sexta-feira, 13 de julho de 2012

Marinha determina regras para condutores de Jet-Ski


Agora, proprietários de motoaquática, os populares Jet Sky, terão que comprovar quatro horas de qualificação prática para condução, avalizadas por escolas náuticas aptas e dez horas de prática em embarcação a motor. A nova regra está sendo exigida pela Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas e Capitanias dos Portos de todo Brasil, desde o dia 2 de julho e também vale para Capitão-Amador, o Mestre-Amador e o Arrais-Amador, que desejem ter habilitação na categoria Motonauta.
As exigências anteriores continuam valendo, devendo o cidadão ter mais de 18 anos de idade para guiar motoaquáticas. A Capitania dos Portos de Pernambuco – CPPE está intensificando as fiscalizações e quem não estiver habilitado terá a embarcação apreendida e poderá pagar uma multa de até R$ 3.200,00 para recuperar sua embarcação. 
O requerimento de inscrição deve ser feito pelo site www.dpc.mar.mil.br, onde o interessado deverá preencher o modelo e entregar, posteriormente, em duas vias na Capitania com as demais documentações exigidas (cópia autenticada do CPF e identidade; atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam; guia de recolhimento, paga em rede bancária no valor de R$ 40 reais e cópia do comprovante de residência). Em casos de apresentação da cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade, ela substitui o atestado médico.
Após esse processo, o cidadão deve agendar na Capitania o dia da prova teórica. O exame é realizado sempre na última quinta-feira de cada mês. O atendimento ao público referente a este assunto acontece nas terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h30. A Capitania dos Portos de Pernambuco fica localizada na Rua de São Jorge, 25, Recife Antigo, ao lado da Praça do Arsenal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3424-7111 R-241.

Capitania dos Portos de Pernambuco