segunda-feira, 14 de junho de 2021

Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte recebem Ação de Cidadania

 

Moradores de Bom Jardim, de Santa Cruz do Capibaribe e de São Joaquim do Monte vão receber Ação de Cidadania. Nesta terça-feira (dia 15), a Ação será em Bom Jardim, na quarta-feira (dia 16), é a vez de Santa Cruz do Capibaribe e, na quinta-feira (dia 17), o evento ocorre em São Joaquim do Monte. São vários serviços públicos, importantes e próximos dos cidadãos, como emissão de carteiras de identidade, CPF, novas vias de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além da atualização de divulgação sobre serviços sociais.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados com antecedência para facilitar o atendimento e evitar formação de filas. O ingresso na Ação só é liberado depois de aferida a temperatura do corpo. São obrigatórios o uso de máscara de proteção e o distanciamento social. Em diferentes pontos no evento, haverá dispensadores de álcool em gel. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

A emissão de carteiras de identidade é totalmente eletrônica. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Toda a coleta de dados biométricos é feita por aparelhos eletrônicos. A emissão da primeira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 24,36, através do documento para pagamento (DAE).

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ação de Cidadania é, também, uma oportunidade para cuidados com a saúde. Haverá aferição de temperatura do corpo, da pressão, teste de glicemia (São Joaquim do Monte e em Santa Cruz do Capibaribe) e para HIV e sífilis (Santa Cruz do Capibaribe e em Bom Jardim).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. Cada município tem um ponto de agendamento e também é possível através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município para ser atendido.

As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e nos dias de semana. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Serviço:
Ação de Cidadania em Bom Jardim
Terça-feira, dia 15 de junho, das 8h às 12h.
Escola Municipal 19 de Julho
Avenida Presidente Castelo Branco, sem número, Centro

Ação de Cidadania em Santa Cruz do Capibaribe
Quarta-feira, dia 16 de maio, das 8h às 12h.
Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo
Av. Vinte e Nove de Dezembro, 141 - Santa Cruz do Capibaribe

Ação de Cidadania em São Joaquim do Monte
Quinta-feira, dia 17 de junho, das 8h às 12h
Escola Municipal Osvaldo Benício Vaz Cavalcanti
Rua José Andrade de Oliveira, sem número, Centro

Secretara de Políticas de Prevenção