sábado, 20 de janeiro de 2024

Governo de Pernambuco e Exército Brasileiro assinam Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos no Estado

 

O Governo de Pernambuco e o Exército Brasileiro assinaram, nesta sexta-feira (19), a renovação do Acordo de Compromisso para a instalação da Escola de Sargentos na Região Metropolitana do Recife. O ato, formalizado pela governadora Raquel Lyra e pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Com a implantação do projeto no Estado, Pernambuco vai receber aproximadamente R$ 2 bilhões em investimentos. Para execução da obra, estima-se a geração de 12 mil empregos diretos e 18 mil indiretos. Ainda na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), também foi realizada a solenidade para passagem de comando do general de Exército Kleber Vasconcellos para o general de Exército Maurílio Ribeiro.

“A Escola de Sargentos do Brasil é resultado de um processo de diálogo entre o Governo de Pernambuco, Exército Brasileiro, entidades do meio ambiente e toda a sociedade. A construção dessa unidade vai garantir a geração de empregos, renda, oportunidade e esperança para os nossos jovens, que são fundamentais no combate à desigualdade regional. Além do ponto de vista econômico e social, temos garantido o pilar ambiental, pois o futuro dialoga com a sustentabilidade. Temos uma expectativa positiva de transformação com o início de um ciclo de muita prosperidade a partir dos investimentos que acontecerão aqui", destacou Raquel Lyra. A área de 188 hectares prevista inicialmente para a obra foi reduzida para 90 hectares, fruto da disponibilidade do Governo de Pernambuco em desapropriar áreas contíguas à região da APA Aldeia-Beberibe para acomodar as vilas militares.

De acordo com o presidente Lula, após a instalação da escola, a economia local nunca mais será a mesma. “A nova Escola de Sargentos será uma das maiores de sua modalidade em todo o mundo. Se antes os pernambucanos e demais nordestinos que ingressavam na carreira militar tinham que ir para o Sul ou Sudeste para receber sua formação, a escola representará o movimento inverso. Pernambuco mostrará mais uma vez seu enorme potencial de conhecimento, educação e de inovação”, afirmou o presidente, que também esteve acompanhado do comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva.

Em maio de 2023, a governadora Raquel Lyra criou um Grupo de Trabalho que reuniu parte do secretariado do governo, representantes do Exército, a sociedade civil, a academia, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Ministério Público de Pernambuco para que todas as partes envolvidas pudessem se debruçar sobre o projeto e dar suas contribuições.

O ministro José Múcio, por sua vez, declarou que esta também é uma obra de profundo alcance social para a região. “A instalação da escola será um marco de desenvolvimento e inclusão social, de oportunidade, investimentos e realizações para região do Grande Recife e para todo o estado de Pernambuco”, afirmou.

A proposta de compensação ambiental proporcionará incrementos importantes de serviços do ecossistema, como a melhoria de processos hídricos que alimentam a represa do Sistema Botafogo e a criação de corredores ecológicos que permitirão a conectividade entre fragmentos florestais e a biodiversidade local.

Estiveram presentes na solenidade os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); a senadora Teresa Leitão e o secretário da Previdência Social, Wolney Queiroz; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; os deputados federais Eriberto Medeiros, Augusto Coutinho, Carlos Veras, Pedro Campos e Maria Arraes; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; e os deputados estaduais Joãozinho Tenório, João de Nadegi e Waldemar Borges.

Também compareceram o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; os prefeitos João Campos (Recife), Marcello Gouveia (Paudalho), Nadegi Queiroz (Camaragibe) e Jogli Uchôa (Araçoiaba); o presidente de Suape, Márcio Guiot; e os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha).

Imprensa PE

Grafitagem e Corrida: novidades do Galo da Madrugada

 

O Programa Recentro e o Galo da Madrugada realizam, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, uma ativação cultural com grafitagem de duas esculturas gigantes do Galo na área da Praça do Arsenal, para marcar a realização da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontecerá durante o próximo Viva a Guararapes, no domingo (28). Um total de três novas esculturas serão grafitadas e outras nove serão repintadas por 11 artistas. As peças serão instaladas ao longo do percurso da competição e, posteriormente, serão redistribuídas em equipamentos culturais do centro da cidade, visando destacar a importância dos locais icônicos para o Carnaval do Recife.

O projeto "Esculturas de Galo Gigante" consiste na grafitagem de esculturas gigantes, que medem 3 metros por 3 metros do bico a calda, alusivas ao tradicional Galo da Madrugada. As obras serão grafitadas por artistas que atuam no Centro, agregando o valor de sua arte às esculturas. O galo celebra a cultura do Carnaval do Recife e tornou-se um símbolo da folia e efervescência da cidade. A equipe do bloco, secretários municipais e a imprensa acompanharão a grafitagem da escultura instalada na Praça do Arsenal.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, essa iniciativa celebra o Carnaval do Recife com o símbolo do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. "Essas esculturas são verdadeiras obras de arte a céu aberto e serão instaladas em pontos estratégicos do nosso centro histórico, um lembrete do quão importante é esse festejo para a cidade", afirmou a gestora.

O diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, diz que é muito importante para todos que o símbolo maior da cultura de Pernambuco, do Carnaval e que é uma referência em todo o Brasil, esteja espalhado pela cidade, tanto para a própria população recifense quanto para os turistas. “É um projeto que fizemos em 2018 e está sendo, agora, revitalizado, com novos artistas e que acabou transformando os locais em ambientes instagramáveis, de divulgação da nossa cidade e da nossa cultura pro resto do Brasil e do mundo", afirma Menezes.

CORRIDA - A 1ª Corrida do Galo da Madrugada acontecerá no próximo domingo (28), com largada às 6h, e chegada no Viva Guararapes - evento cultural e esportivo realizado na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. A corrida será disputada nas categorias masculina e feminina, com percursos de 5km e de 10 km.

A corrida é organizada pelo Galo da Madrugada e a empresa Tampa Entretenimento, que ficará responsável pela logística, inscrições e premiação. Mais informações e inscrições no http://corre10.com.br/site2016/eventos/calendario-visualizar.php?id=820.

A competição conta com o apoio do Programa Recentro, Secretaria de Esportes do Recife e Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

Os pontos onde as esculturas serão distribuídas no percurso da corrida:

  • Praça Sérgio Loreto;
  • Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro;
  • Paço do Frevo - Praça do Arsenal;
  • Marco Zero;
  • Av. Rio Branco;
  • Praça Joaquim Nabuco;
  • Rua da Moeda;
  • Praça do Diário;
  • R. Nossa Senhora do Carmo;
  • Ponte Duarte Coelho;
  • Avenida Guararapes;
  • Cais da Alfândega.

Paulista North Way Shopping sedia evento sobre Saúde Mental

 

Os cuidados com a saúde mental e bem-estar emocional serão debatidos no Paulista North Way Shopping, durante dois dias, gratuitamente e aberto ao público. O “Momento Janeiro Branco”, promovido pela clínica Mediar, será realizado na próxima segunda (22) e terça (23), das 15h às 16h, na praça de eventos do Piso L3.

A proposta é debater a importância do tema saúde mental e chamar a atenção para estratégias para os cuidados com a mente para lidar com o estresse do dia a dia; destacar caminhos que possam ajudar como o autocuidado, o diálogo com a família e pessoas próximas e o momento de buscar apoio de um profissional. Durante os dois dias a equipe de psicólogos da clínica irão apresentar o tema de forma interativa, haverá sorteios de brindes e descontos em consultas particulares.

Em abril de 2023 foi criada a lei federal 14.556 que institui a campanha Janeiro Branco em todo o país para a promoção dos cuidados com a saúde mental. O movimento foi idealizado pelo psicólogo, professor e escritor de Uberlândia (MG) Leonardo Abrahão, em 2014, como um convite aos profissionais de saúde a falarem sobre o tema. O mês foi escolhido por ser o primeiro do ano em que as pessoas estabelecem metas e refletem sobre os desejos a serem realizados durante o resto do ano.

Serviço
Momento Janeiro Branco no Paulista North Way Shopping
Segunda (22) e terça (23), das 15h às 16h, na Praça de Eventos do Piso L3.
Rodovia PE 15 – KM 16,5 nº 242 – Centro de Paulista. 
Horários: Segunda a sábado – 9h às 22h. Domingos - 12h às 21h

Música vencedora do festival carnavalesco do Recife estreia nas plataformas digitais

 

Após vencer o primeiro lugar no Festival de Música Carnavalesca 2008, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife, a música “Onde Mora o Mar” está de volta às paradas de sucesso. Nesta sexta-feira, dia 19, a obra estreou nas plataformas de streaming, prometendo total aquecimento musical para os foliões que já estão ansiosos para folia momesca deste ano.

A composição, de autoria do cantor pernambucano, Roberto Cruz em parceria com Xico Bezerra, poderá ser ouvida pelo Youtube Music, Itunes/Apple Music, Deezer e Spotify. Os internautas também vão poder ouvir e compartilhar dentro dos perfis nas redes sociais, como Instagram e no Tiktok. Tudo de forma gratuita.

De cara nova, a música, que vem na versão videoclipe e single, traz na letra uma narrativa que mescla com a cultura patrimonial e ambiental da cidade, exaltando a os Rio Capibaribe e Beberibe como nascentes do oceano atlântico. “Estou muito feliz de poder trazer para o público, após 16 anos, esse grande sucesso, que levou alegrias aos bairros, festas, eventos culturais e emissoras de rádio e tvs de nossa cidade. Quero que os recifenses e turistas voltem a reviver toda a alegria” contou, entusiasmado, Roberto Cruz.

Outra novidade presente na composição é a sonoridade. “Lá em 2008, inclui na música arranjos da orquestra tradicional. Agora, dei um plus. Propus um novo desenho sonoro no qual incluímos elementos com a batida mais pop, amplificada pelo som de uma guitarra” antecipou. O projeto sonoro conta com a produção da éConosco; edicação, captação e direção fotográfica, Emanuel Silva. A idealização e produção-executiva, Andrezza Formiga. Quem assina a assessoria de imprensa é o jornalista, Salatiel Cícero.

Nas imagens que compõe o videoclipe, os internautas vão prestigiar pontos importantes, que simbolizam o amor, paixão e todo o acolhimento da cidade do Recife. As cenas, que ficam como plano de fundo, tem como destaque o protagonismo de Roberto Cruz, por exemplo, pedalando próximo da Torre de Cristal, dança na Praça do Marco Zero, passeando por debaixo das pontes históricas, além de seus registros passeando em uma embarcação pelas aguas do Beberibe e Capibaribe.

Serviço
O quê: Música vencedora do festival carnavalesco do Recife estreia nas plataformas digitais
Onde: Youtube Music, Itunes/Apple Music, Deezer e Spotify, além do Instagram e TikTok
Acesso: Gratuito

Médica veterinária destaca cuidados com os pets durante o verão

 

Com início em dezembro, o verão é uma das épocas mais aguardadas por muitos brasileiros, contudo, as altas temperaturas tendem a ser prejudiciais aos pets e os tutores devem redobrar os cuidados. Por conta do calor, os animaizinhos podem sofrer por desidratação e doenças como: verminoses, infecções por pulgas e carrapatos ou até problemas intestinais.

Outro problema que pode ser desencadeado pelo aumento da temperatura é conhecido como hipertermia, quando o bichinho sofre com a temperatura corporal acima de 41 ºC. Por isso, para proteger os pets é importante que durante o verão os tutores evitem expor os animais ao sol, explica Vanessa Lima, médica veterinária e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

“Durante o verão, os tutores devem evitar a exposição dos seus animais em locais quentes, não passear nos horários mais quentes do dia, deixar sempre potes de água espalhados em diversos locais da casa, pois sol pode provocar queimaduras nas patinhas dos animais, desidratação e aquecimento do corpo, que é uma condição muito grave e pode provocar a morte em pouco tempo”, enfatiza.

A especialista traz ainda algumas dicas de como promover uma melhor qualidade de vida e refrescância para os pets durante a estação. “Fornecer picolé com frutas que podem ser consumidas pelos animais, passear com eles nos horários com baixa incidência solar, manter os animais em locais arejados e ventilados e ficar atento, porque no verão há um aumento da incidência das doenças alérgicas, principalmente a dermatite atópica, que é uma alergia de caráter hereditário que acomete cães”, destaca Vanessa Lima.

Nota Abrainc sobre a Lei de Zoneamento

 

O veto pelo executivo de um dos pontos mais importantes do projeto de alteração da Lei de Zoneamento - o ajuste no gabarito de altura dos edifícios em Zona Mista (ZM, áreas que podem ter residências, comércios e serviços em toda cidade) e Zona de Centralidade (ZC, centros dos bairros) - trará prejuízo para a Habitação de Interesse Social (HIS) na cidade, deixando de atender os que mais necessitam.

Com o ajuste, os empreendimentos poderiam prever um acréscimo máximo na área construída de 50%, desde que esse aumento fosse destinado à construção de HIS, além de possibilitar a adesão à Cota de Solidariedade como forma de fomentar a habitação social, seja via produção direta dessas moradias ou com a arrecadação adicional ao FUNDURB (Fundo de Desenvolvimento Urbano), do município de São Paulo.

