segunda-feira, 14 de junho de 2021

Inscrições do projeto Recife Incluído encerram nesta quarta-feira

 

Encerram na próxima quarta-feira (16) as inscrições para o concurso Recife Incluído, que pretende revelar novos talentos e olhares para o celebrado mercado audiovisual pernambucano. O projeto, que é resultado da articulação entre a Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas, vai selecionar boas histórias, entre autores iniciantes, na faixa etária de 18 a 29 anos, para transformar em curtas-metragens roteirizados e rodados por produtoras profissionais. Os vencedores ainda participarão de oficinas e acompanharão de perto todo o processo de realização dos curtas.

As inscrições são virtuais e estão sendo realizadas em duas etapas: pré-inscrição e validação de candidatura. Na primeira etapa, que encerra nesta quarta-feira, o candidato deve propor o argumento para um curta-metragem, apresentando uma história, com, no máximo, 800 palavras, que tenha o Recife como personagem, parte da trama ou, pelo menos, cenário. É preciso ainda escolher um dos três eixos temáticos a seguir: cultura da inclusão de Pessoa com Deficiência (PcD); acervo e/ou equipamento (espaço) cultural do Recife; elemento e/ou personagem da cultura imaterial do Recife.

O formulário de inscrição está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Também pode ser acessado no link: https://forms.gle/VhZXQRZQvYYkzTsFA.

Candidatos com deficiência visual, auditiva ou com dificuldade de escrita poderão realizar as inscrições por meio do envio de arquivos de áudio ou vídeo, que deverão ser encaminhados para o e-mail recifeincluido@recife.pe.gov.br.

Para quem tiver dificuldade para realizar a inscrição virtual, será assegurado atendimento presencial, até quarta-feira, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, Casa 39, Bairro de São José, com horário marcado, em cumprimento às regras sanitárias vigentes. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: 3224-3674 | 3224-3660 (dúvidas sobre o edital também podem ser esclarecidas através desses contatos).

Além dos atendimentos virtual e presencial, a Prefeitura manteve-se em contato com escolas públicas e junto a grupos e associações destinadas ao público alvo do projeto, em busca de boas histórias. Promoveu ainda uma busca ativa pelos jovens autores em alguns pontos da cidade, como o Centro Júlia Santiago e os Compaz Dom Helder Câmara, Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Em todos os pontos de atendimento presencial, foi disponibilizado o edital do projeto em braile.

Para assegurar que a inclusão que batiza o projeto se confirmasse em todas as suas etapas, foi ainda produzido um vídeo de divulgação do Recife Incluído com tradução para Libras, informando sobre regras e como fazer as inscrições.

O resultado da pré-inscrição será divulgado no dia 26 de junho. A segunda etapa, que inicia no dia 27 de junho, será de habilitação documental, a partir do envio da documentação exigida no edital para o e-mail: recifeincluido@recife.pe.gov.br.

Serão considerados prioritários, na análise das propostas e candidaturas, além do mérito artístico e originalidade, aspectos como faixa de renda familiar, grau de vulnerabilidade social do bairro de origem e formação educativa em escola da rede pública – concluída ou em curso. O Recife Incluído tem seu foco principal na juventude que reside em áreas da periferia do Recife.

A divulgação das 10 histórias selecionadas (com seus respectivos autores), no Diário Oficial do Município, está programada para o dia 13 de julho. As datas do edital poderão sofrer alterações, em função da pandemia.

Sobre o concurso Recife Incluído - Executado com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, o projeto Recife Incluído tem orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, a ser repassado ao poder público municipal pelo Ministério do Turismo. O objetivo é estimular a produção audiovisual também na periferia do Recife, incentivando a formação e revelação de novos talentos, em um ambiente de criação e realização onde a cidade já se destaca, com projeção nacional e internacional.

lmprensa Recife