quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lançamento da Matrimoni terá espaço exclusivo para noivos‏

Joyce Andrade lança a quinta edição da sua Matrimoni, nesta terça-feira (21/10), às 18h30, na Palazzetto, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. A publicação, que este ano completou dois anos de circulação, está repleta de novidades para o universo dos casamentos. Sobre a festa, Joyce revelou que a novidade é o “Boteco Matrimoni”. Trata-se de um espaço voltado para o público masculino. “Nós desenvolvemos um cardápio de bar, com salgadinhos e muito chopp”, explicou a editora da revista. Flávia Melo foi a responsável por colocar em prática as idéias de Joyce. A decoradora montou dois ambientes distintos. Na parte externa, será o ambiente mais descontraído da festa, local onde fica o bar dos noivos e o palco para as palestras. No interior da loja de presentes, a decoradora harmonizou os elementos mais delicados do encontro. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: contato@revistamatrimoni.com.br
Ainda durante o evento, Goretti Mendonça, da Mariage, vai ensinar a montar o primeiro enxoval. Já a assessora de eventos, Paola Muniz, bate um papo com fornecedores sobre a importância da comunicação para as empresas do setor. O D´hartes assina o bufê do encontro, que vai reunir 250 convidados, e os drinques são da Recife Drinks. Além dos coqueteis, será possível degustar os espumantes da Decanter. A mesa de doces do evento será composta pela Doce Negrinho; La Brigadier; Oficina de Ideias; além da Chocolatier Doces Finos. Os convidados ainda vão poder provar os divinos bolos de Teca Carvalho, Mônica Artes e Bolos, Cecília Chaves e da empresa Mundo Doce. “A nossa intenção é proporcionar variedade para o convidado”, explicou Joyce, referindo-se a quantidade de fornecedores do mesmo segmento.
O evento ainda vai contar com a produção imediata de hambúrguer, da Kwai Burger Gourmet, e dos brownies, da Officina do Brownie. E nada seria possível se não fosse a colaboração da Iluminas; Eduarda toldos; Luzcênica; e de Pietro Miranda; que juntos viabilizaram a infraestrutura do lançamento da Matrimoni. 

NOVIDADE - Na capa, a it girl e empresária recifense Duda Egito (foto), que foi clicada por Carlos Vieira na praia dos Carneiros, Litoral Sul. A jovem usou um modelo exclusivo da Vert ET Rouge e sua produção ficou por conta de Monique Feara. A nova edição da Matrimoni traz ainda novas seções e um projeto gráfico renovado. Joyce conta que a última edição de 2014 está com mais espaços voltados para moda. “Para compor o projeto, nós buscamos profissionais que entendem do assunto”, adiantou a jornalista.

Seminário no dia dos comerciários

A 2ª edição do Seminário do Comércio, promovido pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (Sindecom), acontece nesta sexta (17), das 9h às 15h, no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco – unidade Paulista. O evento ocorre em alusão ao Dia do Comerciário, comemorado no próximo dia 20.
As palestras terão duração de 1h, e abordarão temas como: “Práticas Antissindicais do Empregador e a Defesa do Trabalhador”, ministrada pelo Juiz Federal do Trabalho Marcílio Florêncio Mota, “Meio Ambiente do Trabalho e Convenções”, proferida pelo Procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça, “Acordos Coletivos de Trabalho”, ministrada pelo advogado Trabalhista/Sindical João Vicente Murinelli  e “E-social e Sped”, apresentada pelo advogado e sindicalista Oziel Marcelino. 
             O objetivo do sindicato é conscientizar os comerciários e sindicalistas da importância sobre os direitos e deveres de cada trabalhador da categoria. Mais informações pelo fone (81) 3487 - 6170. 

Serviço
Evento: 2ª edição do Seminário do Comércio
Local: Faculdade Joaquim Nabuco - unidade Paulista 
Data: Sexta (17)
Hora: Das 9h ás 15h
Endereço: Avenida Senador Salgado Filho, s/n - Centro, Paulista - PE
Mais informações: (81) 3487 - 6170.

