terça-feira, 7 de agosto de 2012

Demitida, Furacão da CPI diz estar à base de remédio tarja preta


A advogada que ficou conhecida como Furacão da CPI, Denise Rocha, esteve na manhã desta terça-feira (7) no Senado Federal para falar com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) sobre sua exoneração do cargo de assessora parlamentar, que foi publicada na última segunda (6).

Denise falou com o R7 sobre o "tormento" que está vivendo e classificou como "injusta" a demissão. Ela teve um vídeo íntimo divulgado entre parlamentares e jornalistas que cobrem a CPI do Cachoeira no Congresso e viu suas imagens serem publicadas na internet.

– Isso tudo é muito desgastante, uma grande injustiça que estou vivendo. A demissão antes de terminarem as investigações da polícia é precipitada, desumana e machista. Eu fui vítima de um canalha com quem estive há seis anos atrás e não poderia ser julgada assim.

A Furacão da CPI explicou que nunca teve o vídeo íntimo que vazou e só soube dele em um depoimento da comissão, antes do recesso parlamentar.

– Eu cheguei para o depoimento do prefeito de Palmas [Raul Filho] junto com ele e de repente vi as câmeras dos fotógrafos viradas para mim e não para ele. Estranhei, levei um susto, até que um assessor me puxou, saímos da sala e ele me explicou o que estava acontecendo.

Relembre outras musas da política
Segundo a ex-assessora, o vídeo foi produzido em um apartamento com um policial em 2006. Ela não ficou com as imagens e não sabe como elas vazaram depois de tanto tempo.

Quando foi informada do vazamento, procurou a polícia e a Delegacia da Atendimento à Mulher investiga o caso.

– Acho que uma pessoa dessa não posso nem chamar de ex-namorado. O que me revolta é que quem não faz isso? Não digo nem do vídeo, mas o ato. Como viemos ao mundo? Eu era uma menina na época, mas todo mundo faz sexo. É muito preconceito porque sou mulher. Se fosse um homem, seria a mesma repercussão?

Demissão

No Senado, Denise recebeu a informação dos colegas do gabinete de Ciro Nogueira de que o senador só chegará a tarde a Brasília. Como está se recuperando de uma cirurgia feita há menos de um mês, ela decidiu não esperar e voltará a falar com ele depois.

A ex-assessora se emocionou durante a entrevista. Tremendo muito, disse que tem tido dificuldade para dormir, tem tomado vários remédios "tarja preta" para se recuperar, mas não consegue.

– Eu estou passando mal, não estou bem. É tudo muito difícil, essa é a primeira vez que saio de casa. Só ia ao médico e ficava em casa desde que isso tudo começou. Meus pais também não saem, estão sofrendo. Me apóiam, mas estão sofrendo.

Denise reclama que não consegue imaginar procurar um emprego agora e tentar tocar a vida como se nada tivesse acontecido.

– Se o vídeo tivesse sido feito no Senado, eu teria que ser demitida sumariamente, mas não foi. Eu estou aqui dando a cara a tapa, batalhei a vida toda pelo meu trabalho. Vou tentar seguir a vida, mas como vou entrar num novo emprego sendo tratada como uma advogada que tem vídeo pornô na internet? É muito constrangedor.
Portal R7

Capitania dos Portos de Pernambuco agora na Internet

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) ganhou página na internet. No site www.cppe.mar.mil.br, lançado no início deste mês, é possível obter diversas informações a respeito de cursos, concursos, legislações e serviços oferecidos pela Marinha do Brasil, em nosso estado. Além do caráter informativo, o site promove campanhas educativas alusivas à segurança da navegação e tem como propósito maior ampliar a divulgação das ações da Autoridade Marítima em Pernambuco. Para a equipe responsável pela criação do site, a ideia é promover praticidade e simplicidade ao usuário como um importante instrumento de comunicação focado no melhor atendimento e interatividade junto aos seus públicos interno e externo. O site ainda apresenta a evolução e a história da Capitania ao longo de seus 166 anos e traz fotos, notícias, notas à imprensa, disque-denúncia e outras formas de interação. A tendência é que o site seja sempre melhorado, ampliando a gama de serviços e conteúdos abordados.

Capitania dos Portos de Pernambuco

Leitura de Badida Campos


A artista plástica Badida Campos é homenageada por alunos e ex-alunos em uma exposição coletiva na galeria de arte da loja Açúcar e Afeto, no Espinheiro.  A mostra tem como tema Lendo Badida que além de remeter a paixão intensa da artista pela literatura, exprime a proposta da uma exposição em formato de leitura por imagens. Os participantes apresentam em seus trabalhos, suas leituras pessoais da artista.

Natural do Ceará e filha do escritor Moreira Campos, Badida (Marisa Campos), teve sua juventude rodeada por arte e livros.  Fraseados e escritos estão sempre presentes nos seus quadros.  Dona de um bom humor contagiante, a artista carrega consigo e em seus trabalhos uma aura de magia.

Participam da mostra, que segue até o dia 25 de agosto: Alice Moraes • Antônio Da Matta • Armando Garrido • Kyrti Ford • Leandro Ricardo • Luciano Pontes • Luci Galvão • Lulu Ribeiro • Peró • Rui Neves Baptista Filho • Sérgio Bandeira • Tânia Mª de Carli de Paula Barbosa • Vânia Notaro.

Entrada franca na galeria de arte da loja Açúcar e Afeto ( Rua da Hora, 639, Espinheiro), das 9h às 19h.

Acidente entre ônibus e caminhão deixa mortos no Senegal

Ao menos 23 morreram e outros dez ficaram feridos em um acidente de trânsito entre um ônibus e um caminhão nesta terça-feira, no centro de Senegal, informaram os bombeiros e a agência de notícias senegalesa APS. "Foi um choque entre um ônibus de 35 lugares e um caminhão que transportava carvão vegetal na altura da cidade de Sikilo", disse um dos chefes dos bombeiros.


A batida violenta matou 19 passageiros do ônibus no ato. Outros morreram a caminho do hospital regional de Kaolack, onde feridos recebem atendimento. Até o momento, as autoridades desconhecem as circunstâncias exatas do acidente, mas não descartam a possibilidade da batida ter sido causada por uma falha humana.
A polícia senegalesa abriu uma investigação para determinar os responsáveis pelo acidente, que reabre o debate sobre a segurança nas estradas do país e, particularmente, sobre a imprudência dos motoristas.
Portal IG - Último Segundo



Serviços permanecem aquecidos, apesar da queda em julho


O Índice de Confiança dos Serviços de Pernambuco (ICS-PE) recuou 5,6% no mês de julho em comparação com o mesmo período no ano passado, passando de 134,2 para 126,7 pontos. Apesar da queda, o dado representa uma melhora se comparado com o resultado de junho, quando ficou em -5,8%. Os dados são da sondagem mensal do setor no Estado, realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na comparação anual de julho (2011/2012), o Índice da Situação Atual (ISA-S/PE) caiu 9,2%, menor que o registrado no mês de junho, quando a queda foi de 10,2%. Em relação ao Índice de Expectativas (IE-S/PE), o indicador ficou nos atuais -2,6% com relação a julho de 2011 (-2,2%).
Com relação à demanda prevista, em julho, 47,3% das empresas esperam aumento, enquanto que 6,7% diminuição da demanda. Já para a tendência dos negócios nos próximos seis meses, 50,5% espera melhora, enquanto que a parcela das que esperam piora ficou em 2,8% em julho. 
METODOLOGIA - A Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços de Pernambuco monitora e antecipa tendências econômicas, com base em informações prestadas por empresas do setor. Os dados para a edição de julho foram coletados com 286 empresas entre 02 e 26 de julho.
Condepe/Fidem

Terra volta a tremer no Agreste pernambucano


Dois abalos sísmicos foram sentidos no final da tarde desta terça-feira (07), no município de São Caetano, Agreste pernambucano.
 
De acordo com informações do Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram registrados dois tremores, ambos de 2,2 graus na escala Richter.
 
O primeiro foi sentido às 16h9 e o segundo às 17h27. Os abalos foram registrados pela estação de Caruaru.  
 
A atividade sísmica em São Caetano ocorre em três áreas distintas, sendo duas delas diretamente relacionadas ao Lineamento Pernambuco e a outra, ao norte do município.
 
A atividade desta terça está relacionada a última érea sísmica onde em 2006 ocorreu um tremor de magnitude 4.0 graus na escala Richter, o maior até agora registrado em Pernambuco.


Rádio Liberdade de Caruaru

Exposição de carros antigos no Paço Alfândega


De pai para filho: uma viagem inesquecível. Esse o tema da ação do Dia dos Pais do Paço Alfândega. Com a proposta de resgatar a história e a beleza dos carros antigos, trazendo um pouquinho da essência daqueles tempos, o Centro de Compras do Recife Antigo comemora o Dia dos Pais promovendo um encontro de gerações. E para isso preparou uma exposição de carros antigos, que ficará a disposição dos admiradores, na Praça Central do Paço Alfândega, de hoje (7) a domingo (12), Dia dos Pais, durante o horário de funcionamento do mall. E aí, é só chegar pais e filhos, com seus carrinhos de brinquedos, ou não, que a diversão estará garantida.
São oito relíquias, pertencentes a colecionadores membros do Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco – CAAPE, que, em parceria com o Paço Alfândega, proporcionarão aos visitantes a oportunidade de ver, admirar, fotografar e apresentar aos mais novos exemplos de carros clássicos.
Além disso, placas informativas estarão à vista do público com detalhes dos carros, como: modelo, ano, fabricante, motor, proprietário e algumas curiosidades.
Para o superintendente do Paço Alfândega, Hélio Azevedo, essa é uma oportunidade de reunir as famílias. “O gosto por carros antigos é, geralmente, uma característica masculina. Então, resolvemos oferecer de presentes aos pais essa oportunidade de compartilhar essa paixão com seus familiares. O Paço Alfândega investe nesses eventos que agregam história, conhecimento e socialização”.
 Para saber mais sobre as atividades e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br
SERVIÇO:
Dia dos Pais no Paço Alfândega
De pai para filho: uma viagem inesquecível.
Quando: de 07 a 12 de agosto
Onde: Praça Central do Paço Alfândega
Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife.
Entrada franca

Fornecedora da Samsung é acusada de explorar trabalho infantil na China


Crianças e adolescentes abaixo de 16 anos de idade são frequentemente contratados por uma empresa parceira da Samsung na China para trabalhar excessivas horas e em condições abusivas, informa nesta sexta-feira o relatório da China Labor Watch, grupo de direitos trabalhistas do país.
A companhia, que se chama HEG Electronics e está localizada na cidade de Cantão (Guangdong), fabrica produtos como celulares, DVDs e MP3s. Durante os meses de junho e julho, a China Labor Watch encontrou lá sete funcionários abaixo dos 16 anos de idade no departamento de embalagem. “O número preciso de crianças que trabalham na fábrica é desconhecido, porque nossos investigadores tiveram contato limitado com os empregados de outros departamentos”, diz o relatório. “Mas a empresa violou claramente as leis chinesas.”
Segundo estudo da China Labor Watch, o quadro de funcionário da HEG é composto em sua maioria por estudantes durante as férias de inverno e verão — 80% do total de funcionários. Os integrantes do grupo suspeitam que haja entre 50 e 100 crianças e adolescentes que trabalham sob as mesmas “duras condições” a que são submetidos os adultos. O salário delas, no entanto, corresponde a 70% do valor pago aos empregados formais.
O relatório conta que, durante o tempo em que os investigadores estiveram na fábrica, foi exigido das crianças o cumprimento de tarefas que resultaram em ferimentos. Uma foto contida no estudo (abaixo) mostra um trabalhador ferido no joelho e no cotovelo (sem a indicação da idade). O texto explica que os funcionários são expostos principalmente ao álcool etílico e podem trocar de luvas apenas uma vez ao dia.
Estudantes de uma escola disseram ao China Labor Watch que mais de 10 menores de idade foram recebidas pela fábrica apenas em 27 de abril de 2012. O grupo acredita que a contratação da força de trabalho infantil ocorra por causa da frouxa supervisão interna na HEG, que “nunca checa a identidade dos estudantes”. Outra razão dada pelo estudo é a má-fé das escolas, que possivelmente fornecem identidades falsas para os menores ou os misturam a outros estudantes na condição de estagiários — “um canal ilegal que permitiria empregar crianças sob um pretexto razoável”.
A China Labor diz que, mesmo depois de a HEG descobrir a existência de crianças na fábrica, nada foi feito para impedir essa situação. Pelo contrário, as crianças foram transferidas para dormitórios fora da fábrica para que não fossem notadas.
A Samsung, em resposta ao relatório, disse ter conduzido duas inspeções na fábrica neste ano e não ter encontrado irregularidades. “Considerando o relatório, vamos realizar outra pesquisa de campo o mais cedo possível para garantir que as nossas inspeções anteriores se basearam em informações completas e tomar medidas para corrigir quaisquer problemas que apareçam”, disse a porta-voz da Samsung Nam Ki Yung.

Entre os menores de idade identificados pelo China Labor Watchestá uma garota de 14 anos, chamada no relatório pelo pseudônimo de Wu Xiaofang. Ela contou aos investigadores que caiu numa escada no caminho do seu dormitório para a fábrica e, por isso, não podia trabalhar. “Entretanto, a companhia não só se recusou a levá-la ao hospital como rejeitou o seu pedido de afastamento por doença”, diz o estudo. Também deduziu seis dias de seu salário pelo afastamento que não ocorreu. Em outra ocasião, Wu chegou atrasada porque estava doente e pediu para ir embora, o que não foi aprovado pelo gerente. Mas ela não se sentia bem e decidiu voltar para o dormitório. A empresa deduziu três dias de seu salário por ausência no trabalho.
A garota foi demitida há cerca de dois meses. Chorando, diz o relatório, ela conta que foi dispensada porque a companhia informou que haveria uma auditoria na fábrica que poderia resultar em multa para empresa, caso as falsas identidades fosse descobertas.
Ao contratar ascrianças e adolescentes, a HEG não assina nenhum contrato de trabalho com as escolas, revela ainda o estudo. Os professores são os responsáveis por intermediar a relação dos alunos com a fábrica, o que inclui o pagamento dos salários — após os dois ou três meses de duração do estágio. Há estudantes que recebem US$ 1,27 por hora trabalhada. A carga horária chega a ser de 11 horas por dia, 6 dias por semana, durante 26 a 28 dias no mês. Alguns têm de trabalhar 11 horas em pé.
O caso não foi reportado a agências governamentais, segundo informou o China Labor Watch à Bloomberg. “O que queremos acima de tudo é que as crianças voltem para as escolas”, disse a diretora do grupo, Li Qiang, à agência por telefone.
A China Labor Watch já publicou relatórios sobre explosões em fábricas no país em 2010 e acusou a Foxconn, que monta aparelhos da Apple, de explorar trabalho escravo, após uma onda de suicídios de empregados. A HEG também trabalha para Motorola e LG, segundo informações coletadas no site da companhia pelo grupo de direitos trabalhistas.
Estadão


Previsão do Tempo diariamente no site do Itep‏


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulga diariamente a Previsão do Tempo e de Monitoramento Pluviométrico no Portal Itep (www.itep.br). O trabalho é realizado pela Unidade de Monitoramento da Rede Hidrometeorológica (UMR-Hidromet) que se fundiu com o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), fortalecendo, assim, a área de Meteorologia da instituição, que conta com uma experiente equipe de meteorologistas e de técnicos da área e fornece importante serviço à sociedade.

São produzidas duas previsões de tempo diárias para o Estado de Pernambuco, com dados por mesorregião, incluindo temperaturas máxima e mínima, direção e velocidade dos ventos e umidade relativa. São divulgados, diariamente, o Monitoramento Pluviométrico e o Monitoramento Hidrológico, que contêm dados de municípios do Grande Recife (33 postos), da Zona da Mata (38), do Agreste (73), do Sertão (126) e do arquipélago de Fernando de Noronha (dois), totalizando 272 postos no Estado.

Também são divulgadas as previsões do tempo para os Estados da Paraíba e de Alagoas, diariamente. As previsões dos três Estados estão disponíveis no link: http://www.itep.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1136&Itemid=630 .

Para o Monitoramento Pluviométrico, são coletadas informações com observadores locais e por meio das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), que fornecem os dados de forma automática, de hora em hora e de três em três horas. Já o Monitoramento Hidrológico, relativo a 85 barragens em todo o Estado, é feito por meio de informações de observadores sobre o nível de água dos reservatórios.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel


Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo. A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".

A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.

O relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do Paraná.
"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.

O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.
Durante as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era "pontual" e "momentânea".

A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.

A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido.

A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.

NOVA PROIBIÇÃO
Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.

A TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas.

Editoria de arte/Folhapress
CHAMADA INTERROMPIDA Para a Anatel, TIM "derruba" ligações do Infinity

Folha SP

Altemar Dutra Jr. homenageia os pais no Manhattan


O cantor Altemar Dutra Jr., se apresenta no Manhattan Café Theatro, em dois dias de shows inesquecíveis, em homenagem ao Dia dos Pais, nesta sexta (10) e sábado (11), a partir das 21h.
Altemar afirma que as músicas “Sentimental”, “Brigas”, “Somos iguais”, “O que queres tu de mim” são alguns dos hits que não podem faltar em seus shows (inclusive no Manhattan), além de serem os mais pedidos pelo público.
Altemar é filho de dois grandes nomes da música popular brasileira (Altemar Dutra e Marta Mendonça). Dono de uma voz potente, Dutra Jr considera que o impostamento da voz, a técnica e o sentimento são as características mais marcantes da interpretação do pai que se assemelham às suas - que ele busca cultivar.
O ingresso individual custa R$100. As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. Mais informações 3325.3372.

