terça-feira, 27 de agosto de 2019

Ações de combate ao fumo

A data 29 de agosto é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo e serve como um alerta aos diversos problemas de saúde ocasionados pelo tabaco. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a substância é responsável por causar até 90% de todos os cânceres de pulmão e, ainda, é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a ter o hábito antes dos 15 anos.

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. O fumo também é um dos fatores causadores da leucemia mielóide aguda, câncer do pâncreas, do fígado, câncer do colo do útero, câncer nos rins, entres outros.

Outro dado que precisa ser comentado é o do câncer de bexiga. O que poucos sabem é que o tabagismo pode aumentar, significativamente, o risco de uma pessoa ter câncer de bexiga e está associado à doença em 50-70% dos casos, segundo o INCA. Ainda de acordo com o instituto, a estimativa de novos casos proporcionais entre o sexo masculino e feminino é de 9.480 em homens e 2.790 em mulheres.

Gustavo Godoy, oncologista do Hospital Santa Joana Recife faz um alerta sobre o câncer de bexiga. “Os carcinógenos dos cigarros passam através dos pulmões para o sangue, são filtrados pelos rins e ficam reservados na bexiga até a hora em que o órgão está repleto e a pessoa sente vontade de ir ao banheiro. Esse tempo prolongado é suficiente para essas substâncias causarem mutações genéticas nas células da mucosa da bexiga, que as transformam em câncer’’, destaca. 

O sintoma mais comum da doença pode ser identificado na urina com uma cor avermelhada. “Chamamos de hematúria, ou seja, sangue na urina. O paciente também pode apresentar dor ou desconforto para urinar’’, explica o especialista, que ainda faz outro alerta importante. “Isso pode ser confundido com uma simples infecção urinária. Nos casos mais avançados, o paciente pode apresentar incontinência urinária, dor na pelve ou nas costas, fadiga e perda de peso’’, conclui. 

Apesar dos números preocupantes, o Brasil pode destacar uma redução no hábito de fumar. Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostram que no ano passado, 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar. Já em 2006, ano em que a pesquisa foi feita pela primeira vez, esse índice era de 15,6%. Ou seja, nos últimos 12 anos, a população diminuiu em 40% o consumo do tabaco.

De acordo com Frederico Ramos, pneumologista do Hospital Santa Joana Recife, essa redução no número se deve às leis de restrição. “Acredito que, hoje em dia, há uma preocupação maior com a saúde. É difícil alguém não saber os males do cigarro, mas parece que isso ainda não é suficiente. O fato de restringir os ambientes de fumo foi mais importante do que qualquer outra coisa”, afirma o médico.

O especialista ainda faz um alerta para a busca de um tratamento devido ao fato de o cigarro ser uma causa prevenível que mais causa problemas de saúde. “É importante dizer que existe um tratamento que ajuda a diminuir o sofrimento dos fumantes. As pessoas precisam procurar o pneumologista, porque existe saída menos dolorosa”, destaca.

Olinda - Práticas integrativas chinesas, aulão de ritmos e palestras de saúde com foco nos usuários de cigarro irão fazer parte, nesta quinta-feira (29.08), a partir das 7h, das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, em Olinda. O evento será promovido no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS-AD), na Rua Pereira Simões, 155 - Bairro Novo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria das Politicas Estratégicas, Coordenação do Tabagismo, CAPS-AD e Secretaria Executiva de Esportes.

Danos - Quase 5 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro são extremamente prejudiciais e podem causar diversos problemas de saúde, como câncer de pulmão e do aparelho digestivo, dificuldades respiratórias, infarto, derrame, infecções respiratórias, impotência sexual no homem, entre outros. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. O consumo do tabaco está associado a 30% das mortes por câncer (sendo mais de 90% deles de pulmão), 25% de infarto agudo do miocárdio e quase metade dos derrames cerebrais.

Sobre esses 25% relacionados ao coração, a cardiologista Jéssica Garcia traz alertas para a população sobre o assunto, às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na próxima quinta (29 de agosto). De acordo com a médica e tutora do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, o tabagismo é um dos maiores vilões quando o assunto são as doenças cardiovasculares. O cigarro agride do endotélio – camada de células que recobre os vasos sanguíneos.

