terça-feira, 22 de julho de 2014

Famílias cristãs sofrem com perseguição no Iraque

O Conselho de Segurança das Nações Unidas denunciou a perseguição a cristãos e a outras minorias no norte do Iraque, lar de comunidades minoritárias durante centenas de anos, até se transformarem em alvo do grupo conhecido como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) e seus aliados.
Após reunião nesta segunda-feira (21), o Conselho condenou “nos termos mais fortes a perseguição sistemática de indivíduos de populações minoritárias e daqueles que se recusam a aceitar a ideologia extremista do ISIS”.
Centenas de famílias fugiram de Mosul neste fim de semana, antes do prazo dado pelo ISIS – 19 de julho – para que os cristãos deixassem a cidade, ficarem na região e pagarem impostos, se convertessem ao islamismo, ou encarassem a morte.
Há também relatos de que as casas de alguns moradores de Mosul foram marcadas, e que seriam as residências de famílias cristãs, xiitas ou Shabak.
Desde junho, quando os conflitos começaram no norte do Iraque, mais de 1,2 milhão de pessoas fugiu de suas casas. No total, cerca de 2,2 milhões de pessoas estão deslocadas dentro do Iraque, incluindo um milhão de pessoas já procuram refúgio no país, como resultado do conflito sírio e conflitos anteriores. A família da foto, cristã, fugiu da cidade de Qaragosh, a 30 km de Mosul, em junho.
Imprensa ONU

Família de jovem atacada por tubarão protesta no Recife

Familiares e amigos da estudante paulista Bruna Gobbi, morta há um ano em um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife (PE), realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (22), em frente ao edifício Castelinho, em Boa Viagem.

O ato teve como objetivo lembrar a morte da jovem e pressionar a prefeitura para a implantação de medidas de proteção para os banhistas. A adolescente de 18 anos foi atacada por um tubarão no dia 22 de julho de 2013, às 14h, enquanto nadava a cerca de 20 metros da faixa de areia da praia de Boa Viagem.


Portal R7

Campus Party Recife começa nesta quarta

Com ingressos esgotados, a 3° edição da Campus Party Recife começa nesta quarta-feira, 23, no Centro de Convenções da cidade. Agora, quem quiser participar do evento deve se registrar para a área gratuita, a Open Campus, que receberá 50 Startups&Makers com desafios temáticos.

O formulário para a Open Campus está disponível no site oficial da Campus Party Recife 2014. Após cadastro, a pulseira pode ser retirada na entrada de acesso ao Centro de Convenções, na avenida Professor Andrade Bezerra.Neste ano, espaço é dobrado e terá 1.570 barracas para os campuseiros que acampam no local. 

Em 300 horas de conteúdo, serão debatidos temas relacionados a desenvolvimento, segurança, robótica, astronomia, modding, hardware, greentech, smart cities, software livre, desenvolvimento, segurança, design e mídias sociais, dentre outros.


No palco principal, os destaques são Daniel Sieberg, Gerente Sênior de Marketing do Google, Joe Penna, o "MysteryGuitarMan", cineasta brasileiro famoso por vídeos no Yuoutbe, e Sean Carasso, empreendedor social e fundador do projeto Falling Whistles, que luta pela paz no Congo.

Aplicativo 
Para acompanhar as palestras, participantes podem baixar o aplicativo do evento, disponível gratuitamente na App Store e Google Play

Serviço

Campus Partu Recife
Data: 23 a 27 de julho
Local: Centro de Convenções de Recife
Ingresso: Os ingressos para participar do evento estão esgotados. Cadastro de entradas para o pavilhão gratuito no link 
Mais informações: http://recife.campus-party.org/2014


Jornal O Povo/CE

Ariano Suassuna sofre AVC hemorrágico

O escritor, dramaturgo e poeta paraibanoAriano Suassuna, de 87 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico, na noite desta segunda-feira (21), no Recife. Ele foi internado por volta das 20h, em função de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.
Suassuna está internado no Hospital Português. Após a cirurgia, que durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado estável pelos médicos.
No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, o autor sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.
Dias depois, Suassuna foi levado ao hospital novamente. Dessa vez, foi detectado um aneurisma cerebral. Após passar por um procedimento chamado arteriografia, capaz de tratar o aneurisma, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi levado para um apartamento do hospital, de onde saiu definitivamente após seis dias de internação, no dia 4 de setembro.

Autor de "O auto da compadecida", entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.
Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. "O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deu origem à minissérie "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.
Portal G1