INSS entra na Justiça com ações para que agressores de mulheres paguem por prejuízos causados ao órgão


Os agressores poderão ter de ressarcir os cofres públicos os benefícios, como auxílio-doença, pensão por morte ou por invalidez, pagos a mulheres vítimas de violência doméstica seguradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As primeiras ações regressivas (cobrança do agente causador o valor pago por algum tipo de indenização) foram ajuizadas hoje (7) pelo instituto, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). O INSS não tem dados sobre o quanto é gasto com esses benefícios.
Duas das ações ajuizadas são de moradoras no Distrito Federal, unidade da federação que registrou o maior número de denúncias de agressões no primeiro semestre de 2012. Elas foram feitas por meio do Disque 180, Central de Atendimento à Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Um dos benefícios chega a R$ 156 mil, que será concedido até 2030. O valor das ações regressivas será pago pelos agressores, segundo determinação e trâmite judiciais.
De acordo com o presidente do INSS, Mauro Hauschild, o objetivo das ações é, além de ressarcir o gasto feito pelo Estado, desestimular esse tipo de agressão. “O efeito mais importante, mais do que a reparação, é a prevenção. As pessoas começarem a avaliar que estão sofrendo outra ação também [além da penal]”, disse Hauschild à Agência Brasil.
“Vai ser devolvido aos cofres o que o Estado gasta com a violência [contra a mulher], mostrando que o ato de agressão não deve ser impune na esfera penal, mas também em outras. Se podemos lamentar o que ocorre na penal, podemos buscar reparação em outras”, ressaltou o vice-advogado-geral da União, Fernando Albuquerque.
Atualmente, alguns casos são levados ao INSS para ressarcimento por meio da articulação entre órgãos do Judiciário. O objetivo, de agora em diante, é fazer que, no ato da concessão do benefício, conste que foi resultante de ato de agressão, o que facilitará a identificação dos casos passíveis de ressarcimento. A partir de setembro deste ano, funcionários e médicos peritos das agências da Previdência Social (APSs) serão capacitados para identificar com mais facilidade mulheres vítimas de agressão.
Hoje, com o aniversário de seis anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), no âmbito da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é a Mais Forte, ainda foi lançada a cartilha Quanto Custa o Machismo?
Feita pelo INSS em parceria com a SPM, a cartilha traz informações sobre direitos e garantias e orientações sobre como deve proceder a mulher vítima de agressão. As cartilhas estarão disponíveis nas cerca de 1,3 mil APSs, em todo o país.
“Se não temos paz em casa, como levaremos isso para o convívio social? Temos que trabalhar a cultura de paz desde o começo da criação, levar essa questão para a escola, educar as crianças de acordo com o respeito à mulher e desconstruir essa cultura”, disse Maria da Penha, presidenta do instituto que leva o seu nome.
Em 1983, Maria da Penha foi vítima de agressão do marido Marco Antonio Heredia Viveros e ficou paraplégica. Ele foi condenado por dupla tentativa de homicídio – por a ter atingido com uma espingarda e tentado eletrocutá-la no banho –, mas está em liberdade devido a recursos judiciais. O caso foi levado à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que condenou o Brasil por omissão e impunidade. O caso motivou a criação da Lei 11.340/2006, que levou o nome de Maria da Penha.
Segundo a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, uma pesquisa feita pelo Senado Federal mostrou 98% da população conhecem a Lei Maria da Penha.
“É uma lei conhecida porque mexe com o cotidiano da população e cujo símbolo é vivo [Maria da Penha]. Ninguém pode dizer que essa agressão não existe. A iniciativa do INSS é a primeira ação da campanha da SPM, cujo maior objetivo é combater a impunidade. Só se vai conseguir educar se se conseguir responsabilizar”, disse Aparecida.
“A cada cinco minutos uma mulher é espancada no Brasil, o que corresponde a 12 mulheres por hora. É um dado alarmante e preocupante. Em média, 4,4 em cada 100 mil mulheres são assassinadas [por esse tipo de agressão]. São mães e possíveis mães que deixam filhos órfãos. Quando tal violência ocorre no seio de uma família, há um impacto que leva à grande instabilidade social”, declarou o presidente do INSS, Mauro Hauschild.
Agência Brasil

Mariage lança coleção exclusiva para o Dia dos Pais


A tradicional loja de decoração do Recife preparou uma coleção especial para a data, que é comemorada no dia 12 de agosto. A marca tem peças para todos os estilos, do tradicional ao moderno. Importante é o bem estar.  Goretti Mendonça, empresária à frente da loja, aposta nas nécessaires para alavancar as vendas durante o período. Um presente exclusivo e útil pois, dentro da bolsa, há uma toalha de rosto que ainda pode ser personalizada.

Além desses kits, a marca dispõem de produtos como roupões, pijamas, pantufas e tudo que você imaginar para o conforto do seu pai. Em busca de inovação e visando atender também o público masculino, a loja investe na exclusividade das suas encomendas. A Mariage tem um amplo catálogo de peças. Nesse caso, o importante é antecipar o pedido, pois as encomendas levam alguns dias para ser entregues.

Coquetel - Para comemorar os 39 anos de sua fundação, na segunda-feira 13, a Mariage vai oferecer um coquetel especial na sua loja, localizada em Boa Viagem. A marca foi fundada por Maria José Mendonça em agosto de 1973. Com o passar dos anos, Goretti, filha de Maria José, assumiu e ampliou as atividades. Agora, a Mariage já está na sua terceira geração com a presença de Felipe, Rafael e Carolina Moura, filhos de Goretti, atuando na loja. E pode ser a quarta geração. A neta mais velha de Goretti, Maria Clara, já se interessa pelos negócios da família.

Eduardo Campos recebe presidente da comissão Nacional da Anistia


O governador Eduardo Campos recebeu nesta segunda-feira (06/8), na sede provisória do Governo do Estado, o secretário-nacional de Justiça e presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires, que estava acompanhado pelo presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade, Fernando Coelho. O encontrou selou acordo de cooperação assinado entre as comissões, que passarão a trabalhar de forma integrada, compartilhando metodologias, documentos e arquivos.


A parceria entre as comissões levou em consideração o pioneirismo de Pernambuco, primeiro estado da federação a criar, através de Lei, uma comissão para investigar as violações contra os direitos humanos cometidas no período da ditadura militar. A comissão pernambucana foi considerada por Paulo Abrão como “vanguardista” “Essa comissão tem ajudado a construir a memória do país em relação às violações ocorridas no passado. Em todos os estados, destacamos o exemplo e o pioneirismo de Pernambuco”, disse Abrão ao se referir a Lei que criou a comissão de Memória e Verdade de Pernambuco.


O presidente da Comissão de Anistia destacou, ainda, que o trabalho integrado das duas comissões – nacional e estadual - vai ajudar a reconstituir fatos que poderão ajudar na elucidação dos crimes cometidos durante o regime militar. Os documentos obtidos poderão servir como elementos probatórios para futuras reparações financeiras das famílias das vitimas junto ao Governo Federal.


Durante a conversa, Eduardo destacou a importância da parceria entre as comissões. “Temos consciência que os estados precisam alimentar esse sistema. Por isso formamos uma comissão com identidade, legitimidade e maturidade para tratar desse tema tão valioso”, explicou. O governador também reafirmou o compromisso do estado com os direitos humanos, uma vez que ele é o “lastro de sustentação” essencial a toda e qualquer nação,

Integrante da Comissão Estadual de Memória e Verdade, Manoel Moraes, afirmou que a parceria é “estratégica” para a investigação das violações cometidas contra pernambucanos. “O Ministério da Justiça através da Comissão da Anistia tem um arquivo com 70 mil processos, entre testemunhos, relatos e documentos. Além disso, eles também têm prioridade na busca de arquivos no arquivo nacional. Essa parceria é fundamental para que possamos ter êxito na descoberta da verdade histórica e, portanto, responder à sociedade aquilo que nos provocou a existirmos.”


O encontro também selou a realização, em Pernambuco, de um seminário internacional para discutir as experiências de Comissões que, em todo o mundo, investigam crimes e violações contra os direitos humanos.  O seminário deverá acontecer em novembro deste ano, a data e programação do evento serão definidas posteriormente.


A reunião contou com a presença dos secretários estaduais Tadeu Alencar (Casa Civil) e Laura Gomes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos). Também participaram do encontro os nove representantes da Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Helder Câmara.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Sem luz, escola na Jamaica vibra pelo rádio com vitória de Bolt

Alguns dos maiores fãs do corredor Usain Bolt entraram em pânico no domingo quando faltou luz no local onde se eles reuniram para assistir à final dos 100 metros rasos.

Reunidos na escola onde o corredor estudava na cidade de Trelawny, no norte do país, eles tiveram que recorrer a rádios de pilha, quando faltavam apenas poucos minutos para o início da prova. 

A multidão explodiu em alegria quando o jamaicano cruzou a linha de chegada em primeiro e marcou o segundo tempo mais rápido já registrado: 9,63 segundos. 

Estadão com informações da BBC Brasil

Jair Pedro participa de debate com engenheiros, arquitetos e auditores


Aconteceu hoje (7) um debate promovido pelo  Clube de Engenharia e a Associação das Empresas de Planejamento. Na ocasião Jair Pedro, candidato do PSTU à Prefeitura do Recife, lembrou das reclamações dos estudantes de engenharia. Eles denunciam as péssimas condições em que estão sendo formados nas universidades brasileiras. Além disso, Jair afirmou que a profissão de engenheiros e arquitetos está a serviço do capital e não da solução dos problemas da cidade. Neste sentido, Jair fez um chamado às categorias presentes para colaborarem com o debate dos problemas que envolvam suas reivindicações. Isso porque, para Jair, a Mesa de Negociação da PCR não passa de uma espécie de Mesa de Enrolação.
O candidato do PSTU ainda tratou do problema do déficit habitacional gravíssimo e do absurdo que é a falta de vistorias nos prédios que estão ameaçados de cair no Centro do Recife. Ressaltou, ainda, que é injustificável que a Secretaria de Finanças não promova a atualização do cadastro imobiliário por considerá-lo de alto custo, quando está gastando milhões com as obras da Copa. 
Jair ainda destacou várias de suas propostas para a cidade. Respondendo às perguntas da platéia, criticou duramente a privatização da saúde que acontece tanto no âmbito estadual quanto no municipal. Jair afirmou que há uma transferência de milhões em recursos públicos para entidades privadas como o IMIP, a Santa Casa de Misericórdia e a Fundação Maria Lucinda, muitos dos quais sem contratos e sem licitação. Jair ainda falou que mais da metade das equipes do PFS não contam sequer com profissionais médicos. O candidato do PSTU denunciou, ainda, as demissões realizadas por empresas que receberam e recebem incentivos fiscais milionários do governo, além das péssimas condições de trabalho dos trabalhadores. Tudo, segundo o candidato, com a participação ativa das candidaturas governistas aí colocadas de Humberto Costa e Geraldo Julio.
Finalizando, Jair Pedro destacou que é impossível governar para todos e que quem afirmar isso está querendo apenas voto. Jair afirmou que os governos que estão aí governam para os ricos e o PSTU quer inverter essa lógica. ‎"Esse negócio de governar pra todos é uma falácia. Nós queremos inverter essa lógica e governar pra maioria que é a classe trabalhadora", afirmou Jair.
Assessoria PSTU

Justiça nega pedido contra cor verde em campanha no Recife

Partido Verde (PV) teve negado pelo juiz da propaganda eleitoral do Recife seu pedido de liminar para que o candidato a prefeito do Recife Daniel Coelho (PSDB) deixasse de utilizar o verde como sua cor de campanha. Daniel Coelho é deputado estadual eleito pelo PV e mudou de partido quando a legenda se aliou ao governo de Eduardo Campos (PSB), em 2011, mantendo-se na oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco.


O juiz Gabriel Cavalcanti Filho negou na segunda-feira acolher o pedido de caráter liminar que pedia a retirada do verde da identidade visual da campanha de Daniel Coelho em mídias, placas de rua, sites da internet, fotos em jornais, folders, cartazes, bandeiras. O advogado Eduardo Figueiredo, da coligação de Coelho, foi notificado e deverá apresentar sua defesa em 48 horas. Depois de recebida a argumentação, o juiz Gabriel Cavalcanti Filho deve ter 48 horas para emitir uma sentença. No despacho, o juiz disse que não existe dispositivo na legislação que proíba ou autorize o uso exclusivo de determinada cor por partido ou coligação.
OS advogados da coligação utilizarão o mesmo raciocínio, antecipou Eduardo Figueiredo. "Seria uma inovação restringir o uso de cores e causaria alguns problemas, porque o PT e o PCdoB, por exemplo, têm uso coincidente do vermelho", afirmou ele. Figueiredo também disse que os candidatos procuram se diferenciar pelo discurso e pela identidade visual. "O azul usado pelo PSDB já estava sendo usado pelo candidato do DEM, o amarelo é muito característico do candidato do PSB. Logo, decidimos pelo verde", argumentou.
Além de argumentar a falta de regulamentação a respeito das cores em campanha eleitoral, Eduardo Figueiredo detalha mais o assunto e pergunta "qual tonalidade de verde" que o PV questiona. "A escala de cores é rica. Não podemos usar o verde água, o verde escuro ou o verde-limão?", ironiza. "Nenhum partido é dono da cor, mesmo que tenha a cor em seu nome", afirmou o advogado.
O questionamento ao candidato Daniel Coelho foi feito por um grupo de vereadores do PV que participa da coligação Frente Popular do Recife. Eles afirmaram que Daniel Coelho, ex-PV, poderia confundir o eleitor e obter votos de simpatizantes da agremiação política.
O advogado não apontou nenhuma razão para a identidade visual da campanha da coligação liderada pelo PSDB não utilizar o mascote da sigla, o conhecido tucano. No entanto, ele ressaltou que todo o material destaca o partido e a coligação, conforme determina a legislação eleitoral.
Celso Calheiros - Portal Terra

