sábado, 19 de outubro de 2024

Outubro Rosa: Centro Universitário promove campanha de saúde bucal


A campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção para combater o câncer de mama. Devido à quimioterapia e às medicações utilizadas no tratamento, os pacientes oncológicos podem ter a saúde bucal comprometida e a gengiva e os dentes ficam mais sensíveis. 

Pensando nisso, o UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, por meio da Clínica-Escola de Odontologia, oferta tratamentos odontológicos a baixo custo para quem tiver interesse. O cirurgião-dentista Rodrigo Feliciano, responsável técnico pela Clínica-Escola, pontua que o serviço está focado em oferecer o melhor a seus pacientes.

“Visamos o respeito, o compromisso e a lealdade com o que oferecemos para nosso público. Sempre desejando crescer, buscamos o melhor avanço educacional para que possamos agregá-lo na aprendizagem dos alunos da UNINASSAU Campina Grande”, acrescenta. 

São ofertados os seguintes serviços: limpezas, raspagem, extrações, implantes, endodontia, aumento de coroa clínica, gengivoplastia/gengivectomia, restaurações, frenectomia, clareamento dental, pino, prótese, facetas de resina e aparelho ortodôntico. A Clínica-Escola de Odontologia funciona das 8h às 22h, de segunda à sexta. O Centro Universitário fica na Rua Antônio Carvalho de Souza, 295, bairro Estação Velha - por trás do Fórum Afonso Campos. Os interessados podem agendar pelo telefone (83) 2101-8930 ou pelo WhatsApp (83) 99906-0024.

Turismo de Pernambuco instala placas para rota turística que lembra legado de Dom Helder Câmara


A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) - em parceria com a Empetur e o Instituto Dom Hélder Câmara - está instalando placas de sinalização que compõem o projeto Caminhos do Dom, um roteiro turístico que conduz os visitantes pelos principais locais onde Dom Hélder viveu e atuou. O lançamento do projeto ocorreu na celebração realizada nesta terça-feira (8), na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista.

A missa, conduzida pelo Padre Fábio Potiguar, celebrou o início da construção do prédio que abrigará o acervo de Dom Helder Câmara, um dos maiores líderes religiosos do Brasil. A obra está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2025, marcando um novo capítulo na preservação da história e do legado do arcebispo, e fortalecerá o turismo religioso em Pernambuco.

"O Caminhos do Dom é um importante projeto turístico que homenageia um homem que dedicou sua vida a servir aos mais necessitados e a promover a justiça social", afirmou o secretário Paulo Nery. "E a gente fica muito feliz de estar participando desse projeto, junto com o governo de Raquel Lyra, onde as pessoas terão a oportunidade de estar em contato com as obras desse grande líder religioso que foi Dom Hélder Câmara", completou.

*Caminhos do Dom*

O projeto Caminhos do Dom é uma iniciativa da Câmara Temática Especial de Turismo Religioso, vinculada ao Conselho de Turismo de Pernambuco, que busca fortalecer o turismo cultural e religioso no Estado. Ao todo, 10 placas serão instaladas até o final de 2024, sinalizando locais como o Instituto Dom Hélder Câmara, a Casa de Frei Francisco e a Praça Padre Henrique (Monumento Tortura Nunca Mais), locais percorridos por Dom Helder Câmara. Através de QR codes instalados nesses paineis, os visitantes terão acesso a informações sobre Dom Hélder e a Rota da Fé em Pernambuco.

I.A. impulsiona faturamento das empresas de segurança eletrônica


A área de segurança sempre teve na tecnologia uma forte aliada desde o advento do monitoramento por meio de câmeras algumas décadas atrás. De lá para cá, muita coisa mudou. O uso de inteligência artificial (I.A.) é um bom exemplo. Está presente nas próprias câmeras, controle de acesso e até em sistemas de monitoramento complexos. E foi para apresentar alguns desses casos que a Avantia, empresa do Porto Digital e que atua em todo o Brasil, reuniu, nesta quarta-feira (09), no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, área central da cidade, centenas de técnicos do setor, tanto da área pública quanto da iniciativa privada.

O segmento vive um momento de grande otimismo. No ano passado, faturou mais de R$ 12 bilhões, crescendo 13,75% em relação a 2022. Os números são do Panorama do Setor de Segurança Eletrônica, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Para 2025, a expectativa é que os resultados se mantenham. 

No evento, batizado de Security Talks, o destaque ficou por conta de um painel apresentado por executivos da empresa de aviação Azul, que elencaram os desafios de mitigar riscos numa operação que conta com mais de 15 mil colaboradores, na qual praticamente um terço deles trabalha remotamente. “A Avantia atuou nesse projeto que envolveu desde sistemas básicos de informação, passando por modelagem de dados e obviamente inteligência artificial”, explica Eduardo Ferreira Lima, diretor comercial da empresa. 

A solução incluiu a análise de mais de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural, que utiliza I.A. para identificar tempos e movimentos reais através de visão computacional. O objetivo foi reduzir ao máximo atrasos em solo, um dos grandes gargalos do setor de aviação. Os resultados foram significativos e o sistema está rodando desde setembro de 2022.

O executivo reforçou que projetos envolvendo I.A. serão cada vez mais frequentes no setor de segurança. “E são soluções que não recaem apenas na questão patrimonial, mas em pontos muito mais complexos, como seu uso numa empresa de aviação”, exemplificou.

Com mais de 25 anos no mercado, a Avantia tem uma carteira de clientes que atende a nomes como Heineken, Gerdau, Azul Linhas Aéreas, White Martins, Banco do Nordeste, Rede Banco 24 Horas, Oi Soluções, Baterias Moura, Hapvida, Ambev, Sul América. Porto de Suape, Chesf e McDonald's, entre outros.

No meio do caminho, tinha um professor: quando a relação aluno e mestre faz a diferença


A antiga prática de um professor escrevendo no quadro negro e obrigando os alunos a se esforçarem para tirar boas notas é coisa do passado. Esse modelo muitas vezes criava um muro entre alunos, mesmo os mais dedicados, e o verdadeiro aprendizado. Um bom professor percebe os limites e talentos de cada aluno. Um ótimo professor, no entanto, vai além: pega na mão e guia. Foi exatamente isso que aconteceu com João Pedro Peixoto de Araújo, de 14 anos, aluno do Colégio GGE em Boa Viagem.

João sempre foi um bom aluno, mas, em meio a cálculos e objetos geométricos do sétimo ano, enfrentou dificuldades. Com uma nota cinco, ele acabou ficando em recuperação no meio do ano, o que afetou sua autoestima, já comprometida por sua timidez. No entanto, no caminho, havia uma mãe incansável e um mestre de verdade que o ajudaram a superar esses desafios.

Hugo Rioli, professor de Matemática do Colégio GGE Boa Viagem, acredita que todos podem aprender sua matéria. Para ele, a Matemática é prática e é a base de todas as outras ciências, como ele mesmo ressalta: “É a base da filosofia, lá na Grécia antiga”. Ele se recorda de quando João, um aluno reservado, começou a trazer suas resoluções de problemas para que o professor as revisasse. Embora estivessem erradas, Hugo decidiu resolver as questões na frente de João Pedro e perguntou: “Conseguiu entender? Faça esses outros.” O adolescente fez vários exercícios; alguns ainda estavam errados, mas aos poucos ele foi melhorando, até se tornar um dos melhores da classe. O estudante, que antes se escondia, agora resolvia equações na lousa diante de todos, sem cometer erros.

“Desde o primeiro exercício errado que ele me trouxe, expliquei que isso não importava. Ele passou a trazer cada vez mais exercícios e melhorou. A primeira coisa para superar qualquer matéria é saber que errar é parte do processo. Se o professor passar essa visão ao aluno, sua atitude muda, e ele se esforça mais. É uma questão de técnica de comunicação entre os dois”, afirmou Rioli. “Não podemos deixar que o erro nos paralise.”

O professor então passou a acompanhar menos João Pedro, que começou a voar com suas próprias forças. A recuperação ficou no passado, e na prova seguinte ele tirou quase dez. Contudo, Hugo nunca imaginou que a ajuda que deu a João Pedro o levaria tão longe. O aluno se inscreveu nas Olimpíadas de Matemática, que antes era seu “bicho-papão”. O resultado: este ano, conquistou medalha de ouro tanto na Etapa Regional quanto na Nacional.

João Pedro revelou que o incentivo do professor foi fundamental. “Tive algumas dificuldades na matéria e fiquei inseguro. Ele me mostrou que eu podia errar. Então, comecei a fazer diversos exercícios, até de vestibulares. Mesmo errando, eu entendia as resoluções e não errava mais”, afirmou ele, que pediu para colocar uma lousa em seu quarto para transformar a Matemática em seu hobby principal.

A mãe, Adriana Karla Peixoto de Araújo, orgulhosa, disse que o filho virou um “cientista”. “Ele passa o dia todo fazendo contas. Sempre o ajudei a estudar, mas é muito bom quando esse apoio vem do Colégio também”, comentou. Segundo ela, João Pedro sempre foi “muito inteligente”, mas acredita que a miopia começou a prejudicá-lo. “Ele sentava no fundo da sala. Pedi à coordenação para colocá-lo na frente, próximo aos professores. Isso certamente ajudou”, afirmou ela, que, além de mãe e parceira de estudos do filho, também é sua dupla em disputas de beach tennis.

Para quem teve dificuldades e quer superá-las, João Pedro deu a dica: “A vida é como uma escada. Tem que subir degrau por degrau. E não desistir.” O jovem ainda tem interesse por astronomia e participa de olimpíadas de conhecimento na área.


Sobre o GGE

O GGE possui três unidades no Recife, uma em Aldeia, uma em Caruaru, a nova em Petrolina e uma em João Pessoa, na Paraíba. Com 28 anos de história e mais de seis mil alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o Colégio GGE conta com uma metodologia inovadora, incluindo o exclusivo Sistema de Gestão Pedagógica V4, desenvolvido por uma equipe de professores altamente capacitados, que cria projetos e ações específicas para o aprendizado e os valores dos alunos, em parceria com suas famílias.

Obesidade em foco: a urgência da prevenção para um futuro saudável


Na luta contra à obesidade, a conscientização e a prevenção são fundamentais para conter o crescimento da doença no Brasil e no mundo. De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, até 2025, 2,3 bilhões de adultos no mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade. A obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortalidade. A prevenção começa com a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. 

Entre as principais ações preventivas estão a alimentação balanceada, a prática regular de atividades físicas e a educação nutricional. A nutricionista credenciada ao Cartão São Gabriel, Lígia Lima, explica os fatores que estão contribuindo para o aumento da obesidade na população atualmente, além dos exames e avaliações que ajudam a identificar precocemente o risco de obesidade. “O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo são os principais vilões. Desde a gestação, é essencial avaliar o perfil nutricional dos pais e monitorar o ganho de peso da gestante”, explica a especialista. 

Lígia Lima ainda reforça que, após o nascimento, a amamentação é um fator protetor. “É igualmente importante acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, especialmente o ganho de peso nos primeiros anos de vida, pois isso pode modificar precocemente o risco de obesidade na vida adulta”, destaca. A prevenção da obesidade também envolve conscientizar a população sobre a importância de manter uma alimentação adequada e um estilo de vida ativo. 

O sedentarismo, a baixa ingestão de frutas e vegetais e o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares estão diretamente ligados ao aumento dos índices de obesidade, que afetam todas as faixas etárias. O Índice de Massa Corporal (IMC) é o parâmetro mais utilizado para diagnosticar a obesidade em adultos, sendo consideradas obesas as pessoas com IMC superior a 30, e com sobrepeso aquelas com IMC entre 25 e 29,9.

Além disso, a nutricionista Lígia também reforça a importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção da obesidade, destacando quais alimentos devem ser priorizados. “Uma alimentação balanceada fornece os nutrientes necessários sem excesso, o que evita o acúmulo de gordura no corpo. Devemos priorizar os alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, vegetais, ovos, carnes magras, grãos, feijões e cereais integrais”, finaliza.

Mostra Caixola de Cinema Infantil


A Mostra irá itinerar pela cidade de Arcoverde (PE), começando com o bairro Maria de Fátima, que na abertura oficial da Caixola receberá, além da sessão, o espetáculo Luanda Ruanda, do Coletivo Tear (Garanhuns – PE). A Mostra chegará ainda a serviços de abrigamento de idosos e três comunidades rurais do município: Caraíbas, Serra das Varas e Ipojuca. Haverá também uma sessão pré-mostra, na cidade de Poção, no Agreste, uma extensão da Mostra Caixola em intercâmbio com o Cineclube Capibaribe.

A Mostra lança um olhar sobre as infâncias e as múltiplas formas de ver e pensar o mundo a partir do Cinema. Na programação, filmes feitos para crianças, mas também produções de classificação livre que dialogam com o universo infantil e o conceito de infância plural.

A curadoria, realizada pela equipe formada por Bruna Tavares, Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino, prioriza produções nacionais independentes, através das quais o público possa reconhecer suas infâncias, seus modos de falar, de brincar, de aprender, acessando outras perspectivas fora do circuito comercial.

Nos quatro programas da Mostra, filmes vindos de 10 estados brasileiros, das cinco regiões do país, trazem um panorama diverso do que é ser criança no Brasil. 

A mostra começa com Brincadeiras Animadas, oficina de Stop Motion para crianças da comunidade Vila São Francisco, ministrada pelo Artista plástico e realizador independente Paulo Leonardo (Camaragibe – PE), de 16 a 18 de outubro. No dia 24, Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino realizam o workshop Da Biblioteca ao Cinema, direcionado a professoras e professores da rede pública, em parceria com a GRE Sertão do Moxotó.

A 2ª Mostra Caixola de Cinema Para as Infâncias é uma realização do Teatro de Retalhos, em parceria com a Pajeú Filmes e produção da Toró de Ideias. Tem o apoio da Estação da Cultura e da AVG Entretenimento e é possível graças ao incentivo do Edital de Ações Criativas do Audiovisual da LPG/PE 2023, da Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura, Governo Federal).



*PROGRAMAÇÃO*

Ações formativas

24/10 – Workshop Da Biblioteca ao Cinema – Caroline Arcoverde e Djaelton Quirino (Para professoras e professoras da rede pública, 10h, Estação da Cultura)


Exibições

DIA 15/10 - Pré-mostra – extensão da Mostra Caixola em intercâmbio com o Cineclube Capibaribe

19h - Praça Monsenhor Estanislau

Programa 01 – Imagem em ação – 49’39”

Contos mirabolantes- O Olho do Mapinguari - PA - 9’18”

Só rezando... – RN - 14’30

Luzia e a sombra – PE - 9’00”

Super-Heróis- DF - 12’29” 

Coaxo – RS - 4’ 22”


17 a 20 de outubro 


DIA 17/10 – Quinta-feira 

Abertura da Mostra – Pátio de Eventos do Maria de Fátima

19h – Espetáculo Luanda Ruanda 

19h45 – Sessão

Programa 04 – Viagens no meu lugar - 52’44” 

Minha Cidade Ideal – ES - 7’21”

Os Guerreiros da Rua 2 - A Missão – PE - 15’27”

O Gato da Minha Irmã – ES - 8’37”

Quem Canta um Ponto Inventa um Conto – DF - 15”30’

A Concha me Contou – ES - 6’29”



DIA 18/10 – Sexta-feira

10h30 – Abrigo São Vicente de Paulo 

Programa 02 – A Gente Muda, o Mundo Muda – 49’21”

O Gato da Minha Irmã – ES - 8’37”

Vovô Joel –RJ - 19’46

Sunny Side – SP - 05’22”

Coelhitos e Gambazitas - SP - 10’ 26”

Felícia e os Super-resíduos do Bem – MG/SP/RJ/GO/PA - 12’01”

Foco – SP - 02'26"


14h30 – Sessão Estação da Cultura 

Programa 02 – A Gente Muda, o Mundo Muda – 49’21”

O Gato da Minha Irmã – ES - 8’37”

Vovô Joel –RJ - 19’46

Sunny Side – SP - 05’22”

Coelhitos e Gambazitas - SP - 10’ 26”

Felícia e os Super-resíduos do Bem – MG/SP/RJ/GO/PA - 12’01”

Foco – SP - 02'26"


19h30 – Serra das Varas 

Programa 03 – O Brinquedo e a Memória – 50’29”


DIA 19/10 – Sábado 

10h30 – Abrigo Domus Christi 

Programa 03 – O Brinquedo e a Memória – 50’29”

Memórias da Infância – MG - 3’56

Receita de Vó – PR - 3’10”

O Chapéu do Zezéu – RN - 5’09”

Só é feliz quem se arrisca – SP - 13’54”

Estação Armênia – SP - 02’00’’

Flores da Macambira – RN - 9’02”

Lagrimar – RN - 13’58”


16h – Estação da Cultura 

Programa 01 – Imagem em ação – 49’39”

Contos mirabolantes- O Olho do Mapinguari - PA - 9’18”

Só rezando... – RN - 14’30

Luzia e a sombra – PE - 9’00”

Super-Heróis- DF - 12’29” 

Coaxo – RS - 4’ 22”


19h30 – Caraíbas 

Programa 04 – Viagens no meu lugar - 52’44” 

Minha Cidade Ideal – ES - 7’21”

Os Guerreiros da Rua 2 - A Missão – PE - 15’27”

O Gato da Minha Irmã – ES - 8’37”

Quem Canta um Ponto Inventa um Conto – DF - 15”30’

A Concha me Contou – ES - 6’29”


DIA 20/10 – Domingo

16h – Estação da Cultura

Programa 04 – Viagens no meu lugar - 52’44” 

Minha Cidade Ideal – ES - 7’21”

Os Guerreiros da Rua 2 - A Missão – PE - 15’27”

O Gato da Minha Irmã – ES - 8’37”

Quem Canta um Ponto Inventa um Conto – DF - 15”30’

A Concha me Contou – ES - 6’29”


19h30 – Ipojuca 

Programa 01 – Imagem em ação – 49’39”

Contos mirabolantes- O Olho do Mapinguari - PA - 9’18”

Só rezando... – RN - 14’30

Luzia e a sombra – PE - 9’00”

Super-Heróis- DF - 12’29” 

Coaxo – RS - 4’ 22”

Seminário homenageia Abelardo da Hora no Museu do Estado


Escultor, ceramista, desenhista, gravador, poeta, professor e militante político. São tantos “Abelardos” da Hora em um único artista, que defini-lo é quase limitar seu potencial. O Seminário Corpos e Pedras: Artes, Política e Cidades, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no Museu do Estado de Pernambuco, revisita a vida, obra e legado do pernambucano considerado um dos mais importantes artistas plásticos modernos do País.
        
 O evento promove análises críticas das obras, do engajamento político do artista e da sensibilidade de Abelardo ao capturar as cenas da vida cotidiana. Voltado para professores, estudantes, pesquisadores e amantes das artes de um modo geral, o seminário, que é gratuito, terá também intérprete de libras e vai contar com a participação dos representantes da família Clara da Hora, Lenora da Hora e Daniel da Hora. “Participarmos do evento como debatedores é, para mim e minha irmã, motivo de extrema alegria, pois poderemos compartilhar, com o público e com os colegas convidados, experiências e informações a partir de uma visão pessoal e diretamente ligada ao Abelardo da Hora. Estamos honrados com a iniciativa e com o evento”, revelou o neto do artista.
       
A programação começa dia 5 de novembro, às 13h30, com a solenidade de abertura e homenagem. Em seguida, às 14h, a mesa Corpos e pedras: o imaginário social nas obras de Abelardo da Hora traz uma reflexão sobre a força política e estética contida nos trabalhos do artista e a sua importância na construção pensamento social pernambucano, nordestino e brasileiro. No dia 6, às 9h, o tema da mesa Abelardo da Hora, a paisagem urbana e o contemporâneo nas artes: entre o sensível e o político debate a importância de Abelardo no engajamento de artistas pernambucanos e a sua influência no desenvolvimento da vida artística e política da cidade, avaliando seus desdobramentos nos dias atuais. Por fim, às 14h, acontece a mesa Abelardo e seu legado: os desafios na gestão de patrimônios e acervos artísticos vai discutir como artistas, gestores e herdeiros podem pensar nos acervos com propósitos culturais e refletir sobre outras possibilidades, seja no âmbito educativo, expositivo ou comercial. 

 Para o colecionador e diretor do REC Cultural, Diogo Cantarelli, correalizador do evento, trazer esse diálogo no ano em que o artista faria 100 anos é uma forma de celebrá-lo e revisita-lo. “Abelardo foi um multiartista, mas, para além de tudo o que ele representa no universo das artes, ele também foi professor e formador de importantes nomes do cenário cultural e artístico da cidade. Seu trabalho transformou a paisagem urbana do Recife, e, de certa forma, democratizou o acesso de sua arte disponibilizando-as nos espaços públicos”, enfatizou.  

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Centro de Integração Social e Cultural José Cantarelli e do REC Cultural, em parceria com a família de Abelardo da Hora, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário: https://encurtador.com.br/US9Yq.

ABELARDO DA HORA - O artista nasceu no dia 31 de julho de 1924, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Inicialmente, seu desejo era ser mecânico, para depois cursar engenharia mecânica. Porém, no dia da inscrição, não havia vagas no curso desejado. Então, por obras do destino, Abelardo se inscreveu no curso de artes decorativas com seu irmão. Foi onde o talento dele foi descoberto. Criador de mais de 300 obras, Abelardo Germano da Hora é considerado uma das figuras mais importantes das artes plásticas do país. Suas esculturas, desenhos e gravuras dialogam com a cultura popular e têm um forte viés político. As mulheres também tiveram grande influência em suas obras, com a retratação das curvas de corpos femininos. 

Abelardo foi um dos criadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife, do Atelier Coletivo e do Movimento de Cultura Popular (MCP), além de influenciar e formar uma geração de artistas pernambucanos. Por causa de seu engajamento político, o escultor foi perseguido durante a ditadura militar, sendo preso algumas vezes.

No Recife, é possível ver obras de Abelardo em diversos lugares. Ele promoveu uma verdadeira transformação nos espaços públicos, incorporando suas artes nas paisagens culturais, como é o caso do Monumento aos Retirantes, localizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem e o Monumento ao Maracatu, nas proximidades do Forte das Cinco Pontas. Um acervo com 179 obras de Abelardo foi doado para o estado da Paraíba. O artista morreu no dia 23 de setembro de 2014, aos 90 anos. 

SERVIÇO: Seminário Centenário de Abelardo da Hora | Corpos e Pedras: artes, políticas e cidades.
DATAS: 05 de novembro e 06 de novembro
LOCAL: Museu do Estado de Pernambuco
Evento gratuito mediante inscrição. 

PROGRAMAÇÃO 

DIA - 05/11

Abertura - 13h30 às 14h

Mesa 1- Corpos e pedras: O imaginário social nas obras de Abelardo da Hora 
Horário: Das 14h às 17h
Convidados: Moacir dos Anjos, Walter Arcela e José Brito

DIA - 06/11

Mesa 2: Abelardo da Hora, a paisagem urbana e o contemporâneo nas artes: entre o sensível e o político
Horário: Das 9h às 12h
Convidados: Daniel da Hora, Carlos Melo, Gleyce Heitor Kelly

Mesa 3: Abelardo e seu legado: O desafio da gestão de patrimônios e acervos artísticos
Convidados: Clara da Hora, José Patrício, Bruno Fernandes.
Horário: Das 14h às 17h

Atendimento de excelência é tema de workshop promovido pela Unimed Vale do São Francisco


O já tradicional Workshop de atendimento, realizado pela Unimed Vale do São Francisco, em homenagem ao Dia da Secretária (30 de setembro), aconteceu esse ano, excepcionalmente, na noite da última segunda-feira (14), no auditório da sede.

Para o evento, que reuniu secretárias, agentes de atendimento das rede própria e credenciada e secretárias dos médicos cooperados, a cooperativa médica trouxe o gerente de Marketing e Treinamento do Grupo Dina Simão (O Boticário), Pablo Gaspar. 

Durante mais de uma hora, o especialista em comunicação corporativa, falou sobre ‘Atendimento de Excelência’, a partir de uma vasta experiência com treinamentos, PNL, gestão de canais de vendas, além da análise de indicadores de performance e liderança de equipes em ambientes desafiadores e dinâmicos. Pablo também trocou ideias e tirou dúvidas em um bate-papo descontraído. O momento foi ainda mais animado com brindes e dinâmicas que envolveram a plateia.

De acordo com o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, o Workshop foi extremamente positivo. “O foco no cliente passa necessariamente pela capacitação e preparo dos profissionais que fazem o atendimento. Aqui na Unimed, nosso cliente, o beneficiário, tem o atendimento diferenciado pela excelência no cuidado e no acolhimento”, ressaltou o presidente, agradecendo também e parabenizando a equipe de organização do evento.

Renovação Carismática Católica promete reunir, neste domingo, milhares de pessoas em grande encontro


No próximo dia 20 de outubro, Olinda será palco de um grande encontro de fé e espiritualidade. A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Olinda e Recife realiza o “Enchei-vos do Espírito de Deus”, com o tema inspirador: “Soprou sobre eles dizendo: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22), prometendo reunir milhares de fiéis num dia de oração, palestras e shows católicos, terminando com missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. 

O encontro será no Classic Hall, a partir das 9h, e contará com presenças de nomes importantes da igreja católica como Daniel Torres, representante da RCC do estado do Espírito Santo e Salete Ferreira, membro consagrada da Comunidade Canção Nova. 

Os ingressos variam de R$ 20 a R$ 50 de acordo com a área desejada e as camisas oficiais do evento custam R$ 30, à venda nas livrarias Paulus e em qualquer grupo de oração da RCC da Arquidiocese de Olinda e Recife. A Rádio Olinda FM, emissora oficial da arquidiocese, é a rádio oficial do evento. Para mais informações é possível entrar em contato pelo WhatsApp (81) 99241-1868.  

Serviço: Evento 'Enchei-vos do Espírito Santo de Deus'
Data e Hora: Domingo, 20 de outubro, a partir das 9h.
Local: Classic Hall (Av. Agamenon Magalhães, s/n – Salgadinho, Olinda)

Créditos da foto: RCC-AOR

Festival de Circo Preto do Recife abre inscrições para espetáculos e números circenses


O evento, que não possui caráter competitivo, dispõe de vagas para trupes, coletivos e artistas individuais. Para participar é preciso ler o regulamento e preencher o formulário virtual. Quem for selecionado, vai receber cachê que variam R$ 450,00 R$2.250,00

O Festival de Circo Preto do Recife – Negritude no Centro do Picadeiro, que conta com sua primeira edição, está com inscrições abertas para grupos e artistas individuais interessados em participar da programação, que ocorrerá entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro, na capital pernambucana. O festival, que se soma às comemorações do Dia Consciência Negra, ocupará diversos espaços públicos, como escolas e praças, oferecendo ao público mostras gratuitas que exaltam a representatividade negra no universo circense. Inscrições no www.instagram.com/festivalcircopreto.

Estão sendo oferecidas 08 vagas para espetáculos e 07 exclusivas para números circenses, sendo aceitas inscrições de trupes, coletivos e artistas individuais. Podem se inscrever tanto Pessoas Físicas quanto Jurídicas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI). Para participar, os interessados devem preencher um formulário online e submeter, até sexta-feira, dia 18 de outubro, a proposta contendo ficha de inscrição, autodeclaração étnico-racial, fotografias em alta resolução, link de filmagem da apresentação completa, ficha técnica, currículo e cópia de documentos pessoais.

Os espetáculos selecionados terão duração entre 40 e 60 minutos, enquanto os números circenses deverão ter de 10 a 15 minutos de duração. Para trupes e coletivos, é exigido que, no mínimo, 50% a 80% do elenco seja composto por pessoas negras, de acordo com a quantidade de membros no grupo. Os artistas e grupos aprovados receberão uma ajuda de custo, no valor de R$450,00 para números e R$2.250,00 para espetáculos.

Os espetáculos selecionados serão divulgados no dia 28 de outubro de 2024, por meio da página oficial do festival, no Instagram, @CircoPreto. Lá, os participantes receberão previamente informações sobre os locais de apresentação e a estrutura disponível para as exibições.
“O evento, que não possui caráter competitivo, busca fortalecer a presença de artistas negros no picadeiro. Queremos ampliar o diálogo sobre a criação de políticas culturais mais inclusivas” destacou o produtor do festival, Flávio Santana.

O Festival de Circo Preto do Recife - Negritude no Centro do Picadeiro é realizada com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife, por meio dos recursos do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC).

Serviço:
O quê: Festival de Circo Preto do Recife abre inscrições para espetáculos e números circenses
Quando: 16 de novembro a 1º de dezembro
Inscrições: até esta sexta-feira, dia 18 de outubro, via formulário virtual
Mais informações:www.instagram.com/festivalcircopreto


Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Clube das Pás celebra Aniversário das Orquestras neste sábado (19)


O Clube das Pás abre a casa para celebrar o aniversário da sua tradicional Orquestra que completa seus 45 anos de fundação. Na ocasião, a Orquestra Super Oara, que também comemora idade nova, chega aos seus 66 anos de muita reverência com show no Clube mais festivo da Zona Norte do Recife. O evento acontece neste sábado (19), a partir das 20h.

O ingresso pode ser adquirido na bilheteria do clube e custa R$ 30,00 (Meia para todos). O Clube das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3223-2390.


*Sobre a Orquestra das Pás*

A Tradicional Orquestra das Pás, foi fundada em 1979 após uma contratação de 8 pessoas para animar uma festa no clube, mas que na época não tinha essa função. Com o passar do tempo, a Orquestra das Pás foi crescendo e ganhando fãs a cada noite de baile em que tocava.

As canções repletas de nostalgias, fazem parte do seu repertório, músicas antigas com uma pitada de músicas atuais, como: Piseiro, xote, brega recifense, boleros, cumbias, salsas e as músicas românticas.

Além disso, muitos músicos passaram pela tradicional Orquestra, entre o mais lembrados da época era o Edgar, Nitinha, Tim maia (cover), Tijolinho (maestro e músico), Caboclinho, entre outras vozes.

Atualmente, a Orquestra das Pás tem 15 integrantes entre músicos e cantores que levam alegria todos os finais de semana para os seus sócios, diretores e beneméritos.


*Sobre a Orquestra Super OARA*

A Orquestra Super OARA, fundada no ano de 1958 pelo maestro Egerton Verçosa Amaral, popularmente conhecido como "Beto da OARA". Este grande músico e maestro nasceu na cidade pajeuzeira de Carnaíba-PE, considerada a "terra de músicos". Beto ainda jovem veio morar em Arcoverde na década dos anos cinquenta, onde fixou residência e fundou a OARA (Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos).

Durante seus sessenta e três anos de existência, a Super OARA percorreu e percorre o Brasil inteiro e outros países se apresentando nos bailes de aniversários, formaturas, casamentos, festa de padroeiro e congressos, com uma qualidade incontestável diante de um público cada vez mais exigente nas suas exibições. A Super OARA, pode ser considerada rainha das orquestras brasileiras, devido ao sucesso alcançado ao longo do tempo. Ela é a orquestra de baile mais antiga do Brasil em atividade sem interrupção.

A OARA é hoje reconhecida mundialmente e um patrimônio da nossa cultura. Hoje é dirigida pelo músico e cantor Elaque Amaral, filho do maestro Beto. Continua se apresentando com a mesma qualidade e compromisso de geração em geração. Sempre se atualizando com equipamentos de som e iluminação dando continuidade a tradição cultural e fazendo grandes apresentações nos palcos do Brasil.

Week Noivas leva 60 expositores para casarão centenário restaurado no coração do Recife Antigo


Dados recentes da Associação Brasileira de Eventos apontam que o setor tem estimativa de movimentação de R$ 28,2 milhões até o final de 2024. Quando se fala especificamente em casamento, a mesma pesquisa afirma que são esperadas cerca de 470 mil celebrações matrimoniais ao longo do ano. Para agradar e oferecer serviços cada vez mais inovadores, as feiras continuam diversificando seus produtos e sendo uma opção para os casais que buscam melhores condições de fechar negócio e realizar o sonho da festa de casamento. Além disso, o público terá a comodidade de encontrar tudo o que precisa em um só local, facilitando o planejamento. A Week Noivas está na primeira edição e será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento vai acontecer em um casarão centenário, no coração do Recife Antigo, na Casa Baldoria, próxima à Igreja Madre de Deus. A recém-inaugurada casa de festas faz parte de um dos projetos estruturadores que têm o objetivo de revitalizar e reocupar o Bairro do Recife.

“Nós, que atuamos no ramo de festas de casamento, percebemos que a demanda vem aumentando consistentemente. Vimos também que o público está buscando fazer festas mais intimistas, porém está mais exigente com produtos e serviços mais personalizados e empresas que possam transformar uma ideia em realidade”, explica Filipe Freire, organizador da Week Noivas. Ele acrescenta que na feira será possível fechar uma festa intimista completa, para 80 convidados, a partir de R$ 17 mil reais.  

Do clássico ao moderno  

Durante três dias, a 1ª Week Noivas trará 60 expositores com tendências e serviços diversos e alguns inovadores em cerimônias de casamento. Para os casais que não abrem mão do clássico e são apaixonados por décadas passadas, a AeM Locação vai levar para a feira carros antigos dos anos 20 e 50, nos modelos Ford Phaenton 29 e Chevrolet Bel Air 54. Aqueles que buscam referências de elegância e sofisticação, na Week Noivas haverá um piano de cauda, que pode encantar os ouvidos e também a decoração de uma cerimônia. Ainda sobre decoração, Juliana Battista, da JB Decor, explica que a tendência do momento é o black and white, com todos os componentes personalizados em preto e branco e detalhes em prata.

Os casais que não têm medo de novidades podem inovar no bolo. A confeiteira Tânia Bonfim adianta que vai levar sabores diferentes para a feira, entre eles, o de limão siciliano com recheio de ganache com esse sabor, massa amanteigada e geleia de mirtilo artesanal; e também o Romeu e Julieta, com recheio de ganache queijo parmesão e creme de goiaba. A designer de bolo Silvinha Freire diz que o minimalismo continua em alta, em que são utilizadas diferentes técnicas de esculturas em papel de arroz. Mas conta também que a utilização de tons tropicais nos bolos vem ganhando adeptos com o uso da paleta laranja, amarela e verde.  

O minimalismo também vem sendo requisitado na hora de escolher o vestido da noiva, explica Juliane Ísis, da Brides Wedding. Mas também vem enchendo os olhos o tecido em high gloss ou alto brilho. “Esses vestidos trazem um brilho elegante e delicado e combinam com detalhes de renda”, indica. As amantes de renda, inclusive, terão opções com a riqueza de detalhes artesanais da Renascença, que realçam a beleza natural da mulher, criando um visual atemporal e com padronagens únicas. “A noiva pode levar a referência de modelo que goste e nós fazemos esse vestido todo em Renascença, de forma bem personalizada”, explica Maria Antônieta, da Agreste & Veneza.

Para quem está em dúvida sobre qual modelo escolher ou, até mesmo, qual maquiagem e acessórios estão em alta, no dia 18 de outubro (sexta-feira) haverá um desfile a partir das 18h, em que as noivas presentes poderão conhecer novas modelagens e referências. A Week Noivas trará ainda expositores na área de fotografia, filmagem, cerimonial, celebrante, buffet, orquestra, doces finos, lembranças, cestas personalizadas, além de novidades como degustações, mini-hambúrguer feito na hora e um serviço de carrocinha de café para todos os visitantes.

SERVIÇO
1ª Week Noivas - Feira de negócios e tendências para noivos
Quando: 18 a 20 de outubro, das 13h às 22h
Local: Casa Baldoria - Rua Vigário Tenório, 177, Bairro do Recife
Entrada: R$ 15,00 - https://evenyx.com/week-noivas
Instagram: @weeknoivas

Clientes do Santander em Pernambuco poderão bloquear celular roubado em menos de 1 minuto


O Santander coloca à disposição de seus clientes um recurso adicional de proteção para os casos em que o celular é roubado, furtado ou simplesmente perdido. Um site que pode ser acessado, de forma segura, a partir de qualquer dispositivo com internet e que permite realizar o bloqueio imediato do acesso aos aplicativos do Banco. O portal ainda permite bloquear cartões de débito e crédito, físico ou online, que o cliente tenha perdido a posse por qualquer razão.
 
Batizado de “Bloqueio Imediato”, o novo recurso de segurança do Santander pode ser utilizado por todos os clientes da base de pessoas físicas do Banco e acessada em www.santander.com.br/bloqueioimediato
 
A solução foi desenvolvida pelo Santander no formato de site com o objetivo de ser o mais simples e acessível para qualquer pessoa. Além de permitir conexão por qualquer celular ou computador, o cliente faz o bloqueio do aplicativo do Banco ou dos seus cartões sem que seja necessário pré-cadastros, de forma simples. Ao conseguir um dispositivo com acesso à internet, o portal do Bloqueio Imediato solicita apenas dois dados: o CPF e a senha de acesso ao aplicativo do banco, informações que o cliente já tem memorizadas para o dia a dia.
 
Ainda é prevista uma segunda etapa de reconhecimento da biometria facial, que dura poucos segundos. “A gente avaliou que ter um segundo fator de autenticação, prioritariamente por meio do reconhecimento da face, dá ao cliente uma segurança extra, uma vez que somente ele pode bloquear o seu próprio celular ou cartões”, explica Leandro Granja, executivo de Cyber Security e Antifraude do Santander.
 
“Após a autenticação, basta o cliente informar o que deseja bloquear e a operação é realizada instantaneamente, na mesma velocidade de um Pix”, completa o executivo. O modelo desenvolvido pelo Banco ainda permite reverter a operação, desbloqueando o aparelho caso seja recuperado pelo cliente.
 
O Bloqueio Imediato do Santander incrementa o aparato de segurança e de medidas preventivas do Banco tendo como ponto de partida a experiência do cliente. Assim, em 2023, foram implantadas novas soluções como a Confirmação de Compras Suspeitas, em que cliente recebe uma mensagem por WhatsApp, app e SMS para confirmação se foi ele que realizou uma movimentação no cartão. A iniciativa reduz em 60% a necessidade de contato com a central de atendimento e permite que, após uma confirmação digital com autosserviço, o cliente siga sua experiência de compra.
 
Outra iniciativa que será lançada nos próximos meses é a notificação em tempo real de transações financeiras no app, como o Pix, que apresentem algum risco de golpe ou fraude. O cliente será alertado quando detectado que está em uma ligação suspeita durante a realização do Pix. Com isso, poderá interagir de forma online informando se deseja ou não seguir com a transação. “O foco é seguir investindo cada vez mais em conveniência e agilidade para os clientes, sempre suportadas pela melhor segurança nas suas experiências digitais e físicas”, finaliza o executivo do Santander.

Prefeitura de Lagoa de Itaenga reabre inscrições para concurso público na área de enfermagem


A Prefeitura de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco, anunciou a reabertura das inscrições para o concurso público que visa preencher vagas na área de saúde, com oportunidades para enfermeiros e técnicos de enfermagem. O certame oferece 32 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva.

As inscrições estarão abertas de 16 de outubro a 06 de novembro de 2024, e poderão ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Darwin (www.institutodarwin.org), responsável pela organização do concurso. As taxas de inscrição variam entre R$ 80,00 para cargos de nível técnico e R$ 100,00 para nível superior.

Entre as vagas disponíveis estão os cargos de Enfermeiro Plantonista, Enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Técnico de Enfermagem, com salários que vão de R$ 1.320,00 a R$ 3.000,00. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 24 de novembro de 2024, e será aplicada em Lagoa de Itaenga e em cidades próximas, conforme a demanda de inscritos.

O edital também reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência, conforme legislação vigente. Candidatos que se inscreveram anteriormente, antes da suspensão do concurso, terão suas inscrições automaticamente revalidadas.

O Instituto Darwin disponibilizou o edital completo com cronograma, requisitos e procedimentos para participação em seu site oficial (www.institutodarwin.org). Os interessados também podem obter informações pelo WhatsApp (81) 9.8261-7903 ou através do e-mail inscrição@institutodarwin.org.

Sessão dupla neste domingo (20) no Cineclube Casa Zero


Neste domingo (20), a partir das 15h, o Cineclube Casa Zero realizará uma sessão dupla com o músico pernambucano Graxa e a realizadora audiovisual Renata Claus. O evento, com entrada gratuita, acontecerá no Teatro Urbano Vitalino, localizado no primeiro andar da Casa Zero, na Rua do Bom Jesus, nº 232. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início.

Renata Claus exibirá uma seleção de animações que utilizam técnicas como stop motion, pixelation e animação 2D, enquanto Graxa apresentará videoclipes relacionados à sua carreira solo, iniciada em 2013. O músico, que também é mecânico, tornou-se uma figura conhecida no cenário alternativo do Recife com suas produções que mesclam ritmos como rock, black music e folk.

Após as exibições, o público poderá participar de um debate com os convidados, que abordarão os processos criativos e temas presentes em suas obras. Com apoio da Prefeitura do Recife e do Governo Federal, por meio do Edital Geraldo Pinho e da Lei Paulo Gustavo, a sessão traz curtas de animação e videoclipes da cena alternativa local. 

O Cineclube Casa Zero se destaca por promover a produção audiovisual independente e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, contando com elevador no local. Os debates também contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

*Sobre Graxa*
Angelo Souza, conhecido como Graxa, é um nome de destaque na cena musical alternativa do Recife. Iniciou sua carreira solo em 2013, após passar por bandas como Canivetes e Insites. Seu trabalho solo inclui os álbuns Molho (2013), Aquele Disco Massa (2015), A Concorrência é Demais (2017) e Purple (2018), que refletem a diversidade de influências que o músico carrega.

*Sobre Renata Claus*
Renata Claus é arquiteta e realizadora audiovisual, com ampla experiência em animação. Assinou a direção de curtas como Exília, Bem Perto do Mar e Finitude, e já participou de festivais importantes, como o Animage. Renata é reconhecida por suas experimentações com técnicas variadas de animação, que mesclam sensibilidade e inovação visual.

*Serviço*
Sessão dupla no Cineclube Casa Zero
Data: Domingo, 20 de outubro, às 15h
Local: Rua do Bom Jesus, nº 232, 1º andar
Entrada gratuita (ingressos distribuídos a partir das 14h)

Vice-prefeito de Vitória de Santo Antão articula creches do Estado para a cidade


Professor Edmo Neves (PSDB), vice-prefeito reeleito de Vitória de Santo Antão vem articulando junto a secretária de Educação de Pernambuco a inclusão do município entre os que serão contemplados com a construção de Centros de Educação Infantil (CEIs). Sob a liderança do Prefeito Paulo Roberto (MDB), o vice-prefeito fez a articulação para indicação de três espaços onde o Governo de Pernambuco poderá construir três unidades dos CEIs. Um projeto que faz parte do Programa Juntos pela Educação.

Toda a articulação anterior culminou com uma reunião em julho deste ano, na sede da secretária Estadual de Educação, no bairro da Várzea, no Recife, quando o Professor Edmo esteve com o secretário-executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva, e com Charlis Cabral, que é assessor do gabinete do secretário-executivo. 

Pela análise dos dados disponíveis, Natanael explicou ao vice-prefeito que os indicadores educacionais apontam a possibilidade da construção de até cinco creches no modelo ofertado pelo Estado, mas que no primeiro momento seria importante a indicação de três espaços onde poderia ser feita a construção. 

No encontro também foram apresentadas todas as informações que seriam necessárias para a escolha dos espaços – com viabilidade técnica - para a construção dessas creches em Vitória. “No dia seguinte já reunimos a equipe do nosso gabinete e fomos pessoalmente visitar os três espaços que já tínhamos em mente. Fizemos um dossiê fotográfico e, além disso, buscamos todas as documentações exigidas: como planta baixa dos imóveis, as certidões dos cartórios, ficha do imóvel. Entregamos tudo exatamente como era necessário em ofício assinado pelo nosso prefeito no dia 24, dois dias depois da reunião, em tempo recorde”, disse o vice-prefeito de Vitória.

Uma das indicações feitas é no bairro de Redenção, um espaço do município que fica localizado na rua dois, onde funcionou um centro social. O outro local sugerido fica no bairro Nossa Senhora do Amparo, próximo à igreja matriz, onde funcionou a escola do Rotary. O terceiro espaço é numa área do próprio Governo do Estado no bairro de Conceição II, próximo à Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes e ao posto de saúde do bairro.

Em maio deste ano, a governadora Raquel Lyra autorizou a publicação da licitação do primeiro bloco de 51 Centros de Educação Infantil (CEIs). No evento, a governadora disse que espera lançar todos os blocos de licitações das creches até o fim deste ano. O prazo de execução das obras é de 12 meses. Até 2026 o Governo do Estado prevê a ampliação de 60 mil novas vagas em unidades de educação infantil.

“Com todos os três locais já considerados aptos para a construção dos CEIs, estamos na expectativa que a governadora Raquel inclua Vitória de Santo Antão entre os municípios contemplados nos próximos blocos de licitações e com a ajuda do Governo de Pernambuco possamos dar continuidade e, até ampliar, o projeto de investimento na educação das futuras gerações que a nossa gestão, sob a liderança do prefeito Paulo Roberto, vem fazendo”, disse esperançoso o vice-prefeito Edmo.

Com quase 400 anos de história, somente nessa gestão, Vitória de Santo Antão passou a ofertar vagas de creche para crianças de 0 a 3 anos, nos CEMEIs Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (no bairro do Maués); Professora Severina de Andrade Moura (no bairro do Lídia Queiroz); e Professora Margarida Maria Carneiro Lira; na Escola Municipal CAIC Diogo de Braga (no bairro de Água Branca); e nas escolas municipais da zona rural, Maria Helena dos Santos Dias (no Engenho Cacimbas); e Manoel Domingos (no distrito de Pirituba).

A proposta do Governo é construir os equipamentos de educação infantil e após entregar as estruturas, o Estado vai bancar o funcionamento por um ano e, em seguida, as creches ficarão sob responsabilidade das gestões municipais, que poderão usar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.

A espinha dorsal do espanto: celebrando a literatura e a arte de Braulio Tavares


Nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, o Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas, grupo de estudos do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, estará organizando o Colóquio “A espinha dorsal do espanto: celebrando a literatura e a arte de Braulio Tavares”, em homenagem ao escritor, intelectual e multiartista Braulio Tavares, que em 2024 completará 74 anos. 

O Colóquio será realizado no Auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL) e contará com mesas-redondas e palestras com vários especialistas convidados, além da presença do próprio autor, que proferirá a conferência de abertura e estará acompanhando todo o evento, interagindo com os palestrantes e público em geral. Braulio é um dos principais escritores de ficção científica, literatura fantástica e poesia popular do Brasil, autor de livros premiados, roteiros de cinema, peças de teatro e composições em parceria com grandes nomes da MPB.
Nascido em Campina Grande, PB, mas morando há várias décadas no Rio de Janeiro, Braulio Tavares conta com uma lista imensa de livros, roteiros, peças, traduções etc. que o firma como um dos principais nomes das artes no Brasil. 

Entre outros títulos, Braulio é autor dos livros de contos fantásticos A espinha dorsal da memória (1989), Mundo fantasmo (1996), Histórias para lembrar dormindo (2013), Sete monstros brasileiros (2014), do romance A máquina voadora (1994), além de obras de crônicas e ensaios. É ganhador dos prêmios Caminho de Ficção Científica (Portugal), Jabuti, Prêmio Shell, entre outros. De acordo com o professor André de Sena, coordenador do Colóquio, “Braulio é um dos maiores multiartistas e intelectuais vivos do Brasil, excelente contista, cronista, responsável pela introdução de muitos autores estrangeiros no país com traduções desenvolvidas desde os anos 80, além de incontornável nome da literatura imaginativa, especialmente a ficção científica e fantástica, de sua geração”.

No evento, que será realizado numa parceria entre a UFPE, a UFPB e a APL, haverá o lançamento do novo livro de Braulio Tavares, um poema-ilustrado intitulado Na torre da lua cheia, publicado pela CEPE e que conta com os fantásticos desenhos do veterano artista plástico pernambucano Cavani Rosas, que também participará da sessão de autógrafos.

O Colóquio será aberto ao público e oferecerá certificado de participação para os ouvintes, que deverão realizar inscrição através do link que será disponibilizado na página oficial do evento no Instagram: @coloquiobraulio, até o dia 20 de outubro. A programação completa das mesas-redondas e palestrantes será divulgada em breve nessa página.

SERVIÇO:
Colóquio “A espinha dorsal do espanto: celebrando a literatura e a arte de Braulio Tavares”
Onde: Academia Pernambucana de Letras
(Av. Rui Barbosa, nº 1596 - Graças, Recife-PE)
Quando: 23-24/10/24
Incrições (gratuitas) pelo Instagram: @coloquiobraulio

IBGE: Receita dos serviços ligados ao turismo em Pernambuco cresce 10,4% em relação ao mesmo período de 2023


O crescimento do turismo em Pernambuco continua em 2024, revelando uma franca expansão do setor no estado. É o que confirmam os novos dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, analisados pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da secretaria estadual de Turismo e Lazer e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), para os primeiros oito meses de 2024.

De acordo com os dados, Pernambuco registrou um aumento de 3,4% no volume de atividades turísticas e de 10,4% na receita nominal dos serviços ligados à atividade turística, como hotelaria e restaurantes. Esse percentual comparam os períodos de janeiro a agosto de 2023 e 2024. Os resultados demonstram um trabalho sólido do setor, além da eficácia das ações implementadas pelo Governo do Estado no fomento e promoção do turismo.

"O resultado dessa pesquisa reflete os esforços de toda a cadeia produtiva do turismo em Pernambuco. Também atestam o resultado do trabalho incessante e eficiente do governo Raquel Lyra. Estamos no caminho certo, e vamos fazer muito mais e melhor. O turismo continua sendo um dos principais motores da nossa economia", afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery.

Ao comparar os dados de 2019, ano pré-pandemia, e 2024, o crescimento de Pernambuco é ainda mais expressivo. O volume de atividades turísticas aumentou 5% e a receita, 38,5%. É importante destacar que o IBGE ampliou a análise dos dados, incluindo mais cinco estados brasileiros, entre eles Alagoas e Rio Grande do Norte, totalizando 17 estados da federação. A ampliação permite uma comparação mais abrangente e detalhada do desempenho do setor turístico em diferentes regiões do país.

Município de Goiana vai sediar Congresso de Educação 4.0 Mata Norte


O município de Goiana vai sediar o Congresso de Educação 4.0 Mata Norte. Voltado para professores, gestores escolares e secretários municipais de educação, o evento acontecerá no dia 30 de outubro, no Sesc Ler Goiana, e traz a proposta de explorar novas fronteiras da educação com foco em empreendedorismo, tecnologia, inovação e metodologias ativas.

O Congresso de Educação 4.0 Mata Norte é uma realização da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE), por meio do Projeto Desenvolve PE. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento por meio deste link.

A programação do evento contará com palestras; oficinas; painéis com especialistas e workshops. Dentre os temas abordados estarão: políticas públicas de fomento à educação empreendedora; uso de ferramentas de inteligência artificial para educadores; protagonismo dos alunos; e criação de projetos de empreendedorismo na sala de aula. Todos os participantes receberão certificado. A programação, que terá início às 80h30 e seguirá até as 16h, inclui ainda uma visita ao Museu de Arte Sacra de Goiana.

*Sobre o 1º Congresso Sertanejo de Educação 4.0* – O primeiro Workshop de Educação 4.0 foi realizado em Serra Talhada, no dia 21 de agosto. O evento discutiu o tema “a criatividade como ferramenta de desenvolvimento” e contou com a participação de mais de 300 profissionais da educação de vários municípios da região do Sertão. 

*SERVIÇO:*
*Congresso de Educação 4.0 Mata Norte em Goiana*
*Data:* 30 de outubro (quarta-feira) | das 08h30 às 16h
*Local:* Sesc Ler Goina – R. Josias de Albuquerque, s/n - Centro
*Público-Alvo:* Professores, gestores escolares e secretários municipais de educação

31ª Agrinordeste: "Feira de Produtos do Campo" aproxima cidade e campo


A Feira de Produtos do Campo, uma das principais atrações da 31ª edição da Agrinordeste, reunirá cerca de 300 expositores de diversas regiões do Brasil entre os dias 7 e 10 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Este evento tradicional fortalece o elo entre o campo e os grandes centros urbanos, oferecendo uma ampla variedade de produtos vindos diretamente das fazendas, desde frutas e vegetais frescos até bebidas artesanais, artesanato e moda.

O principal objetivo da feira é impulsionar o agronegócio regional e destacar o trabalho dos produtores rurais. "Ações como a Feira de Produtos do Campo são essenciais para alavancar a economia rural. Funcionam como uma vitrine para nossos agricultores, permitindo que mostrem a qualidade de seus produtos e promovam a valorização da produção local", afirma Pio Guerra, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe). 

As expectativas para esta edição são altas, com a projeção de bater recordes de público. Isso se deve ao crescimento econômico registrado no primeiro semestre de 2024, quando o PIB de Pernambuco aumentou 3,4%, enquanto o setor agropecuário estadual teve um expressivo avanço de 19,2%. “Apresentando um produto inovador e diferenciado, buscamos expandir o mercado através de novas parcerias. A expectativa é ter um crescimento de 20% no faturamento a respeito da edição anterior”, ressalta o sócio da Franquia Café Caramelo em Recife e Olinda, Antonio Estevez.

Com entrada gratuita, a feira funcionará das 10h às 21h, e trará uma vasta oferta de produtos que aproxima o campo da cidade, ampliando a comercialização dos expositores. “A feira é importante pela divulgação do nosso produto, uma porta para valorização e uma maior conexão com o público”, comentou Claudia Costa, sócia do Café Caramelo em Pernambuco. 

A Agrinordeste é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), com apoio do Sebrae e Sistema OCB e patrocínio do Sistema CNA/Senar, Senar-PE e Bayer. Para mais informações, acesse o site oficial www.agrinordeste.com e siga @agrinordeste.

Com emenda de R$ 250 mil de Luciano Cartaxo, Sousa adquire ambulância para a fortalecer saúde da população


A saúde do povo de Sousa ganhou um importante reforço! Graças a emenda impositiva do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), destinada à Prefeitura da cidade, foi adquirida mais uma ambulância para atendimento de urgências e emergências no município. O parlamentar destacou a importância da emenda no valor de R$ 250 mil para aquisição da ambulância e para o cuidado com a população da “cidade sorriso”.

“Enquanto sertanejo, nascido em Sousa, fico muito feliz em usar nosso mandato para trabalhar e ajudar o povo do sertão. A aquisição dessa ambulância vai ser fundamental para um atendimento e tratamento mais rápido, fortalecendo a saúde e o cuidado com nosso povo. Tenho certeza que será um equipamento de grande valia para a cidade e para a população”, disse Cartaxo.

Jarbas Filho propõe que Governo de Estado crie o programa Irriga Pernambuco


O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) teve aprovada na Assembleia Legislativa uma indicação de sua autoria que pede ao Governo do Estado a criação do programa Irriga Pernambuco. A ação tem o objetivo de aproveitar a existência de fontes de recursos hídricos dos reservatórios já construídos no Sertão, Agreste e Zona da Mata, totalizando cerca de 2,8 bilhões de m³ de água, para promover a ampliação de oferta de alimentos, redução da pobreza e melhoria da sustentabilidade ambiental. Além disso, o fortalecimento da economia nas cidades, incluindo a geração de empregos e o desenvolvimento da agricultura. 

“A iniciativa busca estimular a capacidade da produção dos agricultores, inclusive familiares, utilizando o potencial de recursos hídricos dos açudes públicos destinados para a agricultura irrigada de forma planejada e segura. A sugestão é que Pernambuco possa incorporar na pequena irrigação, algo como 8 mil irrigantes, numa área estimada de 20 mil hectares, no decorrer dos próximos três anos, implantando irrigação no entorno dos aluviões de rios temporários, dos canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Eixos Norte e Leste, na calha do São Francisco e no entorno do Lago de Itaparica”, explica o deputado.

A indicação do parlamentar propõe que o Irriga Pernambuco deverá ser desenvolvido levando em conta a disponibilização do crédito rural com juros zero para agricultores familiares, além da aplicação de bônus em caso de adimplência. Assim, serão assegurados recursos para aquisição e instalação de sistemas de irrigação, assistência técnica e instalações elétricas. O detalhamento do projeto deverá ser feito estabelecendo critérios técnicos previstos na Lei Federal Nº 12.787/2013 e na Lei Federal Nº 9.433/1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

“Agora esperamos que o Governo de Pernambuco entenda a importância deste programa e quanto ele contribuirá com as famílias que vivem no interior do nosso estado e que dependem da agricultura familiar para sobreviver. Sua implantação é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco”, concluiu Jarbas.

Prefeitura do Recife transforma 100 toneladas de resíduos em adubo orgânico e evita a emissão de gases de efeito estufa


Esta quinta-feira (17) é o Dia Nacional da Agricultura, uma data que celebra uma das atividades mais antigas e essenciais da humanidade: o cultivo da terra. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, está à frente de uma ação inovadora que alia sustentabilidade e inclusão social. Até setembro deste ano, o Sistema Agroflorestal Urbano e Compostagem (SAFUC), localizado no edifício-sede da Prefeitura, no bairro do Recife, converteu 100 toneladas de resíduos orgânicos secos e molhados em 58 toneladas de adubo orgânico. Esses resíduos, provenientes do edifício-sede e das feiras da Encruzilhada e do Cais de Santa Rita, tiveram seu destino final alterado, evitando o envio para aterros sanitários. A iniciativa também impediu a emissão de cerca de 80 toneladas de dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e outros gases na cidade.

O adubo produzido é aplicado como fertilizante natural em cerca de 70 unidades produtivas atendidas pela SEAU, entre eles escolas e creches municipais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades de saúde, além de apoiar terreiros e outros projetos da sociedade civil. Resíduos de varrição, capinação, pó de café e sobras alimentares são processados no pátio de compostagem, reforçando a agricultura urbana e promovendo o desenvolvimento agroecológico do Recife. 

Além da coleta de resíduos na sede da Prefeitura, está em andamento um projeto piloto para o reaproveitamento e destinação consciente de resíduos orgânicos dos mercados e feiras públicas da cidade, em parceria com as autarquias Conviva Mercados e Feiras, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e as Secretarias de Saúde, Saneamento e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD).

“Iniciamos no Mercado da Encruzilhada, escolhido por gerar uma pequena quantidade de resíduos, o que permitiu avaliar o processo. Em seguida, o projeto, ainda em fase experimental, foi ampliado para a feira do Cais de Santa Rita, onde observamos um volume de resíduos cerca de três vezes maior. Nossa meta é expandir essa iniciativa para outros mercados e feiras”, afirma Adriana Figueira, secretária executiva de Agricultura Urbana do Recife.

Desde dezembro de 2023, já foram recolhidas 15,7 toneladas de resíduos orgânicos dos mercados e feiras, que, somadas às 56,5 toneladas de resíduos secos e molhados coletados na sede da Prefeitura desde o início deste ano, resultaram na produção de 40 toneladas de adubo orgânicos no SAFUC. O sistema de compostagem conta com uma equipe formada por uma engenheira agrônoma e sete reeducandos, que participam ativamente na produção de adubo orgânico, mudas e plantio, adquirindo conhecimentos sobre o cuidado com o solo, os benefícios das plantas e o cultivo de alimentos. 

Diego Felipe, reeducando há três anos no projeto, relata sua experiência. “Cheguei aqui sem saber nada e tenho aprendido muito. Achei o projeto muito interessante porque transforma sobras de alimentos em adubo e o ambiente também é muito bom por causa do contato com a natureza e das amizades. De vez em quando, fazemos almoços coletivos com o que cultivamos, usando macaxeira, mamão, tomate e pepino”, conta.

Interessados em visitar o projeto ou buscar apoio para implantar hortas, roçados ou pomares urbanos voltados à produção agroecológica comunitária podem solicitar assistência técnica, mudas, insumos, treinamentos e outros recursos, tanto para terrenos públicos quanto privados, pelo Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/735) ou pelo e-mail agriculturaurbana@recife.pe.gov.br.

*SISTEMA AGROFLORESTAL -* O sistema agroflorestal mantido pelo projeto integra mais de 70 espécies, combinando árvores com plantas de interesse agrícola, como frutíferas, leguminosas, hortaliças, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e medicinais. A engenheira agrônoma Carla Méllo destaca a importância dessas espécies no combate à fome. “As PANCs, apesar de pouco conhecidas, são extremamente nutritivas. A ora-pro-nóbis tem 25% de proteínas e 38% de fibras, e a moringa, conhecida como ‘árvore da vida’, é uma das mais nutritivas do mundo, utilizada na África para enfrentar a insegurança alimentar”, explica.

*VISITAÇÃO -* O espaço recebe visitas de alunos e servidores públicos. Mais de 300 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, já visitaram o espaço este ano, participando de vivências e oficinas voltadas para a conscientização ambiental. Além disso, aproximadamente 400 mudas de diversas espécies e cerca de 51 toneladas de composto foram distribuídas, incentivando a agricultura urbana na cidade. A Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (Seau) acompanha de perto as unidades produtivas vinculadas ao projeto, tendo realizado cerca de 840 visitas técnicas até o momento, oferecendo assistência e suporte para otimizar os processos de produção e garantir a sustentabilidade das ações.

*AGRICULTURA URBANA -* A Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU) tem como objetivo fomentar as práticas sustentáveis de agricultura no território do município, intensificando a produção agroecológica de alimentos e ervas medicinais, a partir de hortas e pomares em áreas públicas e privadas com potencial agricultável na cidade, contribuindo para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento das relações sociais e a economia solidária.

*Crédito das fotos: Hélia Scheppa/PCR*

Loja de Moda Autoral de Pernambuco — MAPE abre vagas para novas marcas

Estão abertas, até o dia 29 de outubro, inscrições para marcas pernambucanas que queiram ter seus produtos de vestuário e/ou acessórios comercializados na loja da Moda Autoral de Pernambuco — MAPE. O Edital de Chamamento 05/2024 prevê, além da venda, também a promoção e a exposição das peças. Tanto o edital quanto o formulário de inscrição podem ser acessados pelo site www.adepe.pe.gov.br e pelo perfil @modaautoralpe, no Instagram.

Política pública do Governo do Estado, a MAPE é uma iniciativa de economia criativa desempenhada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe. Funciona em formato de loja colaborativa, agregando, atualmente, 79 marcas. Localizada junto ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero do Recife, foi inaugurada em 2021, e, desde então, se estabelece como importante vitrine da moda autoral do Estado.

“Junto às lojas do Artesanato de Pernambuco e das Bebidas de Pernambuco, a MAPE é uma iniciativa de muitos êxitos: suas vendas geram renda direta para os estilistas, criativos e designers das marcas, e a sua localização a torna uma plataforma de difusão da nossa cultura para um amplo espectro de visitantes”, ressalta Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

“Ao promover renda e ao difundir a nossa cultura impregnada nos nossos produtos, a MAPE valoriza e fomenta a moda autoral do Estado enquanto setor que gera economia e que pode crescer sempre mais”, completa a diretora, citando o faturamento da loja no último mês de setembro, quando vendeu um total de quase R$ 143 mil. Este montante, na comparação com o mesmo mês de 2023, resulta num crescimento de aproximadamente 30%.

O edital de agora tem por finalidade promover a inserção de mais marcas pernambucanas na política pública, que é inédita no Brasil. Para se inscrever, é necessário que a marca tenha CNPJ registrado em Pernambuco e desenvolva um trabalho identificado com moda autoral. Entende-se por moda autoral aquela que apresenta elementos de autenticidade, de atemporalidade e da cultura local expressas na criação, num ciclo produtivo pautado pela economia circular.

Após o período de inscrições, as marcas serão avaliadas em duas etapas: a primeira, de habilitação jurídica e fiscal, para análise da documentação e da situação da empresa; e a segunda, técnica, feita por uma curadoria especializada. O cronograma completo e outras informações podem ser consultadas no edital.

Baseado na obra de Mia Couto, espetáculo musical “Memórias de Terra e Água” faz minitemporada no Recife


Um espetáculo sobre natureza e finitude; sobre desejo, ímpeto de vida e morte. Um homem, um menino, uma mulher, um rio, um lugar, um tempo. Personagens criados pelo escritor moçambicano Mia Couto são envolvidos por canções da África, pela sonoridade de tambores e pela interpretação do multiartista paraibano André Morais, no espetáculo musical “Memórias de Terra e Água”, que ele apresenta no Recife, dias 30 e 31 de outubro, no Teatro Hermilo Borba Filho.

Inventor do espetáculo, André Morais elaborou para o palco uma dramaturgia cênica executada em união com a música, tendo em cena a companhia do instrumentista Viktor Makeba, que cria ao vivo toda a sonoridade percussiva. O teatro e a música são as linguagens pelas quais “Memórias de Terra e Água” evoca a ancestralidade africana e a prosa poética de Mia Couto, construindo uma ponte entre a África, o Brasil e o universo íntimo de Morais.

Com mais de 20 anos de trajetória artística dedicados ao teatro, à música e, ainda, ao cinema, André Morais já atuou e se apresentou por palcos de mais de 60 cidades de todo o país. Já cantou e gravou com artistas como Elza Soares e Ney Matogrosso. Como diretor e roteirista de cinema, tem sua assinatura em dois longas-metragens. Em “Memórias de Terra e Água”, ele se apresenta tanto atuando quanto cantando.

Escrita a partir dos livros de contos de Mia Couto, a dramaturgia de “Memórias de Terra e Água” tem especial significado para André Morais por ligar-se à memória de seu pai, homem de ascendência africana, que nem os personagens do escritor, morto há oito anos. Todas essas histórias confluem para uma única jornada: a do ser humano frente ao mistério de estar vivo. A direção cênica do espetáculo é de Morais junto com a atriz e educadora Lúcia Serpa.

No Recife, o espetáculo musical encerra uma turnê que começou por Sousa, na Paraíba, seguiu para Juazeiro do Norte e depois Fortaleza, ambas no Ceará, e continua em Natal, Rio Grande do Norte, até chegar à capital pernambucana. A circulação se dá graças à Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio cultural do Banco do Nordeste. Ambas as sessões vão começar às 20h e têm entrada gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes.

*SERVIÇO*
*Espetáculo musical “Memórias de Terra e Água” — dramaturgia baseada na obra de Mia Couto, com tradução em Libras*
Quando: 30 e 31 de outubro de 2024, às 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)
Classificação etária: 12 anos
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão

*FICHA TÉCNICA*
Interpretação e Dramaturgia: André Morais
Direção Musical: Victor Makeba
Direção Cênica: Lúcia Serpa e André Morais
Iluminação: Fabiano Diniz
Figurino: Suzy Torres
Cenário: André Morais
Produção Executiva: Nina Rosa e Metilde Alves
Uma realização: Luz e Mistério Produções Artísticas
 
*Teaser do espetáculo:*
 
*Conheça mais sobre o trabalho de André Morais:*


Pernambuco vai contar com R$ 5,7 bilhões do FNE em 2025


 Durante encontro realizado na última quinta (17) com representantes dos diversos segmentos produtivos e de instituições parceiras das esferas estadual e federal, Sudene e Banco do Nordeste anunciaram que Pernambuco contará com R$ 5,7 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2025. A reunião teve o objetivo de ouvir as demandas dos participantes e estabelecer a programação de aplicação dos recursos do FNE em Pernambuco para o próximo ano. 

O superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Luís de Queiroz, afirmou que o objetivo do FNE é proporcionar desenvolvimento econômico e social para a região Nordeste e “para que a gente consiga ser efetivo com relação a esse objetivo, escutar os atores envolvidos no processo é fundamental, para entender quais são as expectativas, as atividades que hoje fazem sentido a gente redirecionar ou direcionar o FNE”. 

O coordenador-geral de Gestão dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Clécio Santos, também destacou a importância das contribuições, seguindo “uma orientação do Governo Federal, no sentido, de cada vez mais, ouvir os beneficiários, aquele pessoal que está na ponta, assim como a gente fez o PPA, o Orçamento Participativo, no início do Governo Lula”. 

Os R$ 5,7 bilhões do FNE destinados para Pernambuco serão divididos entre os setores de Comércio e Serviços (R$ 1,4 bilhão), Infraestrutura (R$ 1,3 bilhão), Pecuária (R$ 1,2 bilhão), Indústria (R$ 753,1 milhões), Agricultura (R$ 711,2 milhões), Turismo (R$ 156,5 milhões), Agroindústria (R$ 84,6 milhões), FNE Verde Sol Pessoa Física (R$ 30,3 milhões) e FNE P-Fies (R$ 500 mil). O diretor de Administração da Sudene, José Lindoso, que está como superintendente substituto, falou da importância de “ouvir os representantes de todos os setores, contribuindo para aperfeiçoar o FNE”.

A programação financeira do fundo regional foi lançada no início de setembro, a partir das diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo da Sudene. Ainda no mês passado, foi iniciada uma série de reuniões setoriais nos 11 estados da área de atuação da Autarquia e do Banco do Nordeste, a exemplo desta de Pernambuco, para obter contribuições da sociedade relativas à aplicação dos recursos do FNE. Até o dia 30 deste mês, a proposta para a execução do fundo será encaminhada pelo Banco do Nordeste para o MIDR e Sudene e, até o dia 18 de dezembro, o Conselho Deliberativo da Sudene analisa a proposta.

O orçamento total do fundo pra 2025, contemplando os 11 estados da área de atuação da Sudene, está estimado em R$ 47,2 bilhões, 18,6% superior à estimativa inicial do FNE para este ano. Tradicionalmente, o valor é atualizado no decorrer do ano, quando se tem, de fato, o volume de recursos que serão aplicados. De acordo com as diretrizes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Conselho Deliberativo da Sudene, 70% dos recursos deverão ser destinados para os municípios de microrregiões prioritárias, aqueles de baixa e média rendas.

FNE em Pernambuco

Hugo Luís de Queiroz apresentou um histórico de aplicações do FNE em Pernambuco entre 2020 e agosto de 2024, período que somou R$ 16,6 bilhões repassados pelo Fundo, que representaram 436,4 mil operações. O destaque foi o ano passado, que registrou financiamentos de R$ 4,64 bilhões. “Em 2024, devemos caminhar para uma aplicação maior que a de 2023”, enfatizou. No período avaliado, foram repassados R$ 10,77 bilhões para o semiárido, o que representa 64,94% do total. Entre os setores, o maior volume de recursos foi para Comércio e Serviços (R$ 5,9 bilhões), enquanto a divisão por tipologia contemplou os municípios considerados prioritários (de baixa e média rendas) com R$ 13 bilhões.

2ª Caminhada do Dia Internacional da Menina lota as principais ruas do Cabo de Santo Agostinho


As meninas do Cabo de Santo Agostinho ocuparam as principais ruas da cidade na tarde desta última quarta (16), a fim de celebrar o Dia Internacional da Menina, comemorado no último dia 11 de outubro. A iniciativa contou com estudantes de 10 escolas públicas, municipais e estaduais do município que abrilhantaram a caminhada.

O ato festivo e político foi protagonizado, através das jovens ativistas do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, apoiado pelo Fundo Malala, e realizado ong feminista Centro das Mulheres do Cabo (CMC), atuante há 40 anos na luta pela igualdade de gênero.

A caminhada alertou a população sobre os diversos direitos que ainda são violados por essa população que é o futuro do Brasil. “Estamos nas ruas da nossa cidade exigindo uma educação pública e de qualidade e que os nossos direitos sejam garantidos”, afirmou entusiasmada a ativista pela Educação Layane Vitória Gonçalves, 13 anos, estudante da Escola Municipal Ana Maria, localizada em Pirapama.

O Cabo é um dos únicos do estado que conta com calendário oficial de atividades e tem a lei de N° 768/2023 de autoria da vereadora Gisele de Dudinha, visando dar enfrentamento à evasão escolar de meninas e jovens mulheres, tendo em vista, que O CMC lançou em 2021 um diagnóstico que apontou essa problemática da evasão escolar de meninas e jovens mulheres, através do Projeto Meninas em Movimento pela Educação apoiado pelo Fundo Malala.

OCUPA MENINA – Neste mês de outubro o Projeto Meninas em Movimento pela Educação realiza visitas de incidência política levando as jovens ativistas para conhecerem os espaços de representação política. Foram programadas idas à Delegacia Especializada da Mulher do Cabo, Secretaria Municipal da Mulher, o 18° Batalhão da Política Militar e o Centro de Referência Especializado no Atendimento à Violência contra Mulher Eudina Sobral.