segunda-feira, 14 de junho de 2021

Casa Natura Musical promove live com MC Carol e Artur Santoro

 

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ inspira uma série de lives do projeto Afetos, da Casa Natura Musical (@casanaturamusical), cujo tema do mês é O Futuro é Coletivo. Os artistas convidados para essas edições propõem diálogos que apontam para um futuro coletivo de amor, dignidade e afeto para as existências LGBTQIA+, vidas pretas e meio-ambiente - esse último representado pela edição do Afetos que teve participação de Lenine e dos coordenadores do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi e Neca Marcovaldi (disponível no IGTV da @casanaturamusical). As conversas acontecem às quintas, 19h, e trazem para as telas um bate-papo de camarim íntimo e acolhedor compartilhado com o público.

Os bate-papos também pretendem trazer aos espectadores aprendizados a partir da potência dos movimentos negro e LGBTQIA+ e seus modelos de organização em quilombos urbanos e digitais de resistência. A ideia é gerar reflexão sobre a importância da troca de conhecimentos, da criação de redes de contato e desenvolvimento de soluções em comunidade.

Na temática eleita pela Casa para pautar a produção de conteúdo do mês - O Futuro é Coletivo - a ideia é discutir como podemos garantir que estamos indo para um caminho de igualdade e prosperidade coletiva, além de fomentar o debate sobre como as ações coletivas podem ser uma alternativa para o futuro.

A coletividade assume, nessa perspectiva, a importância de superar o imaginário da busca do indivíduo pelo "sonho americano". Fatores sociais como a crise ambiental e democrática, além do aceleramento das transformações sociais causadas pelos avanços da tecnologia nas últimas décadas exigem que não pensemos no futuro por um prisma de desenvolvimento individual, mas sim de agrupamentos solidários.

As edições anteriores de Afetos podem ser assistidas pelo IGTV da Casa Natura Musical e no seu canal do Youtube – rede em que também estão disponíveis vídeos com outros projetos criados pelo equipamento cultural.


Artur Santoro é bicha, negra, afeminada e diretor de projetos da BATEKOO, plataforma voltada ao público negro e LGBTQIA+ que mobiliza mais de 150 mil jovens periféricos em diversas cidades pelo Brasil. Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador de arte e culturas africanas e afro-brasileiras, é curador independente, palestrante e criador de conteúdo. Por dois anos, integrou a equipe de curadoria do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e atuou ativamente na concepção e construção de exposições, entre elas, destaca-se Histórias Afro Atlânticas (2018).

Desenvolveu pesquisa ligada às instituições University of California, Berkeley, Fundação Getúlio Vargas e USP, com foco nos temas de homossexualidades, masculinidades e territorialidades. Foi curador convidado do SP na Rua 2019, Edital Natura Musical 2020, 1º Edital de Apoio aos Blocos de Carnaval de São Paulo, entre outros.

MC Carol é um dos nomes de relevância do funk carioca. Sucesso com músicas como “Minha vó tá maluca”, registradas em DVD da Furacão 2000, a MC ficou conhecida pelo grande público em 2015, ao participar de “Lucky Ladies”, reality show da FOX. Em 2016, lançou “Bandida”, seu primeiro álbum, e surpreendeu ao cantar temas como a realidade das comunidades, a sexualidade e o feminismo. Com esse trabalho, a MC mostrou que o funk pode ser usado como arma, para dar a letra sobre ser resistência. Deste disco, surgiram sucessos como “Não foi Cabral”, “Delação Premiada” e “100% Feminista”.

Nos últimos anos, MC Carol fez shows nos EUA, Reino Unido, Alemanha, e Portugal; palestrou na Brown University; foi atração da edição 2019 do Rock in Rio; e viralizou com sua participação na primeira temporada do reality show “Soltos em Floripa”, da Amazon Prime Video. A funkeira foi anunciada como uma das integrantes da turma inaugural de artistas do #YouTubeBlack Voices / Fundo Vozes Negras, iniciativa idealizada pelo YouTube para potencializar artistas e criadores negros, munindo-os de recursos para terem sucesso e visibilidade na plataforma e fora dela.

“Levanta Mina” foi a primeira amostra do novo álbum de MC Carol, “Borogodó”. O disco, a ser lançado ainda no primeiro semestre de 2021, tratá a veia cômica - que é característica da artista - ao lado de músicas que vão abordar temas como a sexualidade do ponto de vista feminino, além da gordofobia e o machismo, questões que a MC combate no dia a dia.


Programação do Afetos

Todas às quintas-feiras, 19h

17 de junho | Artur Santoro e Mc Carol
24 de junho | Alan Costa e Ana Fiselle A TRANSÄLIEN

Os 30 anos da UPE

Este ano a Universidade de Pernambuco (UPE) completa 30 anos de fundação e dedicação ao ensino superior de qualidade como Universidade pública, estadual, multicampi e bi-modal. A história da Universidade se confunde com a história do Estado de Pernambuco, já que nasceu interiorizada. Presente no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina com cursos presenciais, além de ofertar cursos à distância em outros 12 municípios pernambucanos.

Recentemente a UPE garantiu algumas conquistas que fortalecem a instituição e a credenciam para o futuro. Buscando consolidar e garantir o acesso ao ensino superior de qualidade para os pernambucanos, o Governo de Pernambuco sancionou em recentemente a Lei que viabiliza a gratuidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação acadêmica, presenciais ou à distância, oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Com a regulamentação da lei, o benefício se torna permanente, e não poderá ser modificado ou cancelado por futuras gestões.

Outra recente conquista foi a concessão de bônus de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em Pernambuco e morarem no estado.
Durante os anos de 2019 e 2020, em meio a pandemia, a UPE realizou diversas ações assumindo, assim, o seu compromisso com o Estado. A instituição implementou as bolsas de monitoria como forma de garantia do recurso financeiro. Além de realizar também a implementação e a seleção para os Programas Residência Pedagógica e PIBID e a avaliação das solicitações da bolsa de permanência.

No que diz respeito ao fomento da atividade docente, a UPE acompanhou o Pet Profissional Saúde, atualizou e readequou os Editais de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares e a Inovação Pedagógica, quanto aos objetivos e destinação de recursos. Além de instituir um sistema on-line para submissão de propostas para os projetos de ensino (SISGRAD).

A UPE atingiu uma taxa de aprovação acima de 70% nas propostas dos novos cursos Stricto Sensu propostos para a CAPES. O resultado foi a aprovação de mais doutorados na UPE, nas áreas de Fisioterapia e Hebiatria. Além de mais dois programas de mestrado nos campi da UPE em Garanhuns e na Mata Norte. O destaque é o doutorado em Fisioterapia, o primeiro doutorado em uma unidade do interior na UPE.

Atualmente, a UPE oferece 54 cursos de graduação na modalidade presencial, 5 cursos de graduação a distância, 8 doutorados, 21 mestrados e 115 cursos de especialização (Lato Sensu), totalizando mais de 20 mil estudantes ao longo de todo território de Pernambuco. A Universidade ainda conta com o Complexo Hospitalar, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), muito importantes nesta luta contra a Covid-19.

Complexo Hospitalar - Durante esse período de enfrentamento à pandemia, a Universidade de Pernambuco, foi responsável por diversas ações estratégicas no enfrentamento e combate à doença. A universidade realizou a Seleção Simplificada para contratação temporária de 670 profissionais de nível superior e médio para atuação em seus hospitais universitários. Ocorreu a nomeação e posse de 120 servidores, da área da saúde, para compor o quadro permanente de pessoal da Universidade, com lotação no Huoc. houve ainda a elaboração do edital de credenciamento médico para contratação temporária de 42 médicos intensivistas.

Está em andamento a construção do novo centro de parto normal do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O espaço para partos humanizados terá cinco leitos, sendo um com banheira de hidromassagem.

Melhorias também estão sendo feitas no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), com a construção do Prédio Anexo da unidade de saúde. O investimento será no valor de R$ 2,1 milhões. Com a conclusão das obras, o Procape vai ter uma melhor infraestrutura para receber os pacientes, dando mais condições de trabalho para os médicos e garantindo ainda mais qualidade nos serviços prestados para a população.

Histórico - Com origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco (FESP), que era mantenedora, desde 1965, de um grupo de unidades de ensino superior pré-existentes no estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) nasceu oficialmente no dia 12 de junho de 1991, com a publicação nesta data da Portaria Ministerial nº 964.

A Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, já havia criado a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da UPE. Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), a UPE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

lmprensa SECTl PE

Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte recebem Ação de Cidadania

 

Moradores de Bom Jardim, de Santa Cruz do Capibaribe e de São Joaquim do Monte vão receber Ação de Cidadania. Nesta terça-feira (dia 15), a Ação será em Bom Jardim, na quarta-feira (dia 16), é a vez de Santa Cruz do Capibaribe e, na quinta-feira (dia 17), o evento ocorre em São Joaquim do Monte. São vários serviços públicos, importantes e próximos dos cidadãos, como emissão de carteiras de identidade, CPF, novas vias de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além da atualização de divulgação sobre serviços sociais.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados com antecedência para facilitar o atendimento e evitar formação de filas. O ingresso na Ação só é liberado depois de aferida a temperatura do corpo. São obrigatórios o uso de máscara de proteção e o distanciamento social. Em diferentes pontos no evento, haverá dispensadores de álcool em gel. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

A emissão de carteiras de identidade é totalmente eletrônica. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Toda a coleta de dados biométricos é feita por aparelhos eletrônicos. A emissão da primeira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 24,36, através do documento para pagamento (DAE).

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ação de Cidadania é, também, uma oportunidade para cuidados com a saúde. Haverá aferição de temperatura do corpo, da pressão, teste de glicemia (São Joaquim do Monte e em Santa Cruz do Capibaribe) e para HIV e sífilis (Santa Cruz do Capibaribe e em Bom Jardim).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. Cada município tem um ponto de agendamento e também é possível através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município para ser atendido.

As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e nos dias de semana. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Serviço:
Ação de Cidadania em Bom Jardim
Terça-feira, dia 15 de junho, das 8h às 12h.
Escola Municipal 19 de Julho
Avenida Presidente Castelo Branco, sem número, Centro

Ação de Cidadania em Santa Cruz do Capibaribe
Quarta-feira, dia 16 de maio, das 8h às 12h.
Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo
Av. Vinte e Nove de Dezembro, 141 - Santa Cruz do Capibaribe

Ação de Cidadania em São Joaquim do Monte
Quinta-feira, dia 17 de junho, das 8h às 12h
Escola Municipal Osvaldo Benício Vaz Cavalcanti
Rua José Andrade de Oliveira, sem número, Centro

Secretara de Políticas de Prevenção

As Severinas lança o EP Xamego de Fulô em comemoração aos 10 anos de carreira

 

A banda pajeuzeira As Severinas (formada por Marília Correia na zabumba; Isabelly Moreira no vocal, declamações e triângulo; e Monique D’Angelo, na sanfona e vocal) lança, nesta terça-feira (15), o single “Xamego de Fulô” que abre as portas para o EP de mesmo nome, em celebração aos 10 anos de carreira do grupo. E na véspera do São João, no próximo dia 23 de junho, As Severinas lança o EP completo com seis faixas, nas principais plataformas de música e no youtube, para todo mundo poder dançar em casa, acessando da forma que preferir.

A faixa de abertura é da autoria da sanfoneira e vocalista da Banda, Monique D’Angelo e tem a participação poética da violeira repentista Fabiane Ribeiro. O EP terá três músicas autorais e outras três dos compositores Islan, Assisão, além de uma parceria de Maviael Melo e Rodrigo Sestrem, que também participa tocando pífano.

Para este álbum, As Severinas mantém o estilo regional, poético e dançante; dando destaque à sanfona, à zabumba e ao triângulo com o tempero, para lá de especial, da poesia declamada. A surpresa da vez está nas participações musicais: estarão presentes no EP o aclamado grupo Quinteto Violado, a consagrada forrozeira Anastácia e a artista sergipana Thais Nogueira.

Para Monique D’Angelo, a dificuldade maior para concluir o projeto foi gravar em meio ao contexto da pandemia da covid-19, mas o trabalho valeu a pena e agora ela está feliz com o resultado. “Tivemos algumas dificuldades para entrar em estúdio, mas conseguimos, no final das contas, atingir nossos objetivos. Para tanto, tomamos todos os cuidados necessários, utilizamos máscaras, higienizamos nossas mãos e utensílios com álcool, enfim, tomamos todas as precauções para gravarmos em segurança”.

A sanfoneira também acrescentou: “o público pode esperar canções escolhidas com muito carinho, faixas animadas, daquelas que os pés começam a se ´bulir´ de imediato. E ainda temos participações muito especiais, para apimentar esse trabalho”.

O álbum tem a direção musical conjunta de As Severinas, do produtor Karl Marx e do multi-instrumentista Elói Oliveira. Os arranjos foram feitos por Elói em parceria com o sanfoneiro Sílvio Ferraz, além de contar com o percussionista Vein e a participação especial da percussionista Negadeza. A direção artística é da integrante Isabelly Moreira e a produção é de Karl Marx.

O EP estará disponível em todas as plataformas de música e, assim como o documentário já lançado sobre a história da Banda, ficará disponibilizado gratuitamente no canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/AsSeverinas. O projeto conta com o apoio da Lei Aldir Blanc do estado de Pernambuco e pode ser acompanhado pelas redes sociais das Severinas:







FICHA TÉCNICA

Vocal: Monique D’Angelo

Back Vocal: Isabelly Moreira e Monique D’Angelo

Declamação: Isabelly Moreira e Monique D’Angelo

Sanfona: Sílvio Ferraz

Violão e cavaquinho: Elói Oliveira

Arranjos: Elói Oliveira e Sílvio Ferraz

Direção musical: Elói Oliveira, As Severinas e Karl Marx

Percussão: Vein

Pandeiro faixa 02: Negadeza

Pífano faixa 04: Rodrigo Sestrem

Gravação, Masterização e Mixagem: Pró Stúdio Digital (São José do Egito/PE)

Repertório: As Severinas

Direção artística: Isabelly Moreira

Produção: Agência Cultural de Produção e Criação

Produção Executiva: Karl Marx

Assistência de Produção, mídia e marketing: Bea Laranjeira

Arte de capa: Marcos Pê

Fotografia de capa: Eduardo Crispim

Identidade Visual: Fabíola Barros

Gravado entre abril e junho de 2021

Usuários também podem adquirir o VEM Comum gratuitamente no TI Camaragibe

 

Se você ainda não tem o cartão VEM Comum, chegou mais uma oportunidade de adquirir um. Procure a equipe de distribuição no TI Camaragibe para pegar o seu gratuitamente mediante cadastro. É só apresentar um documento oficial com foto que comprove o nome da mãe e o CPF. Você receberá o cartão no ato do cadastro. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS com a equipe de distribuição. O serviço é realizado de segunda a sábado, das 6h30 às 19h30.

Essa distribuição também está acontecendo no TI Caxangá, sempre no mesmo horário.

Em caso de dúvidas ou queixas, o usuário deve entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife

Balcão de Direitos itinerante aporta nesta semana em cidades do Agreste pernambucano

 

Com o objetivo de promover cidadania à população de Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, que o programa Balcão de Direitos, vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), estará no município, na próxima terça-feira (15), com serviços para a emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito. A ação, que será realizada em parceria com o programa Governo Presente, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPPVD), acontecerá na Escola Municipal 19 de Julho, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, das 8h às 12h.

Na quarta-feira (16), o Balcão Itinerante estará em Santa Cruz do Capibaribe, na região Agreste, Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo, situada na Avenida Vinte e Nove de Dezembro, 141. Já na quinta-feira (17), aportará em São Joaquim do Monte, na Escola Municipal Osvaldo Benício Vaz Cavalcanti, localizada na Rua José Andrade de Oliveira, Centro. Ambas as ações acontecerão no horário das 8h às 12h. Os interessados deverão comparecer ao local munidos com a certidão antiga ou documento de identidade, original ou xerox e fotos 3x4.

As ações atendem todas as medidas de prevenção estabelecidas pelo Governo de Pernambuco no combate ao novo coronavírus, tais como: uso obrigatório de máscaras faciais, distanciamento social, disponibilização de álcool a 70%, aferição de temperatura e frequente higienização do ambiente, dentre outros.

Serviço:
15/06
BOM JARDIM- Escola Municipal 19 de Julho, Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Bom Jardim;

16/06
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE- Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo, Avenida Vinte e Nove de Dezembro, 141;

17/06
SÃO JOAQUIM DO MONTE- Escola Municipal Osvaldo Benício Vaz Cavalcanti, Rua José Andrade de Oliveira, Centro.

lmprensa SJDH

Paulista amplia vacinação da H1N1 e passa a imunizar novos grupos

 

Nesta quarta-feira (09), a Secretaria de Saúde de Paulista ampliou a vacinação contra a gripe H1N1, passando a contemplar novos grupos. A administração do imunizante ocorre em 45 Unidades Básicas de Saúde, em todas as cinco Policlínicas e nos três Centros de Saúde do município, exceto no centro de saúde João Abimael.

O horário de atendimento é das 8h00 às 17h00 e os munícipes precisam levar documento de identidade e caderneta de vacina. Aqueles que podem receber a imunização em razão da atividade profissional que exercem (forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional) também necessitam levar declaração de vínculo empregatício.

O município segue o cronograma com as fases de imunização contra a gripe H1N1.

Os grupos inseridos nessa etapa são os seguintes: pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Grupos prioritários

A Campanha Nacional iniciou no dia 12 de abril. O Ministério da Saúde determina que a vacinação deve ser feita de acordo com a ordem de prioridade dos grupos. Veja as datas em que cada grupo poderá ser vacinado:

Próximos grupos

Posteriormente, seguem na ordem de prioridade pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Advertência do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde adverte que a aplicação da vacina contra o H1N1 e a aplicação da vacina contra o covid-19 não podem ocorrer simultaneamente. É indicado um intervalo de 14 dias entre as duas vacinas. A recomendação é que o imunizante contra o coronavírus seja recebido primeiro, para que em seguida, após 14 dias, seja administrado o contra a H1N1.

Locais

Em todas 45 UBS, em todas as 5 Policlínicas e em 3 Centros de Saúde (exceto centro de saúde João Abimael).


lmprensa Paulista PE

Pernambuco sanciona lei que institui auxílio emergencial para artistas e grupos Juninos

 

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (14.06), a Lei n° 17.321/2021, que institui o Auxílio Emergencial Ciclo Junino de Pernambuco para artistas e grupos culturais impedidos de promover suas atividades por conta da pandemia da Covid-19. Criado com recursos do Tesouro Estadual, os R$ 3,2 milhões serão pagos a mais de 400 artistas e grupos que tenham sido contratados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ou pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) nos ciclos juninos de 2018 e 2019, beneficiando mais de cinco mil pessoas.

“Mais um movimento que estamos fazendo em um ano tão difícil para a classe artística. Já fizemos o Ciclo Carnavalesco e, agora, o Ciclo Junino. Queremos atuar em parceria com um movimento cultural no qual Pernambuco sempre se sobressaiu pela qualidade dos seus artistas, dos equipamentos e da forma de pensar a cultura como estratégia de desenvolvimento do Estado, junto com a educação”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, a ação reforça o reconhecimento da perda de uma cadeia produtiva, que referencia não apenas a cultura propriamente dita, mas também o turismo. “O auxílio emergencial é uma sinalização da importância e do reconhecimento do segmento cultural para a cadeia produtiva em Pernambuco. O Estado tende a utilizar essa ferramenta para diminuir esse impacto e, ao mesmo tempo, proteger esse segmento, para que em um futuro próximo possamos, de maneira muito ampla, usufruir do talento desses artistas importantes para o nosso ciclo junino”, explicou.

O valor do Auxílio Emergencial Ciclo Junino de Pernambuco corresponderá a 60% do último cachê recebido pelo artista ou grupo cultural, por meio de contratação realizada pela Fundarpe ou Empetur nos ciclos juninos anteriores. Os valores terão um piso de R$ 3 mil e um teto de R$ 15 mil, pagos em parcela única no dia 30 de julho deste ano.

Representando a classe artística, Armandinho, vocalista da Banda Fulô de Mandacaru, destacou a importância da valorização aos artistas do Estado. “Esse é um momento importante para estabelecer esse elo de comunicação e valorizar o nosso patrimônio e a cultura pernambucana, que é levada para o Brasil e para o mundo”, enfatizou.

O edital será lançado nesta terça-feira (15.06), no Diário Oficial de Pernambuco. Seguindo o modelo de benefício à classe cultural promovido no Carnaval deste ano, as inscrições deverão ser realizadas a partir do dia 21 de junho, encerrando às 18h do dia 9 de julho, por meio da plataforma online Prosas (www.prosas.com.br). Entre as atrações artísticas contratadas pela Fundarpe e/ou Empetur nos ciclos juninos de 2018 e 2019, estão quadrilhas juninas, cirandas, grupos de coco, xaxado, bacamarteiros, bois, trios de forró pé-de-serra, bandas de forró e artistas solo.

Também estiveram presentes à cerimônia de sanção da lei o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto; e os artistas Nádia Maia, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Benil, Pingo, Dudu do Acordeon, Beto Ortiz, Novinho da Paraíba e César Amaral.

lmprensa PE

Discutida a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre Iterpe, SDA e CREA com vistas a impulsionar ações nas áreas rurais do Estado

 

Uma reunião conjunta entre representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) discutiu a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições. O objetivo da parceria é impulsionar diversas ações nas áreas rurais do Estado.