A qualidade da implantação dos projetos, e a contribuição ao meio ambiente da cidade também iria aumentar, uma vez que as edificações mais altas teriam mais espaço livre para jardins e árvores nos terrenos. Pontos importantes para melhorar a temperatura nas cidades e a penetração de águas chuvas no solo.

A proposta da Câmara para revisão dos procedimentos de tombamento de bens imóveis, envolvem dois aspectos principais. O primeiro deles, a questão da necessidade de estabelecimento de um prazo para a análise dos processos de tombamento, uma vez que, enquanto esta análise está acontecendo, uma grande área ao redor do bem tombado permanece congelada para o desenvolvimento. A segunda questão é que o CONPRESP tem estabelecido regras de ocupação das áreas do entorno do bem tombado, mais restritivas do que a Lei do Zoneamento e tem feito isto sem as audiências públicas e participação da sociedade, procedimento previsto na legislação federal sobre o tema. É um debate que deve ser cada vez mais democrático e que deve envolver todos os agentes públicos e a sociedade.

Com um déficit habitacional que ultrapassa 400 mil unidades, São Paulo necessita de medidas que estimulem a construção de moradia para todas as faixas de renda, mas, especialmente, aquelas destinadas à população de baixa renda, que seria a principal beneficiada com a mudança nos gabaritos. Esperamos agora que os vereadores possam reverter a decisão e contribuir de forma decisiva para o avanço da oferta de habitação de qualidade para todos os paulistanos.

Amanhã (21) tem "Mediúnicas" no Teatro Arraial

 

Leitura Dramatizada de Mediúnicas ,na programação do 30° Janeiro de Grandes Espetáculos, em janeiro de 2024.

Serviço:

Leitura Dramática: Mediúnicas

Local: Teatro Arraial, Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife- PE.

Data: 21 de janeiro, domingo

Horário: 17h.

Ingresso Social: R$:10.00, mais um quilo de alimento não perecível.

Obs. Durante a encenação teremos um intérprete de libras, uma bela iniciativa de inclusão no Janeiro de Grandes Espetáculos.

Ficha Técnica :

Texto,direção e intérprete de libras: Jan Oliveira

No elenco: Geovane Souza, Jomeri Pontes, Pedro Dias e Suzana Costa.

Samuel Salazar reúne seu time em tradicional café da manhã de início de ano

 

Neste sábado (20), o vereador Samuel Salazar (MDB) reuniu seu grupo durante o tradicional café da manhã de início de ano. O encontro, que contou com a presença de amigos, lideranças e colaboradores, marcou um momento estratégico de união e planejamento para os desafios que se apresentam no ano que se inicia.

"Este café da manhã é mais do que um encontro anual; é um símbolo da nossa união e determinação em trabalhar juntos para o bem da comunidade que representamos”, destacou Samuel Salazar.

Durante a reunião, o vereador abordou a parceria com o prefeito João Campos (PSB), ressaltando seu papel como líder do governo na câmara. Além disso, Salazar falou sobre a estruturação da pré-campanha e delineou as diretrizes políticas fundamentais para o grupo.

“Reitero constantemente nossa parceria sólida com o prefeito João Campos, onde desempenho a liderança do governo na câmara. Sua disposição em colaborar, evidenciada pelo apoio de sua equipe ao nosso mandato, fortalece nossa capacidade de promover iniciativas em prol do desenvolvimento e bem-estar da comunidade que representamos. Essa colaboração contínua é essencial para enfrentarmos juntos os desafios e construirmos um futuro positivo para nossa cidade”, afirmou.

Em um tom colaborativo, Salazar enfatizou a importância da coletividade, declarando: "Esse mandato não é meu. Por isso, faço questão de falar na primeira pessoa do plural, porque é nosso. Juntos, estamos construindo um caminho que reflite os anseios e necessidades da nossa cidade, guiados por um compromisso coletivo em busca do bem comum. Tamo junto!”, concluiu.

Reunião estratégica de Policiais Civis e Científicos preparatória para Assembleia Geral

 

A presidente da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (APOC-PE), Camila Reis, participou, na última sexta-feira (19), de uma reunião estratégica entre representantes das entidades que representam os cargos da Polícia Civil e Científica. A reunião ocorreu na Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe). O evento contou também com a presença de representantes do Sinpol, Sindicato dos Peritos Oficiais, e UNEPPE.

Durante o encontro, foram abordadas questões cruciais relacionadas à mobilização, ações coordenadas e a possibilidade de paralisação das categorias. Como parte desse movimento, foi agendada uma assembleia para o dia 23 de janeiro, com o objetivo de fortalecer a união entre as entidades e discutir estratégias para a defesa dos direitos e interesses das categorias. Este momento representa uma união significativa, marcando um período de intensificação na busca por melhorias e valorização profissional.

A Assembleia Conjunta, no dia 23, será realizada às 17h, na frente do SINPOL, localizado na Rua Frei Cassimiro, 179, Santo Amaro, Recife.

Aceitando o Pix, 'O Bonde' leva La Ursa para as ruas do Recife Antigo

 

Figura típica do carnaval pernambucano, a La Ursa, que faz parte da folia desde 1948, passou por uma modernização. Além de seu tradicional papel de solicitar contribuições, agora o carismático personagem adentra a era digital, aceitando cartões de crédito, débito e pix. Neste domingo (21), às 16h, o bloco Lírico o Bonde tomará as ruas do Recife Antigo com um "urso" feroz acorrentado ao seu caçador, entoando a famosa música "A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro", juntamente com outras marchinhas de Carnaval. A concentração será na Rio Branco, em frente ao Banco do Brasil, no Bairro do Recife.

Segundo Cid Cavalcanti, fundador do bloco O Bonde, a brincadeira teve origem no século 19, com os imigrantes Italianos, sobretudo a comunidade cigana ligada à arte circense, que, entre outros espetáculos, apresentava ursos amestrados. “Queremos resgatar o lúdico dos antigos carnavais de ruas de nossa cidade apresentando para as novas gerações esse personagem tão rico e irreverente da nossa folia", enfatizou.

Ao som de tambores e apitos, a La Ursa pula e dança, pedindo contribuições a quem aparece em seu caminho. No desfile, a La Ursa surge com uma vestimenta tradicional, mesclando toques contemporâneos, portando uma sacolinha e uma maquineta para transações em débito/credito ou pix. O trajeto incluirá as ruas do Bom Jesus, Praça do Arsenal, Rua da Guia, finalizando na Rio Branco, com acesso gratuito para os participantes.

De acordo com Cid Cavalcanti, organizador do bloco, os valores arrecadados têm duas finalidades. “O dinheiro arrecadado vai, primeiro, para pagar as despesas dessa brincadeira da La Ursa e naturalmente para ajudar no desfile do Bonde”, afirmou

Cid Cavalcanti destaca a adaptação moderna da La Ursa à realidade financeira atual, observando que "em nosso bloco, só é pirangueiro quem realmente quiser". Ele próprio participará da brincadeira, vestindo-se como o dono da La Ursa.

O Bonde retoma suas atividades no Recife Antigo no próximo domingo (28) com o "Bondinho", uma programação infantil. A agremiação desfilará na segunda e terça-feira, sempre às 15h, na Rio Branco. Fundado em 1991, o bloco carnavalesco ganhou destaque pelas alegorias e fantasias nas cores vermelho, branco e dourado. Para este ano, estão programadas diversas apresentações que se estenderão até o Carnaval de 2024.

Bloco da Saudade: O Rei Cinquentão

 

Nessa trajetória, sete compositores fizeram Frevos em homenagem pelos 50 anos do Bloco da Saudade:

1- Ricardo Andrade (na foto ao lado, ao lado da porta-flabelo)

2- Getúlio Cavalcante

3- Eli Madureira

4- J. Michilles

5- Fátima de Castro

6/7- Humberto Vieira + Heleno Ramalho.

Isso é quase um Festival, do próprio Bloco. Destes, Ricardo Andrade, representa os compositores da nova geração, e compôs um Frevo de Bloco, intitulado "O Rei Cinquentão", que fala do sonho do saudoso Edgard Moraes, um dos maiores compositores de todos os tempos, que sonhou com a criação de um Bloco, que lembrasse dos antigos carnavais, expresso na sua música, "Valores do Passado".

Na canção, onde cita várias agremiações de antigamente, e que viria a se tornar, o Hino do Bloco da Saudade, que fundado após sua partida, por Marcelo Varella(In memoriam) e Zoca Madureira(também citados no Frevo de Ricardo) em 1973, que retomou o movimento dos Blocos de Pau e Corda, com o surgimento de novos grupos. Atualmente Pernambuco, tem cerca de 35 Blocos Líricos, espalhados por todo estado.

O Bloco da Saudade comemora em 2024, seus 50 carnavais, mantendo a tradição, e apontando para o futuro, ao lado dos Blocos co-irmãos Evoé!

Vamos conhecer o frevo?