Tá faltando água no Cabo e em Jaboatão

A Compesa informa que paralisou, em caráter emergencial, uma das adutoras do Sistema Gurjaú para o conserto de um estouramento numa tubulação de 800mm, localizada na Estrada de Curcurana, em Jaboatão dos Guararapes. Desde as 8h desta quinta-feira (16), o abastecimento foi suspenso em bairros do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, devendo retomar a partir das 8h do domingo (19), quando o serviço deve ser finalizado. A água retornará gradativamente, seguindo o calendário de cada localidade. As áreas afetadas são Barra de Jangada, Ponte dos Carvalhos, Piedade, Candeias, Pontezinha, Curcurana, Novo Horizonte, Suvaco da Cobra, Vila Sotave, Lagoa do Náutico e Jardim Prazeres.

Imprensa Compesa

Saneamento com tecnologia italiana

Para dar mais agilidade e eficiência na execução dos serviços de esgoto na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Compesa está utilizando uma nova tecnologia como parte das ações do Programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento que está sendo tocada entre a companhia e o seu parceiro privado, a Odebrecht Ambiental. Trata-se de um caminhão combinado de hidrojato e vácuo capaz de limpar e desobstruir redes de esgoto durante prolongados períodos, sem interrupções ou necessidade de deslocamentos, sendo três vezes mais potente que um caminhão comum.Outro diferencial do veículo é que ele é sustentável, já que é possível reciclar toda a água utilizada. De origem italiana, a tecnologia começou a ser utilizada há cerca de um mês e já conseguiu limpar e desobstruir mais de 2,3 mil metros de redes de esgoto.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a expectativa é, até dezembro, limpar e desobstruir 12 km de redes de esgoto das principais ruas e avenidas do Grande Recife. “Já percebemos uma melhora significativa nos casos de extravasamento em bairros como Jardim Atlântico e Casa Caiada, em Olinda. Com esta tecnologia, estamos economizando tempo, agilizando os serviços e ganhando produtividade”, diz. Para se ter uma ideia da eficiência do novo caminhão, ele foi utilizado nessa terça-feira (14) durante um serviço de  limpeza e desobstrução do principal coletor de esgoto da cidade de Olinda, localizado no cruzamento da Rua Maria Judith Lins com a Rua Joaquim Elisio Maia e Silva, em Casa Caiada. O veículo trabalhou no local das 7h30 às 17h, de forma ininterrupta.

De acordo com o superintendente de Operações da Compesa, Reginaldo Lopes, o novo caminhão, por ser mais eficiente, pode substituir até quatro caminhões comuns. “Nos veículos mais antigos, é necessário realizar várias viagens para descarregar o material que é recolhido nos serviços de desobstrução. Além disso, o reservatório de água, que ajuda na limpeza das redes, precisa ser enchido periodicamente. Já no caminhão mais moderno isso praticamente não acontece, pois ele recicla os detritos e ainda reutiliza a água do próprio esgoto para fazer a limpeza”, explica Lopes.

O novo caminhão é composto de duas mangueiras: a de jato d'água (hidrojato), para limpar e desobstruir, e a de sucção (vácuo), que puxa todos os detritos presentes nas redes de esgoto. Elas são comandadas remotamente por um controle de operação e podem percorrer uma extensão de até 100 metros, sendo indicadas principalmente para tubulações de grande porte. No serviço realizado em Olinda, por exemplo, o coletor de esgoto tinha 900mm de diâmetro. Graças ao sistema de auto reciclagem, o veículo consegue economizar até 80 mil litros de água por dia.

Imprensa Compesa

Ação Social no Vitória Park Shopping

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Vitória Park Shopping, em parceria com um grupo de jovens da cidade e o Grupo Cine, empresa responsável pelo cinema do centro de compras, promoveu nesta quarta (15), uma ação social com mais de 150 crianças. A ação levou alunos de quatro instituições de Vitória de Santo Antão para uma sessão especial do filme Festa no CéuO evento que teve início às 9h da manhã, teve participação das instituições Vitória Humana, Lar São Francisco de Assis – Tia Zuleide, Casa da Criança e Escola Municipal Professora Ana Maria Alves Gomes.     

Vagas para empreendedores na Incubadora do Agreste‏

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou edital para preencher três vagas na Incubadora Tecnológica do Agreste Central (Itac), localizada no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), localizada na Rua Dalto Santos, 319, São Francisco, Caruaru. O edital está disponível no site do Itep (http://www.itep.br/incubatepsis). Os interessados poderão apresentar os projetos, via formulário online, até o dia 16 de novembro. 
Podem concorrer às vagas empreendedores - pessoas física ou jurídica - interessados em incubar novos negócios (produtos ou serviços) de base tecnológica com vistas ao ingresso no Programa de Incubação de empresas ofertado pela Itep. São áreas de atuação e maior interesse ao Programa de Incubação ofertado pela Itep: Tecnologias Ambientais; Agronegócios; Tecnologias na área de Saúde (bioengenharia, engenharia médica); Engenharia de Alimentos/resíduos agrotóxicos; Energias alternativas; Eletroeletrônica; Mecatrônica; Metal-Mecânica; Vestuário e Moda; Design, prototipagem e modelagem; Engenharia Civil; Tecnologias da Informação e Comunicação relacionadas com as áreas de interesse deste edital; e produtos/processos nas áreas de interesse dos novos empreendimentos em instalação em PE. 
No dia 11 de novembro, será promovida no CT Moda uma Oficina de Plano de Negócios, para tirar dúvidas sobre o processo seletivo e como os empreendedores podem elaborar seus projetos. Aqueles pré-selecionados deverão fazer apresentação oral dos projetos no dia 19 de novembro. A divulgação dos aprovados ocorrerá no dia 21 de novembro. 
Só poderão ingressar no Programa de Incubação de empresas de base tecnológica ofertado pelo Itep pessoas jurídicas com menos de dois anos de existência no mercado. O Programa de Incubação poderá ofertar, dentre outros, os seguintes serviços adicionais aos incubados: assessorias técnicas de projetos, planejamento, negócios, comunicação, comercialização, design, marcas e patentes; capacitação através de cursos; consultorias específicas; participação em eventos; e material promocional.

Mais informações:
Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda) / Incubadora Tecnológica do Agreste Central (Itac)
(81) 3183.4381
(81) 3701.1101

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Projeto de educação faz a diferença em Ouricuri

“Qual a altura e diâmetro de um umbuzeiro? Qual o valor agregado à sua matéria-prima, depois de processada?”Esses questionamentos, distantes da realidade das grandes cidades, mas fundamentais no cotidiano rural do Nordeste, são estruturantes para a aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Rocha de Castro, localizada no município de Ouricuri (PE). A unidade rural, localizada na comunidade Agrovila Nova Esperança, busca ressaltar as características do território e valorizar a experiência que cada aluno tem com a região em que vive.

A abordagem vem da metodologia de educação contextualizada, que considera a formação a partir da realidade em que as pessoas estão inseridas, com valorização às diferenças individuais, aos conhecimentos natos e ao planejamento de conteúdos orientados pelas necessidades dos educandos.  A aprendizagem se molda também a partir de uma conduta inclusiva e participativa que considera os educadores, asfamílias e a comunidade.
Além da valorização dos conhecimentos locais existentes, estão implícitos o respeito às diferenças étnicas, sociais e culturais,  a defesa de um currículo adaptado ao ciclo agrícola regional, o planejamento flexível, a união entre a teoria e a prática e a participação coletiva de todos os envolvidos.
Essa diretiva parte do reconhecimento de que a educação não acontece só na escola, mas também a partir dos contextos informais, com a socialização dos indivíduos; formais, como proposto pelas escolas; e não-formais, constituídos a partir da participação deles em organizações sociais ou movimentos. A educação contextualizada reconhece esses outros saberes e entende que considerá-los em meio ao processo de aprendizagem é uma forma de valorizar a vida da população sertaneja e potencializar as atividades por eles desenvolvidas, como uma bagagem sócio-cultural.
O modelo surgiu na escola em meados de 2004, com a chegada da professora Izabel de Jesus Oliveira. A docente já tinha vivenciado a experiência, inicialmente como aluna e depois como professora, na Escola Rural de Ouricuri, na década de 90. A escola, em que estudou e lecionou a docente, nasceu de um desejo da comunidade local de orientar as crianças para o mercado de trabalho, mas teve seu plano pedagógico reorientado a partir da percepção de que a educação deveria considerar o contexto local, com o qual as crianças e seus familiares conviviam diariamente, inclusive na relação com o trabalho.
E foi essa vivência que a docente levou para a comunidade de Agrovila Nova Esperança. Inicialmente como voluntária, realizando atividades complementares com os alunos para além daquelas orientadas em sala de aula, Izabel percebeu um déficit de aprendizagem relacionado à escrita e leitura, habilidades fundamentais para o pleno desenvolvimento daqueles alunos. Esse diagnóstico possibilitou a criação de projetos multidisciplinares, porta de entrada também para os saberes locais na comunidade escolar.
Aprendizagens em diálogo
Na sala de aula, que reúne em uma proposta multisseriada 12 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, as aprendizagens nunca acontecem dissociadas do interesse dos estudantes e da relevância que têm para a comunidade. A iniciativa valoriza as próprias atividades exercidas no contexto local, em diálogo com os conteúdos acadêmicos, trazendo às aulas de português, ciências e matemática, discussões como cultivo de pomar, apicultura, uso de sementes e hortaliças, preservação do meio ambiente e da água e descarte de lixo.
Boletim Educação Integral.Org

