O governador Eduardo Campos recebeu nesta segunda-feira (10) a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). “Temos que buscar no passado para prevenir erros no futuro”, disse o governador durante reunião, que aconteceu na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.
O encontro deve estreitar ainda mais a relação entre as comissões que buscam revelar os crimes e violações dos direitos humanos durante o período do regime militar no país a partir de 1964. A CNV já visitou os estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Pará. Em Pernambuco, com o objetivo de promover a apuração e esclarecimento dos fatos, um acordo de cooperação técnica foi assinado.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, Wadhi Damus, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Tenho orgulho dessa comissão de Pernambuco que foi criada por decreto, pois o meu estado ainda não conseguiu aprovar a criação de uma comissão desta natureza”, disse Damus, que também é membro da CNV.
“Em Pernambuco, a Assembléia Legislativa aprovou a criação Comissão Estadual por unanimidade”, lembrou Eduardo Campos. “Nós temos todo o interesse que esse tipo de crime seja esclarecido”, revelou Eduardo Campos.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco