sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Supermercados Extra instalam coletores de lâmpadas descartadas

A maioria das lâmpadas convencionais conta com substâncias como mercúrio e, se não descartadas corretamente, podem causar danos ao meio ambiente, como contaminação de solo e água. Com o objetivo de colaborar para o descarte sustentável e responsável deste tipo de resíduo, o Extra está instalando coletores de lâmpadas em suas unidades dos bairros Benfica e Boa Viagem, para que os clientes possam descartar as que não serão mais utilizadas. Entre as lâmpadas permitidas para descarte estão as tubulares e as lâmpadas bulbos (compactas).

Os coletores são instalados pela empresa Reciclus, operadora logística, que as envia para a unidade de tratamento. Neste local é realizada uma triagem para separar os diferentes tipos de lâmpadas e materiais. Os vidros são quebrados e os materiais que compõe as lâmpadas – vidro, mercúrio, pó fosfórico e pinos de latão – são separados. Os resíduos passam por um processo de descontaminação, para que possam ser enviados para a reciclagem.

O processo de descontaminação de lâmpadas consiste em um moderno sistema de reciclagem que trabalha em ambiente fechado, evitando que haja vazamento de mercúrio para o lado externo do container onde estão os equipamentos. As lâmpadas chegam à empresa através de caminhões baú que são descarregados dentro do galpão de produção. São caracterizadas por tipo e acondicionadas e estocadas em containers específicos e encaminhadas para destruição imediata.

Cerca de 95% do material coletado é vidro que, após reciclado, pode ser transformado em novos vidros para uso não alimentar. Os pinos de latão podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais, e o pó fosfórico, já livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário