segunda-feira, 14 de junho de 2021

Servidores da SCGE fazem capacitação na área de gestão de riscos

 

Servidores de várias áreas da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) concluíram na última quinta-feira, dia 10, o curso ‘Gerenciamento de Riscos em 7 Passos: Aspectos Práticos’, promovido pela Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC). A programação foi aberta na tarde do dia 07 de junho, pelo secretário-executivo da SCGE, Filipe Castro, que destacou a capacitação como sendo mais um passo importante que a Controladoria dar, dentro dessa temática.

“Considero que essa é uma metodologia que vem, de fato, contribuir significativamente para que os objetivos sejam alcançados de forma mais segura, em termos de processos e das instituições”, disse. Ele também ressaltou que este é um tema sensível e que nem todos gestores reconhecem sua importância. “Ainda há tabus a serem quebrados nessa implantação, e o caminho é mostrar os resultados que a gestão de riscos pode trazer para dentro dos processos e para a condução da instituição”, frisou.

A diretora da DMAC, Cristiana Borges, complementou informando que a temática vem sendo estudada na SCGE há mais de um ano. E que, desde o último mês de março, a Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG) começou a trabalhar no fomento da gestão de riscos. “Temos uma equipe dedicada, atuando em várias linhas, sendo uma delas, a capacitação das Unidades de Controle Interno (UCIs)”, ressaltou, explicando que o curso ‘Gerenciamento de Riscos em 7 Passos: Aspectos Práticos’, realizado essa semana, foi piloto de um projeto de capacitação de forma mais constante.

Durante os quatro dias de capacitação, os conteúdos teóricos e as atividades práticas foram conduzidas, de forma virtual, por Pedro Hilário, com o apoio de Tiago Fonseca, que integram a equipe da DMAC. No período de 28 de junho a 01 de julho, Pedro irá ministrar o mesmo curso para um grupo de servidores que atuam nas UCIs das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual. Essa programação específica, faz parte da agenda de eventos da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI) da SCGE.

lmprensa SCGE PE