“O comprometimento do endotélio está associado a maior dificuldade na circulação do sangue, interferindo no mecanismo de relaxamento e contração do coração. O endotélio também interfere na produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico, e faz com o que as artérias fiquem vulneráveis ao acúmulo de gordura”, explicou a cardiologista.

Importantes alterações metabólicas têm sido descritas para explicar os efeitos nocivos do tabaco no sistema cardiovascular, entre as quais modificações nas concentrações de lipídeos (colesterol). Quando comparados aos não fumantes, os adultos fumantes tendem a apresentar um perfil (de colesterol ruim) mais relacionado a obstrução das artérias do coração.

Um único cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. A cada “tragada”, ocorre um endurecimento das artérias do fumante, fazendo com que o coração trabalhe mais intensamente.

“A nicotina leva a liberação de substâncias como a adrenalina e a noradrenalina, que estimulam o coração, aumentando o batimento cardíaco e causando arritmia. Portanto, é comum a sensação do coração acelerado naqueles que fumam (palpitações)”, acrescentou a tutora da FPS.

Em suma, quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil de largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco.






Caruaru inaugura serviço voltado para pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira (29), às 10h, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), fará a inauguração do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência – SISPD, que ofertará serviços de acolhimento a pessoas com deficiência do município. O equipamento funcionará na Rua Juvenal Galindo, n°43, Bairro Indianópolis (próximo ao restaurante Caldeirão Furado). O novo espaço irá ampliar os trabalhos do antigo Centro de Apoio para Pessoas com Deficiência (CAPD), criado em 2008, e que, em 2017, passou a integrar o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werbuga Schaffrath.

Estarão presentes autoridades, representantes de instituições, além de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e representantes da sociedade civil. O evento é parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida no âmbito municipal pela Coordenação de Promoção das Pessoas com Deficiência da SDSDH, que iniciou no último dia 21 deste mês com a realização da 2ª Conferência Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Serviço:

O quê? Inauguração do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência – SISPD

Quando? 29 de agosto de 2019 (quinta-feira).

Onde? Rua Juvenal Galindo, n°43, Bairro Indianópolis (próximo ao restaurante Caldeirão Furado).

Horário? 10h.

Imprensa Caruaru

Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco é destaque em evento de infraestrutura em Teresina (PI)

A convite dos representantes da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, foi um dos palestrantes do Fórum de Infraestrutura Regional, realizado na última semana, em Teresina (PI). O gestor falou sobre o recém-criado Programa de Parcerias Estratégicas (PPPE) do Governo de Pernambuco e das possibilidades de parcerias com a iniciativa privada que o surgimento do programa traz para o estado.

Marcelo também apresentou o novo site do PPPE, onde é possível visualizar toda a carteira de projetos em estudos e em andamento, iniciativas mapeadas e as concessões já contratadas. O endereço do novo site é o: parcerias.pe.gov.br. Além do secretário, o Estado esteve representado no evento pela vice-governadora Luciana Santos.

"Dentro do Programa de Parcerias Estratégicas nós temos priorizado três eixos principais: logística, desenvolvimento urbano e energia, além do turismo que é um eixo transversal a todos esses. Além da reformulação do marco legal do programa, foi também revisado o decreto que trata da estruturação de projetos no âmbito do estado, para aperfeiçoar a utilização do sistema de PMI. Também priorizamos a estruturação de um pipeline de projetos dentro desses eixos principais", explicou o secretário.

A edição Nordeste do Abdib Fórum – Infraestrutura Regional ocorreu na última semana, em Teresina, no Piauí, com o objetivo de promover um diálogo qualificado com importantes agentes do setor público e privado em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos da Região Nordeste. O fórum reuniu governadores do Nordeste, bem como representantes do Legislativo e Judiciário, além de lideranças do setor em um conjunto de painéis temáticos para abordar as questões relacionadas aos setores de Energia, Transportes e Logísticas e Saneamento e Resíduos Sólidos.

PPPE

Criado pela Lei n° 16.573/2019, o Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE) tem como meta ampliar as oportunidades de investimentos, estimular a geração de empregos, além de monitorar e aumentar a transparência nos empreendimentos públicos no estado. Passam a integrar o PPPE todos os empreendimentos públicos de infraestrutura em execução, ou a serem executados por meio de contratos de parceria celebrados pela administração pública direta e indireta do Estado de Pernambuco. Também estão inseridas nesse contexto todas as parcerias com o setor privado, que tenham foco a melhoria do serviço público.

Imprensa SEDUH PE

Palestra sobre adoção em Paulista

O psicólogo e autor de vários livros sobre adoção, Luiz Schettini Filho realiza uma palestra neste sábado (31.08), em Paulista. O escritor irá abordar o tema Paternidade e Maternidade: Quando os filhos chegam é hora de educar. O evento será promovido pelo Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP) e ocorrerá, das 15h às 17h, no auditório do Ministério Público, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Centro, Paulista. A entrada é gratuita.

E se fosse você?

Fechando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o Grande Recife realiza uma edição extra do “E Se Fosse Você?”. A ação acontece nesta quarta-feira (28), a partir das 07h, no Terminal Integrado Recife. A iniciativa, além de alertar para os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência no transporte público, destaca o trabalho das pessoas que trabalham nas Centrais de Atendimento ao Cliente do Consórcio.

O “E Se Fosse Você?” é realizado da seguinte forma: os usuários e operadores do TI são convidados a embarcar nos ônibus utilizando óculos embaçados, muletas, caneleiras de peso e protetor auricular. O intuito é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com estes dois segmentos, as pessoas idosas e os usuários com deficiência, que têm prioridade no sistema de transporte público.

A atividade envolve ainda música, roda de conversa e a fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) dos ônibus e de contar com a participação de líderes comunitários que moram no entorno dos Terminais Integrados onde ocorre o evento. “Além de vivenciar as dificuldades que passam os idosos e as pessoas com deficiência, os líderes comunitários serão agentes multiplicadores da campanha nas comunidades onde atuam”, diz o gerente de Relacionamento do Consórcio, Marcus Petrônio Iglesias.

A ação “E se fosse você” faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença e é realizado em parceria com as empresas operadoras do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). O sistema transporta diariamente em média 1,8 milhão de usuários. Desses usuários, além dos idosos, 35 mil têm algum tipo de deficiência física, visual, auditiva ou intelectual.

EMPREGABILIDADE – A contratação de pessoas com deficiência para o quadro de atendentes do 0800, à época da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), começou no ano de 1990. Naquele período, a equipe era mista e, aos pouco, os novos funcionários foram conquistando espaço.

“Hoje, nós temos parceria com três associações de pessoas com deficiência que fazem a seleção dos candidatos e aqui, no Grande Recife, eles recebem toda a capacitação necessária para trabalhar nas nossas Centrais de Atendimento ao Cliente”, comenta o gerente de Relacionamento do Consórcio.

De acordo com Marcus Petrônio, são aulas de língua portuguesa e informática para o manuseio das ferramentas que registram as ocorrências relatadas diariamente pelos usuários do transporte público na RMR. “São pessoas com deficiência física ou intelectual. Só não temos ainda pessoas cegas ou surdas porque não dispomos da tecnologia necessária para inseri-las neste contexto”, afirma Iglesias.

Ao todo, são 42 pessoas com deficiência que fazem parte do quadro de funcionários do Grande Recife. Isso representa pouco mais de 16% do total de servidores do órgão (264). São profissionais regidos pelas Leis Trabalhistas e que recebem todo o apoio do Consórcio para exercer suas funções e incentivo para realizar atividades quando estão fora do ambiente de trabalho.

“Nós sempre procuramos o crescimento pessoal desta pessoa. Então, alguns já estão cursando faculdade, outros são atletas e se destacam no meio desportivo”, acrescenta o gestor.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Estudantes de Olinda desenvolvem aplicativo para crianças com Necessidades Educacionais Especiais

Tecnologias Assistivas atuam para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Pensando nessas aplicações, estudantes da Escola Municipal Claudino Leal, em Cidade Tabajara, – Olinda, estão desenvolvendo um projeto pioneiro intitulado “Tecnologia Assistiva para Educação Especial”. As crianças do 7º ano B e C estão desenvolvendo um site e aplicativo, trabalhando com os alunos participantes noções de Informática, Lógica, Programação, Linguagem da WEB, utilização de algoritmos. O App será apresentado na tarde desta quarta-feira (28.08), às 14h, na feira de ciência da unidade de ensino.

O projeto foi idealizado pelo professor Marcelino Monte em parceria com a gestora da instituição, Patrícia Caruso, e irá possibilitar aos alunos “típicos” e “atípicos” uma melhor integração social e tecnológica, utilizando os recursos disponíveis como: softwares, jogos e adaptações diversas como ferramentas que propiciem uma prática pedagógica eficiente e diferenciada voltada ao atendimento dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). 

Todo trabalho teórico e prático está sendo realizado por três equipes:

·  Equipe 01- Pesquisa e embasamento teórico sobre as tecnologias assistivas e sobre a comunicação alternativa;
·  Equipe 2 - Responsável pela construção do site, mas precisou estudar sobre conceitos básicos de lógica, programação e algoritmos. Estão carregando as informações e conteúdos, páginas, links, vídeos e imagens. 
·  Equipe 3 - Encarregada pelo App, pois utilizou a mesma lógica de estudo, porém de uma forma mais específica para gerar os links, comandos, e possíveis ferramentas.

A expectativa é que o App irá diminuir a distância dos pais de alunos com NEE e a escola, tornando mais eficiente o contato e interação entre a professora dos alunos especiais e os pais deles.

Imprensa Olinda

Reflexões sobre os avanços proporcionados pela Lei Maria da Penha é foco de encontro sexta (30) com vice-coordenadora do Projeto Revelando-Ser

O Brasil é o 5° país no ranking mundial em casos de feminicídio, ficando atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia em número de assassinatos de mulheres. As brasileiras, enquadradas dentro dessa dura realidade, são vítimas de violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. No dia sete deste mês, a Lei Maria da Penha (lei 11.340/06) completou 13 anos desde que foi sancionada. A Faculdade de Ciências Humanas, ESUDA, realiza uma palestra sobre a contemplação, nesta sexta-feira (30), às 19h. O objetivo do evento é refletir a importância dos 13 anos da efetivação da lei na sociedade, a partir da questão: Quais são os avanços trazidos por este marco legal e quais os desafios que se colocam na Política de Enfrentamento à Violência contra as mulheres em nossa Sociedade? 

A palestra será conduzida por Luana Melo: Assistente Social, graduada em Serviço Social pela UFPE, pós-graduada em Intervenções Psicossociais com Grupos em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social, pela FAFIRE. Realiza estudos, pesquisas e cursos capacitações na área de gênero e violência. Atuou como Assistente Social do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, no enfrentamento da violência de gênero no município do Jaboatão dos Guararapes por dois anos. É vice-coordenadora e Assistente Social no Projeto Revelando-Ser, que atua em prol de pessoas adultas que vivenciaram o Abuso Sexual na infância/adolescência, vinculado a ONG Instituto Carl Rogers.

Para participar do evento e receber o certificado de carga horária, relativo a três horas, é necessário se inscrever até esta quinta-feira (29) através do portal ESUDA: bit.ly/cursosgeia. O evento é gratuito. 

Educadores participam de palestra com foco no combate à corrupção

Cidadania: um antídoto contra a corrupção” foi o tema das palestras que a coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Luciana Silvaproferiu nesta terça-feira, dia 27. encontro foi realizado na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte, no bairro da Cidade Universitária, RecifeLuciana integra a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).

Para contemplar os cerca de 80 professores e gestores da rede estadual de ensino, a programação foi ministrada em dois momentos: manhã e tarde. Aapresentações da coordenadora fizeram parte do programa Formação continuada em Educação Fiscal: Implementando o currículo de Pernambuco, promovido pela Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH), da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). “Esta é uma importante iniciativa. Capacitados, os educadores atuam como agentes multiplicadores junto aos alunos”, destacou Luciana.

