quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O preço do Busão pode ter dois valores, entenda

 

Após o anúncio das empresas de ônibus proporem o preço de R$ 4,00 e a Frente de Luta do Transporte Público de Pernambuco defender o congelamento do preço das passagens, o Grande Recife Consórcio de Transportes lançou uma Nota à lmprensa para anunciar uma revisão tarifara com "tarifa social" e "tarifa do horário de pico". 

Nota à imprensa

 

O Consórcio Grande Recife realizou, nos últimos dias, estudos que buscam assegurar uma proposta que mantenha a sustentabilidade do sistema e proporcione uma melhor oferta de serviços ao usuário, no atual cenário de pandemia, que vem afetando os sistemas de transportes em todo o Brasil. A atual tarifa do anel A do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) reflete data-base de novembro/2018 e teve início de vigência em 01/03/2019, sendo atualmente a menor entre as capitais do Brasil.

 

Os estudos elaborados, que deverão ser submetidos ao Conselho Superior de Transportes Metropolitano, no dia 5 de fevereiro, preveem que a tarifa passe a ser mais barata no “horário social de fora-pico (9h às 11h pela manhã e 13h30 às 15h30 na parte da tarde), passando dos atuais R$ 3,45 para R$ 3,35 no anel A, e de R$ 4,70 para 4,60 no Anel B. Esse desconto se aplica exclusivamente nos dias úteis e através do uso do VEM COMUM. Seu objetivo é estimular o melhor escalonamento do uso do sistema, reduzindo a pressão no horário de pico, mantendo maior modicidade tarifária para seu usuário.

 

Já nos demais horários, o anel A passaria a custar R$ 3,75 e o anel B R$ 5,10, refletindo percentuais de acréscimo de 8,7% e 8,5%, menores do que a inflação acumulada de 2019 e 2020, que foi de 9%. Vale lembrar que em 2020 não houve revisão tarifária.

 

Proposta para a revisão tarifária

 

Horário

Anel A

Anel B

Horário Social*

R$ 3,35

R$ 4,60

Demais horários

R$ 3,75

R$ 5,10

 

* Horário social = 9h às 11h e 13h30 às 15h30

 

Desde o início da pandemia, o STPP vem sofrendo com a redução sistemática de demanda, que atualmente representa 60% da que existia em março/2020. A partir dos esforços do Governo do Estado, a oferta de serviços vem sendo mantida sempre proporcionalmente maior, pelo menos 10% a mais que a demanda.

 

Com a revisão tarifária, será viabilizada uma ampliação dessa oferta em mais 155 veículos, acobertada pela nova tarifa. Além disso, com a manutenção dos esforços fiscais do Governo do Estado através de políticas de subsídios, esse aumento de oferta será superior a 200 veículos nos próximos meses.

 

Mesmo que a revisão seja aprovada, a Região Metropolitana do Recife continuará a ter uma das passagens mais baratas do país, em comparação a outras capitais. Recife ficaria na 5ª posição, mesmo considerando o valor da hora de pico. Vale destacar que nenhuma das quatro cidades com tarifas mais módicas iniciou o processo de discussão tarifária em 2021.

 

Mesmo com todo o quadro de dificuldades econômicas e fiscais, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios, como o do diesel, passe livre estudantil, transporte complementar e na gestão do próprio STPP, para evitar que a passagem alcance valores mais altos, como acontece em outros estados. Além disso, está intensificando as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais e estações e de segurança para a população.

 

Os esforços feitos ao longo de 2020 representaram gastos superiores a R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais.

 

No último ano, entre outras ações, o governo sancionou lei que acabou com o prazo de validade dos créditos do VEM, ampliou a integração temporal, que já alcança 50% dos terminais integrados, criou o benefício do VEM Idoso, incentivou municípios a ampliar a malha de faixas azuis/exclusivas e ampliou o convênio com a SDS do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que garantirá o lançamento de mais de 2.500 policiais militares nos 10 principais terminais integrados do Grande Recife e na proteção das 44 estações de BRT. Mais recentemente, foram iniciadas as obras de requalificação que alcançarão, em sua primeira fase, 20 estações de BRT e seis terminais integrados.

