escola de Aprendizes-Marinheiro, às 10h. Nesta solenidade, participarão autoridades militares e civis da sociedade local. Trata-se de uma cerimônia de grande significado, homenageando o Almirante Barroso, “Herói da Pátria”, bem como, aqueles que perderam suas vidas na defesa de nosso território, a exemplo do Guarda-Marinha Greenhalgh e do Marinheiro Marcílio Dias.

Capitania dos Portos de Pernambuco                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Ator Paulo Goulart está com câncer

O ator Paulo Goulart, de 79 anos, contou à revista "IstoÉ Gente" que está em tratamento contra um câncer. O ator descobriu, em janeiro, que estava com turmor no mediano, um canal na região dos pulmões. "Estava fazendo exames preventivos, quando descobrimos que haviam algumas células atípicas. Detectamos o problema e agora estamos atacando de frente ", disse.

Ele contou ainda que se sente bem. "A barba está me deixando com um aspecto não tão bom, mas, na verdade, estou bem. Para tirar essa impressão vou fazê-la hoje mesmo! Assim vão me olhar e ver que está tudo certo", afirmou. A atriz Nicette Bruno, casada com Paulo, também falou sobre o câncer. "Se tem alguma doença, temos que cortar o mal pela raiz. Graças a Deus, não precisou de uma internação" disse. O médico oncologista Fernando Maluf, responsável pelo tratamento do ator, de acordo com a publicação, afirmou que este câncer é uma reincidência de um outro tumor retirado dos rins de Paulo anos atrás.


Com informações do Portal O Dia e Revistas Contigo e Istoé Gente

Vai faltar água em Pontezinha, Ponte dos Carvalhos e Cucurana


Os bairros de Pontezinha e Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, e Curcurana, em Jaboatão dos Guararapes, terão o abastecimento de água interrompido por 24 horas, a partir da próxima quarta-feira (6), para que a Compesa retire um vazamento localizado na BR-101 Sul.

A paralisação terá início às 8h da quarta e seguirá até as 8h da quinta (7), quando terá início o processo de regularização do abastecimento. Algumas indústrias do Cabo também serão afetadas com a parada. A adutora onde a Compesa identificou o vazamento possui um metro de diâmetro e faz parte do Sistema Gurjaú.

Informações: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa

Revista Veja faz plágio de portal de notícias e atribui documento ao PT

No início de abril deste ano, começaram a circular, na internet, vários rumores sobre uma viagem de Gilmar Mendes a Berlim. No dia 5 do mesmo mês, publicamos, no 247, uma reportagem intitulada “Movimento na web tenta intimidar Gilmar Mendes”. Primeira frase: “Uma ala poderosa da Polícia Federal, com diversos simpatizantes nos meios de comunicação, não engole há muito tempo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal”.
Neste fim de semana, a mesma frase está reproduzida num “documento” que Veja atribui ao PT, como prova de que o partido tinha em Gilmar um de seus alvos preferenciais na CPI do Cachoeira. A legenda, chamada “Plano de ataque”, diz que , “depois da tentativa frustrada de intimidação patrocinada pelo ex-presidente Lula, o PT produziu um documento repleto de insinuações contra o ministro Gilmar Mendes e os alvos preferenciais do partido na CPI”.
Fica claro, portanto, que Veja plagiou reportagem do 247 e atribuiu um de seus trechos ao PT, no que seria um plano maligno para desmoralizar as instituições no Brasil. Curiosamente, era uma reportagem em que tratávamos Gilmar como alvo de uma tentativa de intimidação – e não como alguém que tivesse feito algo de errado em Berlim.
Veja reproduz ainda outro trecho da matéria do 247. Um que diz que “um possível encontro do ministro Gilmar Mendes, do STF, com o senador Demóstenes Torres, em Berlim, já vem sendo usado como instrumento pelos que pretendem ressuscitar a Satiagraha”.
Portanto, o que Veja atribui ao PT é apenas uma reportagem do 247. Repita-se: uma reportagem em que Gilmar aparece mais como vítima do que como vilão da história.
Deve-se a descoberta à jornalista Cynara Menezes, de Carta Capital, que publicou o texto Control C + Control Veja em seu blog. Leia:
Control C + Control Veja
No centro do furacão desde que vieram à tona suas relações no mínimo pouco éticas com os bandidos da quadrilha de Carlinhos Cachoeira, a revista Veja parece ter pedido toda a noção de ridículo. Sua capa desta semana é uma farsa: o “documento” que a semanal da Abril alardeia ter sido produzido pelo PT como estratégia para a CPI de Cachoeira é, na verdade, um amontoado de recortes de reportagens de jornais, revistas e sites brasileiros.
Confira neste link os fac-símiles do suposto “documento” que a revista apresenta com “exclusividade” e compare com os outros links no decorrer deste texto: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-manual-do-pt-para-instrumentalizar-a-cpi-do-cachoeira
Segundo a revista, os trechos que exibe fariam parte de um “documento preparado por petistas para guiar as ações dos companheiros que integram a CPI do Cachoeira”. Mas são na realidade pedaços copiados e colados diretamente (o manjado recurso Ctrl C+ Ctrl V dos computadores) de reportagens de terceiros, sem mudar nem uma vírgula. O primeiro deles: “Uma ala poderosa da Polícia Federal, com diversos simpatizantes nos meios de comunicação, não engole há muito tempo o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal” saiu de uma reportagem de 6 de abril do site Brasil 247, um dos portais de notícia, aliás, que os colunistas online de Veja vivem atacando com o apelido de “171″ (número do estelionato no código penal). Mas quem é que está praticando estelionato com os leitores, no caso?
Outro trecho do “documento exclusivo” de Veja é um “copiar e colar” da coluna painel da Folha de S.Paulo do dia 14 de abril: “Gurgel optou por engavetar temporariamente o caso. Membros do próprio Ministério Público contestam essa decisão em privado. Acham que, com as informações em mãos, o procurador-geral tinha de arquivar, denunciar citados sem foro privilegiado ou pedir abertura de inquérito no STF”.
Mais um trecho do trabalho de jornalismo “investigativo” com que a Veja brinda seus leitores esta semana: “Em uma conversa entre o senador Demóstenes Torres e o contraventor Carlinhos Cachoeira, gravada pela Polícia Federal (…)”, é o lead de uma reportagem do jornalO Estado de S.Paulo do dia 28 de abril.
Pelo visto, os espiões da central Cachoeira de arapongagem, que grampeavam pessoas clandestinamente para fornecer “furos” à Veja, estão fazendo falta à semanal da editora Abril…
Portal Brasil 247

Brasil tem 12% da água do planeta, mas recurso está mal distribuído


O Brasil está em uma situação confortável em relação à disponibilidade de recursos hídricos comparado a outros países, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). O documento Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2012, divulgado hoje (4), em Brasília, revelou que o volume de água no país representa 12% da disponibilidade do planeta. Mas o mesmo documento alerta que o aparente conforto convive com a distribuição desigual desses recursos.
O levantamento mostrou que mais de 80% da disponibilidade hídrica está concentrada na região hidrográfica amazônica. “O Brasil tem uma grande reserva de água doce, mas a distribuição é bastante desigual. Em algumas regiões, há um potencial hídrico muito grande, enquanto em outras regiões você tem até a falta de água”, disse o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu.
Os reservatórios artificiais são apontados pelos técnicos da ANA como elementos estratégicos para equacionar essas concentrações. "Esse é um dos principais assuntos que vamos tratar na Rio+20. Em relação ao aumento da preservação, queremos rediscutir se reservatórios só têm impactos negativos. Evidentemente que os reservatórios têm impactos ambientais e sociais significativos, mas podem ser instrumentos eficazes no controle de inundações e na oferta de água", acrescentou Andreu.
Pelas contas da agência reguladora do setor, o Brasil possui 3,6 mil metros cúbicos de volume armazenado em reservatórios, por habitante. O número é superior ao apresentado em vários continentes. Na Europa, por exemplo, a relação de recursos hídricos armazenados por habitante é da ordem de 1,4 mil metros cúbicos. Na América Latina e no Caribe, é 836 metros cúbicos por habitante.
Em 2011, açudes considerados importantes nessa relação, no Brasil, como os da Região Nordeste do país, que têm a função de acumular água em períodos úmidos para garantir o recurso durante as secas, apresentaram acréscimos de 9% no volume armazenado em relação a 2010. A média de estoque na região tem se mantido em torno de 68%. Mas quando os técnicos avaliaram os cenários em cada estado, constataram, por exemplo, que, na Bahia, os valores estocados estão abaixo da média de região, com 42% do volume.
A agricultura, com cultivos irrigados se mantém na liderança do consumo desses recursos. O estudo da ANA mostrou que 54% da retirada de águas são promovidos pela atividade agrícola. De acordo com os técnicos da agência, essa parcela ganha ainda mais importância com o crescimento da área irrigável no país que, segundo os dados, responde hoje por 5,4 milhões de hectares (20% a mais do que a área apontada no censo agropecuário de 2006).
“O que precisamos é combinar as políticas, para que a expansão agrícola, principalmente a das culturas irrigadas, aconteça em locais onde os solos e a disponibilidade de água seja adequada. Há estatística de que a agricultura irrigada com produtividade, para determinadas produções, aumenta em até quatro vezes. Com isso, você pode evitar a expansão da agricultura para outras áreas como as de biomas mais sensíveis e evitar conflitos do uso da água”, explicou Andreu.
Agência Brasil

Brigitte Bardot deve vir ao Brasil defender os jumentos

Brigitte Bardot, defensora fervorosa dos animais, está numa cruzada contra o acordo entre Brasil e China que, se fechado, pode acarretar na exportação de jumentos para as indústrias alimentícia e de cosméticos do país asiático. ”Eu, que tanto amei o Brasil e que deixei uma marca inapagável na minha passagem por Búzios, fico triste em ver que esse país colabora com a China para matar, a cada ano, 300 mil jumentos”, escreveu a ex-atriz, em carta aberta à presidente. ”Como presidente, mulher e ser humano, Dilma não pode aceitar esta mancha na imagem do Brasil”, protesta.


O deputado federal Ricardo Tripoli apoia a causa, e convidou a musa para uma visita ao Congresso Nacional. Fica a dica para a prefeitura de Panelas, aqui em Pernambuco: por que não convidar Bardot para o famoso Festival Nacional de Jericos, que acontece anualmente no fim de abril até o dia primeiro de maio? A festa surgiu, afinal, como um alerta contra a matança dos animais, exportados como charque. Certeza que ela ia amar.


A movimentação de Bardot e dos defensores do jegue coincide, por sinal, com o centenário de Luiz Gonzaga, que imortalizou o bicho na canção “Apologia ao jumento”, que diz: “O jumento é nosso irmão (…) sempre foi o maior desenvolvimentista do sertão”. O que será que Gonzagão diria sobre o acordo Brasil-China?





Blog Foco - Folha de Pernambuco

Ronaldinho veste uniforme de treino do Atlético-MG


Após uma reunião com a alta cúpula do Atlético-MG, na Cidade do Galo, Ronaldinho Gaúcho vestiu a camisa de treino do Galo e bateu bola com os novos companheiros antes do treino, que começou às 15h30min.
Diante disso, o jogador deve ser apresentado oficialmente ainda nesta segunda-feira no alvinegro mineiro. O meia-atacante rescindiu seu o vínculo com o Flamengo na última quinta-feira.
Melhor jogador do mundo nas temporadas 2005 e 2006, R10 recebia cerca de R$ 1,2 milhão mensal no Rubro-Negro Carioca e terá de concordar com uma redução salarial para jogar no Alvinegro. Em Belo Horizonte, os vencimentos do atleta serão próximo de R$ 300 mil.
Ronaldinho foi um pedido do técnico Cuca. Amigo de Roberto Assis - irmão e empresário do craque -, com quem jogou e conquistou uma Copa do Brasil pelo Grêmio no fim da década de 1980, o treinador do Galo acredita que poderá resgatar o bom futebol do meia-atacante.
O Atlético-MG procurava um jogador para o setor de criação da equipe. O uruguaio Diego Forlán, da Internazionale de Milão (ITA), era um dos nomes pretendidos pelo presidente Alexandre Kalil. Além do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, o Alvinegro negociou com Juninho Pernambucano. A negociação, no entanto, esfriou após as tratativas com R10.
Lance.net

Mostra Internacional de Turismo debate o e-commerce


A oferta de pacotes turísticos para o consumidor em sites de compras coletivas é um tema que vem martelando a cabeça de agentes de viagens e operadores de turismo. Com o assunto voltado para profissionais do setor, os seminários da 7ª Mostra Internacional de Turismo – MIT 2012 vão discutir conceitos em dois eixos que vão nortear o encontro. O primeiro será a polêmica do e-commerce e a relação com as agências de viagens. No segundo momento, especialistas vão debater sobre o perfil do agente de viagens do estado e o marketing digital. Os seminários vão acontecer no dia 16, em auditório montado no próprio pavilhão de feiras do Centro de Convenções de Pernambuco.

A primeira palestra será de Juliano Diniz, à frente do site de compras coletivas Turistão. O empresário vai apresentar a relação do e-commerce com a atual realidade das agências de viagens. A discussão promete ser acirrada, pois muitas agências defendem que esse tipo de site degrada a relação com o cliente e prejudica o trabalho dos profissionais. Por outro lado, a praticidade e a redução do preço estimulam viagens e forma público. O consumidor poderá entender as vantagens e as desvantagens de obter um pacote por meio do e-commerce. Além da exposição, a mesa de debates contará com representante de agências e operadoras Os seminários acontecem no segundo dia da mostra, a partir das 14h30.  A programação completa está  no site www.mit-pe.com.br.

O professor André Durão, em outro módulo, vai apresentar uma pesquisa sobre o perfil dos agentes de viagens de Pernambuco. Será possível entender todos os aspectos desse tipo de profissional, que está em constante processo de transformação. Em paralelo, Durão, que também é Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fará uma explanação sobre marketing digital. O objetivo é esmiuçar algumas ferramentas e ratificar a importância da atualização profissional.

A coordenadora dos seminários Carla Borba, Doutora em Antropologia pela UFPE, explica que o tema foi escolhido para movimentar e incentivar o debate nos corredores da feira. Apesar de ter uma temática com um apelo profissional, os visitantes da MIT podem se inscrever. Carla explica que toda a relação comercial deve ficar clara para clientes e operadores. A MIT é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-PE), Brasilturis Jornal, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) e Associação de Secretários de Turismo (Astur-PE).

Morador de rua tem 30% do corpo queimado enquanto dormia

A Delegacia do Espinheiro vai apurar um crime contra um morador de rua que teria sido queimado com álcool enquanto dormia embaixo de uma marquise, nas proximidades de uma escola, no bairro das Graças, na madrugada desta segunda-feira (4). Alisson Abreu, de 21 anos, teve 30% do corpo atingido e apresenta graves lesões, principalmente nos braços, mãos, pernas e tórax. Ele foi levado para Setor de Queimados do Hospital da Restauração.



Gustavo Pardal, Os Insanos e U2 Cover no Manhattan

O Manhattan Café Theatro as terças-feiras é destinado ao humor, onde o clima de descontração rola solto. Para esta terça (05), o grupo de comédia Os Insanos traz de volta como convidado especial o humorista Gustavo Pardal, que promete tirar risadas do público através de situações do cotidiano. O standy up comedy é um gênero de humor que vem ganhando muitos adeptos no estado.


COVER - A banda U2 Cover One, conhecedora do legado da grande banda irlandesa U2, sobe ao palco do Manhattan Café Theatro mais um vez em dose dupla, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a partir das 21h. Com figurinos muito bem escolhidos o U2 Cover One leva ao público a emoção de assistir a um verdadeiro show do U2. Os ingressos custam  R$ 50 (quinta) e R$ 70 (sexta). Vendas de mesas de no mínimo quatro pessoas, no Manhattan que fica na Rua Francisco da Cunha, nº 881, em Boa Viagem. Informações e reservas pelo fone 3325-3372.

Médicos protestam amanhã contra Medida Provisória 568

De norte a sul do País, médicos, orientados por seus sindicatos de base se organizam em manifestações públicas contra a MP 568/2012. editada no dia 14 de maio, a medida interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura também a jornada de trabalho daqueles que integram o executivo. Médicos que têm hoje uma jornada de 20h/semanais no serviço público, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40h/semanais pelo mesmo valor, ou seja, uma redução de 50% na remuneração. Em Pernambuco, os médicos que trabalham em unidade da rede federal de saúde vão parar por 24h, nesta terça-feira (05/06/12) os serviços ambulatórios e eletivos. a categoria realiza ato público, às 09h, no hospital das clínicas/cidade universitária, em protesto contra a medida provisória 568/2012, do governo federal que corta pela metade os salários da categoria e altera forma de pagamento dos adicionais de periculosidade e insalubridade.

