quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lava-Jato: Juízes do gabinete de Teori já ouviram a maioria dos delatores da Odebrecht

Os juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal (STF) já realizaram audiências com ao menos 60 dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht que fizeram delação premiada na Operação Lava Jato.

A expectativa é que o procedimento, último passo antes da homologação dos acordos, termine nesta sexta (27), quando também será ouvido, dentro da prisão em Curitiba, o ex-presidente e principal herdeiro do grupo, Marcelo Odebrecht.


Nessas entrevistas, os juízes apenas perguntam se os delatores prestaram informações de livre e espontânea vontade, sem coação por parte dos investigadores do MP. As audiências, que têm durado cerca de 30 minutos, são feitas pela mesma equipe do ministro Teori Zavascki, relator original do caso e morto em acidente de avião na semana passada.


Assim, assessores do gabinete recebem os delatores no STF ou viajam até as cidades em que eles moram ou estão presos. O trabalho foi iniciado nesta semana por autorização da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, após uma conversa com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pediu urgência no caso. A homologação poderá ser feita pela própria ministra de forma fatiada, à medida que os acordos forem retornando ao STF.


Segundo auxiliares, Cármen Lúcia continua conversando com os colegas de tribunal para chegar a uma solução para repassar os processos da Lava Jato para um novo relator, que substituirá Teori Zavascki, morto num acidente de avião na semana passada. A expectativa é que essa definição ocorra até a semana que vem.

Itália: Turistas filmam refugiado africano se afogar e não oferecem ajuda

Um vídeo divulgado no último domingo (22) mostra um homem se afogando no Canal de Veneza, na Itália, sem que aqueles que filmavam se preocupassem com o ocorrido. O homem era Pateh Sabally, de 22 anos, nascido na Gâmbia. Ele está refugiado na Itália há dois anos. As pessoas que o filmavam com o celular, além de não oferecerem ajuda, torciam para que o africano se afogasse e o xingavam: "Vá embora!" "Deixem ele morrer!" "Seu lugar não é aqui!"
Portal Forum

Nasa encontra objeto estranho em Marte

Um robô da Nasa, a agência espacial americana, descobriu o que pode ser um meteorito metálico na superfície de Marte. Se confirmado, seria o terceiro objeto deste tipo encontrado pelo jeep-robô Curiosity desde agosto de 2012, quando pousou na superfície do planeta.

Uma imagem do objeto, feita no último dia 12 e disponibilizada no site da Nasa, revela que ele já foi "escaneado" pelo raio laser que o veículo usa para vaporizar parte da superfície de amostras, enquanto um espectômetro detecta sua composição através da análise da nuvem de plasma provocada pelo raio.

As imagens sugerem que o suposto meteorito poder ser feito de uma combinação entre ferro e níquel, e se isso for confirmado pela análise dos dados coletados pelo Curiosity, se saberá que ele foi formado a partir do núcleo de um asteroide. As imagens também revelam que o objeto tem sulcos compatíveis com o atrito de entrada na atmosfera de um planeta.

"O objeto foi batizado de Ames Knob e lembra outro meteorito examinado pelo Curiosity em novembro, e cuja análise revelou uma composição de ferro e níquel", disse Guy Webster, um porta-voz da Nasa, ao site americano IFL Science.

Veículos-robô em Marte já encontraram sete meteoritos metálicos no planeta (pelo menos sete foram localizados por outros veículos americanos, o Opportunity e o Spirit), mas o interessante nisso tudo é essa particularidade de seu perfil. Na Terra, 95% dos meteoritos encontrados são rochosos.

Por que isso ocorreu? Pode ser fruto da diferença de ambientes entre os dois planetas no que diz respeito à erosão. Ou pelo fato de o terreno escarpado de Marte tornar mais difícil a localização de rochas específicas.

A ausência de oxigênio e água na atmosfera de Marte impede a oxidação de objetos metálicos, que são erodidos pelo vento e mudanças de temperatura.

Observações iniciais das imagens sugerem, de acordo com a revista "New Scientist", que o meteorito pode ter caído há relativamente pouco tempo, pois sua superfície parece suave e brilhante – ele ainda não teria sido erodido. Só que também pode se tratar de um meteorito antigo que foi polido pelas violentas tempestades de areia que atingem o planeta.

O Curiosity percorreu mais de 15 km desde que pousou no interior da Cratera Gale, há quatro anos e meio. Os cientistas americanos esperam tentar criar uma linha de tempo para as transformações ambientais sofridas pelo planeta – acredita-se, por exemplo, que a cratera, hoje um imenso deserto assolado por ventos, já foi um imenso lago que poderia ter abrigado algum tipo de vida.
Portal G1

Morre atriz Mary Tyler Moore

A atriz Mary Tyler Moore, que ficou conhecida nos anos 1960 pelo programa "The Dick Van Dyke Show", morreu aos 80 anos nesta quarta-feira (25), confirmou um de seus representante à agência Reuters. Ela tinha sido hospitalizada mais cedo no mesmo dia em estado grave em Connecticut, nos Estados Unidos.

"Hoje, a ícone amada Mary Tyler Moore morreu aos 80 anos na companhia de amigos e de seu amado marido ao longo de 33 anos, Dr. S. Robert Levine", afirmou nota enviada pela representante da atriz, Mara Buxbaum, ao Huffington Post.

"Uma atriz e produtora inovadora e uma apaixonada defensora da Fundação de Pesquisas para Jovens com Diabetes, Mary será lembrada como uma visionária destemível que transformou o mundo com seu sorriso."

Moore também estrelou série própria nos anos 1970, "The Mary Tyler Moore Show", considerado o primeiro programa da TV americana a ser estrelada por uma mulher solteira e trabalhadora.

No show, que ficou no ar nos EUA até 1977, a atriz interpretava uma produtora de um noticiário de TV de 30 anos que enfrentava problemas femininos raros de serem abordados na época, como salário igual ao de seus colegas homens e pílula anticoncepcional.

Portal G1

Chacina de Campinas: Polícia encerra inquérito sem saber de onde veio a arma

A Polícia Civil informou, em nota oficial nesta quinta-feira (26), que encerrou o inquérito sobre a chacina que matou 12 pessoas da mesma família durante uma festa de réveillon, em Campinas (SP). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), a investigação não identificou a origem da arma utilizada pelo atirador porque "não há qualquer registro em todos os bancos de dados pesquisados".
Ainda segundo a SSP, a Polícia Civil de Campinas concluiu também que o crime foi passional, premeditado e não contou com a ajuda de terceiros. Depois da perícia no local e na arma, foi confirmado que as mortes foram decorrentes somente da arma utilizada pelo autor. Ainda foram analisados os documentos apreendidos na casa do atirador, como telefone celular e computador pessoal.

Entre a noite de 31 de dezembro e a madrugada de 1º de janeiro, Sidnei Ramis de Araújo pulou o muro de uma casa na Vila Proost de Souza, assassinou a ex-mulher, Isamara Filier, de 41 anos, o filho de 8, outras dez pessoas e se matou na sequência.

Perícia - Segundo o Instituto de Criminalística, o atirador arrombou dois quartos à procura da ex-mulher e do filho. O laudo do local do crime ficou pronto no dia 19 de janeiro e apontou sinais de arrombamento em dois cômodos da residência.

Segundo o diretor do IC, Edvaldo Messias Barros, a ex-mulher e o filho do atirador foram os últimos a serem atingidos porque se esconderam nos quartos. O laudo da perícia também apontou onde estava cada vítima no momento do crime e fez uma estimativa de quantos tiros foram dados. "Os peritos apontaram pelo menos 26 disparos", disse.

Machismo e misoginia
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) se manifestou em repúdio à chacina. De acordo com a nota oficial, o crime não é um caso isolado ou vingança pessoal, mas sim uma violência de gênero fruto do "machismo e da misoginia".  O órgão também reiterou compromisso em defesa da Lei Maria da Penha.

O último sobrevivente da chacina recebeu alta médica no dia 17 de janeiro. O rapaz de 44 anos estava internado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti desde o dia do crime. Na última semana, ele passou por uma cirurgia, mas a unidade médica não deu detalhes sobre o procedimento. No dia 9 de janeiro, outro ferido na série de assassinatos também teve alta. Admilson de Moura, de 45 anos, estava no Hospital Celso Pierro.

