quarta-feira, 11 de julho de 2018

Caruaru realiza serviços de manutenção contemplando mais de 15 bairros

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Urbanismo e Obras, realizou, no período de 29 de junho a 5 de julho, mais de 30 intervenções de manutenções em toda cidade, o que consiste na recuperação de paralelo nas vias e serviços de saneamento.

Na área de reposição da pavimentação, 20 intervenções foram executadas, obtendo a recuperação de 383,12m² de pavimento em paralelepípedo. As manutenções em saneamento totalizaram um número de 15, com a troca de 125,60m de tubulação e 43m de desobstrução.

Ao todo, com os serviços executados em apenas 8 dias, mais de 15 bairros foram contemplados, além de áreas na zona rural da cidade. As equipes responsáveis seguem com atuações diariamente. A cada semana, um novo cronograma de execuções é atualizado.



Bairros/Serviços de recuperação de pavimento:
Maurício de Nassau
São João da Escócia
Riachão
São Francisco
José Liberato
Salgado
Boa Vista II
Demóstenes Veras
Terra Vermelha (zona rural)

Bairros/Serviços de saneamento:
Vassoural
Cidade Alta
Riachão
Alto do Moura
São João da Escócia
Salgado
Cedro
Divinópolis
Agamenon
Maurício de Nassau
Petrópolis
Universitário
Cidade Jardim
São Francisco
Taquara de Cima (zona rural)

Imprensa Caruaru


Avenida Castro Alves é entregue asfaltada à população de Águas Compridas

Importante via do bairro de Águas Compridas, em Olinda, a Avenida Castro Alves está de cara nova. Através da Secretaria de Obras do município, a Prefeitura de Olinda realizou obras de drenagem e a pavimentação com asfalto da via que possui cerca de 900 metros de extensão. Os trabalhos de infraestrutura também beneficiaram a Travessa Castro Alves, que recebeu calçamento no trecho entre o Bar da Lela e o encontro com a Rua Tijuca, um total de 50,80 metros.

Cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas com as intervenções que garantem mais mobilidade e valorização para os imóveis da área. O calçamento da avenida cria, inclusive, a possibilidade de circulação de transporte complementar. A obra nas duas vias custou R$ 900 mil oriundos de recursos destravados do Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. Além do novo calçamento, as vias receberão serviços de melhoramento no setor de iluminação pública nos prazo de 15 dias.

“Presenciei a descrença dos morados dessa área devido a tantas outras promessas de calçamento dessa avenida e por isso fiz questão de acompanhar de perto os trabalhos da Secretaria de Obras de Olinda. Hoje, a pavimentação é uma realidade, o que vai trazer qualidade de vida para os moradores daqui”, disse o prefeito Professor Lupércio, durante a solenidade de inauguração das obras. O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (10.07) e contou a com presença da população, que elogiou as intervenções.

“Era muito difícil sair de casa em dias de chuvas. Agora está uma beleza. Tem dia que eu venho aqui na frente de casa umas três vezes para apreciar a rua asfaltada”, brindou a dona de casa Josenilda Alves de Melo. Quem também ficou satisfeito foi o vendedor Felipe da Silva, que mora há dez anos na localidade: “Antes, quando a rua era no chão de barro eu precisava fazer um desvio muito grande para facilitar a subida com minha moto. Agora melhorou bastante.”

O prefeito Professor Lupércio já entregou a recuperação da Perimetral Norte e da Avenida Transamazônica – alguns dos principais corredores da cidade. Além disso, há um pacote de obra para calçamento e drenagem de outras 30 ruas de Olinda. As obras foram iniciadas nesse mês de junho e atendem vias de sete bairros da cidade, beneficiando cerca de 130 mil olindenses. O pacote de obras está orçado em R$ 7 milhões oriundos de oito convênios, sendo quatro com a Caixa Econômica Federal e quatro com o Governo do Estado, através de emendas parlamentares. 

Imprensa Olinda


Câmara aprova isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (10) a isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 8,9 millhões de famílias devem ser beneficiadas.

A medida foi aprovada durante a votação do projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. O texto-base da proposta já havia sido aprovado na semana passada, mas os deputados ainda precisavam analisar os destaques (possíveis mudanças ao texto original) para concluir a votação.

Durante a análise dos destaques, os deputados modificaram as regras da chamada Tarifa Social. Pela proposta, serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz as famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo e que consumirem até 70 kwh/mês.

O texto define, ainda, que o pagamento caberá à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). As famílias beneficiadas com a medida deverão estar incluídas do Cadastro Único dos programas sociais do governo.

Durante a sessão, os partidos de oposição defenderam que o consumo fosse de até 80 kwh/mês, mas a base governista defendeu 50 kwh/mês. Diante disso, houve um acordo e os parlamentares chegaram ao consumo de 70 kwh/mês.

Atualmente, os descontos para famílias de baixa renda são calculados com base no consumo, que vai de 30 kwh/mês a 220 kwh/mês. O desconto varia de 10% a 65%.

Pela lei atualmente em vigor, somente indígenas e quilombolas cujas famílias são consideradas de baixa renda têm direito ao desconto de 100% na conta de luz.

Com a conclusão da votação do projeto, nesta terça, o texto seguirá para votação no Senado e, em seguida, para sanção presidencial.

Portal G1


Senegal: Instituto Dorcas precisa de doadores para abrir escola

Há alguns meses, a equipe Missão Senegal - Instituto Dorcas de Ensino começou a criar codornas. Iniciamos com apenas cinco e fomos pesquisando sobre criação, conversando com profissionais da área, aperfeiçoando nossas técnicas... Hoje, com quase 100 codornas e uma média 100 ovos por dia, a família vende os ovos para os vizinhos, amigos, nas ruas e até pela internet. Todo o valor arrecadado está sendo investido na escola que a Missão Senegal está construindo no interior do país. 

O Instituto Dorcas tem como objetivo servir de suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Senegal (África). Nossa área de atuação é o ensino, porque cremos na educação como ferramenta para fortalecer pessoas, ampliando sua visão de mundo e ajudando-as a desenvolver todo o seu potencial. A missão do instituto é empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade social através de uma formação de primeira linha em competências técnicas, acadêmicas, éticas e morais, bem como subsidiar projetos de combate à pobreza e à desigualdade social no Senegal.

Como tudo começou - O casal de missionários da Igreja Metodista, José Carlos e Débora Pessoa (foto abaixo, com os três filhos) já conheciam o trabalho desenvolvido no país africano e em janeiro de 2014, embarcaram para uma permanência de no mínimo três anos (Já estão há quatro anos e meio). Durante esse tempo passaram por um processo de adaptação à cultura, aquisição dos dialetos locais e interação com a comunidade. Uma vez em Dakar, eles ministram aulas de informática para jovens e adultos e alfabetização para mulheres, contribuindo com a melhoria das condições de vida daquelas pessoas e de seus familiares, criando relacionamentos saudáveis, dessa forma e testemunhando o Evangelho de Cristo. Os três filhos do casal, Davi, Gabriel e Carlinhos Filho também acompanham os pais e se integram às crianças e jovens locais.

Senegal - Trata-se de um país localizado no oeste africano, cuja língua oficial é o francês, mas o povo se comunica através de dialetos locais, em especial o uolofe. O clima é tropical e seco, com duas estações: a seca e a chuvosa. No final do século 19 foi colonizado pela França e o país é independente desde 1960. No dialeto local, "Senegal" significa "nossa canoa" e a expressão é frequentemente usada pelo povo como um fator de união "estamos todos em uma mesma canoa". Dacar, sua capital, é a cidade mais populosa, com 2,5 milhões de habitantes.

Como ajudar - Através da página na internet os interessados podem fazer doações ao Instituto Dorcas. As doações também podem ser feitas através de depósitos bancários:

Banco do Brasil
Ag: 3108-9
Conta-corrente: 1000-6
Titular: Família Melo Missão

Caixa Econômica Federal 
Ag: 0651
Conta poupança: 11328-1
Op: 013
Titular: José Carlos Santos de Melo

Bradesco
Ag: 1055-3
Conta poupança: 2000202-6
Titular: José Carlos Santos de Melo

Itaú 
Ag: 6103
Conta-corrente: 32569-9
Titular: José Carlos Santos de Melo






Eletrobrás não será privatizada mais este ano

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, no plenário, que acertou com os partidos que o projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras, encaminhado pelo governo em fevereiro, não será mais votado este ano. Até então, Maia dizia que o texto poderia ficar para depois das eleições de outubro.

"Informo, e deixo claro, que nosso acordo em relação a não votação do PL da Eletrobras está garantido e será conduzido dessa forma por essa presidência. Não votaremos o PL da Eletrobras este ano", disse Maia. "O cumprimento do acordo e do interesse nacional foi preservado", respondeu o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP).

O PL da privatização da Eletrobras já enfrentava resistências da própria base do governo Temer, tanto é que ficou parado numa comissão especial sem votação. Maia, contudo, dizia que não seria possível descartar a proposta porque o presidente eleito em outubro poderia também defender a diluição da participação da União no capital da empresa.

A operação de privatização não seria concluída este ano, mas a proposta poderia dar as diretrizes gerais para que o governo federal entregasse o controle da empresa estatal em 2019. Com a proposta fora da pauta, a discussão ficará para a próxima legislatura.

Revista Valor Econômico