Jornalista Domingos Meirelles é o novo presidente da ABI

O jornalista Domingos Meirelles foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pela Chapa Vladimir Herzog, tendo como vice o jornalista Paulo Jeronimo de Sousa. Pela primeira vez na história da entidade um repórter assume a Presidência da Casa dos Jornalistas.
Duas chapas concorreram à eleição.  A Chapa Vladimir Herzog teve 218 votos e a Chapa Prudente de Morais Neto, liderada por “David Fichel”, teve 147, sendo apurados dois votos nulos. O pleito foi realizado, pela primeira vez, em seis capitais – Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Maceió, Brasília e São Luís.
No maior colégio eleitoral da entidade, no Rio , com 303 eleitores, a Chapa Vladimir Herzog conquistou 167 votos e a Prudente de Morais, neto, 134. Após a apuração dos votos, o presidente da Mesa Diretora, Marcus Miranda, proclamou a vitória da Chapa Vladimir Herzog.
Este foi o pleito com a maior participação de associados da história da entidade.

A nova diretoria da ABI está constituída:
Diretor Presidente
Domingos Meirelles
Diretor Vice Presidente
Paulo Jeronimo de Sousa
Diretor Administrativo
Orpheu Santos Salles
Diretor Econômico-Financeiro
Ana Maria Costábille
Diretor de Cultura e Lazer
Jesus Chediak
Diretor de Assistência Social
Arcírio Gouvêa
Diretor de Jornalismo
Eduardo Cesário Ribeiro

Associação Brasileira de Imprensa

Festival de Dança do Recife

A grande variedade cultural do continente africano é a inspiração de “Nações Africanas”, espetáculo inédito do grupo do Bacnaré – Balé de Cultura Negra da Cidade do Recife (foto), que abre a programação do 19º Festival Internacional de Dança do Recife, nesta quinta (16), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento movimentará teatros, equipamentos culturais e espaços públicos da capital até o próximo dia 26. Na grade, 30 apresentações de 24 grupos nacionais e internacionais, além de debates, oficinas e seminários, espalhados por 14 pontos da cidade. Os ingressos nos teatros terão preços populares, R$ 10,00 e R$ 5,00, e nos demais espaços a programação é gratuita.

Com direção de Tiago Batista Ferreira, o primeiro espetáculo inédito do grupo após a morte do seu fundador, o mestre Ubiracy Ferreira, no ano passado, leva ao palco um grande elenco, composto por 26 dançarinos, seis percussionistas e dois cantores. A montagem reúne coreografias que passeiam pela história, identidade e herança cultural das nações africanas. No palco, seis nações juntas mostram a diversidade africana. A dança “mística” com o uso de máscaras que simbolizam deuses africanos e o vigor contagiante de seus movimentos são alguns dos aspectos utilizados no espetáculo.

Para o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, a realização do Festival é de suma importância, pois consolida a cidade como rota das grandes companhias do gênero. “O Recife possui uma tradição nesse setor, com companhias locais de renome e um público cativo. O Festival tem uma característica importante que é a de abrir espaço para diversas expressões da dança, desde as mais tradicionais, como o clássico, o moderno, o contemporâneo, até os mais atuais como o hip hop e o afro. Entendemos que trazer estas companhias para o Recife, seja de outros Estados brasileiros, seja do exterior, é uma forma de fomentar a troca de experiências, incentivar a produção local e formar novos públicos”, diz Diego.
Ao todo, 24 companhias integram a programação, das quais cinco foram convidadas pela produção do evento. São elas Mudanzas Escénicas Clap! (Argentina), As Palavras – Compangnie Claudio Bernardo (Bélgica), Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança (SP), J. Gar. Cia. Dança Contemporânea (SP) e Balé Popular do Recife (PE). Como forma de democratizar a participação, todos os demais grupos foram selecionados por meio de edital de convocação.
De acordo com o gerente de Artes Cênicas da Prefeitura e coordenador do Festival, Romildo Moreira, a comissão de seleção foi bastante criteriosa na avaliação da qualidade artística dos espetáculos. “Foram 82 projetos e muitos com alto teor artístico. E o resultado final é uma excelente programação, com vários estilos, uns advindos da seleção, e outros convidados para formar a pluralidade que atualmente caracteriza o Festival Internacional de Dança do Recife”, explica Romildo.
Entre os grupos convidados está também a Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança (SP), no dia 19, no Teatro de Santa Isabel, com um espetáculo voltado para o público ouvinte e não-ouvinte. A performance “2 Mundos” investiga as relações entre as linguagens da dança e do teatro em diálogo com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já a Cia. Fragmento da Dança (SP) traz ao Recife o elogiado espetáculo de dança contemporânea “Ecos”, no dia 25, no Teatro de Santa Isabel.
Descentralizado – O Festival aposta também na descentralização e na aproximação maior com a plateia ao montar palcos em diversos espaços públicos do Recife. A Estação Central do Metrô receberá, no dia 17, o espetáculo “Corpo ConTexto”, de Maria Paula Costa Rêgo (PE), e, no dia 18, “Involuntário”, da Cia. Etc (PE), que também se apresenta na Praça da Independência, dia 19. Já o Sítio Trindade abre espaço para a Batalha de Hip Hop Ginga B.boys e B.girls, comandada pela Associação Pernambucana de Hip Hop, no dia 25.
Paço Alfândega - O 19º Festival Internacional de Dança do Recife contará com uma ação inédita este ano. De 17 a 26 de setembro (exceto dia 20, dedicado ao comerciário), o Paço Alfândega será palco de apresentações gratuitas, sempre às 12h30. O Balé Popular do Recife abrirá a programação no dia 17, com o espetáculo “Viva o Frevo”. A Chegada de Lampião no Inferno, com a Quadrilha Raio de Sol, os grupos Sete, Step Evolution Crew, Cia. de Frevo do Recife, a bailarina Maria Paula Costa Rêgo e o duo formado por Flaira Ferro e Alisson Lima completam a grade de atrações.
Programação pedagógica – A programação pedagógica do FIDR incluirá debates, oficinas e seminários. A bailarina Viviane Souto Maior (BA) comandará, nos dias 20, 22, 24 e 26, no Paço do Frevo, os debates sobre os espetáculos do Festival. Também no Paço do Frevo serão realizadas as oficinas “Corpos Híbridos”, com Juliana Manhãs, no dia 17, e “Frevo, de uma dança nacional a uma dança pessoal”, com Maria Eugênia Almeida, de 20 a 24. No dia 23, ela se apresenta no local com o Grupo Soma (SP), no espetáculo “Na Planta do Pé”.
O Centro Cultural dos Correios também está na rota do FIDR. É lá que acontecerá a oficina “Improvisatório”, com Rossana Alves (BA), de 23 a 26 de outubro, e os seminários RecorDança 2, nos dias 17 e 18, que terá como tema 10 anos: Movimentos de memória; e Circular É Preciso, que discutirá estratégias para a circulação de espetáculos, nos dias 18 e 19.

SERVIÇO:
19º Festival Internacional de Dança do Recife
De 16 a 26 de outubro de 2014
Espetáculos: Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Luiz Mendonça, Teatro Barreto Júnior, Paço Alfândega, Paço do Frevo, Centro Cultural Correios, Estação Central do Metrô, Praça da Independência e Sítio da Trindade.
Todos os espetáculos nos teatros são a preços populares (R$ 10,00 e R$ 5,00) e nos demais espaços a programação é gratuita.
Oficinas, debates e seminários: Centro Cultural dos Correios, Paço do Frevo, Escola Pernambucana de Circo.

Secretaria de Imprensa do Recife

"Prima" da Dengue faz mais de 300 vítimas no Brasil

Até o dia 11 de outubro, 337 casos de infecção pelo vírus chikungunya foram diagnosticados no Brasil. Do total, 299 foram transmitidos dentro do próprio país (casos autóctones). Outros 38 casos foram importados, ou seja, os pacientes foram infectados durante viagens a outros países. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15).
Houve 281 casos de transmissão interna na Bahia, 17 no Amapá e 1 em Minas Gerais. Quanto aos casos importados, foram registrados 17 em São Paulo, 4 no Ceará, 3 no Rio de Janeiro e mais 3 em Roraima. Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal registraram dois casos, cada. Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão e Pará tiveram apenas uma notificação de caso importado.
Do total de casos, 87 foram confirmados por exame laboratorial e 250 por critério clínico-epidemiológico. De acordo com o Ministério, quando há transmissão intensa em determinada região, o diagnóstico pode ser feito pela observação dos sintomas, caso o paciente tenha tido contato com outras pessoas infectadas.
Chikungunya - Segundo o médico Drauzio Varella, A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.
O certo é que o chikungunya está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
Sintomas - Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.
Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional.
Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.
Prevenção
Não existe vacina contra febre chikungunya. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. Os mesmos cuidados na prevenção contra a dengue (não deixar locais com água parada, tampar caixas d'água, etc.) valem para o Chikungunya.

Com informações do Portal G1 e do site do médico Drauzio Varella

Após mal estar em show, Milton Nascimento se recupera bem

O cantor Milton Nascimento, 71 anos, teve alta hospitalar do Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (15). 
A recomendação médica é de que seja mantido o tratamento com medicamentos a que o cantor já é submetido e a rotina normal de atividades, com continuidade das avaliações médicas periódicas.

O cantor foi internado nesta segunda para realização de um cateterismo [exame que faz uma avaliação das artérias coronárias], segundo boletim médico do hospital. 
Segundo os médicos, a internação já estava programada e faz parte da sequência de exames de avaliação cardiológica e geral a que o cantor tem sido submetido no Incor desde agosto deste ano. 
Em outro comunicado, a assessoria de imprensa agradece todas as mensagens deixadas pelos fãs "do mundo inteiro, mandando muito carinho para Bituca".
Mal estar em show em SP
No dia 22 de agosto, Milton Nascimento passou mal e deixou o palco do show que fazia ao lado de Criolo, em São Paulo. Dias depois, ele contou ao UOL o que aconteceu. "Tive um mal estar momentâneo aquela noite, e o grande azar é que foi acontecer logo em cima do palco. Nunca tinha me acontecido de parar um show em mais de 50 anos de carreira".
Assim que terminou a canção "Ponta de Areia", tocada por Milton em uma pequena sanfona, presente que ganhou ainda criança da mãe, o cantor murmurou no microfone: "Desculpa, não posso continuar". O show foi remarcado para setembro. 
Portal UOL

Acusado de assaltos e sequestros é preso pela Polícia

Logo mais, às 9h da manhã, na sede do DEPATRI, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos apresentam a prisão de um homem acusado de sequestros e assaltos no estado de Sergipe., Ainda pesam contra o suspeito, vários assaltos a bancos no estado de Pernambuco.  

Polícia Civil de Pernambuco

"Apóstolo" Valdemiro exige mais e mais dinheiro dos fiéis

O apetite de Valdemiro Santiago por dinheiro parece ser insaciável. O autointitulado "apóstolo" e líder da Igreja Mundial acaba de lançar mais um "carnê-desafio" destinado a arrecadar uma fortuna. Ele quer que 50 mil fiéis de sua igreja se mobilizem e se voluntariem a doar R$ 300, cada um, para a igreja. E essa doação tem de ser feita até o próximo dia 30. Segundo o pastor, o dinheiro será usado para pagar horários de TV que ele compra na TV aberta e os canais por assinatura que ele mantém.
"Também tem aluguéis das igrejas", brada Santiago em pregação exibida pela TV Ideal (ex-MTV). O religioso também subiu o tom de seu discurso, quase que menosprezando fiéis que não teriam como colaborar. "Eu prego só para quem acredita, quem não acredita que fique de fora, não me importo."
 
Depois, tentou se desculpar pelo tom mais agressivo. "Desculpem estar azedo, mas tenho muitas responsabilidades."
 
A Igreja Mundial enfrenta grave crise financeira há quase dois anos, desde que uma longa reportagem exibida no "Domingo Espetacular" denunciou Santiago por apropriação de doações da igreja em benefício próprio, para compra de fazendas, gado e outros imóveis e propriedades.
 
Investigado pelo Ministério Público (e possivelmente pela Receita Federal), acabou tendo de vender muitos bens, inclusive a suntuosa fazenda e o gado que apareceram na reportagem da Record. A denúncia causou ainda um êxodo de fiéis assustados com a denúncia, mas outro tanto acreditou no discurso do pastor: era tudo intriga e perseguição da Igreja Universal (de Edir Macedo, dono da Record).
 
Macedo literalmente acabou por tirar Santiago quase que completamente da TV aberta, comprando quase todos os horários de outras emissoras que eram vendidos para a Mundial.
 
Entre outras TVs, a Universal conseguiu tirar o canal 21 da Mundial, que o havia alugado da Band. O motivo da rescisão de contrato da Band foi justamente devido a atrasos constantes no pagamento do aluguel. A Universal também passou a ocupar as madrugadas da Band no lugar da Mundial.
 
Graças à fiscalização tacanha e quase inexistente e a uma legislação arcaica, nebulosa e jamais obedecida, a compra de horários de TVs por igrejas e demais programas de televendas (os chamados caça-níqueis)  não é fiscalizada e nem sequer disciplinada pelo Ministério da Comunicação ou Anatel -- órgãos que pouco ou nada fazem para coibir que muitos vendilhões ocupem horários de TVs.

Ricardo Feltrin - Portal UOL

Clarão nos céus do Nordeste

Um grande clarão no céu, por volta das 22h, desta quarta-feira, causou muita repercussão nas redes sociais. Dezenas de pessoas, da Região Metropolitana do Recife e até de outros estados como Paraíba e Rio Grande do Norte, afirmaram ter visto o fenômeno. Teorias surgiram das mais diversas. 

De relâmpagos a meteoros. Recebemos relatos também legítimos do avistamento de residentes no estado da Paraíba. Pelas descrições e relatos, segundo o Prof. James Solon, integrante do Grupo de Astronomia de Pernambuco, o AstroPE, o objeto tem características de se tratar de um meteorito, também conhecido como “fireball”, devido o forte clarão que provoca no céu. 

Segundo Leonardo Neves, da Sociedade Astronômica do Recife, o evento no céu se tratou de um bólido da chuva de meteoros orionídeos, proveniente dos rastros de pedregulhos deixados pelo Cometa Halley, vindo da direção da Costelação de Órion. O bólido é um fragmento de matéria sólida que ao penetrar na atmosfera terrestre provoca um brilho intenso seguido por um estrondo. A bólide não chega a cair, como um meteorito, e a explosão não gera riscos a população, pois, acontece a mais ou menos 60 km de altura.  

Apesar do Cometa Halley só passar na Terra a cada 76 anos, os rastros deixados por ele permanecem no espaço. Por isso, todos os anos no mês de outubro, quando a Terra em seu movimento de translação passa próximo ao Sol, acontece a chuva de meteoros. O Cometa Halley passou pela Terra no ano de 1986 e a previsão é que o cometa passe no ano de 2062

O bólido é um fragmento de matéria sólida que ao penetrar na atmosfera terrestre provoca um brilho intenso seguido por um estrondo. A bólido não chega a cair, como um meteorito, e a explosão acontece devido a diferença entre a temperatura interior e exterior do objeto. Este ano, a chuva de meteoros vai acontecer perto da linha do Equador, denominada chuva das Orionídeas, na qual faremos transmissão ao vivo, o que significa que será igualmente visível em ambos os hemisférios norte e sul, entre os dias 15 e 29 de outubro.

Leia mais: http://cienciaeastronomia.com/9jABt



Fotos abaixo respectivas em Abreu e Lima e Bonito, ambas as cidades em Pernambuco, A foto principal da Matéria é no Recife 












Com informações do site Ciência e Astronomia e do Diario de Pernambuco