Com informações do Portal G1

Cerca de mil imóveis são arrasados pelo fogo no Chile

Pelo menos mil imóveis foram arrasados pelo fogo entre a noite da quarta-feira e esta madrugada na cidade de Santa Olga, na região chilena de Maule, uma das mais atingidas pelos incêndios florestais que afetam o país, segundo as autoridades locais.
"Todo mundo teve que sair e Santa Olga queimou", disse para a imprensa Carlos Valenzuela, prefeito da cidade de Constitución, a cuja jurisdição pertence Santa Olga.
Segundo Valenzuela, o fogo queimou os quartéis da Polícia e de bombeiros, escolas, um centro de atendimento médico e instalações industriais em Santa Olga.
"É difícil dizer isso, assimilar isso, se dar conta do que estava acontecendo, tiveram que sair os carabineiros, os bombeiros, espero que o povo tenha saído todo, não queriam sair. É terrível tudo o que está acontecendo", disse o prefeito.
"Ninguém pode imaginar o que estamos vivendo em Constitución, a situação é dantesca. Perdemos casas também em Putú e em Cabezalillo", acrescentou.
Segundo os primeiros relatórios, entre 6.000 e 7.000 pessoas perderam suas casas e se teme pela sorte de dois adultos que estão desaparecidos nas proximidades do rio Maule.
"Temos outras localidades, como Carrizal, que também teriam sido consumidas pelo fogo, pequenas localidades rurais que também teriam sido arrasadas, estamos falando de uma infinidade de casas queimadas", afirmou o prefeito.
Também se viveu uma noite de muita tensão na cidade de Penco, de 50 mil habitantes, na região do Biobío, a 500 quilômetros de Santiago, que nas últimas horas da quarta-feira estava completamente rodeada pelas chamas.
Os bombeiros, brigadistas da Corporação Nacional Florestal (Conaf) e soldados militares que combatem o fogo, conseguiram evitar o avanço das chamas com aceiros em todo o perímetro.
Nas primeiras horas desta quinta-feira chegaram ao Chile 27 bombeiros colombianos especialistas em incêndios florestais que, segundo as autoridades, se unirão nas próximas horas aos combatentes locais na luta contra o fogo.
Também se preparava para operar novamente o Supertanker, maior avião-tanque do mundo, com capacidade para descarregar 73 mil litros de água, que nesta quarta-feira completou com sucesso seus primeiros voos, segundo os responsáveis de suas operações.
Os incêndios causaram até agora sete vítimas fatais, após a morte, na quarta-feira, de um bombeiro e dois carabineiros, mortos enquanto trabalhavam na evacuação de habitantes em Maule.
Anteriormente tinham morrido três brigadistas na mesma região e um agricultor que bateu com sua moto contra uma árvore enquanto lutava para evitar que um incêndio atingisse sua propriedade na região da Araucanía.
O último relatório do Escritório Nacional de Emergência (Onemi) falava em 94 o número de incêndios florestais ativos no país, dos quais 64 estão em fase de combate e outros 30 sob controle, enquanto a superfície afetada chegava a 238.613,16 hectares.
Os incêndios são combatidos por diversos meios, entre eles 46 aeronaves, entre aviões e helicópteros e cerca de 4.000 homens, incluindo bombeiros, brigadas da Conaf e soldados das Forças Armadas e da Polícia, além dos próprios aldeões que tentam manter a salvo seus bens.

Agência EFE

Fotos mostram destruição em penitenciária de Bauru após rebelião

Fotos mostram a destruição no Centro de Progressão Penitenciária (CPP 3) Prof. Noé Azevedo, em Bauru (SP), após rebelião de terça-feira (24). Três pavilhões ficaram destruídos depois que presos atearam fogo em colchões durante uma confusão por causa da abordagem de um agente penitenciário que encontrou um celular com um preso, segundo a Polícia Militar.

Durante a rebelião, 152 detentos conseguiram fugir, mas 111 já foram recapturados, de acordo com a PM. Na quarta-feira (25), os 208 presos que trabalham fora da unidade não puderam sair. O regime do CPP 3 é semiaberto, e todos os detentos têm direito a trabalhar ou estudar fora da unidade.

Câmeras de segurança de empresas vizinhas registraram a fuga de parte dos presos. Nas imagens, é possível ver vários presos fugindo para uma área de matagal. Em seguida, começou o trabalho para localizar e prender os fugitivos.

Os policiais encontraram vários presos que aproveitaram a rebelião para fugir. Um fugitivo se rendeu ao ver que o carro da polícia se aproximava. Já outros suspeitos tentaram roubar um carro para sair da cidade. A polícia fez o cerco, e eles foram presos.

Ainda na noite de terça-feira, foram transferidos 600 presos para quatro penitenciárias de São Paulo. Eles foram levados para presídios em Balbinos, Álvaro de Carvalho, Getulina e Hortolândia. Os outros detentos ficarão no CPP 3 no único pavilhão que não foi destruído. A SAP informou que todos os presos envolvidos na rebelião e os apreendidos regredirão ao regime fechado.
Portal G1

Marisa Letícia está sedada e com quadro de saúde estável

A ex-primeira dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, está sedada e com a pressão intracraniana controlada, segundo o novo boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, divulgado por volta das 12h desta quinta-feira, 26. De acordo com o documento, Marisa permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e seu estado de saúde segue estável.
O Instituto Lula disse que não tem informações sobre a presença de Lula no local. A ex-primeira dama sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico na tarde de terça-feira (24) por causa do rompimento de um aneurisma que ela já tinha há cerca de 10 anos, conforme explicou o médico da família de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho.
No mesmo dia, ela fez à noite um procedimento cirúrgico para estancar o sangramento. Na manhã de quarta, a ex-primeira dama foi submetida a uma segunda avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral.
Protesto - Um grupo protestou nesta quarta-feira (25) em frente ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internada deste ontem a ex-primeira dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula. Os manifestantes trouxeram cartazes com imagem de Lula vestido de presidiário e os dizeres "vá para o SUS", para que Dona Marisa seja transferida de um do hospital privado, que é referência no Estado, para o Sistema Único de Saúde.

Com informações da Revista IstoÉ e do Portal Brasil 247

RN recebe 78 agentes da força-tarefa de intervenção penitenciária

Os 78 agentes da força-tarefa que vão atuar nos presídios do Rio Grande do Norte chegaram ao estado na noite da última quarta-feira (25). O foco das ações será a penitenciária de Alcaçuz, onde 26 detentos foram mortos desde o início do ano em uma rebelião motivada pela briga entre facções criminosas. Os agentes vêm do Departamento Penitenciário Nacional; do Rio de Janeiro; do Ceará; de São Paulo; e do Distrito Federal. A grande maioria é formada por agentes federais de execução penal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Ainda não há previsão de quando eles entram em ação, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

A Sejuc informou ao G1 que a forma de atuação desses agentes será definida de acordo com as demandas e com os planejamentos estratégicos coordenados pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, Caio Bezerra. A assessoria da Sejuc explicou que serão formadas equipes unindo agentes penitenciários do Rio Grande do Norte com os de outros estados, de forma que o trabalho seja integrado.

Esses agentes penitenciários de outros estados têm treinamento especial para atuação em casos específicos como rebeliões, controle da população carcerária e intervenção em unidades prisionais. O trabalho desses profissionais será acompanhado pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Segundo o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, a força-tarefa permanecerá no estado por 30 dias, mas esse prazo poderá ser prorrogado ou antecipado, conforme pedido do governo do RN.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou nesta quarta-feira (25) que pretende desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitirá a transferência dos presos da unidade.

Operação - Na terça-feira (24), policiais do Bope, Tropa de Choque e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria de Justiça (Sejuc) entraram na Penitenciária Estadual de Alcaçuz com o objetivo de fazer a identificação e contagem de presos, a finalização da montagem dos contêineres e a retirada de entulhos de dentro da unidade.

Na tarde desta quarta-feira (25), o governo confirmou que pelo menos 56 detentos fugiram e O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) informou nesta quarta-feira (25) que trabalha com a expectativa de que não sejam encontrados mais corpos de presos mortos na Penitenciária de Alcaçuz.

Poucos minutos após o Grupo de Operações Especiais (GOE) do Sistema Penitenciário sair de dentro do Pavilhão 5 de Alcaçuz presos subiram ao telhado da unidade segurando armas brancas e celulares, fato flagrado pela reportagem do G1.

Os secretários estaduais de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania e o comandante da PM se reuniram a portas fechadas após a operação. Todos saíram sem falar com a imprensa, apesar de terem sido questionados sobre o resultado da operação.


Portal G1

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.
Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.
Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.
Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.

Agência Brasil

Maracanã à Luz de Velas

O abastecimento de energia elétrica do estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio, foi cortado na manhã desta quinta-feira (26) por falta de pagamento. Já são 5 meses de atraso, num total de R$ 3 milhões em dívidas. Em setembro e outubro, o Comitê Rio 2016 ainda era o responsável pela gestão do estádio por conta da Olimpíada. Estes dois meses, segundo o Rio-2016, serão parcelados e pagos. Desde novembro, no entanto, a concessionária Odebrecht-Maracanã passou a administrar o estadio. Mas, de acordo com a Light, não pagou os últimos três meses.

Portal G1





Prazo de inscrição do SISU é prorrogado até domingo

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Selação Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo (29). O prazo estava previsto para terminar amanhã (27). O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira (30).
"Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas", diz o comunicado do ministério.
Até as 18h de hoje (26), foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário.
 Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.
O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.
O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.
Problemas no acesso
Ontem (25), no segundo dia de inscrições para o Sisu, candidatos reclamaram nas redes sociais que não conseguiam acessar a plataforma. Estudantes relataram que, quando tentavam entrar no sistema, recebiam o aviso de que os dados estavam incorretos. As reclamações começaram no primeiro dia de inscrições, principalmente de quem fez a segunda aplicação da prova, em dezembro.
De acordo com MEC, as falhas foram identificadas e sanadas. Por meio de nota, o ministério ressaltou que não haverá prejuízo a nenhum candidato.
Nota de corte
Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.
O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.
O Ministério da Educação ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Agência Brasil

Brasil vê oportunidades se Trump adotar políticas protecionistas, diz ministro

O Brasil tem a oportunidade de fortalecer os laços com países do Pacífico e da Europa se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotar políticas protecionistas, disse o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços na quinta-feira.
Em entrevista à Reuters, o ministro Marcos Pereira apontou para o México, um concorrente de longa data para o comércio e o investimento na América Latina, como um dos países que poderiam desenvolver relações comerciais mais fortes com o Brasil.
As tensões entre o México e os EUA aumentaram desde que Trump tomou posse, com o presidente norte-americano dizendo que pretende renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e construir um muro na fronteira EUA-México. O presidente mexicano Enrique Pena Nieto, na quinta-feira, cancelou uma reunião planejada com Trump.
Pereira também disse esperar que o Chile e o Peru busquem se aproximar mais do Brasil e do Mercosul, bloco comercial sul-americano, agora que Trump retirou os Estados Unidos da Parceria Transpacífico.
Ele acrescentou que a chegada de Trump à Casa Branca levou a União Europeia a demonstrar maior interesse em concluir um acordo comercial com o Mercosul que está sendo discutido há 15 anos.
Ao mesmo tempo, Brasília espera que Trump não restrinja o comércio entre os EUA e o Brasil. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, depois da China, e o maior mercado de seus produtos manufaturados, incluindo aviões comerciais.
"O Brasil até agora não está na mira de Trump. Creio que não haverá prejuízo para a indústria brasileira

"Creio que nós teremos oportunidades de avançar com os EUA, mas também e sobretudo com aqueles países onde eles estão colocando impedimentos, como os países da aliança do Pacífico. Com a saída deles do TPP, acho que aumenta nossas chances de avançar com países como Peru e Chile." 
O Brasil pode não estar no radar do Trump porque compra mais dos Estados Unidos do que vende lá, registrando um déficit de 646 milhões de dólares no ano passado, e não está atraindo investimentos que ameacem empregos nos EUA.
"ANO CHEIO"
Assolado pela pior recessão em um século, o Brasil está ansioso para expandir suas exportações e está pronto para agarrar oportunidades de comércio com os países que enfrentam retrocessos em seu acesso ao mercado dos EUA.
O comércio com o México, a maior economia da América Latina depois do Brasil, tem potencial para crescer à medida que a relação EUA-México se agrava.
"Vemos isto como uma oportunidade para ampliar nossas discussões comerciais, e espero que eles tenham a mesma visão. Seria bom para o Brasil mas sobretudo para eles porque quem está pressionado são eles", disse Pereira.
O ministro também saiu do Fórum Econômico Mundial em Davos na semana passada, convencido de que a UE está mais propensa do que nunca para chegar a um acordo com o Mercosul.
Segundo ele, um acordo poderia ser acertado politicamente no início do próximo ano, deixando questões espinhosas como a resistência francesa e irlandesa para reduzir as barreiras agrícolas a serem trabalhadas mais tarde.
O Brasil está em negociações de livre comércio com a Associação Europeia de Livre Comércio que agrupa Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein --países não membros da UE--, bem como com o Canadá.
O governo Trudeau no Canadá também sinalizou que quer negociar uma solução para uma disputa sobre os subsídios para a fabricante de aviões Bombardier que o Brasil ameaçou recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), disse Pereira.
"Vai ser um ano divertido no mínimo, de bastante diálogo com esses players, para tentar substituir esse aumento do protecionismo que vem aí e agora ficou mais robusto por conta da postura do novo presidente americano", resumiu.
Agência Reuters

Advogado afirma que Eike Batista deve se entregar

Surpreso com a decretação da sua prisão, o empresário Eike Batista pretende se apresentar à Justiça Federal, mas ainda não tem data nem local para fazê-lo, informou o advogado de defesa, Fernando Martins, ao Estadão.
O defensor informou que as autoridades é que deverão definir as condições para apresentação do empresário.
"Ele (Eike) está surpreso, uma vez que sempre esteve à disposição das autoridades, mas muito tranquilo porque tem certeza que vai prestar todos os esclarecimentos necessários", disse Martins. "Ele vai se entregar e se colocar à disposição da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, como fez em outras oportunidades. Estou em contato com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para combinar.
"Não tem ainda (data para se entregar). Não combinei ainda com a PF ou MPF onde ele se apresentará, mas será a critério desses órgãos", disse.
Segundo o advogado, Eike está em Nova York desde a terça-feira, 24. Sua mulher, Flávia, e o filho caçula do casal também estão nos Estados Unidos desde esta quarta-feira, 25.
O empresário tem passaporte alemão. A Polícia Federal informou que já está em contato com a Interpol, para localizá-lo. O delegado Tacio Muzzi informou que o nome de Eike poderá ser incluído na difusão vermelha da Interpol - índex dos mais procurados em todo o mundo.
A Operação Eficiência, desdobramento da Calicute - versão local da Lava Jato no Rio -, acusa Eike de ter pago propina de US$ 16,5 milhões ao ex-governador Sérgio Cabral por meio da conta Golden Rock no TAG Bank, no Panamá.
Prédio de Trump - Foragido da Justiça brasileira, o empresário Eike Batista está hospedado no apartamento de um renomado advogado carioca, em Nova York. A Polícia Federal foi à residência de Eike, no Jardim Botânico, às 6h desta quinta-feira, mas ele não foi localizado. Ele viajou na terça-feira à noite para Nova York em um voo da American Airlines. A PF investiga se ele usou um passaporte alemão (Eike é filho de alemã e tem dupla cidadania) para embarcar.
O apartamento fica na Trump Tower, do atual presidente dos EUA Donald Trump, um arranha-céu localizado em frente ao Central Park, que possui 202 metros de altura e 58 andares. Caso o empresário não se apresente à Justiça brasileira, será colocado na difusão vermelha da Interpol - índex dos mais procurados em todo o mundo.

Com informações da Rádio Jovem Pan (SP) e do Jornal O Dia (Rio)