quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ipojuca Cidadã se despede de suas ações em 2014

A prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Bem Estar Social, promove nesta quinta-feira (27),  a partir das 9h,  mais uma edição do Ipojuca Cidadã. Desta vez, o mutirão de serviços atenderá no Centro De Convivência, Em Porto de Galinhas (antiga Casa do Peti). 
Durante a programação, serão oferecidos, gratuitamente, exames de saúde, corte de cabelo, retirada de documentes, fotos 3x4 e recadastramento do bolsa família, entre outras oportunidades. O Ipojuca Cidadã se despede de suas ações neste ano de 2014 e com expectativa de muitas realizações e estender o programa no próximo ano.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Estudo identifica 50 oportunidades de negócio no e-commerce

O comércio online no Brasil ainda oferece grandes oportunidades de negócios, principalmente por ter um mercado formado por mais de 51 milhões de consumidores. Segundo estudo do Sebrae, existem mais de 50 nichos para as micro e pequenas empresas investirem no e-commerce, como venda de roupas vintage, acessórios para a prática esportiva e fotográfica, instrumentos musicais, utensílios para o lar, entre outros itens e serviços ainda pouco explorados na web. Essas oportunidades de negócio serão discutidas na Feira do Empreendedor, evento do Sebrae que ocorrerá de 27 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Acesse o site para visualizar o estudo.

Na área de saúde e bem-estar, por exemplo, o pequeno empreendedor pode apostar na venda de produtos diet, medicamentos para homeopatia, vídeoaulas, livros e até serviços como exames para medir o colesterol. Já no segmento de festas, o Sebrae identificou oportunidades para aluguel e venda de fantasias, bolo de noivas, enfeites e outros itens que não são normalmente ofertados por grandes empresas.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, compreender e atender às necessidades específicas dos clientes é fundamental para o sucesso em um novo nicho de mercado. “O mundo digital representa um imenso mercado e os pequenos negócios não podem ficar fora desse universo”, pondera.

Para chegar à lista de 50 oportunidades de negócios eletrônicos, o Sebrae identificou, a partir da análise de mais de 50 mil  palavras, aquelas mais procuradas em portais de busca, mas com baixo nível de concorrência no e-commerce. A maior parte desses verbetes estava relacionado a produtos do varejo mais consumidos pela população, que constam na Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Também foram levadas em consideração as palavras-chave relacionadas na cartilha do Sebrae Ideias de Negócios, em que há informações essenciais sobre opções de empreendimentos para as micro e pequenas empresas. O estudo também levantou os verbetes relacionados a negócios e serviços mais procurados no portal da instituição.  


Para encontrar um nicho, o Sebrae orienta a fazer sete ponderações:

1) As pessoas querem o que você está vendendo ou você terá que convencê-las a comprar o seu produto ou serviço?
2) Vale a pena se especializar?
3) Já há concorrência neste nicho?
4) E como ela está?
5) O seu mercado potencial é grande o suficiente para ser considerado um lucrativo?
6) O seu nicho é fácil de ser acessado pelos meios de comunicação online?
7) Qual o diferencial que o torna tão especial e único frente à concorrência?


Teste um nicho

Um dos propósitos de investir em um nicho é a possibilidade de alcançar a liderança e conquistar esse mercado. Para isso, o Sebrae sugere as seguintes estratégias iniciais:

* Criação de um blog com dicas, curiosidades, análises, tendências, estudos, críticas e mais informações sobre a categoria que se quer trabalhar;
* Venda de algumas unidades do produto ou serviço via marketplaces, como Mercado Livre, OLX, Bom negócio, entre outros. Esses sites têm tráfego de pessoas querendo comprar algo e servem para testar o interesse;
* Criação de uma landingpage, que é um site de uma página, que explica a sua ideia ou conceito, com um objetivo claro para o usuário;
* Elaboração de uma página ou grupo em uma rede social para encontrar pessoas dentro do seu nicho.

Agência Sebrae

Operações da Polícia Civil no Agreste

A Polícia Civil de Pernambuco,com apoio operacional da Polícia Militar, no âmbito do PACTO PELA VIDA, desencadeia nesta quarta-feira, 26/11/2014, duas operações de repressão qualificada, denominadas RÉDEA CURTA e ESPORA. 
As operações RÉDEA CURTA e ESPORA têm por objetivo dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão de acusados de homicídios e organização criminosa. Estão sendo efetuadas diligências nas cidades de Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Catende, Gravatá, Sanharó e São Bento do Una, para o cumprimento de 13 (treze) mandados de prisão e 12 (doze) mandados de busca e apreensão domiciliar. 
Na execução do trabalho operacional,participam 90  Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, e 30  Policiais Militares, entre Oficiais e Praças. A operação é coordenada pela Chefia da Polícia Civil.
 As investigações da Operação Espora tiveram início em agosto de 2014 e foram efetuadas pela Delegacia de  Belo Jardim, sob o comando das Delegadas Sara Gouveia e Polyanne Farias. 
Já a operação Rédea Curta teve início em setembro de 2014, a partir do assassinato do Sr. Marco Antônio Bezerra da Costa, conhecido por Marco de Neco, Vice-Prefeito da cidade de Cumaru, fato ocorrido na rodovia BR-104, próximo à Estação Rodoviária da cidade de Caruaru,sob o comando dos Delegados Bruno Vital, Márcio Cruz e Erick Lessa.
Polícia Civil de Pernambuco

Forum de objetivos do Milênio

 No dia 02 de dezembro acontece o Fórum Pernambucano Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento acontece na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), das 9h às 17h e é promovido pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos Pernambuco, a Secretaria Geral da Presidência da República e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Participam do encontro a secretária nacional-adjunta de Mobilização do MNCS, Inalda Bedder, Maurício Dutra, da Secretaria Geral da Presidência da República e o presidente da Amupe, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira. 
            Na ocasião, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fará a apresentação do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, que mostra como o Brasil está em relação ao alcance das metas propostas para serem cumpridas até 2015. Os dados apontam que o país alcançará a maioria delas, sendo a maior dificuldade relacionada ao Objetivo 5 - Melhorar a Saúde Materna. A Meta A, que tem como objetivo reduzir a mortalidade materna a três quartos do nível observado em 1990, não será cumprida por nenhum dos 193 países que assinaram o compromisso. Apesar disso, o Brasil terá o melhor desempenho das nações em desenvolvimento e na América Latina. A taxa caiu em 55%, passando de 141 para 64 óbitos por 100 mil nascidos vivos.
             O País também conquistou outros avanços significativos. Nos últimos 10 anos, a pobreza teve uma queda de 69%. Os acessos à água e a residência com ligação à rede coletora de esgoto ou fossa séptica aumentaram de 70% e 53% para 85,5% e 77%, respectivamente, entre 1970 e 2012, atingindo a meta de reduzir à metade essa percentagem.  Nas áreas rurais, o acesso à água mais que dobrou para a população rural, e o acesso a esgoto quase triplicou. A parcela da população urbana residente em moradias inadequadas caiu de 53,3% para 36,5%. Além disso, em 2011 o Objetivo 4 – Reduzir a Mortalidade Infantil, foi alcançado: caiu de 53,7 óbitos por mil nascidos vivos para 17,7. 
          Também serão apresentados no evento os dados de Pernambuco. Na ocasião, serão divulgados os trabalhos desenvolvidos pelos núcleos municipais que já atuam com os ODM e o Movimento Nacional fará um balanço dos 10 anos de atuação e os novos rumos com a agenda pós-2015, quando serão adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).