O encontro contou com a participação do presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; do secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho; do presidente do CREA-PE, Adriano Lucena; do engenheiro do CREA-PE, Marcelo Sampaio; e do assessor de Monitoramento de Projetos e Programas do Iterpe, Cleodon Ricardo.

Por meio do Termo de Cooperação Técnica, serão reforçadas as ações do Programa Propriedade Legal, do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), das ações de Regularização Fundiária e o desenvolvimento da infraestrutura dos assentamentos, como barragens, melhorias de estradas, habitação e construção de poços, entre outras políticas de melhoria apoiadas pela Secretaria.

O Propriedade Legal é um programa de Regularização Fundiária do Governo de Pernambuco que prevê conceder 65 mil títulos de propriedades de imóveis rurais e urbano. Com os títulos em mãos, a população do campo, além da segurança jurídica da propriedade, passa a ter acesso às políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento da produção.


lmprensa lterpe

Inscrições abertas: Amazon oferta capacitação gratuita para empresários pernambucanos

 

Micro e pequenos empresários pernambucanos já podem se inscrever para participar do treinamento gratuito e on-line ofertado pela Amazon que acontecerá nos dias 22, 28 e 30 de junho. As inscrições podem ser feitas no link: https://venda.amazon.com.br/webinars-pernambuco. Serão três mil vagas no total, sendo mil por dia. Não há pré-requisitos para participar, podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas.

No curso, a rede de lojistas de Pernambuco será capacitada pela Amazon e ainda garantirá o suporte técnico no processo de acesso ao mercado de vendas online. A ideia é que, no fim do treinamento, os empreendedores pernambucanos sejam habilitados para vender no Amazon Marketplace, um ambiente de e-commerce que permite que empresas terceiras ofereçam produtos nos canais de vendas oficiais da Amazon.

A intenção é conectar esses negócios à estrutura online da Amazon para vender de forma simples e com taxas diferenciadas, divulgando melhor seus produtos nas redes sociais. Os cursos acontecerão em formato de webinars e serão divididos em dois módulos. O primeiro abordará, de forma prática, como vender na Amazon. O treinamento prático abrange questões como abrir uma conta na plataforma; informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Os treinamentos serão on-line, sendo realizados ao vivo e também gravados e terá uma sessão de dúvidas por meio dos canais de comunicação da empresa.

Já o segundo módulo de treinamentos apontará como acelerar suas vendas na Amazon. Também será em formato de webinars personalizados para o público. O treinamento prático alcançará os seguintes tópicos: opções de logística; como ganhar visibilidade (anúncios e publicidade); como conquistar o consumidor, além de ensinar como criar relatórios e organizar as finanças.

Serviço
Webinar como Vender na Amazon – 22, 28 e 30 de junho, às 16h30.

lmprensa AD Diper PE

Procon Caruaru orienta sobre troca de presentes do Dia dos Namorados

 

Durante a pandemia da Covid-19, as compras on-line tiveram ainda mais evidências. No entanto, alguns cuidados são indispensáveis durante a aquisição virtual. Para isso, o Procon Caruaru orienta os consumidores que realizaram compras nesta forma para presentear no Dia dos Namorados e que, por ventura, não ficaram satisfeitos com o produto. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), por meio do “Direito de Arrependimento”, assegura a devolução da mercadoria comprada através da internet, telefone ou catálogo, no prazo de até sete dias úteis depois da entrega.

De acordo com o gerente geral do Procon Caruaru, Nyverson Moura, o direito à desistência está previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, porém, é necessário que o consumidor comunique o quanto antes à empresa em até sete dias. “Em caso de compras virtuais, através de catálogo ou telefone, o consumidor não pode experimentar e nem verificar qual é o material usado na fabricação, nem como avaliar o produto em mãos. Por isso, a lei garante ao comprador solicitar a troca ou a devolução da mercadoria sem necessitar os motivos e nem sofrer punições com os valores pagos, incluindo o valor do frete”, enfatizou.

Nyverson Moura enfatiza que esse direito se aplica somente para compras feitas fora do ambiente das lojas físicas, com exceção de produtos perecíveis ou medicamentos. Ele lembra que, para requerer o ressarcimento, a mercadoria tem que estar em perfeitas condições e não pode ter marcas de usada pelo consumidor. “Vale salientar que existem produtos que não se aplicam a essa lei e que não podem ser colocados no mercado novamente, como bebidas ou alimentos”, ressaltou.

Já nos casos de transações realizadas em lojas físicas, poderá ou não haver a possibilidade de troca ou cancelamento, a depender da vontade exclusiva do fornecedor e da oferta ao consumidor. Para isso, é necessário o cliente solicitar comprovante da compra.

Serviço:

O Procon Caruaru disponibiliza os seguintes canais de atendimento para dúvidas e reclamações: telefone (81) 3727-0289, WhatsApp (81) 98384-5909 ou ainda através do Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br). O atendimento pessoal, com todas as restrições sanitárias, também está acontecendo na sede do Procon, localizada na Avenida Rio Branco, 315, Centro (de segunda a sexta, das 7h às 13h).

lmprensa Caruaru

Junho violeta: Em 2021, já foram registradas pela SJDH 1.443 violações contra pessoas idosas

 

Com a proximidade do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, nesta terça-feira (15), e em alusão ao Junho Violeta, mês voltado ao tema, que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) reforça a importância de denunciar atos que violam os direitos da população idosa. De acordo com Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), em 2020, ano que teve início a situação pandêmica no Brasil, foram registradas pelo programa 818 denúncias e identificadas, a partir destes dados, 2.080 violações, em sua grande maioria cometidas no ambiente intrafamiliar.

Neste ano, os números chamam mais atenção, pois se aproximam de todo ano de 2020. De janeiro até o dia 08 deste mês, já foram realizadas 559 denúncias e identificados 1.443 tipos de atos violadores e o ambiente familiar continua sendo o local onde mais ocorrem as agressões. As mulheres são as maiores vítimas e a faixa etária mais vitimada é de 80 a 89.

Ainda de acordo com o CIAPPI, as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) que acumulam o maior número de violações são: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, consecutivamente. Já em todo o estado de Pernambuco, no ranking de violações deste ano se destacam a negligência, violência financeira, verbal, psicológica e o abandono, nesta ordem.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico frisa que a denúncia ainda é a maior arma para combater esses crimes. “É importante que as pessoas tenham a consciência de denunciar atos violadores ao perceber qualquer sinal. Mudanças no comportamento da pessoa idosa precisam ser observados com atenção. Irritabilidade, depressão, hematomas, podem ser, por exemplo, um indicativo de violência”, esclarece.

Para realizar denúncias de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 16h ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.

lmprensa SJDH PE

Auxilio junino pode ser aprovado em Bezerros

 

A Prefeitura de Bezerros enviou, nesta segunda-feira (14), para Câmara de Vereadores, o projeto de Lei Nº 004, de 14 de junho de 2021, que institui o Auxílio Emergencial Junino para os artistas e grupos locais. O PL leva em consideração os impactos financeiros causados pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que afetou fortemente o setor cultural e impediu a classe de promover atividades culturais.

O projeto do Executivo Municipal estabelece o pagamento do auxílio em parcela única ou, no máximo, duas, de acordo com o cronograma e critérios definidos em regulamento. O valor total disponibilizado para as ações emergenciais do ciclo junino será de 50 mil reais, divididos individualmente entre as categorias a seguir:

• Trios pé-de-serra
• Bandas pé-de-serra
• Quadrilhas
• Grupos de dança e mazurca
• Artistas de teatro
• Violeiros

Uma comissão especial será formada, no âmbito da Secretaria de Turismo e Cultura, para analisar e validar os pedidos de inscrição e posteriormente a concessão do auxílio emergencial. Lembrando que, para ter acesso aos recursos, os artistas e grupos culturais também precisam estar condicionados aos critérios estabelecidos no projeto de lei, que são:

• Possuir domicílio comprovado em Bezerros;
• Estar no cadastro municipal do exercício 2019 e que comprove efetiva realização de apresentação e/ou prestação de serviço no último ciclo junino realizado na cidade;
• Cumprir critérios de renda familiar máxima, conforme regulamento;
• Não ter vínculo formal com a iniciativa privada ou serviço público, não receber benefícios previdenciários ou assistenciais, não estar recebendo seguro desemprego ou valores de programas de transferência de renda federal, com exceção do programa Bolsa Família.

Importante lembrar que, caso o número de inscritos exceda o valor destinado ao auxílio junino, serão utilizados critérios de prioridade constantes na regulamentação do projeto de lei. Os artistas e grupos que estejam impedidos de contratar junto à Administração Pública ou de receber recursos públicos por decisão judicial ou administrativa estão vedados para recebimento do auxílio.

Os recursos do Auxílio Emergencial Junino serão decorrentes de dotação orçamentária destinada à Secretaria de Turismo e Cultura do município, que poderá expedir portarias normativas para complementar, esclarecer e orientar a execução do projeto de lei.

Artesanato - A prefeitura estuda, brevemente, lançar um novo projeto para contemplar os artesãos do município.

lmprensa Bezerros

Inscrições do projeto Recife Incluído encerram nesta quarta-feira

 

Encerram na próxima quarta-feira (16) as inscrições para o concurso Recife Incluído, que pretende revelar novos talentos e olhares para o celebrado mercado audiovisual pernambucano. O projeto, que é resultado da articulação entre a Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas, vai selecionar boas histórias, entre autores iniciantes, na faixa etária de 18 a 29 anos, para transformar em curtas-metragens roteirizados e rodados por produtoras profissionais. Os vencedores ainda participarão de oficinas e acompanharão de perto todo o processo de realização dos curtas.

As inscrições são virtuais e estão sendo realizadas em duas etapas: pré-inscrição e validação de candidatura. Na primeira etapa, que encerra nesta quarta-feira, o candidato deve propor o argumento para um curta-metragem, apresentando uma história, com, no máximo, 800 palavras, que tenha o Recife como personagem, parte da trama ou, pelo menos, cenário. É preciso ainda escolher um dos três eixos temáticos a seguir: cultura da inclusão de Pessoa com Deficiência (PcD); acervo e/ou equipamento (espaço) cultural do Recife; elemento e/ou personagem da cultura imaterial do Recife.

O formulário de inscrição está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Também pode ser acessado no link: https://forms.gle/VhZXQRZQvYYkzTsFA.

Candidatos com deficiência visual, auditiva ou com dificuldade de escrita poderão realizar as inscrições por meio do envio de arquivos de áudio ou vídeo, que deverão ser encaminhados para o e-mail recifeincluido@recife.pe.gov.br.

Para quem tiver dificuldade para realizar a inscrição virtual, será assegurado atendimento presencial, até quarta-feira, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, Casa 39, Bairro de São José, com horário marcado, em cumprimento às regras sanitárias vigentes. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: 3224-3674 | 3224-3660 (dúvidas sobre o edital também podem ser esclarecidas através desses contatos).

Além dos atendimentos virtual e presencial, a Prefeitura manteve-se em contato com escolas públicas e junto a grupos e associações destinadas ao público alvo do projeto, em busca de boas histórias. Promoveu ainda uma busca ativa pelos jovens autores em alguns pontos da cidade, como o Centro Júlia Santiago e os Compaz Dom Helder Câmara, Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Em todos os pontos de atendimento presencial, foi disponibilizado o edital do projeto em braile.

Para assegurar que a inclusão que batiza o projeto se confirmasse em todas as suas etapas, foi ainda produzido um vídeo de divulgação do Recife Incluído com tradução para Libras, informando sobre regras e como fazer as inscrições.

O resultado da pré-inscrição será divulgado no dia 26 de junho. A segunda etapa, que inicia no dia 27 de junho, será de habilitação documental, a partir do envio da documentação exigida no edital para o e-mail: recifeincluido@recife.pe.gov.br.

Serão considerados prioritários, na análise das propostas e candidaturas, além do mérito artístico e originalidade, aspectos como faixa de renda familiar, grau de vulnerabilidade social do bairro de origem e formação educativa em escola da rede pública – concluída ou em curso. O Recife Incluído tem seu foco principal na juventude que reside em áreas da periferia do Recife.

A divulgação das 10 histórias selecionadas (com seus respectivos autores), no Diário Oficial do Município, está programada para o dia 13 de julho. As datas do edital poderão sofrer alterações, em função da pandemia.

Sobre o concurso Recife Incluído - Executado com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, o projeto Recife Incluído tem orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, a ser repassado ao poder público municipal pelo Ministério do Turismo. O objetivo é estimular a produção audiovisual também na periferia do Recife, incentivando a formação e revelação de novos talentos, em um ambiente de criação e realização onde a cidade já se destaca, com projeção nacional e internacional.

lmprensa Recife

Porto de Suape inicia obra para aumentar produtividade dos cais e píeres

 

Uma obra de nivelamento do fundo de leito vai restaurar a profundidade original de nove berços de atracação do Porto de Suape. Utilizando uma embarcação tipo rebocador com um arado acoplado, serão removidos alguns pontos elevados de material argilo-arenoso, chamados de alto-fundos, restaurando-se a cota de -15,5 m nos cais 1, 2, 3, 4 e 5 que operam contêineres, carga geral, veículos, açúcar em sacos, trigo, entre outras cargas.

Os píeres de granéis líquidos 1 e 2, que movimentam produtos químicos, combustíveis e derivados de petróleo, passarão pela mesma intervenção. Os serviços devem durar três meses, com a aplicação de recursos próprios da ordem de R$ 2,6 milhões. As obras começam nos próximos dias.

Após a conclusão da obra, os ganhos operacionais serão variados por berço, mas a expectativa é de que o maior seja de - 3,9 m no Cais 3. Outro benefício é poder utilizar toda a extensão do cais para, por exemplo, atracar dois navios menores em linha. Atualmente, devido ao desnivelamento de alguns pontos do fundo, a embarcação fica centralizada no berço. Com a intervenção, os cais ficarão com a mesma cota de -15,5 m.

“Essa obra é muito importante para aumentarmos nossos ganhos operacionais. Restaurando a profundidade, recuperamos parte da capacidade que tínhamos nos cais e píeres. Cada centímetro de calado a mais significa mais carga potencial a ser movimentada”, explica o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão. Calado é a parte submersa do navio, medida na vertical da linha d’água até à quilha, parte mais baixa do casco.

O nivelamento do fundo será executado com um rebocar puxando um arado, peça que pesa cerca de duas toneladas. O arado desmontará os alto-fundos existentes junto aos cais e píeres, formando uma plataforma do fundo marinho plana e uniforme. Atualmente, os berços com maiores profundidades são os píeres petroleiros PGL 3A e PGL 3B, que operam óleo bruto de petróleo da Refinaria Abreu e Lima e têm cota de -17,7 m.

O Porto de Suape é um dos 12 portos públicos brasileiros com maior quantidade de linhas regulares de navios de carga geral, roll on - roll off e de contêineres. Conta com 13 instalações de acostagem, num total de 4.379 metros de cais e píeres. No Porto Externo, estão quatro píeres de granéis líquidos e um cais de múltiplos usos, com oito berços de atracação. No Porto Interno, existem cinco berços de atracação, distribuídos ao longo de 1.626 metros de cais.

lmprensa Suape

Servidores da SCGE fazem capacitação na área de gestão de riscos

 

Servidores de várias áreas da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) concluíram na última quinta-feira, dia 10, o curso ‘Gerenciamento de Riscos em 7 Passos: Aspectos Práticos’, promovido pela Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC). A programação foi aberta na tarde do dia 07 de junho, pelo secretário-executivo da SCGE, Filipe Castro, que destacou a capacitação como sendo mais um passo importante que a Controladoria dar, dentro dessa temática.

“Considero que essa é uma metodologia que vem, de fato, contribuir significativamente para que os objetivos sejam alcançados de forma mais segura, em termos de processos e das instituições”, disse. Ele também ressaltou que este é um tema sensível e que nem todos gestores reconhecem sua importância. “Ainda há tabus a serem quebrados nessa implantação, e o caminho é mostrar os resultados que a gestão de riscos pode trazer para dentro dos processos e para a condução da instituição”, frisou.

A diretora da DMAC, Cristiana Borges, complementou informando que a temática vem sendo estudada na SCGE há mais de um ano. E que, desde o último mês de março, a Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG) começou a trabalhar no fomento da gestão de riscos. “Temos uma equipe dedicada, atuando em várias linhas, sendo uma delas, a capacitação das Unidades de Controle Interno (UCIs)”, ressaltou, explicando que o curso ‘Gerenciamento de Riscos em 7 Passos: Aspectos Práticos’, realizado essa semana, foi piloto de um projeto de capacitação de forma mais constante.

Durante os quatro dias de capacitação, os conteúdos teóricos e as atividades práticas foram conduzidas, de forma virtual, por Pedro Hilário, com o apoio de Tiago Fonseca, que integram a equipe da DMAC. No período de 28 de junho a 01 de julho, Pedro irá ministrar o mesmo curso para um grupo de servidores que atuam nas UCIs das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual. Essa programação específica, faz parte da agenda de eventos da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI) da SCGE.

lmprensa SCGE PE

Unidades de saúde se unem em torno do Dia do Doador de Sangue

 

O apelo é permanente. E necessário. Em meio à pandemia que aflige o mundo há mais de um ano, doadores de sangue se fazem indispensáveis. São eles que mantêm os estoques dos bancos de sangue, que abastecem as unidades de saúde e que, neste momento, vêm enfrentando dificuldades tanto para a realização de cirurgias quanto para o atendimento ao paciente acometido pelo novo coronavírus. Em Pernambuco, o Hemope registra uma queda de 30% no número de doações em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo quando já havia a pandemia. É mais um efeito do agravamento da crise provocada pela Covid-19.

Para colaborar com o hemocentro do estado e alertar para a importância da doação voluntária de sangue, a Fundação Professor Martiniano Fernandes (FPMF) está lançando uma campanha em torno do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste dia 14 de junho, junto às unidades de saúde por ela administradas.

A partir deste mês, os Hospitais Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife; Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho; Dom Malan, em Petrolina; e Miguel Arraes, na cidade de Paulista, bem como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas (UPAEs) estão realizando ações internas, com o objetivo de chamar atenção de funcionários e usuários do serviço para cooperar com o Hemope. Uma única doação é capaz de beneficiar até três pessoas. “Vivemos um momento ímpar para a saúde pública, que atinge o Hemope de forma mais impactante, não só pela grande demanda exigida pelas unidades de saúde, mas também pelo baixo registro de doadores atuais. Então, nós, enquanto dependentes do Hemope, precisamos assumir nossa responsabilidade e tomar a frente desse trabalho”, esclarece Eline Nascimento, superintendente geral da FPMF.

O Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no Estado e 90% da demanda do SUS. Atualmente, seus estoques estão apresentando situação crítica em todos os tipos sanguíneos, e precisam de reposição com urgência. A campanha encabeçada pela FPMF mostra, em seu slogan, que a iniciativa solidária de doar sangue é vista também como um super-poder: “Doe sangue! Ajude a salvar vidas e seja o herói da vida de alguém!”. O material, produzido para as redes sociais e para divulgação interna, está circulando entre as unidades de saúde envolvidas.

Quem quiser colaborar deve procurar uma unidade do Hemope. Para evitar aglomerações, o hemocentro está tomando todos os cuidados de distanciamento, com alterações nos espaços para garantir a segurança dos voluntários e o uso de máscaras por todos os funcionários, além da disponibilidade de álcool em gel. A coleta de sangue de doadores funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, no Hemocentro Recife, inclusive nos feriados. Na Regional Petrolina, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para doar sangue, é preciso gozar de boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Além disso, é necessário portar um documento oficial com foto.


Com lnformações da Jornalista lana Gouveia

Ação de segurança alimentar beneficia 50 terreiros de Paulista

 

O mapeamento das comunidades tradicionais afro-indígenas de Paulista começa a gerar seus primeiros frutos. Desde o último sábado (12), a Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, deu início a uma grande ação de segurança alimentar para os povos de terreiro, em 17 bairros da cidade. As últimas oito cestas básicas dessa primeira leva serão entregues nesta segunda-feira (14).

Nesse primeiro momento, foram distribuídas 100 cestas, contemplando inicialmente 50 terreiros. Cada Ilê recebeu 2 cestas. O critério utilizado para o recebimento do benefício foi a ordem de inscrição realizada perante o mapeamento das comunidades. Toda entrega seguiu os protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus

A meta é contemplar 130 terreiros em todo município. A ação faz parte da campanha “Paulista de Mãos Dadas Contra a Fome", e a interlocução com as comunidades tradicionais é feita pela Diretoria de Igualdade Racial do município.

O sentimento geral é de gratidão pela iniciativa, que ajudará na segurança alimentar de muitas comunidades de terreiro, como destaca Tatiane Pereira, Juremeira do Terreiro das Palmeiras, localizado no bairro de Conceição.

“Agradeço à Prefeitura de Paulista por essa ação importante. Será muito bem vinda em nossa casa, nesse momento tão difícil para todos. Axé”, disse Tatiane.

A importância social e comunitária das Matrizes Afro-Indígena
As culturas tradicionais indígenas e africanas estão fincadas no pensamento e na identidade do povo brasileiro. Os terreiros de matrizes indígenas e africanos são locais sagrados, que representam a manutenção de suas tradições e cumprem um papel social e cultural. Muitos também realizam ações sociais e alimentícias em seus entornos. Esse momento de pandemia, causada pelo coronavírus, tem agravado a situação de vulnerabilidade, tornando crescente o número de pessoas que procuram os terreiros na busca por alimentação. Uma das estratégias da Prefeitura do Paulista é potencializar a importância dessas casas.

Mapeamento dos Terreiros continua aberto
A Diretoria de Igualdade Racial disponibiliza o e-mail igualdaderacial.social.paulista@gmail.com para quem tiver dificuldades no acesso ou cadastramento. Quanto mais casas forem cadastradas, mais próximo da realidade será o diagnóstico feito a partir das informações coletadas. O terreiro que ainda não realizou seu cadastramento pode acessar o link https://cutt.ly/glwFHxB.


lmprensa Paulista

Grupo Raça apresenta programação online pelo Teatro Sérgio Cardoso

 

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe uma programação especial do Grupo Raça a partir do dia 14 de junho, segunda-feira, às 20 horas, com transmissões gratuitas via Sympla Streaming.

Compõem o programa apresentações da Cia Experimental, uma recente iniciativa do Grupo Raça composta por jovens bailarinos que apresentam o espetáculo inédito Sobre Aquelas Palavras, do coreógrafo Jhean Allex; e a Raça Cia de Dança com a série Raça, por Elas, programação em homenagem à diretora e coreógrafa do grupo, Roseli Rodrigues (1955 - 2010). Essa série é composta pelas peças Caminho da Seda (2001), uma das obras mais consagradas de Roseli Rodrigues, e mais duas coreografias: uma criada por Erika Novachi - Music, Body and Soul e outra assinada por Kátia Barros, chamada Transcender. O serviço completo segue ao final do texto.

Sobre Aquelas Palavras
O roteiro é inspirado no valor simbólico atribuído às rosas, em substituição às palavras que, no calor das emoções, não conseguimos pronunciar. Dessa forma, a trilha sonora recorre a artistas da MPB que já cantaram sobre as rosas, como Roberto Carlos, Cartola e Milton Nascimento.


No palco, as rosas vermelhas compartilham o protagonismo com os intérpretes, ora como alvo de zelo e encantamento, ora como se sua profundidade ou importância se esvaísse, deixando a dúvida se, de fato, cumprem tão poderoso papel.

A obra marca a estreia da Cia Experimental e é composta por uma uma dança suave que transita entre a coreografia e a pantomima, moldando cenas em torno de um casal que representa muitos outros, onde cada escolha é uma renúncia com surpresas de toda sorte.

Raça, por Elas
A série, composta por três espetáculos, nasceu do desejo de rememorar a importância da professora, diretora e coreógrafa Roseli Rodrigues (1955 – 2010) para a linguagem do Jazz no Brasil. No ano passado, 2020, cumpriram-se dez anos em memória desta que foi a fundadora do Grupo Raça.

Raça, por Elas é composta pela remontagem de Caminho da Seda (2001), uma das obras mais consagradas de Roseli Rodrigues, e pela criação de duas coreografias: Music, Body and Soul, de Erika Novachi, e Transcender, de Kátia Barros. As duas artistas tiveram, em suas formações, intensa vivência com Roseli e, por isso, trazem consigo a linguagem jazzística perfeita para essa homenagem. Marcela Benvegnu assina textos e release das obras.

Serviço:

Data: 14 de junho – 20h
Cia Experimental do Grupo Raça – Sobre Aquelas Palavras
Raça Cia de Dança – Raça, por Elas – Obra: Caminho da Seda (de Roseli Rodrigues 2001 - remontagem)

Data: 15 de junho – 20h
Cia Experimental do Grupo Raça – Sobre Aquelas Palavras
Raça Cia de Dança – Raça, por Elas – Obra: Music, Body and Soul (de Erika Novachi)

Data: 16 de junho – 20h
Cia Experimental do Grupo Raça – Sobre Aquelas Palavras
Raça Cia de Dança – Raça, por Elas – Obra: Transcender (de Katia Barros)
Bate papo com a coreógrafa Kátia Barros

Data: 21 de junho – 20h
Cia Experimental do Grupo Raça – Sobre Aquelas Palavras
Raça Cia de Dança – Raça, por Elas – Obra: Transcender (de Katia Barros)

Data: 22 de junho – 20h
Cia Experimental do Grupo Raça – Sobre Aquelas Palavras
Raça Cia de Dança – Raça, por Elas – Obra: Caminho da Seda (de Roseli Rodrigues 2001 - remontagem)

Data: 23 de junho - 20h
Cia Experimental do Grupo Raça – Sobre Aquelas Palavras
Raça Cia de Dança – Raça, por Elas – Obra: Music, Body and Soul (de Erika Novachi)
Bate papo com a coreógrafa Erika Novachi

Temporada: De 14 a 23 de junho, segundas, terças e quartas, 20h
Classificação etária: Livre
Ingressos: Gratuito

Ficha Técnica Sobre Aquelas Palavras

Direção Geral - Renan Rodrigues
Direção Executiva - Cristina Morales
Direção Técnica - Marcel Rodrigues
Idealização e Projeto - Cristina Morales e Renan Rodrigues
Coreografia - Jhean Allex
Preparação Física - Graziely Perdiz
Figurinos - Miriane Sá
Produção Cultural - Transformare
Texto - Naísa Marques e Cristina Morales
Iluminação - Guilherme Paterno e Marcel Rodrigues
Produção Técnica - Henry Hardardt
Foto, Filmagem e Edição - BolhaSet Produções
Elenco - Átila Guilherme, Bárbara Manaia, Carlos Nunes, Carol Di Giorgio, Carolina Dezani, Débora Barbe, Evelyn Libanes, George Brito, Hygor Furquim, Isabella Magalhães, Izy Oliveira, Júlia Alves, Maurício Reducino, Naísa Marques, Paulinha Prado, Paula Paniagua

Ficha Técnica Caminho da Seda

Direção Geral | Renan Rodrigues
Direção Executiva | Cristina Morales
Direção Técnica | Marcel Rodrigues
Ensaiadora | Graziely Perdiz
Produção Cultural | Transformare
Produção Técnica | Henry Hardardt
Foto, Filmagem e Edição | BolhaSet Produções
Coreografia | Caminho da Seda
Coreógrafa | Roseli Rodrigues
Remontagem | Juliana Portes, Rony Dias e Graziely Perdiz
Músicas | Yulunga (Spirit Dance) de Dead Can Dance; Love Song de Ofra Haza; O Caminho da Seda de Fabio Cardia
Arranjos | Fábio Cardia
Figurinos | Mauricio Pina e Roseli Rodrigues
Texto | Marcela Benvegnu
Iluminação | Guilherme Paterno e Marcel Rodrigues
Preparadora Física | Graziely Perdiz
Elenco | Alessandra Helena, Amanda Ferreira, Carol Arruda, Carol Marrul, Felipe Lemos, Gentil Neto, Gustavo Oliveira, Henrique Feliciano, Jaquelyne Vieira, Jefferson Felix, Jey Santos, Kelly Hayd, Lucas Maia, Maria Clara Barros, Matheus Carvalho, Natalia Antunes, Noemi Esteves, Patrícia Galarza

Ficha Técnica Music, Body and Soul


Direção Geral | Renan Rodrigues
Direção Executiva | Cristina Morales
Direção Técnica | Marcel Rodrigues
Ensaiadora | Graziely Perdiz
Produção Cultural | Transformare
Produção Técnica | Henry Hardardt
Foto, Filmagem e Edição | BolhaSet Produções
Coreografia | Music, Body and Soul
Coreógrafa | Erika Novachi
Músicas | “Moonlight Sonata”, de Ludwig van Beethoven com execução de Lola & Hauser; “Adágio for Strings and Organ in G Minor”, de Tomaso Albinoni com execução de Hauser e Albinoni Orchestra; “Song from a Secret Garden,” de Secret Garden com execução de Lola Astanova & David Aaron Carpenter; “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Heitor Villa-Lobos ao som do poema “Pido Silêncio”, de Pablo Neruda; “Nocturne in C Sharp”, de Frédéric Chopin, com execução de Hauser, Robert Ziegler e da London Symphony Orchestra
Figurinos | Miriane Sá
Texto | Marcela Benvegnu
Iluminação | Guilherme Paterno e Marcel Rodrigues
Preparação Física | Graziely Perdiz
Elenco | Alessandra Helena, Amanda Ferreira, Carol Arruda, Carol Marrul, Felipe Lemos, Gentil Neto, Gustavo Oliveira, Henrique Feliciano, Jaquelyne Vieira, Jefferson Felix, Jey Santos, Kelly Hayd, Lucas Maia, Maria Clara Barros, Matheus Carvalho, Natalia Antunes, Noemi Esteves, Patrícia Galarza.

Ficha Técnica Transcender


Direção Geral | Renan Rodrigues
Direção Executiva | Cristina Morales
Direção Técnica | Marcel Rodrigues
Ensaiadora | Graziely Perdiz
Produção Cultural | Transformare
Produção Técnica | Henry Hardardt
Foto, Filmagem e Edição| BolhaSet Produções
Coreografia | Transcender
Coreógrafa | Katia Barros
Músicas | "Vento Ártico", de Marcelo Roth André; "Solomon Verdy" e "Crossing the Bridge", de James Howard com execução de Pete Anthony e Howard; "Sitting By the Fire", interpretado por Organic Nature Sounds; "Amar: Dam in China", de Armand Amar, interpretado pela Prague Philharmonic Orchestra; "Descending" e "Ascending", interpretado por Riley Lee; "The Ritual", de Al Gromer Khan, interpretada por Algarve Khan; "Send in The Drums", interpretada por James Asher; "Didgeridoo", de Gary Thomas, "Água de Rio", de Juca Balai, interpretada por Sons da Natureza; "She Moved Montain", de Scott James Buckley e "Ok Mani Padme Hum 1", de Jane Winther.
Figurinos | Fause Haten
Iluminação | Guilherme Paterno e Marcel Rodrigues
Preparação Física | Graziely Perdiz
Elenco | Alessandra Helena, Amanda Ferreira, Carol Arruda, Carol Marrul, Felipe Lemos, Gentil Neto, Gustavo Oliveira, Henrique Feliciano, Jaquelyne Vieira, Jefferson Felix, Jey Santos, Kelly Hayd, Lucas Maia, Maria Clara Barros, Matheus Carvalho, Natalia Antunes, Noemi Esteves, Patrícia Galarza

Hospital Veterinário do Recife agenda 350 castrações para 2ª quinzena de junho

 

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), por meio do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), realiza, nos dias 15 e 16, os agendamentos para castrações de cães e gatos para a segunda quinzena do mês de junho. Ao todo, serão disponibilizadas 350 vagas à população. Os procedimentos ocorrerão entre os dias 16 de junho a 1º julho, totalmente gratuitos. As marcações devem ser feitas através do site seda.recife.pe.gov.br ou pelos telefones 3224-3001, 3224-4001, 3224-4002 e 3446-9808, no horário das 9h às 17h.

Para ter acesso às castrações é preciso que os tutores apresentem originais de comprovantes de residência com CEP do Recife, podendo ser faturas de concessionárias de água e de energia elétrica, de cartão de crédito ou declaração de associação de moradores com o CNPJ e assinatura do presidente da entidade, além de documento de identificação com foto.

O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Nesse período de pandemia, todas as dependências do hospital vêm recebendo sanitização diária contra o novo coronavírus.

BALANÇO DO HVR - Por mês, o Hospital Veterinário do Recife realiza mais de 4 mil cirurgias e consultas, entre urgência, emergência e ambulatoriais. Desde sua inauguração, em 2017, o HVR já castrou mais de 27 mil animais, fez cerca de 9 mil cirurgias e, somando todos os atendimentos, fez quase 100 mil procedimentos.


Serviço:
Castração de cães e gatos no Hospital Veterinário do Recife
Dias de marcação: 15 e 16/6
Contatos: seda.recife.pe.gov.br ou pelos telefones 3224-3001, 3224-4001, 3224-4002 e 3446-9808
Horário: das 9h às 17h

Documentos necessários: Comprovante de residência com CEP do Recife (faturas de concessionárias de água e de energia elétrica, de cartão de crédito ou declaração de associação de moradores com o CNPJ e assinatura do presidente da entidade) e documento de identificação com foto do tutor.

lmprensa Recife

Vice-prefeita do Recife debate relações entre Brasil e China

 

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, será uma das palestrantes do 1º Congresso Internacional Direito e Economia Política Internacional, que tem como tema Reflexões sobre a China contemporânea. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito Político e Econômico (PPGDPE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo junto com um pool de instituições brasileiras e internacionais. Isabella participará, de maneira remota, no painel As relações sino-brasileiras sob a ótica do federalismo e da paradiplomacia, marcado para a quarta-feira (16), a partir das 19h.

Além da vice-prefeita, também estarão no debate o governador do Maranhão, Flávio Dino; o governador do Piauí, Wellington Dias; a professora da Universidade Federal da Paraíba Liliana Froio e o assessor internacional da Prefeitura de São Paulo, Bruce Campos. A mediação será do professor João Cumarú, integrante do Instituto de Estudos da Ásia da UFPE e Assessor Especial da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco.

“É uma satisfação imensa participar de um evento que busca aprofundar o conhecimento sobre esse gigante que é a China, a segunda maior economia do mundo, com uma rica história milenar. Temos muito a intercambiar e a aprender com o modelo de desenvolvimento dessa nação, que saiu da pobreza para se tornar uma potência global em cerca de 70 anos. Uma cultura que também vem contribuindo para a pluralidade do nosso País através da migração. Somente em Pernambuco, há uma comunidade de mais de 8 mil chineses, a maior do Nordeste. Nossas trocas comerciais, no entanto, ainda têm muito a crescer, sobretudo em setores de alto valor agregado, como os de tecnologia e energias renováveis. Estamos trabalhando para isso”, diz Isabella de Roldão, que é Coordenadora Estratégica das Relações Internacionais da Prefeitura do Recife.

O Congresso Internacional Direito e Economia Política contará com 11 painéis temáticos ao longo da semana, com tradução simultânea. As atividades começam no dia 14 e vão até o dia 18 de junho. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o primeiro dia do evento, no site: even3.com.br/lipeconference. No endereço, também é possível conferir a programação completa.

Entre outros grandes nomes nacionais e internacionais, também estarão presentes no Congresso o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, Qu Yuhui, Bingchun Meng, Shi Yi, Izabella Teixeira, Karin Costa Vazquez, Elias Jabbour, Evandro Menezes, Isabella Weber, Ildo Sauer, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Sérgio Quadros, Sérgio Sauer, Carlos Aguiar de Medeiros, José Bertotti, Miguel Stédile, Vijay Prashad, Gyud Moore, Hongsong Liu e Luis Antonio Paulino.

lmprensa Recife