 

Ainda para o primeiro semestre deste ano, o governo pretende lançar a licitação de concessão da gestão dos terminais à iniciativa privada. A futura parceria tem como objeto a contratação de um parceiro privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados. Também já está em licitação a concessão que requalificará 1 mil abrigos e 2 mil totens na RMR e finalizado o chamamento público para a revisão da rede de transportes e sua nova licitação.

 

O estudo tarifário está disponível em: www.granderecife.pe.gov.br


Da Redação com lnformações da lmprensa Grande Recife 



Socorristas do SAMU de Olinda são vacinados

 

Nesta quarta (20), os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) de Olinda foram vacinados na sede do órgão, no bairro de Ouro Preto. As equipes de vacinadores do Programa Nacional de Imunização de Olinda (PNI) vão continuar com esse trabalho. O objetivo é que todos os profissionais que estão prestando assistência aos pacientes assistidos pelo município sejam imunizados.

Da Redação com lnformações da lmprensa Olinda


Paulista começa vacinação contra o Covid-19

 

O município recebeu 3.586 doses da vacina. Primeiramente serão vacinados os profissionais de saúde, que trabalham na linha de frente do combate ao COVID-19 e também os idosos que vivem em Instituições como asilos e casas de repouso, as chamadas lnstituições de Longa Permanência. 

Na manhã de hoje (20), Paulista começou a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19, que aconteceram simultaneamente em três hospitais do município: Hospital Nossa Senhora do Ó, no Janga; Hospital Nossa Senhora Aparecida, na - Vila Torres Galvão e na Emergência Municipal Policlínica Torres Galvão - PTG, no Centro da cidade.

A cidade está com um plano de imunização da população, mostrado na tabela abaixo 

Da Redação com lnformações da lmprensa de Paulista PE

Pernambuco proíbe eventos corporativos e sociais por 30 dias

 

A partir da próxima segunda (25/01), está proibida a realização de eventos corporativos e sociais em todo o Estado de Pernambuco por 30 dias. lsso porque o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco decidiu, com base nos indicadores epidemiológicos desta semana, adotar mais uma medida restritiva no Plano de Convivência, em todo o Estado. 

Até agora estavam liberados os eventos até 150 pessoas. No entanto, as aglomerações nos locais públicos - e o pior, sem uso de máscara - vem trazendo consequências com o aumento do número de casos de covid-19. Nas praias e parques, muita gente não vem usando as máscaras. "Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência e as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização, iremos avaliar o fechamento dos parque em todo Estado”, advertiu o secretário de saúde André Longo.

Da Redação com lnformações da Secretaria de lmprensa de Pernambuco



Médico João Alho é vacinado no Pará

 

O médico João Alho, que já ajudou o Blog a desvendar postagens duvidosas do #ProcedeOuNãoProcede acabou de ser vacinado em um posto de saúde no município de Santarém - PA, onde trabalha. O reumatologista fez o seguinte comentário em seu Twitter: "Mais que um direito, um dever. Hoje eu ajudei a salvar muitas vidas, incluindo a minha. Hoje foi dia da esperança vencer o medo. Vamos lutar pra vencer o retrocesso e garantir a vacina para todos os brasileiros"!

Alho é formado em Medicina pela Universidade Federal do Pará e fez Residência Médica no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Recentemente, apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, dentro do quadro Aqui Dentro, que mostra a atuação dos profissionais de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus.

O site dele é esse aqui: https://www.drjoaoalho.com/

Frente de Luta defende congelamento da tarifa no Grande Recife

 

A Frente de Luta pelo Transporte Público estranha a proposta dos empresários de aumento das tarifas de ônibus de 16%. O setor empresarial, que recebe volumosas isenções fiscais e subsídios, pouco tem entregue à população do Grande Recife e a pandemia acentuou os graves problemas. 

Todos os dias ônibus e terminais lotados são a ponta do iceberg. Na periferia, vários veículos quebram diariamente e os terminais de bairro têm sido desativados sem a implementação universal da integração temporal, sem universalização e gratuidade do VEM, sem ar condicionados (antes da pandemia), sem termos tarifa única, entre outras demandas, como o não início do SIMOP (sistema de monitoramento com aplicativo para os usuários). 

Por isso, apresentaremos e cobraremos ao Conselho Metropolitano a proposta de congelamento da tarifa no valor do Anel A.

Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco