sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O Doente Imaginário



Começa neste fim de semana a temporada de O Doente Imaginário, comédia clássica de Molière (1622-1673), que conta a história de Argan, um idoso rico, carente e pão-duro, além de ser extremamente hipocondríaco, que sonha em casar sua filha com o Dr. Tomás Disafôros, apenas para baratear custos com consultas médicas e remédios. A direção geral é de Max Almeida e a direção de Elenco é de Marcos Portela. 

Elenco: Marcos Portela, Priscila Leal, Daniella Rodrigues, Lene Santos, Cristiano Primo, Marcos Zé, Neluce Sedicias, Clovis Moreira Jr, Larissa Martins, Jefferson Rozendo. 

Iluminação com Elaine Florêncio de Freitas Giles e sonoplastia João Batista da Silva - Batata.
Fotos de Marcos Portela

Serviço:
Teatro Eva Herz, Liv seis Cultura, 
Shopping RIO MAR, dias 15,16,22,23,29 e 30 de setembro de 2018. 
Sábados 20:00hs e domingos 18:00hs. Censura Livre
Ingressos, inteira R$ 40,00 e meia R$ 20,00, vendas na bilheteria do teatro e no site www.ingressorapido.com.br



Fenelivro 2018


Encontro de poesia lusófona em Olinda


Supermercados Extra instalam coletores de lâmpadas descartadas

A maioria das lâmpadas convencionais conta com substâncias como mercúrio e, se não descartadas corretamente, podem causar danos ao meio ambiente, como contaminação de solo e água. Com o objetivo de colaborar para o descarte sustentável e responsável deste tipo de resíduo, o Extra está instalando coletores de lâmpadas em suas unidades dos bairros Benfica e Boa Viagem, para que os clientes possam descartar as que não serão mais utilizadas. Entre as lâmpadas permitidas para descarte estão as tubulares e as lâmpadas bulbos (compactas).

Os coletores são instalados pela empresa Reciclus, operadora logística, que as envia para a unidade de tratamento. Neste local é realizada uma triagem para separar os diferentes tipos de lâmpadas e materiais. Os vidros são quebrados e os materiais que compõe as lâmpadas – vidro, mercúrio, pó fosfórico e pinos de latão – são separados. Os resíduos passam por um processo de descontaminação, para que possam ser enviados para a reciclagem.

O processo de descontaminação de lâmpadas consiste em um moderno sistema de reciclagem que trabalha em ambiente fechado, evitando que haja vazamento de mercúrio para o lado externo do container onde estão os equipamentos. As lâmpadas chegam à empresa através de caminhões baú que são descarregados dentro do galpão de produção. São caracterizadas por tipo e acondicionadas e estocadas em containers específicos e encaminhadas para destruição imediata.

Cerca de 95% do material coletado é vidro que, após reciclado, pode ser transformado em novos vidros para uso não alimentar. Os pinos de latão podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais, e o pó fosfórico, já livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Dia da Limpeza tem mobilização neste sábado na orla de Olinda

Uma grande programação foi pensada em Olinda para o Dia da Limpeza, neste sábado,15 de setembro; e Dia da Limpeza da Praia, na próxima quinta-feira, 20. O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano da cidade é, sobretudo, de conscientizar. Cuidar da natureza é preservar as nossas belezas, nossa qualidade de vida, para o hoje e também garantir o futuro dos olindenses.

Neste sábado, das 8 às 12h, na Praia do Quartel, em Bairro Novo, haverá um mutirão de limpeza com alunos e professores da Uninassau Olinda e a participação da Associação de Recicladores de Olinda (ARO). Na ocasião serão instalados cinco ecobags para recolhimento de materiais coletados pelos alunos da instituição de ensinou, que posteriormente serão revertidos em renda para famílias em situação de vulnerabilidade.

A ideia é desenvolver a responsabilidade social e conscientização ambiental voltada para a necessidade de preservação das praias. Com apoio de estudantes e professores da Uninassau serão distribuídas sacolas oxibiodegradáveis, orientação para população e coleta de resíduos nas areias das praias. Esta ação se formou a partir do #WorldCleanupDay, que é uma ação mundial de conscientização ambiental.

Na quinta-feira (20.09), no Dia da Limpeza da Praia, a partir das 8h30, na Praia do Quartel, será realizada uma caminhada ecológica para recolhimento de resíduos sólidos. Com a participação da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco, alunos da rede privada, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOCENCIPE), Associação de Recicladores de Olinda (ARO), Compesa, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ainda serão realizadas palestras educativas sobre resíduos sólidos com a equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PE), da CPRH e Compesa.

No mesmo dia haverá o encerramento do Dia da Limpeza da Praia, às 15h30, com a presença do Capitão de Fragata Omar Salles Almeida (Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco), alunos e convidados no Auditório da Escola de Aprendizes Marinheiros. Será realizada uma Roda de Diálogo sobre Lixo Marinho e exibição de vídeo educativo sobre o Peixe Boi produzido pela equipe de educação ambiental de Olinda com apoio do ICMBio. 

Imprensa Olinda
Fotos Diego Cabral


FPS prorroga prazo de inscrições de startups

O FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação, novo projeto da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e IMIP, convoca candidatos para apresentarem seus projetos de empreendimento para o processo seletivo do Programa de Incubação 2018. O Programa é voltado para empreendedores que precisam de suporte e orientação para transformar suas ideias em negócios. As inscrições foram prorrogadas e seguem até às 17h do dia 03 de outubro.

O objeto da chamada é a seleção de projetos inovadores, aptos a ingressarem no programa mantido pelo FOZ e cujos produtos, processos ou serviços propostos sejam ligados às áreas de saúde e/ou educação.

Estão sendo oferecidas três vagas, na modalidade empresa residente, ou seja, todas as candidatas terão que manter-se na cidade do Recife, em Pernambuco, durante todo o período de incubação, executando suas atividades nas instalações da FPS e posteriormente no Centro de Inovação. O período inicial é de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Serão selecionados projetos de incubação para modelagem do negócio, aperfeiçoamento e validação do MVP - Mínimo Produto Viável e do plano de negócios, além de capacitação dos candidatos para gestão e desenvolvimento econômico e financeiro do seu negócio.

Conceitos - Os conceitos que serão levados em conta para a seleção serão inovação – projetos com características novas e diferentes do padrão em vigor, que sejam inovadores e inéditos; saúde – projetos que contemplem funcionamento do corpo humano, boa disposição do corpo e da mente e o bem estar social entre os indivíduos; educação – projetos que contemplem processo contínuo de formação e ensino aprendizagem dentro do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino e também os que contemplem processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo; e pesquisa científica – projetos que contemplem pesquisa enquanto conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. 

Por ser a base inicial, é necessário um processo metódico de investigação, recorrendo a procedimentos científicos para encontrar respostas para um problema. É obrigatório avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social.

A inscrição online está disponível por meio de formulário eletrônico no endereço www.fozinovacao.com.br. O candidato deve clicar em “submeter proposta” e conferir se recebeu na mesma página a confirmação de inscrição. O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 17 de outubro.

Sobre o Centro de Inovação

Juntos, a FPS e o IMIP, um dos maiores complexos hospitalares do Norte-Nordeste, lançaram um Centro de Inovação dedicado ao incentivo do empreendedorismo voltado para transformar a saúde e educação. O Centro tem o objetivo de conectar, formar e inspirar startups, pesquisadores, profissionais de saúde e de educação, estudantes, empreendedores e inventores a desenvolverem novos produtos, tecnologias, soluções e serviços que possam trazer impactos no desenvolvimento educacional e nos tratamentos de saúde. Como resultado, a melhoria da qualidade de vida do ser humano e a evolução contínua da prestação de serviços da FPS e do IMIP para a sociedade.

Vivência de Cultura Afro em Olinda