quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

PT e PSB se reúnem em São Paulo; Esquerda lança manifesto conjunto

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o ex-presidente Lula se reuniram na tarde de hoje em São Paulo para tratar de assuntos políticos e da união das esquerdas no Brasil. No Facebook de Câmara, ele descreve a reunião como uma retribuição à visita feita à Renata Campos. Além do governador, do ex-presidente e de Renata Campos, a visita ainda teve a presença de João Campos, da senadora Gleisi Hoffmann e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. "Conversamos sobre o Brasil, sobre os desafios que temos para fazer o País voltar a crescer, principalmente para gerar empregos para o nosso povo, em especial os nordestinos, tão afetados pela atual crise", afirma o governador. 

Manifesto - Os cinco principais partidos de esquerda do Brasil, PT, PDT, PSB, PCdoB e PSol, se uniram para a construção de uma agenda comum contra o retrocesso político e econômico que vive o País; as fundações das cinco legendas lançarão no próximo dia 20, em Brasília, o Manifesto Unidade para Reconstruir o Brasil, que defenderá as conquistas dos trabalhadores, a retomada da economia e a soberania nacional; o ato deve reunir dirigentes, parlamentares, representantes de movimentos sociais, intelectuais e artistas.

Os braços de formação política das legendas, representados pelas fundações Lauro Campos (PSol), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Perseu Abramo (PT), Maurício Grabois (PCdoB) e João Mangabeira (PSB) lançarão no próximo dia 20 de fevereiro o Manifesto Unidade para Reconstruir o Brasil.

Evento deve acontecer no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, em Brasília, e deverá reunir os presidentes das cinco legendas, seus líderes de bancada e parlamentares, assim como representantes de movimentos sociais, sindicais, intelectuais e artistas. 

Presidenciáveis - A frente de esquerda reúne quatro pré-candidatos à Presidência: Lula, que lidera as intenções de votos em todos os cenários, mas pode ser inabilitado da disputa, Manuela D'Ávila pelo PCdoB, Ciro Gomes pelo PDT e o PSOL já anunciou o nome do coordenador do MTST Guilherme Boulos. Eles ainda não estão confirmados no evento.

O PSB ainda não tem candidato próprio e negocia com o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. 

No último dia 7, deputados e senadores das cinco legendas, além do senador Roberto Requião (MDB-PR), se reuniram em Brasília para traçar estratégias de combate contra as medidas do governo Michel Temer e para unificar a esquerda, a fim de vencer as eleições em outubro.

Após lançar o Manifesto Unidade para Reconstruir o Brasil, a frente deverá levar o documento e seus pré-candidatos a presidente para o Fórum Social Mundial, que será realizado em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março.

Com informações do Portal Brasil 247 e do Facebook de Paulo Câmara (PSB/PE)




Acusado de racismo no carnaval faz "Mea Culpa" no Facebook

Após fazer uma postagem racista e ser demitido pelo diretor negro da academia onde trabalhava, o estudante Lucas Almeida fez um "Mea Culpa" em seu Facebook, onde pede desculpas a todos que se ofenderam com uma brincadeira. A maioria dos comentários na postagem era de incentivo. Destacamos dois textos, um deles, do professor de Tae Kwon Do, Pedro Paulo Francelino e o da promotora de eventos Mariana Trarbach. Em entrevista à imprensa local, o técnico em Administração Iarley Duarte (que denunciou nas redes sociais) afirmou que "isso tudo doeu demais. Sempre trabalhei, nunca me envolvi com nada errado. Tenho seis irmãos e trabalho em uma gráfica digital".




Respostas de Pedro Paulo Francelino e de Mariana Trarbach:




RS: Vacinas que não protegem de nada

A clínica Vacix, que fica em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, está sendo investigada por aplicar vacinas sem nenhum princípio ativo em seu interior. Entre as doses investigadas, estão vacinas contra febre amarela e meningite. A proprietária do estabelecimento foi presa preventivamente e sua defesa ainda não divulgou nenhum comunicado sobre as acusações.

Clínica de Novo Hamburgo, a 44 km de Porto Alegre, fingia que aplicava vacina, mas não tinha nada na seringa. No local, foram encontradas ainda vacinas contra a gripe já vencidas, vacinas em situação inadequada, e outras na casa da dona do local.

"É inacreditável o que está sendo investigado dessa clínica", afirma o secretário estadual de saúde, João Gabbardo. Ele diz que cometeram crime à saúde pública. Pessoas pagaram por vacinas e não havia nada na seringa. "Se depender da secretaria da Saúde a clínica não abre nunca mais", conclui o secretário

A dona da clínica foi presa pela Polícia Civil.

Com informações da Rádio Gaúcha

Você comeria este bolo?


Hoje no Facebook viralizou um vídeo que mostra pessoas servindo e comendo de um bolo que representa uma pessoa morta em seu velório. Enquanto a maioria das pessoas mostravam uma certa repulsa, alguns mais atentos reconheceram o homenageado: Wladimir Ulrich Lenin, um dos líderes da Revolução Russa de 1917. 

O bolo foi feito em 2016 e a idéia de fazer um bolo réplica do revolucionário Russo Vladmir Lenin veio dos artistas Yuri Shavelnikov e Yuri Fesenko. Segundo os criadores, o bolo representa a transformação ocorrida na Rússia desde a queda da União Soviética. Uma equipe de chefs preparou o bolo com muitas camadas, com mais de dois metros de comprimento e pelo menos 50 kg.


Embalsamento - Após a morte de Lenin, em 1924, a recém-criada União Soviética (que incluía a Rússia e outros países como Ucrânia e Cazaquistão, por exemplo) decidiu embalsamar o corpo de Lenin e colocá-lo num mausoléu para ser exibido ao povo. A Rússia, já independente, tentou desfazer o mausoléu e sepultar o corpo de Lenin, mas opositores ao governo de Boris Yeltsin conseguiram reverter a ideia. 

Outras lideranças políticas e religiosas também foram embalsamadas: São João XXIII (Vaticano), Mao Tsé-Tung (China), Josif Stalin (Também na Ex-União Soviética), Evita Perón (Argentina), Ferdinand Marcos (Filipinas), Kim-Jon-Il e Kim-Il-Sung (Coreia do Norte), Ho Chi Mnh (Vietnã) e Hugo Chavez (Venezuela).

Com informações de Notícias ao Minuto e do Blog do William Michel

Luciano Huck deve desistir de candidatura à Presidência

Agora é pra valer: Luciano Huck não será candidato a presidente da República. A decisão já foi tomada pelo apresentador. E será anunciada até amanhã.

Hoje mesmo Huck começará a avisar o seu entorno. 

Ontem, Huck rascunhou algumas linhas para explicar seus motivos. O apresentador não se filiará a partido algum, mas dirá que continuará discutindo as questões relevantes do Brasil.

Mais cedo, chegou a dizer a um interlocutor:

— Com o mergulho que fiz nos últimos meses, me sinto preparado a discutir qualquer assunto.

Lauro Jardim - Jornal O Globo (Rio)

Suspeito de atirar em escola da Flórida é descrito como ex-aluno problemático

A mídia americana descreveu o atirador que deixou ao menos 14 pessoas feridas em uma escola de ensino médio na Flórida como Nikolas Cruz, um ex-estudante problemático. De acordo com relatos não confirmados, Cruz teria aberto fogo na escola Marjory Stoneman Douglas pouco antes do final das aulas. A maior parte dos feridos é composta por alunos.

Cruz foi detido cerca de uma hora após o ataque. Ele estava armado com um fuzil semelhante ao AR15 e muita munição. Segundo o xerife, as vítimas ainda estão sendo transportadas para o hospital. 

O agressor foi descrito como um jovem de 18 anos, com 1,73m de altura, cabelo ruivo e sardas. Algumas pessoas disseram que era "um jovem alternativo"; outros afirmaram que era problemático.

— Fomos avisados no ano passado que ele não foi permitido no campus com uma mochila — disse o professor de matématica Jim Gard, que informou que Cruz foi seu aluno em 2017, ao jornal "The Miami Herald". — Houve problemas com ele no ano passado, ameaçando alunos, e acho que lhe foi pedido que deixasse o campus.

Ele também seria integrantes de grupos pró-armas nas redes sociais e teria participado de debates na internet sobre fabricação de bombas.

De acordo com relatos iniciais, ele teria sido visto com uma máscara contra gases, chapéu preto e calça e camisa marrom escuro. Um professor de matemática informou que o ex-aluno teria ameaçado alguns estudantes no ano passado.


Jornal O Globo (Rio)

Comitiva vai a Bruxelas denunciar Lawfare


Crítico da intensa perseguição de parte do Judiciário brasileiro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), viajará ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, no próximo dia 26, para denunciar a tentativa de de tirar “no tapetão” o petista da disputa eleitoral deste ano. O parlamentar, membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado, vai integrar uma delegação do PT que manterá na capital belga, até o dia 2 de março, encontros com dirigentes da Confederação Sindical Internacional (CSI), ali sediada, e com a Fundação Friedrich Ebert – seção Europa, ligada ao Partido Social-Democrata Alemão.

“Vamos denunciar em todos os foros internacionais possíveis a caçada política promovida contra Lula, a ruptura da ordem democrática no Brasil provocada por um processo absolutamente viciado que visa impedir alguém que pode unir o Brasil, que pode construir aquilo que foi destruído pelo governo golpista em tão pouco tempo”, declarou.

O congressista avalia que a caçada ao ex-presidente é resultado de uma trama sórdida urdida por parte significativa do empresariado, especialmente financeiro e internacional, e de integrantes que deveriam ter como a principal responsabilidade buscar a verdade e dar a Lula um julgamento justo.

O parlamentar pretende ressaltar aos colegas estrangeiros que o Brasil vive hoje um período chefiado por um governo golpista que estrangula e afunda os brasileiros, acaba com a saúde e a educação, não combate a criminalidade, estoura o preço dos combustíveis, aumenta o gás de cozinha, reduz o salário mínimo e acaba com políticas sociais importantes.

“O país bate desemprego recorde, a escravidão é reinstaurada, e o Ministério do Trabalho, por exemplo, fica sem o titular, porque a pessoa indicada é condenada por descumprir a legislação trabalhista e investiga por associação ao tráfico. Vejam que contrassenso vivemos”, comentou.

Para o senador, enquanto o líder mais popular do país é perseguido pela Justiça, o sujeito mais detestado e enlameado em corrupção é presidente da República, que tem contra si provas robustas de obstrução à Justiça e corrupção.

Humberto viaja a Bruxelas com a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o embaixador e ex-chanceler Celso Amorim.

Denúncia 'sem prova cabal'

O Ministério Público Federal denunciou Lula, em setembro de 2016, alegando que o ex-presidente recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012, através de um triplex no Guarujá (SP). Um dos procuradores, Henrique Pozzobon admitiu não existir "prova cabal" de que o petista é "proprietário no papel" do tripléx. 

"Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade", disse o procurador.

Nove meses antes, em janeiro, o ex-presidente publicou no site do Instituto Lula um dossiê completo em que disponibiliza todos os documentos referentes ao apartamento. Foram publicados seus contratos com a Bancoop, sua declaração de Imposto de Renda, a declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral e os contratos que compravam a desistência da ex-primeira-dama Marisa Letícia em continuar com o imóvel (leia mais aqui).

Portal Brasil 247

Recém-nascido fica em cela com mãe que foi presa pouco antes de dar à luz em SP

Um bebê recém-nascido foi levado junto com a mãe para a cela de uma delegacia de São Paulo nesta terça-feira (13). Jéssica Monteiro, de 24 anos, tinha sido presa pela Polícia Militar por tráfico de drogas na manhã de sábado (10). Como ela entrou em trabalho de parto um dia após ser presa e em audiência de custódia juiz decidiu por manter a prisão, ela precisou voltar para a cela da delegacia com criança após receber alta do hospital.

Jéssica entrou em trabalho de parto no domingo (11), quando foi levada escoltada para o Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca, na Zona Leste de São Paulo. Nesta terça-feira (13), dois dias após dar à luz, ela foi liberada do hospital e levada novamente para a carceragem do 8º DP, região central de São Paulo, onde permaneceu na cela.

Ela deixou o local na tarde desta quarta-feira (14), quando foi levada para Penitenciária Feminina de Santana, onde ficará no berçário.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que Jéssica vai ficar no Pavilhão Materno - Infantil , específico para mães e recém-nascidos. A rotina diária das mães nestas unidades é voltada para o exercício da maternagem. Elas também possuem área de amamentação, creche, destinadas aos bebês a partir dos quatro meses."

Portal G1

Quem é Jack Vasconcelos, o carnavalesco da Tuiuti

O carnavalesco Jack Vasconcelos, de 43 anos, foi o grande nome hoje no carnaval carioca. A sua escola, Paraíso do Tuiuti, foi vice-campeã dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial com o polêmico enredo Meu Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão?

O desfile entrelaçou os mais de 300 anos de escravatura no Brasil, que foi o último país a (oficialmente) aboli-la em 1888, com a Lei Áurea, ao Brasil atual, abordando a reforma trabalhista que praticamente reescraviza os brasileiros e os patos paneleiros, chamados por ele de "manifestoches" e que pediram a cassação de um governo legitimamente eleito. Sem esquecer, claro, do vampiro com faixa presidencial. Houve quem dissesse que o protesto fora "seletivo".

O assunto polêmico e o vice-campeonato oficial contrastando com a aclamação popular acabaram por compará-lo com outro nome famoso dos carnavais da Sapucaí: Joãosinho Trinta (1933-2011), que em 1989, na Beija-Flor, veio com o enredo Ratos e Urubus, larguem minha fantasia,  da famosa imagem do Cristo Redentor censurado com a frase "Mesmo proibido, olhai por nós" (foto ao lado).

Biografia - Nascido no Rio de Janeiro em 10 de maio de 1974, Vasconcelos é formado em Belas-Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e desde criança sempre gostou de desenhar. A chegada ao mundo das Escolas de Samba ocorreu na década de 1990. E quem o recebeu nessa época? Ele mesmo, Joãosinho Trinta. " Certa vez fui a Viradouro e o Joãozinho Trinta que me recebeu. Ele me mostrou os desenhos e foi quando eu vi que eu não desenhava nada. Ali eu pensei que precisava estudar mais desenho.No mesmo dia que o João me falou aquilo, isso ali pelos anos 90, eu já estava me inscrevendo num curso de desenho artístico e isso foi um divisor de águas pra mim", disse em entrevista ao site Carnavalesco.

Sua trajetória inclui escolas como União da Ilha, Santa Cruz, Caprichosos de Pilares, Império Serrano, Império da Tijuca, Viradouro, Unidos do Cabuçu, e Acadêmicos da Asa Norte (Brasília). No Paraíso do Tuiuti, entre idas e vindas, está desde 2012 e quando a Tuiuti era da Divisão de Acesso trabalhava paralelamente em escolas do Grupo Especial. 

Ter um lado - Vasconcelos, em entrevista ao Jornal O Dia, do Rio de Janeiro, afirma que o artista deve se posicionar: "Sou formado pelo ensino público, fui uma criança de escola pública, me formei em uma federal, em Belas Artes. Então, a população ajudou a me formar, foi dinheiro público que ajudou a pagar meus estudos e a manter as instituições em que me formei. Preciso de alguma forma retribuir para a população esse investimento. É a maneira que eu posso prestar o serviço a ela (à sociedade), através da minha arte. Acho que é bom as pessoas se posicionarem mesmo. Acho bacana que o Carnaval tenha esse espaço e papel".




Denúncia: Jovem espancado por seguranças de supermercado em SP

A empresária Luciana Cruz, de São Paulo, denunciou em seu Facebook que seguranças do Supermercado Pão de Açúcar no bairro do Jabaquara (Zona Sul de São Paulo), espancaram seu filho de 16 anos, que é negro. Além das agressões físicas, o jovem fora torturado psicologicamente com ameaças e xingamentos. As marcas em seu rosto (na foto ao lado) são de tiros de air soft (arma "não letal"), O jovem estava consumindo chocolate e salgadinhos, que foram pagos. A mãe já fez Boletim de Ocorrência e já avisou que vai processar o supermercado.

Veja o depoimento de Luciana Cruz: 

Gente ..não queria expor meu filho mas depois de muito pensar e conversar com ele, resolvemos jogar na rede o que aconteceu:

No dia 11 de fevereiro, por volta de 23:48 da noite, 3 seguranças o espancaram dentro do Pão de Açúcar Jabaquara. Tentaram leva-lo para uma sala para "conversar" mas ele resistiu pois imaginou o que ia acontecer. Então o jogaram no chão, ali mesmo na frente de caixas e outros clientes, o enforcaram, deram soco no nariz , chutes na barriga, na perna e, enquanto estava sendo enforcado, levou seis tiros de soft no rosto: um menino de 57 quilos covardemente espancando na frente de dezenas de pessoas e ninguém fez nada. Seu crime foi ter comido uma barra de chocolate e um Doritos, pagos por ele depois da agressão .

Enquanto o espancavam sadicamente, o xingavam de favelado, moleque de quebrada. Diziam que conheciam o tipo dele. Ele pedia por favor para parar que sua mãe fazia compras lá, que morávamos perto. Diziam para ele que viraria mulherzinha na cadeia. Detalhe: meu filho é menor, tem 16 anos. Será que se ele fosse um menino branco teria acontecido isso? Até quando vidas negras serão pré julgadas?

Dói relatar isso... Dói expor mas dói mais é ficar calada. Sim, já fizemos BO e processaremos o @paodeacucar #paodeacucar mas a dor de ver seu filho como sempre perseguido por seguranças ( isso sempre foi rotineiro em nossas vidas) é enorme.

Intolerância: "Quebra de Maldição" vai parar no Ministério Público

Após representação dos advogados Pedro Josephi e Danielle Portela, na Câmara Municipal do Recife, contra a vereadora Michele Collins (PP), o Ministério Público de Pernambuco abriu Inquérito Civil para apurar os discursos da parlamentar. 

A vereadora publicou no Facebook uma mensagem em que diz que estaria "clamando e quebrando toda maldição de Iemanjá lançada contra nossa terra em nome de Jesus". A postagem da parlamentar, autointitulada "missionária evangélica", gerou polêmica nas redes sociais, por fazer referência à orixá cultuada por religiões de matriz africana.  

A parlamentar, que foi a mais votada nas eleições de 2016, preside a comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores do Recife. Ela acabou deletando a postagem de seu Facebook.