Os 187 quilômetros de extensão do litoral pernambucano contarão com reforço no policiamento para a temporada do verão - que oficialmente foi aberto nesta sexta-feira (07). O governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social lança a Operação Verão 2012. O Corpo de Bombeiros e as polícias militar e civil montaram esquema especial. Serão 2.605 profissionais empregados no período de 07 de Setembro a 31 de Março.
Além do policiamento, a Secretaria de Defesa Social também estará atuando com a Ouvidoria Itinerante, Corregedoria e Delegacia pela Internet. O Grupamento Tático Aéreo – GTA apoiará o esquema com dois helicópteros sendo um aeromédico e outro multimissão.
O objetivo da operação, segundo o Secretário de Defesa Social Wilson Damázio, é garantir a população local e aos turistas segurança e tranquilidade nas paias do litoral pernambucano durante o verão. “Estamos contando com o apoio dos policiais militares e civis e do Corpo de Bombeiros que além do policiamento ordinário estarão com suas unidades e equipes especializadas a partir deste final de semana”, disse.
A Polícia Militar reforçou o efetivo em toda orla do Estado. Serão empregados 1.434 policiais. Em Olinda estão sendo empregados 238 homens com 31 viaturas e três postos de comando. Em Boa Viagem e Pina , 467 policiais e 38 viaturas e ainda dois postos de apoio sendo um no Pina e outro na Avenida Conselheiro Aguiar.
Em Piedade, Candeias e Barra de Jangada serão empregados 115 policiais e 20 viaturas. No Janga, Pau Amarelo, Maria Farinha e Itamaracá 280 homens e 13 viaturas farão o policiamento na área. As praias do município do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca terão 201 policiais e 14 viaturas. Em Ponta de Pedras e Carne de Vaca, serão mais 37 homens e seis viaturas enquanto que em São José da Coroa Grande, Tamandaré e Serinhaén serão 96 homens e sete viaturas.
De acordo com o Coronel Paulo Cabral, Comandante das unidades especializadas da PM, equipes do Batalhão de Choque, da Companhia Independente de Operações de Sobrevivência em Áreas da Caatinga - Ciosac, da Companhia Independente de Policiamento Motorizado – CipMotos e da Companhia de Apoio ao Turistas – Ciatur, dentre outras, estarão apoiando o policiamento na orla a fim de proporcionar aos turistas e população segurança durante o período.
Bombeiros – Este ano o Corpo de Bombeiros estará com 1.089 homens atuando em 10 municípios em 19 praias, inclusive o arquipélago de Fernando de Noronha com um total de 33 guarda-vidas além 58 viaturas e 53 embarcações. Na Praia de Boa Viagem e Pina os Bombeiros contarão com 15 postos fixos de guarda-vidas. Todas as demais praias do litoral também terão postos de observação do Corpo de Bombeiros com efetivo do Grupamento de Bombeiros Marítimos e do Grupamento de Bombeiros de Atendimento pré-hospitalar realizando os serviços de salvamento e de atendimento pré-hospitalar.
A Polícia Civil estará com 82 policiais e uma Delegacia Móvel na Praia de Ponta de Pedras. Serão empregados efetivos da Delegacia do Turista e das seccionais de Jaboatão dos Guararapes, Piedade, Paulista, Itamaracá, Maria Farinha, Porto de Galinhas, Goiana, Tamandaré, São José da Coroa Grande.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco