terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hipismo: pernambucanos são campeões de salto em São Paulo


Dois pernambucanos se destacaram no Concurso Nacional de Salto, em comemoração aos 77 anos de Fundação do Clube Hípico de Santo Amaro em São Paulo, onde cavaleiros e amazonas de vários estados do país estiveram presentes de 5 a 9 de setembro.

Representando a Federação Equestre de Pernambuco o cavaleiro Marco Polo Uchoa, montando Calvador, foi o campeão da Categoria Jovem Cavaleiro TOP, saltando obstáculos com altura de 1.30m. Outro pernambucano que se destacou foi João Victor Black que faturou o Vice Campeonato na Categoria Mirim (1.20m), montando o animal Sil Vous Plait.

Nota oficial da Compesa


A Compesa vai iniciar hoje (11) os serviços de reparo da tubulação na ponte da Rua Câmara Lima, em Jaboatão Centro, que estourou na tarde de ontem. Os trabalhos não foram iniciados hoje porque foi necessária a atuação de uma operadora de celular para o remanejamento de um poste e das fiações, que foram derrubados quando houve o acidente com a tubulação, de 350 milímetros. A empresa de telefonia concluiu a ação na tarde de hoje e os técnicos da companhia começam a trabalhar pela manhã.
           
A área do local do acidente está sinalizada e interditada para o tráfego de veículos até a finalização dos trabalhos. A previsão inicial é concluir  o conserto da tubulação até sábado (15). Até lá, as áreas de Padre Roma, Alto da Fábrica e Bela Vista receberão água, a partir de amanhã, por meio de carros-pipa

A Compesa reafirma que vai reparar os danos causados à casa de um morador, que foi atingida pela água durante o rompimento da tubulação. Uma empresa já foi contratada para avaliar os estragos  causados à residência e à estrutura de sustentação da ponte, quando um trecho cedeu com a força da água. A companhia espera resolver as questões o mais breve possível.

Com relação ao funcionário Givaldo Pedro Martins, a Compesa informa que ele teve escoriações leves e recebeu alta esta tarde, às 15h, após ficar um período em observação em um hospital do Recife. O empregado caiu no buraco quando tirava fotos na manhã de ontem.

Imprensa Compesa

Comissão Nacional da Verdade em Pernambuco


O governador Eduardo Campos recebeu nesta segunda-feira (10) a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). “Temos que buscar no passado para prevenir erros no futuro”, disse o governador durante reunião, que aconteceu na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.

O encontro deve estreitar ainda mais a relação entre as comissões que buscam revelar os crimes e violações dos direitos humanos durante o período do regime militar no país a partir de 1964. A CNV já visitou os estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Pará. Em Pernambuco, com o objetivo de promover a apuração e esclarecimento dos fatos, um acordo de cooperação técnica foi assinado.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, Wadhi Damus, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Tenho orgulho dessa comissão de Pernambuco que foi criada por decreto, pois o meu estado ainda não conseguiu aprovar a criação de uma comissão desta natureza”, disse Damus, que também é membro da CNV.

“Em Pernambuco, a Assembléia Legislativa aprovou a criação Comissão Estadual por unanimidade”, lembrou Eduardo Campos.  “Nós temos todo o interesse que esse tipo de crime seja esclarecido”, revelou Eduardo Campos.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Governador recebeu homenagem da CBF


“Eduardo é um grande governador não só para Pernambuco, mas também para o Brasil”, disse José Maria Marin, presidente Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao prestar uma homenagem ao governador nesta segunda-feira (10), na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. durante uma coletiva de imprensa. Eduardo Campos também foi homenageado pela diretoria da delegação chinesa, representado por Cao Jingway.

O governador recebeu uma réplica da camisa utilizada pelo jogador pernambucano Vavá em 1958 na Suécia, ano em que o Brasil conquistou a primeira Copa do Mundo. Marin também entregou uma réplica da medalha conquistada pelo time brasileiro naquele ano e uma pintura de Miguel Arraes “É sempre uma emoção receber jogos da seleção Canarinha”, declarou o governador.

Da delegação chinesa, Eduardo recebeu uma camisa oficial da seleção com as assinaturas de todos os jogadores escalados para a partida contra o Brasil. “Temos uma estreita relação comercial e cultural com a China, fato que nos aproxima ainda mais”, explicou Eduardo.

O presidente da CBF aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem ao artista plástico Romero Britto, que também é embaixador da FIFA. “O futebol pode ajudar ainda mais na valorização desse pernambucano que é uma referência mundial”, elogiou. Britto será o homenageado no amistoso Brasil e China, que será realizado hoje no estádio José do Rego Maciel, que fica na Região Metropolitana do Recife (RMR).

“Este ano, vamos fazer como fizemos em 1994, ano em que o Brasil conquistou o tetracampeonato, e em 2002, ocasião do pentacampeonato mundial, vamos dar ânimo à seleção brasileira”, disse o governador.  

Além de membros da CBF e da delegação chinesa, estavam presentes o vice-governador, João Lyra Neto, a primeira-dama, Renata Campos, e os secretários Ricardo Leitão e Tadeu Alencar. E mais, os presidentes da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho; do Náutico, Paulo Wanderley; do Santa Cruz, Antonio Luiz Neto; e do Sport, Gustavo Dubeux.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Secretários lançam propostas para Política Nacional de Esporte‏


Realizado ontem (10), no Mar Hotel, em Boa Viagem, o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. Onze estados discutiram propostas para a Política Nacional de Esporte. “O objetivo desse encontro é discutir as propostas pensadas pelo Fórum para a elaboração de uma nova política nacional de esporte que, se aprovada, poderá dar um up grade no sistema atual com a criação de medidas que poderão atrair cada vez mais patrocinadores ao esporte brasileiro”, acredita a secretária anfitriã, Ana Cavalcanti. Além dos secretários e gestores, também esteve presente ao evento o almirante Afonso Barbosa, secretário Nacional de Esporte Educação, Lazer e Inclusão Social, representando o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

“Para mim é muito gratificante saber que tem pessoas preocupadas com o esporte no nosso país. Sabemos da importância do esporte. Espero que muitas dessas ideias discutidas aqui hoje sejam executadas. Temos que criar uma cultura de esporte para melhorar a nossa vida em todos os sentidos. O destino do nosso país é ser uma grande potência”, acredita o almirante Afonso Barbosa. Para o secretários adjunto de Minas Gerais, Rogério Romero, é preciso rever o Sistema nacional do Esporte “Tivemos recentemente a revisão da Lei Pelé, mas é preciso aprimorar.”

"A proposta de Pernambuco é a adaptação de um estudo realizado na Europa por universidades de vários países. Assim surgiram os nove pilares da gestão de Pernambuco que, se empregados a nível nacional, poderão contribuir para transformar o País numa potência esportiva”, explica o secretario executivo Aldemir Teles. Participaram do fórum os estados de Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul,  São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Detentos de Itamaracá são capacitados para o mercado de trabalho


A Secretaria de Ressocialização (Seres) entregará nesta terça-feira (11), o certificado de conclusão do curso de Introdução ao Método 5S, a 30 reeducandos da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá. No ano passado, a Seres promoveu cursos de qualificação profissionalizante a 1,2 mil reeducandos. A meta para este ano é contemplar duas mil pessoas.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Petrolina: cidade 100% saneada


A Compesa vem trabalhando para transformar Petrolina na primeira grande cidade completamente saneada de Pernambuco. A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, um investimento de R$ 65 milhões, está a pleno vapor. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em cinco frentes: a construção da nova estação de tratamento de esgoto e de quatro estações elevatórias, que compõem o sistema de bombeamento para o transporte dos esgotos coletados.

Atualmente, a nova estação de tratamento de esgoto, localizada no centro da cidade, está em fase de concretagem. Essa nova unidade vai receber todo o esgoto coletado nos diversos bairros para o devido tratamento. A Compesa também está atuando nos bairros Rio Corrente, Cohab Massangano, Porto Fluvial, Centro e Pedra do Bode, onde estão sendo construídas novas estações elevatórias que vão operar de forma integrada com o sistema existente.”Essas estações terão a função de bombear o esgoto coletado para tratamento”, informa o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Ainda segundo o presidente, a implantação deste novo sistema, moderno e automatizado, vai garantir um tratamento mais eficiente, bem como condições de manutenção superiores ao processo utilizado nas lagoas de estabilização, atualmente em funcionamento na cidade para tratamento dos esgotos.

“Com a finalização da obra, conseguiremos beneficiar um número maior de usuários e ampliar nossa cobertura de esgoto de 70% para 100%. Cerca de 300 litros por segundo serão tratados nesta nova estação, que contará com um tratamento especializado a partir de filtros e decantadores, onde será utilizado cloro gasoso, possibilitando, assim uma desinfecção bem maior dos resíduos”, afirmou Tavares.

O projeto, em sua próxima etapa, ainda contempla a substituição de 22 quilômetros de coletores e a implantação de 34 quilômetros de rede coletora. “Além de substituir tubulações antigas, que vinham apresentando problemas, a Compesa terá condições de ampliar o número de ligações de esgoto na cidade”, declarou o presidente da companhia.

O projeto do novo sistema de esgotamento sanitário de Petrolina conta com recursos do Ministério da Integração Nacional, via convênio com a CODEVASF. A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2014.

Imprensa Compesa

AIP faz audiência pública com candidatos a prefeito


Pela primeira vez, a Comissão de Meio Ambiente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) realiza uma Audiência Pública com os Principais candidatos a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSDB), Geraldo Julio (PSB), Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM). O evento será na próxima quarta-feira, dia 12 (data de fundação da AIP, 81 anos), às 9h, no Auditório da OAB, à Rua do Imperador, Centro do Recife. Entrada gratuita.
"De forma inédita, vamos reunir as principais entidades ambientais e de defesa animal para cobrar posturas e ouvir as propostas dos candidatos para o setor, com a participação da Comissão de Meio Ambiente da OAB e do Ministério Público de Pernambuco", afirma o presidente da AIP, Múcio Aguiar.
"A AIP  dá um grande passo ao identificar a questão ambiental como uma das prioridades na discussão dos Programas de Governo. As novas exigências ambientais, que surgem com força nos países desenvolvidos, incluem medidas educativas e ações que levem a mudanças na legislação e nas políticas públicas”, afirmou a jornalista Goretti Queiroz, presidente da Comissão de Meio Ambiente da AIP e responsável pelo Evento.
“Qualquer que seja o plano de governo é fundamental que se pense como prioridade a questão ambiental e animal, porque quanto mais demorarmos para educar e conscientizar as populações sobre estas questões e fazer cumprir as politicas públicas exigidas, mais estaremos regredindo e mais difícil será o desafio de reverter o quadro, pois estudos estimam catástrofes para as quais não há recursos financeiros que paguem soluções”, concluiu.
Olinda - Audiência no dia 19 de setembro, às 14h, na Escola Patricia Costa, à rua Clidio de Lima Nigro, 90, Rio Doce.
Jaboatão dos Guararapes - Audiência no dia 17 de setembro, às 10h, na Igreja Batista da Batalha, à rua Almirante Dias Fernandes, em Prazeres.
Associação da Imprensa de Pernambuco

PROCON-PE promove atividades para celebrar o aniversário do CDC


O PROCON Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza hoje (11/09), dia em que se comemora os 23 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), atividades para celebrar a data.
Na Praça da Independência, área Central do Recife, será realizada atividade educativa e de fiscalização. Técnicos e fiscais do PROCON-PE Educa vão orientar os consumidores das 09h às 14h sobre Empréstimo Consignado, tema escolhido para ser tratado este ano pelos PROCONs de todo Brasil.
PETROLINA – Em Petrolina, o PROCON-PE vai promover em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, a 10ª edição do Encontro dos PROCONs de Pernambuco. O evento será realizado das 09h às 17h, nas dependências da Facape, que fica localizada no Campus Universitário, s/n°, Vila Eduardo, Petrolina/PE.
Ainda em Petrolina, serão promovidas duas palestras voltadas para os comerciantes da cidade. As explanações serão realizadas às 19h30, nas dependências da Faculdade e abordarão temas como Direito do Consumidor e a importância do trabalho educativo do PROCON nos municípios pernambucanos.

SERVIÇO:

Atividades do PROCON-PE em comemoração ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor – CDC

Ação educativa com o tema Empréstimo Consignado
Local: Praça da Independência – Centro do Recife
Hora: das 09h às 14h
Data: 11/09/12

10° Encontro dos PROCONs em Petrolina
Local: auditório da Facape - Campus Universitário, s/n°, Vila Eduardo, Petrolina/PE.
Hora: das 09h às 17h
Data: 11/09/12

Palestras educativas para comerciantes de Petrolina
Local: auditório da Facape - Campus Universitário, s/n°, Vila Eduardo, Petrolina/PE.
Hora: 19h30
Data: 11/09/12

Imprensa Procon/PE

SDS recebe Instrutores da Academia de Polícia da Itália que falarão sobre “Polícia de Proximidade”‏


Quatro instrutores da Academia de Polícia de Bérgamo, na Itália, através do programa de capacitação de caráter preventivo estarão no Recife até hoje para promover o Intercâmbio de Boas Práticas para o Fortalecimento no Tema de Capacitação para Policiais. Serão beneficiados policiais militares, civis e bombeiros de Pernambuco - instrutores da Academia Integrada de Defesa Social-ACIDES. O curso será no Centro de Formação de servidores de Pernambuco – CEFOSPE, na Rua Tabira, Boa Vista das 9 às 18h.

O objetivo é fortalecer e consolidar  a capacitação dos efetivos policiais sobre “Policia de Proximidade”,  destacado como um dos aspectos prioritários a partir de uma  análise territorial das áreas onde serão desenvolvidos trabalhos de Polícia Comunitária em Pernambuco.

De acordo com o Gerente de Articulação Institucional e Comunitária da SDS,  Manoel Caetano Cysneiros, os resultados obtidos nesse intercâmbio serão apresentados no encontro em Bergamo na Itália  através do intercâmbio de fortalecimento e inovação da PPL - Polícia de Aproximação - Policiamento Comunitário do Estado de Pernambuco.

A iniciativa do encontro foi do Projeto Urbal, que vem desenvolvendo parceria através de um Convênio de Cooperação entre a União Europeia e o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social. O objetivo  é realizar o intercambio de boas práticas de prevenção à violência, como base para a coesão social entre sócios da America Latina e Europa.

“Os policiais beneficiados com o curso serão  multiplicadores  dos conhecimentos para a aplicação do tema “Policia Comunitária”, nos ensinamentos em nossos Campi de Ensino, tratando da prevenção e segurança cidadã, ampliando os ensinamentos de nossa Matriz Curricular”, afirmou Caetano.

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Itep divulga resultado de seleção de docentes para os Centros Tecnológicos‏


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulgou hoje (6) o resultado processo seletivo para docentes dos Centros Tecnológicos sob sua coordenação, para ministrarem disciplinas técnicas do ensino profissional e tecnológico, em atendimento ao Edital nº 075/2012. Foram selecionados 51 profissionais, sendo que alguns ministrarão mais de uma disciplina. O resultado foi divulgado no site do Itep, no ambiente Trabalhe Conosco (http://www.itep.br/index.php?option=com_content&view=article&id=305&Itemid=510).

Para o Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru, que oferece os cursos de Química, de Modelagem e de Gestão em Lavanderia Industrial, foram selecionados seis docentes. No Centro Tecnológico de Laticínios, em Garanhuns, que oferece o curso técnico em Alimentos, foram selecionados sete professores. Já o Centro Tecnológico da Cultura Digital, em Olinda, receberá quatro novos docentes, para o curso de Comunicação Visual.

O Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina, que oferece os cursos de Química e Eletroeletrônica, dez novos professores serão contratatos. Para os cursos de Zootecnia, Administração e Desenho de Construção Civil ofertados no Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada, foram escolhidos 24 docentes.

Os profissionais serão contratados por tempo determinado em regime celetista, variando a remuneração de acordo com as aulas prestadas e de acordo com a titulação do docente: técnico de nível médio, a hora-aula será de R$ 20,00; para o graduado, de R$ 25,00; para o especialista, de R$ 30,00; para o mestre, de R$ 35,00; e para o doutor, de R$ 35,00.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

SDS deflagra Operação Verão em Pernambuco


Os 187 quilômetros de extensão do  litoral pernambucano contarão com reforço no policiamento para a temporada do verão - que oficialmente foi aberto nesta sexta-feira (07). O governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social lança  a Operação Verão 2012. O Corpo de Bombeiros e as polícias militar e civil montaram esquema especial. Serão 2.605 profissionais empregados no período de 07 de Setembro a 31 de Março.
Além do policiamento, a Secretaria de Defesa Social também estará atuando com a Ouvidoria Itinerante, Corregedoria e Delegacia pela Internet. O Grupamento Tático Aéreo – GTA apoiará o esquema com dois helicópteros sendo um aeromédico e outro multimissão.
O objetivo da operação, segundo o Secretário de Defesa Social Wilson Damázio, é garantir a população local e aos turistas segurança e tranquilidade nas paias do litoral pernambucano durante o verão. “Estamos contando com o apoio dos policiais militares e civis e do Corpo de Bombeiros que além do policiamento ordinário estarão com suas unidades e equipes especializadas a partir deste final de semana”, disse.
A Polícia Militar reforçou o efetivo em toda orla do Estado.  Serão empregados 1.434 policiais. Em Olinda estão sendo empregados 238 homens com 31 viaturas e três postos de comando. Em Boa Viagem e Pina , 467 policiais e 38 viaturas e ainda dois postos de apoio sendo um no Pina e outro na Avenida Conselheiro Aguiar.
Em Piedade, Candeias e Barra de Jangada serão empregados  115 policiais e 20 viaturas. No Janga, Pau Amarelo, Maria Farinha e Itamaracá 280 homens e 13 viaturas farão o policiamento na área. As praias do município do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca terão 201 policiais e 14 viaturas. Em Ponta de Pedras e Carne de Vaca, serão mais 37 homens e seis viaturas enquanto que em São José da Coroa Grande, Tamandaré e Serinhaén serão 96 homens e sete viaturas.
De acordo com o Coronel Paulo Cabral, Comandante das unidades especializadas da PM, equipes do Batalhão de Choque,  da Companhia Independente  de Operações  de Sobrevivência em Áreas da Caatinga - Ciosac,  da Companhia Independente de Policiamento Motorizado – CipMotos e da Companhia de Apoio ao Turistas – Ciatur, dentre outras, estarão apoiando o policiamento na orla a fim de proporcionar aos turistas e população segurança durante o período.
Bombeiros – Este ano o Corpo de Bombeiros  estará com 1.089 homens atuando em 10   municípios em 19 praias, inclusive o arquipélago de Fernando de Noronha com um total de 33 guarda-vidas além 58 viaturas e 53 embarcações. Na Praia de Boa Viagem e Pina os Bombeiros contarão com 15 postos fixos de guarda-vidas. Todas as demais praias do litoral também terão postos de observação do Corpo de Bombeiros com efetivo do Grupamento de Bombeiros Marítimos e do Grupamento de Bombeiros de Atendimento pré-hospitalar realizando os serviços de salvamento e de atendimento pré-hospitalar.
A Polícia Civil estará com 82 policiais  e uma Delegacia Móvel na Praia de Ponta de Pedras. Serão empregados efetivos da Delegacia do Turista e das seccionais de Jaboatão dos Guararapes, Piedade, Paulista, Itamaracá, Maria Farinha, Porto de Galinhas, Goiana, Tamandaré, São José da Coroa Grande.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Motorista preso com máscara de diabo em São Paulo

Usando uma máscara de diabo, condutor de um caminhão cegonha foi preso em flagrante por direção perigosa em Amélia Rodrigues, no sábado, no km 550 da BR-324. O caminhoneiro, que seguia para São Paulo, disse à polícia que queria assustar os motoristas e tirá-los da pista.

Jornal da Tarde

Os 11 anos do 11 de setembro

Há 11 anos, o dia 11 de setembro traz a lembrança do maior atentado terrorista de todos os tempos. Mais de 5 mil vítimas.

Uma ação orquestrada pela rede Al Qaeda sequestrou quatro aviões para atingir as torres do World Trade Center, em Nova York, o Pentágono, em Washington, além de derrubar uma das aeronaves na Pensilvânia.

Na ocasião, o mundo parou para assistir aos prédios atingidos e, mais tarde, desabar e cobrir a cidade de poeira. Passados 11 anos, as imagens dos atentados ainda impressionam.


Portal R7

Minhas sinceras desculpas

Olá pessoas...

Uma enxaqueca me tirou de tempo ontem... Por isso não tivemos noticiário. Mas hoje retomamos nosso trabalho com tudo. Um abraço e mais uma vez desculpem-me a ausência...

Um abraço

Taís Paranhos