sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rebeldes: estudantes paraibanas se inspiram em novela e colocam todos do colégio pra dormir


Inspiradas numa cena da novela Rebelde, da Record, quatro adolescentes da escola Agripino Fernandes das Chagas, localizada no município de Vieirópolis, Sertão da Paraíba, colocaram sonífero na água do bebedouro da instituição. As jovens, que tem idades entre 12 e 14 anos, foram levadas para delegacia, já que alguns funcionários e alunos passaram mal e precisaram de atendimento médico.

As meninas contaram à Polícia que tentaram reproduzir a cena da novela Rebelde, onde a personagem Lucy, vivida pela atriz Ully Lages, colocou sonífero nas garrafas da cantina da Escola Elite Way, e os alunos acabaram caindo no sono. No caso real, elas dissolveram cerca de 18 comprimidos do medicamento Dramin na água do bebedouro. Utilizado para o controle de enjoos, o remédio possui como efeitos colaterais o sono.

De acordo com a Polícia, as adolescentes irão responder  pelo ato infracional de corromper e poluir água potável de uso comunitário, tornando-a imprópria para o consumo e nociva à saúde. Após prestaram esclarecimentos, elas foram liberadas. A punição será definida em reunião com os pais das garotas, conselho tutelar e direção da escola.

Site Acesso Livre

Consórcio reforça 18 linhas para a 316ª Festa de Nossa Senhora do Carmo


O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial para os usuários que irão participar, nesse feriadão, da 316ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, realizada em vários pontos do centro do Recife. O reforço acontecerá nas viagens realizadas por 18 linhas, nos dias 14, 15 e 16 de julho. Serão 68 viagens realizadas a mais, totalizando 253 atendimentos nos três dias de evento.
   
O reforço aumenta o número de viagens realizadas pelas 18 linhas bacurau, que operam nas madrugadas do sábado (14), domingo (15) e segunda (16), das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Do total, seis linhas serão reforçadas apenas na madrugada do sábado para o domingo. Todas as linhas concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita.(VEJA AS LINHAS DE VOLTA ABAIXO).

Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Consórcio disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou a Central de Atendimento ao Cliente através do número 0800 081 0158.

SERVIÇO

TOTAL DE LINHAS BACURAU – 18

Linhas bacurau reforçadas na madrugada da sábado para o domingo:

063 – JARDIM PIEDADE (BACURAU)
073 – CANDEIAS (BACURAU)
362 – CURADO IV (BACURAU)
936 – MIRUEIRA (BACURAU)
956 – IGARASSU (BACURAU)
957 – CAETÉS I (BACURAU)

Linhas bacurau reforçadas nos três dias de evento:

131 – UR 02 (BACURAU)
154 - JORDÃO (BACURAU)
172 – CONJUNTO MARCOS FREIRE (BACURAU)
145 – ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU)
146 - UR 11 (BACURAU)
254 – JABOATÃO (BACURAU)
233 – CAVALEIRO (BACURAU)
322 – JARDIM SÃO PAULO (BACURAU)
435 – CDU (VÁRZEA) (BACURAU) *
928 – MARANGUAPE II (BACURAU)
985 – RIO DOCE (BACURAU)
995 - PAU AMARELO (BACURAU)

* Essa linha não operará na madrugada do domingo para a segunda-feira.



Imprensa Grande Recife

Harrison Ford completa 70 anos e deve encarar Indiana Jones de novo


Percorrer a galáxia a bordo da nave Falcão Milenário, perseguir androides, viver uma fuga de tirar o fôlego, governar um país e ainda conseguir escapar são e salvo de um templo amaldiçoado: essas são apenas algumas missões no currículo cinematográfico de Harrison Ford, ator de personagens imortais que completa 70 anos nesta sexta-feira (13).
Ford ("Harry", para os amigos) construiu sua carreira em torno da figura de um herói de carne e osso incapaz de evitar problemas e que, apesar de apanhar até não poder mais de vários inimigos, sempre acabava se safando com seu inconfundível sorriso.
O perfil de sobrevivente combina com a vida pessoal do ator, não menos agitada. Assim como Han Solo na saga Guerra nas Estrelas, Ford é um exímio piloto, mas de helicópteros e, assim como Indiana Jones, também compartilha o gosto por expedições na selva, mas com uma organização ambientalista, em vez de arqueológica.
Sua experiência aérea o levou a participar de operações de resgate em Wyoming, onde no fim dos anos 1980 encontrou um lar quando buscava um lugar para fugir do "estado tolo", como definiu à National Geographic em referência à Califórnia e à "Meca" do cinema onde chegou em meados dos anos 1960.
Nascido em Chicago, Ford estudou em Wisconsin, onde fracassou como universitário, mas viu nascer seu interesse pelo teatro. A estreia nas artes cênicas aconteceu em 1963 e, pouco depois, o ator se mudou para Hollywood com sua primeira mulher, Mary Marquardt, de quem se divorciou em 1978, após 15 anos de casamento, quando o sucesso bateu à sua porta. Da relação nasceram Benjamin e Willard Ford.
Com uma família para sustentar e um trabalho instável em que não progredia, apesar de ter contratos com os estúdios Columbia e Universal e aparecer em séries como The Virginian (1967) e Gunsmoke (1972), Ford decidiu se tornar carpinteiro, à espera de sua grande oportunidade.
Foi nessa época que, viajando como técnico em uma turnê da banda The Doors, o ator sofreu um acidente de carro que deixou sua inconfundível cicatriz no queixo.
A sorte de Ford mudou em 1972 de forma inesperada. Quando instalava uma escada na casa do ator Glenn Ford, seu caminho cruzou com o de um jovem roteirista e diretor de curtas e documentários chamado George Lucas, que um ano antes tinha realizado seu primeiro filme, THX 1138.
Lucas lhe deu um papel em seu segundo filme, Loucuras de Verão (1973) produzido por Francis Ford Coppola, então já uma celebridade por O Poderoso Chefão. O próprio Coppola convidou Harrison Ford para atuar em, entre outros, A Conversação (1974), e, mais tarde, para integrar a tripulação do que se tornaria a saga de ficção científica mais popular da história, Guerra nas Estrelas (1977).
A partir daí, Ford se tornou Han Solo, papel que viveria novamente em O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), até que Lucas, aliado agora a Steven Spielberg, criou um personagem ainda mais carismático, Indiana Jones, a que Ford deu vida pela primeira vez em Os Caçadores da Arca Perdida (1981).
Um ano depois, o ator mergulhou no futuro decadente de Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982) de Ridley Scott, como o agente Rick Deckard. O ator voltaria a encarnar o intrépido professor de arqueologia em Indiana Jones e o Templo da Perdição, em 1984, e obteria sua única indicação ao Oscar por A Testemunha em 1985. Em 1988, Ford trabalhou com Roman Polanski em Busca Frenética e mostrou sua veia cômica em Uma Secretária de Futuro antes de voltar a empunhar o chicote em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).
Nos anos 1990, já astro consagrado, se especializou no gênero "thriller" com títulos como Acima de Qualquer Suspeita, Jogos Patrióticos, O Fugitivo e Força Aérea Um, em que viveu o presidente dos Estados Unidos.
Com a virada do século, Ford começou a atuar menos em Hollywood, mas estrelou o esperado retorno de Indiana Jones, 20 anos após sua última aventura com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), que foi um sucesso de público, mas não de crítica e, no ano passado, voltou a combater extraterrestres em Cowboys & Aliens, desta vez como um velho caubói bom de tiro.
Seus próximos projetos, agendados para 2013, passam por um drama, um "thriller" e uma ficção científica, além de uma possível quinta aventura de Indiana Jones, papel para o qual sempre estará pronto, como se derramou Spielberg em entrevista à Agência Efe no ano passado:"Harrison Ford pode encarnar Indiana Jones até os 90", afirmou o cineasta.
O ator está casado atualmente com a atriz Calista Flockhart (Ally McBeall), sua terceira mulher. O casamento anterior foi com a roteirista Melissa Mathesson, de 1983 a 2001, com quem teve dois filhos: Malcom e Geórgia.
Site Primeira Edição

XVII Paraesporte Pernambuco


A Secretaria dos Esportes do Estado realiza de 20 de julho a 12 de setembro a fase regional do XVII Paraesporte.  A fase também chamada de classificatória será disputada nas seguintes modalidades: no individual - o atletismo, a natação e o tênis de mesa; e nos desportos coletivos - o futsal e o futebol de cinco. “O evento tem como finalidade estimular a prática esportiva e a interação social entre as pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental. Esse ano a competição contemplará 2.500 paratletas de 65 municípios pernambucanos”, esclarece a secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti.  
Confira os locais dos jogos da Fase Regional: Região Metropolitana - Recife, no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont e na UFPE; Mata Sul - no ginásio e estádio municipal Joaquim Nabuco; Mata Norte - no ginásio municipal de Timbaúba; Agreste - na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença em Garanhuns e no ginásio municipal de Bezerros; Sertão - na Autarquia de Ensino Superior de Serra talhada e no ginásio municipal da cidade. Todos os jogos serão realizados das 8h às 17h. A fase final vai acontecer no Centro Esportivo Santos Dumont e na Universidade Federal de Pernambuco, de 07 a 11 de novembro.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene


O governador Eduardo Campos participou, nesta sexta-feira (13/07), da 15ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Coube aoMinistro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho,presidir a reunião, que começou com uma explanação do novo Secretário Executivo do Conselho Deliberativo da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, sobre a conjuntura econômica.

Um dos pontos mais importantes foi a aprovaçãodos ajustes ao programa de aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) referente ao exercício de 2012. Agora, os pequenos e médios produtores com dívidas no Banco do Nordeste (BNB) poderão renegociar suas dívidas em até 25% do valor real. “É uma medida muito importante para animar a economia, animar aos que devem ao BNB, que podem reaver parte dos recursos e reabilitar suas empresas a voltarema operar com o banco”, explicou Eduardo.

Para o governador pernambucano, é preciso destravar a economia do país, que não pode mais depender do consumo. “Temos de apostar muito forte nos investimentos privados e públicos. Não podemos por em risco a conquista dos 14 milhões de postos de trabalhos criados no país. Vamos testar o efeito dessa medida nos próximos 90 dias. Espero que, com a nova norma, essas empresas possam investir, gerar emprego e animar o crescimento”, afirmou.

Além disso, foram criados, dentro do FNE,novos limites de financiamento para aquisição de matériaprima, insumos e formação de estoques. O ministro Bezerra Coelho aproveitou para fazer um balanço das ações do Governo Federal no combate à seca que atinge o semi-árido nordestino. Entre elas, destaque para os R$ 500 milhões do Garantia-Safra a 233 mil produtores rurais e R$ 1 bilhão de linha especial de crédito em investimento, que cedeu até o momento R$ 187 milhões. Pernambuco foi o estado que mais utilizou-se do crédito, com quase R$ 52 milhões.

“A reunião foi muito produtiva, uma oportunidade também de ouvir uma série de sugestões”, frisou FBC. Já Cid Gomes, ressaltou o papel da Sudene na indução do desenvolvimento econômico de longo prazo. “A Sudene tem um papel extraordinário. Não consigo enxergar outro caminho para o Nordeste que não seja através dessa instituição fundada lá atrás por Celso Furtado”, assegurou Gomes.

O Condel se reúne quatro vezes, essa foia segunda deste ano.  Ao todo são 25 conselheiros. Além de Eduardo e do anfitrião, Cid Gomes, participaram os governadores da Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, respectivamente Ricardo Coutinho, RosalbaCiarlini e Renato Casagrande. Alagoas, Maranhão, Piauí e Minas Gerais foram representados pelos vice-governadores. Bahia e Sergipe foram as únicas ausências.

Fazem parte ainda do conselho a Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Frente Nacional de Prefeitos. A ainda a Confederação Nacional, dos Trabalhadores no Comércio, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Grande Recife dá mais um passo para a licitação das linhas de ônibus


O Grande Recife Consórcio de Transporte apresentou hoje pela manhã (13), na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), a proposta do novo modelo do Regulamento do Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (RTPP/RMR). O documento, colocado em pauta para avaliação dos membros do CSTM, vai modificar os critérios de gestão e fiscalização do Sistema de Transporte Público e é mais um passo para a realização da licitação das linhas de ônibus do sistema, levando em consideração que o regulamento é uma peça importante no edital. O novo RTPP só será aplicado após a conclusão do processo licitatório.
A partir da apresentação, os conselheiros terão até o dia 20 de julho para analisar o documento e fazer suas críticas e sugestões que serão encaminhadas ao Grande Recife, que irá avaliar os questionamentos, responder aos membros e/ou incorporá-los ao documento. Uma nova reunião será feita no próximo dia 27 para que o texto final do regulamento seja colocado em pauta para votação.
O novo modelo, que disciplina e estabelece normas claras para o Grande Recife exercer suas funções como órgão gestor do sistema, substituirá o regulamento atual, criado em 1991. De acordo com o Presidente do Consórcio, Nelson Menezes, o documento regulamenta uma série de critérios técnicos e operacionais que ofertará aos usuários, além de equipamentos novos, a formalização do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e a implantação formal de novos mecanismos no auxílio da fiscalização e modernização da infraestrutura de gestão.
O Presidente reforça que a necessidade de atualizar as normatizações, no Regulamento vigente, é uma preocupação do órgão. “Levando em consideração que nos últimos 20 anos várias mudanças estruturais e geográficas ocorreram nos municípios da RMR, além do surgimento de novas tecnologias no setor, confirmando a necessidade de adequação no formato de gerir e fiscalizar um serviço que já atende dois milhões de usuários diariamente”, justificou.
Benefícios - Na prática, o regulamento atualizado determina as diretrizes na prestação do serviço de transporte público por ônibus da RMR, por parte da iniciativa privada, dando condições e garantias na operação das 390 linhas e dos três mil ônibus que trafegam por toda a Grande Recife. O documento também estabelece regras de operação e fiscalização, melhorias no padrão tecnológico e os critérios de renovação da frota, garantindo a qualidade na oferta de serviço à população.
Com a aprovação do RTPP/RMR que só será aplicado após a licitação, todos os veículos que entrarem em operação deverão, por exemplo, ter ar-condicionado, proporcionando mais conforto para os passageiros.
Outra novidade é a inclusão do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), referente aos corredores Norte-Sul, Leste-Oeste, Ramal da Copa e os demais que forem construídos para este fim, nas regras aplicadas na operacionalização do serviço por parte da operação e fiscalização. Eles terão equipamentos urbanos adequados, ônibus modernos, arrecadação antecipada e sistema de gestão inteligente, que é composto por monitoramento via GPS, garantindo a regularidade nas viagens.
Avaliação - A avaliação da qualidade do serviço prestado, por parte do usuário, terá um peso maior nos critérios estabelecidos pelo novo regulamento. Antes, de forma generalizada, o usuário reclamante tinha peso 01 na averiguação do serviço prestado pelas empresas. Agora, as reclamações computadas contarão com uma nota 3,5. Essa avaliação, que será semestral, irá gerar o Relatório de Avaliação da Qualidade do Desempenho por Concessionária - RAQD, que será encaminhado às operadoras para conhecimento e adoção de medidas corretivas, visando sempre melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários.
As concessionárias terão que apresentar anualmente comprovantes de que continuam de acordo com as normas técnicas. ”Essa é uma maneira de garantir a qualidade e eficiência dos serviços aos usuários”, lembrou Nelson Menezes.
Segundo ele, para serem remuneradas em 100% pelo serviço prestado, as empresas passarão por avaliações mensais e terão que obter uma nota igual ou superior a oito, de acordo com os critérios de satisfação do usuário, cumprimento de viagem, quebra de veículo e cumprimento de intervalo. Caso contrário, não será pago, de forma integral, a remuneração proposta para a operação.
A nova proposta também prevê a extinção do contrato antecipada caso a operadora preste serviço deficiente, paralise sua operação, não cumpra as penalidades impostas, ou ainda obtenha durante o período contratual média semestral das avaliações menor ou igual a 5. Os terminais terão gerências específicas para supervisão técnica, orientação normativa, acompanhamento e monitoramento dos serviços executados.
Imprensa Grande Recife

Brasileiro é eleito melhor professor do ano nos EUA


O brasileiro Alexandre Lopes, 43, foi eleito o melhor professor do ano no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, por seu trabalho com crianças com necessidades especiais. Lopes dá aulas no pré-primário na cidade de Carol, próximo a Miami. As informações são do jornal Miami Herald.
Lopes venceu o prêmio na noite dessa quinta-feira, 12, em cerimônia realizada em Orlando. Ele recebeu US$ 10 mil e uma viagem para Nova York. De acordo com o jornal, ao receber a premiação o brasileiro declarou que "não havia palavras para descrever o tamanho do amor pela profissão".
Ele lidera um projeto chamado "Learning Experience: Alternative Program" (A Experiência de Aprender - Programa Alternativo, em tradução livre), conhecido como LEAP. Em seu método, ele utiliza danças e músicas para se comunicar com as crianças. Grande parte de seus alunos são autistas ou não conseguem falar.
Alexandre concorreu com mais de 180 mil professores da Flórida para ganhar o prêmio. Atualmente, o brasileiro faz doutorado em Educação Especial na Universidade Internacional da Flórida.
Flávio Duarte (vc repórter) - Portal Terra

Paço Alfândega recebe esculturas históricas


A partir desse sábado (14), serão recolocadas na fachada do Paço Alfândega três esculturas que fizeram parte, em 1932, do prédio original da Santa Casa da Misericórdia, que funcionou onde hoje é o Paço. Elas haviam sido retiradas no ano de 2000, para que fosse realizado o processo de restauração do Paço Alfândega.

As peças, que não estavam em bom estado de conservação devido ao tempo, foram recuperadas pelo restaurador Euclides Lucena Neto a pedido da Realesis Empreendedora, gestora do Centro de Compras e agora voltarão aos seus locais de origem, devolvendo um pouco da história do prédio em prol da preservação do patrimônio recifense.

As esculturas serão postas nos mesmos locais que ficavam em 1932, parte superior do prédio compondo o perfil contemporâneo – daquela época. A deusa da Arte – ficará voltada para a rua da Moeda; a deusa da Justiça – ficará no eixo da fachada e a deusa da Navegação – que ficará voltada para o Rio Capibaribe.

Para saber mais sobre as atividades e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br

Pedro Cardoso compara donos de sites e revistas de fofoca com nazistas

O ator Pedro Cardoso causou polêmica ao participar do debate sobre invasão de privacidade levantado pelo programa "Na Moral", da Globo, desta quinta-feira (12). Discutindo com o fotógrafo Felipe Panfili, especializado em fazer fotos de artistas, Cardoso chegou a comparar os empresários donos de sites e revistas de celebridades aos nazistas. Ele também afirmou que a profissão de paparazzi é medíocre.



"Meu inimigo não é ele [o fotógrafo] ou outra pessoa, que infelizmente, ganha a vida de uma maneira medíocre. Meu inimigo é o cara que contrata esse serviço. O cara que, sendo empresário, põe dinheiro numa coisa que é a minha vida particular", falou Pedro Cardoso.

Questionado pelo apresentador Pedro Bial sobre o desejo do público em comprar revistas e acessar sites sobre celebridade, Cardoso rebateu: "Os alemães também compraram o nazismo, por esse raciocínio. A sociedade tem demandas, mas nem todas as demandas da sociedade são a saúde dela".

O fotógrafo Felipe Panfili, então, revelou que seus maiores clientes são um site e uma revista sobre famosos de propriedade das Organizações Globo. "Então eu estou falando da Globo", falou Cardoso.

"A minha vida não é melhor que a dela [apontou o ator para a plateia do programa] ou superior a vida dela. E através dessa falsa e ridícula mídia que vende a vida particular das pessoas ninguém está sabendo verdadeiramente quem eu sou. São falsas notícias. Infelizmente, uma enorme parte da classe artística ou pseudoartística não compreende esse fenômeno e acha que está sendo outra ridícula categoria: formador de opinião ao ficar falando de qualquer assunto, sobre qualquer coisa", concluiu o ator Pedro Cardoso.

Folha SP - Ilustrada

Marinha determina regras para condutores de Jet-Ski


Agora, proprietários de motoaquática, os populares Jet Sky, terão que comprovar quatro horas de qualificação prática para condução, avalizadas por escolas náuticas aptas e dez horas de prática em embarcação a motor. A nova regra está sendo exigida pela Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas e Capitanias dos Portos de todo Brasil, desde o dia 2 de julho e também vale para Capitão-Amador, o Mestre-Amador e o Arrais-Amador, que desejem ter habilitação na categoria Motonauta.
As exigências anteriores continuam valendo, devendo o cidadão ter mais de 18 anos de idade para guiar motoaquáticas. A Capitania dos Portos de Pernambuco – CPPE está intensificando as fiscalizações e quem não estiver habilitado terá a embarcação apreendida e poderá pagar uma multa de até R$ 3.200,00 para recuperar sua embarcação. 
O requerimento de inscrição deve ser feito pelo site www.dpc.mar.mil.br, onde o interessado deverá preencher o modelo e entregar, posteriormente, em duas vias na Capitania com as demais documentações exigidas (cópia autenticada do CPF e identidade; atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam; guia de recolhimento, paga em rede bancária no valor de R$ 40 reais e cópia do comprovante de residência). Em casos de apresentação da cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade, ela substitui o atestado médico.
Após esse processo, o cidadão deve agendar na Capitania o dia da prova teórica. O exame é realizado sempre na última quinta-feira de cada mês. O atendimento ao público referente a este assunto acontece nas terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h30. A Capitania dos Portos de Pernambuco fica localizada na Rua de São Jorge, 25, Recife Antigo, ao lado da Praça do Arsenal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3424-7111 R-241.

Capitania dos Portos de Pernambuco

Novos valores no Rodízio do Boi Preto


A Churrascaria Boi Preto mudou os valores do rodízio de almoço e jantar. Agora no almoço de segunda a sábado o rodízio custa (R$32,90) e no jantar de quinta a domingo (R$26,90).

Oferecendo o que há de mais sofisticado em atendimento, o Boi Preto possui ambiente climatizado, estacionamento próprio com serviço de manobrista e ótima localização. A Churrascaria dispõe de 25 tipos de carnes selecionadas, uma grande variedade de pratos quentes, mais de 40 tipos de saladas, culinária japonesa, frutos do mar e deliciosas sobremesas.


Serviço:

Churrascaria Boi Preto
Local: Av. Boa Viagem, 97, Pina, Recife-PE
Informações: (81) 3466-6334

A dança da moda: Forró em Nova York


No lugar onde nasceu, no nordeste brasileiro, o estilo, levado pelo acordeão e música dançante, conhecido como forró, era chamado de música para empregadas e taxistas. Não mais: o estilo não só se tornou popular com um público "hip" do Rio e São Paulo, nos últimos anos, como também será a moda deste verão em Nova York.

Uma festa de forró no Botequim Miss Favela Brazilian, em Williamsburg, no Brooklyn, tem atraído a atenção dos nova iorquinos, que acham esta música nova e exótica, mas dançável num estilo antigo.

Nesta sexta-feira, o Midsummer Night Swing, no Lincoln Center, apresentará o show "Mestres do Forró Nordestino", com aulas de dança antes. No dia seguinte, haverá um forró no Battery Park. E mais forró no evento anual Brasil Summerfest, que acontece entre 21 e 28 de julho. Além disso, ainda há dezenas de clubes em Manhattan, Brooklyn e Queens que tocam forró regurlarmente, pronunuciado pelos locais como "for-rou".

"Este estilo está sacudindo Nova York agora", disse Hap Pardo, o gerente do Cafe Wha?, em Greenwich Village, que colocou o forró nas noites de segunda-feira no bar. "Nós queremos fazer parte disso. Alguns dos meus amigos estão fazendo capoeira e isso os colocou nesse novo cenário. Eles olham o forró como uma forma de exercício em que se diverte também".

O centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, a grande estrela do forró, ajuda a explicar em parte este interesse repentino e o show no Lincoln Center em tributo a ele. Um artista dinâmico que tocava acordeão e cantava, Gonzaga, que morreu em 1989, também era o compositor de "Asa branca", uma música sobre a saga de um retirante tirado de sua terra pela seca. A canção é tão popular no Brasil que às vezes é chamado de hino nacional alternativo.

"Luiz Gonzaga foi uma dessas figuras únicas, como Elvis Presley", afirma o percussionista Mauro Refosco, fundador da banda Forró in the Dark, baseada em Nova York. "Ela tinha o pacote completo: grandes letras e melodias combinadas a uma voz forte e apelativa, com uma presença fantástica no palco. Ele era absolutamente um showman, e sabia disso".
Como uma forma de dança, forró descende da quadrilha, um estilo da França medieval que depois foi para Portugal.

"Mas o Brasil do jeito que é transformou a dança com movimentos mais sensuais", informa a cantora Liliana Araújo, que também é professora de dança. "As pessoas dançam mais próximas. É um dois pra lá, dois pra cá, mas muitos outros movimentos e rodopios foram adicionados".

Jornal O Globo

Itep divulga Previsão do Tempo e Monitoramento de Chuvas



Contando com uma experiente equipe de meteorologistas e de técnicos da área, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) retomou as atividades de divulgação de Previsão do Tempo e de Monitoramento Pluviométrico, serviços disponíveis no Portal Itep (www.itep.br). O trabalho está sendo feito pela Unidade de Monitoramento da Rede Hidrometeorológica (UMR-Hidromet) que se fundiu com o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), fortalecendo, assim, a área de Meteorologia da instituição, que fornece importante serviço à sociedade.

São produzidas duas previsões de tempo diárias, com dados por mesorregião, incluindo temperaturas máxima e mínima, direção e velocidade dos ventos e umidade relativa. Também são divulgados, diariamente, o Monitoramento Pluviométrico e o Monitoramento Hidrológico, que contêm dados de municípios do Grande Recife (33 postos), da Zona da Mata (38), do Agreste (73), do Sertão (126) e do arquipélago de Fernando de Noronha (dois), totalizando 272 postos no Estado. Para o Monitoramento Pluviométrico, são coletadas informações com observadores locais e por meio das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), que fornecem os dados de forma automática, de hora em hora e de três em três horas. Já o Monitoramento Hidrológico, relativo a 85 barragens em todo o Estado, é feito por meio de informações de observadores sobre o nível de água dos reservatórios.

No Portal Itep, também estão sendo fornecidas Previsões Numéricas, geradas a partir de modelo atmosféricas ETA em resolução espacial de 12 por 12 quilômetros. O intuito, segundo o coordenador técnico da Unidade, o meteorologista Wanderson Sousa, é prever as condições atmosféricas com antecedência de até 72 horas, incluindo as variáveis temperatura, precipitação, ventos e pressão ao nível médio do mar. Novos serviços serão oferecidos nos próximos meses, como a divulgação de Boletim de Tempo e Clima, com análise atmosférica.

A UMR-Hidromet foi criada em abril do ano passado no âmbito da Diretoria Técnica do Itep. O objetivo foi realizar a instalação, operação e manutenção das redes pluviométrica, telemétrica e limnimétrica do Estado de Pernambuco, em atendimento a demanda da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE).

Para desenvolver as atividades na área de Meteorologia, o Itep está contando com importantes parceiros: o Governo do Estado (SRHE, Secretaria de Ciência e Tecnologia e Apac - Agência Pernambucana de Águas e Clima), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A equipe da UMR-Hidromet, sob a supervisão da geógrafa Ana Mônica Correa, mestre em Meteorologia, é composta por quatro meteorologistas, com Mestrado em Meteorologia (Wanderson Sousa, Haílton Dias da Silva Júnior, Romilson Ferreira e Lindenberg Lucena da Silva), além da geógrafa Janaina Maria Oliveira de Assis, do engenheiro agrônomo Ricardo Alexandre Irmão, do técnico em Meteorologia Ivanildo Silva Leite, dos técnicos em Hidrologia Gabriel Francisco Pessoa Silva e Reinaldo de Araújo Souza, e do apoio administrativo de Thiago Francisco da Rocha e Micaele de Souza.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Defesa Civil libera prédio em Ipanema, mas rua permanece fechada

A Defesa Civil municipal liberou na tarde desta sexta-feira (13) o prédio localizado no número 138 da rua Joaquim Nabuco, em Ipanema, na zona sul do Rio, cuja fachada apresentava risco de desabamento. Segundo o órgão, o problema limita-se apenas à fachada, por isso os moradores receberam permissão para circular pelo edifício.



A via, que foi fechada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) no início da madrugada, entre a rua Bulhões de Carvalho e a avenida Vieira Souto, permanece bloqueada. Durante a manhã, a interdição foi estendida até a pista sentido Ipanema da avenida Atlântica, no  trecho entre as ruas Rainha Elisabeth e Joaquim Nabuco.
O trânsito é intenso em dois bairros da zona sul do Rio devido ao bloqueio. e as retenções afetam Ipanema e Copacabana, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.
A CET-Rio recomenda que o motorista evite a orla da avenida Vieira Souto e opte pela avenida Borges de Medeiros e pelo Túnel Rebouças para seguir para o Centro. O desvio também é realizado para a rua Conselheiro Lafaiete e pela avenida Rainha Elizabeth, com possibilidade de retorno para a rua Francisco Otaviano.
Uma operação especial de trânsito foi organizada na região, com operadores da CET-Rio e guardas municipais orientando os motoristas.
Portal UOL