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Fernando Cabral, ressaltou que o governo federal mostra mais uma vez o descaso e a falta de compromisso com o serviço público, especialmente, com a saúde. “a mp 568 vai trazer enormes prejuízos para os usuários do sistema ùnico de saúde (sus) que poderão ficar sem ter mais médicos dispostos a trabalhar no serviço público. além disso, aplica o reenquadramento dos servidores, com a instituição da vantagem pessoal nominalmente identificada (vpni), que corresponde à diferença entre a tabela atual e a nova”, ressaltou.

Entenda porque a MP 568 prejudica os médicos

O governo federal publicou a medida provisória 568 que trata de alterações em planos de carreira, tabelas salariais e gratificações para dezenas de categorias em todos órgãos públicos.Sem nenhum debate prévio com qualquer entidade, nos artigos de 40 a 47, as tabelas salariais de todos os médicos civis do serviço público federal são reduzidas em 50%.

Os médicos têm carga horária semanal de 20h semanais há mais de 50 anos, e todas as tabelas estão nessa base. de acordo com a lei 9.436/97 (revogada pela mp 568), os médicos poderiam optar por 40h semanais, recebendo como se fossem duas situações de 20h, e com o direito de estender seus vencimentos aos benefícios de aposentadoria e pensão.A MP 568 não extingue o regime de 20h, mas lhe atribui metade do valor da nova tabela de 40h, já reduzida à metade, de modo que também corresponderá a 50% do valor atual.

As medidas se estendem aos atuais aposentados e pensionistas.Como a Constituição não admite redução de salários ou vencimentos, a MP 568 institui a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), que corresponde à diferença entre a tabela atual e a nova. assim, aproximadamente metade do valor percebido pelos médicos federais será transformada em vpni.

Quaisquer reajustes de tabelas salariais, aumentos por progressão funcional ou titulação a que o médico, na ativa ou aposentado, fizer jus serão descontados dessa vantagem individual, de modo que seus vencimentos ficarão congelados até que o valor corresponda a 50% da tabela original. por exemplo, o título de mestrado pode valer 50% de gratificação sobre o vencimento básico, na carreira das universidades, e simplesmente não gerar qualquer impacto, além da redução da VPNI. A medida afeta mais de 42 mil médicos ativos e inativos do ministério da saúde e 6.400 ativos do MEC e outros, de inúmeras instituições.



Sindicato dos Médicos de Pernambuco

Bloguetim Edição 012

Benefício do Brasil Carinhoso começa a ser pago dia 18 de junho


A presidenta Dilma Rousseff reiterou hoje (4) que o benefício oferecido pelo programa Brasil Carinhoso começa a ser pago no dia 18. A partir dessa data, famílias extremamente pobres com crianças menores de 6 anos passam a receber no mínimo R$ 70 por pessoa como forma de complementação de renda.

“Uma família com um casal e três filhos que tenha uma criança com menos de 6 anos de idade recebia, até agora, R$ 166 [referente ao Bolsa Família]. A partir do dia 18 de junho, essa família pode receber até R$ 350. Por quê? Porque são três filhos e um casal – cinco pessoas. Cinco vezes sete: R$ 350”, explicou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que o novo benefício será pago no mesmo cartão do Bolsa Família. Ela destacou ainda que o Brasil Carinhoso vai ampliar a distribuição gratuita de medicamentos. A partir de hoje, drogarias credenciadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular passam a oferecer três tipos de remédio para asma.

“O Ministério da Saúde observou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças até 5 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). O uso correto dos remédios pode diminuir muito as complicações da doença, a necessidade de internação e até mesmo a mortalidade dessas crianças”, disse.

Dilma destacou ainda que o governo pretende ampliar a prevenção e o tratamento de doenças por meio da distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação. Haverá também oferta de suplemento de ferro nas unidades básicas de saúde para quem tiver indicação médica.

Agência Brasil

Dois estados e 52 municípios não cumpriram regra de investimento mínimo em educação


A Constituição Federal determina que estados e municípios devem investir em educação pelo menos 25% de sua arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

Um levantamento feito por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) mostra que em 2010 pelo menos dois estados e 52 municípios não cumpriram a regra. Eles aplicaram percentuais inferiores ao que estabelece a lei. Há ainda 60 cidades que não informaram os dados ao sistema, administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e que também são consideradas em situação irregular. Os dados de 2011 ainda não foram consolidados.

Na lista dos estados que não cumpriram o mínimo em 2010 estão o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte. De acordo com a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Betania Ramalho, até a gestão anterior os gastos com aposentados eram computados no cálculo feito pelo estado, o que não é permitido pelas regras do Siope. Por isso, em 2010 o patamar de investimento ficou em 22,4%. 

“A partir de 2011, nós desagregamos esses dados e identificamos que isso feria uma demanda da Constituição. Neste ano, já estamos retirando os aposentados do cálculo, mas isso será feito em escalonamento”, explicou a secretária.

O Rio Grande do Sul foi o estado que aplicou o menor percentual em educação em 2010: 19,7%. O secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo, culpa o governo anterior. Segundo ele, houve um decréscimo dos investimentos na área entre 2008 e 2010. “Em 2011, já sabemos que investimos 28%, recuperando um pouco a perda. Certamente em 2012 o investimento será ainda maior”, disse. 

A conta que o estado gaúcho fez para 2011, entretanto, inclui os gastos com aposentadoria que não são contabilizados pelo Siope. De acordo com Azevedo essa metodologia é aceita pelo Tribunal de Contas do estado. Em outras unidades da Federação também há divergência sobre a inclusão dos aposentados no cálculo e não há um entendimento comum sobre a regra, apesar de o governo federal não considerar esse gasto um investimento direto em educação.

Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, as 52 cidades que não investiram o mínimo constitucional nas suas redes de ensino representam um número pequeno se for considerado o total de prefeituras no país: 5.565. Ela avalia, entretanto, que o problema não pode ser desprezado. “O percentual é pequeno, mas para as crianças desse município [que investiu menos] significa muito. A nossa maior preocupação é que as crianças não podem dar a sorte ou o azar de nascer em um município onde o gestor se preocupa mais ou menos com educação; A vinculação é necessária e precisa ser cumprida”, defende.

Para Cleuza, o problema ocorre, em muitos casos, pela má gestão do dinheiro. A maioria dos secretários de Educação não é o gestor pleno dos recursos para a área, que acabam administrados pelas secretarias de Finanças ou Planejamento. Dessa forma, é mais difícil ter um controle rigoroso do que é aplicado. “Com isso, o grau e a importância [dos recursos da educação] se diluem na administração pública”.

Na lista dos municípios “inadimplentes”, a maioria é do Rio Grande do Sul (nove), Paraná (sete), de Minas Gerais (sete) e São Paulo (seis). O restante das prefeituras que não cumpriram a regra é do Acre, de Alagoas, do Amazonas, Amapá, da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, Pará, de Pernambuco, do Piauí, Rio de Janeiro, de Roraima e Sergipe.

As informações incluídas pela prefeitura ou pelo verno estadual no Siope são declaratórias e a veracidade dos dados é de responsabilidade do ente federado. Quando o FNDE detecta que um município aplicou menos do que determina a Constituição, as informações são automaticamente enviadas ao Ministério Público Federal (MPF) que as encaminha a um promotor de justiça do estado. “O governo municipal ou estadual terá a chance de se defender e pode ser aberto um inquérito civil público”, explica o coordenador do Siope, Paulo Cesar Malheiros. O ente federado também pode ficar impossibilitado de receber recursos de transferências voluntárias do governo federal.

Veja o percentual de investimento em educação de cada estado em 2010:

Acre – 26,21%
Alagoas – 25,61%
Amapá- 32,04%
Amazonas – 25,78%
Bahia – 26,28%
Ceará – 29,20%
Distrito Federal – 29,28%
Espírito Santo – 30,57¨%
Goiás – 27,48%
Maranhão – 26,72%
Mato Grosso – 26,01%
Mato Grosso do Sul – 32,51%
Minas Gerais – 27,25%
Pará – 25,33%
Paraíba – 26,54%
Paraná – 31,79%
Pernambuco – 26,45%
Piauí – 27,27%
Rio de Janeiro – 27,17%
Rio Grande do Norte – 22,40%
Rio Grande do Sul – 19,70%
Rondônia – 26,21%
Roraima – 25,65%
São Paulo – 30,18%
Santa Catarina – 26,19%
Sergipe – 28,31%
Tocantins – 25,90%

Agência Brasil

Procons do Interior se encontram em reunião na cidade de Serra Talhada


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, vai promover no dia 05/06 (terça-feira), o 1° Encontro dos Procons do Estado no Sertão. O Evento será realizado das 09h às 17h, na Faculdade Integrada do Sertão – Fis, que fica localizada na Rua João Luis de Melo, 2110, Bairro Tancredo Neves, Serra Talhada/PE.
O objetivo do evento é melhorar a integração das unidades dos Procons do Estado. A proposta é realizar encontros nas quatro regiões de Pernambuco. Durante o evento, serão discutidos temas relacionados ao funcionamento dos Procons em Pernambuco, a relação dos lojistas com o Direito do Consumidor, relatos de experiências positivas e comportamento do consumidor. Na ocasião será apresentado o papel do Projeto PROCON Educa nos municípios do interior. Além dos integrantes dos 41 Procons de Pernambuco, foram convidados representantes de algumas entidades de defesa do consumidor do Estado.

SERVIÇO:
1° Encontro dos Procons de Pernambuco no Sertão
Quando: 05/06/12 – terça-feira
Onde: Faculdade Integrada do Sertão – Fis (Rua João Luis de Melo, 2110, Bairro Tancredo Neves, Serra Talhada/PE).
Hora: das 09h às 17h

Imprensa Procon/PE

Já vimos esse filme: Namorado da funkeira Mulher Filé é flagrado com R$ 11 mil na cueca

O policial militar Márcio Roberto da Cunha, que é namorado da funkeira Yani de Simone, a popular Mulher Filé, foi preso durante o domingo, após atirar várias vezes em um posto de gasolina no bairro de Vicente de Carvalho, que fica na zona Norte do Rio de Janeiro. Até aí, a notícia não seria surpreendente mas, no momento em que foram revistar o colega, os policiais do Batalhão de Choque que efetuaram a prisão encontraram R$ 11 mil escondidos dentro da sua cueca.

Márcio alegou, então, que este dinheiro era o cachê de um dos shows que sua namorada realizou, algo comprovado por ela durante depoimento. Ainda assim, ele foi levado para a delegacia, sendo indiciado por desobediência, porte ilegal de arma, dano qualificado e disparo de arma de fogo. A razão dos disparos ainda é um enigma, e a principal suspeita é de que Márcio Roberto se irritou com o som de um dos veículos, que estava muito alto, e por essa razão fez os disparos.


Jovem Pan - Rio

Acidente no Viaduto Tancredo Neves mata um taxista

Um acidente de carro deixou um taxista morto na madrugada desta segunda-feira (4), no Viaduto Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. De acordo com informações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o motorista de 37 anos seguia em direção à Avenida Recife. Por volta das 5h, ele perdeu o controle do veículo e colidiu com a mureta do viaduto. Os bombeiros chegaram a ir ao local do acidente, mas não prestaram atendimento, pois a vítima já havia falecido. O veículo já foi retirado do viaduto, e o trânsito flui normalmente. Ainda segundo a CTTU, o taxista estava sozinho no carro.


Portal G1
Imagem: Kety Marinho - TV Globo Nordeste

Apresentações da Polícia Civil nesta segunda-feira

A Polícia Civil de Pernambuco apresenta esta segunda-feira (04), às 9h, na sede da Polícia Civil na Rua da Aurora, a prisão da quadrilha que tentou roubar um carro-forte na última quinta-feira (31), no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Policiais do Depatri e do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) conseguiram capturar os quatro suspeitos com fardas do Correios e da Polícia Militar, arma e carros usados na investida. Os delegados José Cláudio Nogueira, do Depatri e Luiz Andrey, do Denarc, serão responsáveis pela apresentação.


Polícia Civil de Pernambuco