Assinado decreto que prioriza compras públicas para pequenas e médias empresas


Incentivar os investimentos na produção para garantir a geração de empregos. Esse foi o objetivo central dos decretos assinados hoje (06/08) pelo governador Eduardo Campos, durante evento realizado na sede provisória do Governo, no Centro de Convenções. A principal medida beneficia micros e pequenos empresários dando-lhes prioridade nas licitações de compras governamentais. O setor é responsável por 48% dos empregos formais em Pernambuco.

Atualmente o setor é responsável por 9% no total de compras realizadas pelo Governo do Estado. A meta é dobrar a participação das micro e pequenas empresas logo no primeiro ano, atingindo o faturamento de cerca de R$ 400 milhões.  Ou seja, passando dos atuais 9% para 25% já em 2013.  O montante é ainda maior para os itens alimentícios, que são hoje os produtos mais adquiridos pelo Governo. Para essa categoria o aumento será 464%, o que representa 65% das aquisições.

“Essa medida anima o investimento privado que tem, com certeza, um papel importante no combate à crise. Sempre que houve um ambiente de crise, o Brasil soube fazer disso uma oportunidade”, constatou Eduardo. O presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro-PE), José Tarcísio, assegurou que as medidas tomadas pelo Governo do Estado vão garantir às micros e pequenas “que elas não apenas sobrevivam, mas cresçam”, elogiou o
Para se enquadrar na nova política, os pequenos negócios poderão realizar aquisições de até 80 mil. Nas licitações maiores, a empresa que vencer terá que utilizar, obrigatoriamente, os serviços e produtos dos microempreendedores, num limite de 30%. Outra possibilidade de compra é a chamada cota reservada, quando o Governo do Estado já deixa separado o lote de 25% do total para contratações de micro e pequenas empresas.

Além disso, o Governo do Estado vai investir na qualificação do setor. O trabalho envolve a ação coordenada de 11 secretarias, do Sistema S e instituições de classe. “Esse é um setor importantíssimo da economia e há todo um espaço para progredir, envolvendo a capacitação das empresas e do próprio estado”, explicou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão.

O dia de hoje também trouxe boas notícias para todo o setor produtivo do estado. Na ocasião, Eduardo assinou o decreto que irá diminuir o tempo para a utilização do crédito fiscal nas transações interestaduais para compras de equipamentos.  O prazo, que era de quatro anos, foi encurtado para apenas dois e servirá para ser abatido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) quando da venda do produto.
“Na medida em que reduzimos impostos sobre a compra de maquinário atraímos mais investimentos que geram emprego e que garantem o crescimento econômico num quadro desafiador de crise econômica”, afirmou Eduardo, que completou dizendo que a medida é para “corrigir uma injustiça”. O Governo do Estado não cobra o tributo para operações de entrada de mercadorias. “Quando compramos uma máquina, pagamos de 7% a 12% de diferença do ICMS. Esse valor equivale, muitas vezes, a três ou quatro parcelas desse equipamento. E agora, com essa decisão do governador será possível usar o crédito em investimento”, elogiou o presidente da Femicro, José Tarcísio.

CONFAZ- O governador ainda encaminhou uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O texto pede a desoneração total da aquisição de bens de capital por empresas brasileiras.  A próxima reunião do Confaz está agendada para o próximo dia 16, no Mato Grosso do Sul.

O senador Armando Monteiro destacou a “saúde fiscal” de Pernambuco e a sua atuação de liderança no processo de uma ampla reforma fiscal no país.  “Se o Brasil quer incentivar o investimento terá que seguir esse belo exemplo de Pernambuco, de uma agenda pró-investimento”, disse, para logo em seguida, completar: “Nada melhor do que crescer através dos pequenos negócios e o inteligente é reduzir o custo do investimento para estimulá-lo”,
Eduardo garantiu, ainda, que o Estado manterá a meta de investir R$ 3 bilhões em 2012.  “No primeiro semestre superamos em 23,8% os investimentos previstos para o período. Foram R$ 240 milhões a mais”, informou. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco