quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Você comeria este bolo?


Hoje no Facebook viralizou um vídeo que mostra pessoas servindo e comendo de um bolo que representa uma pessoa morta em seu velório. Enquanto a maioria das pessoas mostravam uma certa repulsa, alguns mais atentos reconheceram o homenageado: Wladimir Ulrich Lenin, um dos líderes da Revolução Russa de 1917. 

O bolo foi feito em 2016 e a idéia de fazer um bolo réplica do revolucionário Russo Vladmir Lenin veio dos artistas Yuri Shavelnikov e Yuri Fesenko. Segundo os criadores, o bolo representa a transformação ocorrida na Rússia desde a queda da União Soviética. Uma equipe de chefs preparou o bolo com muitas camadas, com mais de dois metros de comprimento e pelo menos 50 kg.


Embalsamento - Após a morte de Lenin, em 1924, a recém-criada União Soviética (que incluía a Rússia e outros países como Ucrânia e Cazaquistão, por exemplo) decidiu embalsamar o corpo de Lenin e colocá-lo num mausoléu para ser exibido ao povo. A Rússia, já independente, tentou desfazer o mausoléu e sepultar o corpo de Lenin, mas opositores ao governo de Boris Yeltsin conseguiram reverter a ideia. 

Outras lideranças políticas e religiosas também foram embalsamadas: São João XXIII (Vaticano), Mao Tsé-Tung (China), Josif Stalin (Também na Ex-União Soviética), Evita Perón (Argentina), Ferdinand Marcos (Filipinas), Kim-Jon-Il e Kim-Il-Sung (Coreia do Norte), Ho Chi Mnh (Vietnã) e Hugo Chavez (Venezuela).

Com informações de Notícias ao Minuto e do Blog do William Michel