segunda-feira, 14 de junho de 2021

Os 30 anos da UPE

Este ano a Universidade de Pernambuco (UPE) completa 30 anos de fundação e dedicação ao ensino superior de qualidade como Universidade pública, estadual, multicampi e bi-modal. A história da Universidade se confunde com a história do Estado de Pernambuco, já que nasceu interiorizada. Presente no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina com cursos presenciais, além de ofertar cursos à distância em outros 12 municípios pernambucanos.

Recentemente a UPE garantiu algumas conquistas que fortalecem a instituição e a credenciam para o futuro. Buscando consolidar e garantir o acesso ao ensino superior de qualidade para os pernambucanos, o Governo de Pernambuco sancionou em recentemente a Lei que viabiliza a gratuidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação acadêmica, presenciais ou à distância, oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Com a regulamentação da lei, o benefício se torna permanente, e não poderá ser modificado ou cancelado por futuras gestões.

Outra recente conquista foi a concessão de bônus de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em Pernambuco e morarem no estado.
Durante os anos de 2019 e 2020, em meio a pandemia, a UPE realizou diversas ações assumindo, assim, o seu compromisso com o Estado. A instituição implementou as bolsas de monitoria como forma de garantia do recurso financeiro. Além de realizar também a implementação e a seleção para os Programas Residência Pedagógica e PIBID e a avaliação das solicitações da bolsa de permanência.

No que diz respeito ao fomento da atividade docente, a UPE acompanhou o Pet Profissional Saúde, atualizou e readequou os Editais de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares e a Inovação Pedagógica, quanto aos objetivos e destinação de recursos. Além de instituir um sistema on-line para submissão de propostas para os projetos de ensino (SISGRAD).

A UPE atingiu uma taxa de aprovação acima de 70% nas propostas dos novos cursos Stricto Sensu propostos para a CAPES. O resultado foi a aprovação de mais doutorados na UPE, nas áreas de Fisioterapia e Hebiatria. Além de mais dois programas de mestrado nos campi da UPE em Garanhuns e na Mata Norte. O destaque é o doutorado em Fisioterapia, o primeiro doutorado em uma unidade do interior na UPE.

Atualmente, a UPE oferece 54 cursos de graduação na modalidade presencial, 5 cursos de graduação a distância, 8 doutorados, 21 mestrados e 115 cursos de especialização (Lato Sensu), totalizando mais de 20 mil estudantes ao longo de todo território de Pernambuco. A Universidade ainda conta com o Complexo Hospitalar, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), muito importantes nesta luta contra a Covid-19.

Complexo Hospitalar - Durante esse período de enfrentamento à pandemia, a Universidade de Pernambuco, foi responsável por diversas ações estratégicas no enfrentamento e combate à doença. A universidade realizou a Seleção Simplificada para contratação temporária de 670 profissionais de nível superior e médio para atuação em seus hospitais universitários. Ocorreu a nomeação e posse de 120 servidores, da área da saúde, para compor o quadro permanente de pessoal da Universidade, com lotação no Huoc. houve ainda a elaboração do edital de credenciamento médico para contratação temporária de 42 médicos intensivistas.

Está em andamento a construção do novo centro de parto normal do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O espaço para partos humanizados terá cinco leitos, sendo um com banheira de hidromassagem.

Melhorias também estão sendo feitas no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), com a construção do Prédio Anexo da unidade de saúde. O investimento será no valor de R$ 2,1 milhões. Com a conclusão das obras, o Procape vai ter uma melhor infraestrutura para receber os pacientes, dando mais condições de trabalho para os médicos e garantindo ainda mais qualidade nos serviços prestados para a população.

Histórico - Com origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco (FESP), que era mantenedora, desde 1965, de um grupo de unidades de ensino superior pré-existentes no estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) nasceu oficialmente no dia 12 de junho de 1991, com a publicação nesta data da Portaria Ministerial nº 964.

A Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, já havia criado a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da UPE. Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), a UPE tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

lmprensa SECTl PE