Imprensa SCGE

Museu Murillo La Greca recebe festival de lambe-lambe

Implementar e fortalecer uma rede de troca, compartilhamento e resistência artística. Esse é o princípio que norteia a realização do Festival Mural (Movimento Urbano de Resistência e Arte do Lambe), que acontece de quarta a sábado (28 a 31 de agosto), no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim.

Além da parceria com o La Greca, o evento tem apoio do Sesc Pernambuco. As oficinas oferecidas vão funcionar como espaços horizontais de troca de saberes, facilitados por artistas de vários artistas do Brasil - que vão expor a diversidade da prática do lambe-lambe e a pluralidade de olhares sobre essa arte e a sociedade. Inscrições e busca por informações podem ser feitas estão na página do festival no Instagram (@festivalmural).

Para a artista Anne de Souza, uma das organizadoras do encontro, a realização do Mural é importante como espaço de inclusão e integração entre veteranos e novatos na área. "O lambe-lambe precisa ser mais valorizado e o Festival pode contribuir para que a cena ganhe mais vida na cidade e maior presença nos calendários de arte urbana", reforça.

No último dia do Festival Mural será realizada, às 14h, a roda de diálogo "Pedra, Papel e Tesoura: Dispositivos de Atravessamentos em Tempos de Guerra", tema que também norteia o conceito do evento. Também no dia 31, ocorre a organização do mural coletivo de lambe-lambe, com a inclusão de trabalhos de artistas de vários países e estados brasileiros.

"Percebo o lambe-lambe como a técnica de arte contemporânea - e urbana - mais afetuosa, receptiva e transgressora da atualidade”, diz Alberto Pereira, artista do Rio de Janeiro e colaborar convidado. "A gente materializa o que foi feito e enviado do outro lado do bairro, da cidade, do estado, da região e/ou do continente nessa nova moradia que é a parede", exalta Pereira.

Serviço

Festival MURAL (Movimento Urbano de Resistência e Arte do Lambe)
De 28 a 31 de agosto

Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14 às 17h
Sábados: 15h às 18h
Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com
Informações: (81) 3355.3126

Programação


28.08

14h às 17 | Oficina “A cidade que atravessamos é a mesma que nos atravessa:
olhares afetivos sobre o cenário urbano.”. Com: Filipe Gondim e Tacio Russo
(PE). 

29.08

09h às 11h30: Oficina “O papel que morre é o mesmo que nasce” com Alberto
Pereira (RJ).
14h às 17h | Oficina “A cidade que atravessamos é a mesma que nos
atravessa: olhares afetivos sobre o cenário urbano.”. Com: Filipe Gondim e
Tacio Russo (PE).  
14h às 17h: Oficina “Projeções e memórias para futuros possíveis: um
Laboratório de Colagem e lambe-lambe” com Mario Bros (PE). 16 anos.


30.08

9h às 11h30: Oficina “O papel que morre é o mesmo que nasce” com Alberto
Pereira (RJ).
14h às 17h | Oficina “A cidade que atravessamos é a mesma que nos
atravessa: olhares afetivos sobre o cenário urbano.”. Com: Filipe Gondim e
Tacio Russo (PE)
14h às 17h: Oficina “Projeções e memórias para futuros possíveis: Um
Laboratório de Colagem e lambe-lambe” com Mario Bros (PE). 

31.08
14h | RODA DE CONVERSA: “Pedra, papel e tesoura: dispositivos de
atravessamentos em tempos de guerra”. Com: Alberto Pereira (RJ); Discórdia
(SP); Silvana (GO) e mediação de Tacio Russo (PE).
15h | Colagem de Mural coletivo.


Informações sobre as Oficinas:

Oficina 1: “O papel que morre é o mesmo que nasce” com Alberto Pereira
(RJ).
Já parou pra pensar quantas toneladas de papel já usamos e descartamos em vida?
Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos
Especiais (Abrelpe) retratam que em média cada brasileiro gera 383 kg de lixo por ano. Isso equivale a mais de 1 kg por dia de lixo. Da composição de lixo brasileiro, 25% são de papel, ou seja: Eu, Tu, Elx, Nós, Vós, Elxs produzimos quase 100 kg de lixo em papel por ano.

Como podemos reaproveitar um papel ou sobra não funcional pra criar um papel reciclado? A oficina se propõe a (re)ensinar sobre o quanto você pode produzir, se divertir, relaxar, preservar e, acima de tudo, resignificar diferentes tipos de papéis descartados por… você.

Dias 29 e 30 de agosto - 9h às 11h30
Vagas: 10 participantes
Faixa etária: a partir de 12 anos
Valor: R$ 5

Oficineiro:
Alberto Pereira é artivista, articulador, comunicador e realizador nascido no Rio de Janeiro e criado entre Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e Angra dos Reis. Teve seu trabalho apresentado em exposições individuais, coletivas, festivais de arte digital, urbana, chamadas públicas independentes e salões de arte contemporânea em países como Argentina, Brasil, Egito, França, Itália e Líbano.

Materiais Necessários

- 6 telas de serigrafia de até 30 x 40 cm (3 com nylon e três sem nylon)
- 3 rodinhos
- panos
- 1 liquidificador
- 1 caixa organizadora (56l)
- jornais velhos
- pregadores

Oficina 2 “A cidade que atravessamos é a mesma que nos atravessa: olhares afetivos sobre o cenário urbano.”. Com: Filipe Gondim e Tacio
Russo (PE).
.”Será essa cidade que virá à pele da retina. Por ela passará seu tamanho de mundo e de suas esperanças. Lembre-se meu filho: a cidade é o rim que te acompanha.”

-A cidade é um rim!

Modificamos e somos modificados todos os dias pelos cenário urbano. A cidade é nossa experiência de mundo mais palpável - vísceras, pulmão, rim - nossa identidade.
Você já parou para olhar a cidade hoje? O que você vê quando anda pelas ruas? Para onde seu olhar mira? É partindo dessas inquietações que queremos construir um espaço de indagações sobre a cidade. A cidade, não como um território neutro, mas, como um território de disputas, de especulações, de ocupações. A cidade como uma paisagem coletiva comum.

“Colar o ouvido no asfalto, tomar o pulso da cidade” - A rua como um território afetivo

É partindo de exercícios de observação urbana que se construirá o acervo afetivo da oficina. Usando a escrita e a imagem poética para ocupação das ruas da urbe. O que temos para olhar, falar e mostrar sobre o urbano?

Dias 28, 29 e 30 de agosto, das 14h às 17h, no Museu Murillo La Greca.
Vagas: 15 participantes;
Faixa etária: a partir de 14 anos;
Valor: R$ 5

Oficineiros:
Filipe Gondim é artista visual, fotógrafo, colagista e estudante de Letras (UFRPE).

Russo é poeta, multiartista e estudante de Teatro (UFPE). Ambos são artistas urbanos e experimentam e intervêm nas ruas da cidade. Nesta oficina irão mediar e facilitar um espaço de troca, de vivência urbana e de intervenção coletiva.

Materiais Necessários:
Bloco de anotações, caneta/lápis e celular com câmera ou câmera fotográfica (não necessita ser câmera fotográfica profissional).

Oficina 3 “Projeções e memórias para futuros possíveis: Um Laboratório
de Colagem e lambe-lambe” com Mario Bros (PE). 
“O clima do golpe de 2019 no Brasil, causou em muitos amigos e em mim sensações esquisitas de pânico, ansiedade, e uma iminente sensação de perigo ao andar na rua”.  

É a partir do marco da polarização política nos anos de 2018 e 2019 que o artista Mário Bros trás para essa vivência um resgate do que chama das “Memórias da imagem de si mesmo”, a partir de seus estudos em colagem analógica e Lambe-lambe fazendo um recorte de dissidências que ele carrega consigo.

O laboratório de colagem e lambe-lambe “Projeções e Memórias para futuros possíveis” é uma pesquisa em andamento do resgate de ancestralidades distintas, é a tentativa de pensar um processo criativo para colagem e consecutivamente para o lambe-lambe a partir de memórias traumáticas, criando novas possibilidades e linguagens artísticas. 
 
Dias 29 e 30 de agosto
Vagas: 
Faixa etária: a partir de 16 anos 
Valor: R$ 5

Imprensa Recife

Recuperação da palma forrageira no Semiárido é tema da reunião do Fórum das Secas

O Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Seca reúne-se nesta quarta-feira (28), das 8h 30 às 12h, no Hotel Bristol, em Boa Viagem. Na ocasião, o engenheiro agrônomo e pesquisador do IPA, Djalma Cordeiro, ministrada a palestra “A Recuperação da Palma Forrageira no Semiárido Brasileiro: Novas Cultivares e Técnicas de Cultivo”. A ação é promovida pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) em parceria com o Sebrae.

A iniciativa é uma oportunidade de discutir as demandas da classe produtora rural, bem como apresentar opções de políticas e tecnologias que levem a soluções permanentes para os períodos de estiagem prolongada.

O Fórum reúne entidades da comunidade empresarial, acadêmica e entes do governo. São eles: Sociedade Nordestina de Criadores (SNC), Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Associação Nordestina de Agricultura e Pecuária (ANAP), Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco (Facep), Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomercio/PE), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco (Sindcape).

Imprensa Faepe

A volta para casa nos ônibus do Recife

O Grande Recife está acompanhando a operação dos ônibus de modo a minimizar os impactos da paralisação do Ramal Camaragibe, da Linha Centro do Metrô. Com isso, na volta para casa, nesta terça-feira (27), o Consórcio reforçou as linhas que saem do Centro para a Zona Oeste ou fazem ligação com outros terminais da Capital.
Sendo assim, estão com reforço as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra. Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas duas últimas, os usuários podem ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Recife realiza exames para identificar deficiência visual em crianças, nesta quarta (28)

Na manhã desta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promoverá uma ação de prevenção e identificação precoce da deficiência visual através de exames de acuidade visual, no Compaz do Alto Santa Terezinha, zona norte do Recife. Cerca de 100 alunos das escolas municipais próximas ao Compaz farão o exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. A atividade faz parte da 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, que se encerra na próxima quinta-feira (29).
A ação integra o Projeto Além do Olhar, desenvolvido pela Sesau Recife, em parceria com a Fundação Altino Ventura e a Secretaria de Educação do Recife. Durante a manhã, algumas crianças com deficiência visual que participam da iniciativa farão apresentações de dança, participarão de contação de histórias e mostrarão como o cão guia as auxilia. Também será montado um circuito sensorial, com formas e texturas diversas, para que as crianças sem deficiência visual experimentem uma vivência do universo da pessoa com deficiência visual.
Ainda serão expostos brinquedos e recursos utilizados no processo de reabilitação do Projeto Além do Olhar. Além disso, serão ofertadas ações de promoção e prevenção para cerca de 200 pais ou responsáveis pelas crianças do projeto, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação de saúde bucal.
ALÉM DO OLHAR - O Além do Olhar é um projeto de reabilitação visual para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com baixa visão e cegueira total. A intervenção acontece através Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), que visa garantir a intervenção precoce, orientação e mobilidade da vida diária. Os atendimentos de reabilitação acontecem na escola, no domicílio e na comunidade.
O projeto atende e acompanha, em média, 200 pacientes por ano. Somente no primeiro semestre deste ano, 13 crianças e adolescente foram identificados com deficiência visual e incluídas no Além do Olhar. Atualmente, estão em acompanhamento 125 crianças e adolescentes, dos quais 108 com baixa visão e 17 com cegueira.
SEMANA - A 18ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência vem sendo realizada pela Prefeitura do Recife desde o último dia 21, com ações de diversas secretarias e órgãos para valorizar essa população. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre assuntos voltados à deficiência, inclusão e igualdade de oportunidades. De acordo com o censo/2010 do IBGE, mais de 400 mil pessoas com algum tipo de deficiência vivem na capital pernambucana (quase 30% da população).
A programação da Secretaria de Saúde, que se encerra na próxima quinta, incluiu atividades físicas com Profissionais da Academia da Cidade, palestras sobre direitos das pessoas com deficiência e alimentação saudável, rodas de diálogos sobre aleitamento materno e prevenção das deficiências da gestação ao puerpério, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B.

Imprensa Recife