sexta-feira, 30 de abril de 2021

Escolas Públicas do Sertão são beneficiadas por Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE)

 




O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) inicia suas atividades em escolas públicas da Serra do Inácio (PI) e Serra do Araripe (PE) com foco em colaborar gestores educacionais no processo de transição para o ensino híbrido nas escolas públicas. O programa tem o objetivo de promover melhorias na educação por meio de apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes.

Em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, o PVE foi importante ferramenta para auxiliar gestores no processo de transição do ensino presencial para remoto à cerca de 75 municípios brasileiros. Entre eles, escolas públicas de Araripina (PE), Santa Filomena (PE), Betânia do Piauí (PI), Curral Novo do Piauí (PI) e Simões (PI). Por meio de ações que envolvem consultoria técnica especializada, capacitações e milhares de mobilizadores sociais - todas realizadas de forma remota para garantir a segurança de profissionais da Educação, estudantes e familiares -, o programa beneficiou quase 400 mil estudantes em todo o país.

Para 2021, a expectativa é reforçar a presença das ações do PVE na região junto a estes cinco municípios e ampliar as atividades do programa. Além dos municípios já mencionados da Serra do Inácio e Serra do Araripe, a cidade de Ouricuri (PE) também será contemplada pelas ações do programa neste ano.

O desafio deste ano está em auxiliar gestores públicos da Educação na implantação do modelo híbrido de ensino, que contempla aulas presenciais e online em um sistema rotativo de alunos, que contemplem a segurança de profissionais da educação e dos alunos ao mesmo tempo que atua para melhorar o ensino ofertado.

“No ano de 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia global e as escolas se viram em um cenário até então nunca imaginado. Todas as escolas tiveram de ser fechadas por questões de segurança e as aulas passaram a ser online. Com isso, tivemos alguns desafios relacionados às atividades remotas, as quais não chegaram a todos os alunos da mesma forma. Para 2021, a nossa expectativa é promover um ensino igualitário. Com o apoio do PVE, iremos organizar estratégias para diminuir essa desigualdade e reforçar a qualidade do ensino em nosso município”, diz Erinaldo Rodrigues, técnico mobilizador e professor do município de Betânia do Piauí (PI).

A persistência e a organização dos educadores e mobilizadores sociais de Betânia do Piauí (PI), Curral Novo do Piauí (PI) e Simões (PI) resultaram no destaque nacional das ações realizadas por estes municípios dentro do PVE. Em dezembro de 2020, durante uma cerimônia virtual, os municípios da Serra do Inácio (PI) foram premiados nas categorias: Experiências de Ensino (Simões) e Protagonismo Jovem (Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí).

Para Alexsandro Cota, Gerente de Sustentabilidade da Votorantim Energia, a bagagem de aprendizados que o PVE formou, em 2020, será fundamental para dar continuidade a esse novo ciclo do programa que se inicia. "Com os aprendizados do ano passado em função das adaptações com a pandemia, desenvolvemos planos de ação mais elaborados, voltados para o ensino remoto, que é a nossa atual realidade. O PVE chega em 2021 fortalecido e com novos conhecimentos para compartilhar com a comunidade".

A lista completa das cidades que foram destaque no PVE 2020 pode ser acessada por meio do endereço https://pve.institutovotorantim.org.br/2020/12/16/conheca-os-vencedores-do-premio-pve-2020/

Conecta Recife App registra mais de quatro milhões de acessos

 

O Conecta Recife App teve seu uso ampliado e se transformou no hub digital da Prefeitura do Recife. Lançado em julho de 2020, o aplicativo chegou nesta quarta-feira (28.04) a mais de quatro milhões de acessos, somando mais de 228 mil downloads, mais de 450 mil cadastros realizados para vacinação contra a covid-19 e mais de 620 mil ações vinculadas ao Crédito Popular do Recife (Cred Pop), entre cadastros e consultas. O app tem o objetivo de modernizar o acesso do cidadão e visitantes a mais de 150 serviços da Prefeitura, disponíveis de forma remota, gratuita, rápida e segura pelo smartphone. A ferramenta, gratuita, está disponível para a população nas lojas PlayStore e AppStore.

Criado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), o aplicativo integra cada vez mais o cidadão à Prefeitura, de maneira direta e confiável, como exemplo de tecnologia que desburocratiza o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com foco em promover cada vez mais transformação digital, desde o início da gestão do prefeito João Campos, o Conecta Recife passou a disponibilizar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda dos servidores municipais, fez a liberação da matrícula da rede municipal de ensino, está emitindo boletos e pagando boletos a partir da integração com bancos. Em constante atualização, o Conecta Recife App tem disponibilizado novos serviços regularmente.

Entre os serviços mais buscados e que faz parte das ferramentas mais usadas dentro do aplicativo Conecta Recife, está o Recife Vacina. É por meio dessa função, que a Prefeitura do Recife organiza o cadastro e o agendamento da população para receber a vacinação contra a covid-19 na capital. Por meio dela, entre primeira e segunda doses, 472.187 mil doses foram aplicadas (até o dia 28.04). Ancorada dentro do Conecta Recife, o Recife Vacina é gerenciado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital. Essa Executiva também é responsável pela gestão do Atende em Casa, função que pode ser acessada também pelo aplicativo fazendo o acompanhamento online do estado de saúde de pessoas que apresentam sintomas da doença, incluindo orientação de um profissional de saúde (médico ou enfermeiro). A gestão municipal tem investido em um sistema 100% digital para gerenciar o processo de imunização na cidade, o que já gerou uma economia de R$ 3 milhões ao cofre municipal.

O Programa Cred Pop foi uma das últimas funções a integrar ao aplicativo e já conta com mais de 620 mil acessos. Essa função foi incluída no sistema para cadastrar prioritariamente jovens, mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência interessados em iniciar ou ampliar um negócio. O programa é um dos compromissos assumidos pelo prefeito João Campos durante a campanha, e visa estimular a geração de emprego e renda para a população, criando as bases para a retomada do desenvolvimento econômico.

A função incluída mais recentemente no Conecta Recife App foi o redirecionamento para o Programa Quero Impactar. Essa é uma plataforma de financiamento coletivo online, 100% gratuita, que une contribuintes que desejam doar parte da restituição do seu Imposto Renda para instituições e projetos sociais instalados na cidade.

Para o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. “O Conecta Recife é um bom exemplo de tecnologia a serviço do cidadão. E saber que mais pessoas estão usando o aplicativo, é ver o processo da transformação digital acontecer para desburocratizar o acesso aos serviços da Prefeitura do Recife”, comenta o presidente.

OUTROS SERVIÇOS - A partir da base de dados reunida dentro do Conecta Recife, o usuário pode solicitar serviços como capinação, troca de lâmpadas e tapa buraco. Nessas e em outras situações, para facilitar o atendimento, é possível fazer registro fotográfico do local e enviar por meio do aplicativo reforçando a necessidade do pedido. A consulta e o acompanhamento das solicitações de serviços são bem simples e permitem que o cidadão seja notificado a cada mudança de estágio da sua solicitação. Por possuir recursos de geolocalização, a ferramenta também ajuda o usuário a se localizar e encontrar um equipamento público específico, como escolas, unidades de saúde, parques e praças.

As operações oferecidas dentro do Conecta permitem a convergência digital dos mais variados tipos de serviços que fazem parte da administração pública municipal.

lmprensa Recife